You are on page 1of 13

Cidades- Comunidades e Territrios Jun. 2001, n.0 2, pp.

19-31

Geologia da Insegurana Urbana1


A Construo Social do Medo nas Cidades Francesco Indovina
*

e recorrente no debate poltico e cultural acerca das cidades: a percepo subjectiva aumenta e, por sua vez, aumenta a procura de polticas de segurana. Este artigo argu menta que a falta de segurana urbana no um dado objectivo, mas sim o resultado de uma construo social. Com efeito, a percepo de se estar menos seguro no deriva do aumento do nmero de actos que ameam a vida e a propriedade dos indivduos, o que de facto no aconteceu. Pelo contrrio, espelha a situao de desconforto social que afecta uma parte cada vez maior da populao, devido a polticas econmicas liberais. Este senti mento de desconforto, por sua vez, aumenta os actos de intolerncia perante os "desviantes" ("drop outs"), vistos como potencialmente perigosos (imigrantes, pobres e excludos) e os comportamentos que mesmo no sendo violentos, parecem ser "desviantes". Deste modo, a coexistncia torna-se cada vez mais difcil e as incompatibilidades crescem descontroladamente. "Cidade segura", neste contexto, no significa a cidade militarizada, pelo contrrio, a cidade segura deve ser entendida como a cidade onde "o controlo civil" exercido (uma forma descentralizada de controlo e equilbrio mtuo que garanta da melhor forma a liberdade de todos) e onde vigora a tolerncia.

Resumo: A questo da segurana urbana pode ser encarada como um assunto persistente

Palavras-chave: cidade; cidade segura; segurana urbana; violncia urbana; coabitao urbana; pro jecto urbano e qualidade urbana.

Um dado de facto
O ponto de partida parece muito claro e ao
mesmo tempo incompreensvel: enquanto os deli tos (contra pessoas e bens) apresentam uma tendncia para a sua diminuio, ainda que aumentem as manifestaes de agressividade, cresce, ao mesmo tempo, a sensao de insegu rana das pessoas. Cresce, tambm, de modo acentuado a exigncia de maior segurana. Dizer que esta contradio um reflexo irracional, pode resultar numa simplificao que pouco explica. Nestas notas procurar-se- explorar como, na realidade, a procura de segurana ou, se se quiser, o medo da insegurana, constituem uma "construo social", um modo de comportamento poltico, a projeco no p lano colectivo de incertezas sociais individuais.

Insegurana Urbana e Qualidade de Vida: uma questo de conflitos


Existe uma "violncia urbana" especfica?

O ponto de partida j uma resposta a esta


questo. Por um lado, a violncia "normal" (fur tos, homicdios, estupros, extorses, etc.) no tm uma especificao de lugar, mesmo se ela se manifesta onde maior a concentrao da popu lao, i s t o , n a cidade; p o r o u t r o , p o r m , pode-se afirmar a existncia d e uma especfica violncia de lugar, nas cidades, decorrente da convivncia e da aglomerao; no campo, pelo contrrio, ligada ao isolamento. Podemos, por isso, assumir que por "violncia urbana" se pode entender o conjunto de prticas ilegais e no ca racterizadas de violncia e que se manifestam, tambm, devido concentrao de populao.

*Catedrtico. Investigador-Coordenador do Instituto Universitario di Architellura di Venezia. Contacto: indovina@iuav.it.


1

Traduo de Eliana Ribeiro. Reviso da Direco da Revista.

19

CIDADES Comunidades e Territrios

Assim, atravs da insegurana urbana, faz-se referncia a situaes muito diferentes entre si: de verdadeiro e prprio perigo (seja pela propriedade ou pelas pessoas), associa-se a rejeio por comportamentos moralmente inconvenientes (sobretudo prostituio feminina e masculina) e misturando-se com aspectos da vida social que incomodam (pobreza, barulho, vrios tipos de m-educao, etc.) que, certamente, no constituem factores de perigo. Fundamentalmente, quando se reivindica uma situao de maior segurana, de facto presume-se a eliminao de qualquer elemento diversidade. Em algumas situaes, e um dos aspectos mais graves da questo, recai sobre o imigrante (como elemento principal da diversidade) a responsabilidade principal de criar situaes de insegurana. Assim, fenomenologia da verdadeira e prpria insegurana, somam-se fenmenos de dificuldade de convivncia.

Foto de Elisabete Lopes

De um ponto de vista geral e abstracto, os dois fenmenos configuram-se, todavia, como sinais de violncia, interpretando-a como qualquer situao em que a possibilidade de
2

realizao (fsica e mental) dos seres humanos inferior ao seu potencial (Arielli, Scotto, 1998). Esta afirmao no pretende ser uma homologao de qualquer forma de violncia, mas serve, antes, para indiciar uma situao de conflito latente que tpica das situaes urbanas e que caracterizada, contudo, por uma desigual distribuio dos recursos necessrios para satisfazer as necessidades humanas. evidente, alis, que nem todos os conflitos latentes se traduzem em conflitos no sentido prprio, sendo que esta transio condicionada por diferentes factores: por um lado, pela natureza do conflito e, por outro, pela percepo que os diferentes sujeitos possuem da situao conflitual. Seguindo uma acreditada tipologia dos conflitos (idem, ibidem), podemos distinguir: conflitos relativos ao controle de determinados recursos; conflitos em relao ao sistema de valores e de crenas; conflitos decorrentes das relaes entre as partes e conflitos relativos sobrevivncia. Deduz-se assim, de modo preponderante, os conflitos aos quais se faz referncia, no contexto aqui examinado, pertencem, dominantemente, ao primeiro tipo em que, muitas vezes, o recurso sobre o qual se exercita o controlo possui uma caracterstica posicional e no divisvel, como o territrio ou, melhor dizendo, o espao urbano e ao terceiro tipo, que tem a ver com as diferentes expectativas que as partes possuem nas relaes entre si. Menor o peso real dos conflitos de sobrevivncia, ainda que a sua percepo (mas sobre isso ainda voltaremos) seja fundamentalmente focalizada sobre aquele aspecto (a segurana). No podero ser esquecidos, porque tendem a ser dominantes, os conflitos que emergem em situaes absolutamente laterais e que, na realidade, tendem a esconder uma incompatibilidade ou uma contradio de base muito significativa (Coser, 1956). o caso dos conflitos em relao aos povos extra-comunitrios2, que se reportam a situaes pouco significativas (barulho, higiene, etc.), mas que, de facto, se referem a uma (oculta) incompatibilidade racial. O caso da verdadeira e efectiva perseguio contra as formas de organizao autnoma juvenil, constitui, realmente, uma situao de incompatibilidade face ao diverso. Fundamentalmente, aquilo que necessrio ter em conta que a cidade constitui o terreno

Fora da Europa (nota da direco da Revista).

20

Geologia da Insegurana Urbana

frtil para a emergncia de conflitos3, que possuem carcter real e concreto: relevante, de um lado, a percepo que os indivduos possuem de tal situao e, de outro, o tratamento de tais conflitos. De um modo mais geral, assumindo que o conflito constitui a expresso da contradio entre geral e particular, a cidade, de acordo com o modo como consegue produzir manifestaes de violncia, constitui um elemento de agregao e de construo do colectivo: a troca orgnica que liga o particular totalidade (Maffesoli, 1979). Se assumimos esta ptica, que v os conflitos como uma constante e em contnua recomposio, como um dever da organizao social e, ao mesmo tempo, a prpria constituio da colectividade, ento o tratamento dos conflitos torna-se uma questo de estratgia social em sentido pleno. Se cada teoria fosse uma abstrao, uma modelao da realidade, no poderia, contudo, deixar de se confrontar com a realidade. Isto , uma teoria dos conflitos, no contexto aqui abordado, no resolve situaes dramticas que se possam manifestar na vida quotidiana, mas deve servir, antes, para um tratamento adequado da questo, por parte da colectividade. No parece que estejamos nesse ponto.

Conflitos e Necessidades
A insatisfao pessoal determina, nem sempre, mas frequentemente, um sentimento de adversidade em relao a quem se apresenta satisfeito; existe um sentimento de inveja em relao a quem mais possui, mas tambm em relao a quem est mais satisfeito (em relao a si mesmo e ao modo de estar neste mundo). Diz-se que a inveja um dos vcios capitais, na realidade no se pode passar por cima de quem e porqu se tem inveja. Na insatisfao das necessidades historicamente necessrias, o sentimento surge no somente explicvel, mas tambm justificvel. Sem querer dizer muito mais acerca dos nossos vcios psicolgicos, parece-nos que o problema fundamental o dos instrumentos atravs dos quais se procura sair do estado de insatisfao. Quando se rejeitam instrumentos
3

colectivos, fundados na solidariedade e na iniciativa, para modificar a situao de facto, e quando se refugiam na direco de solues individualistas, ento o mundo externo visto como estranho e no uma ocasio de socializao e de melhoramento da prpria vida. O resultado um encerramento no prprio permetro individual (sem que este, em geral, possa resolver o estado de insatisfao) e a procura de um bode expiatrio. Se, anteriormente, ficou exposta uma tipologia dos conflitos, possvel referir uma tipologia igualmente sinttica de necessidades, de natureza material ou outra: - necessidade de bem-estar: refere-se capacidade do indivduo em satisfazer as necessidades da sua reproduo. Todavia, tais necessidades compreendem, em funo do tempo e do lugar, uma componente que, do ponto de vista simplesmente biolgico, poderia ser considerada suprflua, mas que no contexto especfico de referncia constitui a condio normal do viver quotidiano. A funo ideolgica dos consumos, tendendo a deslocar a ateno da relao social de produo para a relao entre pessoas, baseada nos consumos (na aparncia), tem como consequncia a valorizao social do consumo, no em termos de simples indicador de capacidade de despesa, mas como sentimento de pertena (ao fim e ao cabo, a funo do consumo discriminante, mas, ao mesmo tempo, instrumento de incluso); - necessidade de segurana: em si mesma, a exigncia de segurana no teria necessidade de explicitao. Na realidade, o conceito de segurana, sobretudo no contexto em que nos situamos, apresenta nveis muito amplos de equvocos e de indeterminao. Algumas consideraes sublinham a conexo sobre quem e sobre se garantida a satisfao de tal necessidade. possvel admitir que, no desenvolvimento da sociedade humana, a atribuio do monoplio da violncia pelo Estado, correspondeu tambm identificao das instituies pblicas (no necessariamente e nem sempre estatais) como os sujeitos que devem garantir necessidade de segurana pessoal (e colectiva). Um comportamento individual racional (fechar a porta de casa, colocar o cadeado na bicicleta, etc.) constitui a

efectivamente verdade que os centros urbanos assumiram, de noite, um novo aspecto que favorece as aces violentas de grupos nocturnos. O ritmo tradicional do tempo social como que perturbado, se se admite que, a noite o tempo de repouso orgnico necessrio. [] Sem dvida que a cidade, sobretudo a grande cidade, se tornou num dos lugares privilegiados de difuso de uma violncia dificilmente controlvel pelas vrias autoridades com responsabilidades pela proteco dos cidados. [] no mundo de hoje, os homens tm dificuldade no s em encontrar o seu lugar, mas, simplesmente, o lugar. (Freund, 1979). A explicao privilegiada deste autor a de falta de espao. A referncia terica pode ser atribuda teoria prossemica (Hall, 1968). Hoje, a questo coloca-se, ainda, de modo diferente.

21

CIDADES Comunidades e Territrios

Foto de Elisabete Lopes

condio inicial na qual se insere a aco institucional para garantir a segurana, quer das pessoas (com o que isto significa), quer dos respectivos bens. Mas, e quando as aces pblicas so julgadas inadequadas? A resposta a esta pergunta no tcnica, mas, como veremos, social (ou, se se quiser, poltica); se, de facto, fosse impossvel a eliminao completa de qualquer aco criminosa, a dimenso da sua tolerncia dependeria de mecanismos de percepo e de aceitao no tecnicamente definveis; - necessidade de pertena: prefere-se esta expresso de necessidade de identidade, que hoje em dia apresenta efeitos adulterados. A necessidade de pertena resulta da exigncia, generalizada, de se sentir parte de uma comunidade e, como tal, ser reconhecido. Trata-se de uma exigncia muito ambivalente, porque tende a construir o diferente como o que no faz parte da respectiva comunidade ou em que a comunidade no reconhece como seu membro. Neste contexto, as opes tnicas, religiosas ou culturais assumem uma posio muito relevante. a prpria necessidade de pertena que tende a gerar a formao de grupos ( pense-se nos grupos, tambm designados de bandos juvenis) e que constituem, muitas vezes, o caldo de cultura dos conflitos, ao mesmo tempo que tendem a aumentar a coeso interna de cada um dos grupos, atravs da dimenso de pertena. Na relao de comunicao entre quem est dentro e quem
22

est fora, a linguagem no constitui, na generalidade, um instrumento de conciliao (assim se diz), mas, antes, um elemento de exarcebamento do conflito (uma compreenso sempre menor). Tanto o instrumento lingustico, como outros instrumentos, no so neutros em determinar o tipo de recepo da comunicao. Alm da lngua ou do prprio dialecto, tambm a rapidez, as pausas, o volume da comunicao oral, os movimentos do corpo, o tipo de vesturio, a posio assumida, o tipo de gestualidade, etc., so tudo sinais para interpretar e, muitas vezes, a recepo destas linguagens est imbuda de significados diferentes dos do emissor. Dizer que isto depende da cultura (em sentido antropolgico) dos grupos ou dos indivduos, correcto, mas no se pode ignorar que uma tal incompreenso pode ser, muitas vezes, a base de conflitos de desconhecimento do sentimento de pertena; - necessidade de reconhecimento: tal como a de pertena, a necessidade de reconhecimento satisfaz uma necessidade de relao. Papel social, funo, pertena, etc., so elementos caracterizadores do reconhecimento e tal necessidade constitui um factor determinante do conflito (Mellucci, 1991). As necessidades no satisfeitas constituem, em geral, a base dos conflitos, mas [] no somente: a clara individualizao das necessidades permite localizar onde elas esto a ser violadas e, portanto, onde que se situa uma situao de conflito latente (Arielli, Scotto,

Geologia da Insegurana Urbana

1998). Uma tal identificao fundamental para uma poltica de preveno.

uma situao de emprego nem sempre constitui uma garantia contra a situao de pobreza; do ponto de vista pessoal, cresceu a incerteza sobre a condio de emprego; o estado social garante, cada vez menos, nveis de satisfao das necessidades bsicas. Tambm se diz que a evoluo demogrfica tem determinado o crescimento das camadas da populao mais fraca, isto , a dos idosos, que suporta, na maioria dos casos, os efeitos dos processos anteriormente referidos. A situao acima descrita, que se julga relevante, tende a criar condies de exaltao do individualismo como soluo dos prprios problemas (econmicos), mas, ao mesmo tempo, cria uma condio de incerteza sobre a possibilidade de soluo desses mesmos problemas: uma situao de dissonncia cognitiva, ou seja, um estado de nimo ansioso e, ao mesmo tempo exaltado, que faz emergir o esprito de competio, penaliza qualquer aspecto de colaborao e, ao mesmo tempo, descarrega nas instituies a sua tenso. Trata-se, assim, como se disse anteriormente, de considerar o outro como um concorrente (no limite, um inimigo). No se podendo, todavia, reprimir o impulso socializao, a tendncia para a construo de pequenos grupos, na procura de uma identidade pobre, em que os que so exteriores ao grupo so considerados como estranhos, numa forma de estranheza em que aparecem sublinhadas as diferenas (tnicas, de religio, de cultura, de sexo, etc.). Neste quadro, o estatuto de pobreza e as modalidades culturais e polticas que lhe esto associadas, acaba por mudar muito devido mais aos comportamentos dos pobres do que s barreiras sociais, no sentido em que os comportamentos devero mudar e no a sociedade (Mead, 1996). Por isso, no se trata de activar programas de apoio, mas de lhes mudar a vida, um programa de interveno em que as conotaes repressivas s podero fundamentar-se na rejeio de uma anlise detalhada da situao e dos mecanismos que a regula.

A Construo da Insegurana
A insegurana, como situao colectiva, no pode deixar de ser considerada uma construo social, no sentido que ela no deriva directamente de uma efectiva situao de perigo, em que a populao se possa encontrar, mas, antes, de um estado de nimo, na construo do qual participam vrios fenmenos. No se subestima, pelo contrrio, sublinha-se a condio psicolgica e social (dos membros de uma colectividade) que facilita a construo de um estado de insegurana. De seguida, de maneira talvez demasiado sinttica, possvel destacar as componentes que, numa tal construo, podero ser consideradas. O ponto de partida, sublinhado por muitos autores (Palidda, 2000; Wacquant, 2000), deve ter em conta a crescente dificuldade e insegurana econmica que vem afectando camadas cada vez mais amplas de populao. A consolidao de correntes liberalistas implicou o aumento da flexibilidade do trabalho, que se traduz numa forte instabilidade do emprego e na crescente marginalizao da fora de trabalho madura que no consegue reinserir-se no novo mercado de trabalho, um mercado de trabalho que, por outro lado, efervescente e desequilibrado, do ponto de vista territorial (seja a nvel internacional ou nacional). Em paralelo, a despesa social foi reduzida, determinando condies de vida sempre piores para estratos crescentes da populao, neste caso, sobretudo a populao mais idosa ou, pelo menos, a mais dbil4. Fala-se, muitas vezes, de nova pobreza e de pobreza urbana ou, ento, o conceito de pobreza desdobrado em tantos modos e aspectos que acaba por perder a tenso de uma situao de rejeio. No interessa, neste momento, indagar a fundo sobre as causas, nem mesmo proceder a qualquer nova taxonomia da pobreza, mas, antes, sublinhar que: a pobreza propriamente dita est a aumentar;

Na realidade, se nos Estados Unidos [] a ascenso do estado penal particularmente espectacular e brutal, a tentao de utilizar instituies judicirias e penitencirias, para remediar a insegurana social gerada pela imposio da precariedade salarial e da correspondente diminuio das garantias sociais, observa-se um pouco por toda a Europa (Wacquant, 2000).

23

CIDADES Comunidades e Territrios

Tal interveno coexiste com uma certa moral (ideologia) burguesa, que aprecia (poder-se-ia dizer que exalta), exclusivamente, a pobreza digna, mas a pobreza no pode ser digna seno atravs de um processo de auto-culpabilidade, o que, ao fim e ao cabo, no suporta o confronto com a realidade. Os pobres so desagradveis, incmodos, muitas vezes repulsivos (sujos, bbados, agressivos, petulantes, etc.); para manter em paz a sua conscincia, a nossa sociedade tende a auto-responsabiliz-los e assim reprime-os (mas sobre isso voltaremos). A situao de instabilidade social, de incerteza em relao ao futuro, de crispado individualismo, constituem as condies para construir uma situao de insegurana e, consequentemente, para se desenvolverem exigncias de polticas de segurana dirigidas aos possveis delinquentes. Mas quais so os sujeitos predispostos delinquncia? Aqui surge um novo curto-circuto: predispostos delinquncia so todos os que possuem uma imagem, uma postura, um elemento qualquer que os identifica como tais, isto , os que apresentam uma diversidade ou os que mostram um trao no adequado moral vigente. No preciso muita imaginao para elaborar esta lista: extra-comunitrios, pobres, homossexuais, prostitutas, ciganos, travestidos, bbados, desempregados, etc., tudo gente que, por si prpria, no tem nenhuma pr-disposio para a delinquncia (o que no quer dizer que no possam). Em substncia presume-se que a propenso para a delinquncia esteja num elemento perfeita e simplesmente individualizvel no prprio aspecto (uma espcie de neo-lombrosismo5), ao passo que talvez seja precisamente contrrio os que querem delinquir tendem mimetizao. Nesta construo social evidente uma certa selectividade dos delitos, sendo muito raro que a evaso fiscal, a edificao abusiva, a falta de respeito pelas normas ambientais, o mercado de trabalho negro e as violaes ao Cdigo da Estrada, sejam denunciados pelos cidados a par dos relativos ao furto e a outros delitos. Pelo contrrio, est antes generalizada uma atitude hostil, seno mesmo criminalizante, em relao aos nmadas e imigrantes, para alm de outras categorias de pessoas consideradas indesejveis (Palidda, 2000).
5

Foto de Miguel Baltazar

O medo da diversidade tem uma natureza e fundamentos muito diferentes, todavia o sentimento de incerteza social e a condio de insegurana, constituem um alimento de antagonismo em relao diversidade e, em particular, no que diz respeito aos imigrantes. Uma sondagem a nvel internacional, colocou em evidncia uma diferena entre vrios pases europeus, na percepo do imigrante como um perigo: em particular, esta percepo maior na Itlia (mais do que na Frana, Espanha, Gr-Bretanha e Alemanha, pases de longa tradio imigratria); uma quota parte, no dispicienda, considera os imigrantes um perigo, seja pela nossa cultura e pela nossa identidade, seja pelo emprego, seja, ainda, pela ordem pblica e pela segurana das pessoas (Caritas, 2000). Alm disso, recentes tomadas de posio de autoridades eclesisticas (o cardeal de Bolonha), em relao ao perigo para a nossa cultura crist da presena muulmana, no podem deixar de aumentar a rejeio dos imigrantes. Para a construo da situao de insegurana contribui, certamente, a exaltao da crnica policial exercida pelos meios de comunicao de massa. Esses meios respondem a situaes de insegurana utilizando aquelas situaes como um target , o que significa uma ateno particular a todos os factos das crnicas com uma componente de delito. Seria, seguramente, errado atribuir o sentimento de insegurana exasperao operada pelos mass

Cesare Lombroso (1835-1909), fsico, psiquiatra e pioneiro da cincia criminolgica, considerado hoje um dos pais fundadores da antropologia criminal. Em 1897, chocou a opinio pblica com a publicao do seu famoso livro O homem delinquente, no qual afirmava a existncia de dois tipos de delinquentes: o delinquente nato, no qual se somam as anomalias regressivas e para o qual a criminalidade inscrita na prpria natureza e o delinquente ocasional, levado ao delito por factores de causalidade. O delinquente nato considerado sujeito no recupervel, de suprimir ou de aprisionar, em nome do direito de defesa da sociedade que, nestes casos, se substitui ao direito de punio. (N. do T.).

24

Geologia da Insegurana Urbana

media de casos criminosos que atingem o imaginrio das pessoas, mas certo que os meios de comunicao alimentam tal estado de insegurana. nesta situao que surge a utilizao poltica da insegurana, em que o sentimento de insegurana dos cidados se torna num elemento de luta poltica entre as diversas foras. O que parece importante no tanto uma reflexo sobre o estado da luta poltica, mas os resultados dessa postura: uma disputa inquieta sobre quem reconhece e se reconhece nessa situao de insegurana e a quem se devem reivindicar intervenes sempre mais repressivas. Fundamentalmente, o consenso (que se espera possa ser traduzido em votos) procurado na base de uma objectiva situao de insegurana, quando, pelo contrrio, se est perante um construdo social. Assim, em vez de se solicitar uma reflexo da opinio pblica sobre o estado real da situao, surge confirmada atravs das sensaes, declarando-se estar do lado das pessoas que se sentem inseguras. Um tal comportamento no assegura, antes pelo contrrio, faz crescer o sentimento de insegurana (tira qualquer dvida em relao correspondncia entre sensao e realidade), ao mesmo tempo que intervenes cada vez mais repressivas resultam inteis e alimentam a insegurana. Os cidados acabam por admitir que se se est a pedir intervenes mais repressivas, porque a segurana deles est em maior perigo. Aquilo que parece importante desta construo social a identificao do imprio do mal (no mbito de cada viso do mundo existe sempre um mapa onde colocado o seu imprio do mal, Arielli, Scotto, 1998). Na realidade, pode-se pensar que a sociedade, para diminuir a presso, para resolver as contradies, para pacificar os nimos, deve orientar-se na procura/construo de um bode expiatrio, isto , de quem coloca em causa a ordem social e cuja perseguio e eliminao constitui a condio para reconstituir aquela ordem (Girardi, 1980), permitindo, assim, a possibilidade de realizao da felicidade individual.

A Abordagem da Insegurana
O tratamento da insegurana pode ser visto de dois pontos de vista, do lado das solues que so tomadas individualmente e do lado dos procedimentos colectivos. Numa situao intermdia, podem ser consideradas as solues que

pretendem criar ambientes urbanos seguros, na base de sistemas de tipo privado de defesa. Diga-se que o sistema de tratamento colectivo que tende a prevalecer o da filosofia da tolerncia zero, uma abordagem insegurana que nasceu nos EUA, em particular em Nova Iorque, e que se tem vindo a difundir tambm na Europa (Wacquant, 2000). Isto , uma soluo que aponta para a represso e que no considera, minimamente, as condies que possam estar na origem de comportamentos ilegais e criminais. Mas no somente isto. A questo mais grave inserida na poltica da tolerncia zero parece ser a abolio de qualquer distino entre aces criminais e comportamentos indecorosos, socialmente reprovveis, simples distrbios, com uma forte componente de perseguio racial, at ao uso da priso em massa como estratgia poltica de luta contra a pobreza (Wacquant, 2000). Um sistema de represso (o da tolerncia zero) cujos resultados no parecem estar de acordo com as promessas e que, sobretudo, determinam efeitos negativos sobre a prpria convivncia civil (ibid., p. 26). Trata-se, alm disso, de uma postura que requer doses acumuladas de represso: a impossibilidade prtica de eliminar cada delito, faz com que no quadro da tolerncia zero, cada crime consumado faa crescer a intolerncia e o pedido de mais doses de represso. E quanto mais repressiva for a polcia ou qualquer outro orgo do estado, o resultado ser sempre ineficiente, pelo que, numa escalada sem fim, se acaba por reivindicar o direito autodefesa. A autodefesa rompe um dos mecanismos da civilizao, o monoplio pblico da violncia, e constitui um elemento que aumenta o comportamento criminal. Na hiptese da vtima se poder autodefender, porque est armada, o agressor, que est sempre em vantagem em relao vtima, tender a limitar qualquer aco de autodefesa da vtima, ou seja, provavelmente dispar primeiro. Por outro lado, a vtima potencial tender a alterar os seus prprios critrios de uma reaco adequada, com o risco de uma resposta excessiva, como j algumas vezes aconteceu. Todavia, a tentao repressiva aparece hoje integrando o conjunto do espectro poltico; o debate sempre focalizado no pacote segurana, que prev, em qualquer caso, ainda que em diferentes verses, o aumento das penas, a ampliao dos poderes da polcia, a reduo dos benefcios para os condenados, etc. impressionante como as vrias formaes polticas se assemelham no modo como destacam o tema da
25

CIDADES Comunidades e Territrios

segurana dos cidados, acompanhado pelo empenho solene em garantir a segurana nas cidades, principalmente nos pequenos centros, onde, como demonstram as estatsticas e a prpria percepo dos cidados, os nveis de insegurana so menores do que nas grandes cidades. Parece poder afirmar-se que, por um lado, cresce a intolerncia dos cidados para qualquer comportamento no homologado e, por outro, devido presso da opinio pblica, a poltica de segurana assume uma atitude repressiva, muitas vezes espectacular, abusadora e que, obviamente, no resolve o problema. No se pense que a intolerncia se refere apenas ao imigrante, mas a todos os marginais, a todas as formas de diversidade contudo, em relao ao imigrante extra-comunitrio, a situao em si prpria evidente. Chegados aqui, pode ser importante evidenciar a resposta individual com vista reduo da insegurana. A primeira e mais simples resposta a da autosegregao, uma resposta tpica dos sectores mais frgeis da populao (idosos, mulheres, jovens). Simultaneamente, floresce um sector de negcios ligado a instrumentos de segurana, um

Foto de Pedro Corte-Real

sector em grande expanso ainda que no se possuam dados muito precisos. O mercado de portas blindadas, de mecanismos para bloqueamento de janelas, bem como o das grades, est em expanso, sendo dos sistemas de segurana mais adoptados. O uso da vigilncia particular surge numa escala menor, uma vez que se trata de uma modalidade muito ligada disponibilidade do rendimento pessoal. A venda de servios de seguros tambm constitui um sector importante. Alm disso, desenvolvem-se estratgias de defesa do tipo comum (deixar a luz acesa na convico, julga-se, que dando a impresso que algum se encontra em casa, isso desencorage os mal intencionados: obviamente, constitui uma estratgia modesta, de algum efeito para o ladro de passagem, mas no para quem pensou organizar o roubo num determinado apartamento; pedir aos vizinhos para olhar pela casa, parece mais uma estratgia de relaes sociais que de segurana; possuir ces de guarda; possuir armas de defesa, etc). Que se trate de instrumentos e de estratgias efectivamente eficazes, em relao a uma efectiva aco criminal, uma questo diferente, ainda que possam constituir elementos de desencorajamento. Novas estratgias de segurana so tomadas a nvel urbano, como o espao defensvel, isto , zonas protegidas (comerciais, de escritrios e, enfim, residenciais), o que constitui uma soluo que tende a destruir o espao pblico e, fundamentalmente, a prpria caracterstica da cidade. A reconstruo das razes histricas e tericas, que esto na base do conceito de espao defensvel, muito interessante e deixa transparecer algumas componentes estveis de elaborao da disciplina urbanstica, envolvendo, assim, em sentido negativo do meu ponto de vista, alguns dos icones do pensamento territorial, como, por exemplo, Lewis Mumford (sobre isto veja-se Somma, 1996) ou Jane Jacobs (1969). O desenvolvimento de zonas residenciais protegidas, fechadas por cinturas de segurana (muros, portes, sistemas de televiso interna, guardas armados, com servios prprios, etc.) constituem situaes cada vez menos raras e, nascidos nos EUA, tendem a generalizar-se em todo o mundo. Trata-se, de facto, de processos de segregao social que actuam como um novo instrumento de exaltao da renda fundiria. Que se trata de uma soluo para poucos, evidente, que esta escolha assume a caracterstica ns salvamo-nos, os outros que se aguentem, igualmente claro. Contudo, o que deve fazer reflectir, seja em relao a estas formas extremas

26

Geologia da Insegurana Urbana

de organizao da cidade, seja no geral, a conexo que acaba por se criar entre urbanstica-arquitectura-estratgia de segurana. Estas vises distpicas indicam quanto a recente e faranica asceno da segurana comercial tenha suplantado as esperanas de reforma urbana e de uma integrao social. () O velho paradigma liberal, de um controle social que tenta equilibrar a represso e a reforma, foi finalmente substitudo por uma retrica de guerra social, na qual os interesses da middle class e das classes pobres no so tomadas em considerao. Numa cidade como Los Angeles, na senda do mau caminho da post-modernidade, pode-se observar a fuso, sem precedentes, da projeco urbana, da arquitetura e do aparelho policial num nico, total, sistema de segurana(Davis, 1963: 122). No se pode deixar de refletir sobre as consequncias que os processos de isolamento acabam por ter sobre a prpria convivncia em geral e tambm sobre a natureza das relaes que amadurecem no interior de tais enclaves. Neste sentido, a literatura pode dar um contributo indiciador, de que Super-Cannes (Ballard, 2000) parece um bom exemplo para explorar a questo (as psicopatologias base da violncia fsica em relao aos externos, como elemento teraputico para contrariar a diminuio da criatividade e da vitalidade do manager e dos cientistas, abatidos da vida pela clausura ritmada unicamente pelo trabalho).

Alguns Paradoxos
Antes de desenvolver algumas consideraes sobre as possveis hipteses com vista a alcanar alguns nveis de segurana urbana, gostaria de colocar em evidncia alguns paradoxos gerados pela actual situao de tratamento da procura de segurana. Paradoxo da insuficincia: Uma ansiosa procura de segurana acaba por dar uma sensao de insegurana, que no corresponde a dados objectivos e que se reporta a uma genrica e contempornea situao de perigo, no poder concretizar-se numa poltica fundada na represso. De facto, de um lado, torna-se difcil liquidar uma genrica sensao de perigo, do outro, qualquer que sejam os meios activados, eles sero sempre insuficientes, j que no podero eliminar completamente as aces criminosas e de distrbio. Pelo contrrio, desencadear um processo em espiral. Nem mesmo a opo tolerncia zero (o mximo nvel de represso)

conseguir evitar que os delitos ou aces criminais sejam executados, pondo luz do dia o seu dado fundamental, que punitivo e no preventivo (o que interessaria a todos os que vivem sentimentos de insegurana). Paradoxo da desigualdade: Pode-se admitir que qualquer actividade repressiva tenha como objectivo no vir a prejudicar qualquer um que possa tornar-se perigoso, a fim de permitir o exerccio quotidiano de liberdade de cada cidado. Em substncia, trata-se de criar uma situao em que seja possvel destacar a liberdade de todos. Mas o tratamento repressivo, que responde a uma presso da opinio pblica, genericamente dirigida com o objectivo de alcanar nveis mais significativos de segurana, como j se viu, acaba (seja porque foi exigido, seja por lgicas prprias) por se orientar na direco dos extra-comunitrios, dos marginais, dos pobres e mais genericamente, dos diferentes. Uma aco indiscriminada em relao a estes segmentos da populao tem como consequncia a reduo das margens de liberdade dessa mesma populao, mas tambm em relao que no se encontra envolvida nem em aces criminais, nem em aces reprovveis, etc. Efectivamente, esta parte da populao, por um lado est submetida a aces repressivas, no tanto porque tenha cometido delitos, mas pela sua diversidade (por isso, injustificadamente limitada na sua liberdade); por outro lado, para fugir ao que, precisamente, possa justificar uma perseguio, autolimita a prpria liberdade (no frequentando certos lugares, no saindo de noite, no se reunindo com determinados grupos, etc.). Esta consequncia parece-nos ser a mais grave do ponto de vista da convivncia cvica, porque pe em causa, no somente o princpio de igualdade dos cidados, mas a prpria noo de liberdade. Paradoxo dos vasos comunicantes: possvel observar que, muitas vezes, aces de saneamento de determinadas zonas da cidade, efectuadas directamente por bandos de cidados que pretendem expulsar de determinados lugares os perturbadores (sobretudo prostitutas) ou efectuadas pela polcia sob presso dos referidos cidados ou pela presso das administraes municipais (sobretudo em relao concentrao de prostituio ou de trfico de droga) ou atravs de processos de limpeza urbanstica, com a inteno de substituir a populao a localizada, no sanam, realmente, o fenmeno, mas transferem-no, simplesmente, para outro lugar. Fundamentalmente, o que pare27

CIDADES Comunidades e Territrios

cer ser uma soluo do problema, somente uma soluo local, com a qual se alimenta um outro factor de incivilidade, a indiferena para com os outros concidados: no interessa, realmente, para onde transferido o fenmeno, o importante transferi-lo para longe de casa. Paradoxo da legitimao policial: necessrio admitir que a concentrao de actividades ilegais, seja do ponto de vista penal (droga), administrativa ou de costumes, no acontece na ignorncia de um conhecimento preciso por parte das autoridades (de todas as autoridades, sobretudo daquelas que tm funes de represso). No se trata do facto de que as autoridades fecham os olhos, mas, antes, que essas mesmas estruturas repressivas, de vrios pontos de vista, desenvolvem uma estratgia de controlo. Tendo plena conscincia que, perante o estado das coisas, algumas delas no so completamente eliminveis, preferem permitir, de modo informal, que as mesmas se exeram em determinados lugares e at quando as prprias autoridades o admitirem. Deste modo, as prprias aces de perseguio naquelas zonas tornam-se tolerantes (o que no quer dizer que, periodicamente, no se possa desenvolver uma aco repressiva, naquele mesmo lugar, talvez at muito espectacular, mas tais aces tm outras finalidades).

Por uma Cidade mais Segura


Em pginas anteriores, procurmos pr em evidncia as razes objectivas da insegurana urbana e como, num certo sentido, sem base objectiva, se constri a sensao de insegurana. A ser assim, ento claro que, para aumentar a segurana urbana se deveria intervir em ambas as direces. Pode-se admitir que devem ser rejeitadas todas as opes que remetem para formas ou de militarizao da cidade (degradao e uso das mais avanadas tecnologias: uma referncia cinematogrfica pode ser Blade Runner) ou de diviso da cidade em enclaves seguros e defendidos (dentro-fora: aqui, tambm, uma referncia cinematogrfica pode ser Fuga de Nova Iorque). Uma e outra so solues de destruio da cidade e da civilidade urbana: convivncia, riqueza cultural, lugar de mltiplas sensaes, estmulo fantasia e criatividade, aumento das relaes entre pessoas, oportunidades econmicas, etc. a prpria necessidade (poltica e social) de salvaguardar a natureza da cidade que implica
28

uma ateno particular ao que podemos chamar o limiar da tolerncia, definida como o nvel de tolerncia que torna aceitvel a manifestao das anteriores contradies. Tal limiar de tolerncia pode ser considerado como a outra face da construo social dos sentimentos de insegurana: contudo, aquele limiar no um parmetro quantitativo e mensurvel, nem pode ser considerado estvel no tempo. A sua prpria natureza de construo social torna-a susceptvel de variaes no tempo e segundo as circunstncias, dirigindo a sua sensibilidade para determinados fenmenos, mais do que para outros. Podemos considerar o limiar de tolerncia como o resultado convergente de dois fenmenos: de um lado, a situao objectiva de segurana, de qualidade de vida da cidade e de civismo da populao; por outro lado, a sensao que o conjunto da populao tem de segurana ou de insegurana da prpria condio de cidado. Uma poltica de segurana , por isso, uma poltica que tende a elevar aquele limiar de tolerncia, no tanto como uma sujeio ao pior, uma espcie de apatia para com o mundo e para consigo prprio, mas, antes, atravs da combinao (que, em certo sentido, activa um processo circular) de um aumento das condies objectivas de segurana e de uma diminuio da percepo da insegurana. No se trata, portanto, de propor como soluo uma poltica repressiva (contraditria, como se viu, nas suas consequncia, em relao aos objectivos em geral), mas, antes, o de activar um amplo leque de polticas em vrios sectores. No pode ser esta a sede para delinear uma poltica de segurana (feita de tantas aces); pode ser til, todavia, destacar alguns ns que esta poltica acabar por enfrentar: o welfare parece ser um dos principais. Neste campo, manifesta-se uma contradio de fundo: a reduo da despesa com a segurana social, constitui um elemento no dispiciendo do aumento da insegurana e isso em dois planos. O primeiro, refere-se reduo das garantias pessoais, que desenvolve (especialmente com o aumento da populao idosa) um estado de ansiedade pelo futuro, o que faz crescer a sensibilidade para os perigos reais ou presumidos, baixando, significativamente, o nvel de tolerncia, sobretudo na direco da diversidade em todas as suas formas. O segundo plano refere-se degradao econmica e social de muitas famlias, o que tem duas consequncias: crescimento das situaes de marginalidade e das suas manifestaes visveis (o que perturba a sensibi-

Geologia da Insegurana Urbana

lidade dos inseridos); aumento da actividade de pequena criminalidade (que causam maior impacto e que so os principais geradores de insegurana). preciso observar, ainda, que a reduo das despesas com a segurana social no constitui, de facto, uma verdadeira e prpria economia para as finanas pblicas, mas somente a transferncia de recursos entre os diferentes sectores do Oramento: das despesas sociais para as despesas com a represso do estado social ao estado penal (Wacquant, 2000). Parece evidente que a reduo da populao inserida no mercado de trabalho, seja por razes inerentes aos mecanismos de produo econmica, seja por razes demogrficas (a idade da populao) ou de preparao profissional, comporta um aumento das despesas sociais, mas a tendncia actual, em todos os pases ocidentais, parece ser a da sua reduo. Que se trata de um problema de melhoramento da utilizao dos recursos, certamente verdadeiro; todavia, se a esta exigncia se responde, exclusivamente, transferindo as despesas sociais para a despesa com os pobres, certamente que a nossa organizao social dar um passo para trs (Bihr, Pfefferkorn, 2000). Deve-se ter em conta que uma componente da poltica de segurana constituda por uma forte, eficiente e eficaz despesa social, que determina, em conjunto, um sentido de segurana nas pessoas e de alguma dignidade nas condies de vida. Paralelamente, integrada na poltica de segurana social, mas, ao mesmo tempo, autnoma, a poltica em relao aos imigrantes. Sobre os problemas de conexo entre imigrao e cidade, a reflexo ampla e articulada (Tosi, 1998); sobre a dialctica entre integrao e multiculturalismo tem-se vindo a desenvolver uma ampla reflexo. Se, por um lado, o ponto de vista que simplifica os problemas da convivncia entre diferentes etnias e culturas no parece realstico (Indovina, 1997; Martinello, 2000), por outro, a presena de imigrantes constitui, para alm de uma necessidade (para o processo de produo) e de um inevitvel efeito da distribuio da riqueza a nvel mundial, uma equivalente possibilidade de enriquecimento cultural e social. Mas para que, precisamente, esta presena seja uma possibilidade de enriquecimento cultural e social, necessria uma poltica de imigrao, que no seja somente uma poltica de quotas, mas sobretudo uma poltica de hospitalidade.

Por poltica de hospitalidade entende-se no somente uma poltica de ajuda, mas principalmente, uma poltica dos direitos (sindicais, sanitrios, culturais, escolares, de habitao, de unio dos familiares, do trabalho regular, at aos direitos polticos). Somente quando os imigrantes forem titulares de direitos de cidadania, podero ser, mais facilmente, vistos como concidados. claro que a aquisio destes direitos seguir um processo gradual, segundo o tempo de permanncia no pas, mas tambm claro que alguns daqueles direitos, os de maior contedo econmico e social, devem ser adquiridos imediatamente na chegada. Isto no impede que sejam tambm activadas iniciativas institucionais pblicas de hospitalidade, que para alm das ajudas de primeira necessidade (do alojamento comida, etc.) se devem ocupar da insero no mercado do trabalho, de cursos de lngua, etc. No plano urbano, as questes concentrao/disperso, especializao/complexidade no encontram, e talvez no possam encontrar, respostas unvocas, mas cada um dos lados do dilema encontra, ao mesmo tempo, exemplos simultaneamente negativos e positivos. No limite, parece-nos que, tambm neste caso, vale a pena adoptar as aquisies mais recentes, que preferem qualquer soluo de baixa especializao, premiando a complexidade; isto no impede que se possam apresentar oportunos casos de especializao tnico-cultural. fundamental, todavia, que tal concentrao no se case, contemporaneamente, com uma especializao social de marginalidade, desemprego e pobreza. O que, contudo, parece importante, no tanto pensar em lugares de concentrao, mas, antes, em lugares que possam garantir as oportunidades de encontro ( certo que se tratam de actividades que se auto-organizam, mas, principalmente para os segmentos frgeis, uma ajuda institucional poderia ser oportuna para evitar as concentraes espontneas, nomeadamente, em zonas marginais as estaes ferrovirias acabam por ser a escolha mais fcil). Em relao preveno, um papel importante atribuvel ao vigilante de bairro (Carreer, 2000), que deveria desenvolver, simultaneamente, trs funes: a de instrumento de represso, de dissuasor, mas tambm, poderia ter como funo principal, a de organizador da mediao. Esta ltima funo parece ser a de maior relevo, til a determinar uma pacificao das relaes de mbito local, em todos os acontecimentos que possam resultar como no
29

CIDADES Comunidades e Territrios

aceitveis e que possam criar conflitos entre a populao residente (comportamento juvenil, uso do espao, etc.). A forma da estrutura urbana e a sua correspondente organizao, constitui um elemento de posterior condicionamento: ambientes iluminados, espaos pblicos tratados, zonas reservadas s crianas mais pequenas, campos de jogos para os mais crescidos, etc. O tratamento da cidade atrai a ateno dos cidados (como, inversamente, degradao pblica se soma o desinteresse e a degradao privada). A manuteno urbana, em sentido prprio, acaba por ser um dos meios de uma poltica de segurana urbana. Essa deve, todavia, sair do crculo degrao-recuperao, interligado a processos de valorizao fundiria e de expulso da populao. Se, de um lado, a degrao pode ser um instrumento de diminuio dos valores imobilirios (o que tem sido prtica corrente), a recuperao, pelo contrrio, tem sido usada como instrumento de valorizao; num ou outro caso, as duas atitudes tm como consequncia a substituio da populao inicial. A ateno qualidade urbana6 pressupe uma manuteno permanente e uma dotao instrumental da cidade em condies de contribuir para o aumento do limiar da tolerncia. Se, por um lado, possvel perseguir o objectivo do aumento do limiar da tolerncia, do outro, a qualidade do que deve ser tolerado tambm aumenta. Dito de outro modo, necessrio aumentar o nvel do comportamento cvico. Se a convivncia fosse baseada no princpio de reciprocidade, ento seria evidente que o limite da tolerncia tem um recproco ao nvel da manifestao do que deve ser tolerado. Parece-nos que se pode estar de acordo sobre o facto que existe uma modalidade de comportamento compartilhada (diferente por reas geogrficas e por idade) que constitui a separao de guas da tolerncia (mdia e razovel). Dizer isto no significa uma espcie de canto aos bons velhos tempos (a saudade dos idosos), mas somente reconhecer o princpio de reciprocidade na convivncia urbana. Tal como no significa colocar barreiras na liberdade do indivduo e na sua livre expresso, mas somente recordar que a liberdade individual deve ser de todos e que, por isso, a livre expresso da prpria individualidade

no deve lesar (at ao limiar da tolerncia) a liberdade dos outros indivduos. Posto isto, importa sublinhar que a presena multi-tnica e multi-cultural nas nossas cidades complica a questo, sendo verdade que as modalidades de comportamento so distintas em diferentes culturas. Tambm aqui deveria prevalecer o princpio de reciprocidade, onde o limiar de tolerncia deve considerar a utilidade (econmica, social, cultural, etc.) dos vrios grupos tnicos, em que as modalidades de comportamento devem ter em conta a actuao partilhada da cidade que acolhe, mas tambm, das culturas de quem acaba por ser acolhido. possvel destacar um ponto de relevo: o aumento do comportamento civil, a importncia da reciprocidade, o vigilante do bairro como mediador, etc., aludem, directa ou indirectamente, ao papel do controlo social. De muitos lados vem a afirmao que somente com um forte aumento do controlo social ser possvel aumentar o nvel de segurana da cidade. Se, por um lado, no parece possvel contrariar esta hiptese, por outro, por demais evidente que o controlo social (precisamente controlo sobre os indivduos) acaba por interferir e intervir na esfera privada de cada um dos indivduos, reduzindo a liberdade individual. Pode-se admitir, contudo, que a alternativa no ser entre um rgido controlo social, no qual todos se ocupam da vida de cada um, e a indiferena mais acabada, na qual ningum se ocupa de ningum. E se uma pressupe uma reduzida interveno pblica (todos controlam todos), a outra tem como fundamento uma importante interveno pblica, com a finalidade de garantir o indivduo dentro da colectividade, de modo que ele possa exercitar a sua diferena, situao que contradiz a tendncia actual de uma reduzida interveno pblica (teorizada tambm politicamente) e de um mximo de indiferena. Talvez se possa propor um conceito e um comportamento que podemos definir de controlo civil, em que todos exeram uma aco sobre todos, mas com a garantia da liberdade de cada um. Um controlo interessado, por um lado, em defender a convivncia e, por outro, em garantir a livre realizao individual. No mais vigilncia, no mais indiferena, mas antes, mais ateno.

Se bem que tenha sempre considerado a qualidade como resultado de trs elementos: servios, estrutura fsica e comportamentos sociais (Indovina, 1992), neste contexto faz-se referncia, sobretudo, interveno fsica.

30

Geologia da Insegurana Urbana

Referncias Bibliogrficas
ARIELLI, E. SCOTTO, G (1998), I conflitti, Milo, Bruno Mondadori. BALLARD, J.G. (2000), Super-Cannes, Milo, Feltrinelli. BIHR, A., PFEFFERKORN, R. (2000), Senza uguaglianza nessuna opportunit, Le monde diplomatique - Il Manifesto, n. 10. CARRER, F. (2000), La polizia di prossimit, Ministero dellInterno, Scuola di perfezionamento delle Forze di Polizia, Roma in http://www.poliziastato.it/carrer.htm. CARITAS (2000), Immigrazione. Dossier statistico, Roma, Anterem. CENSIS (2000), XXXIV Rapporto sulla situazione sociale del paese 2000, Milo, F. Angeli. COSER, L (1956), Le funzioni del conflitto sociale, Milo, Feltrinelli. DAVIS, M. (1993), La citt di quarzo. Indagine sul futuro a Los Angeles, Roma, Manifestolibri. FREUND, J. (1979), La violenza, la citt e la comunit in M. Maffesoli (Org.), Il luogo della violenza, vol. I, Bologna, Cappelli. GIRARD, R. (1980), La violenza e il sacro, Milo, Adelphi. HALL, E. (1968), La dimensione nascosta: il significato della distanza tra soggetti umani, Milo, Bompiani. JACOBS, J (1969), Vita e morte delle grandi citt, Turim, Einaudi. (ed. or. 1961).

INDOVINA, F. (1992), Il consumo della qualit urbana, in SALZANO E. (Org.), La cittsostenibile, Roma, Edizioni delle Autonomie. INDOVINA, F. (1997), Citt solidale versus citt dei diritti: una transizione pericolosa, relazione al Convegno internazionale Lurbanistica della solidariet. Strategie, programmi e progetti per la societ multietnica metropolitana, Sansepolcro, 1-4 ott. (a publicar). ISTAT (1999), La sicurezza dei cittadini. Reati, vittime, percezione della sicurezza e sistemi di protezione, Roma, ISTAT. MAFFESOLI, M. (1979), La violenza ovvero il desiderio del collettivo, in MAFFESOLI M. (Org.), Il luogo della violenza, vol. III, Bolonha, Cappelli. MARTINELLO, M. (2000), Gestire le diversit culturali e identitarie, Il Mulino, n. 391. MEAD, L. (1996), The debate on Poverty and Human Nature, in CARLOSON-THIES, S. e SKILEN Y. (eds.), Welfare in America , William Eerdmens Pubblishing, Cambridge, Mass. MELUCCI, A. (1991), Linvenzione del presente: movimenti sociali nelle societ complesse, Bolonha, Il Mulino. PALIDDA, S. (2000), Polizia postmoderna, Milo, Feltrinelli. SOMMA, P. (1996), La citt sicura, Archivio di studi urbani e regionale, n. 57. TOSI, A. (Org.) (1998), Lo spazio urbano dellimmigrazione, Urbanistica, n. 111. WACQUANT, L. (2000), Parola dordine: tolleranza zero, Milo, Feltrinelli.

31

You might also like