You are on page 1of 20

9 - DISPOSITIVOS DE CONTROLE INDUSTRIAL Tente imaginar uma indstria sem controles automatizados.

Imagine, por exemplo, uma indstria de refrigerantes tendo que engarrafar seu produto manualmente. Quanto custaria uma nica garrafa envasada? Com certeza, teria um custo operacional muito alto e ainda estaria sujeita a atrasos nas entregas. A indstria moderna, principalmente a de bens de consumo, utiliza mquinas, controles e processos automatizados para a produo em larga escala. Glossrio Envasar - colocar lquidos em vaso, vasilha ou qualquer embalagem; envasilhar. http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=envasar Neste captulo voc vai conhecer dispositivos de controle importantes em ambientes industriais por contriburem para a tomada de deciso com base em modernos processadores, cuja velocidade de resposta vem aumentando dia a dia. Com os dispositivos de controle industrial, em especial os controladores programveis, possvel aumentar a produo e a qualidade do produto, alm de diminuir o preo final. Ficou curioso? Ento leia este captulo com ateno.

9.1. Controladores programveis


Os Controladores Programveis (CP), tambm conhecidos por Controladores Lgicos Programveis (CLP), so equipamentos industriais que fazem o controle do funcionamento de mquinas e sistemas automatizados. Segundo a norma IEC 61131 o controlador programvel um sistema eletrnico digital, desenvolvido para ambiente industrial, que usa uma memria programvel para armazenamento interno de instrues do usurio, para implementao de funes especficas, tais como, lgica, sequenciamento, temporizao, contagem e aritmtica, no intuito de controlar, atravs de entradas e sadas, vrios tipos de mquinas e processos. O CP e seus perifricos so projetados de forma a serem integrados compondo um sistema de controle industrial. Assim como os computadores, possuem memria programvel para armazenamento e execuo de instrues de um programa de modo sequencial conforme a necessidade do processo produtivo. Para que o CP controle algo, necessita de informaes do comportamento do processo. Para fazer a leitura dessas informaes, ele depende de dispositivos como sensores, botes, chaves fins de curso e outros. J os atuadores so elementos que podem ser diretamente controlados pelo CP tais como: lmpadas, pequenos motores, bobinas de rels ou podem ainda ser controlados indiretamente atravs de contatores e vlvulas como grandes motores e cilindros pneumticos ou hidrulicos. Fazendo uma analogia com o corpo humano, podemos dizer que o CP o crebro que toma decises e faz o controle do sistema, os sensores so os olhos do

processo, pois fazem as leituras, e os atuadores, por realizarem tarefas, so as pernas e os braos do sistema. Na funo de instalador voc far a instalao fsica do CP, incluindo as ligaes dos dispositivos sensores e atuadores, alm das configuraes bsicas de hardware. Ento, acompanhe as explicaes a seguir... 9.1.1 Estrutura dos controladores programveis Um CP composto por uma estrutura bsica formada por: fonte de alimentao, UCP e mdulos de entradas e sadas, digitais e analgicas. Veja a funo de cada um desses componentes: Fonte de alimentao: recebe tenso alternada (VCA) e fornece tenso contnua (VCC) estabilizada para alimentar o Controlador Programvel. Alm disso, as fontes proporcionam proteo contra curto-circuito e contra interferncias eletromagnticas (EMI). Glossrio EMI Eletromagnetic Interferency ou interferncia eletromagntica a interferncia provocada por campos eletromagnticos gerados por motores eltricos, transformadores ou at a queda de um relmpago na proximidade. UCP - Unidade Central de Processamento (ou CPU do ingls - Central Processing Unit): controla todas as aes do CP. Sua funo coletar os dados recebidos pelas entradas do controlador, executar o processamento destas informaes de acordo com o programa do usurio (aplicativo), definindo uma resposta para os pontos de sada. Mdulo de entrada digital (ou discreta): recebe sinais geralmente conhecidos como ON/OFF, ligado/desligado, ou nveis lgicos 0/1. Os entre os dispositivos de entrada possvel citar, por exemplo: botes, sensores, pressostato e chaves em geral (nvel, posio, etc.). Mdulo de sada digital: fornece sinais digitais do tipo ON/OFF, ligado/desligado, ou ainda nveis lgicos 0/1 s sadas do mdulo. Estas sadas so utilizadas para ligao de lmpadas, contatores, vlvulas solenoides, rels, etc. Mdulo de entrada analgica: recebe um sinal de entrada varivel normalmente entre 0 e 10 V ou 4 e 20 mA provenientes de sensores que fornecem valores analgicos (ultrassnicos, sensores de vazo, termopares, etc.). Mdulo de sada analgica: Usado, por exemplo, para movimentar, proporcionalmente, a abertura de uma vlvula de controle de vazo, fornecendo um sinal que varia normalmente de 0 a 10 V ou 4 a 20 mA. O sinal enviado para a vlvula controlando sua abertura, variando assim a vazo.

Embora a estrutura bsica seja a mesma para todos os CPs, quanto a sua estrutura podemos dividi-los em dois grupos: os modulares e os monoblocos. Basicamente ambos possuem a mesma finalidade, porm, com algumas caractersticas diferentes. Vamos ver:

CPs modulares: os componentes que formam esse tipo de CP so dispostos em mdulos, conectados uns aos outros. A vantagem que a quantidade de entradas e sadas podem ser expandidas, atingindo um grande nmero de pontos. Alm disso, alguns modelos permitem que esses mdulos sejam inseridos ou removidos sem a necessidade de desligar o CP, o que evita a paralizao da produo. Como desvantagem, so mais caros e a instalao mais demorada, se comparado aos CPs monoblocos. Os CPs modulares so mais utilizados no controle de plantas de manufatura e processos industriais de grande porte. CPs monoblocos: todos os componentes esto inseridos em uma s caixa, ou seja, formam um bloco nico como o prprio nome sugere. A vantagem desse tipo de CP est, principalmente, no custo mais baixo e na facilidade de instalao. Em contrapartida possuem um nmero reduzido de entradas e sadas, mesmo em modelos que permitem expanso. Outra desvantagem que precisa ser desligado em caso de manuteno, paralisando a produo. Os CPs monoblocos so muito utilizados para controle de sistemas simples de mquinas e de processos.

Veja, nos tpicos a seguir, como so instalados os CPs modulares e os monoblocos. 9.1.2. Instalao de CPs modulares J vimos que os CPs modulares so formados por mdulos interligados que permitem expandir os seus pontos de entrada e sada. Os tipos de mdulos variam conforme o fabricante, de modo que voc deve consultar catlogos e manuais para conhecer as caractersticas de cada modelo. Na maioria dos casos os mdulos so fixados em trilho padro DIN 35 ou DIN 35/15, mas podem usar trilhos desenvolvidos pelos prprios fabricantes. Normalmente o mdulo da fonte de alimentao instalado inicialmente, seguido da UCP e das entradas e sadas. Veja um exemplo de instalao de uma fonte e de uma UCP de um CP do tipo modular.

TEC138_C09_271

conector
Figura 165 - Instalao da UCP em trilho do prprio fabricante

Para este modelo de CP existem posies e sequncia correta de montagem. Para realiz-la, encaixe o conector no mdulo, fixe no trilho de sustentao e por fim fixe o mdulo ao trilho usando parafusos.

Neste sistema o componente que transfere a comunicao interna da UCP com os demais mdulos um conector especfico instalado entre eles, conforme destacado na Figura 165. Veja a seguir como fica a sequncia com vrios mdulos instalados, ao final da montagem.

TEC138_C09_272

chave seletora
Figura 166 - Conjunto de mdulos instalados de um CP modular

Fique Alerta! Como forma de segurana instale o aterramento no trilho de suporte do CP. Alm da proteo voc obter o bom funcionamento do conjunto no painel. Na fonte de alimentao h uma chave seletora de voltagem (voltage selector) para selecionar o valor de tenso. Normalmente ela vem de fbrica em 220 V. Caso precise ajustar a tenso use uma chave de fenda. Algumas fontes so de chaveamento automtico, dispensando o uso da chave seletora, outras possuem as ligaes (jumpers) integradas para a alimentao em tenso contnua para o mdulo da UCP, em outras ainda preciso fazer a conexo por meio de fios. Caso voc precise fazer essa ligao atente para a polaridade, pois a ligao invertida poder danificar a UCP.

Para que haja comunicao da UCP com o computador usamos conectores. na figura a seguir voc v dois modelos de conectores: o DB9 fmea e o RJ45.

TEC138_C09_273 TEC138_C09_274

DB9 fmea

RJ45

Figura 167 - Conectores para comunicao na CPU

O mdulo da UCP tambm pode ter conexo para comunicao de rede com outros equipamentos, alm do computador. Casos e Relatos

Jorge recebeu uma ordem de servio para instalar o controlador programvel em um painel eltrico de comando. Comeou bem, consultou o manual do fabricante para ver qual broca (medida do dimetro) deveria utilizar para fazer os furos de fixao, traou e marcou a posio dos furos com um puno de bico, depois fez a furao com a furadeira e a broca e fixou o trilho. Aps a instalao dos fios, conferiu as conexes observando o esquema do projeto e comparando-o com o material que j estava instalado. Achando que estava tudo correto, chamou o tcnico para testar o equipamento. Para sua surpresa os LEDs sinalizadores do mdulo de entrada digital piscavam desordenadamente. E agora, o que est acontecendo? O tcnico tentou solucionar o problema substituindo o mdulo de entrada digital, mas no obteve sucesso. Um eletricista mais experiente percebeu o ocorrido e perguntou: Voc j conferiu o aterramento? O terra a referncia de retorno de energia de todos os mdulos e da fonte de alimentao. O montador acompanhou todo caminho de retorno do fio terra e percebeu algo estranho na terminao do conector: o terminal estava oxidado e mal conectado, afetando no bom aterramento. Por isso, o sinal de retorno passava por outros caminhos forando o acionamento dos circuitos no mdulo de entrada digital. Aps a desoxidao do terminal e seu devido reaperto o controlador programvel passou a funcionar corretamente, desaparecendo o problema. Agora que voc j viu a instalao fsica dos CPs modulares, veja como se faz a instalao de CPs monobloco. 9.1.3. Instalao de CPs monoblocos Para apresentar o procedimento de instalao de um CP monobloco, vamos utilizar um modelo especfico como exemplo, pois o procedimento muito semelhante para todos os demais modelos. Alm das funes bsicas, o modelo que escolhemos possui uma Interface Homem Mquina (IHM) e um teclado, como mostrado na Figura 168.

IMH
TEC138_C09_275

teclado

Figura 168 - CP com IHM

Nesses controladores a IHM e o teclado so instalados na parte frontal do painel para que o operador da mquina, o instalador ou o mantenedor possam inserir ou ler informaes no CP. Para instalar este CP no painel de controle encaixe primeiramente sua parte superior e em seguida abra as presilhas, girando-as totalmente; por ltimo aperte os parafusos de fixao utilizando ferramenta adequada, conforme mostra a figura a seguir.

TEC138_C09_276

Figura 169 - CP com IHM - detalhes de montagem na face do painel

Os fabricantes disponibilizam as dimenses e o formato correto ou um gabarito para corte da chapa onde ficar instalado o CP. Embora o CP monobloco integre todos os componentes em uma nica caixa, alguns modelos possuem fonte de alimentao externa. Assim, certifique-se de como feita a alimentao eltrica do modelo que est instalando e se a tenso de entrada est em conformidade com a disponvel. Por fim, assim como ocorre com os CPs modulares, os monoblocos tambm podem ter comunicao com outros equipamentos. Nesse caso, lembre-se de conectar o cabo de comunicao. Agora que voc j viu a instalao fsica dos CPs nos painis de comando, vamos ver as conexes eltricas das entradas e sadas, as interfaces a rel e as configuraes de hardware. 9.1.4. Conexes eltricas de entradas e sadas As conexes eltricas de entradas e sadas, digitais ou analgicas, tm seus procedimentos de instalao aplicados tanto para CPs monoblocos como para modulares. Acompanhe as explicaes.

Entradas digitais Nos pontos de entrada digitais voc conecta os botes, as chaves e os sensores eltricos e eletrnicos de uma mquina ou processo a ser controlado. Encontramos CPs com entradas digitais de tenso alternada e tenso contnua, sendo mais comuns os valores: 120 VAC, 220 VAC ou 24 VDC, respectivamente. Na eletroeletrnica e na informtica quando uma varivel assume apenas dois estados fixos e definidos entendemos que se trata de um bit, pois o bit s pode assumir dois nveis lgicos 0 ou 1, ou seja, tem tenso 0V ou tenso positiva (+VCC).

No grfico a seguir voc pode acompanhar um exemplo de sinal digital em uma entrada digital do CP.

TEC138_C09_277

Figura 170 - Representao de um sinal em uma entrada digital C.C. de um CP

As entradas de um mdulo so identificadas como I (INPUT). Nos CPs, de modo geral, os mdulos de entrada, normalmente, possuem um conjunto de oito entradas, ou mltiplos de oito. Exemplo: 8 entradas digitais, 16, 24, 32 entradas e assim por diante. Oito bits correspondem a um byte e nos CPs estas nomenclaturas identificam as entradas ou o endereo de cada entrada. O endereo indica a localizao na memria do CP onde sero armazenados os bits de entradas e sadas, identificados por letras e nmeros. Veja a seguir um exemplo de endereamento que identifica a entrada digital de um CP.

TEC138_C09_278
Figura 171 Entrada digital em um CP

O smbolo % significa endereo de memria utilizado na programao, a letra I o Input (entrada), depois o byte e por ltimo o bit. Portanto, um CP com oito pontos de entrada pode receber os seguintes endereos:
Quadro 25 Endereos para CP com 8 entradas.

Pontos de Entrada Primeira entrada Segunda entrada Terceira entrada Quarta entrada Quinta entrada Sexta entrada Stima entrada Oitava entrada

Endereo da entrada

Descrio

%I 0.0 %I 0.1 %I 0.2 %I 0.3 %I 0.4 %I 0.5 %I 0.6 %I 0.7

bit 0 (zero) do byte 0 bit 1 (um) do byte 0 bit 2 (dois) do byte 0 bit 3 (trs) do byte 0 bit 4 (quatro) do byte 0 bit 5 (cinco) do byte 0 bit 6 (seis) do byte 0 bit 7 (sete) do byte 0

Se o CP tiver 16 pontos de entradas digitais, ou seja, dois bytes, alm dos endereos do byte 0 (zero) expostos no Quadro 26 ainda teremos os endereos do byte 1 conforme segue:

Quadro 26 Endereos para CP de 16 entradas

Pontos de Entrada Nona entrada Dcima entrada Dcima primeira entrada Dcima segunda entrada Dcima terceira entrada Dcima quarta entrada Dcima quinta entrada Dcima sexta entrada

Endereo da entrada

Descrio

%I 1.0 %I 1.1 %I 1.2 %I 1.3 %I 1.4 %I 1.5 %I 1.6 %I 1.7

bit 0 (zero) do byte 1 bit 1 (um) do byte 1 bit 2 (dois) do byte 1 bit 3 (trs) do byte 1 bit 4 (quatro) do byte 1 bit 5 (cinco) do byte 1 bit 6 (seis) do byte 1 bit 7 (sete) do byte 1

Observe que a primeira entrada inicia pelo bit 0 e a ltima no bit 7 . Sendo assim, temos 8 entradas no primeiro byte (byte 0) e mais 8 entradas no segundo byte (byte 1) totalizando 16 entradas, da primeira entrada at a dcima sexta. Estes so apenas exemplos mais utilizados de endereos, pois podemos atribuir outros endereos que no iniciem necessariamente com o byte em zero. Para que voc saiba como conectar os dispositivos aos pontos de entrada de um CP, veja um exemplo de diagrama eltrico de instalao de um boto de comando conectado a um destes pontos de entrada digital.

TEC138_C09_279

Figura 172 - Instalao eltrica de um boto em ponto de entrada de um CP

Observe que o boto fornece 0V, nvel lgico 0 quando no est acionado porque est aberto. Ele fornece +24VCC, nvel lgico 1 quando estiver pressionado. Veja que a entrada do CP possui dois nveis lgicos 0 ou 1, portanto cada entrada um bit, que pode assumir dois estados lgicos, 0 ou 1. Vejamos agora um exemplo de pontos de entrada digital C.C. de um CP.

TEC138_C09_280

Figura 173 - Pontos de entradas digitais de um CP

A instalao fsica dos dispositivos de entrada nos pontos de entrada do CP, assim como nos pontos de sada, pode ser por parafusos, por terminal de presso ou por conector de encaixe. Observe uma instalao feita por terminal block.

TEC138_C09_281

Figura 174 - Conector de encaixe tipo terminal block

Encontramos dois tipos de entrada digital de tenso contnua de um CP, as entradas tipo PNP e tipo NPN. Entrada PNP: neste tipo de entrada conectamos tenso positiva, por exemplo, +24 VCC, nos botes, nas chaves e nos sensores de modo que quando so acionados fornecem esta tenso positiva para o ponto digital de entrada do CP. O polo Negativo ou (0V), o ponto comum conectado ao GND ou o comum do CP. Observe no diagrama a seguir as ligaes de alguns dispositivos conectados entrada PNP de um CP.

TEC138_C09_282

Figura 175 - Exemplo de instalao de dispositivos nos pontos de entrada digital PNP

Observe que a alimentao positiva +24VCC conectada aos dispositivos de entrada enquanto que o 0V ou DC Com est conectado diretamente ao ponto comum do CP. Entrada NPN: o tipo mais utilizado em projetos e instalaes industriais. Nesse tipo de configurao o 0V da fonte conectado nos dispositivos de entrada tais como botes, chaves fim de curso e sensores eletrnicos e o polo positivo ligado ao ponto comum, o VDC ou VDC Com ou ainda + VDC, do CP. Veja no diagrama a seguir as ligaes dos dispositivos nos pontos de entrada tipo NPN.

TEC138_C09_283

Figura 176 - Exemplo de instalao de dispositivos nos pontos de entrada digital NPN

Existem CPs com entradas digitais que podem ser tanto PNP, trabalham com o 0V comum e recebem o positivo na entrada, quanto NPN, recebem o negativo nas entradas e o +VCC comum, basta voc conectar o polo que deseja que seja o comum.

Entradas Analgicas Para entender o que uma entrada analgica, saiba o que um sinal analgico. Para tanto, veja este exemplo de sinal.

TEC138_C09_284

Figura 177 - Exemplo de sinal analgico

Observe no grfico que a tenso varia ao longo do tempo. Sinais como estes so gerados por sensores de temperatura, de presso, de vazo e tantos outros que medem grandezas analgicas. Existem dois tipos de entradas analgicas de um CP, as entradas de tenso e as de corrente. Entrada analgica de tenso: estas entradas trabalham com faixas de valores e de tenso e qualquer valor dentro da faixa de tenso lido e interpretado pelo Controlador Programvel. Os padres de leitura de tenso mais comuns so: de 0V a 10V, de 1V a 5V, de 1V a 10V e de -10V a +10V. O tipo de padro de tenso a ser usado depende do tipo de sensor utilizado e da aplicao. Estes sensores que trabalham com padres de leitura de tenso devem ser instalados com cabos dotados de malha, ou cabos shield, com as duas extremidades conectadas ao ponto de aterramento para proteger o sinal e a medio contra as interferncias. Veja a ilustrao a seguir.

TEC138_C09_285

Figura 178 - Utilizao de cabo blindado e malha de aterramento

Nos sistemas que trabalham por tenso, os sensores devem ser instalados prximos do controlador para evitar perdas de tenso no percurso at o CP. Veja a seguir um exemplo de sensor de presso do lado esquerdo de um manmetro (medidor de presso) instalado em um ponto de entrada analgica

que trabalha por leitura de tenso de 0 a 10 volts em um CP. O sensor de presso PT est instalado na entrada EA0 do mdulo de entrada do CP.

TEC138_C09_286

Figura 179 - Sensor de presso instalado em entrada analgica de tenso de um CP

Observe a ampliao a direita da imagem central. Cada entrada analgica est devidamente identificada pelas anilhas EA0, EA1 e EA2. Entrada analgica de corrente: estes mdulos trabalham com faixas de valores de corrente e qualquer valor dentro da faixa lido e interpretado pelo CP. Os padres de leitura de corrente mais comuns so: de 0mA a 20mA e de 4mA a 20mA.

Por uma questo de segurana, alguns processos no devem trabalhar com o padro de 0 a 20mA, pois caso o cabo do sensor seja rompido entre o ponto de origem e a entrada do CP, um erro no controle certamente seria ocasionado. Imagine um sistema cuja variao de temperatura seja de 0C 600C e corresponda respectivamente a variao de entrada 0mA e 20mA. Caso o cabo do sensor se rompa, a informao que chegar ao CP ser de 0mA o que pode no corresponder medida real. Os padres de leitura de corrente so mais indicados para os casos em que sensores esto instalados distantes do controlador porque o padro de corrente sofre menos perdas e menos interferncias eletromagnticas do que o de tenso.

Sadas Digitais Nas sadas digitais de tenso contnua, voc conecta lmpadas, bobinas de contatores, solenides de vlvulas, atuadores eletropneumticos e eletrohidrulicos, pequenos motores entre outros dispositivos da mquina ou do processo a ser controlado. Os pontos de sada digitais podem ser: Digitais PNP: nesta configurao os pontos de sada do CP fornecem o positivo para as cargas conectadas sada do mdulo, sendo o negativo o ponto comum para ligao das cargas. Digitais NPN: fornece o negativo para as cargas conectadas aos pontos de sada, sendo o positivo o ponto comum de ligao de todos dispositivos; rel de contato seco: cada ponto de sada possui um contato NA que pode ser alimentado tanto por tenso positiva, quanto pelo negativo para alimentar as cargas, dependendo da configurao escolhida. Cada ponto de sada identificado pela letra Q (OUTPUT) e geralmente os CPs possuem um conjunto de pontos de sada mltiplo de oito.

Oito (8) bits correspondem a 1 (um) byte e nos CPs so aplicadas estas nomenclaturas para identificar cada sada do CP ou endereo de cada sada. Veja no esquema a seguir a forma utilizada para identificar as sadas digitais de um CP.

TEC138_C09_287
Figura 180 Identificao de uma sada digital em um CP

Toda sada tem no incio a letra Q, depois o byte e por ltimo o bit, portanto, um CP com dezesseis sadas pode ter os seguintes endereos:
Quadro 27 Endereos para CP de 16 sadas

Pontos de Sada Primeira sada Segunda sada Terceira sada Quarta sada Quinta sada Sexta sada Stima sada Oitava sada Nona sada Dcima sada Dcima primeira sada Dcima segunda sada Dcima terceira sada Dcima quarta sada Dcima quinta sada Dcima sexta sada

Endereo da sada

%Q 0.0 %Q 0.1 %Q 0.2 %Q 0.3 %Q 0.4 %Q 0.5 %Q 0.6 %Q 0.7 %Q 1.0 %Q 1.1 %Q 1.2 %Q 1.3 %Q 1.4 %Q 1.5 %Q 1.6 %Q 1.7

Descrio bit 0 (zero) do byte 0 bit 1 (um) do byte 0 bit 2 (dois) do byte 0 bit 3 (trs) do byte 0 bit 4 (quatro) do byte 0 bit 5 (cinco) do byte 0 bit 6 (seis) do byte 0 bit 7 (sete) do byte 0 bit 0 (zero) do byte 1 bit 1 (um) do byte 1 bit 2 (dois) do byte 1 bit 3 (trs) do byte 1 bit 4 (quatro) do byte 1 bit 5 (cinco) do byte 1 bit 6 (seis) do byte 1 bit 7 (sete) do byte 1

Observe que temos 16 sadas, de %Q0.0 at %Q1.7, e para cada sada indicamos um endereo correspondente, no entanto, poderamos adotar outros endereos, conforme convenincia. Para entender melhor veja exemplos de algumas cargas e a forma de ligao de sada digital de um CP.

TEC138_C09_288

Figura 181 - Instalao de dispositivos de tenso contnua na sada de um CP

As ligaes em relao s cargas na configurao NPN ou PNP possuem apenas uma diferena: a inverso na polaridade da alimentao. A instalao dos pontos de sada com de CP que utilizam contato seco podem fornecer um sinal positivo ou negativo, dependendo da especificao. A Figura 182 ilustra a parte interna de um CP com os pontos de sada a rel de contato seco.

TEC138_C09_289

Figura 182 - Exemplo de instalao de mdulo a contato seco

Sadas Analgicas Nas sadas analgicas, voc instala os dispositivos que funcionam com variao de tenso ou de corrente dependendo da necessidade e da aplicao. Podemos citar, como exemplos, o controle de velocidade de um motor de uma esteira de peas atravs da variao da tenso enviada ao inversor de frequncia do motor e um controle de vazo de um lquido atravs do controle da corrente que passa em uma vlvula, conhecida por vlvula proporcional.

TEC138_C09_290

Figura 183 - Sada analgica ligada ao inversor de frequncia

Neste exemplo, o ponto de sada analgico de controle de tenso fornece uma variao de 0V a 10VCC para o inversor de frequncia e com esta variao o dispositivo varia proporcionalmente a rotao do motor de 0 a 3500 rotaes por minuto. 9.1.5. Interfaces a rel A interface a rel ou interface de acoplamento um importante recurso empregado na proteo dos mdulos de entrada e sada digital de um CP, sendo sua utilizao mais comum na sada, cuja funo isolar o mdulo digital do CP e os elementos externos como, por exemplo, uma bobina de um contator ou uma solenoide. Caso ocorra algum curto circuito, por exemplo, na bobina de um contator que est ligada sada da interface rel, este poder ser danificado, porm, a sada do CP ficar preservada. Veja um exemplo desse tipo de dispositivo e de um diagrama de instalao.

TEC138_C09_291

Interface rel

Interface rel nas entradas e sadas de um CP


Figura 184 - Instalao de interface rel

9.1.6. Configurao do hardware do CP Para configurarmos o hardware do CP inserimos, no seu software de programao, as caractersticas de todos os seus mdulos e acessrios instalados. Essa configurao deve corresponder exatamente aos dispositivos instalados fisicamente no trilho do CP.

Se o CP utilizado for, por exemplo, um equipamento modular, voc deve especificar o rack, que o bastidor onde ficam os slots para encaixe dos mdulos, a fonte de alimentao do CP, a UCP e os mdulos de entrada e sada analgicos e digitais. Ao terminar a configurao do hardware, clique em Salvar e o software compilar os dados, realizando uma espcie de verificao das informaes. Em seguida necessrio enviar a configurao para a memria do CP atravs da opo Download Caso exista alguma inconsistncia, ele emitir um aviso de erro. Se isso ocorrer, voc deve identificar a divergncia e corrigi-la. A conexo do computador com o CP feita por cabos e conectores especficos de cada fabricante. Veja alguns exemplos.

TEC138_C09_292
Figura 185 - Cabos para comunicao do microcomputador com o CP

Existem cabos com um adaptador eletrnico entre as suas extremidades. Este adaptador converte o sinal que sai do microcomputador do padro serial para outro padro que pode ser o RS-232, o RS-485, USB ou outro conforme especificaes de do fabricante. A seguir voc pode observar a instalao de um cabo serial (DB9) ligado a um computador e um conector RJ45 ligado a um CP atravs da entrada RS232.

TEC138_C09_293

Figura 186 - Instalao de conector DB9 e RJ 45

De acordo com a norma IEC 61131 em seu item 3, o procedimento de configurar o hardware do CP semelhante, independente da marca ou modelo, mas devemos sempre consultar os manuais ou tutorial do CP utilizado

9.2 IHM

A Interface Homem Mquina, mais conhecida como IHM ou em ingls HMI (Human Machine Interface), como j vimos no captulo 8, um equipamento eletrnico acoplado a uma tela de LCD (display de cristal lquido). Sua funo monitorar e em alguns modelos at interferir em uma planta de processo industrial.

9.2 .1 Instalao da IHM importante que a IHM seja instalada em local protegido de raios solares, do calor e da umidade.

Fique alerta: Observe o tipo de alimentao utilizada para no danificar (queimar) o dispositivo, pois existem modelos que utilizam uma fonte externa de alimentao de 12 ou 24 volts e, outros modelos, j possuem a fonte integrada, necessitando portanto a conexo de uma tenso de rede para alimentao (90 240V).

Na figura a seguir temos as vistas com as indicaes das conexes de alimentao e comunicao de um tipo de IHM

Comunicao RS 232

TEC138_C09_294

Figura 187 - Vista traseira de uma IHM

Como procedimento de segurana, a conexo da alimentao da IHM deve ser efetuada com a fonte desligada. Neste exemplo possvel observar que o fio de cor vermelha representa o positivo da alimentao (+24V), o fio cinza o negativo (comum) e o verde/amarelo o fio terra. A comunicao utilizada pelo modelo apresentado do tipo serial RS 232. Uma nica IHM pode se comunicar simultaneamente, atravs de uma rede de dados, com diversos Controladores Programveis. Saiba mais Devido variedade de modelos de IHMs existentes no mercado, voc deve consultar os manuais e catlogos do fabricante, para obter os dados de instalao. Para conhecer alguns modelos e saber mais sobre sua instalao, consulte fabricantes como , por exemplo: Mitsubishi Eletric, Atos, Schneider, Siemens, WEG, entre outros.

9.3. Rels Programveis

Os rels programveis, tambm conhecidos como microcontroladores, minicontroladores programveis e mini CLP, so dispositivos de controle destinados a pequenas aplicaes por possurem limitados recursos de programao: possuem somente funes bsicas, tm pouca capacidade de memria, e limitadas linguagens de programao. Mas possuem algumas vantagens: integram fonte, UCP, mdulos de entrada e sada, IHM e teclado em um nico mdulo, sendo compactos e de baixo custo. Veja alguns exemplos de rels programveis.

TEC138_C09_295

Figura 188 - Exemplos de rels programveis: Clic02, Zlio e Logo

9.3.1. Instalao de rels programveis A fixao de rels programveis muito simples porque feita sobre trilhos tipo DIN para painel. Veja a seguir como feita essa instalao:

TEC138_C09_296

Figura 189 - Instalao do rel programvel em trilho DIN

Observe que o encaixe do rel programvel no trilho se faz de cima para baixo, forando levemente o mdulo at que ocorra o encaixe da trava plstica. Caso seja necessrio retirar o mdulo do trilho, basta realizar a operao inversa, lembrando-se de destravar o rel antes de retir-lo do trilho. Para destrav-lo basta puxar a trava para baixo com uma chave de fenda de tamanho adequado. Caso seja necessrio, possvel aumentar o nmero de sadas para controlar novas cargas que por ventura sejam adicionadas ao processo produtivo. Veja a seguir temos um mdulo de expanso sendo acoplado eletricamente por um conector de encaixe. As duas peas ocuparo o mesmo trilho DIN, sendo necessrio deslizar o mdulo de expanso para plug-lo ao mdulo principal j instalado.

TEC138_C09_297
Figura 190 - Rel programvel com mdulo de expanso acoplado

Aps o encaixe dos mdulos recomendvel aplicar o grampo para segurar o rel programvel na posio conforme demonstra a Figura 190. A posio e o local da instalao de um rel programvel programvel dentro de um painel importante para facilitar a dissipao de calor, evitando superaquecimentos e interferncias, bem como situaes de manuteno. Veja na figura a seguir algumas indicaes quanto a posio de instalao do rel programvel ou do CP dentro de um painel.

TEC138_C09_298

Figura 191 - Instalao de rel programvel ou CP em painel industrial

Na instalao tambm importante considerar as condies externas ao painel, garantindo proteo contra: Exposio direta a raios solares e fontes de calor; Chuva, umidade excessiva e maresia; Lquidos, gases e vapores inflamveis, explosivos e/ou corrosivos; Vibrao excessiva, poeira ou partculas metlicas ou oleosas em suspenso.

Recapitulando Neste captulo voc estudou um dos mais importantes equipamentos utilizados em ambientes industriais: os controladores programveis. Viu a diferena entre os controladores monobloco e modular e como fazer a instalao destes dispositivos e seus respectivos perifricos tais como: fonte de alimentao VCA/VCC, unidade central de processamento, entradas digitais, entradas analgicas, sadas digitais, sadas analgicas, entre outros. Estudou, tambm, o mtodo de configurao do hardware do controlador programvel e como enviar esta configurao ao CP. Viu as interfaces a rel e interface homem mquina (IHM), assim como as ligaes e os rels programveis. A essa altura voc j se certificou que esses dispositivos, especialmente os controladores programveis, as IHMs e os rels programveis so de grande importncia para as mquinas e sistemas automatizados, pois controlam grande parte das decises do funcionamento de um sistema industrial.

You might also like