You are on page 1of 5

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias

3. COLETA, MONTAGEM E CONSERVAO DE INSETOS A coleta de insetos o primeiro passo a ser tomado na estruturao e preparao de uma coleo entomolgica, seja ela temtica ou no. Embora exija um mnimo de planejamento na organizao e preparao dos equipamentos e demais utenslios de coleta e captura, podemos afirmar que coletar insetos na Amaznia relativamente fcil. Tanto pela abundncia quanto pela diversidade de espcies que podemos encontrar, nos diferentes tipos de ecossistemas e habitats. Considerando que grande parte da taxonomia dos insetos est calcada em caracteres externos do corpo e seus apndices (pernas, antenas e asas), cuidado especial deve ser tomado durante o ato de coleta, para evitar a quebra de qualquer parte do material entomolgico. Alm dos equipamentos de coleta, um bloco de anotaes fundamental para registro de informaes relativas ao tipo de ambiente onde o inseto foi capturado. EQUIPAMENTOS E MTODOS DE COLETA A estratgia de captura de insetos varia de acordo com os objetivos do coletor, do comportamento e biologia dos insetos. De um modo geral podemos dividir os mtodos de coleta em duas grandes categorias. A primeira exige a presena do coletor. Neste caso ser necessrio o uso de rede entomolgica, rede de varredura, aspirador, morteiro, coleta no pano para insetos noturnos, ou outro equipamento adaptado s necessidades de quem est operando a coleta (Fig.1).

Figura 1. Aspirador (A, B); Morteiro (C); Coleta no pano (D, E); Rede entomolgica (F, G).
Laboratrio de Entomologia e Acarologia Agrcola

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias

A segunda, o coletor participa passivamente do processo de coleta. Isto implica no uso de armadilhas como: luminosa, adesiva, guarda-chuva entomolgico, funil de Berlese, armadilha de Malaise, de impacto, armadilha para inseto de solo (pit-fall), de suco, bandeja dgua com cores atrativas, frasco-caa-mosca e feromnio sexual (Fig. 2). Os dois mtodos no so excludentes e, podem ser usados simultaneamente.

Figura 2. Belease (A); guarda-chuva entomolgico (B); Pit-fall (C); Luminosa (mod. Luiz de Queiroz) (D); Adesiva (E); frasco caa-mosca modelo Macphail (F); Bandeja (G). Independente do mtodo de coleta adotado recomenda-se uso de um kit entomolgico contendo os seguintes componentes: vidros de boca larga (100 a 200 mL) com tampa de polietileno, lcool 70%, ter, clorofrmio, pinas, seringa descartvel, estiletes, pincis, papel toalha, recipientes plsticos com boa vedao, papel rascunho e caixa de isopor (Fig. 3). Recomenda-se no misturar, no campo os insetos que tenham tamanhos diferentes. Estes devem ser acondicionados em pequenas caixas de papelo ou de plstico e separados entre si, por papel toalha. Deve-se colocar dentro do morteiro tiras de papel toalha para ab-sorver lquidos liberados pelas glndulas dos insetos. Para garantir uma boa representatividade da entomofauna de um determinado ecossistema, recomenda-se o uso de diferentes mtodos de coleta.

Laboratrio de Entomologia e Acarologia Agrcola

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias

Figura 3: Equipamentos para coletar insetos no campo: cx caixa; rv rede de varredura; re rede entomolgica; cm cmara mortfera; ba bandeja; cxt caixa de alumnio para transportar inseto; su instrumento para aspirar; pa papel para anotaes; et etiquetas; et envelope de papel em forma de tringulo (modificado de Imes, 1992). COMO MATAR E PRESERVAR INSETOS Aps coletar um inseto, mate-o imediatamente para evitar qualquer tipo de dano ao seu corpo. Os lepidpteros de menor porte devem ser imobilizados pela constrio do trax (borboletas em geral) e acondicionados em envelopes (Fig. 4).

Figura 4. Dobramento do papel para formao do envelope entomolgico.


Laboratrio de Entomologia e Acarologia Agrcola

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias

As mariposas por terem corpos mais robustos, devem ser mortas injetando, com auxlio de uma seringa descartvel, clorofrmio ou outro lquido preservativo. O mesmo se aplica para outros insetos de corpo volumoso. As larvas devem ser fixadas em gua fervente e, em seguida preservadas em lcool 70% ou outra soluo adequada. De um modo geral os insetos podem ser mortos e preservados em lcool 70%. Embora existam outros lquidos preservativos. No entanto, para algumas ordens de insetos recomendvel preserv-los secos. Aps os insetos terem sidos coletados, nem sempre possvel mont-los ou preparlos para conservao permanente. Existem vrias alternativas para mant-los em boas condies at sua adequada preparao. O mtodo usado depende do perodo de tempo em que o espcime vai ser armazenado. Uma vez montados, devem ser acondicionados em caixas entomolgicas hermeticamente fechadas contendo paraformolaldedo ou naftalina para evitar ataque de pragas de coleo. Estas caixas devem ser mantidas em local sob controle de umidade e temperatura. Cada txon requer meios e formas adequadas para sua montagem. De um modo geral os insetos maiores devem ser montados em alfinetes entomolgicos que variam de tamanho e espessura, conforme o volume do corpo do inseto. Insetos menores podem ser submetidos dupla montagem, usando-se tringulos ou micro alfinetes. A localizao para transpassar o alfinete no inseto tambm varivel para cada txon. Nos colepteros deve-se inserir no tero superior do litro direito, enquanto nos heterpteros o local deve ser na regio central do escutelo. As borboletas e mariposas so montadas em plataformas entomolgicas apropriadas. Um bloco de montagem sempre til para auxiliar na correta disposio das etiquetas. Estas devem conter informaes como: localidade, data da coleta, nome do coletor, identificao taxonmica, etc. (Fig.5).

Laboratrio de Entomologia e Acarologia Agrcola

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias

Figura 5. Local de alfinetagem (A-D); Bloco de montagem (E); Plataforma de distenso das asas (F); Etiquetagem (G) (Nakano et al., 2002).

Laboratrio de Entomologia e Acarologia Agrcola

You might also like