You are on page 1of 2

Aluno(a):

Turma:

SANEAMENTO

PRTICA 01: PREPARAO E DILUIO DE SOLUO


3.1. Fundamentao terica No dia-a-dia de um qumico bastante comum tanto o preparo como a manipulao de solues j preparadas no sentido de aumentar ou diminuir a quantidade de solvente a m de obter uma soluo de concentrao especfica (FONSECA, 2003). Uma soluo pode ser preparada adicionando-se solvente a uma soluo inicialmente mais concentrada. Este processo denominado diluio.

A adio de mais solvente provoca aumento no volume da soluo e a quantidade de soluto, porm, permanece inalterada ou constante. Solues diludas podem ser preparadas a partir de solues concentradas. Um determinado volume de uma soluo concentrada transferido para um recipiente limpo e, ento, diludo para um volume final desejado. As expresses empregadas para clculos com diluies so: ou N1.V1 = N2.V2 M1.V1 = M2.V2 3.2. Objetivos da aula O aluno ao trmino desta aula deve: Manipular corretamente os instrumentos de medio; Aferir as vidrarias corretamente; Saber a frmula a ser utilizada para a diluio de solues; Ter conhecimento das frmulas e clculos para determinar a concentrao do HCl concentrado; Conhecer as frmulas da molaridade e diluio de soluo. 3.3. Atividade pr-laboratrio Ler a prtica 01 com bastante ateno e fazer observaes nas palavras ou termos no compreendidos; Preparar o caderno de laboratrio transcrevendo o cabealho com o nmero da prtica, seu ttulo, data da prtica e nome dos integrantes da equipe (Por exemplo, Prtica 1: Preparao de soluo, data: 16/O4/13, Equipe: Andressa, Demria, Naiana); Pesquisar o valor da massa atmica dos elementos qumicos hidrognio (H) e cloro (Cl) e determinar a massa molecular da substncia cloreto de sdio (HCl); Fazer o clculo da quantidade de HCl que ser utilizada para preparar 100 mL de soluo 0,1 mol/L (item 3.4.1);

Determinar (por meio de clculos) o volume de HCl - 0,1 mol/L que dever ser retirado para preparar a soluo de HCl - 0,1 mol/L; (item 3.4.2); Classificar o cido clordrico em cido forte ou fraco; Pesquisar nome comum pelo qual o acido clordrico conhecido pela populao em geral e relatar sua funo na limpeza das residncias em geral;

3.4. Procedimento 3.4.1. Preparao de soluo HCl - 0,1 mol/L 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Calcular a quantidade de HCl necessria para preparar 100 mL de soluo 0,1 mol/L; Adicionar aproximadamente 10 mL de gua destilada no balo volumtrico - 100 mL; Levar o balo volumtrico para a capela; Na capela, retirar uma alquota de HCl necessria a preparao da soluo 0,1 mol/L e transferir para o balo volumtrico; Retornar para a bancada; Completar o volume com gua destilada at o menisco; Tampar o balo de vidro e homogeneizar a soluo duas a trs vezes antes de usar. Transferir a soluo para um frasco de vidro pequeno, rotular e guardar a soluo para utilizao na prxima aula.

3.4.2. Preparao de soluo HCl - 0,01 mal/L 1) Calcular o volume da soluo HCl 0,1 mol/L a ser retirado para preparar 250 ml de soluo HCl - 0,01 mol/L; 2) Com o auxilio de pipeta volumtrica retirar da soluo HCl - 0,1 mol/L recentemente preparada o volume necessrio para preparar a soluo HCl - 0,01 mol/L e transferir para o balo volumtrico; 3) Completar o volume com gua destilada at o menisco; 4) Tampar o balo de vidro e homogeneizar a soluo duas a trs vezes antes de usar. lmportante !!! A soluo HCl 0,01 mol/L dever ser descartada e a soluo HCl - 0,1 mol/L deve ser armazenada para utilizao na prxima aula prtica. 3.5. Atividade ps-laboratrio 3.5.1. Questionrio 1) Demonstrar a reao do cido clordrico com hidrxido de sdio. 2) Pesquise as principais caractersticas do cido clordrico e os cuidados necessrios para manusear este reagente em laboratrio. 3) Caso voc fosse bolsista do laboratrio de Saneamento do IFCE e fosse solicitado que preparasse 50 ml de soluo HCl 5 mol/L, que volume do reagente voc iria utilizar? Demonstrar os clculos. 4) Porque o cido clordrico deve ser manuseado na capela e no na bancada? 3.6. Referncias Bibliogrficas FONSECA, M. R. M. da; Interatividade qumica: cidadania, participao e transformao volume nico. So Paulo: FTD, 2003. USBERCO, J.; SALVADOR, E.; Qumica volume nico. 5 ed. reform. So Paulo: Saraiva, 2002, p.286. Apostila Qumica Analtica Aplicada Profa. Katiane Arrais IFCE CAMPUS SOBRAL.

You might also like