You are on page 1of 5

ENGENHARIA AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL

O desenvolvimento sustentvel na atualidade brasileira

Discente: Carla Tiemi Fukumoto Docente: Prof. Mauro Csar Martins de Souza

Presidente Prudente - SP 03/2013

O desenvolvimento sustentvel na atualidade brasileira


O desenvolvimento sustentvel

Os sinais de que o meio ambiente j no est mais suportando as intensas agresses ocasionadas pelo homem, desperta a ateno e o temor da humanidade. O ser humano esquece que, ao prejudicar a natureza esta afetando a si prprio, pois ele totalmente dependente do meio em que vive para adquirir os suprimentos essenciais para sua sobrevivncia. Deste modo, a sociedade entende que precisa moldar as aes em todo o mundo, com maior ateno para as consequncias ambientais, utilizando conhecimento e tecnologia para obter harmonia entre o meio ambiente e as necessidades humanas. Neste contexto,na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas,surgiu o termo desenvolvimento sustentvel, que o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. Em 1992, a necessidade do desenvolvimento sustentvel foi vista e reconhecida em todo o mundo. Na Agenda 21, os governos delinearam um programa detalhado para a ao para afastar o mundo do atual modelo insustentvel de crescimento econmico, direcionando para atividades que protejam e renovem os recursos ambientais, no qual o crescimento e o desenvolvimento dependem. A construo de uma sociedade sustentvel deve assentar-se num clara estratgia mundial que pode, resumidamente, ser exposta atravs dos seguintes princpios 1)Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos 2) Melhorar a qualidade da vida humana 3) Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra 4) Minimizar o esgotamento de recursos no renovais 5) Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta arreT 6) Modificar atitudes e praticas pessoais 7) Permitir que as comunidades cuidem de seu prprio meio ambiente 8) Gerar uma estrutura nacional para a integrao de desenvolvimento e conservao 9) Constituir uma aliana global

A realidade brasileira

No Brasil, a questo ambiental comeou a despontar no final dos anos 50, assumindo um carter preservacionista dos recursos naturais e sendo caracterizado pelaarticulao entre dois setores principais: associaes ambientalistas civis e agncias estataisde meio ambiente. Durante a segunda metade da dcada de 80, comeou a haver umamaior preocupao da opinio pblica em relao s questes ambientais. Com o engajamento no conceito de desenvolvimento sustentvel, proposto pelo Relatrio da Comisso Brundtlan,o movimentoganhou a movimentao do socioambientalismo, das instituies cientficas e do setor empresarial (SERRANO e BARBIERI, 2008). Amaioria dos problemas ambientais do Brasil causada pela dinmica econmica brasileira e pelas caractersticas estruturais nacionais, tais como a existncia de esgoto a cuaberto, poluio da gua, favelizao, aterros clandestinos, ocupao de encostas, enchentes entre outros. No entanto, um problema ambiental de dimenses globais em relao sua biodiversidade, uma vez que a economia brasileira se molda na produo agropastoril ocasionando uma presso para a depleo e extrao dos biomas naturais, que os instrumentos legais no esto sendo suficientes para controlar. Dessa forma, considera-se muito relevante a utilizao de indicadores desustentabilidade ambiental que possam captar o estado de preservao do meioambiente, emuma perspectiva intergeracional, para o Brasil. OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE)construiu indicadores de desenvolvimento sustentvel no Brasil, apresentando um conjunto de informaes sobre a realidade brasileira, em suas dimenses ambiental, social, econmica e institucional. Assim, informaes dos principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentvel no Brasil so adquiridas para os tomadores de decises, que definem a orientao poltica, a capacidade e os esforos realizados com vistas s mudanas necessrias para a implementao do desenvolvimento sustentvel. O estudo do IBGE divulgado em 2012 mostrou que o Brasil fez avanos na direo de um desenvolvimento sustentvel, mas persiste muitos desafios para atingir o objetivo. O principal avano apontado foi diminuio do desmatamento da Amaznia, que foi 77% menor que a de 2004. Porm, 20% da floresta original j foram destrudas e a Mata Atlntica conta somente com 12% da mata nativa.Os outros biomas tambm foram severamente agredidos: mais da metade da vegetao original do pampa, no Rio

Grande do Sul, no existe mais;no cerrado e na caatinga, a devastao tambm grande; no Pantanal, chega a 15%. Como isso, 627 animais esto na lista das espcies extintas ou ameaadas de extino emetade corre o risco de desaparecer da natureza a mdio prazo. Portanto, a reduo no desmatamento da Amaznia no acompanhada por mudana no padro dominante de uso dos recursos. Assim, apesar da conteno da devastao florestal, prevalece entre os agentes econmicos a ideia central de que a produo de commodities (fundamentalmente carne, soja e madeira de baixa qualidade), minrios e energia a vocao decisiva da regio. Alm disso, ao mesmo tempo em que se reduz o desmatamento na Amaznia, amplia-se de maneira alarmante a devastao do cerrado e da caatinga. Os indicadores do IBGE tambm mostram que a emisso de gases de efeito estufa no Brasil ainda cresce, mas em um ritmo mais lento e o consumo de substncias que destroem a camada de oznio caiu. Quase toda a populao j conta com coleta de lixo, mas um tero dos resduos ainda despejado em lugares inadequados. De 2000 a 2008, o nmero de cidades com coleta seletiva mais que dobrou, mas elas ainda representam menos de 20% do total de municpios. Porm, 20% da populao de reas urbanas ainda no tm acesso rede de esgoto. Em relao energia, o Brasil tem 46% de sua oferta interna de energia provinda de fontes renovveis, sendo a mdia mundial de 12,9%. Esse desempenho explica-se basicamente pelo etanol e pelo uso da energia hidreltrica. No se pode dizer, entretanto que o trunfo da matriz energtica brasileira represente por si s uma estratgia de desenvolvimento sustentvel, pois no tem sido aproveitado para a construo de avanos industriais norteados pela preocupao explcita em reduzir o uso de materiais e de energia nos processos produtivos. H os impactos socioambientais da implantao das usinas hidreltricas, como mostram as manifestaes recentes em torno da Usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Par. No que se refere ao etanol, cuja eficincia energtica e econmica incontestvel, h problemas srios com relao tanto a suas reas de preservao permanente, como, sobretudo, aos impactos de sua expanso no cerrado. O outro biocombustvel que entra na matriz energtica brasileira, o biodiesel, e que deveria ter, quando seus planos de produo foram concebidos, forte presena da mamona vinda do semi-rido nordestino, hoje produzido base de soja (85% da oferta total), cuja eficincia energtica baixa.

Outro problema que no Brasil, se estimula a matriz de energia com menor preo, mesmo que comprometa o meio ambiente. Como por exemplo, o barateamento das usinas termeltricas, em contraste com a suposta inviabilidade da energia solar ou elica (ABRAMOVAY, 2010). Portanto, apesar dos avanos brasileiros, o pas no se apoia em formas de crescimento econmico voltadas explicitamente o menor uso de energia e de materiais. O Brasil no est diante de uma questo ambiental e sim do desafio de formular uma verdadeira estratgia de desenvolvimento sustentvel para conseguir seguir os nove princpios da construo de uma sociedade sustentvel.

Referncias bibliogrficas

ABRAMOVAY, R. Desenvolvimento sustentvel: qual a estratgia para o Brasil?,2010.Disponvel em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010133002010000200006.Acesso em 12 de maro de 2013. As bases do desenvolvimento sustentvel no Brasil. Disponvel em: http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamaliasafatle/blog/2012/02/07/as-bases-do-desenvolvimentosustentavel-no-brasil/. Acesso em 12 de maro de 2013. Brasil avana no desenvolvimento sustentvel, mostra IBGE. Disponvel em:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/06/brasil-avanca-no-desenvolvimento-sustentavelmostra-ibge.html. Acesso em 12 de maro de 2013. Indicadores de desenvolvimento sustentvel Brasil 2008. Disponvel em:http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids/default_2008.shtm. Acesso em 12 de maro de 2013. O que desenvolvimento sustentvel? .Disponvel em:http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/. Acesso em 12 de maro de 2013. SERRANO, L. M. BARBIERI, F. A.Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel no Brasil: umadescrio de indicadores de sustentabilidade ambientalaplicveis realidade brasileira.Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em CaxambuMG, 2008. Disponvel em:http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2008/docspdf/ABEP2008_1599.pdf.Acesso em 12 de maro de 2013. SOUZA, M. C. M. O desenvolvimento sustentvel.

You might also like