You are on page 1of 3

Reconhecimento das condies de equilbrio de um mvel sobre uma rampa

Gisele dos Santos Zilotti Thais da Silva Vander Luiz da Silva Departamento de Engenharia de Produo Curso de Engenharia de Produo Agroindustrial Universidade Estadual do Paran-Fecilcam
As leis de Newton so determinadas atravs das relaes entre os fenmenos e suas respectivas grandezas. Na conduo do experimento, utilizamos um plano inclinado Arago, fixando um dinammetro no topo de sua rampa e um mvel preso em sua extremidade, sendo possvel descrever as foras sofridas pelo mesmo, em diferentes ngulos, tendo como objetivo localizar e comparar os valores correspondentes a fora T (fora de contato presentes em fios) e a resultante Px (componente tangencial ao plano), projetadas pelo corpo. Conclumos que a resultante Px responsvel por deslocar o corpo pelo plano inclinado, e a fora T dada pelo alongamento da mola presente no dinammetro, com isso sua direo a mesma da mola e seu sentido oposto ao alongamento, saindo do corpo. Portanto para que o corpo desloque necessrio que os valores de Px sejam maiores do que a fora T.

Introduo
A fora o resultado da interao entre dois ou mais corpos. Essa grandeza medida em Newton (N) de acordo com o Sistema Internacional de medidas (S.I). Um dispositivo pode ser utilizado para medir a fora denominado dinammetro. E uma das extremidades da mola encontra-se presa a estrutura graduada e em outra extremidade, o gancho, que se localiza fora da estrutura [1], conforme mostra a figura (1): O dinammetro de 2N consiste em 20 subdivises, permitindo a obteno dos valores da fora T, conforme a equao (1):

P = Z(N) x N de divises 100

(1)

O Princpio fundamental da dinmica ou 2 Lei de Newton estabelece uma proporcionalidade entre causa (fora) e efeito (acelerao). Um ponto material de massa (m) submetida uma fora resultante (P) adquire uma acelerao a na mesma direo e sentido da fora, conforme a equao (2): P=m a
X

(2)

Figura 1: dinammetro e sua estrutura graduada

O princpio de funcionamento consiste na deformao que a mola sofre em razo da ao de uma fora que proporcional a esta fora aplicada, sua intensidade indicada na graduao existente na estrutura.

Considere um corpo apoiado sobre um plano inclinado, que forma um ngulo com a horizontal. Duas foras atuam no corpo, o peso (P), vertical para baixo e a acelerao normal do apoio (N), perpendicular ao plano inclinado. Decompondo o peso (P) em duas componentes, uma Px, paralela ao plano e outra Py, perpendicular ao plano, conforme mostra o diagrama (1):

Ao verificarmos se o dinammetro estava zerado, fixamos o mesmo no plano inclinado, encaixamos o mvel e um gancho lastro para servir de apoio ao conjunto de duas massas, tendo o objetivo de deslocar o mvel, conforme mostra a figura (2):

Diagrama 1: Foras atuantes em corpo, sendo P (fora peso), N (fora normal), T (fora trao), P X (componente tangencial ao plano) e P y (componente ortogonal ao plano).

As foras que atuam sobre esse corpo so definidas da seguinte forma: A fora Peso (P) fora de atrao gravitacional que a terra exerce num corpo, conforme a equao (3):

Figura 2: equipamento de plano inclinado.

P=m g
X

(3)

A partir do tringulo retngulo descrito pela figura (2), obtemos a componente P x, sendo a resultante responsvel por fazer o corpo descer, conforme a equao (4): Px = P sen

Conforme as massas foram acrescentadas sobre o mvel, pudemos notar as variaes dos nmeros de subdivises do dinammetro, em respectivos ngulos, sendo 20, 25, 35 e 41. Com apenas o mvel preso sobre o plano Arago, inclinamos a rampa em um ngulo de 90. De acordo com os valores obtidos atravs do dinammetro, foi possvel calcular as componentes tangenciais e ortogonais das foras peso. Logo organizamos os valores em quadros.

(4)

Resultados e discusso
Alm disso, a componente Py anula a reao normal do apoio (N), conforme a equao (5): Py = P cos Na realizao do experimento, utilizando um mvel situado num plano inclinado, conforme a figura (2) tnhamos o objetivo de adquirir os valores da fora trao, atravs das projees dos ngulos 20, 25, 35 e 41 e comparar com os valores da resultante Px. De acordo com a figura (2), calculamos os valores das foras T dadas em Newton (N) conforme a equao (1) e atravs das mesmas calculamos as resultantes Px e Py, como mostram os quadros (I), (II), (III) e (IV).
O quadro I: valores dos ngulos das componentes tangenciais (PX) e ortogonais (PY), ocasionadas pelo mvel.

(5)

A fora de reao normal (N) caracterizada quando um corpo em repouso A fora trao (T) pode ser descrita atravs de um fio inextensvel e de massa desprezvel, e nas suas extremidades aparecem foras de mesma intensidade. Ao apoiar um corpo numa superfcie horizontal, aplica sobre esta uma fora P de compresso, cuja intensidade igual do seu peso. A superfcie de apoio exerce num corpo uma fora (N) de reao, sendo perpendicular s superfcies de contato. [2]

Procedimento experimental
Na execuo do experimento realizado em laboratrio, foram utilizados um plano inclinado Arago, dinammetro, mvel, um gancho e duas massas acoplveis.

ngulo 20 25 35 41

T (N) 0,16 0,2 0,26 0,32

PX (N) 0,18 0,23 0,31 0,36

PY (N) 0,51 0,49 0,44 0,41

O quadro II: valores dos ngulos das componentes tangenciais (PX) e ortogonais (PY), ocasionadas pelo mvel juntamente com o gancho.

ngulo 20 25 35 41

T (N) 0,24 0,28 0,4 0,44

PX (N) 0,12 0,13 0,16 0,18

PY (N) 0,53 0,51 0,46 0,43

O quadro III: valores dos ngulos das componentes tangenciais (PX) e ortogonais (PY), ocasionadas pelo mvel juntamente com o gancho e a massa 1.

ngulo 20 25 35 41

T (N) 0,38 0,5 0,7 0,4

PX (N) 0,24 0,28 0,36 0,40

PY (N) 0,54 0,52 0,48 0,45

O quadro IV: valores dos ngulos das componentes tangenciais (PX) e ortogonais (PY), ocasionadas pelo mvel juntamente com o gancho e as massas 1 e 2.

ngulo 20 25 35 41

T (N) 0,54 0,7 1 1,04

PX (N) 0,59 0,74 1,00 1,15

PY (N) 1,64 1,58 1,43 0,32

(%)
9% 5% 0% 10%

Nota-se, que as foras que atuam sobre um corpo, so influenciadas atravs das projees de diferentes ngulos. Assim, quanto maior a abertura do ngulo, maior a aplicao da fora T sobre o mvel, pois a mesma puxa o mvel ao alongar o fio de sustentao presente no dinammetro. J a resultante Px responsvel pelo deslocamento do mvel, sendo influenciada pela fora T, que impede que o mvel seja deslocado.

Concluses
Conclumos que um corpo situado sobre um plano inclinado submetido atuao de diversas foras, sendo a fora T responsvel por puxar o mvel ao ponto de origem e a resultante P x age contra a fora T, tentando deslocar o mvel. Assim, para que o mvel realize um movimento uniforme, a fora T deve ser menor que a resultante P x.

Referncias
[1] Almeida, Frederico Borges - Dinammetro. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/fisica/odinamometro.htm>. Acesso em: 23 de maio de 2012 s 19h: 36min. [2] Bonjorno, Regina Azenha [et al.]. Fsica 2 grau, (Editora FTD S.A, So Paulo, 1988). p.p 95 110

You might also like