You are on page 1of 16

Introduo

A Teoria Sinttica da Evoluo considerada a teoria mais unificadora dentre todas as teorias biolgicas. Antes dela, as diversas reas das cincias biolgicas eram independentes, reunidas fragmentariamente na chamada Histria Natural. S a partir desta surgiu a Biologia com o seu estatuto e paradigmas unificadores como cincia. Entretanto, do ponto de vista da sua transposio didtica, isto , a transformao do saber dos sbios em saber pronto para ser ensinado (Chevallard, 1985) o tema problemtico. De fato, o conceito de evoluo mostra-se permeado por obstculos epistemolgicos, de fundo ideolgico, filosfico e teolgico, o que torna sua abordagem em contexto de sala de aula particularmente difcil, tanto no ensino, por parte dos professores, quanto na aprendizagem, por parte dos alunos. Deve-se enfatizar que a compreenso dos processos evolutivos tem um papel central na conceitualizao de todos os temas da Biologia.

Por outro lado, freqente em vrios livros didticos de Biologia adotados no Brasil a abordagem do tema como concludo, desprovido de contextualizao histrica para a compreenso, por parte dos alunos, de como os conceitos foram desenvolvidos ao longo do tempo. No lugar da supracitada contextualizao, apresentam-se: a dicotomia terica entre lamarckismo x darwinismo, a viagem de Darwin no Beagle e a sua demora na publicao da Origem das Espcies. Segundo Rumelhard, citado por Astolfi & Develay (1995: 49), trata-se de um fenmeno geral denominado de processo de dogmatizao, como uma reificao de teorias cientficas no mbito do saber escolar. Deve-se estar consciente que o termo Evoluo uma metfora viva, portanto, contm necessariamente uma certa carga de ambigidade polissmica. Se, como enfatiza Lewontin (2002: 9), no se pode fazer cincia sem usar uma linguagem cheia de metforas, deve-se atentar, como adverte Da Rocha Falco (1996: 145), que se metforas podem ser usadas como amplificadores culturais, preciso no perder de vista que elas podem desviar completamente o indivduo da compreenso conceitual desejada. Nesse sentido, convm considerar que os principais construtores da teoria, no usaram o termo evoluo nas suas obras. Darwin escreveu inicialmente o termo transmutao e depois usou a expresso descendncia com modificao e Lamarck usou as expresses progresso e aperfeioamento (Martins, 1997: 34). Originalmente o termo evoluo foi cunhado em 1744 pelo bilogo alemo Albrecht von Haller, para descrever a teoria de que os embries crescem de homnculos prformados contidos no vulo ou no esperma humano. Haller escolheu o termo cuidadosamente, porque a palavra latina evolvere significa desenrolar (Gould, 1987: 26). Tudo indica que o prprio Darwin, inicialmente, no ficou satisfeito com o termo e preferia a sua expresso: descendncia com modificao (Gould, 1987: 29). Para Bowler (1975: 95) o termo evoluo tinha significado ontogentico e passou a ser usado em Biologia, da maneira como hoje o conhecemos, graas popularizao que Herbert Spencer fez do mesmo (Gould, 1987: 25).

O Contexto Histrico das Cincias Biolgicas


O que poderia ter induzido um homem de quase 55 anos a abandonar a sua viso do mundo anterior, substituindo-a por uma outra, a tal ponto revolucionria, que ningum antes dele a havia sustentado? Pergunta-se Mayr (1998: 386) com admirao, no captulo dedicado teoria de Lamarck, da sua obra sobre a Histria da Biologia. Lamarck desenvolveu o seu programa de pesquisa numa das pocas mais revolucionrias da histria da humanidade, tanto em termos polticos quanto intelectuais: foi a poca da Revoluo Francesa e do movimento de independncia das colnias inglesas norte-americanas (com desdobramentos no Bolivarismo sul-americano e mesmo no nacionalismo republicanista da Inconfidncia Mineira no Brasil), bem como do Iluminismo (com o Enciclopedismo). Tal contexto de aguamento do criticismo muito provavelmente contribuiu para a ousadia de suas conjecturas. Durante tal perodo houve um importante movimento de compilao e divulgao do saber cientfico acumulado, no contexto do qual este saber foi convocado a descer da torre de marfim dos sales da aristocracia e passar a comprometer-se com as necessidades fsicas e intelectuais da cidadania burguesa nascente. A 10 de junho de 1793, atravs do decreto da Conveno Nacional, a antiga instituio do Gabinete e Jardim do Rei, substituda pela criao do Museu Nacional de Histria Natural e Lamarck assume nessa instituio nascente como titular da cadeira dos animais sem

vrtebras (Conry, 1994: 560), passando a encarregar-se da coleo de moluscos, aps a morte do seu amigo Bruguire (Mayr, 1998: 388). Segundo Conry (1994), este fato, associado ao deslocamento dos seus interesses de pesquisa da botnica para a zoologia, teve profundas conseqncias na formulao do seu programa de pesquisa e viso da natureza. Em relao ao contexto do trabalho de Darwin, escreve Canguilhem (1977: 93) que, em 1859, no campo da biologia geral, j estavam constitudos cientificamente, isto , a posse dos princpios heursticos, os conceitos operatrios e as tcnicas experimentais das pesquisas sobre a origem da vida de seres unicelulares, ao desenvolvimento e estrutura elementar dos seres pluricelulares e s funes de manuteno e de comportamento do ser vivo individual. Enquanto isso, a Histria Natural, nas reas da zoologia e botnica, desenvolvia pesquisas predominantemente descritivas da fauna e flora das regies desconhecidas do mundo. Ora, foi da que Darwin recolheu seus dados de pesquisa como naturalista e pouco articulou com a biologia experimental, com exceo da embriologia, as idias e conceitos para a sua construo terica. Da a razo de que na poca, o problema da origem das espcies, teve pouca ou nenhuma compreenso por parte dos pesquisadores em biologia experimental. Como afirma Canguilhem (1977: 94), a maneira de pensar e os mtodos de trabalho dos fisiologistas, microbiologistas e citologistas, eram completamente diferentes: eram pesquisas de laboratrio, operando com indivduos, determinando constantes e estruturas funcionais e mecanismos de regulao dos organismos. Na microbiologia nascente, Pasteur sustentava a idia de que o ser vivo s procede de outro ser vivo, o semelhante s pode originar-se do semelhante, reforando a desconfiana em relao a qualquer teoria de modificao das espcies. Os fatos de populaes, o tratamento probabilstico dos dados, as regras e os conceitos da sistemtica vegetal ou animal, no faziam parte do seu quadro metodolgico, ao contrrio, constituam-se num obstculo sua compreenso. Reforando argumentos acerca da disparidade acima aludida, Mayr (1998: 602), alega a existncia de um fosso intransponvel entre os bilogos experimentais, de um lado, e os naturalistas, do outro: alega o autor que, os experimentalistas e os naturalistas no apenas divergiam nos seus mtodos, mas tambm tendiam a formular questes diferentes. Tratava-se, pois, de duas diferentes tradies de pesquisa.

O Programa de Pesquisa Transformista de Lamarck


Lamarck desenvolveu a sua teoria transformista em diversas obras ao longo do tempo, entre as quais: Recherches sur lorganisation des corps vivants (1800); Philosophie zoologique (1809); Histoire naturelle des animaux sans vertbres (1815), alm de palestras e discursos, tais como: Discours doverture: An VIII (1800), An IX (1801), An X (1802) e An XI (1803) (Martins, 1997: 34). Embora o objetivo central do programa de Lamarck no fosse a evoluo orgnica e tampouco a origem das espcies, a sua teoria considerada pelos historiadores da biologia como a primeira explicao sistemtica da evoluo dos seres vivos. Na verdade, o seu objetivo terico principal era a compatibilizao entre a sua crena desta e a extino dos seres vivos, constatada pela paleontologia. Embora existam controvrsias a respeito das suas teorias centrais (Buckhardt, 1970) para resolver o dilema terico-teolgico erigiu, o que pode ser considerado como o ncleo firme (Lakatos, 1989: 37) do seu programa, formado por duas teorias sobre o mecanismo da transformao dos seres vivos: a organizao progressivamente complexa dos seres vivos e a sua capacidade de reao s mudanas ambientais (Mayr, 1998: 396).

A primeira teoria proposta por Lamarck pressupunha um potencial inato da vida, uma lei da natureza, que dispensava maiores explicaes. A segunda era necessria para explicar todos os tipos de adaptaes dos seres vivos no transcurso do tempo. Portanto, o ambiente produzia necessidades e atividades no organismo, e estas, por sua vez, operavam variaes adaptativas. A crena na possibilidade e necessidade de transformao dos seres vivos j era compartilhada por alguns zologos da poca como Buffon, por exemplo. Entretanto existia a noo de que os seres vivos no se extinguiram, mas se transformaram, pois tal extino no seria compatvel com o poder e a bondade do Criador. Como cinturo protetor do ncleo firme do seu programa, Lamarck desenvolveu algumas teorias auxiliares, entre as quais, uma explicao fisiolgica, baseada nas idias de Cabanis, de natureza mecanicista, para explicar as adaptaes dos organismos, causadas pelo esforo de satisfazer s novas necessidades, invocando a ao de estmulos extrnsecos e a movimentao no corpo de fluidos sutis. Estas duas teorias eram complementadas pelas noes de que a transformao dos seres vivos dava-se pela ao de um tempo muito longo e pela sua crena desta na ao de um deus que, ao criar o universo havia dado um passo atrs na criao da vida. Do ponto de vista filosfico adotou a weltanshauung, ento corrente de um universo regido por leis, dos inanimados at os corpos organizados. A partir da filosofia otimista de Leibniz, acreditava numa continuidade, harmonia e plenitude do universo. Como a maioria dos naturalistas do sculo XVIII, Lamarck era um uniformitarista e gradualista convicto, postulava uma imensa idade da Terra, com modificaes constantes e lentas. Segundo Mayr (1998: 388), quando Lamarck assumiu a curadoria da coleo de moluscos do Museu de Histria Natural nos fins de 1790, entrou em contato com uma coleo completa de moluscos fsseis e recentes, estabelecendo sries filticas, que resolviam o problema da extino das espcies. Finalmente, estabeleceu a teoria de que os seres vivos existiam numa forma de gradao, dos mais simples e primitivos at os mais complexos (Buckhardt, 1970). Incorporou depois como forma de leis, a noo de que os rgos ou partes do organismo eram modificados pelo uso e desuso e de que estas modificaes poderiam ser herdadas desde que fossem comuns a ambos os sexos; teorias estas que eram compartilhadas pela comunidade dos naturalistas da poca. Este conjunto de teorias e hipteses constitui a heurstica negativa do seu programa de pesquisa, defendendo o ncleo firme contra as anomalias e refutaes (v. Lakatos, 1987; Silveira, 1996). A heurstica positiva do seu programa constituda por teorias, orientaes e influncias que guiaram pesquisas posteriores e que reforaram o ncleo firme transformista e algumas teorias auxiliares. Tal ncleo transformista enfatiza a transformao dos seres vivos como alternativa proposio de extines e criaes sucessivas de seres vivos: estes simplesmente transformar-seiam ao longo do tempo. Assim, a teoria da progresso histrica das espcies, bem como a teoria desenvolvida pelo seu simpatizante tienne Geoffroy de Saint-Hilaire sobre a unidade de composio do reino animal, tiveram conseqncias na paleontologia. Pela primeira vez, a biologia foi designada como uma nova cincia na sua obra Recherches sur lorganisation des corps vivants (Conry, 1994). O trabalho de pesquisa de Lamarck como sistemata, s vezes negligenciado pela histria, deixou conseqncias frutferas na classificao botnica, com a introduo do instrumento das chaves de identificao dicotmicas e um completo sistema animal de invertebrados (Buckhardt, 1972).

O seu programa de pesquisa deu origem a toda uma srie de pesquisas influenciada pelo ambientalismo como fator preponderante na interpretao dos fenmenos evolutivos, tendo conseqncias at nas cincias humanas, como por exemplo o efeito Baldwin (Baldwin, 1896). Finalmente, quando assumiu a direo do Museu de Histria Natural, implementou reformas influenciadas por convices ideolgicas do iderio revolucionrio francs de 1789, que via na natureza a reproduo da organizao da sociedade humana. Assim, cabia aos museus apresentar a representao como teatros da natureza (Conry, 1994: 583). A avaliao do programa de Lamarck permite-nos caracteriz-lo como inicialmente teoricamente progressivo (Silveira, 1996: 223), pois fez algumas predies na descoberta de alguns fsseis de invertebrados e retrodies de fsseis de vertebrados e plantas. Entretanto, o programa era empiricamente regressivo, pois mesmo com ajustes ad hoc nas teorias e hipteses observacionais do seu cinturo protetor, entrou em rpida degenerao no incio da dcada de vinte do sculo XIX, sendo considerado como uma mera especulao, sem comprovao emprica por zologos do porte de Cuvier, por exemplo. Entretanto, a maior parte dos atuais livros didticos de Biologia, como por exemplo: Amabis & Martho (1997: 218); Soares (1999: 261); Uzunian & Birner (2001: 713); Brito & Favaretto (s/d: 187), afirma Lamarck, teria baseado a sua teoria em duas suposies: 1 Lei do uso e desuso: de acordo com tal lei, quanto mais uma parte ou rgo do corpo usado mais se desenvolve, contrariamente, as partes no usadas enfraquecem, atrofiam, chegando a desaparecer. 2 Lei da herana dos caracteres adquiridos: segundo Lamarck, qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes atrofias fsicas decorrentes do desuso ou hipertrofias decorrentes de uso; portanto, ele acreditaria, conforme apresentado em tais livros didticos, que as novas espcies apareciam por evoluo devido perda ou aquisio de caracteres. Martins (1997; 1998), muito acertadamente, no concorda com esta simplificao e faz nos trabalhos citados uma forte crtica da histria do tema contida nos livros didticos de Biologia. Segundo a autora (1998: 35), a idia da progresso das espcies comeou a aparecer nas diferentes obras de Lamarck, a partir de 1800. De acordo com essa idia, para que ocorresse a variao das espcies, haveria a necessidade de mudanas nas circunstncias a que os animais estavam expostos a um tempo considervel. Afirma Bizzo (1991: 259), que a identificao direta e imediata entre a crena na herana das caractersticas adquiridas e a teoria de Lamarck , antes de tudo, um equvoco. Pois, no se pode ligar a crena de toda uma poca ao pensamento de uma s pessoa. Opina o mesmo autor ser estranho que Lamarck seja lembrado, inclusive por professores de Biologia, como criador da crena na herana dos caracteres adquiridos o que no verdade e no seja conhecido por ter sido o criador do termo Biologia para designar uma nova disciplina o que verdade. Nesse contexto, Buckhardt (1970, 1972) enfatiza a necessidade do reconhecimento do trabalho de Lamarck para o desenvolvimento da Biologia como cincia.

O Programa de Pesquisa da Descendncia com Modificao de Darwin


Darwin construiu a sua teoria da Descendncia Com Modificao em trs obras fundamentais: The origin of species by means of natural selection, publicado em 1859 (1952); The variation of animals and plants under domestication (1868) e The descent of man publicado em 1871 (1952). A primeira obra um resumo de um texto mais volumoso sobre a teoria da seleo natural, onde deliberadamente evitou abordar a origem do homem (Bowler, 1989: 498). A cada nova edio da Origem, Darwin tentava responder aos seus crticos e remanejava o seu arsenal terico tentando dar mais coerncia a sua teoria principal. Os objetivos tericos do programa de pesquisa de Darwin eram, em primeiro lugar, negar o fixismo das espcies e, em segundo lugar, negar a criao em separado das mesmas. O programa de pesquisa de Darwin tem como ncleo firme uma hiptese observacional centrada na imensa variedade dos seres vivos, seja na condio de domesticao, seja na condio selvagem. Sobre estas variaes atua o mecanismo operatrio da seleo natural. Este ncleo firme foi defendido por um conjunto de 17 teorias e hipteses auxiliares, que podem ser consideradas como o seu cinturo protetor, constituindo-se na sua heurstica negativa, sob cuja base se estabelecem as condies iniciais (Lakatos, 1989: 230) de defesa do ncleo firme contra as anomalias e refutaes que surgiram ao longo do tempo. A primeira das teorias auxiliares foi formulada atravs da expresso: sobrevivncia dos mais aptos, tirada de Spencer, que Darwin considerava como uma forma mais elaborada da teoria da seleo natural. Tanto uma como a outra foram frontalmente criticadas. Segundo Mayr (1998: 579), Darwin tentou substituir a expresso seleo natural por preservao natural, entretanto, depois ponderou que a segunda expresso no tinha tanta conotao operativa quanto a primeira, que foi acusada de antropocentrismo. Por outro lado, a expresso spenceriana sobrevivncia dos mais aptos, seria tautolgica: quem sobrevive? os mais aptos; quem so os mais aptos? os que sobrevivem! Em relao teoria da seleo natural, Darwin teve um srio concorrente na sua formulao, que foi o naturalista ingls Alfred Russel Wallace (1823-1913), que chegou independentemente idia da evoluo por seleo natural. Segundo suas mesmas palavras, numa carta a Darwin de 1858, fazia aluso sobre a tendncia das variedades a se afastarem indefinidamente do tipo primitivo (Thuillier, 1994: 205), o que ameaava a prioridade de Darwin na apresentao da sua teoria. A soluo encontrada foi a apresentao conjunta dos dois trabalhos em sesso da Sociedade Lineana de Londres feita pelos amigos de Darwin: Lyell e Hooker, os quais tiveram o cuidado, nesta ocasio, de apresentar o trabalho de Darwin em primeiro lugar e depois o de Wallace. A expresso terica auxiliar era a da luta pela existncia, que Darwin enfatizava o seu uso metafrico, foi tirada da obra de Malthus sobre populaes, na qual o autor sustentava o crescimento em escala geomtrica da populao diante do crescimento em escala aritmtica dos recursos alimentares. Darwin transps esta noo para a natureza, articulando-a com as observaes da imensa capacidade reprodutiva dos seres vivos e da estabilidade das populaes. Da conclua que deveria haver uma encarniada luta pela existncia, da qual s sobreviveriam os mais aptos. Trs teorias auxiliares do programa darwiniano foram adotadas de naturalistas que o precederam, entre os quais Lamarck: a primeira era da ao do meio ambiente como causa das variaes; a segunda era do uso e desuso das partes e rgos do organismo que atuaria independentemente da seleo natural e finalmente, a terceira, da hereditariedade dos caracte res adquiridos, na qual Darwin discute, como prprio do seu estilo, diversos exemplos de

plantas e animais, nos quais a mudana de hbitos produz efeitos hereditrios (Darwin, 1961: 11). consenso entre os historiadores da biologia as dificuldades tericas de Darwin para compatibilizar a sua teoria de descendncia com modificao com as suas concepes sobre hereditariedade. Para alguns, tais como Thuillier (1994: 200) e Mayr (1998: 805), Darwin no teria tomado conhecimento do famoso estudo de Mendel sobre Experincias sobre plantas hbridas, o que lhe permitiria, em princpio, retificar e completar sua teoria. Entretanto, para outros, tais como Bizzo (1991: 136-137), a verso de Bateson, segundo a qual Darwin teria total desconhecimento dos trabalhos de Mendel, rigorosamente incorreta, pois em alguns dos manuscritos de Darwin ele demonstra ter conhecimento do trabalho de Mendel sobre a fertilizao de Phaseolus multiflorus, que muito interessava a Darwin, quando o comparava com os experimentos de Hoffman de 1869. A sua hiptese provisria da pangnese permitia-lhe conceber a transmisso hereditria segundo um modelo mecanicista e possua grande semelhana com a original hipocrtica, alm do que, justificava e explicava a herana dos caracteres adquiridos. Ele supunha que as clulas de todas as partes do corpo emitiam pequenos gros ou tomos, denominados de gmulas, que circulavam no organismo e se agregavam como elementos sexuais. Segundo Thuillier (1994: 202), depois foi pior, pois levou a srio uma idia teoricamente discutvel, embora aceita por outros naturalistas, como a hereditariedade por mistura ou intermediria, considerada pelo autor como um desastre terico, colocando a possibilidade de manuteno das variaes em uma populao num beco sem sada. Segundo o mesmo autor, Darwin chegava no final da sua vida tornando-se cada vez mais lamarckiano, ao contrrio dos seus seguidores, cada vez mais selecionistas. Outra teoria auxiliar do cinto de segurana do programa de Darwin era uma correspondncia estabelecida entre a seleo natural e a seleo artificial dos criadores de animais, horticultores e jardineiros que manipulavam os organismos na condio de domesticao, as raas e variedades produzidas por estes em seus cruzamentos selecionados, serviram de argumento emprico para explicar o mecanismo da seleo natural. Estas variedades produzidas eram consideradas por Darwin como espcies nascentes, no que foi contestado frontalmente por Fleming Jenkin, que sustentava que animais e plantas possuam uma esfera de variao que no poderia ser ultrapassada, alm de apresentarem uma tendncia ao retorno conformao da cepa original (Thuillier, 1994: 213). Estas crticas, mesmo que tenham vindo de um no naturalista, calaram fundo em Darwin, que considerava Jenkin um dos seus crticos mais perspicazes. Tais crticas o obrigaram a remanejamentos tericos do seu programa em edies posteriores da Origem, tais como a teoria auxiliar de que as variaes deveriam ser favorveis e simultneas para operar efetivamente, alm de uma outra teoria de que algumas variaes poderiam ser neutras, quando percebeu a possibilidade da existncia de variaes que no eram nem vantajosas e nem nocivas, constituindo-se numa explicao ad hoc do polimorfismo de certas espcies animais e vegetais. Uma outra teoria auxiliar era a do gradualismo contnuo. Darwin enfatizava que a seleo natural atuava sobre as variaes em tempo muito longo e, gradualmente, para rejeitar o catastrofismo, tinha como uma de suas mximas preferidas de que a natureza no d saltos. Assim, rejeitava as variaes bruscas que, segundo ele, equivaleriam a entrar no domnio dos milagres (Thuillier, 1994: 200). Este gradualismo foi fortemente influenciado pelas teorias geolgicas de Huntton e Lyell.

Outra teoria auxiliar que Darwin (1974) exps minuciosamente na obra A descendncia do homem, foi a da seleo sexual, que foi por ele cuidadosamente diferenciada da seleo natural, pois dependia da luta entre os indivduos de um sexo, geralmente os machos, para assegurar a posse do outro sexo, que para Darwin se constitua num processo evolutivo especial (Gould, 2002: 45). Diante das crticas de que as pequenas variaes poderiam ser apagadas pela hereditariedade intermediria, Darwin, para tornar o seu programa mais coerente, nas edies posteriores da Origem, cada vez mais enfatizou a importncia da ao do ambiente ou ao direta das condies externas. Segundo suas prprias palavras: Sem dvida, eu atribu inicialmente pouco peso ao direta das condies (Darwin citado por Thuillier, 1994: 204). Argumentava que a ao direta e definida das mudanas nas condies ambientais capaz de transformar uma populao num determinado sentido, sendo suficiente que uma uniformidade de causas provoca uma uniformidade de efeitos. Graas a este remanejamento terico, tornava-se possvel limitar o desastre terico da teoria da hereditariedade intermediria. Em segundo lugar, Darwin introduziu no cinto de segurana do seu programa uma hiptese observacional de que os organismos possuiriam uma tendncia a variar numa mesma direo, impedindo assim a ao dissolvente da hereditariedade intermediria. A atuao da seleo natural sobre as variaes ocorrentes nas espcies de seres vivos provocaria nas mesmas uma divergncia de caracteres. Como argumenta Darwin (1961: 107), esta teoria dispensava at mesmo a condio de isolamento geogrfico na formao das espcies de descendncia com modificao. Segundo Mayr (1998: 535) a grande novidade de Darwin foi interpretar todos estes processos atravs de um pensamento populacional, substituindo o nominalismo e o essencialismo tradicional na abordagem do estudo das espcies. A heurstica positiva do seu programa foi a de orientar diversas pesquisas que tinham como fim a justificao do seu sistema terico, assim houve uma verdadeira corrida pelos estudos paleontolgicos de campo, em busca dos registros fsseis e geolgicos, dos elos perdidos da descendncia com modificao nos organismos. Por outro lado, um nmero expressivo de trabalhos em Histria Natural iniciou as tentativas de explicar o processo de especiao, ou de como nasciam as espcies. Para tanto, estas pesquisas eram articuladas com os trabalhos de levantamento das homologias morfolgicas entre os animais, com os da origem da diversidade e da distribuio geogrfica dos organismos nas diversas regies do globo terrestre (Gould, 2002: 80). Paralelamente, diversos naturalistas tentavam estudar o significado das adaptaes dos organismos diante das alteraes ambientais. Tais estudos, anteriormente hegemonizados pelos lamarckistas, passaram a ter uma orientao predominantemente darwiniana. A classificao dos organismos, usada por Darwin como uma das provas do seu parentesco e filiao nos sistemas naturais, teve um renascimento sob o novo paradigma terico. Desta vez, sem o enfoque no padro essencialista e sim populacional, dando origem sistemtica evolutiva. Entretanto, o enfoque essencialista na sistemtica ainda resistiu dominante por muito tempo. Finalmente, dois aspectos da heurstica positiva do programa de Darwin, que ele conscientemente tratava com cautela e relutncia: a origem do homem e a origem da vida. O primeiro s foi objeto de um trabalho publicado dez anos depois da Origem e o segundo foi deixado para que seus seguidores desenvolvessem, o que foi feito atravs do referencial terico do materialismo mecanicista.

No final da sua vida, Darwin tornava-se cada vez mais teoricamente pluralista em relao origem das espcies. Com o objetivo de dar mais preciso ao seu programa de pesquisa, introduziu algumas incoerncias, sem, entretanto, aumentar a sua capacidade explicativa, entrando em rpida degenerao. Aps a sua morte, no final do sculo XIX, os seus seguidores estavam cada vez mais divididos, havendo ento algumas teorias alternativas para explicar a origem das espcies. A moderna Teoria Sinttica da Evoluo pode ser resumida nos seguintes termos: 1) as populaes contm variaes genticas que surgem atravs de mutaes ao acaso (mais precisamente mutaes cegas), isto , no dirigida adaptativamente, e recombinao; 2) as populaes evoluem por mudanas nas freqncias gnicas trazidas pela deriva gentica aleatria, fluxo gnico e, especialmente, pela seleo natural; 3) a maior parte das variantes genticas adaptativas apresentam pequenos efeitos fenotpicos individuais, de tal modo que as mudanas fenotpicas so graduais (embora alguns alelos com efeitos discretos possam ser vantajosos, como em certos polimorfismos cromticos); 4) a diversificao vem atravs da especiao, a qual ordinariamente acarreta a evoluo gradual do isolamento reprodutivo entre populaes; 5) esses processos, se continuados por tempo suficientemente longo, do origem a mudanas de tal magnitude que facultam a designao de nveis taxonmicos superiores (gneros, famlias, e assim por diante) (Futuyma, 1995: 13). Finalmente necessrio concluir com Futuyma, (1995: 16) hoje a afirmao de que os organismos descenderam, com modificaes, a partir de ancestrais comuns, no uma teoria, um fato.

As Atuais Controvrsias da Biologia Evolutiva


A partir dos anos 60, surgiram duas tendncias antagnicas no seio do neodarwinismo, defendendo dois pontos de vista radicalmente opostos sobre o papel da seleo natural. Uma sustenta que ela o agente exclusivo da evoluo das espcies, que haveria de conduzir ao chamado ultradarwinismo. A outra, pelo contrrio, sustenta que o acaso desempenha um papel pelo menos to grande como a seleo natural na evoluo das espcies, a teoria neutralista do geneticista japons Motoo Kimura. Na virada dos anos 70, os paleontlogos americanos Stephen J. Gould e Niles Eldredge propuseram um modelo de evoluo chamado de Equilbrio Pontuado, que questionava o modelo gradual da evoluo. Segundo esses autores, citados por Blanc (1990: 135), a evoluo parecia operar muitas vezes por equilbrios pontuados: aps uma existncia de vrios milhes de anos num estado estvel (isto , equilibrado), uma espcie dava bruscamente, sem transio aparente, lugar a uma nova espcie com caractersticas nitidamente diferentes. Os perodos de estase evolutiva eram interrompidos por perodos de pontuaes (especiaes rpidas). Como escreve o autor (op. cit.: 7), no sobre a realidade da evoluo que o debate cientfico da nossa poca travado. Atualmente, a principal controvrsia cientfica tambm no incide sobre o confronto entre lamarckismo e darwinismo, como insistem em reproduzir os autores dos livros didticos de Biologia. Desde os meados do sculo XX o neodarwinismo colocou-se numa posio de incontestvel destaque no mundo cientfico. A partir dos anos 70, novas correntes crticas do neodarwinismo comearam a manifestar-se a partir do Japo (Kimura) e dos Estados Unidos (Eldredge e Gould). A controvrsia evolutiva incide particularmente em dois pontos. Primeiro, que lugar ocupa verdadeiramente a seleo natural de Darwin na evoluo? No ter o acaso tanta ou mais interveno quanto ela? Em segundo lugar, como surgem as espcies?

Modernamente, como escreve o mesmo autor (op. cit.: 147), a partir dos trabalhos da corrente ultradarwinista, surgiu nos Estados Unidos em 1975, a obra intitulada Sociobiology: The New Synthesis, cujo autor o entomologista, especialista em insetos sociais, Edward O. Wilson, que proclamava-se o fundador de uma nova disciplina, a Sociobiologia, que tinha como objetivo o estudo cientfico de todas as sociedades animais e humanas luz da teoria neodarwinista da evoluo. A obra suscitou diversas reaes, a grande maioria dos meios cientficos aprovou-a pelo esforo de representar uma nova sntese terica da biologia evolutiva e uma minoria ativa de cientistas denunciou-a imediatamente como ideolgica e reacionria, como uma tentativa de resgatar o darwinismo social. O debate ainda no est esgotado e continua mais vivo do que nunca, extravasando do campo das Cincias Biolgicas para as Cincias Humanas. Bizzo (1991: 274) conclui que os contedos ligados ao darwinismo esto altamente imbricados na trama social, pois existem referncias muito fortes para os contedos biolgicos ligados Evoluo. No contexto atual do ensino isto se revela igualmente relevante diante da expanso do iderio neoliberal. Como diz o autor, vivemos um momento especialmente favorvel utilizao da Biologia como uma arma social, pois, o darwinismo se apresenta como um dos mais teis conjuntos de idias que podem ser utilizadas para convencer os cidados de que as idias neoliberais so naturais, tais como a associao entre evoluo e progresso e o crescimento recente das doutrinas baseadas no determinismo biolgico.

Darwin x Lamarck no Ambiente Escolar


No ensino da Evoluo, nota-se que existem diversos obstculos na construo do conhecimento do tema por parte dos alunos, quando submetidos a um processo de aquisio de conhecimentos atravs da sua mera transmisso (Gen, 1991: 22). Estudiosos citados por Gen em seu trabalho, constataram a tendncia que tm os alunos de aceitarem a teoria lamarckista como sendo vlida para explicar os mecanismos do processo evolutivo, por exemplo, Lucas, citado pelo autor, desde 1971, pela primeira vez constatou a semelhana entre as explicaes dos alunos a respeito da evoluo dos seres vivos com as de Lamarck a respeito do tema. A partir deste trabalho diversos autores constataram situaes semelhantes em estudantes de diversos nveis escolares. Entretanto, estas idias de cunho lamarckista tm sido constatadas em estudantes de muitos pases distantes entre si, tanto geogrfica, quanto culturalmente, como os citados por Gen (1991: 22), Jung Wirt, em 1975, em escolares de Israel; Brumby, em 1980, em estudantes ingleses; Hallden, em 1988, em adolescentes suecos; Kinnear e Martin, em 1983, em estudantes australianos. Quando o mesmo Gen (1991) usou a aplicao de entrevistas e questionrios com os alunos, envolvendo situaes problemas sobre a Evoluo, tais como:
As aves aquticas que nadam pela superfcie da gua utilizam-se das patas para sua impulso que apresentam uma membrana interdigital desenvolvida. Esta membrana faz com que o movimento das patas se torne mais eficaz e portanto, promova o seu deslocamento. Como voc explica o surgimento desta membrana interdigital? (op. cit.: 22).

As respostas dos alunos invariavelmente eram de que a referida membrana tinha surgido pelo esforo continuado da ave em se deslocar na gua e que posteriormente esta caracterstica havia sido transmitida aos seus descendentes.

Os estudos sobre o tema realizados no Brasil ainda esto iniciando, destacando-se como um dos mais importantes o trabalho de Bizzo (1991), em sua tese de doutorado sobre o ensino de Evoluo e histria do darwinismo que, atravs de entrevistas e questionrios aplicados aos estudantes do ensino paulista, constatou o mesmo tipo de explicaes de cunho lamarckista para os mecanismos do processo evolutivo, ressaltando o significado da Evoluo que parece ser muito mais amplo, estando suas idias relacionadas com progresso, crescimento e melhoramento dos seres vivos, principalmente do homem (Bizzo, 1991: VI). Entretanto, o autor faz ressalvas classificao de lamarckistas para as explicaes dos alunos, ponderando que no se deve fazer uma simplificao histrica do problema, pois a exposio simplista dos modelos lamarckistas, geralmente apresentados como errados ou tolos pelos livros-texto, tenderia a retrair os alunos, desencorajando-os a debater suas idias e testar seus modelos contra novos fatos da realidade (op. cit.: 195). Os livros didticos de Biologia (ou Histria Natural), iniciam a tratar o tema Evoluo a partir dos anos 30 do sculo passado. Nestes, o tema ainda tratado timidamente e a dicotomia terica entre o Darwinismo x Lamarckismo ainda no estava estabelecida. O tpico sobre Evoluo tratado ainda como recurso terico nos captulos referentes Paleontologia, no estudo dos fsseis ou no de Hereditariedade. Nesses livros-texto, um expressivo nmero de antigos naturalistas referenciado como precursores da teoria da Evoluo. A partir dos anos 60, o ensino das chamadas Cincias Naturais, e particularmente da Biologia, foi fortemente influenciado pela publicao do BSCS (Biological Sciences Curriculum Study) Verso Azul, traduzido no Brasil como uma inovao no ensino das cincias com os objetivos de atualizar os contedos, dar aos alunos uma viso abrangente das vrias cincias e tornar o ensino experimental como escreve Krasilchik (1987: 8), com a participao de pesquisadores brasileiros como a prpria Myriam Krasilchik e Oswaldo FrotaPessoa (Fracalanza, 1985: 147). nesta obra que pela primeira vez estabelecido o confronto terico entre o Lamarckismo e o Darwinismo como dois pontos de vista em conflito (BSCS, 1965: 38). Em primeiro lugar a teoria lamarckiana rebaixada a uma mera hiptese, que no teria base experimental e, muito menos, a prova da transmisso dos caracteres adquiridos. No texto, as especulaes de Lamarck so confrontadas ao modelo cannico do trabalho cientfico de Darwin, que com seu trabalho experimental teria provado a sua teoria da evoluo atravs da seleo natural. esta viso distorcida e superficial da histria que vai perpetuar-se na maior parte dos livros didticos de Biologia e nas prticas pedaggicas dos professores da rea, at a atualidade. No BSCS, tambm pela primeira vez apresentado o exemplo da figura da girafa para ilustrar as diferenas de abordagem entre Lamarck e Darwin sobre o alongamento do seu pescoo. Tal exemplo foi reproduzido desde ento na maioria dos livros didticos de Biologia at a atualidade, constituindo-se numa iconografia clssica para estabelecer a controvrsia entre Lamarck e Darwin. Quando os alunos, em diversos nveis de escolaridade, so colocados diante de situaes problemticas envolvendo conceitos centrais da biologia evolutiva, tais como, a evoluo como tal e os mecanismos do processo evolutivo, como os estudados por Gen (1991: 23-24), Bizzo (1991: 216-228) e Jensen & Finlay (1995: 156-157), geralmente no apresentam dificuldades em aceitar o fato da evoluo. Entretanto, em relao aos mecanismos do processo evolutivo, apresentam representaes e mobilizam conceitos relacionados s teorias do uso e desuso das partes, da herana dos caracteres adquiridos, da intencionalidade e utilidade da modificao e da influncia do ambiente nas modificaes dos organismos. Tais conceitos so

geralmente identificados na literatura como lamarckistas. Tal identificao j foi criticada por alguns autores tais como Bizzo (1991: 259) e Martins (1998: 19). Bizzo (1991) especificamente no cai na tentao de identificar como lamarckistas a maior parte das respostas dos alunos. Entretanto, grande parte dos autores nesta rea trabalha com a certeza desta identificao. Veja-se, por exemplo, o trabalho de Jensen & Finlay (1995: 153-156), que numa perspectiva de mudana conceitual dos alunos no tema da evoluo, usam como estratgia argumentos histricos das teorias evolutivas, quando cometem o equvoco de usar um remanejamento posterior do programa darwiniano, com fatos e inferncias, para contextualizar a teoria. Pior, na anlise das respostas dos alunos identificam as lamarckistas e darwinistas, nesta ltima classificao, o conceito de mutao associado teoria darwiniana (op. cit.: 156, tab. 4). Ora, certamente, Darwin nunca trabalhou com este conceito. A teoria mutacionista foi desenvolvida numa fase de transio entre o darwinismo e o neodarwinismo, principalmente por Hugo de Vries, como uma teoria evolutiva antidarwinista, para depois ser remanejada teoricamente e incorporada ao programa neodarwinista. Na perspectiva do presente trabalho, esta identificao historicamente incorreta e equivocada. Como foi discutido anteriormente, o programa de pesquisa darwiniano, em seu campo de validade, tambm inclui as teorias do uso e desuso e da herana dos caracteres, no sentido de explicar os mecanismos do processo evolutivo, isto , Darwin no considerava a teoria da seleo natural como mecanismo suficiente para explicar o processo (Gould, 2002: 67). Esta confuso entre o programa de Darwin propriamente dito e o programa neodarwinista construdo por seus seguidores muito comum nos livros didticos de Biologia e nas concepes de alunos e professores.

Uma Possvel Abordagem Terica Analtica da Aprendizagem de Conceitos Relacionados Evoluo


Por que razo os alunos quando confrontados com situaes problemticas envolvendo os mecanismos evolutivos apresentam respostas relacionadas com o uso e desuso e herana dos caracteres adquiridos? Alguns autores j tentaram responder a esta questo: Gen (1991: 22), por exemplo, afirma que o fato deve-se metodologia utilizada para aproximar-se da realidade, que no vai alm da evidncia e da simples observao e concluses tiradas a partir das mesmas. Esta pergunta, entretanto, no to simples de ser respondida. Uma tentativa consistente para responder a estas e outras indagaes pode estar na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, como um instrumento de interpretao e compreenso de como os alunos conceitualizam. Resumidamente apresentada, a teoria dos campos conceituais analisa os conceitos, as situaes, os esquemas, os invariantes operatrios e as representaes existentes no processo de conceitualizao dos sujeitos. Na anlise dos conceitos levada em conta a existncia de trs conjuntos de fatores: S, o conjunto de situaes que do sentido ao conceito; I, o conjunto de invariantes operatrios associados ao conceito e R o conjunto de representaes simblicas que representam os invariantes. Para estudar-se o desenvolvimento e o uso de um conceito ao longo da aprendizagem necessrio considerar estes trs conjuntos de fatores simultaneamente. As situaes do sentido aos conceitos; inserindo-os em contexto sociocultural significativo, o conhecimento dos alunos moldado pelas situaes e nelas exercitado. Os esquemas

constituem-se numa organizao invariante do comportamento para uma determinada classe de situaes. Os invariantes operatrios constituem-se de conceitos em ao e teoremas em ao, como proposies tidas como verdadeiras sobre o real; estes no so cientficos, mas podem tornar-se conceitos cientficos desde que explicitados e, finalmente, as representaes, que podem ser corretas ou erradas, implcitas ou explcitas e se constituem em substitutas da realidade sendo feitas de teoremas em ao. Assim, a construo do conhecimento consiste na progressiva construo de representaes mentais homomrficas realidade e progressivamente abstraveis em termos de construtos conceituais expressveis simbolicamente. Em tal processo de construo Vergnaud ressalta que os conceitos no se constituem isoladamente, mas se articulam em sistemas reticulados nos quais os elementos se interconectam, os campos conceituais (Vergnaud, 1990). Nesse sentido, nenhuma situao seria abordvel cognitivamente com o recurso a um nico conceito e nenhum conceito poderia ser restrito a uma nica situao. Convm, de imediato, chamar a ateno para uma dupla acepo do termo terico campo conceitual em Vergnaud: tal termo recobre tanto o campo de conceitos de que dispe determinado indivduo para a construo de significado referente a determinado aspecto por ele conhecido (acepo psicolgica), quanto o campo de conceitos cannicos propostos pelo saber de referncia em determinado campo epistmico (acepo epistemolgica). no contexto desta ltima acepo que Vergnaud far aluso, por exemplo, ao campo conceitual das estruturas aditivas. Tendo em vista as consideraes acima, podemos considerar, por exemplo, que as teorias do uso e desuso e a herana dos caracteres adquiridos como invariantes operatrios, ou mais precisamente, como teoremas em ao, como caracterizadores do campo conceitual que geralmente os alunos mobilizam diante de situaes envolvendo os mecanismos do processo evolutivo. Como escreve Moreira (2002), a teoria dos campos conceituais enfatiza que a aquisio de conhecimento moldada pelas situaes e problemas previamente dominados e que esse conhecimento tem, portanto, muitas caractersticas contextuais. Assim, muitas de nossas concepes vm das primeiras situaes que fomos capazes de dominar ou de nossa experincia tentando modific-las. No entanto, existe, provavelmente, uma lacuna considervel entre os invariantes que os sujeitos constroem ao interagir com o meio e os invariantes que constituem o conhecimento cientfico entre o campo conceitual disponvel no incio do processo de aprendizagem e o campo conceitual cannico a ser idealmente construdo por estes aprendizes. As concepes prvias dos alunos tm sido consideradas como erros, misconceptions, concepes ingnuas, concepes alternativas, em relao s concepes cientficas. Para Vergnaud (2002) esta maneira de conceber o conhecimento prvio supe a criana, o aluno ou o adulto aprendiz, como incompletos, imperfeitos ou deficientes em comparao a adultos especialistas. Essa abordagem, segundo ele, ingnua e pouco produtiva em termos da abordagem psicolgica do desenvolvimento conceitual. Seria muito mais frutfero considerar o sujeito como um sistema dinmico, com mecanismos regulatrios capazes de assegurar seu progresso cognitivo. O que tudo isso quer dizer que normal que os alunos apresentem tais concepes e que elas devem ser consideradas como precursoras de conceitos cientficos a serem adquiridos. A ativao desses precursores tem no professor um agente mediador importante, pois ele quem coordenar o processo de transposio didtica secundria (Chevallard, 1985), ou seja, o interfaceamento entre o saber cannico do qual o professor representante institucionalmente reconhecido (exemplo, campo conceitual da Evoluo do ponto de vista dominante em Biologia), e o campo conceitual disponvel pelo grupo de alunos. Quatro aspectos de natureza epistemolgica e psicopedaggica decorrem de imediato das presentes consideraes: 1. o que sabe o saber de referncia; 2. o quanto o professor referncia (confivel...)

deste saber; 3. o que sabem os alunos acerca do campo conceitual em questo; e finalmente 4. como fazer, em termos de iniciativa didtica, para que saber de referncia e campo conceitual construdo disponvel por parte dos alunos dialoguem construtivamente. Classificar apressadamente as concepes prvias dos alunos como meras misconceptions pode refletir um olhar que prioriza, nestas concepes destes alunos, o que elas ainda no so ou ainda no tm, em detrimento do que elas j so: tais concepes contm teoremas e conceitos-em-ao que se ainda esto distantes do campo conceitual cannico, podem evoluir para eles. Porm, convm desde logo evitar o otimismo fcil: o hiato entre os esquemas cognitvos conceituais e pr-conceituais dos alunos e os conceitos compartilhados pela comunidade cientfica que gerencia o conhecimento cientfico savant, hegemnico ou normal (Khun, 1982: 29) grande, de modo que o processo de desenvolvimento conceitual necessariamente rduo e demorado. No obstante, desejvel e possvel. A teoria de Vergnaud parece ser, ento, um bom referencial para anlise das dificuldades dos alunos no que diz respeito conceitualizao do processo e dos mecanismos evolutivos. Tais dificuldades poderiam, por exemplo, ser examinadas em termos de esquemas (com seus invariantes operatrios, suportes representacionais e contextos de utilizao) quer dizer, em termos de quais os conceitos e teoremas-em-ao os estudantes estariam usando na resoluo de problemas e de quo distantes estariam dos conceitos e teoremas cientificamente aceitveis. A avaliao de tal distncia constituir-se-ia, por esse raciocnio, em etapa importante para o estabelecimento de um caminho ou estratgia de encaminhamento didtico que auxiliasse os alunos nesse caminhar.

Referncias
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Breve histria das idias evolucionistas. In: ______. Biologia das populaes: gentica, evoluo e ecologia. So Paulo: Moderna, 1997. p. 218-238. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didtica das cincias. 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 132 p. BIZZO, N. M. V. Ensino de evoluo e histria do darwinismo. 1991. 312 f. Tese (Doutorado em Educao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1991. BALDWIN, J. M. A new factor in evolution. American Naturalist, n. 30, p. 441-451; 536-553, 1896. Disponvel em: http://psychclassics.Yorku.ca/Baldwin/history. Acesso em: 12 dez. 2004. BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Mecanismo da evoluo: dois pontos de vista em conflito. In: ______. Biologia: parte I. So Paulo: Edart, 1965. cap. 3, p. 38-53. BLANC, M. Os herdeiros de Darwin. Lisboa: Teorema, 1991. 239 p. BOWLER, P. J. The changing meaning of evolution. Journal History of Ideas, n. 36, p. 95-114, 1975. ______. Darwin on man in the origin of species: a reply to Carl Bajema. Journal of the History of Biology, Dordrecht, v. 22, n. 3, p. 497-500, 1989. BRITO, E. A.; FAVERETTO, J. A. Evoluo biolgica. In: ______. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecolgica. So Paulo: Moderna, [19-1997]. cap. 8, p.164-195.

BUCKHARDT JR., R. W. Lamarck, evolution, and polictics of science. Journal of the History of Biology, Dordrecht, n. 3, p. 275-298, 1970. ______. The inspiration of Lamarcks belief in evolution. Journal of the History of Biology, Dordrecht, n. 5, p. 413-418, 1972. CANGUILHEM, G. Ideologia e racionalidade nas cincias da vida. Lisboa: Edies 70, 1977. 126 p. CHEVALARD, Y. La tranposition didactique. Grenoble: La Pense Sauvage, 1985. 155 p. CONRY, Y. Lamarck, penseur de frontire. Nuncius, Firenze, anno 9, n. 2, p. 559-592, 1994. DA ROCHA FALCO, J. T. Elementos para uma abordagem psicolgica do desenvolvimento de conceitos cientficos e matemticos. In: DIAS, M. G.; SPINILLO, A. G. (Org.). Tpicos em psicologia cognitiva. Recife: Editora Universitria da UFPE, 1996. p.141-167. DARWIN, C. Variation of animals and plants under domestication. London: Murray, 1868. 2 v. ______. The origin os species by means of natural selection. In: HUTCHINS, R. M. (Ed.). Great books of the western world. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. p. 1-254. ______. The descent of man. In: HUTCHINS, R. M. (Ed.). Great books of the western world. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. p. 253-659. ______. Origem das espcies. Porto: Lello & Irmo, 1961. 506 p. ______. A origem do homem e a seleo sexual. So Paulo: Hemus, 1974. 716 p. FRACALANZA, H. Cincia e livros didticos. Educao e Sociedade, So Paulo, n. 22, p. 138-147, 1985. FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 2. ed. Ribeiro Preto: Sociedade Brasileira de Gentica, 1995. 631 p. GEN, A. Cambio conceptual y metodolgico en la enseanza y aprendizaje de la evolucin de los seres vivos: un ejemplo concreto. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, v. 9, n. 1, p. 22-27, 1991. GOULD, S. J. Darwin e os grandes enigmas da vida. So Paulo: Martins Fontes, 1987. 274 p. ______. The structure of evolutuinary theory. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2002. 1393 p. JENSEN, M. S.; FINLAY, F. N. Teaching evolution using historical arguments in a conceptual change strategy. Science Education, New York, v. 79, n. 2, p. 147-166, 1995. KRASILCHIK, M. A evoluo no ensino das cincias no perodo 1950-1985. In: ______. O professor e o currculo das cincias. So Paulo: EPU, 1987. cap. 1, p. 5-25. KHUN, T. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1998. 237p.

LAKATOS, I. La metodologia de los programas de pesquisa. Madrid: Alianza, 1987. 332 p. MARTINS, L. A. C. P. Lamarck e as quatro leis da variao das espcies. Episteme, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 33-54, 1997. ______. A histria da cincia e o ensino da biologia. Cincia & Ensino, Campinas, n. 5, dez. 1998. LEWONTIN, R. A tripla hlice: gene, organismo e ambiente. So Paulo: Companhia da Letras, 2002. 138 p. MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biolgico: diversidade, evoluo e herana. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1998. 1107 p. MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de cincias e a pesquisa nesta rea. Investigaes em Ensino de Cincias, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2002. Disponvel em: www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol.17/n1/v7_n1_al.html. 2002. SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, Florianpolis, v. 13, n. 3, p. 219-246, dez. 1996. SOARES, J. L. Fixismo e evolucionismo. In: ______. Biologia no terceiro milnio: seres vivos, evoluo e ecologia. So Paulo: Scipione, 1999. cap. 18, p. 259-284. THUILLIER, J. A teoria da seleo natural. So Paulo: Edusp, 1994. 342 p. UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Evoluo biolgica: como os seres vivos evoluem. In: ______. Biologia. So Paulo: Harbra, 2001. cap. 55, p. 710-716. VERGNAUD, G. La thorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathmatiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990. ______. La conceptualisation, clef de vote des rapports entre pratique et thorie. In: ANALYSE des pratiques et professionnalit des enseignts. Paris: Les Actes de la DESCO, 2002.

You might also like