You are on page 1of 10

U

O NACIONAL
O AUTOR
Ismar de Oliveira Soares Professor da Escola de Comunicaes e Artes da USP. Professor visitante da Marquetie University. Milwaukee, WI, USA (19992000). Coordenador do NCE - Ncleo de Camunicao e Educao da ECASP Presidente da UCIP - Union Catholigue Internationale de Ia Presse (2001-2004) E-~iinil: isrnarolive@ yahoo.com

GESTO COMUNICATIVA E EDUCAO: CAMINHOS DA EDUCOMUNICAO~


Novo campo de iiltervenq5o educativa vem se constituindo com contribuies tanto na Amrica Latina quanto nos EUA
lguns eventos, ocorridos nos l- anos a implementao, em seus projetos timos dois anos no espaqo lati- educativos, de praticas de gesto comunicano-americano, revelam que algo tiva. Em So Paulo, Brasil, a Secretaria de L de novo vem morrendo no cam- Educao do Municpio dii inicio a um propo da inter-relaoomunicaoltecnologiai jeto denominado Educomunicaiio pelas da informaoleducao. Na Venezuela, o ondas do r5dio (Eduom.rdio)que prev a Congresso Nacional aprova o Estatuto da capacitaqo, em quatro anos, de aproxima Criana e do Adolescente, com artigos que damente nove mil docentes e membros das garantem o direito da jovem gerao ex- comunidades escolares de suas 455 escolas presso e a uma pedagogia da educao para de nivel fundamental, para o uso do rhdio e a recepo crtica dos meios de comunica- de outros meios de informao nas ativida@o.Em Cumbaya, Equador, representantes des escolares. Nos k s caws, 3 educa50 p m das 1200 escolas mantidas pela Congrega- a ornunica50,o uso das tecnologia~ na eduo Salesiana (Salesianose Filhas de Maria caiio e e gestiiocomrrnicativa transformamAuxiliadora), em todo o continente, inclu- se em objeto de politicas educacionais, sob em entre suas metas para os prxirnos cinco a denominaocomum de Educomunicao.
I.O prccnte artigo dd coniinuid.idc ao artigo ErI~~ctii~triiiicr~~io: um campo de mediaes. publicado cin Comuniaqo & ~ ~ ' ~ l un. c20: r~ alCm ~ o dc aprcscntar c sisicmaiizar dados ecnncluse dc pesquisas realizadas pAoautor. na Anii icn Latin.1 c rios Ectados Unidos. cnirc 1997 c 2001). cni projcios Cinancindof pela FAPESP.

Comunicao & Educao, So Paulo, (231: 16 a 25, jan./abr. 2002

O conceito de educomunicao vem ganhando, na verdade, frum de cidadania nos ltimos anos. O fato pde ser verificado, por exemplo, em outubro de 1999, em Bogot;i, Colmbia, durdnte Seminhio Internacional sobre Comunicao e Educao, que resultou no livro Cornuiricacin- Educaci011, coordii d a s , ahorujesy travesas, coordenado por Carlos Eduardo Valderrama, considerado um marco na definio dos parimetms tericos que aproximam comunicao e educao na Amrica Latina, bem como o Fmm sobre Mdia e Educao, promovido, no Brasil, pelo Ministkrio da Educao, em novembro de 1999. Nas concluses deste hltimo evento, os participantes afirmaram,de formaenfhtica e surpreendente: "O desenvolvimento tecnolgico criou novos campos de atuao e espaos de convergncia de saberes. [Nesse sentido] reconhecemos n inter-relao entre comunicao e educao como um novo campo de interveno swial e de atuao profissional, considerando que a informao um fator fundamental para a edu~ao"~.

A tese segundo a qual um novo campo de interveno social vem-se firmando na interface entre comunicao e educao',

inteiramente voltado para a construo de ecossistemas comunicacionais em espaos educativos, vem sendo defendida pelo NCE - Ncleo de Comunicaqoe Educao da ECAJUSP a partir de pesquisas desenvolvidas no decorrer dos ltimos cinco anos4.A mais importante destas pesquisas realizou-se entre 1997 e 1999,junte a uma amostragem de 172 especialistas de 12 pases da Amrica Latina5. Uma outra, realizada nos Estados Unidos, entre 1999 e 2000, a partir da Marquette Uninersity (Milwaukee, Wisconsin), veio confirmar a hiptese alimentada pelos estudos latinoamericanos. No caso especifico dos Estados Unidos, observamos que o presumivel campo da Educornunicao passa por duas Areas de interveno scio-polltico-cuItural que abrangem fundamentalmente dois tpicos ou subreas: as mediaes Eecnolgicas nos espaos educativos, - que apontam para a necessidade de preparar professores e estudantes para usufruir dos novos recursos e us-los adequadamente, tanto nos processos de ensino-aprendizagem quanto nas atividades voltadas a ampliar o campo da expressividade das novas geraes (infomiation literacy) - e a denominada educaofrerite a0.r iiieios de coinunicaEo, preocupada com o impacto do

2. Minisirio da EducaSo. Midia & EnitcnrNo. Perspeclivaspara a qualidndc da informa;o, recomcndacs. Brasflia: MEC, 2000. p. 24. 3. Jorge Etluergo posiciona-se contrn a afirrnaiio&A existencia & um novo campo, preferindo o conccito de "iopgrafia": 10s iiinpn.~ sietripre d n t n i iden de irrii trricad<~ iiins pennniienre coii nsperit?crtjrt iurnlirnrin; eii cniirhio, rrtirr iopogmn i J in~iiilieln iihicar ~few~tcrrisprim recorer I I I I !critorio iitds rrlrriivo.o.(os niapus sempre do idia de um traado p e m nente e coin aspirao totalitiria; por m i r o ludo, uma topografia ensaia situar rcfckncias para recohrir um territrio mais relaiivo.) Ainda quc sob a perspectiva mais l i g i r a dc uma topografia, Huergo admrtc que so Frts as principais Arcas da "confiuCnciu estniEgic~" entrc comuiiica5o e educao: as relaks ciiirc instituicieseducativas c os horizono s mcios dc comunicso. 05 I a p s ~ O S S ~ ~ ~ cntrc C I S educnilo e as novas tes culturais, os viiculos ciitrc cducaEo e a tccnologins. Cf. HUERGO, Jorge.nirtri~iiccicid~~Ed~tcnc~~~: itinerarios iransvcrsalcs". In VALDERRAMA. CdrIos Eduardo. Comunicacihn-Edurarin,cwrdtnahs,ahordajes y twvcsias. (Comunica;o-Wuca50, coordcnndas, a h r dagcns e travesius.) Bogoti: Siglo dcl Homhre Editores, 2MMJ. p. 4. 4. SOARES. Ismar dc Oliveira. Ed~icotiiiiiiicri~o: iim campo de mediaks. Comiinicqio & Fdvc<~io. So Paulo: CCAECA-WSP/Segmenio. Ano VII. setJdcz. de 200.p. 12-24. 5. SOARES. Isrnar de Oliveira. Co~~tittiicnciol/Edi~cn~io: a emergncia de um novo campo c o perfil cle seus profissionoius. Coniaio. Rcvisra BnsiIein de Comunica~o, Anc e Educnrio. Brasiia: Scnado, ano I. n. 2. p. 19-74.

Gesto comunicativo e educao: caminhos da educomunicao

sistema de meios sobre crianas e adolescentes (media literacy), Em outras palavras, quando se fala, nos Estados Unidos, sobre a relao entre comunicao. tecnologias da informaiio e educao duas ordens de problemas aflorarn de imediato: uma, de natureza operacionai, com profundas implicaes culturais e econmicas sobre os modos como as polticas pblicas, as prticas empresariaise os v;irios modelos pedaggicos vm incorporando as tecnologias nos espaos educativos; e outra, de naturezaeminentementeantmpcultural, decomente da convivncia da infncia e da juventude com um sistema de meios de informao e comunicao q u e nem sempre se pautam pelos mesmos diapases culturais e ticos defendidos pelo sistema educacional formal. Ji na Amrica Latina, aldm destas duas reas, um terceiro conceito ganha destaque: a gesto da coniunicao eni espaos educativos,aqui entendida como o conjunto dos procedimentos voltados a criar o que Martin-Barbero define como ecossistenins centutricafivos.

to nos Estados Unidos quanto na Amrica Latina, o que denominamos como


iiiediao teciiolgicn i10 ed!rcno. Este

campo de estudo contempla o estudo das

mudanas decorrentes da incidncia das inovaes tecnolgicas no cotidiano das pessoas e grupos sociais, assim como o uso das ferramentas da informao nos
processos educativos, sejam os presenciais sejam os a distncia. Mesmo empresrios como Bill Gates reconhecem que a mediao tecnotgica no 6 tema apenas para homens de negcios, mas converte-se em objeto de polticas pbIicas no campo da alfabetizao das novas geraes6. A preocupao com as tecnologias na educao tem sido estimulada, na verdade, tanto pelo a v m p das expzrii?ncias educacionais no campo da virtualidade tecnol6gica quanto pela mobilizao governamental em tomo da denominada "economia da informao"'.

O captulo mais em evidncia no campo da Educomunicao, neste momento, tan-

No caso do Brasil, a grande justificativa descrita como a desigiialdade social do acesso 5 informao: o mundo digital pode aprofundar a desigualdade que j existe entre os brasileiros, pois traz ti ameriqa do c ~ ~ ~ ~ s r digital. tl~t~il

6. Respndendo a uma entrcvisia da N@eghicis Exame, BiII Gafesafirmou: "Boa pane do mundo tomou a leitura algo a quc todos tem direito. Issa 6 feito com instltuics. comoescolas c bibiioiecas. Com a computaGo, a melhor abordageni para a alfakrizaqlo C possibilitar a todos o acesso. A visao mai? recente nos Estados Unidos C quc cndn criana tcnlia um Ioprtip. N U escola ele se liga a uma redc local scm fio e h Internei, dando i crianp e sentido de propriedade.
Reconhec~iido-sc quc os custos ainda 520 alios, o correio& Iwar as crianas para instit~iics. O ideal C tcr compufadorcs quc posssam ser usados porqualquer um quc qucira aprcndcr na escola, cm hibIioiccax ou em centros comunltdnos". Cf. G U K O V I R . HClio. Adviiiftc qrreni rirr pnriilriirrn. N@cgiciosExame. JiillioE0lll. p. 14. 7 . A cconornia da rnfom;iGo no Brasil corresponde. hoje. a cerca dc dez por cenio do Produto Interna Bmio - PIB. incl~iindo-se nesta estimativa as indlistnas de computaio. comunicao e mdia. A imponncia dc cada urna das trs crcscc acclcmdameniee sua conflutncr:i 4 c a h vcz mais visvcl nos planos e projeios nacionais de hsenvo!virncnto dos pases que esio invesiindo na economia rligtial. E foi jusramenie pari colocar o p s cm alcna quaiiio h ncccssidade de dc computao. o srior educacional e a midia quc n Governo Fedcrnl criou o discutir .i inicr-rclaio entre as indsiria~ Pingmiiin Rmrift-iinyxlmn Sorirdnd<, da Iifi~ntic~irti,cam um orameninprcvistodc 3 bilhks de dlares. Cf. Vcr: M C T - Minisirio da CiEncio c TecnoIogilr, Bn.~es do Pm~cmiiici Bmsilcircipnrori Snckrlndr da bifoniinfin. novernbm dc 1999.

Comunlcao & Educao, So Paulo, (23): 16 a 25, jan./abr. 2002

No Bmil e em todo o mundo, parteconsidervel do desnivel entre pessoas e instituiqes j - e ser progressivamente ainda mais - resultado da assimecria no acesso e entendimento da informao disponvel na sociedade e na conseqente capacidade de agir e reagir de forma a usuhir seus benefcios8. As preocupaes m i a i s contidas no projeto governamental brasileiro foram certamente inspiradas, em muitos de seus pontos, na mobiIizao que a prpria swiedade jB havia iniciado, hA algumas dcadas, nas discuses em tomo de uma perspectiva menos tecnicista para a abordagem das tecnologias educacionais. Na Amrica Latina, um dos protagonistas que tem contribudo para se pensar sobre as sociedades mediatizadas tecnologicamente tem sido Jess MartnBarbero, ao introduzir no debate o conceito de ecossistema comunicativo. Afirma Martn-Barbeto que para enfrentaro desafio tecnolgico devemos estar conscientes de dois tipos de dinmicas que m e vem a s mudanas na sociedade: a incidncia dos meios tradicionais e o impacto das novas tecnologias na vida em sociedade. Contudo, ele garante que "num primeiro movimento, o que aparece como estratgico, mais que a interveno dos meios, a apario de um ecossistema comunicativo que se esi convertendo em algo to vital comoo -sistema verde, ambiental"'. Para o autor, a pnrneira rnanifmtaqoe materiaiiwo do ecossistema comunicativo a relaqo das novas geraes com as tecnologias-"'desde o carto magn-

tico que substitui ou d acesso ao dinheiro at as grandes rodovias da Jnternet -gerando sensibilidadesnovas, muito mais cIararnente visveis e n os~ jovens". Marisol MmnoI0 c h m a a ateno para o fato de que tal perspectiva g m t e a superao da tradicional viso instrumental das tecnologias, para instaurar um discurso sobre o cenrio e o ambiente em que atuam. Nesse sentido, o mbito dos debates 6 o das mediaes e no apenas o da "ins!mmentalidade tecnolgica"". 6 neteentidoquetrabalhamos oom o conceito de mediao tecnolgica em espaos educativos. E onde incidiria o olhar comunica cio na^ sobre a mediao tecnolgica em espaos educativos? Segundo Moreno, no campo da aprendizagem. O campo da aprendizagem tem sido, na verdade, objeto de reiterados debates entre educadores, em tempos recentes, sob diversas perspectivas.

Quando a aprendizagem analisada to somente a partir da perspectiva educatiiva, cai-se normalmente no em-o de se pensar qrie as novas tecnologias repi-esentariam uma panacia, respons5ve1, por si ss, por mudanas significativas n o campo da educao.

8. MCT. Bases do Pm~miira Brnsileim p m a Soci~dcidc dn Ir$oniiosio, p. 3. 9. MARTIN-BARBERO. Jcss. Reros cr~ir~rrnlcsrleIn ed~niicacidri n In coi>iiniicticidn.In: ornunicaci6n, Educacin y Cultura. Relaciones, aproximaciones y nuewis retos. (Dcsafim culturais da educaao para a cornunicao. ornunicaqSo, educao e cultura. Relaqes. apmximaes e novos desafios.)Bogot6: Chtcdra UNESCO de Comunicncirin Soial. Facultad dc Comunicaci6n y tenguaje, Ponrifcia Universidad Javeriana. 19W. 10. Marisol Morcno C a Coordenadora c10 programa de p5s-gnduniio em comunicuo e educa3o da Ctcdra da UNFSCOjunto iUniversidad Javeriana de Bogoih, Colmbia. 1 1. MORENO. Marisol. bijhriiincrhit. coiiiiiiii~acidii y rccnoto~h. (Infomaio, c o m u n i ~ i o e iecnologb.) Signo y Pensamiento. Rogoti, n. 34. 1 9 W . p 89-103.

Gesto comunicativa e educao: caminhos da educomunicao

Pierre U v y prefere, contudo, situar a aprendizagem no contexto de uma "ecologia cognitiva", repleta de valores e sipni ficados simb6licos, que nutre psquica e culturalmente a sociedade contempornea. Lvy anuncia o programa de orna ecologia cognitiva como o estudo das dimenses tcnicas e coletivas da cognio, analisando as coletividades pensantes formadas por homens e coisas, considerando, fundamentalmente, que a cognio o resultado de redes complexas onde interagem um grande nmero de atores humanos, biolgicos e tcnicos12. O resgate da aprendizagem como espao produtor de sentidos em processos pedaggicos tem sido, por exemplo, uma das contribuies do argentino Daniel Prieto para a anlise das relaes tecnologiateducao. Segundo este autor, o desenho conceitual para introduzir as tecnologias ao serviqo da educao primordialrnente ~ornunicacional'~. Por outro lado, o denominado deslocamento dos centros de aprendizagem, tanto das fontes do saber quanto dos atores do processo eduativo, compromete seriamente o tipo de modelo cornunicacional que dz suporte a estas prticas formativas". No existe, pois, apenas um modelo de ecossistema comunicativo, mas diversos, segundo os graus de interatividade presentes nos processos de trocas simblicas. Um dos deslocamentos a serem contemplados, numa viso mais dialtica da presena tecnolbgica no mundo, diz respeito

i transferncia de um modelo de comunicao linear a um modelo em redes, de comunicao distribuda. E este faito desestabiliza definitivamente os modos tradicionais de se fazer a educao. Frente a este panorama, o convite para que comunicadores, educadores, engenheiros, gestores de informao pensem, desenhem e avaliem juntos a introduo das novas tencnologias na educao, perguntandose permanentemente pelo mode10 de comunicao que subjaz ao sistema educativo especfico. A isso denominamos de gesto da comunicao e da informao em espaos educativos.Tal projeto inclui a educao a distncia, a educao para os meios e a prpria educao no formal. Em todos estes sistemas ocorre o mesmo: a aprendizagem se d na medida em que o indivduo sente-se tocado, envolvido, conectado. Desta maneira, o ambiente mediado por tecnologias pode ajudar a produzir sentidos, convertendo-se em mediao. 6 o sentido que provoca a aprendizagem, no a tecnologia, e por isso que o campo compete a cornunica o ' b u h educomunicao.

A segunda rea em evidncia no campo da Educomunicao denomina-se educao para a comunicao.Alimenta-se dos estudos da recepo e volta-se para as reflexes em torno da relao entre os

12. Pierre E v y anuncia o programa dc uma ecnlo.yin co,~iiiriiwcomo o cstudo dns d i m e n ~ r -tecnicas r e coletivas da coyniiio, analisando as coletivid:idcs pcnmiitcs formadas p r homens e colsas. U v y coiisidcw quc a cogni20 6 o rcsiiltadodc rcdcs complexas onde interagem um grandc nmero dc mores humanos. biolbgicos c tdcnicos. Cf. LEVY. Picrrc. As tccnologiasda inteligncia: o futuro do pnsamenio na cmda infom5iica. Rio dc Janciro: Editora 34,1993. O que o virltrnl? Rio de J;ineilo: Editora 34. I99h. 13. PRIETO. Dniiicl. Educar ron sentido. Apuntcs sobre e1 nprcndizajc. Mendonta: EDIUNC, 1993. 14. MORENO. Morisril. li~Oniincic!r ... np. cir. p. 93. 15. MORENO, Marisol. Ir~rini~ncicli ... op. ri/. p, 93.

Comunicaao & Educa~o, So Paulo, (23): 16 a 25, jan.la br.2002

plos vivos do processo de comunicao (relao entre os produtores, o processo produtivo e a recepo das mensagens), assim como, no campo pedaggico, para os programas de formao de receptores autnomos e crticos frente aos meios.

os meios, uma anlise dos programas em curso no continente, ao Eonpo dos ltimos 30 anos, aponta, na verdade, para trs tendncias, a saber: a vertetite nroralisra (que parte da defesa contra o impacto negativo dos meios), a vertente culturalista (que busca garantir aos educando os conhecimentos necessrios para que os mesmos N o mundo latino-americano, as adquiram o hbito de ler de forma adeprticas de educa650 para a quada as mensagens dos meios), e a vertente dialtica (que parte do estudo das comunicao estiveram relaes entre os receptores e os meios de tradicionalmente vinculadas cornunicaiio, a partir de uma reflexo que i s propostas de com rin f c a ~ o leva em conta o lugar scio-poltio-cultural em que se encontram os receptores e alternativa e aos prqjetos os produtores)19. de resistencia cultural Nos Estados Unidos, a rea dos estudos anos 70 e 80. dos d e recepo 6 rica em detalhes reveladores dos embates culturais em que Boa parte desses projetos estiveram vin- viveu o pais nos ltimos trinta anos, Se culados a instituia como as organizaes percorremos este perodo, para no irmos catdlicas de comunicao, como constata muito longe na histria, verificaremos trs Pablo Ramos, em recente estudoT6. Muitos grandes momentos ou fases: a fase defendesses projetos mantiveram-se articulados, siva, de carter psico-moralista (ou dejcit envolvendo universidades, centros de edu- iraodel),nos anos 70; a fase de embotamento cao popular e organizaes no-govema- e da desautorizaodos programas na rea, mentais, buscando referenciais teticos e nos anos 80; e, finalmente, a fase de retometodol6gicos comuns, como reveIamm, mada, de carAter scio-consmtivista (ou nos anos 80, os SerninArim Latino-Ameri- acquisifiort model), nos anos 90. canos de Educao para a Cornunica~~~. A fase defensiva, de postura psico-moJorge Huergo prefere falar da influncia de saIista, caracterizou-se por adotar basicagrandes pensadores como Paulo Freire e mente um modelo de proteo dos receptoClestin Freinet, envolvendo especialmente res contra os "efeitos nefastos" dos meios. O modelo, ainda presente e atuante, centrao sistema escolar de e n s i n ~ ' ~ . Na 5rea especifica do que se denomi- se no relacionamento educaolteleviso, nou tradicionalmente como educao para j usdficando-se em assertivas como: a tele16. RAMOS, Pabto. Cailiiiius de1 Plnii D~tri.(Caminhosdo plano Deni.) OCLACC - Organizacibn Catblica de Comunicacibn dc Amrica Latina y Caribe, 2001 (prcla). 17. CENECA. E(!rcncirinprim l i Cotiitiiiicncirr. (Educao para a comunicaie.) Manual Latinmmericnno. UNICEFI CENECA. Saniiago, 1992, 18. HUERGO. Jorgc. Conii1tiicncididfiI11coci611 ,..v. cil. p. 19. 19. SOARES. Isrnar de Oliveira, A contrihuiqodas cirncias sociais para a avaliaSodos programa* de Wucaq~ para a Cnmunicaqo.Tese dc Livrc-Decncia. Sio Paulri, ECi41USP. 1990. p. 77-r 12.

Comunicao & Educao,So Paulo, (233: 16 a 25, jan./abr. 2002

sinam os estudantes a serem crticos com relao i rndia, mas discordam entre eles a respeito do que significa exatamente ser critico ou, mesmo, discordam dos objetivos de uma "educao para a criticidade". A questo, pois, para Tyner, est mais na concep$50 do que seja a educao do que pmpriamente na concepo do que seja a rndidJ. Nos Estados Unidos, o movimento de leitura critica da mdia (iiiedia liremcy)tem enEspecialistas atribuem o volvido. nos ltimos anos. no amnas edui-efloi'escimento do movimento cadores ou instituiges no governamentais, mas tambem empresrios da comunicao, da leitura crtica da rndia nos entre os quais indispensrvel lembrar os p Estados Unidos ao impacto das jetos patrocinados pelos prprios meios de pesquisas em tomo do comunicao, como o jornal The New York Tmes, a CNN (com os projetm Newstr~onz e multicultui';i~ismo e ao CNN shldenfbureau), o Discovery Channel, construtivismo na educao. a Disney Learning Partnership, a Viacom International Inc (~spons5vel pela programaPassou-se, em conseqncia,a referendar- o televisiva NickIodeo~z, destinada excluse um modelo de aquisio de habilidades sivamente i s crianas e assistida por (acquisitiorinrndel),defendend~se umapes- pdagogos e psidlogos). tum pedagpca destinadaa superar o impasse A UNESCO vem patrocinando pesquida visao acanhada e restritiva do modelo an- sas, publicaes e eventos sobre o tema, deterior. Seu objetivo o de fornecer uma pla- fendendo uma postum conshutivjstaque leve taforma de questes que mobilizem os e m - as crianas e os jovens a promoverem uma dantes e facilitem a criaode habilidades na anlise crtica dos meios de cornunicaFio a rea da comunicao e da expresso. partir especialmente de seu manu.seio, coma Segundo Kathellen Tyner, o conflito en- fica evidenciadonos textos de Cliildreii arid tre a fase defensiva (deJcir inodel) e a f a s e niedia: Nnage, educarioii,participurioit" . J no Brasil, a nova Lei de Diretrizes e de retomada (acqrrisiriori n ~ d e ldever5 ) persistir, ainda, por longos anos. Para ela, os Bases - LDB abriu espaos para a intropromotores da educao para os meios en- duo da educao para a comunicao sar, avaliar e comunicar mensagens numa ampla variedade de fmz (ahilitvto access, aiialyze, evaluate, niid continiriiicate aiessages iit a wide variey offon~rs) arnpliando, peIa in!mduio da perspectiva do uso dos m u ~ oda s informao, o mbito de a@o dos programas na rea2'.
23. HOEBS, RenEe. Peda,rp~icolis.~iicsiti U.S. t~r~(Iifi e~~ticntinti. DEETZ. S. (ed). ommunicaiion Yearibook 17.
(Qucsiries pedag6gicas da cdocao parii os meios nos EUA.) London: Sagc. I99')T.p. 457. 24. W'Ii~iir/iflr.rt*iit rr.r~rri~tp/ioii.s rthottr !/tepirrpose qf ~ d i t c n i b i i reiiiaiti Iiidde~r, r l i o hecriineforiiiidnWf olis!ndcs rliar sriviiir iiiirlrrs~nirrlriig aboiir ilie nrrtts orpiirpnws nfiiiedin .?diicrriio~i (Quando di fcrcntes aspectos sobre a proposia de educaqo permanecem omissos, eles se tornam obst6cuIos forrnidfivcis que dificuliiim o entcndimnio sobrc os objctivos oti proposias da cducqiio para os meios.) (TYNEK, R. Liier~cy ... op. cii. p. 139.) 25. SOARES. Isrnar dc Olivcir;i.Agoi~ia iiolcirce: sencririal expricnccs involvinp. lipht and sipht. Media Educaiionand Educatieiial Tcclinolgy from n h t i n Arncrican poinl of view. In: FEiLIT7,EN. Cecilia & CARLSON. U13a. Chitdren nnd media: image. cducarion. participation. (Contra a violncia: cxpriSncias sensoriais envolvendo luz e visao. FAticiiio pardos mciw e tecnolgiu educacional sob o ponto dc vista 1 : i i i n o - a m e r i c a n o . . Criana c midia: imagcni. cducaoc participao.) UNESCOIGfiichorg University. 1999. p 270-247.

Iiteracy como a habilidade de acessar, anali-

Gesto comunicativa e educao: caminhos da educomunicao

nos curricwlos. Os Pdmetros Curriculares parao ensino fundamental deixmm evidente a necessidade de uma aproxim a b ao universo da comunicao, enquanto as normas para a reforma do ensinomdio estabelecem que praticamente um tero do contedo dos currculosque vierem a ser elaborados levem em conta a presena das tecnologias e dos meios de comunicao na sociedade e na educao.Apesar da boa vontade da lei, permanece a dificuldade decorrente da falta de preparo dos docentes, levando em conta que as Facu Idades de Educao ainda desconhecem o tema, o que leva os planejadores educacionais a desconsiderarem o assunto. Da a constatao de que os projetos em voga permanecem, na maioria das vezes, como atividades extracuniculares ou dependem da ao isolada de ativistas, em geral no mbito das organiz a k s nio-governamentais2?
GESTO COMUNICATIVA

tente gesto comunicativa dos recursos e dos processos cornunica~ionais'~ . Trata-se de um campo voltado para o pIanejarnento e execuo de politicas de comunicao educativa, tendo como objetivo a criao e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos mediados pelos processos de comunicao e por suas tecnologias. Definimos, assim, a Educomunicao como o conjunto das aes inerentes ao planejamento, implementao e avaliao de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos em espaos educativos presenciais ou virtuais, assim como a melhorar o coeficientecomunf cative das aes educativas, incluindo a 5 relacionadas ao uso dos recursos da informao no processo de aprendizagem2'. Em outras palavras, a Eduomunicao trabalha a partir do conceito de gesto comunicativa.

Cada uma destas duas reas de interveno scio-pedaggica tem sua especificidade. No entanto, autores norte-americanos - como Rene Hobbs - chegam, a esta altura, a alimentar a hip6tese de que, tarnbern nos EUA, como na Amrica Latina, j no mais possvel pensar a relao entre comunicao e educao de forma dicotmica, ou a partir de perspectivas unvoas. Um novo campo de inter-relaes estaria sendo reconhecido e legitimado a partir da possibilidade que se abre de se articular as aes atravs de uma compe-

As prlitias da gesto comunicativa buscam convei-gncias de aes, sincronizadas em torno de um

grande objetivo: amplial- o ,--jmun icafivo das nqes humanas.


Para tanto, supe uma teoria da ao comunicativa que . privilegie - o conceito de comunicao diaI6gica; uma tica de responsabilidade social para os produtores

26. As cxpcriencias na Srea tem sido ob,jctn da revista Coiiiiniirtlyio & EOt~cnqrio, do Departnrncnto de Comunicnks
e Artes dri ECNUSP. 27. HOBBS. RenPe. Thc srirc~! grem rlel~1c.r iii tire irredin Iirerncr ~i~oi~ciiieiir. (OS sete rnclhorcs&bates no movimento dc Icifur~ crrica dos rncios.)Journal nfComniuniration. Intmtional CommunrcationAsmiaiion. Winter. 1998. p.16-32. 18. SOARES. Ismx de Olivcird. Et~~iliirotiiiriiicr~~io: ;m perspectivas da rcmnhecimcnto dc iim novo campo de intewen50 soci:il. ocaiodos k l d o s Unidos. Revi~ta ECOS.Sifa Paiilo: Centm UnivcrsitlrnoUninove. v. 2, n. 2. dcz. 2(KW). p. 63-64.

Comunicao & Educao,So Paulo, (233: 16 a 25, jan,/abr, 2002

cultura3s; uma recepo ativa e criativa por parte das audincias; uma poltica de uso dos recursos da informaqo de acordo com os interesses dos plos envolvidos no processo de comunicao (produtores, instituies mediadoras e consumidores da informao), o que culmina com a ampliao dos espaos de expresso. A Educornunicao, assim concebida, absorve seus fundamentos dos tradicionais campos da Educao, da Comunicaiio e de outms campos das Cincias Sociais, superando, desta forma, as barreiras epistemolgicas impostas pela viso iluminista e funcionalista de relaes sociais que mantm os tradicionais campos do saber isolados e incomunicveis. Trata-se, na verdade, de uma perspectiva de anhlise e de articulao em permanente construo, levando-se em conta a continuo processo de mudanas sociais e de avanos tecnol6gicos peloquais passa o mundo conternp~rneo~~.
Resumo: O presente trabalho busca entender coma. na America Latina e nos Estados Unidos, as polticas pblicas (especialmente as voltadas para as "mediaes tecnolgicas na educao") e as prticas pedagbgicas (destacadamente os projetos direcionados a "educao para a comunicao") tm levado a inter-relao ComunicaolEducao A constituio de uma nova rea interdisciplinar de intervenqo social, profundamente vinculada a projetos de defesa e promoo da cidadania. implementada atrave da perspectiva de uma "gesto democrAtica da comunicaa".

Nesse sentido, aproximamo-nos do conceito de topografia, defendida pelo argentino Jorge Huergo, para reafirmar o carhter sempre provisrio dos conceitos com os quais trabalhamos, ressaltando, contudo, a convenincia de possuirmos um mapa pasa percorrer um caminho nem sempre linear, quase sempre disperso, ma5 pleno de utopias de mudanas. Entre tais utopias encontra-se a recomendao do Frum sobre Mdia e Educao, promovido em novembro de I999 pelo Ministrio da Educao, segundo a qual as Universidades deveriam, a esta altura dos acontecimentos, abrirem-se pasa formar um novo especiaIsta, o Educomunicador ("O novo profissional, que atua ao mesmo tempo no campo da Educao e da Comunicao, movido pela formao de cidados crticos, participativos e inseridos em seu meio ~ocial"~").
(Communicative management and education: the paths of educornmunication) A bstsact This work aims at understanding how, in Latin America and in the United States, the public policies (especially those aimed at the 'Ytehnologicalmediationsin education") and the teaching practices (especial@ projects directed at "education for communication") have lead the Communication/EducaZion interrelation to contituting a new interdisciplinary sociar intemntion area, deepiy connected to projects that defend and p m t e citizenship, implemented through the perspective of "dernocratic management ol cwnmunication."
Key wo& educommunication,communication policies, information technology, education for communication, technological mediation in education

Palavras-chave:educomuniao, politicasde comunicao, Zecnofogia da informao, educao para a comunicao, mediao tecnolgica na educao

29. SOARES. Ismar dc Oliveird. LI c o i i i r r i i i r ~ c i i ~ / ~ ~ d ~ ~ crii~io ~ n c iririrvri r i i ~ coi~ipri rltl coiinriiiiic.iiizi ,v e! pcrjl d? ssrr ymfisici~irtl.In: VALDERKAMA. Carlos kluardo. Comunicacihn-cducacihn... ali. cif.p. 27-48. 3 0 . MCT- Minist4rioda ICW~JC TcnioI~giU. Iio.~es rki P m p m B r r ~ s i I e i i ~ ~ Soc1'1.1kdc ~ ~ i r r ~ do ~ I~IJon~wylio. m h m de 1 W.

You might also like