You are on page 1of 8

Simulado de DIREITO PREVIDENCIRIO / SEGURADOS 1 - corrigido

RESULTADO: Voc acertou 3 questes de um total de 10 neste simulado. Seu aproveitamento foi de 30 %.
Questo de concurso 1745

1 . (INSS, Cesgranrio - Analista Previdencirio - 2005) segurado facultativo do Regime Geral da Previdncia Social o: A) ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa.

B) pescador artesanal que exera sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar. C) prestador de servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego. D) estudante.

E) sndico de condomnio, desde que receba remunerao.


ANLISE DA QUESTO 1: Voc marcou a letra A, quando o gabarito correto D.
Questo de concurso 1811

2 . (INSS, Cespe - Tcnico Previdencirio - 2003) Determinado municpio previu, por meio de lei municipal, a concesso de aposentadoria e penso a seus servidores. Nesse municpio: Aldo, servidor da Fundao de Ensino Mdio (FEM), foi aprovado em concurso pblico, para ocupar cargo de provimento efetivo; a professora Jlia foi contratada pela FEM pelo perodo de quatro meses, para substituir outra, que estava em gozo de licena-maternidade; os servidores da Companhia Municipal de guas (CMA) so contratados pelo regime da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT); Alfredo foi designado para ocupar cargo em comisso de livre nomeao e exonerao na FEM; Adalberto, recm-empossado em cargo pblico, pretende contar como tempo de contribuio aquele em que frequentou curso superior. Com base nessas situaes hipotticas, julgue os itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO. I. Aldo no faz parte do RGPS, pois segurado de regime prprio de previdncia. II. A professora Jlia no segurada do regime de previdncia do municpio. III. Os servidores da CMA no sero vinculados ao RGPS, pois esto amparados pelo regime prprio municipal. IV. O servidor do municpio que se aposentar pelo RGPS e continuar a trabalhar como prestador eventual de servios prefeitura sem vnculo empregatcio no estar obrigado a recolher contribuies ao RGPS, visto que no poder mais obter novo benefcio de aposentadoria. V. Alfredo no ser includo no RGPS por j estar amparado pelo regime de

previdncia municipal. VI. Adalberto poder inscrever-se e recolher as contribuies ao RGPS, relativas ao perodo de estudante, na qualidade de segurado facultativo. A) C - C - C - E - E - E B) C-C-E-E-E-C

C) C - C - E - E - C - C D) C - E - E - E - E - C E) C-C-E-E-E-E

ANLISE DA QUESTO 2: Voc marcou a letra B, quando o gabarito correto E.


Questo de concurso 1828

3 . (Receita Federal, Esaf - Tcnico da Receita Federal - 2006) A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio A) do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fisica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. B) sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei.

C) sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. D) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber. E) sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime.

ANLISE DA QUESTO 3: Voc marcou a letra B, quando o gabarito correto E.


Questo de concurso 5256

4 . (Prefeitura Municipal de Natal-RN, Cespe - Assessor Jurdico - 2008) Acerca dos segurados obrigatrios da previdncia social, assinale a opo correta. A) O brasileiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior segurado obrigatrio da previdncia social na qualidade de empregado.

B) O servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio, com autarquias, inclusive em regime especial, ou com fundaes pblicas federais segurado obrigatrio da previdncia social na qualidade de trabalhador avulso. C) O pescador artesanal que faa da pesca sua profisso habitual, residente em imvel rural onde trabalhe individualmente, segurado obrigatrio da previdncia social na qualidade de segurado facultativo.

D) Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente segurado obrigatrio da previdncia social na qualidade de contribuinte individual. E) N. R. A.
ANLISE DA QUESTO 4: Voc marcou a letra C, quando o gabarito correto A.
Questo de concurso 12372

5 . (INSS - Fiscal - 1997) Julgue os itens seguintes em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) O universo de segurados obrigatrios da Previdncia Social inclui o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, mesmo que segurado na forma da legislao vigente do pas de domiclio. b) O universo de segurados obrigatrios da Previdncia Social inclui o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada e de congregao ou de ordem religiosa. A) C, C B) C) D) E, E E) N.R.A.
ANLISE DA QUESTO 5: Voc marcou a letra B, quando o gabarito correto C.
Questo de concurso 12377

C, E E, C

6 . Julgue os itens seguintes em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdncia Social obrigatoriamente filiado em relao a cada uma delas. b) O dirigente sindical perde, durante o exerccio do mandato eletivo, o enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social anterior investidura. c) O trabalhador autnomo segurado facultativo do Regime Geral de

Previdncia Social. A) E, E, E B) E, E, C C) E, C, E D) C, E, E

E) C, E, C
ANLISE DA QUESTO 6: Voc marcou corretamente a letra D.
Questo de concurso 12504

7 . Dentre as pessoas fsicas mencionadas nas opes a seguir, assinale a que se configura como segurado obrigatrio do Regime Geral da Previdncia Social (RGPS) na condio de segurado empregado: A) o mdico residente. B) C) o prestador de servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego. o servidor pblico ocupante exclusivamente de cargo em comisso, de livre nomeao e exonerao.

D) o pescador artesanal ou a este assemelhado, que faa da pesca profisso habitual ou principal meio de vida. E) aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, com a intermediao obrigatria do rgo gestor de mo de obra.
ANLISE DA QUESTO 7: Voc marcou a letra B, quando o gabarito correto C. Esta questo tem um comentrio didtico elaborado pelo ACHEI CONCURSOS | ler comentrio

A opo "a" est incorreta, pois o mdico residente, de acordo com o que dispe o art. 92, 15, inciso X, do RPS, um Cl. No se deve confundir a figura do mdico residente com a do estagirio, pois este um estudante e, sendo contratado em conformidade com a Lei n 11.788/2008, no segurado obrigatrio do RGPS. O mdico residente j formado em medicina e o seu perodo de residncia mdica se destina sua especializao em determinada rea. A opo "b" tambm incorreta, pois descreve situao que configura a pessoa fsica como um CI, conforme define o art. 9, V, "j" do RPS. A letra "c" a opo correta, sendo o gabarito da questo. De acordo com o art. 9, inciso I, alnea "i" do RPS, o servidor da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, segurado empregado do RGPS.

Na opo "d" tem-se a descrio de um segurado especial, conforme prescreve o art. 92, inciso VII, "b" do RPS. A opo "e" apresenta a descrio de um segurado trabalhador avulso, na forma especificada pelo art. 9, inciso VI do RPS. Alis, para que um trabalhador se caracterize como avulso, indispensvel que ele seja contratado por intermdio do sindicato (para o avulso no porturio) ou do rgo Gestor de mo de obra (OGMO), este no caso de avulso porturio.
Questo de concurso 12507

8 . Assinale a alternativa incorreta: A) Os segurados especiais da previdncia social, assim considerados, entre outros, o pescador artesanal e seus assemelhados que exercem suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem o auxlio de terceiros, podem contribuir facultativamente, de acordo com os mesmos critrios definidos para o contribuinte individual, sem prejuzo da contribuio incidente sobre o rendimento bruto auferido com a comercializao da produo.

B) O servidor pblico civil ou militar poder filiar-se ao RGPS, na condio de segurado facultativo, quando acompanhar cnjuge que presta servios no exterior. C) O segurado, na condio de empregado ou trabalhador avulso, que exercer atividade rural concomitante, em regime de economia familiar, poder tambm vincular-se ao RGPS, na condio de segurado especial.

D) filiado obrigatoriamente ao RGPS, como contribuinte individual, a pessoa fsica que edifica obra de construo civil. E) O empresrio que integrar mais de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada nunca ser um segurado especial.
ANLISE DA QUESTO 8: Voc marcou a letra A, quando o gabarito correto C. Esta questo tem um comentrio didtico elaborado pelo ACHEI CONCURSOS | ler comentrio

A letra "a" est correta. O segurado especial, alm da contribuio de 2,1% sobre a receita da comercializao de sua produo, pode, se assim desejar, contribuir como se fosse CI (art. 200, 2, RPS). Apesar da nova redao do RPS no mais falar "como se fosse CI", me parece que nada muda, pois a regra exatamente a mesma. No se trata de contribuir como facultativo, pois isso impossvel, na medida em que o segurado especial j segurado obrigatrio. Tambm no se trata de segurado especial que seja CI, pois isso impossvel, pois o segurado especial, se exercer outra atividade remunerada, perde a condio de especial. Ele contribui, se quiser, como se fosse CI (mas sem ser). A vantagem desta contribuio a mais (sem excluir os 2,1%) a possibilidade de ter benefcios superiores ao salrio mnimo, alm de poder obter aposentadoria por tempo de contribuio (o segurado especial somente possui aposentadoria por idade ou invalidez). Na prtica, raramente acontece, pois o segurado especial teria de recolher todos os meses, como um CI normal.

A letra "b" parece incorreta, mas no est. De fato, regra geral, o servidor vinculado a regime prprio de previdncia (RPPS) no poderia ser facultativo do RGPS, em razo de vedao constitucional expressa (art. 201, 5, CF), e esse deve ser o entendimento padro para provas. Todavia, o RPS excepciona esta disposio, numa situao razovel: o servidor at vinculado a RPPS, mas, ao licenciar-se sem vencimentos, no h possibilidade (hipoteticamente) de continuar contribuindo ao RPPS. O que fazer nesta hiptese? Permite-se que contribua ao RGPS como facultativo, com base na permisso geral do art. 11, 1, IV do RPS. Perceba que se trata de uma exceo. Se no abordada em prova, leve a regra geral: servidor vinculado a RPPS no poder filiar-se ao RGPS como facultativo, mas somente como segurado obrigatrio, se exercer outra atividade remunerada vinculante ao RGPS (por exemplo, auditor fiscal que d aulas). A letra "c" a incorreta e, portanto, o gabarito da questo. Como se sabe, o segurado que exerce mais de uma atividade remunerada filiado e inscrito em razo de cada uma delas. Por exemplo, empregado que tambm dirige um txi noite segurado empregado e contribuinte individual. Todavia, para o segurado especial, somente enquadrado como tal aquele que , exclusivamente, pequeno produtor ou pescador artesanal, em regime de economia familiar. Se h outra atividade remunerada, este perde a condio de especial, tornandose outro tipo de segurado, salvo se dirigente sindical ou nas novas hipteses da Lei n 11.718/08, como o trabalho no perodo de entressafra ou defeso. A letra "d" correta, pois prevista expressamente no art. 9, 15, IX do RPS. A pessoa fsica que edifica obra de construo civil CI. Por exemplo, se voc resolve construir uma casa, ou mesmo fazer uma reforma, transforma-se em CI. Se contrata trabalhadores para auxili-lo, ainda vira tambm equiparado empresa. A letra "e" obviamente correta. O empresrio que integrar mais de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada somente poder ser CI, e nunca segurado especial.
Questo de concurso 12512

9 . Assinale a alternativa que descreve situao que descaracteriza a condio de segurado especial: A) A explorao da atividade turstica da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por no mais de cento e vinte dias ao ano. B) A outorga, por meio de contrato escrito de comodato, de 60% do imvel rural cuja rea total, contnua ou descontnua, no seja superior a quatro mdulos fiscais, desde que o outorgante e o outorgado continuem a exercer a respectiva atividade, individualmente ou em regime de economia familiar.

C) A associao do segurado especial a uma cooperativa agropecuria. D) A participao em plano de previdncia complementar institudo por entidade classista a que seja associado, em razo da condio de trabalhador rural ou de produtor rural em regime de economia familiar. E) Ser beneficirio ou fazer parte de grupo familiar no qual algum componente seja beneficirio de programa assistencial oficial de governo.
ANLISE DA QUESTO 9: Voc marcou corretamente a letra B.

Esta questo tem um comentrio didtico elaborado pelo ACHEI CONCURSOS | ler comentrio

Com o advento da Lei n 11.718/2008, o legislador ptrio modificou significativamente as caractersticas do segurado especial, admitindo, inclusive, que, em algumas situaes especficas, no apontadas na legislao anterior, o indivduo no perca sua configurao de segurado especial. As mencionadas hipteses constam da redao atual do art. 12, 9, da Lei n 8.212/91. As alternativas "a", "c", "d" e "e" da questo constam do rol das situaes que no acarretam a descaracterizao do segurado especial. O gabarito da questo a letra "b", pois, com base no disposto pelo art. 12, 9, inciso I, da Lei n 8.212/91, admite-se que o segurado especial outorgue, por meio de contrato escrito de parceria, meao ou comodato, at 50% de imvel rural cuja rea total no seja superior a 4 mdulos fiscais, desde que outorgante e outorgado continuem a exercer a respectiva atividade, individualmente ou em regime de economia familiar. Portanto, a outorga de 60% do imvel, conforme descrito na opo "b", impede a manuteno da condio do produtor rural como segurado especial.
Questo de concurso 12515

10 . (DPU, Cespe - 2009 - Adaptada) Tal como foi solicitado para a questo anterior, tomando por base as normas do direito previdencirio, avalie os itens a seguir e opte pela alternativa que seja correta: I - Considere que Pedro explore, individualmente, em sua propriedade rural, atividade de produtor agropecurio em rea contnua equivalente a 3 mdulos fiscais, em regio do Pantanal Matogrossense, e que, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro de cada ano, explore atividade turstica na mesma propriedade, fornecendo hospedagem rstica. Nessa situao, Pedro considerado segurado especial. II - Considere que Lucas tenha exercido, individualmente, de modo sustentvel, durante toda a vida, a atividade de seringueiro na regio amaznica, tendo os frutos dessa atividade sido sua nica fonte de renda. Aps o falecimento dele, os herdeiros demonstrados os pressupostos de filiao podero requerer a inscrio de Lucas, como segurado especial, no RGPS. III - Para fins previdencirios, a principal diferena entre empresa e empregador domstico que a primeira se caracteriza por exercer atividade exclusivamente com fins lucrativos, e o segundo, no. A) Somente o item III verdadeiro. B) Somente os itens I e II so verdadeiros.

C) Somente o item I verdadeiro. D) Somente o item I falso. E) Todos os itens so falsos.


ANLISE DA QUESTO 10: Voc marcou corretamente a letra B. Esta questo tem um comentrio didtico elaborado pelo ACHEI CONCURSOS | ler comentrio

A afirmativa do item I verdadeira, com base no disposto pelo art.12, inciso VII, alnea "a", item 1, combinado com o 9, inciso II, ambos da Lei n 8.212/91. Pelos mencionados dispositivos legais, configura-se como segurado especial quem desenvolve atividade agropecuria em propriedade rural com rea de at 4 mdulos fiscais. Alm disso, a Lei n 11.718/08 trouxe a permisso de o segurado especial realizar outras atividades remuneradas, sem que tal fato acarretasse a sua excluso da condio de especial. o caso descrito pelo art. 12, 9, inciso II, da Lei n 8.212/91, com a nova redao dada pela Lei n 11.718/08, que admite ao segurado especial explorar atividade turstica na propriedade rural, inclusive com hospedagem, desde que por perodo no superior a 120 dias ao ano. Portanto, sendo a rea da propriedade de Pedro de apenas 3 mdulos fiscais e tendo ele explorado a atividade turstica apenas nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro, no excedendo, portanto, os 120 dias no ano, ele permanece como segurado especial. A afirmativa contida no item II tambm verdadeira, pois Lucas, tendo exercido atividade remunerada na forma descrita no enunciado, se caracteriza como segurado especial, nos moldes definidos pelo art. 9, inciso VII, alnea "a", item 2, do RPS. Assim sendo, por estarem presentes os pressupostos de filiao ao RGPS, podem herdeiros requerer a inscrio de Lucas aps a sua morte. O item III falso, pois, pela definio de empresa, para fins previdencirios, contida no art. 15, inciso I, da Lei n 8.212/91, a existncia de finalidade lucrativa irrelevante. O citado dispositivo legal estabelece que empresa "a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no". Portanto, o enquadramento como empresa no est condicionado finalidade lucrativa da entidade. De fato, a ausncia de finalidade lucrativa elemento essencial para a configurao do empregador domstico. O art. 15, inciso I, define como empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. Destarte, o gabarito da questo a letra "b", pois somente os itens I e II so verdadeiros.

You might also like