You are on page 1of 159

Projecto 31 dias: Organizao em casa

Este foi o segundo projecto que partilhei no blog Ideias de Trazer por Casa. Desta vez o tema foi Organizao. No o fao porque tenho uma casa muito organizada, mas porque gosto de organizao e quero deix-la mais organizada e funcional! Posso ter um doce por cada vez que usar, neste projecto, a palavra organizao e o verbo organizar?! :P Estes projectos partilhados tm a grande finalidade de me comprometer (convosco) em faz-los dentro de um determinado tempo. Decidi compilar as dicas de organizao num documento para tornar a consulta mais fcil. Vou partilh-las em pontos separados, com a mesma ordem de publicao. ndice: 1. Iniciando o projecto - organizando ideias 2. Organizao nas gavetas do escritrio 3. Ideias de organizao no escritrio 4. Limpeza no roupeiro 5. Ideias de organizao no quarto 6. Os quartos das crianas 7. Dicas de organizao na cozinha 8. Organizao na cozinha 9. Casa das mquinas (lavandaria) 10. Ideias para organizao na zona da lavandaria 11. Organizao no espao virtual do escritrio 12. Personalizando o espao - parte 1 13. Personalizando o espao - parte 2 14. Limpeza e organizao rpidas ao longo do dia

15. Dicas de organizao na casa de banho 16. Organizao da nossa casa de banho 17. Manuteno 18. 7 bons hbitos para uma vida/casa mais organizada 19. 5 dicas para se motivar a organizar a sua casa 20. Organizar o carro em 3 passos 21. 6 dicas para ter menos papel para organizar 22. Vendas de garagem ou vendas online 23. Organizao enquanto processo contnuo, dicas da Laura 24. Organizando um espao da casa no armrio 25. Inspirao para organizao na garagem 26. Video sobre organizao na mala 27. 2 videos com diversas dicas de organizao 28. Ideias de organizao no hall de entrada 29. Ideias para organizao da sala da famlia 30. Organizao pessoal 31. Balano

1. Iniciando o projecto de organizao


Ento, para comear, pareceu-me boa ideia organizar as ideias sobre organizao! Tambm conta como organizao, certo?! ;) Antes de mais, uma das ideias que tenho no pinterest e que me parece muito boa a ideia da Bec de encher um saco por dia de coisas para ir para o lixo ou para dar.

E estou cheia de vontade de fazer algo do gnero! A minha lista (que poder ser subdividida em alguns espaos) passa por: 1. gavetas do escritrio 2. gavetas do hall de entrada 3. estante do hall de entrada 4. gavetas da cozinha 5. armrios da cozinha 6. armrios dos quartos 7. cestos dos brinquedos dos quartos das crianas 8. armrios das casas de banho 9. estante da casa das mquinas Tenho um 10, mas um nmero bastante ambicioso!... A garagem! No chega um saco, no chega um dia, no chegam duas mos! A organizao desse espao algo que quero fazer com tempo, vontade (melhor seria ter uns dias sozinha para o fazer!) e j com ideias claras do resultado final. Por isso quero preparar-me bem para este objectivo e no sei se

ser durante este projecto! Que tal 31 dias de organizao na garagem?! :P Muito tempo?... Ok!... Depois debruo-me sobre o assunto. First things first! Ento so, partida, 9 dias, 9 sacos, 9 limpezas... fantstico! :) Uma outra ideia interessante, que de facto une as opes com mais escolhas na votao para o projecto 31 dias, a de estar atenta, recolher e partilhar ideias para organizar em casa com o mnimo de custo ou reaproveitando materiais. Esta a ideia da Becky e s seguirem o link para verem as ideias que ela foi apresentando ao longo de 31 dias.

Unindo esta ideia (minha) vontade/necessidade de organizar/remodelar determinados espaos, apresentarei ideias para organizar, a baixo custo, reas especficas das nossas casas! E aqui temos: 1. cozinha 2. sala 3. hall de entrada 4. quartos 5. armrios (roupas, acessrios, etc.) 6. escritrio / rea de trabalho 7. casas de banho 8. zona de lavandaria 9. garagem 10. carro (no pode ficar esquecido, no ?!) E j so 19! Faltam 12 temas de inspirao para organizao que, sem dvida, iro surgir ao longo do caminho! Est a faltar-me algo importante? Quais so as vossas dicas? As listas que apresentei esto numeradas, o que no significa que essa seja a ordem a seguir.

2. Organizao nas gavetas


Quem aceitar o desafio, please, s acompanhar! E no se esqueam de deixar os links/fotos para as vossas organizaes em casa para partilharmos ideias l no blog. Pode ser?! ;) Ento, vamos l! Desculpem a qualidade das fotos; tirar fotos noite com uma bridge no resulta bem do meu agrado, mas confesso que quero despachar trabalho e partilhar j este primeiro passo! Por aqui, comecei pelas gavetas do escritrio, j que eram as que estavam mais mo! Era o caos total...

Cheias at cima de tudo e mais alguma coisa! Terrficas! Comecei por esvazi-las por completo e limpar o fundo. como no tinha caixas, arranjei dois sacos para separar aquilo que ainda pode ter utilidade (parece-me que este saco ainda vai levar outra volta...) e o que para dar ou reciclar de outra forma. O lixo foi para o cesto do lixo. Utilizei uma antiga (e no usada) caixa de ferramentas do marido para ter separadores para as coisas pequenas...

que desenrolada ficava assim...

E este foi o resultado na primeira gaveta do bloco que fica por baixo da minha secretria...

a segunda...

onde coloquei alguns carregadores e cabos que uso frequentemente, um martelo (nem perguntem...) e algumas coisas mais.

E a terceira gaveta...

que tem os blocos de notas, agenda e algumas coisas mais. A agenda de contactos antiga e ainda no foi hoje que coloquei os que esto actualizados na minha agenda do Google para poder tir-la da gaveta. Mas fica para breve (segundas npcias)! Quanto aos cadernos, desde pequena que adoro artigos de papelaria... Lembro-me que no caminho a p para a escola primria passava por uma papelaria e, muitas vezes, ao voltar para casa, passava para o outro lado da estrada s para ver a montra ou mesmo para entrar e ver tudo o que estava exposto nas prateleiras. Ali me demorava a olhar tudo muito bem e quando me sentia satisfeita continuava o caminho! Hoje ainda guardo esse gosto, mesmo que j utilize muito poucos artigos de papelaria e, neste caso, refiro-me a cadernos e canetas. Hoje em dia, a minha escrita maioritariamente digital. No entanto, no consigo desfazer-me de pequenos tesouros como este, que guardo para uma ocasio especial!

Um caderno feito mo na Tailndia que comprei h alguns anos na Natura Selection e que amo! :) Pronto, esta ltima gaveta ficou para algumas destas coisas!

No ficou perfeito, mas ficou bem melhor, mais leve e arejado! No tive dificuldade nenhuma em organiz-las, alis, o problema ser lidar com o saco de coisas que sobraram e que no quero simplesmente enfiar noutro canto. Hoje j no vou tratar-lhe da sade, mas amanh dou-lhe outra volta! Gosto muito mais das gavetas com todo este espao disponvel, mas reconheo que o problema ser mant-las assim! E aquele espao acima do bloco... reparam na foto do antes?

Tambm ainda no est terminado, mas j ficou bem mais leve!

Ainda

tem

ali

um

molho

de

papel

que

quero

digitalizar

deitar

fora...

Entretanto, o saco da esquerda fica para a segunda volta, o da direita para sair (dar) e o do meio de papel para a reciclagem - um dos dois que tirei das gavetas!

Ufa, sinto-me mais leve!

3. Organizao no escritrio - dicas


E j que "estamos" no escritrio, aqui podemos aproveitar para reciclar materiais, ou melhor, dar-lhes uma nova vida, reutilizando-os! Para canetas, lpis e o mais pequeno material de escritrio, frascos e latas tornam-se de grande utilidade. Pousados, colados, aparafusados ou pendurados, no s ganham nova vida como do um toque diferente e personalizado, enquanto ajudam a organizar o espao.

H algum tempo aproveitei e fiz o mesmo por aqui, dando nova vida a umas latas de capuccino para organizar tesouras e marcadores, entre outros. Devo dizer que continuam organizadas e muito prticas! :) Para ter os carregadores todos identificados e no mesmo stio, de uma forma elegante...

E por falar em carregadores, importante no esquecer que a organizao dos cabos atrs da secretria pode ser crucial em determinados momentos em que preciso uma identificao rpida, por exemplo. Quer utilizando etiquetas, autocolantes, chapinhas...

... o fecho de plstico que vem no saco do po ou mesmo molas na secretria para no os deixar fugir...

Mas continuando a organizao dos papis e outras coisas que costumamos guardar em cima da secretria ou junto ao computador, podem usar-se os vares, cestos e ganchos para utenslios de cozinha. Porque no?

... ou adicionar umas prateleiras...

Os quadros tambm so uma boa soluo para organizar contas, recados, fotos e ideias. E caixas/envelopes estrategicamente colocados so muito teis para correio.

Mas claro que o melhor ser tratar dos assuntos assim que eles chegam para no se acumularem. Mas procuro ser realista... penso que aqui difcil de acontecer, comeando por mim! Nem sempre temos disponibilidade no momento que algo chega/entra. Um cesto ou lata para os papis de embrulho (ou que tais) que teimam em andar de um lado para o outro ou, aqui, no fundo de um armrio onde tambm acabam ficar com vincos e de difcil acesso no momento em que precisamos deles.

E, no final, desfrutar de um escritrio arrumado e organizado sabe to bem!!

Depois preciso manter! Tarefa rdua, mas possvel!

Aproveito para deixar outra sugesto em relao ao papel que se acumula ao longo do tempo - confesso que tenho este problema! Uma boa ideia digitalizar tudo aquilo que vir a ser til, todos os documentos importantes e mant-los todos mo - organizados, claro! - no computador. Sem esquecer de fazer backup num disco externo ou na cloud para prevenir qualquer eventualidade. E vocs, que solues usam para organizar o espao que acomoda estas coisas na vossa casa? Qual a soluo de que mais gostaram? Qual vo usar? E se quiserem partilhar as fotos, vou adorar ver! Podem deixar o link nos comentrios do blog ou mesmo enviar por email.

4. Limpeza no roupeiro
Que canseira! Mas que beleza! ;) Ontem comecei a atacar as gavetas da minha mesa de cabeceira... incrvel a quantidade de coisas inteis que se vo acumulando naquelas gavetas! Parece que tm vida prpria... no me lembro sequer como l foram parar! :P Enfim! E tirei mais um saco de coisas e umas quantas para dar/reciclar ou qualquer outra coisa acabada em ar que no passa por ficar por aqui! ;) Quando olhei para ela, estava com este aspecto...

E das gavetas nem vos falo...

Para organizar os produtos no interior usei o resto da caixa de ferramentas desmontada...

Na fotografia no parece to organizada quanto ficou. Optei por deixar nas gavetas apenas aquilo que uso realmente. E na gaveta do fundo reservei um espao para as tomadas e os carregadores de forma a tir-los de cima da mesa. E o exterior tambm ficou muito melhor!

Depois passei ao roupeiro... correco: ao caos total!

Deixei assim, l ao longe, para no se ver bem o caos... A outra metade do marido. Comecei por tirar tudo c para fora e limpar o roupeiro. Depois, escolhi quais as roupas para dar, para o lixo ou para reciclar. Procurei "eliminar" duplicados (ou parecidos), peas curtas demais ou compridas demais, com aspecto mais usado, que j no gosto ou no uso h muito tempo. Para organizar as roupas e calado dentro do roupeiro h quem goste de separar por cores ou por tecidos. Preferi separar por tipo de pea (calas, camisolas, cintos, tops, luvas...). E como as prateleiras so fundas, uso caixas de arrumao com rodas que deslizam como gavetas, tornando tudo mais acessvel. Para fazer deslizar o calado, uso a tampa de uma das caixas por baixo dos sapatos.

E o resultado foi este...

Colei etiquetas em todas as caixas e tirei 3 sacos de roupa e calado para dar, 1 saco para o lixo e dois sacos para reciclar - vrias t-shirts para cortar ;) ! Pode no parecer, mas ficou taaaao melhor!! :P Fiquei bem cansada, mas dormi bem mais leve! Hoje ainda dei volta s gavetas da roupa de cama e consegui tirar mais peas para dar! Maravilhoso! Hoje vou dormir ainda melhor! ;) E vocs? Tm organizado algum espao? Tambm se sentem mais leves quando libertam espao em casa? Eu sinto, sem dvida! A Maria Flicka tambm diz que sim! O espao l fora reflecte o espao mental. Como est o vosso? O meu estava uma desorganizao, com diversos projectos espalhados por a, mas est a ficar muito melhor e mais liberto!

5. Organizao no quarto - dicas


Neste ponto, as dicas so de organizao no quarto do casal, essencialmente no roupeiro! Quem no gosta de um roupeiro espaoso e organizado, com as peas acessveis, permitindo uma escolha mais rpida do que vestir e calar?

fonte

fonte

A maior parte de ns no se pode dar ao luxo de ter uma diviso s para este fim, mas ainda assim pode ter um espao organizado e arejado! Eu estou a adorar a nova vida do meu, mesmo que ainda no esteja perfeito e esteja longe de ser minimalista! ;)

fonte Claro que o primeiro passo esvaziar! Tirar tudo para limpar o espao e avaliar a necessidade de instalar mais prateleiras, outro varo para cabides, gavetas, alojar caixas ou cestos. Se o espao alto, pode ser til colocar uma prateleira (ou mais) acima do varo ou um varo em cima (at mesmo daqueles que se podem puxar para descer) e um em baixo para rentabilizar o espao - o de cima pode ter camisas e o de baixo calas e saias, por exemplo, tornando mais fcil a visualizao dos conjuntos. Ou talvez possa tomar estas decises depois de saber exactamente com que roupa vai ficar! Geralmente, gosto de ir tomando estas decises medida que vou fazendo - gosto de ir vendo resultados! Depois de preparado o espao, altura de comear a organizar o caos em que ficou o quarto! Pegue numa pea e comece a separar as restantes consoante o artigo: camisola, cala, saia, top, casaco... Antes de comear a ench-lo (moderadamente), decida o que vai deixar de fora. Peas de vesturio, acessrios e calado que: - j no usa h mais de 6 meses - no lhe servem e que guarda para o dia em que possam voltar a servir - guarda apenas porque gostou muito delas ou ainda gosta, mas j no usa - esto duplicadas ou so muito parecidas - tm um ar muito usado (a no ser que esse seja o objectivo) - j no tm a ver com quem voc hoje

- peas sem par (quando se aplica) ... Concerteza existem mais ideias para ajudar na separao. Sugestes? Claro que so apenas ideias e sugestes! No fundo, uma questo de utilizar o bom senso e ver o que lhe serve melhor, de acordo com os seus objectivos - nem do passado nem do futuro, mas do presente! Um dia destes, li algures (no me recordo onde) um lema que recordei bastante quando estava a dar a volta ao meu roupeiro: when in doubt, throw it out! Em caso de dvida, deita fora! Fez sentido, usei! Como referi no ponto anterior, a organizao no interior do armrio pode ser por cores, por tecido, por artigo, conjuntos, sem juntos :) ou de qualquer outra forma que lhe faa mais sentido ou seja mais prtica! Lembre-se que o seu roupeiro, tem de estar adequado s suas necessidades! Escolha os cabides. Para as peas no deslizarem e no precisar de comprar novos, pode forr-los (se gostar, tiver pacincia e tempo disponvel), colar uma tira de tecido de cada lado para que as alas no escorreguem ou fazer uns rasgos com uma pequena serra. Veja ideias aqui, aqui, aqui, aqui e aqui (com video). Pode at personaliz-los! :)

fonte Para alm do uso mais comum a dar-lhes, pode usar para organizar lenos e charpes, cintos, calado, acessrios...

fonte (apenas com cabide e argolas para cortina de duche)

fonte (esta foi a forma que usei)

fonte (apenas colocando uns camares num porta-saias ou noutro tipo de cabide - tambm d para joalharia!)

fonte (usando um porta-saias para as botas - mantm-nas direitas e ocupam menos espao!)

ver como fazer aqui (usando apenas cabide de arame) Pode proteger as peas penduradas do p...

fonte (usando guardanapos de pano com um ilhs no meio para deslizar pelo gancho)

e usar etiquetas para uma rpida identificao/localizao...

fonte O calado pode organizar das mais diferentes formas...

fonte

fonte

fonte

E no se esquea que a porta tambm tem potencial para arrumao! Assim como os organizadores de sapatos no servem s para calado! :)

fonte Quanto aos acessrios, eles podem ser organizados fora do roupeiro. Existem muitas solues, mas considero que aquelas que passam por pendurar a coleco na parede so as que ocupam menos espao!

fonte

fonte

fonte

Mas podem existir mais espaos de organizao no quarto...

fonte

fonte

fonte

fonte

Experimente deitar-se na cama e olhar para todos os lados (detendo-se em cada um deles), apreciando o que gostaria de melhorar, simplificar, limpar, organizar. O que prefere ver ao abrir os olhos logo pela manh? O que prefere reter em mente ao fechar os olhos antes de dormir? Quer queiramos quer no, o quarto (na generalidade dos casos) a diviso da casa em que passamos mais tempo - mesmo que no seja acordados! Convm que seja confortvel e que tenha "a nossa cara"!

Quanto roupa de cama, consenso que duas mudas por cama so o suficiente. Assim sendo, pode deixar tambm de fora aqueles lenis mais antigos, menos confortveis ou que por algum motivo menos usa!

fonte E porque a manuteno do estado de graa importante - at porque nos tempos que correm temos saldos durante quase todo o ano, talvez seja importante definir regras quanto entrada de artigos no seu armrio! Durante uns tempos a minha regra foi: sai um artigo antigo por cada artigo novo que entra (camisola por camisola, por exemplo). Depois esqueci-me da regra - porque posso passar muito tempo sem comprar roupa - e nas ltimas entradas esqueci-me da "compensao"! A minha me gosta muito de me oferecer roupa e, s tantas, fica difcil de controlar. Tenho de pedir-lhe para me ajudar neste meu objectivo! Tantas coisas mais poderia dizer quanto aos quartos e o espao que os acolhe, mas o que se me oferece dizer neste momento que quanto mais agradvel aos nossos olhos for o espao nossa volta, mais satisfeitos nos sentimos e melhor dormimos! E no se esquea de dar logo um fim a tudo o que ficou excludo do armrio! Quanto antes, melhor! D a uma famlia que precise (ou mais), doe a uma instituio, coloque no contentor para doao de roupa e calado. Pode localizar os contentores da Humana ou dar na Cruz Vermelha. E vocs? Qual a dica que preferem na hora de arrumar o roupeiro e o quarto? Tm outras sugestes? Quero saber e tenho a certeza que no serei a nica a querer mais dicas para melhorar a vivncia da sua casa!

6. Os quartos das crianas


Como o assunto ainda so quartos, passo j ao quarto das crianas, o que implica no s a reorganizao dos armrios das roupas, como tambm dos brinquedos! No se esquea que pode estar organizado para ser mais fcil limpar e arrumar, mas as crianas precisam ser crianas e alguma desorganizao pode ser um indcio saudvel! Para a limpeza e reorganizao do espao dos mais pequenos, parece ser consensual a utilidade em implic-los na tarefa, pedindo-lhes que separem aqueles brinquedos com que j no brincam e que podem ser dados a outras crianas, abrindo espao para os prximos. A regra "entra um, sai um" tambm pode aqui ser til! E uma boa altura para o fazer ser antes do aniversrio ou do Natal. No s lhes dar uma maior sensao de "controlo" (poder de deciso/responsabilidade) sobre os seus brinquedos (e no s), como lhes incutir alguns hbitos de organizao que podem ajud-los tambm na sua vida de adultos. A organizao no armrio das roupas pode ajud-la a ganhar tempo na sua rotina diria.

fonte A Jen do iHeart Organizing escolhe as roupas para a semana toda e identifica-as com o dia da semana para poupar tempo...

fonte

Mas existem outras zonas no quarto, para alm do armrio, onde pode ser arrumada roupa de outra estao, por exemplo. Um bom lugar uma gaveta ou caixa deslizante debaixo da cama...

fonte

fonte

As laterais dos armrios tambm podem ser aproveitadas para arrumao...

fonte

ver aqui como fazer

Outra soluo para livros e cadernos de desenho so uma espcie de manga feita com tecido e duas varas ou ripas de madeira (acima).

Para haverem menos brinquedos pelo cho, pode aproveitar o espao que as paredes lhe oferecem...

fonte

fonte

fonte

e atrs da porta...

fonte

A todo o comprimento...

fonte

fonte

fonte Em volta da cama...

fonte

fonte

ou da janela...

fonte Adoro estes bancos de janela; so excelentes espaos de leitura e proporcionam muita arrumao! Mas claro que antes de organizar os brinquedos e livros no espao existente, necessrio separar tudo aquilo que: - j no necessrio - no usado - est partido ou rasgado - repetido - est incompleto (como puzzles) Se forem organizados por categorias (carros, pistas, legos...) e os conjuntos no mesmo stio, fica mais fcil na hora de brincar e de arrumar. Mais fcil para eles e para si. Quanto aos desenhos, temos um dossier onde guardamos todos e alguma arte em tela est na parede. Conforme o tempo for passando e eles forem crescendo logo se v, mas a minha "onda" mais fotografar ou digitalizar e pr a andar! Com os meus fiz a mesma coisa. Aqui por casa ainda faltam os brinquedos e a "tralha" em cima das secretrias. Parece-me que amanh ser o dia! Mas as roupas j esto e j temos mais um saco de lado para dar! Yay!! E vocs? Tm dicas para a arrumao e organizao do quarto das crianas? Deixem o link para as ideias que partilham no vosso blog! ;)

7. Organizao na cozinha - dicas


Nos dias seguintes, foi a vez da cozinha, por entre trabalho e outros afazeres. Deu muito trabalhinho, pois o antes estava confuso e bagunado assim...

Depois mostro a diferena! Agora o momento de inspirao para optimizao na cozinha! E comeo com algumas das minhas "preocupaes" na cozinha... Comeo por um espao que muitas vezes desperdiado (por mim falo)... aquele que existe debaixo do lava-louas! Existem diversas ideias interessantes para tirarmos o maior partido dele. Podemos montar gavetas e cestos que deslizam em calhas para melhor acesso...

passo a passo Este um espao onde muitas vezes guardamos produtos de limpeza. Podemos coloc-los em cestos ou caixas para mais fcil acesso e at para os podermos levar todos juntos, de diviso para diviso, na hora da limpeza!

via

Podemos ainda aproveitar o interior das portas para um suporte de sacos do lixo...

fonte ou outro material de limpeza...

fonte Uma outra preocupao na cozinha c de casa sempre as tampas das caixas e das panelas: "onde anda a tampa?" Como conheo bem as caixas, sempre encontro as tampas que procuro, mas no sou a nica a usar o armrio e guardar as tampas fora da caixa que elas servem pode criar alguma confuso! Pessoalmente uso um cesto apoiado na prateleira de cima para guardar todas as tampas juntas (ver segunda foto deste artigo), mas pode usar-se um escorredor de loua para as organizar...

fonte

ou um suporte prprio para tampas...

fonte Vares extensveis como aqueles usados para pendurar cortinas tambm podem ser uma boa soluo, no s para tampas, mas tambm para tabuleiros e tbuas de corte...

fonte Ou uma simples ripa presa prateleira para impedir que tampas e tbuas deslizem. Em terceiro lugar (e no necessariamente nesta ordem), o espao disponvel na bancada! Pessoalmente prefiro ter a bancada o mais livre possvel, mas nem sempre fcil e, para ser sincera, neste momento est muito pouco livre para meu gosto. H quem prefira ter as

tbuas de corte ou as facas em cima da bancada, eu prefiro t-las guardadas noutro lugar. As especiarias so outra coisa que acaba por roubar muito espao sobre a bancada e ainda no estou satisfeita com o mtodo que uso neste momento. Temos as especiarias em cima de uma prateleira sobre a bancada, mas prefiro arranjar uma soluo como estas...

fonte

fonte

O interior das portas uma boa soluo tambm para especiarias, mas a soluo abaixo tambm interessante...

fonte Os blocos que deslizam combinados com o aproveitamento de espao vertical so uma excelente soluo para organizao na cozinha.

Mas os vares tambm so teis para libertar espao em bancada e existem muitos acessrios para eles.

fonte At os frascos das especiarias neles podem ser pendurados! Mas para quem tem uma cozinha espaosa, uma ilha pode ser um bom compromisso de organizao. O exemplo abaixo foi construdo a partir de uma cmoda que j no tinha serventia!

como fazer

Reaproveitamento parece-me bem! Mais gavetas para tornar tudo mais acessvel nos armrios fundos da cozinha...

fonte Mas os tachos tambm ficam bem pendurados sobre a rea de servio!...

fonte

Uma boa soluo para aproveitamento do espao entre prateleiras, naqueles armrios em que estas so fixas, ser usar prateleira dentro de prateleira. E enquanto no temos prateleira podemos usar um tabuleiro, como este que colocado sobre os copos permite um segundo andar...

fonte

Colocar frascos e utilitrios mais pequenos dentro de um tabuleiro, como os temperos, permite levar tudo de uma vez para a mesa e torna mais fcil mant-los todos juntos e at mesmo de p!

fonte

como fazer

Gosto do aproveitamento do interior das portas, que neste caso foi utilizado para escrever as faltas na despensa e o menu da semana, utilizando tinta efeito ardsia.

fonte E na despensa? A organizao essencial neste nicho e no podia ser dispensada! ;) Nem sei como faltou na minha lista inicial! Obrigada Paula Cafagni pela lembrana! :) Provavelmente porque a despensa c de casa fica num dos armrios da cozinha e no uma diviso, mas muito importante na mesma! Quanto questo de outra leitora do blog sobre a necessidade de organizao dos pacotes das massas, arroz e leguminosas, disse-lhe que coloco quase tudo numa caixa comum, que desliza na prateleira e me permite localiz-los rapidamente, mas uma boa opo so os frascos ou caixas (individuais) transparentes e devidamente identificados. Assim podemos ver se precisamos de comprar mais em breve e onde est cada coisa que precisamos!

fonte Outra boa opo, que poupa espao na prateleira e utiliza (como gosto) o espao vertical, so estes expositores que servem doses do cereal, massa ou leguminosa...

fonte

Quanto aos enlatados, podem ser empilhados ou, para evitar a queda em domin, ser colocados em recipientes (cestos, caixas, etc.) identificados. No exemplo abaixo, foi usado um revisteiro metlico como dispensrio de latas. Mais uma boa ideia de reaproveitamento!

Ou podem ser colocadas prateleiras em grelha, inclinadas sobre parafusos, no interior do armrio, para o mesmo fim...

como fazer e fica tudo to bonitinho quando est organizado!

fonte Ter tudo devidamente identificado com etiquetas, ajuda na hora de arrumar e na hora de encontrar. E at as crianas podem encontrar o que necessrio sem precisarem perguntar onde est, contanto que saibam ler!

fonte

Seja uma despensa grande ou pequena, parece-me que o truque est na utilizao de recipientes e de etiquetas identificativas, seguindo a regra bsica: deixar o que usado mais frequentemente mais prximo e ao nvel dos olhos, o menos usado nas prateleiras mais altas e o mais pesado nas mais baixas. Uma vez mais, sem esquecer o potencial que portas e paredes oferecem no que toca a espao vertical!

fonte

fonte

Ainda sobre a bancada pode estar o to comum arquivo, quer seja de receitas, contas correntes, documentos ou outras actividades da famlia, e que no pode ser esquecido na hora de organizar.

fonte

fonte

Como dicas soltas que encontrei por a, uma excelente soluo para a toalha que vive caindo da pega do fogo a toalha com velcro, que fecha sobre si mesma! Assim como o saco para os sacos (ns temos um destes, feito pela minha me). Excelentes ideias, no vos parece?

fonte

fonte

Mas os sacos tambm podem ser mantidos mo, reutilizando uma caixa de kleenex vazia...

fonte Adoro o facto da caixa ficar presa na porta! E porque durante a noite, a comida dos gatos fica na cozinha, no podia descurar que a organizao tambm aqui pode chegar.

fonte

Gosto da forma como as comidas dos felinos ficam arrumadinhas naquelas caixas, identificadas, preservando a qualidade e sabor da rao dos nossos amigos.

fonte Muito mais poderia ser dito, mas parece-me que cobri as reas que consideramos problemticas aqui por casa e que so comuns a muitas outras casas!... Regras essenciais: - manter junto o que idntico (copos, pratos, etc) - manter o fluxo, guardando junto o que serve em conjunto - guardar o que usado mais frequentemente num local mais mo e ao nvel do olhar, o que menos usado nos locais mais altos e o que pesado, mais prximo do cho - usar cestos, caixas, tabuleiros e afins - identificar, identificar e identificar - e, muito importante, seguir o nosso prprio estilo de organizao, o que nos faz sentido, mantendo o fluxo de utilizao de cada diviso (no s da cozinha, claro) e aproveitar aquilo que j temos para maior optimizao de recursos! Esqueci-me de alguma?

fonte

E pegando neste ltimo ponto, ainda h pouco espreitava o blog da Flvia Ferrari e lia o que ela escreveu hoje sobre no usarmos as coisas que no colocamos mo e pensei em quantas vezes isso acontece comigo! Com vocs tambm? Parece-me que poder ser uma lei universal... pelo menos c de casa! :)) Ao dar a volta cozinha e, antes, s restantes divises da casa, tenho (re)encontrado coisas que at usaria se me lembrasse que as tinha ali (ou de todo!), mas que estavam l para trs no armrio ou no fundo de alguma pilha de tantas outras coisas! Tenho procurado simplificar, pois ajuda-me sem dvida a organizar, optimizar e rentabilizar cada investimento!

8. Organizao na cozinha
Mostro, ento, como resultou a organizao na cozinha c de casa! A despensa pode ser um projecto por si s, mas a nossa pequena e porque no comemos tantas vezes assim em casa, at nem muito "apetrechada". No fazemos compras mensais, vamos comprando no comrcio local medida que vamos gastando, pelo que ainda fiquei com muito espao disponvel. Mas antes estava cheio assim...

Com prateleiras fundas, pode tornar-se o caos para achar algo. Depois de tirar tudo para fora, limpar e arrumar de volta apenas o que fazia falta naquele espao, o resultado foi este...

Sim, sobraram prateleiras! Adorei o facto! :) A Nikita deu apoio moral!...

J tinha falado no tabuleiro que uso a la lazy susan...

E do jeito que do os cestos que ficam sob a prateleira...

Se virem bem, aparecem vrios pelas fotos!

Confesso que quase todos os espaos j levaram mais uma ou outra volta depois de ter terminado porque vou tendo outra noo das necessidades medida que vou usando. A utilizao deste espao no dia-a-dia costuma ser to automatizada que h pormenores que escapam memria consciente! Mas as duas imagens que apresentei como "depois", esto actualizadas! :P Depois da despensa segui a direito pelos armrios em volta.

Aquelas manchas no interior dos armrios resultaram de uma infiltrao numa casa de banho do andar de cima e ainda no foram "corrigidas". No foi desta que pintei ou forrei o armrio, pois no estou totalmente livre para tal... fica para a prxima revoluo! ;) Mas resultou um pouco melhor...

Coloquei mais umas prateleiras entre prateleiras e pendurei as chvenas em ganchos que fiz com clips e que pendurei na prateleira interior. No se v muito bem na foto, mas d a sensao de ficar mais "arejado"! J o armrio das caixas era uma confuso pegada...

E tambm ficou melhor e mais arejado...

Os utenslios para fazer bolos ficaram todos no mesmo stio, as caixas redondas (coloridas) - que estavam sempre a escorregar quando se tiravam as caixas do lado - ganharam um novo lugar - onde ser raro acontecer o mesmo - e at a tostadeira ganhou um lugarzinho fora da bancada, j que no usada numa base diria.

E abaixo do mvel ficou um pouco mais arejado...

Embora ainda no seja o ideal de utilizao, ficou bem melhor a meu ver! Depois passei ao armrio dos tachos e panelas, que estava assim...

Pois ! At os gatos foram ajudar neste...

E garanto que ficou muito melhor, mais arejado e funcional!

E no que tem sido muito mais fcil manter as coisas assim, arrumadas! Fantstico! Vamos ver depois da sogrinha voltar, uma vez que agora mora connosco a tempo quase inteiro e acaba por fazer mais uso das panelas do que eu! ;) Mas saiu muita coisa desta cozinha. No consigo contabilizar os sacos de material que saram daqui porque as coisas foram indo e sem ser em sacos, mas saiu uma caixa de material para campismo que vai para a casa das mquinas e muitas coisas que dei por no usar ou existirem em duplicado, entre outras que foram fora por j no estarem em condies. Ainda consegui enfiar ( o termo mais adequado) as individuais de palhinha no armrio do termoacumulador. No est perfeito... procurei seguir uma boa ideia que surgiu, mas que implica outros materiais. Para j esto fora da vista e da gaveta, onde ocupavam muito espao! O que segura os cordis um suporte de chvenas que comprei no Leroy para outro armrio, mas achei-o muito fraquinho e o peso das chvenas mais pequenas faz com que fique muito aberto e pendurado, ocupando mais espao do que necessitaria! Foi eliminado, mas tinha de servir para alguma coisa, certo?! Para j, fica ali! Entretanto, apercebi-me que no tenho um antes do armrio dos copos e canecas - j disse que adoro canecas? - mas tenho um depois e garanto que levou uma limpeza!

Em cima da bancada tambm houve limpeza, simplificao e organizao. Passou disto...

para isto...

e tambm j no tem o pote de mel em baixo! :P Pode no parecer, mas faz muita diferena! As especiarias ficaram num tabuleiro - s puxar! E tinha coisas demais neste espao! Ficou bem melhor! E pronto! Ficou a faltar o espao debaixo do lava-louas, o dos produtos de limpeza e as gavetas dos panos e toalhas! Sei que muito, mas tero de ficar para segundas npcias porque quisemos aproveitar a disponibilidade para arrumar a casa das mquinas. Bem, eu acho que ficou bem melhor e com menos coisas tambm! Claro que sobraram algumas coisas que ainda no ganharam nova casa, mas que esto espera do "novo" espao! Espero que tenham gostado da visita virtual e talvez possa ter suscitado algumas ideias!

9. Organizao na casa das mquinas (lavandaria)


O ltimo espao a ser organizado c em casa foi a casa das mquinas e, digo-vos, que diferena! Ora o antes era assim...

Pois ! Era um perfeito caos! Simplesmente amos despejando para ali o que amos tirando do caminho noutros lugares da casa. Mais algum por a tem lugares assim? V l, no me deixem sozinha, que olhar para o antes at di! ;) Parece incrvel como chegmos at ali! Mas, motivados com as ltimas andanas, no primeiro dia do ms, este espao saiu na lotaria! Comemos, claro, por tirar tudo c para fora e deixar o quintal de pantanas!

Bem, na verdade, comemos por desalojar a gataria - que foi transferida para a cozinha!

Como comemos no Domingo e havia muito a fazer, os trabalhos continuaram durante a semana. O marido ia furando paredes, colocando poleias e prateleiras por etapas, ao final do dia, depois do trabalho. Durante o dia, quando dava, eu ia seleccionando e deitando algumas coisas fora, dando outras, comprando caixas... O que vale que, com o feriado, este fim de semana foi grande e deu para terminar de uma assentada! Olhem s a pose para a foto...! :)

Cansados, mas satisfeitos! D para notar?! :) Adoro o resultado! Ele diz que no gosta nada destes trabalhos, mas depois resultam to bem!... Obrigada, gato! Valeu o esforo! ;) Ento vamos ao depois, no ?! ;)

A parede do fundo ganhou umas prateleiras novas e medida das necessidades. O material ficou todo organizado em caixas e devidamente identificado.

As etiquetas vieram daqui. Do lado esquerdo, substitumos a tbua de engomar e deixmos os ferros fora do caminho (no plural, no por precisarmos de dois, mas por eu ser a nica a usar o ferro a vapor!). Ficaram numa prateleira mesmo mo, que ocupou o lugar da moldura vazia que ali se encontrava! Leram bem, moldura vazia. :P Tinha sido um quadro de recados em cortia, que se estragou, e continuava ali porque planeava fazer algo divertido: criar um departamento para meias perdidas como vi uma vez no pinterest e gostei tanto! :)

fonte Mas ficou ainda melhor e o espao melhor aproveitado! Para a zona das mquinas, o marido fez uma bancada com tbuas de madeira, para ter uma superfcie melhor para se dobrar a roupa e por cima ficaram mais umas prateleiras para os detergentes e outros que tais...

E as meias perdidas tambm ganharam o seu espao para resgate das companheiras!

Ignorem a publicidade, no sou fiel a uma marca especfica de detergente, vou conforme o momento... de facto, tenho at tido vontade de experimentar umas das receitas que vou encontrando no pinterest e criar a nossa prpria marca! Aquelas camisas ali penduradas ao lado das mquinas, tm um lugar mais seguro para ficar agora! Antes acabavam penduradas no estendal da parede oposta, cujo peso ia entortando

as varetas!... Por isso, pedi ao marido que colocasse um toalheiro sob uma prateleira, s para este fim!

E uma vez que as cores escolhidas para este espao foram o branco e o verde, fui "pescar" cabides nestas cores para enfeitar logo o varo! ;) Falta uma parede, certo? A, chegmos o estendal para o lado e pedi ao habilidoso c de casa que colocasse uns suportes para vassoura, p e afins. Como sobrava algum mobilirio, acabmos por deixar uma mesa e bancos, de apoio mquina de costura! Pasme-se quem me conhece, pois claro! Nunca a estreei! Costurar no a minha onda (isso totalmente com a minha me), mas criar , pelo que no fosse a tese de mestrado e era capaz de j me ter aventurado num ou outro projecto que requer uma costura ou outra!

De qualquer forma, ali ficou a mquina e fiquei com vontade de acrescentar mais uma prateleira para albergar alguns materiais para projectos. Prximas npcias? No sei. Mas faltam, sim, uma ou duas coisitas que ainda farei.

E pronto! A est o nosso ltimo projecto! E como gosto de antes e depois...

So as mesmas 4 paredes, diz o marido! ;) ... concordo! Eu adorei o resultado! E vocs, o que acharam? Qual o vosso espao mais desorganizado em casa? Existe um, certo? Partilhem comigo para no me sentir sozinha! Agora o nosso espao desorganizado a garagem, at porque uma ou outra coisa deste projecto tambm l foi parar! :P

10. Ideias para organizao na zona de lavandaria


A rea da casa onde cuidamos da roupa suja , muitas vezes, uma daquelas zonas onde acumulamos coisas que no so sequer teis ali - ahem! Como mostrei no anterior post deste projecto, a nossa era disso um bom exemplo! Mas esse um cenrio do passado agora! (big smile aqui)

Estou muito satisfeita com o resultado, mas deixo aqui mais inspirao para a organizao deste espao para quem ainda o necessite! Os passos so aqueles que funcionam bem em qualquer espao: esvaziar, limpar, separar, organizar e decorar. Algo por a! Quando o espao o permite, uma bancada para dobrar roupa d muito jeito. Esta pode ficar sobre a(s) mquina(s) ou prxima, caso as mquinas estejam uma em cima da outra, por exemplo.

fonte

fonte

fonte

fonte Prateleiras e armrios para guardar tudo o que necessrio para o cuidado das nossas roupas so essenciais a uma boa organizao. Mesmo que o espao seja pequeno, pode sempre arranjar-se algum espao para arrumao. Quer seja nas paredes, dentro de um armrio ou atrs da porta.

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte

Se, como ns, tiverem a sorte de ter uma diviso s para este fim, podem dividi-la por zonas. No nosso caso, temos a zona da lavagem de roupa, a engomadoria, arrumos, stock de produtos (extenso da despensa), utenslios de limpeza e arranjos (j que temos mquina de costura ali). Arrumando os produtos e utenslios na zona onde vo ser utilizados, poupa-nos tempo e torna o espao mais funcional e intuitivo.

fonte

fonte

fonte Um local para pendurar a roupa que no ser dobrada (camisas, calas, saias) d muito jeito. Pode ser usado um varo como os de roupeiro, extensores para cortinas de banho ou mesmo um toalheiro sob uma prateleira (que foi a nossa opo).

fonte

fonte

E por ser uma zona em que cuidamos da roupa suja no quer dizer que no tenha elementos que sirvam apenas para decorao!

fonte

E se for uma zona de passagem, no interior da casa, podem sempre usar-se portas e armrios para esconder a real funo dessa rea. importante que este espao esteja do seu agrado, para alm de organizado, pois ser mais agradvel utiliz-lo e ter mais vontade de o manter dessa forma agradvel! Igualmente importante a forma como se encontra organizado. Se os recipientes, cestos, caixas, frascos estiverem devidamente identificados mais fcil manter a organizao. Um cesto cuja funo no esteja claramente identificada, mais tarde ou mais cedo, acaba por ser recipiente de coisas soltas para as quais no se encontra outro lugar no momento. E se tiver uma identificao mais fcil ns (assim como o resto da famlia) respeitarmos essa identificao e colocar ali apenas o que ali pertence!

fonte

fonte

Tambm me parece til - algo que ainda quero adiccionar nossa lavandaria - um kit de tratamento de manchas. A Martha Stewart indica, no site, farinha de milho para absorver manchas recentes de gordura (no momento), solventes de leo ou produtos de limpeza a seco para resduos mais antigos, agentes branqueadores naturais como o sumo de limo ou vinagre branco, glicerina para tinta de caneta, cotonetes e aplicadores de esponja (como os de maquilhagem) para aplicar mais facilmente o produto a usar.

Com certeza que muito fica por dizer, mostrar e inspirar. Como preferem organizar esta vossa rea? Que outras dicas podem partilhar aqui? Com certeza que podem ajudar outras pessoas a encontrar a melhor forma de organizar os seus espaos! ;) No se esqueam de visitar os links logo abaixo das imagens para encontrarem mais boas ideias!

11. Organizao no espao virtual do escritrio


Para alm da secretria, gavetas, prateleiras e todos os utilitrios que podemos organizar no nosso escritrio, existe um outro lugar onde costumamos acumular muita "tralha" e de uma forma que foge, muitas vezes, ao nosso controlo: o computador! Para prevenir o gasto de espao desnecessrio, de tempos a tempos necessrio escolher, limpar e organizar. No s libertamos espao, como tambm podemos agilizar qualquer pesquisa posterior. Claro que a forma de organizar este espao ter de passar pela forma como o usamos, mas parece-me uma boa ideia definirmos onde queremos guardar a informao em disco, criar pastas para os diversos assuntos (to importantes quando as etiquetas nas caixas dos armrios ou na despensa!) e comear ento a distribuir os ficheiros pelas respectivas pastas. Exemplos (de entre os meus) podero ser as pastas mais gerais: msicas, filmes, software, imagens, livros, psicologia, crafts, ideias, digitalizados... Enfim! Ou exemplos mais especficos como: revistas, tese, notas, templates... Dou poucos exemplos para estes nveis, pois s fazem sentido no seu enquadramento. O que lhe faz mais sentido a si? Que tipo de documentos/ficheiros costuma usar mais? Apesar de muitas vezes me dizerem que sou muito organizada com os ficheiros, considero que ainda esto numa grande confuso porque antes de passarem para as pastas finais, passam por pastas intermdias e, por vezes, levam muito tempo at serem finalmente organizados. Claro que aqui me refiro mais a livros (sim, tenho mesmo muitos!). Os livros, tenho-os separados por temas e, em alguns casos, por autores, divididos por 2 grandes cestos virtuais: psicologia e outros. Os templates: blogger, facebook, powerpoint, logos, posters, brochuras, calendrios, etiquetas... Por a! Quanto s fotografias, tm o seu prprio disco (so muitos Gb...) e esto separadas por anos e, dentro do ano, por temtica/evento e com numerao antes do nome, para que fiquem por ordem. Torna-se muito mais fcil encontrar algo especfico. Se usar a galeria de imagens do Picasa, o programa permite colocar etiquetas nas imagens, assim como identificar caras, o que torna a pesquisa mais fcil. Mas quando j se tem gazillions de fotos, o processo pode ser moroso e mesmo entediante! Seja como for que decida organizar, preciso que lhe faa sentido e que no se esquea de fazer backup regularmente! No o fao to amide quanto gostaria (para prevenir eventualidades como algumas que j aconteceram no passado), mas vou fazendo o backup de tudo o que me importante! Hoje em dia, os discos externos oferecem cada vez mais espao e vo sendo cada vez mais economicamente acessveis, mas existem tambm alternativas gratuitas online. Continuo ainda assim a pensar que ser bom ter sempre um backup fsico, pois (ainda por mais utilizando servios gratuitos) nunca se sabe o que pode

acontecer empresa ou aos servidores que suportam a nossa nuvem e, no final da linha, quilo que nos interessa: os nossos ficheiros! Tambm prefiro ter os filmes em disco do que em dvd, pois ocupam muito menos espao fsico. Sempre que possvel, digitalizo os documentos que podem ser arquivados no computador em vez de ocuparem espao em prateleira ou na secretria. Uso notas no computador, no s para poupar as minhas amigas rvores (o mais que posso!), mas tambm porque preciso de ter as coisas vista para me lembrar delas. Antes, tinha sempre muitos papis em cima da secretria, que aguardavam muito tempo para serem "tratados", mas que no podiam ir para uma pasta ou gaveta ou seriam provavelmente esquecidos! H j tempos largos que, para meu agrado, o cenrio tem sido outro! Um grande gerador de baguna e consumidor de bits e bytes o cliente de email (para quem, como eu, utilize um). Gosto de usar o Outlook para me organizar e recebo l o email de todas as minhas caixas de correio. Aqui o caos total e este um bom momento para fazer mais uma limpeza, pois j estou a acumular demasiadas mensagens sem resposta (ou mesmo sem terem sido lidas) nas caixas de entrada. A forma como o email pode ser organizado tambm varia de acordo com as necessidades de cada um. Um bom conselho, que leio muitas vezes mas que pareo no ser capaz de seguir, criar 3 pastas para onde separar o email medida que este vai entrando: - fazer/agir (ou algo do gnero) - para onde colocamos todas as mensagens sobre as quais precisamos de agir directa e pessoalmente de alguma forma (responder, pagar, marcar, etc); - reencaminhar - no necessariamente por email, mas so mensagens que pode dizer respeito (ou interessar) a outro habitante da casa; - ler - para aquelas mensagens mais longas ou que queremos ler com mais ateno. A quarta pasta a utilizar (muito) a lixeira, quando j agiu sobre a mensagem, reencaminhou ou leu... lixo com ela! E faz sentido que a minha escrita tenha sado da primeira pessoa, pois apesar de usar muito a lixeira do Outlook, h muuuuuuuuiiiito email que j deveria ter seguido caminho h muito e ainda anda aqui por uma ou outra pasta. J deu para notar que esta no a minha forma de organizar o email? Sugiro a que mais leio por a porque me parece simples e eficaz. No entanto, depois de muitos anos, mesmo com algumas perdas de email pelo caminho devido a perdas no computador (e nenhum backup), as pastas vo engordando e fica mais difcil usar esta estratgia! Por algum motivo, as mensagens que coloco na pasta "a responder" tendem a ficar mais facilmente sem resposta. Parece-me algo idntico a agarrar nas notas em cima da secretria e coloc-las na gaveta: esqueo mais facilmente! De forma que, por aqui, um trabalho ainda em progresso!

Enquanto (pelo meio deste ponto) fao limpeza s caixas de entrada do meu email, aproveito ainda para sair de algumas mailing lists cujo contedo j no me interessa, assim como aproveito para cancelar o registo em alguns sites pelos quais recebo email. Para alguns basta clicar num link e rapidamente cancelar a subscrio de emails ou o registo do site, para outros basta enviar um email pedindo para deixar de os receber. rpido e ajuda a reduzir o fluxo de emails que recebo diariamente! Claro que podemos sempre criar filtros para enviar este email directamente para a lixeira, mas cancelar a subscrio parece-me uma soluo mais permanente! Por outro lado, para poupar no papel que gasto, no espao que ele ocupa e no tempo que levamos a organiz-lo, parece-me uma boa ideia pedir para que extractos do banco, facturao da luz ou outros que tais nos sejam enviados via digital em vez de pelos correios. Parece-me uma soluo win-win! O facebook, para quem tem perfil e o usa, tambm precisa de organizao! Se pensarmos bem em tudo o que ali partilhamos, vamos querer ter as definies mais adequadas sobre quem v o qu e quem pode o qu.

Podemos definir quem nos pode enviar pedidos de amizade (todos ou amigos de amigos), assim como definir, no momento em que aceitamos um pedido de amizade, em que lista queremos colocar aquela pessoa e este um passo muito importante! Pelo menos no passado, os amigos que no estavam em lista alguma podiam ver tudo o que publicvamos, mesmo que definido para apenas algumas listas. A partir da, passei a ter o cuidado de os colocar SEMPRE em alguma lista. Partilho muitas fotos no facebook, mas apenas as pessoas que coloco na lista famlia podem ver as fotos de famlia, assim como apenas alguns crculos de amigos podem ver fotos mais antigas (escola, grupinho do caf, etc) e

por a adiante! Mas tambm tenho diversos lbuns pblicos (especialmente os de inspirao)! Para alterar as permisses nos lbuns de fotos, basta entrar na vista dos lbuns e clicar no smbolo ao lado do total de fotografias em cada um deles.

Mas no so s as permisses que damos aos outros utilizadores que precisam de ser revistas, como tambm aquilo que permitimos s aplicaes. No cabealho, clicamos na seta ao lado de "pgina inicial" e escolhemos "definies de privacidade", depois clicamos em "Anncios, aplicaes e sites" e a definimos, aplicao a aplicao, se a queremos apagar ou alterar a forma como tem acesso aos nossos dados (ou seja, a quais tem acesso).

Porque o facebook (assim como outros sites) consumidor de tempo, podemos querer definir o que ali queremos ver. Podemos ter um amigo que faz muitas publicaes por dia ou coloca coisas que no nos interessam de todo; s clicar na seta ao lado da publicao do

amigo (no feed de notcias) e escolher ocultar. Os feeds que menos vemos so os dos amigos que se encontram na lista conhecidos (existe por defeito no fb) e podemos retirar ou colocar l mais, assim como o contrrio se verifica na lista amigos. Se achar que tem amigos a mais e que necessrio fazer uma limpeza, nada como avisar ao longo da semana com publicaes no mural de que se encontra a fazer uma limpeza e, se quiser, pedindo para que quem quiser continuar a fazer parte dos seus amigos, envie uma mensagem privada a inform-lo. Assim ser mais fcil fazer listas novas e ter todos os amigos "arrumadinhos"! ;) Para uma "limpeza" mais radical, a conta pode sempre ser suspensa! Se acha que recebe demasiados emails do facebook, s ir s definies de conta, clicar em "notificaes" na lista da esquerda e, no separador "todas as notificaes", editar uma a uma para definir em que situaes dever ser enviado um email. S em situaes pontuais recebo um email do facebook, mas por defeito "saem de l s paletes"!

Fonte das imagens: Google Mais consumidores de tempo: o chat...! Por defeito estou sempre offline, pois tenho muitos... amigos no fb (devido a gerir diversos sites). Cada um faz como quer, no me importo de adiccionar pessoas que no conheo pessoalmente, desde que as coloque logo na lista mais adequada. J surgiram algumas oportunidades (de ordem diversa) por t-lo feito! Pessoalmente, concordo com o Dalai Lama: no existem estranhos, apenas amigos que ainda no conheceu! E tal como os primos, podem ser amigos em diferente grau, mas no deixam de ser amigos, estes: virtuais! Mas isso sou eu! E pronto! Quanto ao facebook, aproveito apenas para dizer que se h algo que no gosta na forma como o seu perfil mostrado, pode sempre mudar com a aplicao Social

Fixer. Pessoalmente, gosto, mas muitas vezes ouo dizer a algum que no gosta da timeline, esta aplicao tambm o soluciona (apenas no seu perfil)! E melhor ficar por aqui, que o assunto j vai longo! Espero que as dicas possam ser teis! E vocs, como se organizam no pc e online?

12. Personalizando o espao - parte 1


Neste projecto de 31 Dias de Organizao em Casa, ainda volto ao escritrio, mas apenas porque neste espao que mantenho o material referente aos dois temas que quero partilhar hoje convosco. O primeiro painel de objectivos/tarefas, comum quadro de cortia onde colocamos com alfinetes e pioneses desde aquilo que temos para fazer, quilo que queremos fazer, passando por vales de desconto, receitas, imagens giras... o meu at uma pen USB tem pendurada! Enfim, tudo isso e muito mais! Em 2005, Jack Canfield escreveu sobre vision boards no seu best seller Os Princpios do Sucesso e, a partir da, as vision boards proliferaram por esse mundo fora! Mas a noo de painis de objectivos no era nova. Os quadros de cortia j eram usados e recordo-me de usar algo parecido na minha adolescncia. Tudo o que era material escolar que no fosse de desgaste rpido (como lpis, borracha) durava-me muito tempo e quando uma pasta precisava de uma renovao ou simplesmente me apetecia mudar-lhe o look, fazia-o. Recortava imagens e palavras das revistas que vagueavam l por casa e fazia uma montagem, que colava, forrando depois com papel de contacto. Ainda tenho uma! Forrava por dentro e por fora e atrs ou por dentro, lembrava-me sempre de colocar algumas tirinhas de BD, daquelas curtas que saam no jornal (como Hagar ou Garfield)!... Eram vision boards portteis! ;)

J adulta, passei a ter um painel de cortia onde ia colocando essas coisas e mais. Por ser mais prtico retirar ou adiccionar contedo, foi mais alm dos objectivos, abraando tarefas e outras coisas que no queria esquecer antes de fazer! J disse que tenho de deixar vista, certo?! H alguns anos fiz a minha vision board (embora nunca tenha lido o livro) no Photoshop e, em 2010, surgiu o pinterest! Com as possibilidades introduzidas pelas novas tecnologias, os quadros de cortia ganharam um novo sentido... ou talvez no! Mas houve, definitivamente, uma grande adeso aos quadros de cortia digitais! Neste momento o quadro de cortia (onde tenho colocada uma cpia da minha vision board digital) est uma confuso! E este um momento to bom como qualquer outro para o organizar! No entanto, prefiro usar o Pinterest para a inspirao, as ideias e alguns objectivos especficos, pelo que me parece que ser mais direccionado para tarefas e notas soltas. Vocs j devem conhecer muito bem o site de que falo (pinterest), mas se algum ainda no conhecer, aconselho vivamente a experincia! O registo gratuito, embora por convite, e aproveito para esclarecer que no recebo qualquer comisso! :)) Enquanto vou ali num instante dar uma volta ao quadro de cortia, podem apreciar a confuso...

E volto um bocadinho mais organizada.! Mantive no quadro algumas coisas que quero manter presentes, uma ou duas coisas para marcar e lembranas soltas que me ofereceram num ou noutro momento e me fazem sempre sorrir! Quando estou a trabalhar em algo no computador e levanto os olhos para procurar ideias ou palavras, gosto de encontrar em

volta coisas que me inspirem! O quadro de cortia fica mesmo por trs do porttil! Ficou assim...

Quanto s notas, j disse que uso o computador para isso, pelo que no usarei o quadro para tal. Poupo espao, papel, tenho-as todas mo e posso coloc-las num lugar onde ficam sempre visveis. No pc, dependendo do que for, uso o word (para algo mais longo) ou um widget (no windows 7) que me coloca um bloco depost-it no ambiente de trabalho para notas soltas. No iPad (onde escrevo mais notas), uso a aplicao abc Notes, que tambm apresenta as notas como post-it e posso coloc-las como painel de fundo no ecr principal ou no ecr bloqueado para ficarem sempre visveis. O segundo tema so as coleces, que aqui em casa vivem, quase todas, no escritrio. Os artigos que coleccionamos so peas de que, partida, gostamos muito - ou no as coleccionaramos! Ento, dependendo das coleces, porque no tir-las do armrio? Podem ser uma boa forma de personalizar o espao e ter sempre vista aquelas coisas de que realmente gostamos. O marido tem uma bela coleco de pins escutistas, que se encontram devidamente catalogados, organizados e emoldurados, a enfeitar a parede do escritrio. Claro que o trabalho todo que ele teve na organizao dos pins (e acreditem que foi uma trabalheira!) no foi apenas para ficarem bonitos na parede (que ficam!), mas porque de vez em quando a coleco viaja para outros locais, acompanhando o CPCOE (Clube de Coleccionadores de Objectos Escutistas), pelo menos nos seus encontros anuais.

Mesmo os pins que no so escutistas (sempre sobram, no ?!) ganharam um pouso na parede...

Outra coleco (sort of) que temos exposta neste espao a das minhas fadas! Sim, adoro fadas! No fao propriamente coleco, mas quando me apaixono por uma, compro! Tento manter-me o mais longe possvel da Angelic...! :P Como famlia e amigos tambm sabem que gosto de fadas, de vez em quando oferecem-me uma e a "coleco" l vai crescendo! Gosto de todas as fadas que tenho e outras que no tenho, mas se fosse fazer coleco, no haviam prateleiras que chegassem! ;) Para as expor, o marido fez-me umas prateleiras medida e, sempre que estou no computador, tenho-as aqui ao p de mim, o que me agrada! J disse que ao levantar os olhos do ecr, me inspiro olhando em volta?!?

Tenho mais fadas espalhadas por outros locais da casa, mas a maioria est aqui ao p de mim. E vocs? Tambm tm coleces expostas?

13. Personalizando o espao - parte 2


Porque um espao personalizado contribui para nos sentirmos em casa e chamarmos a nossa casa de lar, trago mais algumas sugestes neste sentido. Na primeira parte deste tema falei-vos dos painis de sonhos/objectivos ou painis de tarefas, os comuns quadros de cortia, assim como vos convidei a considerarem tirar as coleces do armrio e exp-las na parede. Hoje proponho personalizar os espao de outras formas. Algo que gosto muito de ver so paredes personalizadas, que vo mais alm de uma vulgar cor slida. Gosto das texturas nas paredes, das paredes esponjadas ou cobertas com materiais que imitam muito bem a pedra, por exemplo. Hoje em dia existem autocolantes para esta finalidade e que do um novo sentido ao papel de parede. J vi venda na Leroy Merlin muitas opes e online encontram-se lojas como a casa d'art, a Magenta Decorao ou a Mais Cor. Esta ltima oferece uma amostra (que enviam pelo correio), que acabei de pedir e depois conto! ;) De resto, no experimentei nenhuma das opes, at porque as nossas paredes so rugosas e no o permitem, mas estou a considerar portas e janelas! ;) E a casa d'art tem tecido impresso (autocolante) reposicionvel que tambm me parece uma boa opo! Como j partilhei por aqui, em tempos decorei o frigorfico com papel autocolante, mas as opes que encontrei eram muito limitadas e de tempos a tempos sabe bem um novo visual, certo?! Ento, se no ocuparmos todo o espao vertical disponvel para prateleiras e outras que tais para organizar as nossas coisas - at porque organizar (para mim e neste momento) implica escolher, limpar e simplificar -, podemos aproveitar as paredes para tornar o espao mais a nossa cara! E podemos decor-las tambm com pinturas (como graffiti) ou autocolantes.

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte Ver mais ideias neste outro artigo.

fonte

Mas a personalizao de uma porta pode fazer toda a diferena num espao!

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte Ou mesmo do espao em volta desta.

fonte

fonte

E no se esquea da porta da rua, pois tem muito potencial para o levar a sorrir e fazer sorrir logo chegada! ;)

fonte

fonte

fonte

fonte

Mas existem tantas outras formas de personalizar o nosso espao! Assim como tantas outras formas de nos fazer sorrir a ns e aos outros com os pequenos pormenores!

Ainda sobre os autocolantes, ver mais ideias no lbum stickers que tenho no Pinterest. E mais personalizao nos interruptores e tomadas...

fonte

fonte

fonte Em matria de personalizao, o cu o limite!

fonte J sabem, se seguirem os links de onde vieram as fotos, podem encontrar mais boas ideias! E vocs, j adoptaram ideias destas na vossa casa? Mostrem, pleeaaase!?! :P

14. Limpeza e organizao rpidas ao longo do dia


Organizar a nossa vida no passa apenas por deixar os espaos em que vivemos mais agradveis e funcionais, mas tambm tudo o resto que faz parte da nossa vida e com que vivemos no dia-a-dia. Dois destes exemplos so a mala e carteira. Como raro usar malas, embora as tenha, no vou fazer limpezas "em directo". mais fcil usar uma mala, pasta ou mochila para transportar o computador (j raro) ou o iPad. Mas como essas tambm tm bolsas e compartimentos, vou agora dar-lhes a volta! De qualquer forma, esta uma tarefa que podemos fazer em pouco tempo e que nos pode surpreender pela quantidade de lixo tralha que aqui acumulamos. Vale tambm para a carteira que, para alm de dinheiro, documentos e cartes, acaba por ser depsito de vales, cupes, recibos, notas, listas entre outras coisas que nem nos ocorreria poder ter ficado ali em algum momento! Podemos aproveitar, por exemplo, aqueles momentos em que esperamos ser atendidos num servio pblico para fazer estas limpezas e organizaes rpidas, ou quando vamos nos transportes!? Nem nos tira tempo do resto do dia! Os recibos que queremos guardar (IRS, garantias) podem ficar todos juntos, num local onde se lembre de os retirar da mala ao chegar a casa. E o melhor coloc-los logo no lugar onde quer que residam, seja a pasta de documentos para o IRS ou a pasta dos recibos para garantia de equipamento/utilitrios. E se nos sobra tempo, podemos ainda aproveitar para organizar os contactos no telemvel. Se no o fizesse nem acreditaria que poderia limpar tanto neste utilitrio! Tenho contactos no telemvel, no carto e no Google! claro que encontrei duplicados, no ?! Por um ou outro motivo eles foram se acumulando e a lista de contactos foi aumentando! H pouco tempo descobri este video, que explica muito bem como podemos fazer uma limpeza aos contactos do nosso telefone, quando usamos o Android. Ora vejam aqui: http://cnettv.cnet.com/clean-up-android-contacts/9742-1_53-50128607.html. S com estes dois passos, reduzi o meu nmero de contactos para metade! As coisas que se descobrem! Enfim!

Mas existem outras coisas que podemos aproveitar para fazer no meio de outras tarefas e descansos! Aquelas coisas que esto espera de ateno h muito, como: - substituir as pilhas da lanterna que vive no contador da luz e que s nos lembramos ou (re)descobrimos que precisa quando falta a luz e que, por termos outra, acabamos por no fazer no momento! (feito!) - mudar aquelas plantas que j no cabem no vaso e aguardam a muda h um ano (ou mais?)... (feito!) - colar aquela cadeira de madeira j antiga e que tanto gostamos, cujas travessas ou braos esto sempre a desencaixar quando nos sentamos mais de lado... ( ahem) - apertar porcas de utilitrios que esto bambos e todos de lado h j algum tempo espera que o alicate subisse as escadas... (obrigada gato - feito!) - pendurar os quadros que aguardavam prego na parede h meses porque uma parte menos habitada da casa... (feito!) - pendurar os pratos na parede da cozinha, que aguardam prego na parede... (ahm... para j fazem companhia cadeira; em lista) - arranjar os sinos-dos-ventos e espanta-espritos que viviam na "rvore dos chocalhos" e que se estragaram com as intempries e aguardam melhores dias dentro de um saco... (definitivamente, no prximo Vero!) - pendurar os cortinados novos, prenda da mam, que apenas aguardavam bainhas h meeeses... (duas etapas, feito!) Bastam apenas alguns minutos a cada dia (ou uma tarde reservada para esse fim) para retirar aquelas tarefas das nossas listas e do fundo da nossa mente, sim porque elas ficam l no fundinho a fazer barulho e a reclamar! E parece que j tirei uma srie delas do caminho! ;) E vocs? Que tarefas de limpeza e organizao aproveitam para fazer nos intervalos do diaa-dia?

15. Dicas de organizao na casa de banho


No sei como so estes vossos espaos, mas por aqui, como o passar do tempo, vai ficando tudo misturado nas gavetas e dentro dos armrios da casa-de-banho. Foi aproveitar para organizar! ;) Assim como nos outros espaos, parece-me sempre uma boa ideia a de aproveitar o espao vertical e ocupar o menor espao possvel de cho e outras superfcies. Ento, se tem espao para prateleiras e no tem um bom armrio, por que no aproveitar?

fonte Ou ento, criar um bom armrio num canto que possa dispensar!

fonte

fonte

Se no tem muita parede para dispensar, pode sempre encontrar outras formas de esconder as prateleiras...

fonte

daqui

ou usar a decorao do espao para arrumar as toalhas e o papel, inovando!

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte

Sem esquecer que a porta oferece sempre um espao extra! Tanto para arrumao...

fonte

fonte

como para decorao...

fonte Mas se repararem bem nas fotos anteriores, no encontramos apenas dicas para maior aproveitamento do espao, mas tambm de organizao, tal como cestos e caixas (sem esquecer as etiquetas)!

fonte

fonte

fonte

fonte

A dica sempre a mesma; desta forma todos sabem onde encontrar e onde arrumar de volta! No interior dos armrios e gavetas, caixas e cestos tambm so vlidos, assim como existem kits de gavetas e prateleiras de correr que podem ser montados no interior.

fonte

fonte

fonte

fonte

fonte

Mas se o oramento estiver mais apertado ou simplesmente preferir aproveitar outros materiais que tenha por casa, fora! Existem sempre alternativas, como os revisteiros para guardar o secador...

fonte

fonte

ou tubos de pvc para guardar outros utilitrios...

fonte copos e latinhas dentro do armrio...

fonte

fonte

ou em cima da bancada...

fonte

fonte

Mesmo na altura de deixar um agrado para os convidados!...

fonte E para quem usa a maquilhagem na casa de banho, pode deix-la sempre mo tambm de uma forma organizada!

fonte

fonte

fonte

fonte

Se a maquilhagem precisa de estar vista para que a use, j o material para o cabelo no necessrio porque no d muito jeito sair de casa despenteada, certo? Por isso pode estar tudo guardado num cesto ou bolsa que se puxa do armrio quando precisa de usar e volta a guardar de seguida. Esta seria uma boa opo...

fonte Resta apenas falar do papel higinico. D sempre jeito ter uns rolos extra mo porque nem sempre so repostos quando acabam. Como prefiro no ocupar espao no cho e o armrio estava cheio, preferi uma alternativa para a nossa casa-de-banho. Primeiro pensei em fazer algo assim divertido...

fonte Giro, no ?! Mas pensei que podia dar para alguns rolos, pelo que poderia encontrar uma soluo prxima desta...

fonte No entanto, como j partilhei aqui, acabei por seguir outra via...

E um bom toque final, poder ser deixar o ambiente cheiroso, quer com um ambientador ou mesmo com umas gotas de essncia no interior do rolo!

fonte

16. Organizao da nossa casa de banho


Como resultado da aplicao de dicas do ponto anterior, o armrio da nossa casa de banho ficou bem mais arrumadinho. Prova disso que antes estava assim, com baguna em cima da bancada...

baguna sob a bancada...

(aquela garrafa de coca-cola foi resultado de uma sesso fotogrfica...) baguna ao lado do espelho... sob as gavetas....

e as gavetas nem mostro! :P Depois de tirar tudo para fora, limpar, escolher e colocar de volta organizado, resultou assim...

Bem melhor! As coisas do marido num cestinho e as minhas noutro. Falta colar aquela pequena calha, abaixo do espelho, por onde passam os cabos elctricos e deix-los guardadinhos! Sob a bancada, tambm coloquei cestos, castanhos de um lado e brancos do outro. As toalhas em rolinho ficam mais aconchegadas (cabem mais) e continuam arrumadas quando tiramos uma que no esteja por cima. Ficou muito melhor!

E ainda deixei um cesto com produtos para tratamento dos ps junto do bid para nos lembrarmos de os usarmos (pelo menos falo por mim)! :P

E pronto! Claro que o resultado um bom motivador para continuar trabalho, mas mostrar servio, para mim, funciona ainda melhor!

17. Manuteno (notas soltas)


Este ponto, no blog, refere-se ao mosaico sob o tema, aqui partilho apenas pequenas actualizaes porque necessrio ir mantendo no dia-a-dia. Assim sendo, nos intervalos de projectos maiores, a organizao continua a decorrer aqui por casa! Nem d para contar o gozo que me continua a dar ver os espaos, mesmo que pequenos, mais organizados! E no que continuam mais organizados, mesmo com o uso dirio? Maravilha! No quarto: - coloquei etiquetas com melhor apresentao, pois as primeiras foram mesmo escritas mo!

(sim, est ali uma gaveta sem etiqueta...) - uma dica que me esqueci de partilhar que ter uns pedaos de giz pendurados dentro do armrio ajuda a diminuir o nvel de humidade, assim como umas cabeas de cravinho ajudam a diminuir a quantidade de traas e a preservar a integridade das peas de roupa! Para alm disso, costumo colocar uma folha de jornal no fundo das caixas onde coloco a roupa fora de estao e faz muita diferena, que noto tanto no cheiro da roupa guardada, como na colorao das peas brancas. - outra boa dica (vale experimentar), e que se encontra por todo o lado na web, pendurar os cabides todos ao contrrio (com o gancho virado para fora) e verificar quantos continuam na mesma posio ao fim de seis meses. Essas peas de vesturio sero boas candidatas a reforma (leia-se arranjar, dar ou reciclar)!

Na cozinha: - tambm j coloquei etiquetas de identificao nas caixas dentro dos armrios.

(sim, as tampas amarelas ainda precisam de uma esfrega com acetona para apagar aqueles nmeros)

(a imagem fala por si :) - quanto s caixas para a comida (vulgo tupperware, mesmo que no o sejam), encontrei algo bem mais prtico... conjuntos de caixas com tampas iguais, mas de alturas diferentes, o que simplifica no s o armrio (mesmo visualmente), mas tambm o momento de encontrar uma tampa. Estas caixas so da Vileda, embora possam existir de outras marcas e existem em redondo, com tampa de rosca, e quadradas, com tampa de encaixe. - quanto a dicas neste espao encontrei um video que gostaria de partilhar. Logo depois da introduo vm uma srie de boas dicas de organizao de uma boa cozinha! Espreite aqui:

http://archive.org/details/StepSavi1949

Na casa de banho: - no o meu papel preferido, mas um dia destes encontrei estes rolos da Renova e no resisti...

Nada como umas boas onomatopeias when in need! Ou ento umas boas frmulas para resoluo de problemas... ;)

- tambm aproveitei umas embalagens usadas (como uma lata de capuccino e uma embalagem de toalhitas para beb) para colocar sacos para os caixotes de lixo das casas de banho.

Ainda organizei as pilhas, lanternas e lmpadas extra que temos no contador da luz, colocando-as em caixas... etiquetadas!

18. Sete bons hbitos para uma vida/casa mais organizada

Aps ter lido, nos ltimos meses, tantos artigos de organizao, retive em mente algumas dicas daquilo que me pareceram ser bons hbitos de organizao e que quero partilhar aqui convosco. 1) Escrever tudo Antes de mais para libertar a mente. Fazer o download das listas que fazemos na nossa mente pode ser libertador! Acaba-se o receio de esquecer, a necessidade de estar sempre a lembrar para que isso no acontea e por a fora. Para alm de que apenas confiar na nossa memria pode no ser de todo eficaz. Houve uma altura em que andava sempre com um pequeno caderno de notas comigo. Continuo a registar listas e ideias, mas o bloco de notas foi sofrendo upgrades ao longo do tempo! Desta ou de outra forma, experimente ir tomando notas do que h a fazer. E o prazer e satisfao que d riscar itens dessas listas medida que as tarefas vo sendo completadas? ;) Qual a forma que funciona melhor para si? Um bloco de notas? Um ficheiro no computador que actualiza no final do dia? Ou utiliza uma outra boa ideia? 2) Para cada coisa um lugar Da mesma forma que o papel pode ser um melhor lugar para anotar ideias e tarefas do que a memria, em casa cada coisa tem um lugar mais apropriado. Descubra o lugar mais apropriado para coisa em sua casa e use-o! Ao colocar as coisas em cima da bancada da cozinha ou na mesa da sala para arrumar depois estar a iniciar a baguna, pois parece que coisas fora do lugar funcionam como um im, resultando num lugar desorganizado em menos de nada! Se as coisas tiverem um lugar, fica mais fcil saber onde colocar, assim como encontrar cada uma delas sempre que necessrio.

3) Conter a baguna Se existem lugares propcios para despejar as mos (ou os bolsos), como a entrada de casa, coloque uma taa para esse fim. Ou um cesto, se fizer sentido! Conseguir um ambiente de aspecto mais limpo e organizado se a desorganizao estiver contida. 4) Arrumar com frequncia No me refiro casa no geral - no se esquea que se viver num ambiente demasiado arrumado e de aspecto assptico, parece que no vive ali ningum! Mas no se esquea de ir esvaziando e arrumando com frequncia o contedo desses cestos e recipientes destinados a conter a baguna. Poupa tempo e trabalho ao faz-lo mais amide! 5) Em vez de empilhar, arquivar! Defina um local - que pode ir de um armrio ou uma gaveta na secretria a uma caixa para o mesmo efeito - para colocar todo o correio que chega e se no o puder fazer diariamente (sejamos realistas), dedique um tempo por semana para separar as contas, cartas e afins, arquivando o que j no necessita de uma aco. Isto tambm serve para recados da escola, comunicaes de passeios, etc. Quando o papel de acumula, a motivao para lidar com aquela pilha de papel menor e existe uma maior probabilidade da tarefa ser adiada. 6) Planificar sempre que possvel Diria que, muitas vezes, aqui que a "porca torce o rabo", pois o tempo vai passando e h uma tendncia a deixar-se a planificao para a ltima da hora (calcanhar de aquiles? meu? no!), o que nem sempre resulta to bem! Ter um calendrio familiar acessvel a todos (em vez de apenas na sua agenda do Google), usar um menu semanal (se lhe fizer sentido), seguir um plano de limpeza ou definir o trajecto na sada para as compras podem ser formas de planificar para optimizar! Com as ideias minimamente organizadas, poupa tempo no momento de as colocar em prtica e recursos, antes de mais mentais por no estar sempre a pensar no que ter ou poder fazer de seguida. At ns precisamos por vezes de dizer a ns prprios o que fazer a seguir. Se as coisas estiverem estruturadas, podem fluir melhor. Sugiro, no entanto, que planificao se adiccione uma boa dose de flexibilidade, pois por muitas vezes temos de fazer alteraes ao plano original e, na verdade, pode resultar melhor ainda! ;) Que rotinas tem planificadas? Como funciona para si o simples facto de fazer essa planificao?

7) Eliminar o acessrio do acessrio Agora compliquei, no?! No digo manter apenas o essencial porque no sou minimalista, porque gosto de algum conforto dos sentidos e a prpria definio de essencial e acessrio varia de pessoa para pessoa, de lar para lar. Mas quantas vezes, por fora das circunstncias, temos coisas em duplicado? Se s conseguimos usar uma de cada vez, no devemos precisar da segunda, certo? Guardar s porque se uma se avariar ou partir, j temos sobresselente no me parece uma boa opo. Pode haver mais algum que necessite e que far bom uso do que quer que a coisa possa ser! Enquanto isso, deixamos de quase querer que aquilo avarie ou se parta, para que o sobresselente passe a uso e deixe de ocupar espao no armrio ou de andar de um lado para o outro! Soa familiar? Duas boas regras a assumir para procurar evitar os duplicados (pelo menos aqueles que entram em casa pela nossa prpria mo) so: - seguir o hbito nmero 2 desta lista, pois se cada coisa estiver no seu lugar no compra outra por achar que "perdeu" a primeira ou apenas porque se esqueceu que a tinha; - entra uma, sai uma - regra que funciona lindamente para o roupeiro (mas no s!). Entra uma camisola, sai outra. Sem rigidez e sempre que faa sentido - sem arranjar desculpas, viu?! Pronto! Claro que esta lista no uma soluo mgica e pode nem ser a lista que resulte melhor para si! Permita-se uma experincia em 3 passos, que li algures (no me lembro onde, se algum souber...) e que adapto conforme o que me faz mais sentido no momento: - durante uma semana tome nota apenas dos seus hbitos no que diz respeito organizao/desorganizao no seu espao/dia, sem querer alterar nada ainda; - tome ento nota de todos os espaos que considera serem "complicados" na sua casa, mas especificando (no indique a casa de banho das crianas, mas a bancada da casa de banho das crianas) e compare ideias em casa (verifique se algum nomeia algum local que no considere como tal); - compare estas informao e procure adaptar solues de organizao aos seus hbitos dirios sem ter de os alterar (muito). Um bom exemplo seria verificar que chega a casa e despeja tudo o que traz nas mos no sof da entrada, cuja soluo poderia passar por colocar ali um bengaleiro e um cesto ou uma taa para colocar esses pertences. Talvez at tenha espao para colocar um para cada elemento da famlia que faa o mesmo!? Ou talvez possa ser como eu e ir colocando nas escadas coisas que tem de levar para cima, para as arrumar apenas quando subir. Pode colocar um cesto nos ltimos degraus, s para esse

fim. Pessoalmente nunca passei fase do cesto porque as coisas no ficam muito tempo nos degraus! Enfim... por a! Adapte. Veja o que funciona melhor para si e implemente-o no seu dia-a-dia!

19. Cinco dicas para se motivar a organizar a sua casa


Comear a organizar o nosso espao pode ser a parte mais difcil, mas medida que vamos avanando e vendo os progressos, o prprio processo pode tornar-se viciante! No entanto, s de pensar em toda a confuso que temos de enfrentar em determinado espao da nossa casa, toda a tralha que temos de revolver e arrumar, todas as decises que temos de tomar sobre o fim a dar a cada coisa, pode ser o suficiente para adiarmos a tarefa mais uma vez! Ento como comear?

No seguimento de alguns comentrios nesta srie de 31 Dias de Organizao em Casa e noutros artigos que vou lendo por a, gostaria hoje de escrever sobre aquilo que muitas vezes nos falta para comear: motivao! verdade que este seria um bom artigo para o incio deste projecto, mas uma vez que comecei motivada (e ainda estou... yay!), foi algo que me passou ao lado. Mas aquilo que pode ser bvio em determinados momentos ou para certas pessoas, passa-nos muitas vezes ao lado noutros e este parece-me ser um bom momento para abraar este tema! Por isso preparem-se! Segue-se um ponto com poucas imagens e muitas palavras, mas que pode clarificar algumas ideias e, idealmente, ajudar a motivar algum a tomar as rdeas do seu espao e aumentar a sua qualidade de vida! No passado, sempre que comeava a arrumar/organizar um espao em casa, acabava por me envolver emocionalmente com as recordaes que ia encontrando pelo caminho e, algumas horas depois, estava farta da tarefa e comeava, literalmente, a enfiar o resto das coisas nas gavetas e espaos livres, o que resultava em algumas pilhas encostadas nos cantos porque queria voltar tarefa mais tarde, pois claro! claro, tambm, que tinha sentido a tarefa como suficiente por uns tempos e que deixava passar um bom tempo at voltar carga! verdade que ia deitando coisas fora, dando ou reciclando outras e organizando o resto da tralha, mas como o correio no pra de chegar, os eventos de acontecer e as recordaes de serem fabricadas, as pilhas tinham tendncia

a, pelo menos, subsistir. Este ano foi a primeira vez que "a tarefa" demorou alguns dias em vez de horas, sem que me fartasse ou perdesse a motivao at a terminar. Claro que essa no foi a nica diferena! Estava mais motivada, mais inspirada (graas s vossas partilhas no pinterest e na blogosfera), com objectivos mais claros e um plano, para alm de que comecei a partilhar o processo no blog e, de alguma forma, a prestar contas do meu progresso! Parece-me uma enorme diferena! Ento, no sou expert no assunto e o meu espao ainda est longe da ("minha") perfeio, mas tenho tido a minha dose de tentativas frustradas, de procrastinao e de, finalmente, resultados satisfatrios, pelo que decidi partilhar aquilo que me faz sentido e funciona comigo! Se ainda no encontrou um sistema que funcione para si, nada como experimentar as dicas de outros blogueiros e ver se funcionam mediante os seus objectivos e a sua forma de estar e fazer. No se esquea, no entanto, que s saber se funciona para si se o experimentar durante algum tempo. Reserve-se pelo menos 3 semanas a experiment-lo e ento decida o que manter e o que descartar do sistema que experimentou. Organizar um processo, pois a vida continua a acontecer a todo o momento, mas a parte do processo com um aspecto mais devastador aquela em que precisa de enfrentar a desorganizao de semanas, meses ou anos. No precisa de encar-la como um "monstro" ou algo intangvel - de facto, isso no ajudar em nada. Todo o grande objectivo ou grande tarefa no realizado sem que uma srie de passos tenham sido dados para chegar a esse lugar de vitria e satisfao! O segredo est em definir esses passos, planear o que necessrio fazer para l chegar. E passos so passos! Tm a medida da nossa perna, por isso, so exequveis! Desta perspectiva retiro ento dois pontos importantes: a necessidade de estabelecer um objectivo e de o repartir em diversos passos/etapas. E da minha experincia (ou reflexo) recente retenho: a vantagem de partilhar o processo com algum, da saturao mental e de ter objectivos claros para cada espao! Vamos por passos, ento... Saturao mental - muito til nos mais diversos objectivos, com a organizao no diferente! Quanto mais nos inspirarmos quanto ao que pretendemos obter, como s diversas formas de o fazer acontecer, mais a nossa motivao e determinao vo crescendo. Podemos dizer que a determinao (deciso tomada) o que nos leva a agir e a motivao o balano que levamos para essa aco. Com mais balano chegamos mais longe estando a concretizao algures no final da linha, embora esta no me parea ser, de forma alguma, a ltima estao! O pinterest ptimo para nos inspirarmos nestes temas, mas tambm o so os imensos blogues e sites em que experincias so partilhadas, dvidas

esclarecidas e onde encontramos dicas para todos os gostos! A saturao mental ajuda ao longo de todo o processo e para cada etapa!

fonte Objectivos claros e definidos - por trs de cada tarefa existe sempre um objectivo. aquilo que nos motiva a seguir em frente! Por isso importante que o objectivo esteja (seja) definido e claro ou corremos o risco das nossas aces no nos levarem no sentido que pretendemos. Se no tiver um objectivo claro, qualquer caminho serve, mas nem todos os caminhos levam a lugares que nos agradam, certo? Imagine que se ligar para uma agncia de viagens para marcar as suas frias, vai precisar de ser especfico, quanto ao que pretende, com quem lhe atender o telefone do outro lado. A no ser que queira simplesmente sair de onde est (leia-se: para qualquer lugar), precisar dar direces para que essa pessoa possa ajud-lo e oferecer-lhe um pacote que lhe agrade! Prefere passar frias num local quente ou frio? Na praia, no campo ou na cidade? Se responder frio, na neve ou nem por isso? Prefere uma praia apinhada de gente, um resort turstico, ou uma cachoeira bem sossegada no interior? E quanto pretende gastar? Durante quanto tempo? Pretende ficar em hotel, pousada, penso...? Enfim, uma srie de decises - sim, no pode escapar s decises! Se garantia de sucesso? No. Mas as probabilidades do resultado ser do seu agrado so muito maiores! Um objectivo claro ajuda-nos, ento, a planificar os passos que nos parecem levar at ao lugar onde pretendemos chegar. Ter objectivos claros para cada espao, ajuda a manter-nos motivados no processo e a definir a estratgia para os colocar em prtica. O objectivo no ser organizar, mas levar menos tempo a sair de casa pela manh ou convidar os amigos mais vezes ou ter uma zona dedicada ao artesanato que gosta de fazer, etc.

fonte Plano de ataque - porque preciso meter mos obra! importante dividir aquele grande objectivo em pequenas tarefas, em pequenos passos. O que necessrio para l chegar? Se a rea problemtica da minha casa for, digamos, o escritrio, preciso de analisar o que acontece para que assim seja, que aces acontecem ou deixam de acontecer no dia-a-dia para que o local se mantenha dessa forma. Ento, poderei planificar os passos necessrios a dar para modificar os hbitos ou torn-los menos "devastadores" e direccion-los no sentido em que pretendo ir, o meu objectivo. Estarei, com certeza, a mudar os resultados. Depois, s terei de avaliar se so os resultados que pretendo ou se precisarei de fazer ajustes ou mudar de estratgia. Alis, esta uma boa estratgia para qualquer objectivo na nossa vida. O objectivo deixa de ser aquele lugar que parece estar l to longe e transforma-se numa srie de passos tangveis, em que podemos focar-nos e seguir caminho. E a satisfao que podemos sentir a cada passo, a cada etapa concluda?

fonte

importante manter o objectivo em linha de vista, como uma bssola, mas sem perder o foco no caminho, o processo, aquilo que importante fazer a cada momento: dar um passo. Um passo de cada vez perfeitamente alcanvel e a cada passo estaremos mais prximos do destino! Preocupe-se com o passo seguinte apenas depois de terminar o presente, aps terminar a tarefa que tem em mos! Planifique! Qual o tempo que pode ou est disposto a despender por dia/semana? Muito ocupado/a? De certeza que no arranja por a 5 minutos? Porque que no pode ser o suficiente? Lembre-se do ditado: gro a gro... Cinco ou 10 minutos por dia, podem fazer uma grande diferena no final de uma semana. E no final de um ms? No custa experimentar! Roma no foi construda num dia - algo que esquecemos muitas vezes! Depois desta planificao, importante reservar-se o tempo que for necessrio para terminar cada etapa! Ou seja, imagine que gostaria de terminar uma determinada tarefa no espao de uma semana, mas no tem realmente de o fazer nesse espao de tempo! Se no o conseguir, pacincia! preciso continuar o percurso at a completar! Quanto tempo esperou at colocar mos obra? O que importa que comeou ou se est a estruturar para isso; o importante que est a fazer algo para que isso acontea! Tem uma festa planeada ou visitas para chegar de frias dentro de um tempo determinado? S tem de estruturar-se para isso, planificar e meter mos obra, mas sem levantar os ps do cho! Vamos ser realistas ao estabelecer os nossos objectivos! Se no conseguiu cumprir o plano porque se atrasou em alguma tarefa ou porque surgiram imprevistos (com estes pode sempre contar!), s tem de realizar o que for possvel e improvisar! Organizar um processo e, como tal, precisa de tempo para se desenrolar e, uma vez que no somos donos do tempo nem podemos controlar tudo o que acontece, o mais provvel ser necessrio alterar o plano original. O marido diria, sempre preciso um plano B! Eu sou mais de improvisar, mas confesso que o plano B d jeito em muitas ocasies! O plano B pode sempre ser - neste caso - aceitar a necessidade de alterar o plano original e improvisar! Reserve-se o tempo e o direito de o fazer! Partilhar o processo / progresso - pode no ser necessrio; para mim funciona muito bem! Escolha algum com quem partilhar o processo. Pode ser algum que possa ajudar na organizao, marido, mulher, filhos, amiga... enfim! Algum que o mantenha motivado a continuar, quanto mais no seja apenas pelo compromisso. Ou pode ser simplesmente para partilhar, ir contando o que espera fazer, como, o que vai fazendo; algum que lhe possa ir perguntando como vai a organizao e que o v lembrando do seu prprio compromisso. Mas pode ser online, como fiz no blog! Para alm de ter a ajuda do marido para diversas tarefas/espaos, fui partilhando convosco para me pressionar a seguir em frente, honrando o compromisso! Partilhar lembra-nos (do que estamos a fazer, dos objectivos, etc), mantmnos focados, motivados e os comentrios e dicas, de outros como ns, ao longo do caminho ajudam a clarificar, melhorar e aumentam a satisfao. Para alm de que saber/ler (ver

fotos) que outras pessoas esto tambm a organizar, como se estivssemos a trabalhar em grupo! muito mais divertido e torna-se mais fcil! Estas so as dicas bsicas que me levam a avanar. Para comear e colocar as mos na massa, acrescentaria apenas que h quem recomende: a) comear pelo espao que precisa menos da organizao - para ser mais difcil desistir e poder ir vendo os resultados, sentindo a satisfao de realizar, ou simplesmente para ir usando este espao/diviso para ir colocando as coisas que vai tirando dos outros espaos e ali fazer a separao do que vai doar, deitar fora ou arrumar noutros espaos;

via Google images b) comear pelo espao mais difcil (com maiores necessidades) para aproveitar o pico de motivao, realizar e pensar que o que vem de seguida ser muito mais fcil e se conseguiu lidar com aquele espao, consegue definitivamente lidar com os seguintes.

via Google images

Escolha o que lhe parecer melhor para comear, experimente! Veja o que funciona para si! Se no experimentar no descobrir e no saber na certa! Vamos avanar? Boa organizao!

20. Organizar o carro em 3 passos


Para variar um pouco, mas porque uma extenso da nossa casa, partilho algumas dicas de organizao do carro. E enquanto vou partilhando solues prticas de organizao, proponho faz-lo em 3 passos: - acabar com a desordem; - organizar; - actualizar o porta-bagagens.

1 passo: Acabar com a desordem. Bem, o ttulo deste passo pode no ser o mais adequado, mas o nico termo que me ocorre destralhar, que no bem organizar e sim a fase que precede necessariamente a organizao. falta de melhor termo, aquilo que quero fazer neste passo retirar do carro tudo aquilo que no para l estar: lixo, tralha, coisas-que-saram-de-casa-mas-novoltaram... esse tipo de coisas. E assim acabar com a baguna. Vale lembrar que o carro no uma arrecadao com rodas, um veculo de transporte de pessoas e coisas de A para B, no qual necessitamos espao para transportar as coisas e as pessoas no momento em que preciso transport-las! suposto ter o mnimo de conforto para essa viagem e, porque uma viagem, implica um tempo definido e a necessidade de ter um acesso facilitado quilo que necessrio a cada momento. Ento, se calhar mais do que dentro de casa, a organizao deste espao uma necessidade, no s pelo conforto, mas tambm pela segurana. Os cenrios possveis a querer evitar, que me ocorrem no momento, incluem coisas a voar com uma travagem mais brusca, um "toque" no carro da frente porque queremos chegar a algo que est no porta-luvas ou ter de enfrentar o

pesadelo de esvaziar o porta-bagagens para poder chegar ao pneu sobresselente. Algo familiar? So cenrios que podem ser facilmente evitados com alguma organizao e, claro, bom senso! Ento, numa primeira ronda pelo interior do veculo, podemos retirar: - o lixo, - os recibos de portagem que vamos "enfiando" para ali, - aquilo que faz sentido guardar dentro de casa e que no mais necessrio no carro, - aquilo que j no de todo necessrio e que podemos doar a quem precise - e tudo o mais que... possa estar a mais. (d para perceber que gosto de listas?) No esquecer: porta-luvas, consola, bolsas no interior das portas, palas no pra-brisas, cinzeiro, porta-moedas ou quaisquer outras "cavidades" que possam existir no interior do veculo e que tm tendncia a atrair lixo. O porta-bagagens, pelo seu potencial, pode ser abordado como uma pequena diviso da casa: esvaziando por completo para limpar e poder colocar de volta APENAS aquilo que quer ou necessita realmente de volta. 2 passo: Organizar. Depois de acabar com a desordem e limpar o carro (que no inclu como passo pois me parece dispensar introdues, para alm de que falo em organizar e no limpar), importante colocar de volta e de uma forma organizada apenas o que de alguma forma faz falta naquele espao. importante manter os artigos mo, dentro dos limites do constrangimento do cinto de segurana, mas usando o bom senso na escolha dos mesmos. Ou seja, encontrei um bom exemplo de como podemos manter algumas coisas mais mo usando o espao desperdiado por trs da pala do sol, embora com uma pssima seleco de artigos. No coloco aqui a imagem porque no me faz qualquer sentido, mas se clicarem na imagem abaixo e seguirem o link para a amazon, podem ver que algumas das imagens so de uma pala (do condutor) com produtos de maquilhagem! :P

Com o devido respeito, pois cada um faz as suas escolhas, mas escusam de me dizer que para quando esto paradas no trnsito que continua a no me fazer sentido, para alm de que j vi por diversas vezes, no carro da frente ou do lado, retoques de maquilhagem serem feitos com o veculo em movimento!

E ateno que o telemvel pode ficar mais mo para caso de necessidade, mas no durante a conduo. Primeiro, pela nossa segurana fsica, depois pela sade da nossa carteira. O melhor coloc-lo no mos-livres antes de iniciar viagem ou encostar para atender/fazer a tal chamada urgente ou, se fizer como eu, ignorar o toque e ceder curiosidade de saber quem era ou responder chamada APENAS quando chegar ao destino. - Garanto que este era para ser apenas um artigo sobre organizao no carro e no um puxo de orelhas a ningum, mas no consegui resistir, pois tenho visto com cada despautrio no trnsito...! Mas... para as arteiras e arteiros de planto, estes organizadores parecem ser simples de fazer. Digo isto porque quero fazer um e ainda no tive oportunidade de me dedicar tarefa! Mas parece simples, certo? Pode ser algo como o da imagem acima (tecido, elsticos e costuras) ou algo como este projecto que encontrei no pinterest...

ver como fazer A questo dos cds tambm discutvel, mas pode mant-los ali por uma questo prtica, para poupar espao no porta-luvas ou porque ficam melhor acondicionados e no necessariamente para trocar o cd durante a conduo. No porta-luvas tambm queremos apenas o que precisamos dentro do carro e mo, embora no necessrio ao acto de conduzir, como o manual do carro, o registo da manuteno do mesmo (exemplo aqui), carregadores de isqueiro, comando de garagem, luvas ou colete(s) sinalizador(es). Faz-me sentido que o colete ou coletes (consoante costumar andar com mais pessoas no carro ou no) estarem no interior do carro e no na mala porque se suposto no poder sair do carro sem a sinalizao, como que o vai buscar mala? Claro que temos de ser flexveis, mas pode ser importante. Imagine que o carro avaria noite, numa auto-estrada? Enquanto vai buscar o colete mala, dependendo das condies de visibilidade e da roupa que tenha vestida, fica bem mais vulnervel! Mas estes so os meus 2 cntimos!

Pessoalmente, como no uso cinzeiro nem permito que seja usado no meu carro, uso-o exclusivamente como porta-moedas para as portagens. Porque no adaptar os espaos conforme o que lhe d mais jeito? E para manter contido o lixo que possa produzir (recibos, pastilhas, etc), poder encontrar uma soluo prtica no pinterest! Poder ser mais criativo e usar algo assim...

ver como fazer Ou usar a caixa dos cereais para o efeito...

daqui Ou pode utilizar algo mais completo e, com mais espao na cabine, pode colocar um organizador no lugar da consola...

ver como fazer Mas com qualquer uma das solues, ter um saco que pode transportar no momento para fora do seu carro, com todo o lixo produzido durante a viagem. Este ltimo organizador tambm poder ser uma boa ideia para conter os brinquedos das crianas (seguir o link da imagem para ver as ideias). Se no se ajeitar com a costura, tambm existem verses prontas para consumo.

De entre aquelas que podem ser recriadas, existem muitas opes... Aproveitando os bancos livres (ou criando espao entre as crianas para uma maior harmonia na viagem)...

fonte ou a parte de trs dos bancos...

fonte

fonte

fonte

Pessoalmente, prefiro reservar os bancos para o seu fim, sentar pessoas, e aproveitar as costas destes para a organizao que possa ser necessria

3 passo: actualizar o porta-bagagens (vulgo mala). aqui que se costuma localizar o pneu sobresselente, embora dependa do tipo de carro, por isso convm ter em mente a sua acessibilidade. tambm funo do porta-bagagens

transportar coisas de um lado para o outro (leia-se acomod-las temporariamente). Temo que o meu porta-bagagens tambm tenha outras funes, pois algumas coisas teimam em querer estender a sua estadia no tempo e no espao. H algum tempo atrs dei volta a um dos armrios do escritrio (para arranjar espao para algum material para as minhas "manualidades") e coloquei de lado diversos livros para doar. Portei-me muito bem e tirei logo os sacos de casa, coloquei na mala do carro e nessa mesma semana passei duas vezes pela biblioteca mais prxima, que apanhei fechada (mesmo dentro do horrio que estava afixado na porta e que eu tinha consultado na net!!). Ainda no procurei o porqu e nem procurei outra biblioteca ou outro lugar onde os ir deixar, pois no quero simplesmente deit-los fora. Amo livros e apesar de j no me servirem neste momento, esto muito bons e podem servir outras pessoas. E entretanto, passaramse... 2 meses?! Tanto?!? Nah... :-x Porta-bagagens, certo... convm, ento, ter espao para transportar estas coisas que queremos e precisamos transportar ( ahem) temporariamente, de um lado para o outro e que normalmente so compras! Para isso mantenho um vrios sacos no carro (procuro ser ecofriendly) e um que tem armao e se transforma em cesto, para coisas mais pesadas. Convm, no entanto, que as coisas no andem a bailar l dentro - de tanto espao que sobrou da nossa organizao, certo?! ;-) e para isso existem algumas boas opes.

fonte Vale lembrar ainda que tanto na mala como no interior do veculo, e uma vez que a velocidade e o movimento exercem influncia sobre os artigos que transportamos, convm escolher solues que fiquem presas no lugar, por uma questo de segurana (dos bens e das pessoas). Podemos usar velcro, correias e afins. aqui que posso dizer que faz sentido transportar ainda um estojo de primeiros socorros (pode ver uma lista de exemplo aqui e aqui) e um kit de emergncia automvel (exemplo aqui para criar e aqui para comprar), para qualquer eventualidade. Quer escolha comprar ou criar este

ltimo, convm no esquecer o tringulo de pr-sinalizao e o colete reflector (homologados e obrigatrios por lei). Aos "roqueiros" de planto: sim, aqui tambm cabe o sistema de som xpto! Mas na mala do carro ainda cabe (para os norte-americanos pessoas especialmente prevenidas) um kit de sobrevivncia, para, caso tenha de abandonar a viatura, poder trocar o salto alto pelos tnis, ter um agasalho, umas barritas energticas, gua potvel, fsforos, etc (exemplo de lista aqui e aqui). Claro que tambm d para o chapu de chuva, uma manta e o que mais lhe fizer sentido. No se esquea, no entanto, de ter em considerao que a necessidade deste tipo de artigos varia consoante a poca do ano e a fase da nossa vida. Ou seja, se j no tem crianas pequenas (nem transporta nenhuma), pode tirar as cadeiras de criana da mala de uma vez por todas, mas se gosta de ir ver o pr-do-sol praia no final do dia - e o tempo est bom para isso - talvez queira manter aquelas cadeiras desdobrveis de campismo no porta-bagagens! Este dois exemplos no me so nada familiares!! Alis, vm aquela imagem com o patinho logo no incio deste post? Aquela a mala do meu carro no final de Julho passado! Aquela bia-pato e o saco-toalha de praia s listas andaram pouco mais de uma semana na mala do carro, desde que comprei a bia at o dia da sesso de fotos em que a usei! Achei que no valia a pena levar para casa e ter de voltar a trazer para o carro na semana seguinte e como ainda tinha espao para eventuais compras, facilitei! Mas facilitar neste campo fcil, pelo menos para mim! Enfim, dizia ento que depende das nossas necessidades e da poca do ano, da que importante ir fazendo esta reavaliao. E vou mencionar ainda a necessidade de um 4 passo: A manuteno!

No o mencionei antes porque se destina a manter e no a organizar, mas preciso manter qualquer espao como nos mais funcional e agradvel, certo? O carro no diferente. Depois de des-bagunado, limpo e organizado, queremos instalar bons hbitos nas nossas rotinas (ahem), como voltar a trazer para dentro de casa tudo o que levamos para a viagem e apenas til quela viagem, ir trocando o saco do lixo, ir reavaliando as necessidades sazonais, verificando os prazos dos artigos que constam dos kits de emergncia (sempre que adequado) e o bom estado do pneu sobresselente. E pronto! Esto a as dicas! E vocs? O que mantm nos vossos carros - interior e porta-bagagens? Quais so os vossos artigos sazonais?

21. Seis dicas para ter menos papel para organizar


Antes de organizar o prximo espao, quero voltar a um assunto que mencionei quando partilhei as dicas de organizao no escritrio. Pelo menos aqui por casa o papel reproduzse, por vezes, com uma velocidade alucinante! Cada vez tenho procurado usar menos papel. Costumo dizer que as rvores no tm culpa nenhuma, mas no s por isso! Para alm de termos alternativas mais ecolgicas, o papel acaba por ocupar muito do nosso espao em pastas, caixas, gavetas, secretrias, mesas de cozinha e afins! E claro que precisamos de tempo para fazer triagem, arquivar e organizar! Mas no to necessrio assim! Existem vrias medidas que podemos tomar para entrar menos papel na nossa casa. Estas so apenas algumas dicas a considerar, medidas possveis que lembro no momento e que num ou noutro momento so ou foram fonte de baguna por aqui.

Revistas - gostamos muito, mas j guardamos poucas! Presentemente compramos ou encontramos em formato digital. O mesmo vale para os jornais, cuja assinatura digital acaba por ficar mais barata do que em papel. As revistas antigas tenho vindo a digitalizar ao longo do tempo. No digitalizo tudo, apenas aquilo que quero guardar para fazer mais tarde (geralmente revistas de artesanato). H duas coleces que ainda no descartei porque so de duas revistas portuguesas que tiveram poucos nmeros e acabaram por desaparecer, ento so as nicas! Uma a Foto e outra a Psi actual! As revistas sugavam imenso espao, foi uma ideia fantstica a de mudana! Facturas e extractos bancrios - Muitos bancos e empresas oferecem a opo de factura ou extracto electrnico, geralmente em formato pdf e que fica acessvel online. Normalmente recebemos um email quando a factura ou extracto fica disponvel para consulta! Poupa tempo de arquivo! Para outro tipo de servios que no ofeream esta opo, pode subscrever (em Portugal) o servio Via CTTe, gratuitamente, receber muito do correio em formato digital. Correio - Mas para alm do correio que no der para receber de forma digital, chega caixa de correio um monte de papel cujo destino acaba por ser o lixo ou, idealmente, a reciclagem. Podem ser pedidos autocolantes nos correios que dizem "Publicidade aqui, no", embora no me parea que seja o suficiente. Como temos supermercados LIDL aqui na zona, recebemos sempre o jornal A Dica na caixa de correio, mas podemos pedir na loja (julgo que tambm um autocolante) para no o receber. At porque s ir ao site e

subscrever a newsletter. J com os catlogos de outras lojas no sei, mas talvez tambm existam alternativas. Quanto s cartas mais antigas, que ficavam na gaveta e que acho piada guardar de divertidas que so, tambm as digitalizei. Manuais - Todos os aparelhos e utenslios trazem manual e alguns at podem dar jeito guardar, mas acabam por ocupar espao desnecessrio, j que hoje em dia se encontram de todo o tipo na internet em formato pdf. s procurar no site da marca, pelo modelo e guardar no disco rgido. Documentos fiscais e outros que tais - Aqui em Portugal, documentos fiscais devem ser guardados por 10 anos para quem tem contabilidade organizada e 4 anos para quem no tem. Como j sei do que a casa gasta (porque andei anos e anos a fazer prova de algo que custou para deixar de ser empurrado de uns para outros), antes de deitar fora os que saem deste intervalo, digitalizo-os. Estes prazos so de Janeiro de 2012 e no so os indicados no documento que vou referir, mas para os restantes documentos, este documento de 2010 pode servir como referncia. Memrias - Sim, tambm contam. Em tempos guardava bilhetes de cinema, entre outras recordaes do gnero. At ao momento em que deitei quase tudo fora! No entanto, digitalizei aqueles que, por sentimentalismo, no quis deitar fora. No deixa de ser "tralha" a ocupar espao no computador, em vez de espao na secretria, mas bastante prefervel! Mesmo que queira guardar mais do que apenas algumas memrias, crie de imediato pastas para manter os ficheiros minimamente organizados. Quando o fiz, comecei com algo como: compras, idas & sadas, trabalho, finanas, segurana social, correspondncia, ideias, crafts, desenhos (tinha diversos dossiers...), soltas, carros e outros documentos. Depois fui criando pastas dentro de pastas para se tornar mais fcil encontrar algo. Tambm procurei ter o cuidado de dar um nome significativo a cada ficheiro. Se d trabalho? Algum! Mas compensa o tempo que ganhamos quando procuramos algo. Para no dizer que muito mais rpido procurar no computador do que numa diviso da casa e corremos um risco menor de nos envolver emocionalmente com as coisas que vamos encontrando pelo caminho. Assim, podemos continuar a guardar aquelas recordaes que achamos nos poderem servir para algo em algum dia do futuro! Quando comear a ocupar demasiado espao - porque as digitalizaes podem ocupar bastante espao - (ou quando estivermos para a virados), podemos sempre voltar a percorrer os ficheiros em cada uma das pastas e voltar a tomar decises. Mas abrindo mo

de algum espao digital, pode recuperar espao fsico valioso - no s porque o m2 tem um preo, mas porque a sua qualidade de vida tambm! ;) Impresso em PDF - Porque sempre encontramos algo interessante na net que queremos guardar ou precisamos de imprimir! Pode poupar tinta, papel (rvores) e espao, imprimindo em formato pdf (transversal a todos os sistemas operativos). Existem muitos programas gratuitos para imprimir em pdf. Podemos enviar para o iPad ( o que fao com o pagamento do IUC porque o iPad anda sempre comigo e se me mandarem encostar numa operao stop, o comprovativo de pagamento viaja comigo), para o kindle ou para a cloud e abrir a partir de qualquer computador. Pessoalmente, considero que vale bem a pena!

22. Vendas de garagem ou vendas online


Quando damos a volta s nossas tralhas coisas e nos dispomos a tomar decises, acabamos por identificar: - aquilo que queremos manter porque gostamos, usamos e temos condies para manter; - aquilo que (j) no usamos, no gostamos, no temos condies para manter, temos em duplicado ou no est mais funcional/em condies; - aquilo que lixo. Aquilo que cabe na segunda opo listada, aqui por casa, acaba por ser doado, mas podemos at transformar estes artigos em alguma liquidez para usar naquilo que realmente necessrio. Sei bem que no nossa tradio, mas adoro garage sales e j tive vontade, por diversas vezes, de organizar uma. No o fiz e as coisas acabaram por ser escoadas para fora de casa. Mas existem alternativas s vendas de garagem! Claro que passear pela feira e mexer nas peas bem diferente, mas as vendas online so uma boa alternativa e dispensam a garagem!

H uns 10 anos atrs vendia e comprava imenso nos leiles na net e desta forma travei conhecimentos, desfiz-me de coisas que j no me serviam e fiz bons negcios! Na altura usava essencialmente o lotes-online, que mais tarde (j no final dessa minha etapa) se transformou naquilo que ainda hoje o miau.pt. As condies foram mudando e deixei de o usar, mas todos os negcios de compra e venda que l fiz valeram bem a pena! Hoje existem outros tipos de ofertas. Ento, h quem abra o condomnio para fazer vendas de garagem conjuntas, mas h tambm quem as prefira fazer online. Existe mesmo um blog com este nome criado para o efeito: o Garage Sale Portugal, com pgina at no facebook, onde qualquer utilizador pode participar com as suas "tralhas". Ainda nos leiles, temos o coisas, antigo leiles.net e depois temos sites - que a publicidade da rdio e na televiso no deixar passar em claro como o OLX ou o CustoJusto, onde podemos anunciar gratuitamente. Existem mais opes, mas estas so as conheo e que ainda esto em vigor ou aquelas de que ouo falar. Porque no experimentar e quem sabe obter uma satisfao 2 em 1: a tralha sai de casa e ainda entra algum dinheiro. Assim de repente, lembro-me de dois aspectos menos felizes... que enquanto o artigo sai e no sai, continua em algum canto da nossa casa; e todas aquelas coisas, mesmo equipamentos, que j dei e que estavam em excelente estado ou mesmo por estrear e que podiam ter representado um extra. Mas como o que j foi, j foi, at porque acredito que deixaram algum mais muito feliz, resta-nos o problema que pode significar manter "as tralhas" em casa at sua venda.

Mas no quer dizer que no se possa faz-lo com alguma ordem. O importante estabelecermos algumas regras e certificar-nos que as cumprimos. Regras como definir o lugar que estas vo ocupar e que estamos dispostos a utilizar para o efeito ou como estabelecer um prazo para a sua permanncia ali. Registando a entrada (ou data de colocao online) e data limite, ser mais fcil manter o projecto-liquidez organizado. No final desse prazo, o artigo ser ento doado. Tanto para as vendas como para as doaes, existe ainda o craigslist. O que vos parece? Lembram-se de outras regras que pudessem ser necessrias/teis? Tenho um armrio que est a precisar de ateno e que tenho andado a evitar porque tem diverso material em stock de quando tive uma loja online, h anos atrs. Decidi abrir aquelas portas e comear a escoar os produtos atravs de uma venda de garagem virtual a decorrer na pgina do Ideias de Trazer por Casa no facebook e no blog. Convidei a juntarse a mim quem tivesse coisas para "trazer" para esta venda de garagem virtual. A Joana do Joa-nices j me veio fazer companhia! Mais algum?

Querem espreitar os artigos que j temos por l? Vo desde cds (novos e embalados) a roupa para criana, passando por cristais, livros e que tais! Produtos novos a preos de saldos! Entretanto, j l deixei tambm alguns usados, mas como novos. Vo espreitando que h mais artigos prontos a serem colocados nas bancas! ;) Lista de categorias: 1. udios 2. Livros 3. Artigos para bb/criana 4. Mobilirio 5. Videos 6. Diversos

23. Organizao enquanto processo contnuo, dicas da Laura


Como parte do Projecto 31 Dias de Organizao em Casa, no podia deixar de partilhar algo que encontrei em tempos no site I'm an Organizing Junkie e que me fez sentido. Mesmo no sendo novidade, j referi antes que a organizao um processo contnuo e no uma viagem com destino preciso e marcado que termina quando este alcanado. Pois a Laura do orgjunkie criou um acrnimo para nos ajudar a conquistar qualquer espao de qualquer dimenso. Ento com a permisso da autora, gostava de partilhar o acrnimo PROCESS convosco. mesmo PROCESS de processo em ingls, pelo que na traduo ainda podemos ganhar uma letra no fim! ;) Assim sendo, o acrnimo refere-se aos seguintes passos:

Plano de ataque - planeie o seu projecto! Que rea(s) quer "atacar"? Faa uma lista. Avalie
o sistema que usa, o que funciona, o que no funciona, encontre um novo sistema, determine o oramento e defina o tempo que necessita para o concretizar.

Remover artigos - esvazie completamente o espao para que possa comear a partir de
um espao limpo. Isto muito mais eficaz do que remexer a toda a volta, misturando tudo.

Organizar em montes - doar/deitar fora/vender/manter/para outro lugar; juntar no mesmo


stio aquilo que idntico; libertar o excesso - quanto mais deixar ir (dando, vendendo, etc), menos espao tem de encontrar para guardar esses artigos em casa. Pergunte-se a si mesmo se aquilo mesmo necessrio, til para si e na sua vida actual. O seu objectivo trazer de volta para esse espao apenas aquilo que usa, que cabe no espao que tem disponvel e de que gosta realmente. V "deitando fora" at caber!

Conter - encontre solues de armazenamento. Recipientes contentores (caixas, cestos e


afins) estabelecem limites e fronteiras. Defina um espao para onde os artigos sejam colocados.

Equacionar - (na realidade a Laura define este passo como momento de avaliao do
plano, mas como um E e no um A...!) como que o seu sistema est a funcionar para si? Est a ser capaz de o levar em frente? O que necessita de ser modificado? Um bom sistema deve ser fcil de manter.

Solucionar/Simplificar quaisquer restantes questes. D ateno a tudo aquilo que no


esteja a funcionar para si - reveja de acordo.

Sorria, relaxe e desfrute os frutos do seu trabalho rduo! :)


Diria que, em portugus e para a ltima letra poderamos acrescentar:

Organizar - continuar a faz-lo e a manter o seu espao organizado sua medida! ;)


E pronto! a dica da Laura e a minha partilha de hoje! Se seguirem o link at ao artigo no site, podem ver mais dicas da Laura para quase todos os passos do processo!

24. Organizando um espao da casa no armrio


Que ttulo este, no? Neste ponto, quero aproveitar para partilhar dicas que fui encontrando por a, para organizar uma diviso ou cmodo da casa num armrio!

verdade que existe algum mobilirio porttil e futurista que compacta os diversos espaos da casa num s lugar, tal como este...

Uau no ? Pois! Mas no destes armrios que vos quero falar! Podemos criar armrios/espaos, de alguma forma mais bonitos, versteis e realistas, reaproveitando um armrio de televiso, por exemplo! Tenho por aqui umas ideias giras para vos mostrar... Para o espao de criatividade/criao, o to amado craft room

(desculpem; no tenho links para estas imagens!)

Para o escritrio, espao de trabalho ou de outro tipo de criao e criatividade

Para a lavandaria...

ou para outros arrumos...

Para a despensa, j partilhei alguns espaos quando mencionei as dicas de organizao na cozinha. E ainda podemos usar armrios como organizadores de grandes coleces de... coisas?! :P

Parece-me muito bem, pois claro! No ficam lindos? E quando o espao est um bocadinho menos organizado ( ahem), quando chegam visitas em casa ou quando precisamos de um pouco mais de espao em volta, s fechar as portas do armrio e voil! Parece-me uma excelente ideia! Algum dos leitores tem um espao destes em casa? Gostavam de ter? Qual?

25. Inspirao para organizao na garagem

Para ns a garagem um espao difcil, mas cada vez est mais prximo o dia em que se acabar a baguna! (pensamento positivo!) Este espao c de casa no ser includo neste projecto! No entanto, no podia o espao totalmente de fora, no ?! Assim sendo, partilho a inspirao que tenho por aqui no computador. E como sou adepta do aproveitamento do espao vertical, considero teis prateleiras na parede e no tecto!...

No h espao melhor do que a garagem para preencher as paredes e deixar o cho livre!

Para arrumar as bolas da pequenada...

E para os cabos que costumam ficar emaranhados dentro de uma (ou vrias) caixa(s)...

Aproveitei esta ideia dos rolos de papel higinico vazios para organizar cabos e carregadores numa gaveta do escritrio, mas excelente para ajudar a pr alguma ordem na garagem tambm!

Os espaos verticais (abaixo esquerda) so excelentes para manter as canas de pesca juntas... para quem as tem, claro! Mas h sempre outras coisas que acabam por ali ir parar (leia-se: garagem) e que podem precisar de um nicho assim...

As sempre teis caixas e caixinhas...

Este sistema (abaixo) tanto pode servir para os reciclados, como para organizar qualquer outro material. No uma ptima ideia?

E a prxima ideia das minhas preferidas!

Adoro! E vocs?

26. Video sobre organizao na mala


Sei que j falei da organizao necessria na mala e na carteira, mas no podia deixar de partilhar este video da Michelle Phan sobre o tema. Tem boas dicas, est simples e divertido! ;) Ora espreitem l:

http://www.youtube.com/watch?v=AWgayuK6uLw

27. Dois videos com diversas dicas de organizao


E para nos encaminharmos para o final do projecto, partilho dois videos com dicas muito interessantes sobre organizao. No primeiro video, a Alejandra Costello faz um tour pela sua casa para nos mostrar como a mantm organizada. Se espreitarem o canal dela no YouTube podem encontrar outros videos interessantes sob o tema. Espreitem o video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=E0yF0Iz74yQ O segundo um video do canal Howdini, em que Linda nos mostra como dobrar a roupa que guardamos nas gavetas de forma a ocupar menos espao e ficar mais harmonioso. Ora vejam: http://www.youtube.com/watch?v=nJAYRXjZoMY Experimentei e adorei! ;)

28. Ideias de organizao no hall de entrada


A entrada da casa um espao importante porque para alm de ser o local de entrada e sada, onde acabamos por pousar o que trazemos nas mos, como o carto de visita que os amigos vm antes de qualquer outra coisa. Este espao pode ser pequeno, estreito ou amplo, pode ser um corredor ou parte de uma diviso, mas torna

indispensvel a presena de algum lugar onde possamos deixar as chaves, o casaco, a carteira ou o saco das compras. Seja como for, precisar de ser medida das suas necessidades. Na casa onde cresci, a entrada da casa dava para um corredor comprido e existia uma credencial com portas e gavetas onde eram pousadas as chaves e o correio, mas casacos e calado, por exemplo, iam directos para a diviso adequada. Aqui em casa temos um hall de entrada que permite um bengaleiro, o chaveiro, uma mesa para pousar coisas pequenas e um lugar onde pousar temporariamente os sacos. De acordo com a sua rotina, pode necessitar destas coisas ou de outras bem diferentes.

Poder numerar os espaos de acordo com o nmero de pessoas que vivem em casa, de forma a que cada um tenha o seu espao e saiba sempre onde colocar ou procurar as coisas na hora da sada.

Se tem crianas em casa pode querer alguns cabides ao nvel da pequenada para que se habituem a pendurar os seus prprios casacos, chapus ou mala da escola.

fonte

Se prefere lidar com o correio entrada, pode ter aqui o seu "centro de distribuio", ou mesmo um espao para recados, calendrio/horrio familiar ou lista de tarefas.

O importante que mais do que um espao bonito e convidativo, este lhe sirva a si e sua famlia de acordo com o espao disponvel.

Pode ainda querer colocar um espelho para que possa verificar o penteado sada ;) ou fotografias da famlia - ou tiradas pela famlia! Como eu e o marido gostamos de fotografia, temos fotografias tiradas por ns espalhadas pela casa e este local faz parte da nossa "galeria"!

Se prefere que o pessoal da casa - ou mesmo o de fora - se descalce entrada, pode querer ter a um espao para reservar o calado. Desta forma mais fcil ningum se esquecer! Se preferir que os convidados sigam o exemplo, poder querer ter um cesto com chinelos ou pantufas para lhes oferecer, pois nem todas as pessoas gostam de andar descalas. Se tiver algum espao disponvel poder colocar uma cadeira ou sof para que se possam sentar e descalar, para alm de que dar um ar mais acolhedor. Mesmo que no faa questo que o pessoal da casa se descalce entrada pode querer controlar a quantidade de sujidade ou de lama no Inverno e ter um lugar para deixar as botas ou galochas - especialmente da crianada.

fonte

A Megan do Not Martha encontrou uma boa soluo para deixar o calado entrada e ainda poupou dinheiro ao cri-la de raiz.

Seguindo as mesmas regras que no resto da casa, se tiver um lugar para cada coisa e se este estiver bem identificado, ter maiores probabilidades de manter o espao arrumado e organizado. Um cesto para lenos e cachecis, um cesto para cada pessoa da casa, etc.

fonte

No precisam ser solues que ocupem muito espao...

fonte

fonte

nem que levem muito dinheiro da carteira...

Ser til manter em mente que quanto mais espao ocupar ou mais artigos o espao organizar, maior a possibilidade do caos se ir instalando com o passar do tempo. Keep it simple!

No mostro aqui a nossa entrada, pois queremos mud-la e quero que ela "brilhe" num antes e depois! Ser, sem dvida, um projecto para este ano!

Mais ideias de organizao deste espao pela Martha Stewart aqui.

E vocs? Tm mais dicas teis sobre a forma como organizam a vossa entrada? Vou adorar saber!

29. Ideias para organizao da sala da famlia


A sala de famlia um espao privilegiado e no podia ficar de fora da organizao!

O que contribui para a desorganizao deste espao? A quantidade de pessoas que o frequenta? Brinquedos espalhados pela diviso, calado pelo cho, material de pintura em cima da mesa, roupas por arrumar ou casacos deixados ali entrada? Ou talvez para si seja mais a quantidade crescente de cds e dvds ou de comandos que teimam em se esconder? Soa familiar? Talvez a sua histria seja outra. Seja como for, se o hall de entrada o carto de visita, a sala contribui para a impresso que o nosso espao causa nas nossas visitas! Mas, a meu ver, mais importante do que isto, a impresso que consciente ou inconscientemente causa naqueles que o frequentam todos os dias: ns!

Para organizar este espao, todas as dicas anteriores so vlidas! Tal como conteno da desorganizao e a criao de espaos dedicados a artigos especficos. Aproveito para partilhar mais algumas ideias! Podemos comear por aproveitar o espao em volta da porta/entrada da sala de convvio para organizar livros, coleces, objectos decorativos ou mesmo fotografias. Seja no interior ou no exterior da mesma.

Mas podem existir outros espaos que podem ser aproveitados para arrumao, como um canto sem grande aproveitamento para mveis.

Outro espao pouco aproveitado a parte de baixo dos sofs.

Se tem crianas que gostam de levar os brinquedos para a sala, habitue-as a arrum-los num espao que criou na sala, reservado para estes.

Mesas e puffs tambm tm potencial...

De facto, uma mesa de apoio d sempre jeito em qualquer espao da casa e para a sala, dependendo do estilo, podem encontrar-se solues muito originais.

Sobre a mesa podemos colocar uma caixa organizadora de comandos, mesmo feita a partir de material reciclvel, como nesta ideia da Maria Reciclona. Ou podemos fazer um organizador para o brao da poltrona, como na imagem ao lado.

Para quem tem diversas janelas em volta e falta de espao para mveis ou arrumao, esta pode ser uma boa soluo...

Ou uma prateleira atrs ou sobre o sof...

Se gosta de flores na sala e pouco espao horizontal, pode optar por outras solues...

Para as fotografias, tambm no necessrio espao horizontal, podemos usar as paredes de uma forma criativa.

Ou mesmo nas portas e gavetas dos armrios...

Para expr os livros na sala, pode usar-se mais do que um nvel. Leva o dobro dos livros e ficam todos visveis!

Outro artigo que ocupa imenso espao nas nossas prateleiras so os dvds. Uma soluo que quero adoptar ser coloc-los em caixas identificadas - que permite um ar menos confuso, embora mantendo-os mo, ou mesmo retir-los das caixas e armazenar em ordem alfabtica (por ttulo ou gnero) numa caixa para o efeito - reduzir imenso o espao necessrio para os acomodar.

O nico problema que vejo : onde colocar as caixas? No me parece que gostasse de as deitar fora ou mesmo reutilizar para outros projectos, uma vez que so dvds originais! Mas guardar noutro local aumentar o espao ocupado! Ser que vale a pena? O que vocs fariam?

30. Organizao pessoal

Para alm da organizao dos espaos bvios das nossas casas, escrevi sobre organizao nos papis, no computador, no carro, na mala e at no telemvel, mas existem outros dois espaos que no queria deixar de fora neste projecto! Por estranho que possa parecer, so estes: as nossas finanas e a nossa mente!

E como este tpico vastssimo, vou apenas indicar aquilo que me parecem excelentes dicas que andam por a, em vez de dissertar sobre as mesmas.

A frugalidade est na moda, certo, mas d tambm muito jeito nos tempos que correm! No s porque pode ajudar a equilibrar as nossas finanas, mas tambm por ser melhor para a nossa sade ao reduzir a quantidade de qumicos que colocamos no nosso organismo (ou na rede pblica) ou de alimentos processados que ingerimos. Ainda assim o meu lema : tudo com peso e medida!

Se a ideia vos atrai, podem espreitar nos links abaixo uma srie de ideias fceis e baratas para fazerem em casa: - produtos de beleza e higiene pessoal; - produtos de limpeza e cuidados da casa; - produtos para cuidar dos nossos amigos de 4 patas; - e para cuidar da nossa sade.

Estes so pins que tenho reunido no Pinterest; com certeza que existem muitos mais. Agradeo as vossas partilhas! ;)

Para alm desta possibilidade de reduo (imensa) de gastos do oramento, podemos optar pelas marcas brancas e poupar volta de 50% na factura final. Podemos ainda aproveitar aqueles produtos com desconto devido aproximao do prazo de validade (sempre que faa sentido) ou "caar" vales de desconto e campanhas para aqueles produtos que mais consumimos. A Catarina do Tralhas Grtis partilha imensa informao valiosa neste sentido! E podem ainda encontrar mais links teis aqui.

Ainda nesta seco, podemos aproveitar os sites de compras em conjunto como o Groupon.pt, onde comprar pode sair muito mais barato! O meu conselho o mesmo do que

para as (antigas) "casas dos 300$": comprar aquilo que compraria de outra forma e no comprar apenas porque mais barato! Assim poupa a dobrar! ;)

claro que antes de comprar podemos ver se podemos fazer e se vale a pena faz-lo (pelo gozo que d e o $ que se poupa), assim como aquilo que podemos reciclar ou reutilizar. Existem ideias fantsticas por a fora para reaproveitar tudo e mais alguma coisa. No digo para acumularmos os materiais para que um dia os possamos usar - seria

contraproducente!- , mas para aproveitarmos aqueles que precisamos e podemos utilizar num curto prazo de tempo.

Podemos ainda cortar nas despesas ao fazermos mais comida em casa, especialmente se a fizermos a partir do 0, ou seja, cozer os gros ou fazer os molhos em vez que comprarmos feito e embalado. Pode ser mais rpido, mas tem custos acrescidos nas nossas finanas e na nossa sade. E se nos organizarmos bem, podemos fazer render o tempo e tirar mais proveito do frigorfico e congelador ao "produzirmos em srie". Nos ltimos tempos, tenho experimentado cozinhar maiores pores para congelar e o tempo que despendo mais ou menos o mesmo. Pessoalmente no uso menus, at porque a minha sogra (que vive connosco) cozinha mais do que eu, mas pode ser uma boa opo para aproveitar melhor os alimentos que tem em casa e no correr a ir buscar coisas ao supermercado - o que resulta sempre em comprar algo mais do que aquilo que estava na lista! E por falar nisso, usar uma lista de compras ajuda imenso a no ter de voltar mais vezes, assim como a restringir as compras s necessidades.

Para utilizar melhor o que tenho em casa e antes dos prazos de validade chegarem ao fim, tenho feito inventrios da despensa, frigorfico e congelador. Atesto a sua funcionalidade e eficcia! ;)

Como exemplo, s nesta imagem, num momento de final de tarde, existem 3 produtos que podemos fazer em casa e poupar imenso: o chai, o creme de chocolate para barrar e o leite de soja.

Para alm destas dicas e escolhas mais eficazes, podemos ainda analisar as despesas que fazemos mensalmente e terminar aquelas que j no fazem sentido, canalizando esse dinheiro para outras coisas que possamos querer ou para dvidas que possam existir.

Um site com imensas dicas o The Budget Diet. Vale a pena espreitar e ler alguns artigos.

Com a nossa mente no muito diferente! Tal como l fora, c dentro vamos acumulando "lixo", coisas que j no so mais necessrias, por vezes emoes txicas. E para qu? Apenas "entulham" o nosso espao e trazem desconforto, mesmo que apenas em segundo plano.

So exemplo daquilo que exerce peso sobre ns e o nosso bem-estar: - as tarefas inacabadas; - memrias do passado que, de uma forma ou de outra, agarramos com unhas e dentes; - objectivos traados um dia e que nunca alcanmos; - o poder que atribumos a palavras e aces dos outros.

De vez em quando precisamos limpar o nosso filtro (tal como limpamos o do nosso aspirador), precisamos libertar a poeira, o lixo, deixar ir, deitar fora. Precisamos analisar se aqueles objectivos ainda fazem sentido de acordo com a pessoa que somos hoje, aquilo que pretendemos hoje na nossa vida. Aquilo que j no faz sentido: fora! Como faz-lo? Com algumas coisas mais fcil, com outras mais difcil; tal como na nossa casa! Podemos imaginar que o fazemos quando andamos a limpar a casa, colocando para o saco do lixo tudo aquilo que j no nos serve! Podemos varrer as preocupaes e ansiedades desnecessrias! Podemos criar espao para o novo, sendo que algumas

coisas/emoes/memrias podem teimar em querer sair de dentro do saco. Nesse momento, volte a pensar naquilo que pretende ver na sua vida, deixando bem claro o seu novo objectivo quanto quilo, seja o que aquilo for. E persista!

Para organizarmos a nossa casa, precisamos de criar novos hbitos; o mesmo se aplica nossa mente! E para criarmos um novo hbito, necessrio treino, treino e mais treino! Mas se exercitar, com persistncia, todos os dias, a cada oportunidade que possa surgir, garanto

que no precisa muito tempo para comear a fazer as coisas da forma que pretende, de uma forma mais natural e sem necessitar de esforo!

Algo que tambm ajuda a sacudir o p ao filtro reservar um momento no seu dia para o seu bem-estar! Que tal 30 minutos para fazer algo por si? Seja tomar um banho ou fazer uma caminhada! No tem? Talvez levantando meia hora mais cedo? Cada um sabe do seu horrio e calendrio e certamente nem todas as solues servem para todos! Aquilo que sugiro que analise o seu e experimente algo novo! Quem sabe no lhe serve?! Mas se decidiu e pode reservar-se esse tempo, durante o mesmo no para pensar naquilo que podia ou devia estar a fazer e sim para desfrutar do seu momento!

E vocs? Como organizam a vossa "carteira"? E a vossa mente? ;)

31. Balano

Achei de bom tom fazer o balano deste projecto. O que aproveitei desta experincia...

- aprendi dicas interessantes que vou continuar a pr em prtica, - experimentei o conceito "cozinhar para congelar" e gostei, - coloquei as gavetas em ordem (e no que continuam em ordem?), - ganhei espao e funcionalidade no armrio, - e ganhei uma lavandaria nova! (ainda resulta num big smile por aqui)

Sobraram para outras npcias... - a garagem (!), - as gavetas e a estante do hall de entrada, - o mvel da sala, ah e... j mencionei a garagem?! :P

Ficaram, sem dvida, temas por abordar, como aquelas coisas que preciso ter em casa para casos de emergncia e que no sabemos onde param quando so precisas! Bom exemplo disso so as velas ou lanternas para quando falta a luz ou o quadro dispara! Esto sempre no mesmo stio? o melhor stio para elas? Tem por perto os fsforos para as velas? E as pilhas para as lanternas? Enfim! H sempre mais do que falar quando o tema organizao.

No fundo, aquilo que importante reter do processo a necessidade de des-bagunar, limpar e organizar qualquer espao da nossa casa ou da nossa vida! As estratgias so transversais e esto bem claras no PROCESSo da Laura. Depois, "s" manter! Mais do necessitar mudar o resultados, necessitamos mudar aquilo que nos levou ao resultado que eventualmente tnhamos antes da organizao. Assim, a identificao do que estava a acontecer e a mudana de hbitos so necessrias!

Uma vez que esteja satisfeito com os progressos, planificar ou calendarizar pequenas tarefas semanais ou mensais permite manter o espao sob o seu controlo. H quem prefira usar um sistema de recompensa para se manter motivado, oferecendo-se um mimo depois de terminar um espao da sua lista. E est tudo bem, se assim for! Mas a transformao de

pequenos hbitos, pequenas coisas, pode tornar a mudana permanente e todo o processo mais natural, sem esforo!

Foi um prazer passar por este processo, de uma forma diferente (planificada) e partilh-lo convosco! Mesmo que demorando mais do que previa e gostaria. Mas... est tudo bem!

Agradeo a vossa pacincia e as vossas partilhas! Qual o tema que gostariam de ver num projecto de 31 Dias?

Caso surjam questes sobre este projecto, as fontes das imagens, vontade de partilhar sugestes ou as respostas s questes que vou colocando, escrevam-me atravs do email: sofia.a.morgado@gmail.com .

You might also like