You are on page 1of 7

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Petrleo PTR0404 Testes em Poos

Aluno:

Anthony Andrey Ramalho Diniz

Mat.: 2011098957

Professora: Dr. Flvio Medeiros Junior

3 AVALIAO PRTICA

Junho / 2013
Testes de Poos 1/7

1.

A partir dos dados de um teste de fluxo no reservatrio, simule o comportamento da presso no build-up (faa uma tabela mostrando o valor de tempo e presso para o incio do perodo de fluxo e incio do perodo de build-up).

Considerando que houve a definio de tempo de produo de 13 horas e tempo de fechamento de 47 horas, e tambm os dados de presso fornecidos para o perodo de fluxo e calculados para o perodo de build-up, construmos a tabela a seguir:

Perodo de fluxo Tempo (h) 0,0010 13,0000 Tempo (h) 13,0010 ( 60,0000 ( ) ) Pwf (psi) 1.792,6529 1.445,3750 Pws (psi) 1.452,72 1.787,91

Perodo de build-up

O grfico da presso durante o teste e a identificao dos perodos do teste:

Testes de Poos

2/7

2.

Faa interpretao do build-up (anlise qualitativa e quantitativa) e apresente os valores que podem ser interpretados no perodo de build-up (skin, presso extrapolada, permeabilidade, raio de investigao).

Para a anlise dos dados de build-up, partindo dos dados de presso calculados e considerando o tempo de fechamento tempo equivalente, para depois traar o grfico de tempo equivalente dado por: vs. precisamos calcular o e vs. , onde o

Para o clculo das derivadas, foi utilizada a regra da tangente. O grfico diagnstico obtido e os regimes identificados foram os seguintes:

Os regimes de fluxo identificados esto marcados na figura a seguir, destacando que o trecho final foi marcado como perodo de transio, porque no se conseguiu ajustar retas de inclinaes conhecidas para identificar regimes de fluxo (linear, dominado por barreira, etc.) no referido trecho.
Testes de Poos 3/7

Para comprovar o fluxo radial, necessrio realizar a anlise especializada utilizando o grfico de Horner, traado considerando Horner dado por: vs. , onde o tempo de

O grfico de Horner traado foi o seguinte:

Testes de Poos

4/7

A partir do grfico de Horner, considerando o ciclo com incio em 10 e fim em 100, calculamos a inclinao da reta, dada por: | | | |

Com o valor de | |, podemos estimar a permeabilidade do reservatrio:

| | Calculada a permeabilidade, podemos calcular o skin do poo:

Para calcular o

, primeiro precisamos calcular o tempo equivalente a

no grfico de Horner, que :

Para

, verificamos no grfico de Horner que

{ }

Para calcular a razo de dano, precisamos conhecer a perda de presso devido ao skin:

Testes de Poos

5/7

Portanto, a razo de dano ser: ( ( ) ) ( ( ) , )

Do grfico de Horner, extrapolando a reta ajustada at o ponto de conclumos que .

O raio de investigao dado por:

Como o trecho final corresponde a um perodo de transio, cuja reta de aproximao teria inclinao menor que a unitria (indicaria o alcance do limite do reservatrio), provvel que o teste no tenha alcanado o limite do reservatrio, ou seja, pode ser utilizado o ltimo tempo de build-up do teste para o clculo do raio de investigao, que .

Adicionalmente, o coeficiente de estocagem tambm pode ser calculado. preciso traar um grfico cartesiano de vs. relativo ao perodo de estocagem:

Testes de Poos

6/7

O coeficiente angular da reta pode ser calculado, tomando-se dois pontos sobre a reta vermelha, representativa do perodo de estocagem pura. Considerando os pontos ( )e ( )

O coeficiente de estocagem dado por:

Testes de Poos

7/7

You might also like