You are on page 1of 4

VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1991 2 ETAPA NOME DO ALUNO: _______________________________________________________ ESCOLA: _______________________________________________________________ SRIE: ____________________ TURMA: ____________________

Histria
1.
"Vivemos em uma poca de crise, uma crise do Homem: uma crise em todos os setores da vida - poltico, econmico, social e ideolgico."( Aquino, Jacques, Denize & Oscar. Histria das Sociedades: das sociedades modernas s sociedades atuais. 19 ed. Rio de Janeiro, Ao Livro Tcnico, 1989, p. 370. Ao reconhecer e analisar essa crise, o historiador, enquanto cientista social, concluir que: 0-0) somente a ao dos grandes lderes poder solucion-la, devido sua magnitude; 1-1) a superao da crise dar-se- pela redeno espiritual do homem, que s assim salvar o mundo da hecatombe final; 2-2) a natureza da crise aponta para o fim da histria do homem, como indicam as profecias; 3-3) a existncia de crises, ao longo da histria, tem significado momentos de mudana, de transformao; 4-4) a busca constante da utopia significa que o homem enfrentar freqentes crises e estar em permanente luta para super-las.

4.
No sculo VII surgiu, entre os habitantes da Pennsula Arbica, uma nova religio - o Islamismo - que tem fortemente influenciado a Histria at os nossos dias. Sobre esta religio e seus primeiros adeptos, analise as proposies apresentadas. 0-0) Antes de Maom, a vida religiosa desses povos era marcada pelos particularismos que acentuavam o isolamento cultural de cada tribo. 1-1) A figura do dirigente poltico - o sheik ou o califa confundia-se com a do dirigente religioso. 2-2) A pregao e divulgao do Islamismo foi rpida entre os rabes, pois o monotesmo que marcava as tribos facilitou a aceitao da nova religio. 3-3) Os povos islmicos do mundo atual tiveram - com exceo dos africanos - origem tnica rabe. 4-4) O politesmo que caracterizava a religio dos bedunos - rabes do deserto - foi acentuado com a pregao do Islamismo.

5.
As idias produzidas pelos homens, ao longo da histria, so marcadas pelo seu tempo e tm expressado interesses de classes sociais diversas. Relacione as idias abaixo sua poca e aos interesses das classes sociais correspondentes. 0-0) Ao afirmar o carter natural da desigualdade social, Plato contribuiu para que os aristocratas e comerciantes da Grcia Antiga justificassem sua superioridade frente aos escravos. 1-1) Ao explicar a ordem feudal como expresso da vontade de Deus, os telogos medievais condenaram a explorao dos camponeses pelos nobres. 2-2) Ao definir a centralizao de poderes como condio indispensvel formao dos estados nacionais, os tericos do absolutismo aproximam os interesses da burguesia e do monarca, ainda que este no tenha rompido com a nobreza, sua classe de origem. 3-3) Ao criticar a interferncia do Estado na economia, os fisiocratas reforam a luta da burguesia contra a poltica mercantilista, pois para esses economistas a principal fonte da riqueza de um pas era o comrcio. 4-4) Ao reconhecer que a verdadeira fonte de riqueza o trabalho, os liberais aceitam a classe operria como nica que produz riqueza.

2.
Aristteles, ao afirmar que "o privilgio do homem livre no a liberdade, mas a ociosidade", revelava o sentido do trabalho e o papel do escravo nas Cidades-Estados gregas. Quanto ao escravo na Grcia Antiga, analise as proposies apresentadas. 0-0) Era o principal responsvel pela produo exportada, permitindo o desenvolvimento do comrcio. 1-1) Trabalhava exclusivamente na agricultura, produzindo alimentos para a sociedade. 2-2) Era obrigado a pagar as banalidades e os impostos "in natura", para garantir o sustento do seu senhor, 3-3) Dirigia e orientava trabalhadores na indstria, ocupando lugares de administradores. 4-4) Possua direitos civis e polticos, devido intensa participao na vida econmica.

3.
Embora tolerantes com as religies, os romanos impuseram restries ao Cristianismo. Analise as proposies que sugerem o porqu de tal atitude dos romanos, visto que os cristos: 0-0) insistiam em que s eles possuam a verdade e as outras religies, inclusive as do Estado, eram falsas; 1-1) recusavam-se a cumprir os rituais ligados figura do Imperador, numa evidente desobedincia poltica; 2-2) no Imprio Romano, conviviam facilmente com as mais distintas religies e com as diversas manifestaes do pensamento; 3-3) pregavam que a converso livraria as massas miserveis do jugo dos grandes senhores; 4-4) aceitavam as leis romanas, pois as mesmas no conflitavam com sua f.

6.
Desde o reinado de Elisabete I, a Inglaterra investe na construo naval e no comrcio martimo, inclusive na atividade corsria. Porm, no sculo seguinte - o XVII inicia uma ao colonizadora sistemtica em terras da Amrica. Sobre este processo colonizador, analise as proposies apresentadas. 0-0) Capitais privados, acumulados pela burguesia inglesa, foram investidos, na colonizao, atravs de Companhias de Comrcio. 1-1) Existiram trs grandes grupos de colnias - Norte, Centro e Sul - havendo, entre eles, identidade polticoadministrativa e vinculao economia metropolitana. 2-2) A grande maioria dos imigrantes que chegaram Amrica eram servos por contrato, existindo, ainda, a servido involuntria. 3-3) Muitos fugitivos e dissidentes religiosos vieram para as colnias inglesas, permitindo que nelas existisse, desde a origem, plena liberdade religiosa e tolerncia entre os habitantes. 4-4) O comrcio intercolonial e o exterior (particularmente o triangular - muito lucrativo) foram atividades fundamentais para a burguesia da Nova Inglaterra.

7.
As reprodues abaixo so representativas do universo artstico do Renascimento italiano. A anlise dessas obras permite compreender o significado deste universo.

0-0) A inteno dos artistas de revelar os movimentos d'alma - atravs dos movimentos do corpo - levou-os a estudar a anatomia humana. 1-1) A escolha de temas mitolgicos representou uma fonte de inspirao, mais que uma repetio mecnica da cultura clssica. 2-2) A representao abusiva do nu motivou a desvalorizao dessas obras e a condenao moral dos artistas. 3-3) A ruptura com o universo ideolgico medieval fez desaparecer a representao de temas cristos. 4-4) A pretenso dos artistas de reproduzir fielmente sua poca levou-nos a privilegiar os detalhes, tornando suas obras frias e sem vida.

8.
S em 1850, no Brasil, os escravos j chegavam a 2 500 000, foi proibido o trfico negreiro pela chamada Lei Euzbio de Queiroz. Analise as proposies no que se refere extino do trfico escravos. 0-0) Os cafeicultores do Vale do Paraba, defendendo seus interesses, se opunham fortemente a medidas fortemente que pudessem restringir a entrada de africanos escravos no pas. 1-1) O governo brasileiro era importante para proibir o trfico negreiro, alimentado por naes poderosas. 2-2) O trfico negreiro acumulava grandes lucros para comerciantes brasileiros que resistiam s diversas medidas visando sua extino. 3-3) Os senhores de engenho do NE defendiam a continuidade do trfico devido ao aumento da produo e da importncia do acar, aps a Independncia. 4-4) As presses estrangeiras sobre o Brasil foram grandes, sobretudo da Inglaterra - onde havia uma burguesia interessada na implantao de relaes capitalistas de produo, em escala mundial.

9.
"O sistema poltico dos poderes aliados essencialmente diferente do vigente na Amrica. () Ns devemos, portanto, declarar com simplicidade em vista das relaes amistosas existentes entre os Estados Unidos e aqueles poderes, que consideraremos qualquer tentativa se sua parte para estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfrio como perigosa para nossa paz e segurana". Monroe, 02-12-1823. Analise as proposies apresentadas, no que se refere aos fatores que levaram o Presidente James Monroe a enunciar esta mensagem. 0-0) Havia uma preocupao dos E.E.U.U. com a sua prpria segurana, devido poltica defendida pela Santa Aliana em relao aos regimes republicanos: 1-1) O governo norte-americano concordava com Bolvia que defendia uma Amrica unida, forte e solidria, capaz de enfrentar futuros colonialismos. 2-2) Existiam projetos expancionistas, nos E.E.U.U., e interesse em garantir um comrcio livre com os demais pases independentes da Amrica, ameaados pelas antigas metrpoles. 3-3) Norte-americanos e ingleses tinham interesses comuns na Amrica e, por isto, formularam nota conjunta contra a Santa Aliana, tendo a Inglaterra prestado apoio mensagem de Monroe. 4-4) Pases da Amrica Latina pediram aos E.E.U.U. proteo contra a Inglaterra que planejava o total controle do comrcio externo e interno desses pases.

11.
As falas das personagens na gravura abaixo revelam o conflito de interesses no processo de Independncia. Analise as questes levantadas.

10.
"O vasto emprio das douradas Minas Por mim o falar: quando mais finas se derramam as lgrimas no imposto Clama o desgosto de um pas decadente." Cludio Manuel da Costa O poeta acima viveu nas Minas Gerais do sculo XVIII e participou da Inconfidncia que eclodiu em 1789. Sobre este sculo e sobre a conspirao, em Minas, analise as proposies apresentadas. 0-0) Vila-Rica, Sabar e Mariana foram aglomerados urbanos importantes - com belas Igrejas e populao livre numerosa - onde eram evidentes os contrastes sociais. 1-1) Os escravos tiveram, em Minas, boas condies de trabalho, o que permitiu que a maioria deles conseguisse a liberdade, no fim do sculo XVIII, e passasse a trabalhar por conta prpria. 2-2) A grande maioria dos inconfidentes pertencia s camadas mais humildes da populao, estando muitos deles com dvidas elevadas com a Coroa Portuguesa. 3-3) Era de crise a situao das Minas Gerais no fim deste sculo, devido queda da produo aurfera, ameaa constante da execuo da derrama e ao aumento dos impostos. 4-4) Os inconfidentes concordavam em diversas questes, sobretudo naquelas relativas escravido a ao tipo de Governo que se instalaria, na Colnia, se fossem vitoriosos.

0-0) O temor expresso pelo comerciante portugus revelou-se pertinente, pois os portugueses foram expulsos do Brasil aps a independncia. 1-1) A vez da aristocracia rural brasileira assegurada pela independncia, porque antes predominava o minifndio. 2-2) O desencanto e desinteresse dos trabalhadores resultam da marginalidade a que foram submetidos durante o processo. 3-3) Em reconhecimento importncia do momento histrico, os ingleses limitaram seus interesses em benefcio da nao brasileira. 4-4)Em vista da inevitabilidade da independncia, Dom Pedro a realiza, de modo a conciliar os interesses divergentes e assegurar a continuidade da casa reinante.

12.
O perodo compreendido entre 1920 e 1930 foi um dos mais agitados da histria do Brasil. Analise as proposies relativas a esta fase da vida brasileira. 0-0) A ecloso de vrias greves obrigou o Governo Washington Lus a repensar o tratamento at ento dispensado aos trabalhadores, criando o Ministrio do Trabalho e instituindo a Lei de Sindicalizao. 1-1) A insatisfao do setor militar atingiu os altos escales da oficialidade que , em 1922, desencadeiam uma rebelio contra o Governo Epitcio Pessoa. 2-2) A proposta de revoluo do Bloco Operrio Campons - BOC - incomodou, inclusive, os descontentes com o governo da classe dominante que lhe moveram uma intensa represso. 3-3) A liquidao do cangaceirismo - foco de resistncia s oligarquias rurais - foi a nica vitria do Governo nesse perodo.

4-4) A vitria do candidato situacionista em 1930, em eleies fraudulentas, estimulou os opositores tomada do poder pela via armada.

15.
"Os generais traidores no sabem o que um homem honrado. Assim se escreve a primeira pgina desta Histria. Meu povo e a Amrica escrevero o resto". Salvador Allende, 11-09-1973. A mensagem acima de Allende - eleito Presidente do Chile com grande apoio popular e propostas de reformas um pouco antes do golpe militar e de sua violenta morte. Este episdio transcende, entretanto, a Histria chilena e pode ser visto como uma caracterstica da Histria dos demais pases da Amrica latina. Analise as proposies apresentadas sobre este episdio. 0-0) Militares golpistas tramavam a queda do Governo, orientados por uma ideologia de defesa do hemisfrio contra o socialismo que se firmara, sobretudo, aps a Revoluo Cubana. 1-1) Divergncias entre os partidos integrantes da Unidade Popular que elegeu Allende dificultavam-lhe a ao poltica, enfraquecendo o Governo frente ao avano das foras da reao. 2-2) Empresas norte-americanas, assessoradas pela C.I.A - visando a continuidade de privilgios -, procuravam desestabilizar o Governo. 3-3) A pequena burguesia foi fiel ao Governo, inclusive organizando passeatas de apoio ao Presidente, como a "marcha das panelas vazias" e o lockaut dos proprietrios de caminhes. 4-4) O sacrifcio de Allende foi em vo - demonstrando que as idias no tm peso no processo histrico - pois foi esquecido pelo povo chileno que continua tutelado e aplaudindo os opositores do Presidente deposto.

13.
Juscelino Kubitschek assumiu a presidncia do Brasil num clima de entusiasmo e confiana, disposto a realizar a meta desenvolvimentista que se tornara a nova bandeira de setores considerveis da burguesia brasileira. Sobre o perodo J.K., analise as proposies apresentadas. 0-0) A indstria automobilstica foi uma das prioridades, o que exigiu um enorme esforo para abrir rodovias, deixando as ferrovias relegadas a segundo plano. 1-1) Houve total liberdade poltica: o Partido Comunista foi legalizado e as Foras Armadas, mantidas longe de qualquer deciso, inclusive sobre reas estratgicas da economia. 2-2) As novas indstrias aqui instaladas geraram, igualmente, novas dependncias, pois continuavam importando mquinas e equipamentos e exportando lucros e juros dos emprstimos. 3-3) Como reforo ao processo de industrializao, a questo da posse da terra foi amplamente discutida e foram dados os primeiros passos para a reforma agrria. 4-4) os trabalhadores - "soldados do desenvolvimento" tiveram uma participao efetiva nos lucros industriais, na medida em que o salrio mnimo elevou-se nas mesmas propores em que aumentavam os lucros e a produtividade.

14.
O Brasil passou da Monarquia Repblica, conheceu a revoluo de 1930 e a intensificao do processo de industrializao dos anos 40, chegando ao presente sem que o poder das elites conservadoras tenha sofrido soluo de continuidade. Analise nas proposies apresentadas, os momentos em que estas elites se sentiram ameaadas, em nossa Histria. 0-0) Com a Carta Outorgada de 1824, que legalizou a Independncia e estabeleceu quatro poderes, entre eles o moderador. 1-1) Em algumas fases do perodo regencial, quando a unidade nacional esteve ameaada e foram freqentes as revoltas que assumiram, muitas vezes, carter popular. 2-2) Com a atuao da Aliana Nacional Libertadora, que fundada em janeiro de 1935 - logo reuniu milhares de adeptos, iniciando rebelio para derrubar Vargas. 3-3) Com a redemocratizao e aprovao da Constituio de 1946 que tinha caractersticas predominantemente liberais. 4-4) Na campanha das "Diretas J", quando a grande mobilizao popular ameaava o processo de transio "lento, gradual e seguro".

16.
A crise a que nos referimos na primeira questo volta sob a forma dos seguintes questionamentos: "O que certo? O que o bem? O que o mal? Deus existe? A quem devo obedecer? minha vontade s determinaes legais? Qual o papel da mulher no Mundo Atual? E a misria, a fome, as doenas, o analfabetismo so castigos de Deus aos homens? O que democracia? O que comunismo? O que subverso?" (Aquino, Jaques, Denize & Oscar, Histria das Sociedades: das sociedades modernas s sociedades atuais, p. 370). Sobre esses questionamentos, analise as proposies apresentadas. 0-0) Com Joo XXIII e Paulo VI, a Igreja Catlica passa a oferecer respostas no apenas espirituais aos seus seguidores. Joo Paulo II reafirma e avana essa linha de pensamento e ao, expressa na Teologia da Libertao. 1-1) Como resultado do movimento feminista, as mulheres vm tendo seus direitos reconhecidos e respeitados, tendo a violncia contra elas cessado em todo o mundo. 2-2) Os ltimos nmeros de pesquisas realizadas por institutos internacionais revelam que o agravamento dos ndices de misria, fome, doenas e analfabetismo, devido ao aumento da concentrao de riqueza, um fenmeno restrito a bolses existentes na frica. 3-3) Enquanto valor universal, a democracia meta ainda a ser alcanada. 4-4) O comunismo como possibilidade de realizao futura da humanidade, comea a ser questionada a partir da crise do socialismo real.

You might also like