You are on page 1of 4

Factores edficos- Os Solos

Os solos so formados a partir da degradao das rochas devido a factores climticos e biolgicos. As rochas desgastam-se por aco do vento, da gua, da temperatura e dos seres vivos. Com o passar do tempo vai-se formando uma mistura complexa de minerais, material rochoso alterado, matria orgnica, gua e ar que constitui o solo. O solo constitudo por uma srie de camadas a que se chamam horizontes. sequncia destes horizontes d-se o nome de perfil de solo. Nem todos os solos tm o mesmo nmero de horizontes e a mesma espessura, estes variam de solo para solo.

Perfil de solo

Horizonte O- Camada de matria orgnica em decomposio (hums). Horizonte A- Camada de cores claras de onde a argila e outras partculas finas foram arrastadas. Pode haver acumulao de matria orgnica na zona de contacto com o horizonte O. Horizonte B- Camada onde se acumulam as partculas arrastadas dos horizontes superiores.

Horizonte C- Rocha alterada, detritos minerais provenientes da desagregao das rochas.

Horizonte R- Rocha me.

I- Matria mineral do solo

Os fragmentos resultantes da degradao das rochas constituem a matria mineral do solo . Estes materiais podem ser agrupados em categorias consoante o seu tamanho.
Matria mineral do solo
Dimetro das partculas 2 mm 0,02 mm 0,002 mm

Materiais grosseiros

Areia

Limo

Argila

Terra fina

Areia A areia constituda por fragmentos de dimenses relativamente grandes. Quando misturados com gua os gro de areia depositam-se rapidamente no fundo do recipiente. Apresenta como caractersticas principais a elevada permeabilidade e mobilidade e o fraco poder de reteno de gua e elementos nutritivos. Os grnulos de areia deixam entre si grandes espaos vazios por onde o ar e a gua podem circular facilmente. Argila A argila formada por elementos finos, misturada com gua fica em suspenso durante bastante tempo. A argila possui grande plasticidade e impermeabilidade e um bom poder de reteno de gua e substncias nutritivas. A circulao de ar e gua difcil. Limo As partculas de limo apresentam caractersticas intermdias entre as da areia e da argila. Retm uma quantidade considervel de gua e nutrientes e tm alguma permeabilidade.

II- Matria orgnica do solo


A matria orgnica formada por restos de plantas e outros seres vivos decompostos devido actividade microbiana do solo. O hmus a parte da matria orgnica bem decomposta e com elevado grau de estabilidade no qual no se reconhecem os materiais que lhe deram origem. A matria orgnica importante para a formao dos solos e para a manuteno e melhoria da sua fertilidade.

A matria orgnica influencia as caractersticas do solo das seguintes formas: - melhora a estrutura do solo - defende o solo contra a eroso - aumenta a reteno de gua e nutrientes - regulariza os movimentos de gua e ar - evita variaes de pH - diminui a toxicidade dos micronutrientes e dos metais pesados - diminui a salinidade resultante da utilizao de fertilizantes e da gua de rega - melhora a nutrio das plantas e dos microrganismos do solo

III- Textura do solo


A textura do solo diz respeito proporo relativa em que as partculas de diferentes dimenses (argila, limo e areia) se encontram na fraco de terra fina. a propriedade fsica do solo que sofre menos alteraes ao longo do tempo. Tem influncia directa na taxa de infiltrao de gua, no arejamento, na capacidade de reteno de gua, na nutrio das plantas e na aderncia entre as partculas do solo. Os solos podem ser classificados de acordo com o tamanho das partculas minerais que os constituem, isto , quanto sua textura. Assim podemos ter: Solos argilosos - Solos com uma considervel poro de argila (mais de 30%). Retm grande quantidade de gua embora parte dela no esteja disponvel para ser usada pelas plantas. Quando secos so muito compactos. So difceis de trabalhar. Solos francos- Solos com uma proporo equilibrada de argila, limo e areia. So permeveis mas retm alguma gua. So fceis de trabalhar. Solos arenosos- Solos constitudos por grande quantidade de areia. So muito permeveis e retm pouca gua. So soltos e fceis de trabalhar.

IV- Estrutura do solo


A estrutura do solo determinada pela disposio no espao das partculas que o constituem. O tamanho, a forma, a agregao entre as partculas e os espaos livres existentes entre elas definem a estrutura do solo. Esta mantida devido agregao existente entre os elementos que formam o solo. O ferro, a slica e a matria orgnica so os principais agentes de agregao entre as partculas do solo. A estrutura do solo influencia o arejamento, a capacidade de reteno de gua e a porosidade, isto o espao deixado livre entre as partculas aps o arranjo dos componentes da parte slida. Um solo em que a circulao da gua e do ar seja facilitada ajuda o transporte de nutrientes dissolvidos, essenciais s plantas, e consequentemente aumenta a fertilidade do solo.

V- O pH do solo
A acidez ou alcalinidade dos solos medida por uma escala de pH (potencial de hidrognio), graduada de 0 a 14. Os solos que diludos em gua produzem uma soluo com pH abaixo de 6,5 so cidos, de 6,5 a 7,5 so neutros e acima de 7,5 alcalinos. O pH ideal para um solo agrcola ronda os 5,5 a 6,0. O pH do solo depende em grande parte das rochas que lhe deram origem mas tambm influenciado pelos adubos e outros fertilizantes aplicados ao solo. A maioria dos adubos possui uma reaco cida, isto , faz descer o pH do solo. A acidez do solo pode ser corrigida com a incorporao de substncias alcalinas como o carbonato de clcio. O pH do solo um dos indicadores da sua fertilidade, isto , da capacidade de fornecer elementos nutritivos s plantas que nele crescem. Cada espcie de plantas tem um intervalo de pH ptimo para o seu desenvolvimento. Algumas plantas preferem solos mais cidos e outras solos mais alcalinos.

You might also like