You are on page 1of 5

- RESUMO

DE

HISTRIA

O PAS URBANO E CONCELHIO


- Relatar o contexto permitiu a afirmao das cidades e vilas concelhias O desenvolvimento das cidades e vilas portuguesas deveu-se a uma confluncia de fatores: O territrio portugus situava-se na rota de peregrinao a Santiago de Compostela, o que beneficiou certas cidades de passagem, como o Porto e Guimares; Com o avano da Reconquista, Portugal herdou as marcas de urbanidade muulmanas, que esto presentes e centro e sul do pas; As cidades desenvolviam-se sempre que o seu espao era escolhido pela corte ou pelas ss episcopais para se instalar; O ressurgimento comercial do sculo XII refletiu-se num surto urbano, com destaque para urbes que faziam trocas comerciais atravs da costa atlntica como Porto, Lisboa, Guimares, Coimbra, Santarm e vora. - Esclarecer a importncia dos concelhos Uma das razes pela qual os concelhos tm uma grande importncia por fornecerem defesa aos colonos e aos servos fugidos de senhorios. Os concelhos ao acolherem os colonos e os servos so criar um segundo objetivo da fundao dos concelhos: o povoamento. H ainda outros grandes objetivos como o caso da explorao econmica das novas zonas, promovendo-se, por um lado, o desenvolvimento econmico do pas e, por outro lado, o aumento das receitas fiscais a receber por quem criou o concelho.
- Forma de retirar impostos ao povo; - Retirar poder a terras aos senhores; - Os homens combatiam pelo rei; - Povoamento (conquistam-se terras aos muulmanos que

O PODER RGIO, FATOR ESTRUTURANTE DA COESO


INTERNA DO REINO
- Sublinhar a passagem da monarquia feudal monarquia central Os reis de Portugal fundamentavam o seu poder na doutrina do direito divino (pela graa de Deus, rei de Portugal) e assumiam como principais funes: A chefia militar; A manuteno da paz e da justia (o rei era juiz supremo, cabendo-lhe a justia maior e a funo de tribunal de apelao recorrer de uma sentena);

A cunhagem da moeda e a sua desvalorizao.

- Discriminar as medidas rgias de combate expanso senhorial Se, por um lado, os monarcas apostaram na superviso e na correo dos poderes locais, por outro lado, empenharam-se no controlo dos abusos do poder senhorial. Os principais problemas eram: Os senhores alargavam os seus territrios, livrando-se, atravs das imunidades, de pagamentos ao fisco e exercendo poderes pblicos que pertenceriam ao rei; Os senhores expandiam os seus territrios custa da ocupao de territrios rgios (os reguengos). Para obstar a esta situao, os monarcas encetaram uma srie de medidas:
Para retirar as terras aos senhores e receber os impostos que eles

Leis de Desamortizao impediam os mosteiros e igrejas de adquirirem bens de raiz; Confirmaes gerais reconheciam a posse de terras e direitos da nobreza e alto clero, transformando essa posse hereditria numa questo de autorizao rgia; Inquiries inquritos que averiguavam o estado dos reguengos devido a uma constatao de que houvera inmeras usurpaes.

A EXPERINCIA URBANA
- A arquitetura gtica A primeira diferena que notamos entre a igreja gtica e a romnica a fachada. Enquanto, de um modo geral, a igreja romnica apresenta um nico portal, a igreja gtica tem trs portais que do acesso s trs naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterias. A arquitetura expressa a grandiosidade, crena na existncia de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetandose na direo do cu, como se v nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas catlicas.

A roscea um elemento arquitetnico muito caracterstico do estilo gtico e est presente em quase todas as igrejas constitudas entre os sculos XI e XIV. Outros elementos caractersticos da arquitetura gtica so os arcos ogivais e os vitrais coloridssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. -Reconhecer os elementos caractersticos do estilo gtico (arte da luz) Na arquitetura, a arte gtica caracterizou-se por: Verticalidade (muito altas); Luminosidade filtrada pelos vitrais; Arco quebrado confere ao edifcio a sensao de elevao; Abbada de cruzamento em ogivas (paredes mais finas); Arcobotante elemento arquitetnico de apoio e reforo das paredes.

Na escultura, as principais caractersticas da arte gtica so: Ligao arquitetura (nomeadamente, nas fachadas das catedrais); Naturalismo idealizado (rostos serenos, vestes detalhadas); Grgulas (esculturas de diabos, monstros ou animais que adornam o exterior da catedral); Valor doutrinal (as esculturas contavam ao povo analfabeto da Idade Mdia a vida de Cristo e dos santos, enquanto as grgulas alertavam para a possibilidade de condenao do pecador). - Ligar o estilo gtico afirmao do mundo urbano O surto urbano dos sculos XI e XII refletiu-se, em termos artsticos, na construo de edifcios novos, imponentes, de cariz religioso: as catedrais. Rapidamente o novo estilo ultrapassou os limites da comunidade monstica, tornando-se o smbolo da afirmao do clero urbano. Por trs da arte gtica encontramos, igualmente, uma elite social urbana a burguesia empenhada na demonstrao do seu poder financeiro, nem que para isso tivesse de competir com as elites das cidades vizinhas, rivalizando na construo de catedrais cada vez mais altas e exuberantes.

- Justificar o nascimento, nas cidades, de novas formas de solidariedade No sculo XIII, a cidade um lugar de prosperidade, como atestam as suas catedrais. Atrados pelo sonho de riqueza, muitos camponeses abandonam o campo e instalam-se nos arrabaldes das cidades. Porm, estas nem sempre lhes oferecem trabalho, e os migrantes experimentam a misria, acrescida da solido, por falta das redes tradicionais de apoio (famlia, vizinhos, parquia). neste contexto que iro surgir novas estruturas de apoio aos desfavorecidos da sorte: as ordens mendicantes e as confrarias. As ordens mendicantes eram movimentos de renovao surgidos dentro da Igreja Catlica, enquanto que as confrarias eram associaes de entreajuda que agrupavam os homens por ofcios assegurando-lhes apoio financeiro e moral em todas as dificuldades. - Sublinhar o papel das ordens mendicantes na renovao da religiosidade crist Franciscanos criado por Francisco de Assis tornou-se, no s, um exemplo de humildade, mas tambm um santo da igreja catlica ao renegar o seu passado de luxo, passando a viver entre os mendigos e os leprosos. Fundou a ordem dos frades menores que mendigavam ou trabalhavam para comer. Apesar de a sua atitude contrastar radicalmente com o clero da poca, nunca se demarcou da hierarquia catlica, pelo que se distingue das heresias medievais. Os franciscanos instalara-se rapidamente em Portugal, nomeadamente nos conventos de Alenquer, Lisboa, Coimbra e Leiria. Dominicanos criado por Domingos de Gusmo, fundou uma ordem religiosa confirmada pelo Papa Inocncio III. Os dominicanos eram, tambm, chamados frades pregadores pela importncia que atribuam pregao, estritamente ligada, por seu turno, ao estudo da Teologia. - Sublinhar o papel desempenhado pelas universidades na renovao cultural da Europa Algumas das escolas catedrais evoluram para universidades, estabelecimentos do ensino superior que agregavam vrias faculdades e que se organizavam numa estrutura mais rgida e complexa. Ao longo dos sculos XIII e XIV, as universidades expandiram-se pela Europa Ocidental, especializando-se em diferentes saberes: Teologia, Direito, Medicina. As universidades tiveram um impacto importante nas regies onde se instalaram. Foram responsveis pela transformao das cidades em ativos focos de inovao: estudantes de toda a parte deslocavam-se s cidades universitrias no intuito de aprender a gramtica, a oratria, a matemtica, etc. Em consequncia da presena da universidades, logo, estudantes, a cidade

tornou-se o local por excelncia da liberdade de ao, pois os estatutos das universidades protegiam os seus alunos, concedendo-lhes alguma autonomia nos regulamentos e defendendoos, por exemplo, da priso por dvidas. Por ltimo, a universidade foi responsvel pela alterao da prpria fisionomia da cidade.

You might also like