You are on page 1of 4

Oficina para Comunicao Assistiva em Deficincia Auditiva

Aula 02

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 02: Os parmetros da Libras configurao de mos (CM) e ponto de articulao (PA)
OBJETIVOS: conhecer e identificar os diferentes pontos de articulao. Efetivar o uso adequado dos parmetros em situaes diversas.

Prezados alunos, prosseguindo com os nossos estudos, iniciaremos o tema a respeito dos parmetros da Libras. Na Lngua Brasileira de Sinais existem os parmetros obrigatrios: configurao de mos, ponto de articulao, movimento, orientao/direo, expresso facial e a datilologia. Para iniciarmos, abordaremos a configurao de mos e o ponto de articulao. A Libras, conforme mencionado anteriormente, uma lngua que se apropria de sinais (movimentos) com as mos para estabelecer comunicao. Os sinais so realizados por meio de movimentos com as mos e em determinadas localizaes corporais, tambm chamadas de pontos de articulao. Os parmetros na Libras definem como ser a execuo dos sinais. A configurao de mos (CM) define qual a forma que ser realizada pela mo do emissor, que transmite a mensagem, e tambm do receptor para que o sinal seja executado. Essas formas podem ser representadas por meio de nmeros, datilologia (representao das letras do alfabeto) ou ainda de outros movimentos realizados; podem ser concretizadas com a mo dominante (direita ou esquerda) ou com as duas mos simultaneamente. As mos podem se tocar e as palmas podem ser posicionadas para frente, direita, esquerda ou tocando em alguma parte do corpo. As configuraes de mos, junto s localizaes em que os sinais so produzidos, os movimentos e as direes, so responsveis por produzir os sinais que formam as palavras na lngua de sinais. Existem 64 configuraes de mos padronizadas na Libras. Os pontos de articulao (PA) ou localizao (L) definem em que parte do corpo do interlocutor ser realizada o sinal, ou ainda, no espao neutro, na direo horizontal ou vertical ou em ambas.

As partes do corpo podem ou no ser tocadas e as mos podem ser posicionadas para diversas direes: direita, esquerda, em cima, embaixo, no dorso da mo, na palma da mo, no brao, orelhas, entre outros. Um exemplo: a palavra televiso e trabalho possuem a mesma configurao (L), porm o ponto de articulao, ou seja, onde o sinal realizado, diferente. O sinal da palavra televiso ser realizado na frente do rosto e na altura dos olhos e o sinal da palavra trabalho ser realizado na frente do corpo na altura do peitoral. Acompanhe no ambiente virtual de aprendizagem da UNINOVE as imagens interativas relacionadas aos exemplos da aula. timos estudos e at a prxima aula!

Indicao de sites

- Acesse o site <http://www.rybena.com.br/default/index.jsp> e traduza o contedo textual da aula para a Libras. - Fonte Libras: <http://www.professorguilherme.net/libras.htm>. - Dicionrio Libras: <http://www.dicionariolibras.com.br>. - Surdo.org: <http://www.surdo.org.br>.

Indicao de vdeo

- <http://www.youtube.com/watch?v=hR3h-ak0Euc>

REFERNCIAS

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionrio enciclopdico ilustrado trilngue da lngua de sinais brasileira. Volume II: Sinais de M a Z. So Paulo: Edusp, Fapesp, Fundao Vitae, Feneis, Brasil, Telecom, 2001. GOLDFELD, Marcia. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva

sociointeracionista. So Paulo: Plexus, 2002. QUADROS, Ronice M. de; KARNOPP Lodenir B. Estudos sobre a fonologia da Lngua de Sinais Brasileira. In: Lngua de Sinais Brasileira: Estudos lingusticos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

You might also like