You are on page 1of 5

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DA COMARCA DE _____________ ___________________.

FULANO DA SILVA, nacionalidade, estado civil, profisso, nmero do RG, nmero do CPF, Endereo, Bairro, Cidade, Estado, vem por seu advogado (Procurao Anexa), endereo profissional do escritrio do advogado, Bairro, Cidade, Estado, onde recebe intimaes e avisos, vem respeitosamente, promover a presente AO DE BUSCA E APREENSO C/C PEDIDO DE LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE em face de SICRANO DA SILVA, nacionalidade, estado civil, profisso, nmero do RG, nmero do CPF, Endereo, Bairro, Cidade, Estado, pelas razes de fato e direito adiante articulados: PRELIMINARMENTE DA ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA Inicialmente, afirma que no possui condies de arcar com as custas processuais e honorrios advocatcios sem prejuzo do sustento prprio bem como o de sua famlia, razo pela qual fazem jus ao beneficio da gratuidade da justia, nos termos do art. 4 da lei 1.060/50, com redao introduzida pela Lei 7.510/86, conforme declarao em anexo. DOS FATOS O requerente adquiriu um veculo automotor , marca/modelo,ano de fabricao 2007, ano modelo, cor, Chassi , placa, Cidade e Estado, Nmero do Renavam.

Com efeito, dada a necessidade do suplicante o mesmo veio a trocar o veiculo acima citado com o suplicado ( nome do requerido), este por sua vez recebeu o veiculo e sumiu com o mesmo. Ocorre, que o suplicado apropriou-se do carro do suplicante e recusa-se a devolver, ao legitimo proprietrio, mediante alegaes desprovidas de fundamento, logo ficando caracterizado de forma cristalina abuso de confiana, pois era o mesmo responsvel pelo carro. E logo aps tomar conhecimento da ao do suplicado em no querer devolver o carro, o suplicante registrou um Boletim de Ocorrncia n, o que nada foi feito de Delegado de Policia. (doc. Anexo). O suplicante adquiriu este veiculo para trabalhar, pois o mesmo profisso, e vem desde ento tendo prejuzos imensurveis com a ao perpetrada pelo suplicado em apropriar-se do carro que com tanto esforo adquiriu para tentar facilitar seu trabalho. O suplicado tem cincia de que o veiculo pertence ao suplicante, at porque possui registro publico do qual consta o verdadeiro proprietrio,(DUT). Mesmo assim, praticando verdadeiro esbulho possessrio, na medida em que nega-se a devolve-lo ao suplicante. DO DIREITO Data vnia, outro caminho no resta ao autor seno bater as portas do Poder Judicirio para objetivar ter de volta seu veiculo automotor marca/modelo,ano de fabricao , ano modelo, Gasolina ou lcool, cor, Chassi, placa, Cidade e Estado, que na realidade traduz numa autntica apropriao do bem objeto da lide, com o propsito nico e claro de lesar o suplicante. A pretenso do suplicante ter de volta seu veiculo automotor marca/modelo,ano de fabricao , ano modelo, Gasolina ou lcool, cor, Chassi, placa, Cidade e Estado, que est ILEGALMENTE na posse do suplicado. Prescreve a lei processual civil a possibilidade do juiz decretar a busca e apreenso de coisas(art.839), estando informado nos autos suficientemente o bom direito a amparar a pretenso da suplicante e o lugar onde se encontram o aludido veiculo, objeto do pedido (art.840). Assinala-se, em tese, a medida cautelar objetiva prevenir o exerccio pratico do processo de conhecimento ou de execuo, sendo, portanto, acessria, sob o ngulo processual, recebendo sempre reflexos do feito principal, sem que com isso perca a autonomia, j que se orienta por princpios que s a mesma se referem, constituindo sua caracterstica bsica e fundamental o acautelamento provisrio da demanda principal, elucidando, a propsito, Ernane Fidlis dos Santos(Novssimo Perfil do Processo Civil Brasileiro, p.23) que essa medida tem por finalidade assegurar eficcia do processo de modo que o tempo no impea ou dificulte sua efetivao. Para Nelson Nery Jnior e Rosa Maria Andrade Nery, da essncia do processo cautelar a urgncia da medida, o que lhe confere o nome de provimentos de urgncia em outros ordenamentos, como, v.g., o italiano. No

seria curial, portanto, fosse negada a possibilidade de o autor, diante de casos urgentes, obter liminar (CPC Comentado, p.935). DA LIMINAR Constituindo-se esse instituto jurdico, meio til a tutelar intio litis, o interesse de uma das partes, erige a lei processual as condies essenciais ao seu reconhecimento, a saber, o fumus boni iuris, consistente na viabilidade de a suplicante obter xito no processo, e o periculum in mora, que a possibilidade de que, antes de se atender o direito pleiteado, se positivo for o resultado do julgamento da lide ao suplicante, seja lhe causada leso grave de difcil reparao. Volve-se o esclio de ERNANE FIDLIS DOS SANTOS, de pois de doutrinar que o fumus boni iuris e o periculum in mora, so requisitos para toda e qualquer medida cautelar, elucida que em razo da autonomia do processo cautelar, qualquer deciso que se profira, deferindo ou indeferindo o pedido, nenhuma influencia, em principio, exercera, no processo de conhecimento ou de execuo a que se refere a cautela, e que para que se reconhea a existncia do requisito (periculum in mora), basta a possibilidade da existncia da leso, o que deve ser analisado dentro de critrios objetivos que permitam ao Julgador, ainda que por meros indcios, concluir pelo risco de danos ou prejuzos (Manual de Direito Processual Civil II/285/286). JURISPRUDNCIA DTZ1209909 - AGRAVO DE INSTRUMENTO. BUSCA E APREENSO. INDEFERIMENTO DO PLEITO LIMINAR. PEDIDO DE EFEITO ATIVO AO RECURSO. PRESENA DOS REQUISITOS AUTORIZADORES. BUSCA E APREENSO DEFERIDA. I - Presentes os requisitos autorizadores da busca e apreenso, possvel concesso da medida em tutela antecipada recursal. II Agravo provido. (TJMA - AI 258562005 - 2 C. Civ. - Rel. Des. Antonio Guerreiro Jnior. - DJ 21.03.2006). DTZ1016308 - AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSUAL CIVIL. BUSCA E APREENSO LIMINAR. CABIMENTO. A liminar de busca e apreenso emergiu no mundo jurdico com plena legalidade em face das peculiaridades do caso concreto, sem que venha a configurar afrontas ao devido processo legal ou ampla defesa por ter sido deferida inaudita altera pars. A norma especfica que rege a matria, ou seja, a Lei N. 911 de 01.01.1969, em seu art. 3, ainda em plena vigncia, vem autorizar o entendimento monocrtico apontado como ilegal, pelo que a jurisprudncia majoritria tem assentado que "a concesso liminar de busca e apreenso, sem audincia do ru, no inconstitucional" (in RT 764/303, RJTAMG 58/138, JTAERGS 92/117). Agravo improvido. Unanimidade. (TJMA - AI 3331/2004 - 4 C.Cv. - Rel.Des. Etelvina Luiza Ribeiro Gonalves - J. 18.05.2004) Ref. Legislativa: DLei n 911-69 Assim, h de acolhido o pleito veiculado nesta cautelar.

PEDIDO DE LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE Evidenciando a saciedade o fumus bonis iuris e o periculum in mora, despicienda a reproduo da moldura ftica alhures descrita, atrelada a situao da possibilidade de que este veiculo seja deteriorado ou quia repassado a terceiros de boa-fe, o suplicante requer seja-lhe concedida a liminar ET inaudita altera parte PARA DETERMINAR A IMEDIATA BUSCA E APREENSO DO VEICULO automotor marca/modelo,ano de fabricao , ano modelo, Gasolina ou lcool, cor, Chassi, placa, Cidade e Estado, QUE SE ENCONTRA EM PODER DO SUPLICADO. DA CARTA PRECATRIA ITINERANTE Caso o veculo objeto dessa lide no esteja nos limites da jurisdio de Vossa Excelncia, que seja expedida carta precatria itinerante, para que assim possa ser cumprido a sabia deciso proferida nos autos do processo por Vossa Excelncia. PROCEDNCIA DA AO E OUTROS PEDIDOS Ex positis, a suplicante requer: a) Seja-lhe concedida a LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE (art.804 do CPC) DE BUSCA E APREENSO DO VEICULO automotor marca/modelo,ano de fabricao , ano modelo, Gasolina ou lcool, cor, Chassi, placa, Cidade e Estado, que se encontra na residncia do suplicado, no endereo registrado no prembulo, expedindo-se mandado neste sentido, facultando aos oficiais de Justia utilizarem as prerrogativas do art.842 do CPC, entregando a suplicante seu veiculo, at deciso final destes processado; b) Seja, ao final DECRETADA BUSCA E APREENSO DO VEICULO automotor marca/modelo,ano de fabricao , ano modelo, Gasolina ou lcool, cor, Chassi, placa, Cidade e Estado, em favor da suplicante, condenando o suplicado ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios; c) A citao do suplicado no endereo registrado no prembulo, para querendo contestar a ao, sob pena de revelia; d )Seja concedido os benefcios da Justia Gratuita; e) A produo de provas documental, testemunhal, pericial,e, especialmente o depoimento pessoal do suplicado, sob pena de confisso; f) A remessa de cpia destes autos ao douto representante do Ministrio Publico para tomas as atitudes que entenderem necessrias ante a evidencia do cometimento nesta comarca de crime previsto no nosso ordenamento penal; g) A intimao do signatrio das vindouras publicaes em seu escritrio profissional, sito no endereo, Bairro Cidade e Estado. h) seja expedida carta precatria itinerante, para que assim possa ser cumprido a deciso.

Finalmente informa ao d. juzo que ser ajuizada a ao principal no tempo oportuno. VALOR DA CAUSA D-se presente causa, o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), para efeitos meramente fiscais. Nesses Termos. Pede Deferimento. Local e Data. OAB nmero

You might also like