You are on page 1of 2

FLUXOGRAMA:

Incio

OBSERVAES : 1 - Por intermdio do planejamento e do andamento da obra so identificadas as necessidades de aquisio de materiais e de contratao de servios. 2 - Primeiramente so definidos os possveis fornecedores de materiais e servios atravs de pesquisas e referncias, onde so considerados diversos fatores como localizao da empresa, valor do produto a ser comprado, pontualidade da entrega, qualidade do material ou servio, comprometimento do contratado, disponibilidade do material ou servio. 3 - Proceder a qualificao do fornecedor de acordo com o FQ 06.02 - Cadastro e Qualificao de Fornecedores. Para maiores informaes, ver IT 06.01 - Qualificao e Monitoramento de Fornecedores. 4 - O Departamento de Compras realiza as cotaes necessrias (trs, no mnimo) para todos os materiais solicitados. Em casos excepcionais, por tratar-se de produto caracterstico e especfico (ex.: asfalto e seus subprodutos), ou a critrio da Gerncia, esse nmero pode ser reduzido. 5 - O Departamento de Compras deve levar em considerao nas aquisies, qualidade tcnica para o produto mais adequado em sua finalidade e menores preos, sem comprometer as especificaes exigidas em projeto. 6 - Concluda a cotao e aprovada pela Gerncia, o processo finalizado junto ao fornecedor. A compra formalizada atravs do SM - Solicitao de Material (FQ 06.01-A), no caso de materiais, ou atravs do Formulrio para Solicitao de Contratao Servios ou Locao de Equipamentos (FQ 06.01-B). Os servios so realizados atravs de contratos, descrevendo claramente o material/servio adquirido, com suas respectivas especificaes tcnicas. 7 - A avaliao sobre o desempenho do fornecedor e a qualidade do material ou servio, no FQ 06.03 - Avaliao de Desempenho, no caso de materiais ou FQ 06.04 - Avaliao de Contratao de Servio, no caso de servios, de acordo com a IT 06.01 - Qualificao e Monitoramento de Fornecedores.

Identificar necessidade de materiais e/ou servios

1 A e/ou B

2 Definir fornecedores C e/ou A

qualificado?

No

Qualificar fornecedor

3 C

Sim

Realizar cotao

4 C e/ou A

Escolher fornecedor

5 C e/ou A

Formalizar compra/contratao

6 C

Avaliao final do fornecedor

7 A,C e D

FIM

RESPONSVEIS:
(A) - Coordenadores da equipe tcnica (engenheiro civil responsvel e arquiteto responsvel); (B) - Encarregado da Obra; (C) Departamento Administrativo; (D) Diretoria.

NATUREZA DAS ALTERAES:


Adequao ao Sistema de Gesto Integrado

REGISTROS:
Contrato de Prestao de Servio Solicitao de Material Solicitao de Contratao de Servios e Locao de Equipamentos Cadastro e Qualificao dos Fdornecedores Avaliao de desempenho

APROVAO:

Avaliao de Contratao de Servios

You might also like