You are on page 1of 40

Apostila histria

AULA 1

A PR-HISTRIA
O Paleoltico (600.000 - 10.000 a.C.)
O sucesso para espcie humana dependeu da sua capacidade de desenvolvimento da cultura e sua habilidade em transformar a natureza (uso de tecnologia), estes fatores contriburam para o desenvolvimento do crebro que tornava-se cada vez maior. Toda esta evoluo possibilitou tambm o desenvolvimento da fala que colocava o homem no lugar de destaque na histria. Sua organizao social: economia coletora (forma coletiva de apropriao de bens); controle do fogo; vida em bando (hordas ou tropas coletoras); artesanato domstico rudimentar; nomadismo; prticas rituais (enterrar mortos com comida e ferramentas); ferramentas de marfim, pedra e osso, arco e flecha, lanador de dardo, pescar com anzol e linha; magia simptica ou propiciatria: pinturas e esculturas para propiciar caa abundante (o homem reproduzindo o objeto do seu desejo); Na Bacia do Mediterrneo, na sia Menor e na ndia prevaleceu o trigo e a cevada; no Extremo Oriente o arroz e o milho na Amrica; Crescimento populacional decorrente da agricultura; Com os bedunos da Arbia e os mongis da sia central, a economia pastoril era predominante; Cermica, tecelagem (inveno do tear);

A Revoluo Urbana (4.000 - 3.000 a.C.)


A produo de excedentes possibilitou o nascimento da propriedade privada (alguns elementos do grupo se apropriaram do excedente comunal) e, com ela, a sociedade de classes. Segundo Engels; Desde o advento da Civilizao, chegou a ser to grande o aumento da riqueza, assumindo formas to variadas, de aplicao to extensa, e to habilmente administrada no interesse de seus possuidores, que ela, a riqueza, transformou-se em uma fora incontrolvel, oposta ao povo. A inteligncia humana v-se impotente e desordenada de sua prpria criao. Com a tecnologia das primeiras aldeias, com o uso controlado do calor em fornos de tijolos, para fazer po e queimar cermica, o homem comeou a fazer as primeiras experincias na metalurgia. O aparecimento da metalurgia aprofundou a diviso da sociedade entre agricultores e artesos. Com o arado de bois e a inveno da roda uma verdadeira revoluo agrcola aconteceria, isto ocorre a 3500 a.C. Os primeiros utenslios da nova tecnologia serviriam para produo de armas (pontas de lana, machados e similares), smbolos hierrquicos e objetos de culto, somente mais tarde houve a produo de artefatos de uso prtico. Os hbitos do sedentarismo levaram os ho mens a construir moradias fixas, assim os rudimentares utenslios mobilirios para dormir e saciar suas necessidades bsicas, de comer e guardar seus alimentos. Importante tambm salientarmos as cooperaes entre comunidades vizinhas, que faz surgir um pequeno comrcio de produtos, o que nem sempre foi regra, pois a dominao pela fora era uma forma, das mais primitivas, de conquista e obteno de novas tecnologias. A exigncia de obras coletivas como diques, drenagem de pntanos ou canais de irrigao exigiram uma direo nica, possibilitando no Vale do Nilo, do Tigre e do Eufrates e na Bacia do Indo a formao do Estado.

O Neoltico (10.000 - 4.000 a.C.) O processo de humanizao neste perodo


j estendia-se quase por todo mundo, ento habitvel. Dizemos isso pois, este perodo marcado pelo Pleistoceno, comeou a cerca de 1,6 milho de anos, a caracterstica deste perodo marcada pelas extremidades climticas (calor e frio, chuvas e secas). Somente a capacidade do homem em adaptar-se as vrias situaes climticas que possibilitou a sua sobrevivncia e disperso da espcie. O domnio do fogo e a capacidade de confeccionar roupas quentes permitiu a sobrevivncia do ser humano. Para termos uma idia no ano 8000 a.C. havia ainda pequenos bandos de homens que caavam e colhiam, nos dois mil anos seguintes o mundo viu uma exploso sem precedentes do numero de seres da espcie humana, ento j havia vilarejos considerveis que surgiam em certas regies.

Revoluo do Neoltico ou Agrcola


Aumentou significativamente o domnio do homem em relao ao meio.

AULA 2

A IDADE MDIA
A ALTA IDADE MDIA (V-XIII)
A crise do Imprio Romano no sculo III assinalou o incio da fase do Baixo Imprio, que se caracte rizou pelo processo de decadncia. Os fatores internos desta crise podem ser resumidos: no plano econmico, a mo-de-obra escrava foi sendo gradualmente substituda pelo regime de colonato; no plano social, o despovoamento das cidades e a ruralizao da sociedade em conseqncia da crise econmica; no plano poltico, o enfraquecimento do poder imperial pela sistemtica deposio dos imperadores pelo exrcito. Associados a estes problemas internos esto os fatores externos. Nas fronteiras do Reno, do Danbio e do Eufrates, o sistema defensivo do Imprio comeava a desmoronar frente presso das invases brbaras. sociedade, formada tambm pelos seus valores, como o Comitatus (unio de guerreiros ligados por juramento pessoal a um chefe e pagos com o saque). Os germnicos eram formados pelos borgndios, os francos, os saxes, os anglos, os lombardos, os godos (visigodos e ostrogodos), os vndalos, os suevos, os alamanos, os jutos e os frises. A ao evangelizado ra da Igreja converteu, lentamente, os pagos (francos, saxes e os anglos) e os arianos (como os visigodos), religio crist. A destruio das plantaes e a crise demogrfica causada pelas pestes e pelas guerras ace leraram o processo de ruralizao da Europa Ocidental. Os primeiros importantes reinos Romano-Germnicos a desaparecerem foram os do suevos e dos alamanos, na Pennsula Ibrica, conquistados pelos visigodos, no sculo VI. O Reino dos Vndalos, na frica do norte, foi destrudo pelo exrcito bizantino, integrado aos domnios de Constantinopla, em 533. O Reino dos Visigodos terminou com a chegada dos muulmanos na Pennsula Ibrica, em 711.

A Idade das Trevas (V-VIII)


Os povos germnicos viviam nas regies fron teirias do Imprio Romano, prximas aos rios. Nmades e pastores, estes povos encontravam-se ainda na fase de comunidade primitiva. Durante a crise do sculo III, iniciaram a ocupao pacfica de alguns territrios do Imprio: Roma cedeu-lhes as terras ocupadas, transformando-os em aliados e federados. No sculo V, os hunos (vindos do Extremo Oriente) invadiram as terras da Europa habitadas pelos germnicos: a Germnia. Estes, sob a presso dos hunos, iniciaram violentas invases ao decadente, catico e enfraquecido Imprio Romano. No ano de 476 a.C., Odoacro, rei dos hreclus, afastou do trono o ltimo imperador romano, Rmulo Augusto. Este fato utilizado, usualmente para marcar o fim da Histria Antiga e o incio da Idade Mdia.

O Feudalismo (X-XII)
A formao do feudalismo remonta da desintegrao do Baixo Imprio Romano. Com a chegada dos brbaros, nasceria a sociedade romano-germnica e nela os elementos formadores do Feudalismo. O processo de feudalizao se completou com as invases do sculo IX e pelo isolamento causado pelos muulmanos. Ao dominarem o mar Mediterrneo, esses bloquearam as atividades comerciais europias, concluindo a crise urbana que se arrastava deste o sculo III. A impossibilidade dos reis de protegerem seus vassalos das invases normandas, eslavas e magiares acelerou o fortalecimento dos senhores locais. a) Estrutura Econmica essencialmente agrria; nvel das foras produtivas era rudimentar; sistema comunitrio de cultivo impossibilitava avanos tecnolgicos; produo destinava-se subsistncia e procurava-se a auto-suficincia; restrita a circulao monetria; a mo-de-obra era servil; obrigaes dos servos: pagamento em produtos e trabalho b) Estrutura jurdica-poltica poder descentralizado; os reis no mais detinham o poder poltico centralizado;

Os Reinos Romano-Germnicos (VIII-X)


Reinos frgeis com fronteiras no definidas, esses por desconhecerem a noo de Estado, evoluram para realezas apoiadas na fora militar, sobrevivendo da explorao dos recursos das regies dominadas. Tentando manter as antigas instituies romanas, os germnicos possibilitaram a formao de uma nova

Apostila histria

direito consuetudinrio: baseado nos costumes. c) Estrutura social essencialmente aristocrtica; Realeza, seguindo-se o clero, a alta nobreza (Duques, Marqueses e Condes), a pequena nobreza (Viscondes, Bares e Cavaleiros), uma inexpressiva burguesia e a grande massa formados pelos servos e viles.

As Cruzadas
Os documentos da Idade Mdia se referem quase sempre a guerra santa, peregrinao ou expedio da cruz, isto porque o termo Cruzada s aparece de fato, quando esse acontecimento histrico j no era to intenso, em meados do sculo XIII. Cruzada vem do fato de seus participantes considerarem-se soldados de Cristo, marcados pelo sinal da cruz, e por isso bordarem uma cruz na roupa. Pode-se conceituar as Cruzadas como expedies de carter militar-religioso, que tinham por objetivo libertar Jerusalm e os locais sagrados que estavam sob domnio dos muulmanos. Expedies que osten tavam o emblema da cruz, mas que no passavam de guerras defensivas ou ofensivas. Portanto, todas as lutas contra os muulmanos (do Oriente Mdio e da Pennsula Ibrica), contra os povos eslavos pagos e contra os herticos, de qualquer parte da Europa Ocidental, eram por definio, Cruzadas.

A BAIXA IDADE MDIA (XII-XV)


Este perodo que se estendeu dos sculos XII ao XV, foi marcado por profundas alteraes na sociedade, as quais conduziram superao das estruturas feudais. A economia feudal auto-suficiente foi, lentamente, substituda por uma economia comercial. No plano social, a sociedade estamental foi se desintegrando e surgiu um novo grupo social ligado ao comrcio: a burguesia. Na poltica, o poder pessoal dos senhores feudais foi sendo paulatinamente substitudo pelo poder centralizador dos soberanos, originando as Monarquias feudais centralizadas. Tais mudanas foram decorrentes das prprias contradies do Feudalismo, que era incapaz de atender s necessidades da populao europia. Contudo, as estruturas feudais ainda conservaram por muito tempo suas caractersticas, formando um perodo de transio de um modo de produo para outro.

O Renascimento Comercial
Consistiu na reativao geral das atividades mercantis que ocorreram a partir do sculo XI, na Euro pa, atravs de rotas comerciais terrestres, e principalmente fluviais, pelos rios Danbio, Reno e Rdano (as pssimas condies das estradas explicam isto). Os fatores que possibilitaram o Renascimento Comercial foram: a segurana, com o fim das invases brbaras (os ltimos foram Hngaros e Normandos, em 955); a diminuio das guerras feudais, devido a Trgua de Deus e o Asilo de Deus, impostos pela Igreja Catlica; o aparecimento de excedentes de produo agrcola e artesanal, devido as melhorias tecnolgicas e o surto demogrfico; as Cruzadas, restabelecendo o contato do Ocidente com o Oriente e, a reabertura do Mar Mediterrneo.

O crescimento demogrfico
O fim das invases brbaras proporcionou ao homem medieval melhores condies de adaptao terra. As epidemias que se abatiam sobre a Europa, devido as invases, diminuram com o isolamento das populaes em feudos, o que dificultava o contgio. Como conseqncia, observa-se a partir do sculo X, o ndice de natalidade passa a superar o de mortalidade. Soma-se a isto, o processo de pacificao estimulado pela Igreja catlica, com a Trgua de Deus que diminu os conflitos blicos na Europa Ocidental. O crescimento demogrfico, entretanto, era incompatvel com a produo agrcola feudal que no aumentava na mesma proporo que a demanda de consumo. Houve uma expanso das fronteiras agrcolas com o desmatamento de bosques e florestas e com as tcnicas de drenagem dos pntanos, o que, no entanto foi insuficiente. Necessitava-se ampliar os limites geogrficos e para isso, utilizou-se neste processo de expanso, a prpria populao excedente, que participava das conquistas militares e da ocupao de territrios conquistados. Neste contexto que se insere a expanso da cristandade para o leste, no movimento das Cruzadas.

A Crise dos sculos XIV e XV


Em fins da Idade Mdia, a Europa ocidental foi profundamente abalada pela crise do sculo XIV. Essa crise, que contribui para acelerar o processo de declnio do feudalismo, foi motivada por trs fatores: a fome, a guerra e a peste.

AULA 3

A IDADE MODERNA
Absolutismo
Antecedentes Na Alta Idade Mdia (sc. V-X), no existiam na Europa pases onde a autonomia poltica fosse totalmente centralizada. Ao contrrio, essa autonomia caracterizava-se pela descentralizao e pelo particularismo. Isso significava que, por um lado o poder dos reis era extremamente fraco e por outro, que o poder dos nobres feudais era extremamente forte. Na Baixa Idade Mdia (sc. XI-XV) ocorreram inmeras transformaes na Europa Ocidental: no plano econmico, o renascimento comercial e urbano, contribui para acelerar a decadncia do feudalismo e no plano social, proporcionou o ressurgimento das cidades e o aparecimento de uma nova classe a burguesia. Essas modificaes econmicas e sociais provocaram transformaes polticas na Europa. Transformaes que caracterizavam-se pelo aparecimento do Estado Moderno (ou monarquias nacionais absolutistas). Desta maneira, houve a centralizao do poder poltico e o fortalecimento da autoridade real em pases como a Frana, Inglaterra, Portugal e Espanha. O Estado Moderno Absolutista A formao do Estado Moderno s ocorreu definitivamente com a consolidao de algumas caractersticas: centralizao do poder poltico, nas mo de um monarca que possua o poder absoluto, dentro de um determinado territrio; formao de exrcitos profissionais e permanentes, para proteger as fronteiras destes novos Estados e dan do a estes o monoplio do uso legtimo da fora; aparelho administrativo centralizado, encarregado de estabelecer os impostos, cunhar moedas e fiscalizar pesos e medidas. Essas caractersticas essenciais no ocorreram ao mesmo tempo nem da mesma forma nas diversas regies da Europa. Portanto, necessrio analisarmos os principais casos. Em meio a tantas mudanas estruturais, a Igre ja ainda vivia uma profunda crise, interna, de organizao e disciplina. O Grande Cisma do Ocidente ao final da Idade Mdia (1378-1415) evidenciava o desprestgio do papado. Alm disso, muitos clrigos ocupavam seus cargos sem terem vocao alguma. Eram nomeados Bispos, padres, Abades, graas ao pagamento de vultuosas quantias. Sendo assim, estes sacerdotes e religiosos no tinham condies de orientar os fiis, pois estavam preocupados com as coisas mundanas e bens materiais. Com todos esses problemas internos, para piorar ainda mais a imagem da Igreja, o alto clero de Roma comea a estimular inmeros negcios com a religio. Um exemplo a sinomia, isto , o comrcio de relquias religiosas e sagradas como os espinhos da coroa de Cristo, objetos pessoais de santos, imagens, etc. Em meio a tantas desgraas como a Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos, a fome,..., temerosos e igno rantes, os povos cristos ocidentais acreditavam que podiam comprar a salvao. A Igreja que sentia-se ameaada pelas novas foras sociais e para manter seu patrimnio, institucionalizou a venda de indulgncias, isto , o perdo dos pecados. Assim, mediante a um certo pagamento, destinado teoricamente, para financiar obras da Igreja, os fiis podiam comprar o perdo de seus pecados. Contudo, como era de se esperar, os abusos no tardaram e a venda de indulgncias, cargos eclesisticos e imagens se tornaram uma das vergonhas da Igreja Catlica. No setor econmico, o pensamento da Igreja era adequado ao Sistema Feudal, que baseava-se na auto-suficincia e o comrcio era apenas uma atividade marginal. Sendo assim, a usura (obteno de lucro) era condenada e a Igreja pregava a prtica do preo justo, onde uma mercadoria valia o preo de sua matria prima e mais uma nfima quantia pelo trabalho do arteso. No contexto dos tempos Modernos, com a Expanso Comercial e Martima, o pensamento econ mico da Igreja entra em choque com a burguesia. Essa classe, que procurava desenvolver o comrcio, tinha como grande obstculo as concepes catlicas. A burguesia ento sente necessidade de uma ideologia religiosa mais adequada ao capitalismo comercial. Em grande parte as idias reformistas satisfaziam estes anseios. Na poltica, o fortalecimento do Estado Nacio nal Absolutista entra em confronto com a universalidade e supremacia do poder pontificial, por vrias vezes.

A REFORMA PROTESTANTE
A Igreja Catlica, a mais imponente instituio da Idade Mdia, sofreu um grande golpe no sc. XVI. O desenvolvimento cultural, econmico e poltico, facilitou a divulgao dos conhecimentos religiosos e o florescimento dos anseios dos homens modernos que valorizavam o Racionalismo.

Apostila histria

Os reis rejeitavam a intromisso do Papa nos assuntos internos de seus governos considerando este um estrangeiro.

O MERCANTILISMO
Todos os pases europeus ocidentais partiam do princpio que a riqueza estava representada na quantidade de ouro e prata acumulada. Este pressuposto era originrio do imenso fortalecimento que, agora, este Estado teria de ter para manter-se (a manuteno do exrcito permanente e de uma marinha poderosa, recursos que pagassem os funcionrios reais, a manuteno do aparelho administrativo estatal somado com o custeio que a corte financiaria as investidas blicas, com suas guerras de conquista no exterior). O mercantilismo foi a poltica econmica que vigorou no Antigo Regime. Tambm conhecido como: pr-capitalismo ou capitalismo comercial, representou a poltica econmica dos Estados Modernos em sua fase transio para o capitalismo. Em princpio, os Estados apresentaram alguns pressupostos bsicos: abundncia de ouro e prata como riqueza; desenvolvimento do comrcio; saldo favorvel na balana de comrcio; colonialismo; monoplio; intervencionismo estatal; dirigismo econmico; protecionismo alfandegrio. A balana comercial favorvel foi um importante mecanismo do perodo mercantilista europeu. Sendo o ouro e a prata a principal moeda, neste momento, a acumulao destes metais foi resultado de uma poltica de grande exportao e pouca importao, assim incrementando o comrcio exterior unilateralmente, gerando nos pases o germe de um nacionalismo exacerbado, o que mais tarde viria a causar guerras permanentes entre as potncias europias.

sua relao com o Oriente lhe possibilitava acesso ao acar, almen, ouro, cnfora, sndalo, pedras precio sas e porcelanas. J as especiarias eram divididas em condimentos, como cravo e canela, pimenta, destilados, gengibre, noz-moscada, assim como artigos medicinais, como benjoim, blsamos e ungentos. No sculo XV, a maior parte das rotas comerciais mediterrneas era monoplio das cidades italianas que, aliadas aos muulmanos, controlavam a quantidade e os preos dos produtos orientais na Europa. Em 1453, a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos aumentou sensivelmente os preos dos produtos orientais, pois esses aumentaram ainda mais as tarifas de comrcio. Chegar s ndias sem passar pelo Mediterrneo seria a grande sada para os comercian tes europeus. Financiada pela burguesia e patrocinada pelos reis, comeava a expanso martima.

O RENASCIMENTO
A partir do sculo XIV, na Itlia, muitos ho mens (Letrados profissionais, burgueses, eclesisticos, professores universitrios, mdicos, funcionrios, etc.) comearam a reunir obras da Antigidade greco-latina, que at ento se encontravam distribudas nos mosteiros medievais. A influncia da cultura greco-romana e o sbito reviver desta, so designados pelo termo Renascimento, que foi o aprofundamento de uma srie de renascimentos que se alongam desde o sculo XI, fazendo sentir-se por toda a Baixa Idade Mdia. O homem renascentista caracteriza-se pelo individualismo, racionalismo, otimismo, naturalismo e hedonismo (paixo pelos prazeres mundanos). Esta nova viso de mundo era compatvel com o mundo burgus (novo rico), que se contrape ao homem medieval, que preza pela tica e moral da aristocracia medieval. O Renascimento no pode ser desassociado do Humanismo. O termo Humanismo originrio do Latin Humanus, que significa cultivado, assim podemos entender porque o homem passa a ser valorizado, pois implanta-se a concepo antropocntrica (homem no centro do universo) que contrape-se ao teocentrismo (Deus como centro do universo) A difuso do Humanismo contou com a ajuda de alguns fatores importantes: o aperfeioamento da imprensa, a decadncia de Constantinopla (xodo de intelectuais bizantinos para a Europa Ocidental), a Expanso Comercial e Martima e o mecenato. Modificando o mtodo de ensino, introduzindo o estudo das lnguas clssicas (latim e grego) e salientando a anlise e a crtica na investigao cientfica, o humanismo deu as bases para o Renascimento. A cultura renascentista ganha fora e proteo atravs dos financiamentos da prspera burguesia europia, onde grandes banqueiros, comerciantes e at Papas formavam essa elite que mantinham os intelectuais e artistas renascentistas.

A EXPANSO MARTIMA E COMERCIAL


O consumo das especiarias se difundiu na Europa ocidental no perodo das Cruzadas. A intolerncia dos turcos sejlcidas, novos donos da Palestina, levara os europeus ao Oriente. Dessa forma, as Cruzadas abriram o Mediterrneo s embarcaes ocidentais, em especial as frotas de Gnova, Veneza e Pisa que mantinham estreitas ligaes com os portos orientais, como Alexandria, Acra, Trpoli e Beirute. O continente europeu possua madeira, pedra, cobre, ferro, chumbo e estanho, assim como peixe, carne, frutas e tambm linho e l, que serviriam para seu agasalho, alimentao e infra-estrutura. Porm,

A expresso do humanismo nas artes, letras, filosofia, msica e cincia fomentavam o Renascimento, que teve seu apogeu entre 1490 e 1560. Os fatores que geraram o renascimento podem ser explicados no plano econmico, social e intelectual. Quando nos referimos no texto acima que o Renascimento, foi o aprofundamento de uma srie de renascimentos, nos reportamos ao renascimento comercial, que reativou o intercmbio cultural do Ocidente e Oriente, onde as cidades representavam um avano no plano social. Com a urbanizao estas foram o bero do Renascimento. No plano intelectual, a pesquisa e o estudo

nas bibliotecas de mosteiros medievais foram decisivos para o contato com as obras clssicas greco-romanas. A Itlia o bero de uma nova cultura. Eram nas cidades italianas onde o comrcio de especiarias com o Oriente proporcionava uma fabulosa efervescncia, ocasionada pelo intercmbio cultural, que o movimento florescia. Este contato era mantido principalmente com as civilizaes bizantina e sarracena, dando-se este encontro nas principais cidades mediterrneas, Veneza, Pisa, Gnova, Florena e Roma. Havia ali uma dinmica burguesia que incentivaria as grandes transformaes culturais.

AULA 4

A IDADE contempornea os sculos xviii e xix


A REVOLUO FRANCESA
A Revoluo Francesa no deve ser considerada apenas como uma revoluo burguesa. Embora esta tenha sido a ideologia e sus forma dominante, ela foi o produto da confluncia de quatro movimentos distintos: uma revoluo aristocrtica (1787/89), uma revoluo camponesa (1789/99) e uma revoluo do proletariado urbano (1789/93). Tambm no se deve supor que a revoluo tenha comeado em 1789, pois neste ano comea a tomada do poder pela burguesia e no o incio do processo revolucionrio. Este comeou em 1787, com a revoluo da aristocracia (ou Revolta dos Notveis) contra a tentativa da monarquia de taxar suas terras. Foi este fato que criou condies e a oportunidade para a burguesia tomar o poder. Por outro, sem a revoluo dos camponeses, o regime feudal no seria destrudo por completo e sem a contra-revoluo da aristocracia que culminou com o apelo interveno estrangeira no teria se desenvolvido a revoluo do proletariado urbano. E, assim, sem este ltimo, a burguesia no teria resistido invaso estrangeira e portanto permitido que a revoluo chegasse a seu termo lgico e historicamente possvel. mos da burguesia comercial, industrial e financeira. O nascimento do proletariado um outro fator importante na anlise dos antecedentes da Revoluo Industrial. O processo de cercamento dos campos, onde os camponeses, arrendatrios de terras, foram expulsos a partir da monetarizao da terra, o que aumentou o nmero de desempregados nas cidades, que j era grande em funo da falncia do antigo sistema de corporaes de ofcio, que, por no suportarem a concorrncia fabril, lanou um elevado nmero de artesos no novo mercado de assalariados. O Capitalismo Concorrencial ou Clssico Tendo seu incio na Inglaterra e, posteriormente, se expandindo para a Blgica, Frana, Alemanha, Itlia, Pases Escandinavos, Estados Unidos e Japo. O capitalismo Industrial e Liberal foi marcado pela formao de pequenas e mdias empresas, onde as industrias dominavam as demais atividades econmicas.

A II REVOLUO INDUSTRIAL
Iniciada em meados do sculo XIX, a II Revoluo Industrial trouxe modificaes tecnolgicas para a produo, que permitiram a passagem do Capitalismo comercial para o Capitalismo financeiro (ou monopolista). Esta nova modalidade de capitalismo nasce quando os grandes bancos e instituies financeiras passaram a controlar, atravs de emprstimos e compra de aes, as industrias, o comrcio, a agricultura e a pecuria. A grande concentrao de capital permitiu a formao de grandes empresas as multinacionais. Contudo, contraditoriamente ao liberalismo e o laissez-faire, que possibilitou a expanso do capitalismo, este agora passa a basear-se no monopolismo, onde

REVOLUO INDUSTRIAL
A sociedade europia ocidental passou, a partir do sculo XVIII, por um processo de transformao radical, dando origem ao mundo capitalista contemporneo. Sendo assim, a Revoluo Industrial no pode ser vista como um simples processo de desenvolvimento tecnolgico. A Idade Moderna, como fase de acumulao primitiva do capital, reuniu o principal elemento necessrio para a ecloso do capitalismo: concentrao de meios de produo e de vultosas somas de dinheiro nas

Apostila histria

surgem organizaes e associaes na forma de Cartel, Holding e Truste, que visavam manter altos preos e controlar os mercados, assegurando assim sua taxa de lucros. Portanto este perodo marca o predomnio das finanas sobre a produo e a circulao de mercadorias. A partir de 1870, com o advento da energia eltrica, que passa a ser aplicada no processo produtivo, esta ocasiona um rpido desenvolvimento, estimulando ainda novos setores como: a siderurgia (ao), o de mquinas, o qumico, etc. A energia eltrica era aplicada tambm na iluminao pblica e nos transportes. O petrleo (ouro negro) e seus subprodutos passam a substituir o carvo sendo aplicado em motores de combusto interna.

Com a maior produtividade, o mercado consumidor europeu no conseguia absorver o grande volume de produtos ofertados. Dentro das fbricas e indstrias as mquinas passaram a ter capacidade ociosa, isto , tinham que parar de produzir para no inundarem o mercado. O capital acumulado no tinha mais onde ser investido dentro da Europa, pois j no havia mais tempo para que este completasse seu ciclo (capital > mercadoria > capital).

AULA 5

A IDADE contempornea os sculos xX e xxi


A I GRANDE GUERRA (1914 -1918)
Maurice Crouzet classificou o incio do sculo XX como o perodo do capitalismo triunfante (62% das exportaes de produtos fabris e mais de 80% dos investimentos de capitais no exterior pertenciam Europa) onde, ao lado do crescimento econmico, os antagonismos entre as grandes potncias imperialistas aumentavam, acarretando a formao de um grande sistema de alianas, onde as naes tentavam organizar um bloco de sustentao de suas atuaes. Dos 23 Estados europeus, 20 eram monarquias e apenas a Frana, Portugal e Sua eram repblicas. O parlamentarismo limitava-se Frana, Blgica e Gr-Bretanha e os demais pases apresentavam formas autoritrias de governo. Socialmente, a velha Europa Oriental a nobreza ainda predominava e nos Estados europeus ocidentais o rpido processo de industrializao colocava a burguesia e o proletariado em oposio. Fora da Europa, apenas o Japo e os Estados Unidos permaneciam fora da influncia europia, bem como disputavam com essas reas de influncias. O problema central do momento estava na corrida imperialista e nos limites da diviso econmica do mundo. O crescimento alemo nos ramos da siderurgia, da qumica, dos transportes e nas manufaturas de instrumentos cientficos acarretou um desequilbrio econmico na Europa, o que fortaleceu as rivalidades com a Inglaterra, at ento a potncia econmica-finan ceira do mundo. No ponto de vista ideolgico, essas rivalidades acende ram os nacionalismos europeus, que vinham disfaras os interesses imperialistas o pan-germanismo, afirmando a superioridade da raa alem, o revanchismo da Frana em relao Alemanha e o pan-eslavismo, que colocava a Rssia como protetora dos povos eslavos nos Blcs. O assassinato de Francisco Fernando, arquiduque herdeiro do trono austraco em Sarajevo por um estudante da Bsnia-Herzegovina, em 26 de junho de 1914 seria a causa imediata do conflito. Na seqncia, vieram os acontecimentos: a ustria, apoiada pela Alemanha, atacou a Srvia, depois de ter seu ultimato no atendido; a Rssia preparou a defesa da Srvia, recebendo um ultimato alemo para desmobilizar suas tropas; em agosto, a Alemanha declarou guerra Rssia e Frana; a Blgica foi invadida pela Alemanha, que ignorou sua neutralidade, o que levou a Inglaterra declarar guerra a Alemanha e a Itlia se omitiu, afirmando que no ajudaria a Alemanha e a ustria pois esses pases no foram atacados..

PERODO ENTRE-GUERRAS
A Economia Ocidental no Ps-Primeira Guerra Mundial Um trao distintivo do perodo ps-Primeira Guerra Mundial foi o aumento da interdependncia econmica entre os pases. Por um lado, aumentava a circulao geral de bens e fundos e, por outro, na hiptese de uma crise, esta teria tambm carter mundial. At o incio da Primeira Guerra, as grandes potncias industriais reservavam mercados para obter matrias-primas e colocar seus produtos manufaturados. A Primeira Guerra mudou esse panorama. Os pases aliados passaram a depender dos EUA, como fornecedores de capitais e produtos para o esforo de guerra. Ao trmino da Primeira Guerra, a Europa dependia muito dos EUA. Aps o trmino do conflito, os EUA forneceram

capitais para a reconstruo da economia europia que, num intervalo relativamente curto (1918/1924), conseguiu recuperar-se. Essa recuperao provocou efeitos diretos na economia norte-americana. Os pases europeus procuraram dinamizar suas respectivas produes e tornarem-se menos dependentes dos pro dutos norte-americanos. Durante e logo aps a guerra os empresrios agrcolas norte-americanos haviam investido muito na aquisio de terras, equipamentos, e todo o necessrio para atender demanda crescente dos mercados internos e externos. A partir de 1924, aps exuberantes colheitas, h uma queda na procura e os preos comeam a cair. Os agricultores precisavam vender seus produtos para saldar dvidas e hipotecas, mas no conseguem faz-lo, o que agradava o quadro. No mercado de ttulos e valores havia um clima de euforia. Facilitava-se o crdito para que pequenos investidores comprassem aes na bolsa. Os grandes investidores especializaram-se no negcio de compra e venda de aes fazendo fortunas de um dia para o outro. Dinamizava-se o mercado financeiro e investiam-se menos no setor produtivo. Ascenso do nazi-fascismo Os fascistas: Exigindo uma mobilidade de massas de baixo para cima, os fascistas apresentavam algumas caractersticas marcantes tal como o anticomunismo, o anticapitalismo, o antiparlamentarismo, o corporativismo, uma forte interveno do estado na economia, o irracionalismo e o racismo, que a princpio desenvolveu o anti-semitismo na Alemanha e, a partir de 1938, tambm esteve presente na Itlia. (Alemanha, Itlia, Hungria, Romnia e outros) Antiliberal, condenavam o Iluminismo, trazendo assim a simpatia da igreja catlica e denunciavam a emancipao liberal das mulheres. Tendo como base de legitimidade o apoio das massas e ideologias que fabricavam um passado perfeito que nunca existiu, os fascistas combatiam as massas organizadas principalmente a partir das guerras , conseguindo desta maneira reforar o conservadorismo de vrios segmentos sociais. O medo dos grandes movimentos migratrios, internos e externos, o esmagamento promovido pelas grandes empresas e a crise econmica aproximava as camadas mdias e mdias baixas ao fascismo. Estudantes (13 % dos fascistas da Itlia antes de 1921) e ex-soldados (57% dos primeiros fascistas italianos). Alimentavam o anticomunismo como carro chefe, responsvel pela ameaa ordem social. O apoio do grande capital ao nazi-fascismo no veio no incio nem to pouco foi incondicional, entretanto no momento em que a grande depresso ameaou a reproduo capitalista, esse casamento facilmente identificado. Pelo fato de eliminar a revoluo social de esquerda, controlar sindicatos e outros limitadores dos empresrios e favorecer a concentrao de

renda (enquanto nos Estados Unidos os 5 % mais ricos entre 1929-41 a fatia da renda nacional caiu 20 % , na Alemanha os mesmos 5 % ganharam 15 % da renda no esmo perodo) o nazismo, em especial, recebeu uma generosa benevolncia do grande capital. Na Amrica Latina houve a influncia aberta e reconhecida desta corrente da extrema direita. No citar Jorge Eliezer da Colmbia, Juan Domingo Peron da Argentina e Getlio Vargas seria uma grande injustia O Fascismo contribuiu para a unidade contrria quando combate todos (liberais, comunistas, socialistas e outros regimes democrticos), o que o responsabiliza, sem dvida pelo incio da Segunda Grande Guerra. Desta forma, a Era das Catstrofes marcou profundamente a histria da Europa e de boa parte do mundo globalizado. Muitas vezes nos pegamos frente misria humana de nosso cotidiano, onde verdadeiros farrapos humanos tentam sobreviver pelas ruas de nossas cidades e isto nos tira a sensibilidade de quantificar como esse perodo foi arrasador e transformador principalmente para o ocidente. Com tantas catstrofes brasileiras no sei se seria to importante evidenciar mais esta. Mas j o fizemos.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Quase todos os historiadores concordam que a causa diplomtica mais profunda da Segunda Guerra Mundial tem sua origem no Tratado de Versalhes, assinado entre as potncias vencedoras da Primeira Grande Guerra (EUA, Inglaterra, Frana) e as vencidas (a Alemanha e a ustria). A Alemanha se viu despojada da Alscia-Lorena (que havia conquistado na guerra franco-prussiana de 1870) e teve de ceder Polnia uma faixa de territrio que lhe dava acesso ao Mar Bltico (o chamado corredor polons). A cidade alem de Danzig passaria ao controle da Liga das Naes e o territrio do Sarre, rico em carvo foi cedido por um perodo de 15 anos Frana. Tambm foi vedado Alemanha possuir um exrcito superior a 100 mil homens exigiu-se a desmilitarizao da Rennia (regio fronteiria com a Frana), assim como o desmantelamento das fortificaes situadas a 50 km do rio Reno. Viu-se compelida a entregar todos os navios mercantes cuja tonelagem ultrapassasse a 1.600 toneladas e ceder gado, carvo, locomotivas, vages, cabos submarinos, etc. A quantidade da sua dvida com os aliados foi fixada na Conferncia de Bologna (21 de junho de 1920) em 269 bilhes de marcos-ouro a serem pagas em 42 anualidades. No poderia desenvolver pesquisas b licas, possuir submarinos ou realizar projetos militares (avies, canhes, etc.).

PERODO PS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a

Apostila histria

Europa se encontrava completamente destruda: milhares de mortos, parques industriais e regies agrcolas arrasadas, cidades desestruturadas, desemprego, economia instvel e profundos problemas sociais. Os EUA, no entanto, saram beneficiados do conflito, estando em condies de financiar a recuperao dos pases destrudos. Os EUA emergiram da Segunda Guerra com seu parque industrial em expanso absorvendo a massa de desempregados da Grande Depresso alm de o pas ter sofrido poucas perdas humanas e destruio material. Sua economia tornou-se mundialmente dominante, seno que sua produo industrial, em 1945, correspondia a 60% da produo mundial, ao passo que seus antigos rivais (Alemanha, Itlia e Japo) estavam semidestrudos e mesmo seus aliados capitalistas tornaram-se seus devedores ( o caso de Inglaterra e Frana). A derrota do nazi-fascismo marcou o triunfo de uma forma de capitalismo cosmopolita, sob a liderana dos EUA. A Unio Sovitica, por sua vez, devido ao papel determinante para a vitria sobre a Alemanha no flanco da Europa oriental e com sua fora militar (mesmo com as baixas decorrentes do conflito) surgia como fora poltica e diplomtica. O pas passara a ter seus interesses reconhecidos em uma esfera de influncia junto s fronteiras europias,ao mesmo tempo que a presena do Exrcito Vermelho na Europa central e no Extremo Oriente, bem como o fortalecimento da esquerda em termos mundiais acentuavam o poderio sovitico. A situao hegemnica dos EUA em nvel mundial lhe permitiu a estruturao de uma ordem mundial quase inteiramente a seu molde, conhecida como Pax Americana. No plano poltico-militar, o pas dominava os mares, possua bases areas navais, alm de exrcitos, em todos os continentes, bem como a bomba atmica e uma aviao estratgica. No plano econmico, o dlar imps sua vontade aos pases capitalistas com a Conferncia de Bretton Woods (1944), com a criao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Devido a debilidade dos demais Estados, o capitalismo norte-americano tornou-os tributrios de sua economia graas utilizao do dlar enquanto principal moeda do comrcio internacional.

siva na construo de uma nova ordem mundial. Estes acontecimentos e o triunfo da globalizao econmica levaram, ento, caracterizao da era vindoura, a partir de duas perspectivas englobando os planos diplomtico, militar e estratgicos: a unipolar, na qual os EUA adquirem uma posio dominante, principalmente pela falta de adversrios altura e a multipolar, que respeitando os elementos-chave da unipolaridade, trabalha a perspectiva eco nmico-tecnolgica. Tal paradoxo explicvel pela pressuposio do carter transitrio do sistema internacional de sordem mundial, que se direciona para um perodo ps-hegemnico, caracterizado pela diluio (e no reduo) do poder. A percepo da posio contraditria dos EUA, unipotncia militar no mundo multipolar econmico-tecnolgico, leva o pas a redirecionar seu poder e reorganizar o sistema internacional para diminuir os custos e fortalecer a posio alcanada durante a Guerra Fria. Para tanto, passou a aprofundar sua ascendncia sobre os instrumentos internacionais institucionais e de mercado como forma de manter sua posio de poder. A ampliao da OTAN, a transformao do GATT em OMC, o crescente poder atribudo ao FMI a ao Banco Mundial e a prpria ONU compem este processo de projeo (e consolidao) internacional do poderio norte-americano. A Nova Ordem Mundial idealizada pelos EUA apostava num papel renovado para as Naes Unidas e outras organizaes internacionais, com o objetivo declarado de expandir a democracia e o livre mercado. Dentro deste esquema, a OTAN representava uma prioridade e um modelo ideal. Enquanto tal estratgia mantinha os aliados subordinados uma estratgia geral ela repartia os custos com estes mesmos pases. pelos Estados Unidos e Frana, visando a despetar os sentimentos nacionalistas das inmeras nacionalidades submetidas ao jugo dos velhos imprios.

NOVA ORDEM MUNDIAL


Na poca em que Mikhail Gorbatchev e George Bush fizeram a reunio de cpula na Ilha de Malta, no Mar Mediterrneo, em dezembro de 1989, o mundo ainda sofria o impacto da derrubada do muro de Berlim, ocorrida em novembro do mesmo ano. A crise que o socialismo atravessava parecia prenunciar a falncia do bloco sovitico. No fim da dcada, os EUA apareciam diante do mundo como os vencedores da Guerra Fria, como a nica superpotncia que deveria ter a voz deci-

AULA 6

brasil colnia
Os ndios
Os dois principais grupos de ndios brasileiros praticavam uma agricultura bastante adaptada ao intertrpicos, tendo como produto principal, a mandioca. Por volta do ano mil antes de Cristo, os dois grupos se encontravam entre Rondnia, o Amazonas e a Bolvia. Mudanas climticas podem ter iniciado os movimentos migratrios. Os tupis marcharam at o Paran e, da, iniciaram a caminhada para o norte., atingindo a Bahia no sculo XIII. J os arawak foram para o norte, povoando a Amaznia , os primeiros degraus do planalto pervio-boliviano e atingindo, mais ao norte, as Antilhas. Quando chegara ao litoral, os tupis-guaranis j desenvolviam a cermica, tendo domesticado a mandioca, feijo, abbora , a batata-doce, o amendoim, a banana e o milho. O plantio se desenvolvia em clareiras que, depois de esgotadas, entravam em um perodo de repouso. Os ndios, como todas as comunidades no-mercantis, no assimilavam a necessidade do trabalho duro para a produo de grandes excedentes, o que rendeu a esses povos a fama de vagabundos e indolentes . A resistncia indgena ao processo de aculturamento no tardou. No Rio de Janeiro, os tamoios formaram forte resistncia penetrao dos europeus no continente. Na chegada dos portugueses havia no Brasil uma populao indgena de cerca de dois milhes . As populaes amerndias j apresentavam uma grande uniformidade cultural e lingstica, podendo ser distinguidos dois grupos: os tupi-guaranis e os arawak (distribudos pela Amaznia ocidental at os altiplanos da Bolvia e Peru). Os primeiros ocupavam praticamente toda costa brasileira. Os tupis ou tupinambs ocupavam do norte at o atual Estado de So Paulo; os guaranis, de So Paulo at o extremo sul. Os tapuias representam uma grande variedade de grupos (aimors, tremenbs ou goitacases).

Incio de colonizao
As Capitanias Hereditrias A expedio de Martim Afonso de Sousa (1530-1533) marca o incio dessa nova fase. Patrulhar a costa, estabelecer uma colnia atravs da concesso no-hereditria de terras aos povoadores que trazia (So Vicente, 1532) e explorar a terra foram seus objetivos. Dom Joo III optou ento pelo uso das Capitanias Hereditrias, 15 quinhes entregues aos capites-do natrios (pequena nobreza, burocratas e comerciantes, todos ligados com a Coroa. Entre os donatrios, Martim Afonso, experiente navegador, Duarte Coelho, militar no Oriente, com xito em Pernambuco, Jorge Figueiredo Correia, comerciante e escrivo e Pero do Campo Tourinho. Antes de 1532, Ferno de Noronha recebeu a primeira capitania no Brasil. Como o comrcio com as ndias e com as ilhas do Atlntico eram mais atrativos, a grande nobreza acabou no participando da ocupao inicial do territrio. Recebendo a posse, e no a propriedade da terra, os donatrios tinham extensos poderes econ micos (arrecadao de tributos) e administrativos. A instalao de engenhos de acar e de moinhos de gua e o uso de depsitos de sal dependiam do pagamento de direitos; parte dos tributos devidos Coroa pela explorao do pau-brasil, de metais preciosos e de derivados da pesca cabiam tambm aos donatrios. Do ponto de vista administrativos, eles tinham o monoplio da justia, autorizao para fundar vilas, doar sesmarias (extenso de terra virgem doada a um sesmeiro, com a obrigao raramente cumprida de cultiv-la no prazo de cinco anos e de pagar o tributo devido Coroa), alistar colonos para fins militares e formar milcias sob seu comando. Assim, o sistema de capitanias hereditrias reproduzia algumas relaes da sociedade medieval no Brasil, como o uso das banalidades, entre outros.

Os perodos do Brasil Colonial


1) Da chegada de Cabral formao do Governo Geral (1500-1549): reconhecimento e posse da terra e um pequeno comrcio 2) Do Governo Geral at o final do sculo XVIII (15491790): montagem da empresa colonizadora 3) Da crise do Antigo Regime Independncia (17901822): crise do sistema colonial portugus.

O Governo Geral
O aparecimento dos primeiros sinais de crise no comrcio das ndias, as derrotas militares portugue sas no Marrocos e o fato da Espanha ter encontrado a grande mina de prata de Potos, em 1545, levou Portugal a criar o Governo Geral, mandando para o Brasil Tom de Souza, importante fidalgo com experincia na frica e na ndia, em 1549, representando um passo importante na administrao colonial, terminando assim a tentativa de explorao do Brasil controlada por particulares. O processo de colonizao iniciado pelo governador geral passava principalmente pelo assenta-

10

Apostila histria

mento dos colonos, por isso o incentivo implantao dos engenhos, a organizao de feiras regulares, entre outras aes. Trazidos de Cabo Verde, Tom de Souza distribua, como forma de pagamento de soldos, gado bovino (Garcia d`vila, criado do governador-geral, recebeu duas cabeas de gado e, dois anos depois, j possua duzentos, o que iria lhe transformar em um dos maiores latifundirios da histria da Amrica). Com a fundao de Salvador introduzida a organizao das cmaras, chamadas em Portugal de concelhos.

frica ocidental, Sudo egpcio e da costa norte do Golfo da Guin e os bantos (angolas, bengalas, monjolos, moambiques), da frica equatorial e tropical, de parte do Golfo da Guin, do Congo, Angola e Moambique. Os centros importadores mais importantes foram Salvador, que contava com o fumo como forte moeda de troca, e o Rio de Janeiro, que recebeu principalmente escravos de Angola.

A Grande Propriedade Agroexportadora


A monocultura voltada para o mercado externo, com o uso da mo-de-obra escrava caracteriza o plantation. Todavia, estudos recentes demonstram que a Coroa no estimulava apenas esse tipo de ocupao. A plantao voltada para o mercado interno tambm era incentivada. E mais. No se pode esquecer a importncia de brancos e pequenos proprietrios, bem como um campesinato. Outro ponto geralmente esquecido pela historiografia tradicional a acumulao urbana. A acumulao de capitais nas mos de um reduzido, mas poderoso grupo, principalmente a partir do sculo XVIII, no Rio de Janeiro, por capitais investidos no trfico de escravos. Esse importante grupo diversificava sua atuao em investimentos em prdios urbanos, na usura e nas operaes de importao e exportao. O Estado e Igreja Catlica foram as duas instituies bsicas na administrao do mundo colonial. Ao Estado coube o papel de garantir a soberania portuguesa sobre o Brasil, desenvolver sua administrao e o povoamento, resolver os problemas decorrentes da mo-de-obra e consolidar o sistema colonial.

O Trabalho Compulsrio
A falta de trabalhadores europeus que pudessem migrar para a Amrica levou Portugal a pensar uma forma de mo-de-obra conveniente para os fins da colonizao. Inicialmente, o ndio foi utilizado mas, em seguida substitudo lenta e parcialmente pelo negro. Essa substituio foi bastante heterognea. Nos centros econmicos mais prsperos ela ocorreu de forma menos demorada (acar) e nos menos prsperos (So Paulo), apenas no sculo XVIII, com a descoberta do ouro, os ndios foram substitudos pelos negros. A escravizao do ndio (em decorrncia das guerras justas, guerras defensivas, ou como punio pela prtica da antropofagia, ou pela compra de prisio neiros de outras tribos) contou com uma grande rede de resistncia dentro do quadro dos interesses coloniais: a inexistncia do trabalho intensivo e da escravido nas suas estruturas sociais; a facilidade das fugas em massa, por estarem em seus territrios e as catstro fes demogrficas provenientes das epidemias (sarampo, varola, gripe, etc.) que, entre 1562 e 1563 mataram, somente no litoral, 60 mil ndios. Em 1758, a Coroa determinou a libertao dos ndios de forma definitiva. Assim, em 1570 incentivou-se a importao de escravos africanos e, no final do mesmo sculo, o comrcio de escravos j estava estruturado e lucrativo. Muitos escravos negros tinham suas origens em socie dades que j conheciam o uso do ferro e da criao de gado, o que facilitou o processo de aculturamento. Calcula-se que, na primeira metade do sculo XVII o custo do escravo, na economia aucareira, era amortizado em 16 meses e, no sculo XVII, quando seu custo subiu bastante, em 30 meses. Estima-se que entre 1550 e 1850 entraram no Brasil 4 milhes de escravos pelos portos, maioritariamente, jovens do sexo masculino. A Guin (Bissau e Cacheu) e a Costa da Mina foram as regies que mais forneceram escravos para o Brasil no sculo XVI. A partir do sculo XVII, as regies mais ao sul, Congo e Angola, assumiram esse papel, pelos portos de Luanda, Benguela e Cabinda. J no sculo XVIII, 70 % dos escravos negros tinham sua origem em Angola. Numa classificao reducionista costuma-se classificar os escravos negros em dois grupos: os sudanese (iorubas, jejes, tapas, haus) provenientes da

As Divises Sociais
O princpio da pureza do sangue era o principal fator de distino e discriminao social. Cristos-novos, negros, mesmo livres, ndios e muitos mestios no podiam ocupar cargos de governo, receber ttulos de nobreza ou participar de irmandades. Todavia, a principal forma discriminatria era a separao de pessoas e no-pessoas, livres e escravos, considerados juridicamente como coisas.No fim do perodo colonial negros e mulatos representavam 75 % da populao de Minas Gerais, 68% de Pernambuco, 79% da Bahia, 64% do Rio de Janeiro e 44% de So Paulo. Os cativos no eram todos usados na lavoura. Houve cativos alugados para prestao de servios e, nos centros urbanos, havia os escravos de ganho, que prestavam servios ou vendiam mercadorias, pagando para os seus senhores uma taxa diria ou semanal. Outro dado importante a quantidade de africanos e afro-brasileiros livres ou libertos. No incio do sculo XIX, 42% da populao negra ou mulata eram formados por esses.

11

As pessoas livres da colnia dividiam-se em trs grupos: nobreza, clero e o povo e na hierarquia das profisses o ser senhor de engenho correspondia, no Brasil, aos ttulos de fidalgos do reino, enquanto as atividades comerciais eram colocados em segundo plano.

As relaes de trabalho no mundo colonial


At a dcada de 1960, a historiografia brasileira foi tomada por uma obsesso plantacionista (tudo no Brasil era grande propriedade com mo-de-obra escrava), ao mesmo tempo que se alimentava a idia que, na pecuria, a quase inexistncia desse tipo de trabalhador fosse uma verdade quase que absoluta. A colnia como um simples complemento da economia metropolitana e a propriedade da terra como elemento definidor da posio social completavam um nmero significativo de pontos inquestionveis a cerca da Hist ria do Brasil Colnia. Contudo, trabalhos mais recentes de historiadores como Hebe Mattos de Castro, Joo Lus Fragoso, Sheila Melo e Francisco Carlos Teixeira demostram que a realidade colonial era muito mais complexa que quela denunciada por Caio Prado Jnior ou Fernando Novais . Esses novos estudos denunciam, por exem plo, que na Bahia, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro ou em So Paulo, o nmero de grandes propriedades escravistas era reduzido, quando comparado com o

nmero de pequenos proprietrios.Segundo Ciro Cardoso, possvel perceber quatro fases na histria do trabalho durante o perodo colonial: 1) 1500-1532: economia extrativa baseada no escambo com os indgenas, com a construo de feitorias costeiras, onde se acumulavam pau-brasil, pssaros e animais da terra e uns poucos escravos indgenas que ficavam espera das embarcaes; 2) 1532-1600: poca onde predominou a escravido indgena, pois com o incio da atividade aucareira e a exigncia de alimentos para a populao europia e africana, a relao inicial com os indgenas foi radicalmente alterada; 3) 1600-1700: consolidao do modelo clssico da plantation, que teria favorecido largamente os comerciantes estabelecidos no Rio de Janeiro e Salvador, muito mais do que queles estabelecidos em Lisboa; 4) 1700-1822: onde ocorreu uma maior diversidade econmica, principalmente em funo da minerao, com o surgimento de uma rede urbana. No podemos achar que o mundo dos escravos se apresentava de forma homognea. A primeira diferena aparecia entre os escravos recm-chegados, os boais e os que j entendiam o portugus, os ladino. A segunda estaria relacionada com a atividade . Os mais desgraados eras os escravos do campo, seguidos por aqueles que trabalhavam nos engenhos de acar, nos meses de moagem e preparao dos produtos.

AULA 7

brasil imprio
A consolidao da Independncia
Os brasileiros que eram favorveis idia de independncia se mobilizaram para combater as tropas portuguesas que se encontravam no Brasil a partir de 1808, na vinda da famlia real. Contaram com o apoio de oficiais estrangeiros como o francs Pedro Labatut, que comandarias as tropas de resistncia at 1823, quando foi substitudo por Jos Joaquim de Lima e Silva e pelo ingls Lorde Cochrane, que tambm participaria da independncia do Chile e do Peru. As guerras de independncia mais importantes aconteceram na Bahia e no Sul. A Provncia da Cisplatina, atual Uruguai, ocorreu uma forte resistncia das tropas portuguesas que apenas se retiraram da regio em 1823. Na Bahia os portugueses foram liderados por Madeira de Melo. As tropas brasileiras apoiadas pelos senhores de engenho do recncavo baiano e por Cochrane venceram em junho de 1823, resultando em um saldo de centenas de mortos. Internacionalmente, os EUA reconheceram a independncia em maio de 1824. O reconhecimento formal da Inglaterra foi retardado em funo da presso para a imediata extino do trfico de escravos, ocorrendo apenas em agosto de 1825, quando o Brasil se comprometeu em pagar para Portugal 2 milhes de libras (dando origem ao primeiro emprstimo do pas com a Inglaterra) e no permitir a unio de outras colnias ao Brasil (Benguela, em Angola, recebeu panfletos para a adeso da causa brasileira). A unio em torno do Rio de Janeiro resultou de uma luta e no de um consenso geral. As resistncias ao processo unitarista representado pelas elites agrrias do Rio de Janeiro tiveram que ser controladas para que a unidade territorial nacional fosse mantida. Todavia, as caractersticas de continuidades foram quase que totais. At mesmo a forma de governo, que

12

Apostila histria

permaneceu monrquica entre todas as repblicas nascentes. A presena da corte na regio fluminense o principal fator que justifica o fato das elites agrrias do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais lutarem pela permanncia das estruturas coloniais, pois assim os seus interesse econmicos que durante tanto tempo se fundiram com os interesses da Coroa fossem mantidos inalterados.

Cabanagem, no Par (1835-1840), a Sabinada, na Bahia (18371838), a Balaiada, no Maranho (1838-1840) e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul (1836-1845).

A REGNCIA (1831-1840)
Sendo um perodo de muitas agitaes sociais, a Regncia apresentou-se como uma fase de extrema importncia para histria do Brasil, em especial nas questes de centralizao ou descentralizao, o grau de autonomia das provncias e a organizao das foras armadas. A falta de consenso entre as elites locais e a falta de clareza em relao ao papel do Estado foram os principais fatores da difcil governabilidade do perodo. Os liberais moderados formaram a principal tendncia poltica da regncia, destacando-se os polticos de Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro, contando tambm com um nmero significativo de padres, muitos proprietrios de terras e de escravos, destacando-se Bernardo Pereira de Vasconcelos (magistrado mineiro formado em Coimbra), o Padre Diogo Feij (paulista, futuro regente) e Evaristo da Veiga (responsvel pelo jornal Aurora Fluminense, o mais importante jornal liberal da poca). As Revoltas Provinciais Resultado de questes especficas, as revoltas regenciais apresentaram em comum as dificuldades de vida e as incertezas da organizao poltica. O fortalecimento dos poderes provinciais em decorrncia do Ato Adicional de 1834 aumentou consideravelmente a disputa interna pelo poder local.No Rio de Janeiro, entre 1831 e 1832, houve cinco levantes, o que colocou, inclusive, a vida do imperador em perigo. Muito diferente dessas revoltas foi a Guerra dos Cabanos, em Pernambuco, entre 1832 e 1835, um movimento essencialmente rural que se diferenciou tambm das anteriores insurreies pernambucanas, por seu contedo. Os cabanos reuniam pequenos proprietrios, trabalhadores do campo, ndios, escravos e, no incio, alguns senhores de engenho. Lutaram em nome da religio, pelo retorno do imperador contra os chamados carbonrios jacobinos. Os cabanos contaram com o apoio de comerciantes portugueses do Recife e de polticos restauracionista na capital do Imprio. Depois de uma guerra de guerrilhas, os rebeldes foram afinal derrotados, ironicamente, por Manuel Carvalho Pais de Andrade, a mesma pessoa que proclamara em 1824 a Confederao do Equador. Aps o Ato Adicional de 1834, ocorreram a

A Poltica do Perodo Regencial Os embries dos futuros partidos Conservador e Liberal foram gerados no perodo regencial. Os Conservadores reuniram magistrados, burocratas, uma parte dos proprietrios rurais, especialmente do rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco e grandes comerciantes. Os liberais contavam com o apoio da pequena classe mdia urbana, alguns padres e proprietrios rurais de reas no tradicionais, principalmente de So Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Em 1835, o Padre Feij derrotou Holanda Cavalcanti, proprietrio rural de Pernambuco, assumindo a regncia una at 1837, quando renunciou, pressionado pelo congresso por no Ter agido com mais fora contra os revoltosos farroupilhas. Pedro de Arajo Lima, futuro Marqus de Olinda, senhor de engenho em Pernambuco, foi eleito para substituir o padre Feij, simbolizando o incio do regresso, o reforo ao autoritarismo centralista. Em maio de 1840, uma interpretao do Ato Adicional, retirou das provncias algumas de suas vantagens, como a escolha e nomeao de funcionrios pblicos, todo o aparelho administrativo e judicirio voltou s mos do poder central, com exceo dos juizes de paz, tendo cada capital da provncia um chefe de polcia nomeado pelo ministro da Justia. Esse processo de regresso se completou com uma reforma na Guarda Nacional. Caberia a Guarda Nacional a permanncia da ordem e a defesa dos grupos dominantes, em nvel local, ficando o exrcito com a funo de administrar as disputas, garantir as fronteiras e manter a estabilidade geral do pas.

O SEGUNDO REINADO (18401889)


Em julho de 1840, com apenas catorze anos de idade, assume ao trono D. Pedro II, em decorrncia de um golpe dado pelos liberais em cima dos conservadores. Fazendo uma interpretao do Ato Adicional, os liberais anteciparam a maioridade do Imperador. No tardaram e vrias revoltas provinciais contrrias s tentativas centralizadoras explodiram no Brasil. Em 1842, duas provncias, So Paulo e Minas Gerais foram afetadas por rebelies. Em So Paulo, destacou-se a figura do padre Feij e Campos Vergueiro e, em Minas Gerais, Limo de Abreu e Tefilo Ottoni. No Rio de Janeiro, Joaquim de Sousa Breves, cafeicultor e o homem mais rico da provncia opunha-se ao governo central por tentar combater a sonegao de impostos sobre o caf e tomar medidas de combate ao trfico de escravos Pouco depois, em 1848, eclode em Pernambu-

13

co a Revoluo Praieira. Tendo a Rua da Praia, no Recife, a sede do Jornal O Dirio Novo o maligno vapor pernambucano agora tambm era formado pelas crticas sociais e pelo socialismo. Antnio Padre de Figueiredo, apelidado de Cousin Fusco, denunciava em seu peridico O Progresso que os grandes males da provncia eram a forte concentrao de terras nas mos de poucos e o monoplio do comrcio pelos estrangeiros. Tendo como base no campo senhores de engenho ligados ao Partido Liberal, que reclamavam a perda da provncia para os conservadores, a Praieira contou no seu ncleo urbano com o destaque de Borges da Fonseca, que sustentava o federalismo, a abolio do Poder Moderador, a expulso dos portugueses, a nacionalizao do comrcio a varejo e o sufrgio universal. Por essas coisas da poltica, no foram os conservadores que orquestraram o golpe da maioridade e sim os liberais. D. Pedro chega ao trono com 14 anos, em junho de 1840. Partidos: semelhanas e diferenas O Partido Conservador e o Partido Liberal, completaram sua formao de agremiao poltica em 1831. Muito se afirma que estes partidos eram quase idnticos, no fossem algumas rivalidades pessoais. Tanto, que ficou clebre uma frase atribuda ao poltico pernambucano Holanda de Cavalcanti: Nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder. Saquarema, nos primeiros anos do II Reinado, era o apelido dos conservadores. Deriva do municpio fluminense de Saquarema, onde os principais chefes do partido possuam terras e faziam forte nmero de votos. Luzia era o apelido dos liberais, em aluso a Vila de Santa Luzia, Minas Gerais, onde ocorreu a maior derrota destes, no curso da Revoluo de 1842. O Partido Conservador, nas dcadas de 1840 e 1850, representava uma coalizo de proprietrios rurais e burocratas do governo, alm de uma parcela de comerciantes preocupada com as agitaes urbanas. O Partido liberal reunia, principalmente, proprietrios rurais e profissionais liberais. O Partido Liberal, a partir de 1870, defendia em seu programa a eleio direta nas maiores cidades; Senado temporrio; a diminuio do poder do Conselho de Estado; a garantia de liberdade de expresso, e de comrcio, etc.; a abolio gradual do trfico. Geograficamente os conservadores possuam sua base de apoio na Bahia e em Pernambuco, enquanto os apoiavam-se em So Paulo, Minas Gerais e o rio Grande do Sul. Os grandes proprietrios da Bahia e Pernambuco apoiavam um governo centralizado, devido as lutas por autonomia de carter regional. Em So Paulo e Minas Gerais, um novo setor surge das transformaes socioeconmicas: os cafeicultores assumiram a bandeira da descentralizao poltica, para a

manuteno da autonomia provincial. A economia cafeeira A introduo do cafeeiro no Brasil foi obra de Francisco de Melo Palheta, que em 1727 introduziu no Par as primeiras sementes, chegando o produto no Rio de janeiro em 1760. A primeira regio que abrigou uma expanso do caf foi o Vale do Paraba (terra virgem disponvel e clima favorvel), sem contar com a proximidade do porto do rio de Janeiro, favorecendo a exportao em larga escala. Os estudos recentes demonstram que a origem dos primeiros proprietrios no era muito privilegiada (comerciantes, pequenos proprietrios e militares). Havia uma total indefinio dos limites da terra, at porque os ttulos , muitas vezes, se sobrepunham, ficando a propriedade real nas mos dos mais fortes. Na base da produo extensiva, assim que ocorria o esgotamento do solo, novas reas eram cultivadas e o uso do arado somente registrado a partir de 1870, nas zonas novas de So Paulo. Calcula-se que nas lavouras fluminenses um escravo tratava de 4 at 7 mil ps de caf. Um elemento importante na atividade era o comissrio. Estabelecidos nos portos, esses funcionavam como intermedirios entre produtores e exportado res. Todavia, a exportao sempre esteve nas mos de grandes companhias inglesas e americanas. O consumo do produto se expandiu principalmente para o mercado americano e europeu e, embora a Inglaterra no fosse uma consumidora de peso, o Brasil dependia essencialmente dela para conseguir crditos e emprstimos. O caf deslocou definitivamente o plo dinmico do Brasil para o centro-sul, transformando o nordeste em rea perifrica, principalmente a partir de 1870. Dessa forma, o Imprio brasileiro passava a ter uma nova base de legitimidade e um novo produto de exportao: os bares de caf. A Modernizao Capitalista O ano de 1850 foi mpar no seu grau de transformao da economia brasileira: Extinguiu-se o trfico de escravos, promulgou-se a Lei da Terra, centralizou-se a Guarda Nacional e foi aprovado o primeiro cdigo Comercial. A libertao de capitais resultante do fim da importao de escravos incentivou vrias atividades comerciais e financeiras. Industrias, bancos e tantos outros novos investimentos somavam-se ao aumento dos impostos sobre s importaes, responsvel pelo aumento, em duas vezes, da arrecadao do Estado, davam novos ares para o Rio de Janeiro e So Paulo. Irineu Evangelista de Souza, Baro de Mau, foi o maior expoente desse novo momento da histria econmica do pas.

14

Apostila histria

A melhoria deveria passar pela melhoria no sistema de transportes, que veio com novos investimentos no s do Estado como tambm da iniciativa privada. Por volta de 1850, a economia cafeeira do Vale do Paraba chegou ao seu auge. Vassouras, considerada a capital do caf, e Cantagalo destacavam-se na rea fluminense. Bananal e Areias constituam os maio res centros produtores em So Paulo. Na Zona da Mata Mineira, Muria, Leopoldina, Juiz de Fora, Cataguases e Carangola vinculavam-se produo cafeeira.

Com o fim da escravido, as novas relaes de produo no Vale do Paraba evoluram para a forma de parceria, em que o trabalhador recebia uma faixa de terra para garantir sua sobrevivncia em troca do trabalho nas lavouras de caf. Nos perodos de safra, trabalhadores assalariados sazonais eram contratados. A respeito da decadncia do caf fluminense importante salientar a impossibilidade de se generalizar para toda provncia. reas como Campos, Capivari ou Rio Bonito no podem estar includas em um quadro de crise econmica.

AULA 8

REPBLICA VELHA
Os vrios grupos que disputaram o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepes de como organizar a Repblica. Os representantes polticos da classe dominante das principais provncias So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul defendiam a idia da Repblica federativa, que asseguraria um grau considervel de autonomia s unidades regionais. O PRP e os polticos mineiros sustentavam o modelo liberal, sendo os republicanos gachos, positivistas. O marechal Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do governo provisrio e algumas dezenas de oficiais foram eleitos para o Congresso Constituinte. Existiam ainda diferenas pessoais de concepes entre os militares, separando os partidrios de Deodoro e de Floriano Peixoto. Em torno do Velho marechal, reuniam-se os chamados tarimbeiros, quase todos veteranos da Guerra do Paraguai. Muitos desses oficiais no haviam freqentado a Escola Militar e recebido a influncia do positivismo. Embora Floriano no fosse positivista e tivesse participado tambm da Guerra do Paraguai, os oficiais que se reuniam sua volta possuam outras caractersticas. Eram jovens que haviam freqentado a Escola Militar e recebido a influncia do positivismo. Pela natureza de suas funes, pelo tipo de cultura desenvolvida no interior da instituio, os oficiais do Exrcito, positivistas ou no, posicionavam-se como adversrios do liberalismo. Recebida com restries da Inglaterra, a proclamao da Repblica brasileira foi saudada com entusiasmo na Argentina e aproximou os Estados Unidos. O ntido deslocamento do eixo da diplomacia brasileira de Londres para Washington se deu com a entrada do Baro do Rio Branco para o Ministrio das Relaes Exteriores (19021912), que tentou sem xito implantar um acordo estvel entre Argentina-Brasil-Chile, conhecido como ABC. Na gesto do Baro do Rio Branco, o Brasil definiu questes de limites com vrios pases da Amrica do Sul, entre eles o Uruguai, o Peru e a Colmbia. Um conflito armado ops brasileiros e bolivianos na disputa pelo Acre. Uma soluo negociada resultou no Tratado de Petrpolis (1903), pelo qual a Bolvia reconheceu a soberania brasileira no Acre, recebendo em troca uma indenizao de 2,5 milhes de libras esterlinas. A Repblica concretizou a autonomia estadual, dando plena expresso aos interesses de cada regio. Isso se refletiu no campo da poltica atravs da formao dos partidos republicanos restritos a cada Estado e, se havia um trao comum na forma pela qual essas oligarquias monopolizavam o poder poltico, havia tambm diferenas nas suas relaes com a sociedade. Em So Paulo, a elite poltica oligrquica esteve mais prxima dos interesses dominantes, ligados economia cafeeira e, com o tempo, tambm com a industrial. Tanto a oligarquia gacha como a mineira, que controlavam respectivamente o PRR e o PRM tiveram bastante autonomia em suas relaes com a sociedade. O PRR imps-se como uma mquina poltica forte, inspirada em uma verso autoritria do positivismo, arbitrando os interesses de estancieiros e imigrantes em ascenso. A oligarquia mineira tambm no foi pau mandado de cafeicultores ou criadores de gado. Como o voto no era obrigatrio e o povo, em regra, encarava a poltica como um jogo entre os grandes, a porcentagem de votantes oscilou entre um mnimo de 1,4% da populao total do pas (Afonso Pena) e um mximo de 5,7% (Jlio Prestes). E, ainda, o voto no era secreto e a maioria dos eleitores estava sujeito presso dos chefes polticos bem como tambm havia a fraude eleitoral atravs da falsificao de atas, do voto de mortos, dos estrangeiros, etc. Confrontando-se as eleies para a ltima legislatura do Parlamento imperial (1886) com a primeira eleio para a presidncia da Repblica, em que votaram eleitores de todos os Estados (1898), verificamos que a participao eleitoral aumentou 400 %.

15

AULA 9 A Revoluo Neoltica: a passagem da economia coletora para a economia produtora.


Para responder s questes 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a histria da Terra
ERA PERODO
QUATERNRIo MILHEs DE ANOS 0,01

EVOLUO BIOLGICA
Faunas e floras atuais Primeiras manifestaes de arte sepulturas mais antigas Extino dos mastodontes e dinotrios Aparecimento dos bois, cavalos e veados primeiros utenslios de pedra Aparecimento dos homindeos

pALEOGEOGRAFIA

CENOZICA

1,8 NEOGNICO 5,3 23,8 34,6 pALEOGNICO 56 65

Elevao dos Himalaias ligao das duas Amricas Fecho e dessecao do Mediterrneo

primeiros roedores primeiros primatas ltimos dinossauros primeiras angiospermas

Elevao dos Pirineus Concluso da abertura do Atlntico Norte Constituio do continente Norte-Atlntico

MESOZICA

CRETCEO 145 JURssiCo TRIssiCo PERMIANo CARBONFERo 245 290 208

Abertura do Atlntico Sul

primeiras aves primeiros dinossauros

incio da fragmentao da pangia Constituio da pangia

pALEOZICA

DEVONIANo silURIANo orDoVICIANO

363 409 439 510

Aparecimento dos rpteis Aparecimento dos anfbios primeiras gimnospermas primeiras plantas e primeiros animais terrestres primeiros peixes

Fecho do oceano lapetus

CAMBRIANo

544 1000 reproduo sexuada primeiros depsitos de carvo (algas) oxignio livre na atmosfera Aparecimento de organismos eucariontes primeiros microrganismos procariontes primeiros vestgios de vida Formao da terra

Abertura dos oceanos lapatus e rhaio Constituio da Avelnia Constituio do continente rodnia

PR-CAMBRIANo

1400 1800 2000 3100 3500 4600

1. Considerando o esquema acima, assinale a opo correta:


a) Quando os primeiros homindeos apareceram na Terra, os rpteis j existiam h mais de 500 milhes de anos. b) Quando a espcie Homo sapiens surgiu no planeta a Amrica do Sul e frica estavam fisicamente unidas. c) No Pr-Cambriano, surgiram, em meio lquido, os primeiros vestgios de vida no planeta. d) A fragmentao da Pangia ocasionou o desaparecimento dos dinossauros. e) A Era Mesozica durou menos que a Cenozica.

2. Entre as opes a seguir, assinale a que melhor representa a histria da Terra em uma escala de 0 a 100, com comprimentos iguais para intervalos de tempo de mesma durao. a)
100 faunas e floras atuais

b)

100

faunas e floras atuais primeiros peixes

c)

100

faunas e floras atuais

d) 100

faunas e floras atuais primeiros peixes

e)

100

faunas e floras atuais

primeiros vestgios de vida eucariontes eucariontes

primeiros peixes eucariontes 50 eucariontes primeiros vestgios de vida 50 50

primeiros peixes

50

50

eucariontes primeiros vestgios de vida

primeiros peixes 0 formao da terra 0 formao da terra 0

primeiros vestgios de vida formao da terra

primeiros vestgios de vida formao da terra

formao da terra

16

Apostila histria

AULA 10 A Revoluo Urbana: da barbrie civilizao.

1. Para o registro de processos naturais e sociais


devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo. Por exemplo, para a datao do sistema solar necessria uma escala de bilhes de anos, enquanto que, para a histria do Brasil, basta uma escala de centenas de anos. Assim, para os estudos relativos ao surgimento da vida no Planeta e para os estudos relativos ao surgimento da escrita, seria adequado utilizar, respectivamente, escalas de: Vida no Planeta a) Milhares de anos b) Milhes de anos c) Milhes de anos d) Bilhes de anos e) Bilhes de anos Escrita Centenas de anos Centenas de anos Milhares de anos Milhes de anos Milhares de anos

2. Segundo a explicao mais difundida sobre o povoamento da Amrica, grupos asiticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, h 18 mil

anos. A partir dessa regio, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras reas, meio de estudos arqueolgicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piau), foram descobertos vestgios da presena humana que teriam 50 mil anos de idade. Validadas, as provas materiais encontradas pelos arquelogos no Piau a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlntico at o Piau h 18 mil anos. b) confirmaram que o homem surgiu primeiramente na Amrica do Norte e, depois, povooi os outros continentes. c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na Amrica do Sul e, depois, cruzou o estreito de bering. d) confirmam que grupos de origem asitica cruzaram o Estreito de Bering h 18 mil anos. e) contestam a teoria de que o povoamento da Amrica teria iniciado h 18 mil anos.

AULA 11 O cuidar de si para poder cuidar dos outros: do nascimento da filosofia formao da democracia ateniense. 1. Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego
Herdoto (484 420/30 a.C.) interessou-se por fenmenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propsito do assunto, escreveu o seguinte: Eu queria saber por que o Nilo sobe no comeo do vero e subindo continua durante cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse nmero de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, at um novo vero. Alguns gregos apresentam explicaes para os fenmenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provo cam a subida do rio, ao impedir que suas guas corram para o mar. No obstante, com certa freqncia, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Alm disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direo contrria aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos so pequenos, de menor corrente.
Herdoto. Histria (trad.). livro II, 19-23. Chicago: Encyclopaedia Britan nica Inc. 2. ed. 1990, p. 52-3 (com adaptaes).

Nessa passagem, Herdoto critica a explicao de alguns gregos para os fenmenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo. I- Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas guas so impedidas de correr para o mar pela fora dos ventos do noroeste. II- O argumento embasado na influncia dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo no sobe. III- A explicao de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenmeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direo dos ventos. correto apenas o que se afirma em A) I. B) II.

17

C) I e II. D) I e III. E) II e III. Enem - Produes cinematogrficas tm-se valido, em toda sua trajetria,de momentos histricos para poder definir a esttica empregada nos filmes, promo vendo algumas alteraes de contedo para ressignificar certos perodos da Histria abordados nas obras. Foi o que aconteceu, por exemplo, no filme 300, do diretor Zack Snyder. Baseado numa obra quadrinstica, estilizada pelo desenhista Frank Miller, o filme abordou diversos pontos da estrutura social da cidade-Estado grega, analisando inclusive o papel da mulher, dando-lhe acentuado destaque. No entanto, uma pessoa consciente do papel desempenhado pelas mulheres em Esparta, e tambm na outra grande cidade-Estado grega, Atenas, perceberia diferenas entre a realidade da Grcia Antiga, apresentada no filme, e a realidade da mulher no sculo XXI. Assinale a alternativa a seguir que analisa corretamente essas diferenas: a) Na sociedade espartana, como foi bem retratado no filme, a mulher possua papel de destaque, uma vez que os homens dedicavam sua vida guerra e preparao militar apenas; j em Atenas, apesar de sua natureza filosfica e humanista, as mulheres possuam poucos direitos, bem diferente do momento atual, em que a mulher conquistou sua participao poltica e econmica, garantindo igualdade jurdica com relao aos homens. b) Na sociedade espartana, apesar de seu importante papel social, as mulheres tinham pouco poder poltico, no lhes sendo permitida a participao nas assembleias dos esparciatas; j em Atenas, por conta de sua formao humanista e igualitria, as mulheres exerciam direitos de cidadania iguais aos dos homens, o que permitiu ao mundo ocidental atual herdar de Atenas essa fundamentao isonmica das relaes de poder entre homens e mulheres. c) Em Esparta, pela natureza militarista e patriarcal da sociedade, as mulheres eram completamente excludas da vida pblica, o que se configurava diametralmente diferente em Atenas, onde a participao feminina se assemelhava ao papel poltico desempenhado pela mulher atualmente, com a nica diferena de que, em Atenas, elas no podiam concorrer a cargos pblicos. d) A posio da mulher espartana pode ser considerada como destacada, mas, ainda assim, elas eram excludas da participao poltica na cidade; j em Atenas, mesmo com toda sua tradio de pensamento humanista, as mulheres eram excludas da vida poltica, diferindo do atual momento vivido por elas, que de incluso, lutas e conquistas. e) Tanto em Esparta quanto em Atenas, as mulheres eram excludas de todos os aspectos da vida pblica,

2.

em virtude do carter patriarcal das instituies sociais da Antiguidade; j na contemporaneidade, importantes movimentos femininos, como a luta por direitos nas dcadas de 1970 e 1980 e os efeitos da expanso da democracia, permitiram s mulheres forte incluso social, igualando-se ao homem em praticamente todos os setores sociais.

3. A democracia, na Atenas do Perodo Clssico


(sculo V a.C.), correspondeu participao direta dos cidados nos assuntos pblicos. Contudo, o critrio para essa participao excluiu muitos dos integrantes da sociedade. A democracia contempornea foi inspirada nas discusses dos antigos, porm correspondeu acomodao, a anseios populares de participao poltica e s demandas vinculadas ao feminismo no sculo XX. Assinale a alternativa que apresenta1 corretamente algumas diferenas entre a democracia ateniense e a democracia contempornea. a) A democracia ateniense foi marcada pela participao poltica por meio de eleies livres dos repre -sentantes do povo e pelo envolvimento ds metecos (aristocratas), enquanto a democracia contempornea diz respeito quebra de uma ordem aristocrtica com a participao direta dos cidados nos assuntos pblicos. b) A democracia em Atenas significou a participao direta dos cidados com direitos polticos nos assuntos pblicos e excluiu as mulheres do processo decisrio, enquanto a democracia atual inclui as mulheres na participao poltica e estabelece um critrio de deciso censitrio. c) A participao dos cidados com direitos polticos foi direta e impediu o envolvimento de uma talasso- cracia em Atenas; j a democracia contempornea marcada pelo sistema indireto, em que os cidados com direitos polticos votam em representantes (delegam poderes), e envolve homens considerados es-trangeiros. d) A democracia em Atenas significou a participao direta dos cidados com direitos polticos nos assuntos pblicos e excluiu as mulheres do processo deisrio, enquanto a democracia atual marcada pelo sistema indireto, em que os cidados com direitos polticos votam em representantes (delegam poderes), e h a participao feminina.
* confira gabarito em www.unifonte.com.br

18

Apostila histria

AULA 12 A importncia do medievo para a formao das sociedades ocidentais: parte I (A Alta Idade Mdia).
Considere os textos abaixo: (...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos mbitos da atividade humana, graa s ao exerccio de uma razo que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da f. (Papa Joo Paulo II. Carta Encclica Fides et Ratio aos bispos da igreja catlica sobre as relaes entre f e razo, 1998) As verdades da razo natural no contradizem as verdades da f crist. (So Toms de Aquino-pensador medieval) Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que a) a encclica papal est em contradio com o pensamento de So Toms de Aquino, refletindo a diferena de pocas. b) a encclica papal procura complementar So Toms de Aquino, pois este colocava a razo natural acima da f. c) a Igreja medieval valorizava a razo mais do que a encclica de Joo Paulo II. d) o pensamento teolgico teve sua importncia na Idade Mdia, mas, em nossos dias, no tem relao com o pensamento filosfico. e) tanto a encclica papal como a frase de So Toms de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre f e razo.

1.

da Idade Mdia, e ao marxismo, que denunciou o lado negativo do modo de produo feudal. e) religio, que com sua viso dualista e maniquesta do mundo, alimentou tais interpretaes sobre a Idade Mdia.

3. A lei dos lombardos (Edictus Rothari), povo que se


instalou na Itlia no sculo VII e era considerado brbaro pelos romanos, estabelecia uma srie de reparaes pecunirias (composies) para punir aqueles que matassem, ferissem ou aleijassem os homens livres. A lei dizia: para todas estas chagas e feridas estabele cemos uma composio maior do que a de nossos antepassados, para que a vingana que inimizade seja relegada depois de aceita a dita composio e no seja mais exigida nem permanea o desgosto, mas d-se a causa por terminada e mantenha-se a amizade.
ESPINOSA, F. Antologia de textos histricos medievais. Lisboa: S da Costa, 1976 (adaptado).

2. Para uns, a Idade Mdia foi uma poca de trevas,


pestes, fome, guerras sanguinrias, supersties, crueldade. Para outros, uma poca de bons cavaleiros, damas corteses, fadas, guerras honradas, torneios, grandes ideais. Ou seja, uma Idade Mdia m e uma Idade Mdia boa. Tal disparidade de apreciaes com relao a esse perodo da Histria se deve a) ao Renascimento, que comeou a valorizar a comprovao documental do passado, formando acervos documentais que mostram tanto a realidade boa quanto a m. b) tradio iluminista, que usou a Idade Mdia como contraponto a seus valores racionalistas, e ao Romantismo, que pretendia ressaltar as boas origens das naes. c) indstria de videojogos e cinema, que encontrou uma fonte de inspirao nessa mistura de fantasia e realidade, construindo uma viso falseada do real. d) ao Positivismo, que realou os aspectos positivos

A justificativa da lei evidencia que: a) se procurava acabar com o flagelo das guerras e dos mutilados. b) se pretendia reparar as injustias causadas por seus antepassados. c) se pretendia transformar velhas prticas que perturbavam a coeso social. d) havia um desejo dos lombardos de se civilizarem, igualando-se aos romanos. e) se institua uma organizao social baseada na classificao de justos e injustos.
* confira gabarito em www.unifonte.com.br

19

AULA 13 A importncia do medievo para a formao das sociedades ocidentais: parte II. (A Baixa Idade Mdia). 1. O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre
1277 e 1279, por dirigir ataques aos telogos, por uma suposta crena na alquimia, na astrologia e no mtodo experimental, e tambm por introduzir, no ensino, as idias de Aristteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: Pode ser que se fabriquem mquinas graas s quais os maiores navios, dirigidos por um nico homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrvel sem a ajuda de animais; que se fabriquem mquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pssaro.(...) Mquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios
(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilizao material, economia e capitalis mo: sculos XV-XVIII, So Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.).

Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hegira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, apos um sitio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso, seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e criancas, pilhando as casas, saqueando as mesquitas. *franj = cruzados.
Amin Maalouf. As Cruzadas vistas pelos rabes. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptaes).

Avalie as seguintes afirmaes a respeito dos textos acima, que tratam das Cruzadas. I- Os textos referem-se ao mesmo assunto as Cruzadas, ocorridas no periodo medieval , mas apresentam visoes distintas sobre a realidade dos conflitos religio sos desse periodo historico II- Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristos e muculmanos durante a Idade Media e revelam como a violencia contra mulheres e criancas era pratica comum entre adversrios. III- Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa poca, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerncia cultural e religiosa. correto apenas o que se afirma em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III A Peste Negra dizimou boa parte da populao europia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento mdico da poca no foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: As pessoas morriam s centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas prprias mos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.
Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW,

Considerando a dinmica do processo histrico, pode-se afirmar que as idias de Roger Bacon a) inseriam-se plenamente no esprito da Idade Mdia ao privilegiarem a crena em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. b) estavam em atraso com relao ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avano cientfico da humanidade. c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revoluo Industrial, ao rejeitarem a aplicao da matemtica e do mtodo experimental nas invenes industriais. d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois no apenas seguiam Aristteles, como tambm baseavam-se na tradio e na teologia. e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenes. Os cruzados avancavam em silencio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, nao puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e criancas. La, os cristaos tinham sido surpreendidos pelos muculmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrificio da Missa. As mulheres, as criancas, os velhos, to dos os que a fraqueza ou a doenca conservava sob as tendas, perseguidos ate os altares, tinham sido levados para a escravidao ou imolados por um inimigo cruel. A multido dos cristaos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura.
J. F. Michaud. Histria das cruzadas. So Paulo: Editora das Amricas, 1956 (com adaptaes).

2.

3.

20

Apostila histria

1971 (com adaptaes).

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do sculo XIV, sugere que: a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos. b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminan-

do o saber mdico. c) a impresso causada pelo nmero de mortos no foi to forte, porque as vtimas eram poucas e identificveis. d) houve substancial queda demogrfica na Europa no perodo anterior Peste. e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadveres no serem enterrados.

AULA 14 As religies monotestas.

1. Com base nas informaes apresentadas, pode-se


afirmar que: (A) o final do milnio, 1999/2000, um fator comum s diferentes culturas e tradies. (B) embora o calendrio cristo seja hoje adotado em mbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendrio prprio.

(C) o calendrio cristo foi adotado universalmente porque, sendo solar, mais preciso que os demais. (D) a religio no foi determinante na definio dos calendrios. (E) o calendrio cristo tornou-se dominante por sua antiguidade.

SMITH, D. Atlas da Situao Mundial. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 2007 (adaptado).

2. Uma explicao de carter histrico para o percentual


da religio com maior nmero de adeptos declarados no Brasil foi a existncia, no passado colonial e monrquico, da A) incapacidade do cristianismo de incorporar aspectos de outras religies. B) incorporao da ideia de liberdade religiosa na esfera pblica. C) permisso para o funcionamento de igrejas no crists. D) relao de integrao entre Estado e Igreja. E) influncia das religies de origem africana.

21

AULA 15 Na f e na cincia: onde se encontra a verdade? O Renascimento e a Reforma Protestante. 1. O texto foi extrado da pea Trilo e Crssida de
William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. Os prprios cus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constncia, marcha, distncia, estao, forma, funo e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol est em nobre eminncia entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.
(personagem Ulysses, Ato I, cena III).SHAKESPEARE, W. Trilo e Crs sida: Porto: Lello & Irmo, 1948.

americanas com relao aos europeus. d) valoriza o patrimnio cultural dos indgenas americanos, adaptando-o s suas necessidades. e) valoriza os costumes dos indgenas americanos porque eles tambm eram perseguidos pelos catlicos.

3. Acompanhando a inteno da burguesia renascentista de ampliar seu domnio sobre a natureza e sobre o espao geogrfico, atravs da pesquisa cientfica e da inveno tecnolgica, os cientistas tambm iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espao, a luz, a cor e mesmo a expresso e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

A descrio feita pelo dramaturgo renascentista ingls se aproxima da teoria a) geocntrica do grego Claudius Ptolomeu. b) da reflexo da luz do rabe Alhazen. c) heliocntrica do polons Nicolau Coprnico. d) da rotao terrestre do italiano Galileu Galilei. e) da gravitao universal do ingls Isaac Newton.

O texto apresenta um esprito de poca que afetou tambm a produo artstica, marcada pela constante relao entre: a) f e misticismo. b) cincia e arte. c) cultura e comrcio. d) poltica e economia. e) astronomia e religio.

2. Jean de Lry viveu na Frana na segunda metade


do sculo XVI, poca em que as chamadas guerras de religio opuseram catlicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas catlicas. () desde que os canhes comearam a atirar sobre ns com maior freqncia, tornou-se necessrio que to dos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lenol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados, de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim pude ram confirmar o quanto esta maneira apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...). Neste texto, Jean de Lry a) despreza a cultura e rejeita o patrimnio dos indgenas americanos. b) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de selvagens. c) reconhece a superioridade das sociedades indgenas

22

Apostila histria

AULA 16 O deslocamento do eixo comercial europeu: do Mediterrneo ao Atlntico. A Expanso Comercial e Martima Europia e o Mercantilismo. 1. Considere as seguintes afirmaes a respeito do
mercantilismo I- Por mercantilismo entende-se um conjunto de idias e prticas econmicas adotadas pelo Estado Absolutista. II- O estimulo expanso martima e colonial e o estabelecimento de monoplios caracterizam as polticas mercantilistas. III- Portugal, Espanha, Frana, Holanda e Inglaterra so pases nos quais a poltica mercantilista alcanou grande desenvolvimento. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III. Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu Mas nele que espelhou o cu.
Fernando Pessoa, Mensagem.

2. A essncia do Sistema Colonial Mercantilista consistia


em (A) implantar colnias de povoamento com controle e fiscalizao flexvel por parte da metrpole. (B) destinar s metrpoles o produto do comrcio colo nial, visando acumulao de capitais. (C) desenvolver o mercado interno das colnias, com estmulo ao artesanato e manufatura. (D) assegurar a presena e o controle colonial pelas populaes nativas. (E) estimular o emprego de trabalhadores livres e pe quenas propriedades familiares.

No poema acima, evidenciam-se algumas caractersticas da sociedade portuguesa na poca da expanso martima, como: a) A falta de tecnologia e de conhecimento nutico de Portugal para a navegao em alto mar, o que causava grande temor nas pessoas, expresso no verso Deus ao mar o perigo e o abismo deu. b) O sentimento e a religiosidade, pelo que tal expanso seria uma graa divina concedida a Portugal, como expresso no terceiro e no quarto versos. c) A grandiosidade da alma portuguesa, preocupada com o carter religioso e catequtico dessas expedies, o que pode ser percebido pelo trecho Tudo vale a pena / se a alma no pequena d) A certeza dos navegadores quanto graa e a proteo de Deus, recompensa pela grande religiosidade portuguesa, expressa na idia de que o mar espelha o cu. e) O perfil ambicioso e empreendedor de Portugal, pio neiro nas grandes navegaes o que se percebe nos versos Quem quer passar alm do Bojador / Tem que passar alm da dor.

3. Assinale a alternativa que identifica as principais


caractersticas da poltica econmica adotada pela Espanha na administrao de seus domnios na Amrica. a) Metalismo - balana comercial favorvel - escambo b) Balana comercial favorvel - colonialismo - escambo c) Metalismo - colonialismo - monoplio comercial d) Livre comrcio - industrialismo - colonialismo e) Balana comercial favorvel - escambo - industrialismo. Responda questo 10 de acordo com o poema abaixo. mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar

4.

23

AULA 17 A economia colonial brasileira.

1. O mapa abaixo apresenta parte do contorno da


Amrica do Sul destacando a bacia amaznica. Os pontos assinalados representam fortificaes militares instaladas no sculo XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

que garantia a representao da sociedade nas duas esferas do poder legislativo. c) arbitrrio, porque permitia ao Imperador dissolver a Cmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade. d) neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nao. e) capaz de responder s exigncias polticas da nao, pois supria as deficincias da representao poltica.

3. A identidade negra no surge da tomada de consPode-se afirmar que a construo dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar a) militarmente a bacia hidrogrfica do Amaztonas. b) economicamente as grandes rotas comerciais. c) as fronteiras entre naes indgenas. d) o escoamento da produo agrcola. e) o potencial de pesca da regio. cincia de uma diferena de pigmentao ou de uma diferena biolgica entre populaes negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo pro cesso histrico que comea com o descobrimento, no sculo XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho s relaes mercantilistas com a frica, ao trfico negreiro, escravido e, enfim, colo nizao do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas consideraes sobre a diversidade e a identida de negra no Brasil. In: Diversidade na educao: reflexes e experin cias. Braslia: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

2. Constituio de 1824:
Art. 98. O Poder Moderador a chave de toda a organizao poltica, e delegado privativamente ao Imperador () para que incessantemente vele sobre a manuteno da Independncia, equilbrio, e harmonia dos demais poderes polticos (...) dissolvendo a Cmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvao do Estado. Frei Caneca: O Poder Moderador da nova inveno maquiavlica a chave mestra da opresso da nao brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Cmara dos Deputados, que a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que o representante dos apaniguados do imperador.
(Voto sobre o juramento do projeto de Constituio)

Com relao ao assunto tratado no texto acima, correto afirmar que: a) a colonizao da frica pelos europeus foi simultnea ao descobrimento desse continente. b) a existncia de lucrativo comrcio na frica levou os portugueses a desenvolverem esse continente. c) o surgimento do trfico negreiro foi posterior ao incio da escravido no Brasil. d) a explorao da frica decorreu do movimento de expanso europia do incio da Idade Moderna. e) a colonizao da frica antecedeu as relaes co merciais entre esse continente e a Europa.

Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituio outorgada pelo Imperador em 1824 era a) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador. b) eficaz e responsvel pela liberdade dos povos, por-

24

Apostila histria

AULA 18 A questo indgena no Brasil: ontem e hoje.

1. Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustraes, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:

talvez tenha morte boa porque vida ele no tinha.


(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983)

e) Trago-te flores, restos arrancados Da terra que nos viu passar E ora mortos nos deixa e separados.
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1986)

Texto para as questes 2 e 3


Jornal do Comercio, 22/8/93

O texto que se refere a uma situao semelhante que inspirou a charge : a) Descansem o meu leito solitrio Na floresta dos homens esquecida, sombra de uma cruz, e escrevam nela Foi poeta sonhou e amou na vida.
(AZEVEDO, lvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Braslia: Jos Aguilar/INL,1971)

b) Essa cova em que ests Com palmos medida, a conta menor que tiraste em vida. de bom tamanho, Nem largo nem fundo, a parte que te cabe deste latifndio.
(MELO NETO, Joo Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabi, 1967)

A Ema O surgimento da figura da Ema no cu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o incio do inverno para os ndios do sul do Brasil e o comeo da estao seca para os do norte. limitada pelas constelaes de Escorpio e do Cruzeiro do Sul, ou Cutuxu. Segundo o mito guarani, o Cutuxu segura a cabea da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beber toda a gua do nosso planeta. Os tupis-guaranis utilizam o Cutuxu para se orientar e determinar a durao das noites e as estaes do ano. A ilustrao a seguir uma representao dos corpos celestes que constituem a constelao da Ema, na percepo indgena.

c) Medir a medida mede A terra, medo do homem, a lavra; lavra duro campo, muito cerco, vria vrzea.
(CHAMIE, Mrio. Sbado na hora da escutas. So Paulo: Summums, 1978)

Almanaque BRASIL, maio/2007 (com adaptaes)

d) Vou contar para vocs um caso que sucedeu na Paraba do Norte com um homem que se chamava Pedro Joo Boa-Morte, lavrador de Chapadinha:

A prxima figura mostra, em campo de viso ampliado, como povos de culturas no-indgenas percebem o espao estelar em que a Ema vista.

25

gua da Terra. IV As trs Marias, estrelas da constelao de rion, compem a figura da Ema. correto apenas o que se afirma em: a) I. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. Assinale a opo correta a respeito da linguagem empregada no texto A Ema. a) A palavra Cutuxu um regionalismo utilizado pelas populaes prximas s aldeias indgenas. b) O autor se expressa em linguagem formal em todos os perodos do texto. c) A ausncia da palavra Ema no incio do perodo limitada (...) caracteriza registro oral. d) A palavra Cutuxu est destacada em itlico porque integra o vocabulrio da linguagem informal. e) No texto, predomina a linguagem coloquial porque ele consta de um almanaque.

3.

Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras acima, avalie as seguintes afirmativas. I A mitologia guarani relaciona a presena da Ema no firmamento s mudanas das estaes do ano. II Em culturas indgenas e no-indgenas, o Cruzeiro do Sul, ou Cutuxu, funciona como parmetro de orientao espacial. III Na mitologia guarani, o Cutuxu tem a importante funo de segurar a Ema para que seja preservada a

2.

AULA 19 A formao da sociedade brasileira no Perodo Colonial.

1. A questo de nmero 8 refere-se ao poema abaixo.


Brasil O Z Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem Sois cristo? No. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teter tet Quiz Quiz Quec! L longe a ona resmungava Uu! ua! uu! O negro zonzo sado da fornalha Tomou a palavra e respondeu Sim pela graa de Deus Canhem Bab Canhem Bab Cum Cum! E fizeram o Carnaval
(Oswald de Andrade)

b) inovadora, pois mostra que as trs raas formadoras portugueses, negros e ndios pouco contriburam para a formao da identidade brasileira. c) moralizante, na medida em que aponta a precariedade da formao crist do Brasil como causa da predo minncia de elementos primitivos e pagos. d) preconceituosa, pois critica tanto ndios quanto negros, representando de modo positivo apenas o elemento europeu, vindo com as caravelas. e) negativa, pois retrata a formao do Brasil como incoerente e defeituosa, resultando em anarquia e falta de seriedade. Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indgenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simblico: a realizao de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradao de seus entornos pelo avano do agronegcio.
RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indgenas do Brasil: 2001-2005. So Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).

2.

Este texto apresenta uma verso humorstica da formao do Brasil, mostrando-a como uma juno de elementos diferentes. Considerando-se esse aspecto, correto afirmar que a viso apresentada pelo texto a) ambgua, pois tanto aponta o carter desconjuntado da formao nacional, quanto parece sugerir que esse processo, apesar de tudo, acaba bem.

A questo indgena contempornea no Brasil eviden cia a relao dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas

26

Apostila histria

tenses entre a) a expanso territorial do agronegcio, em especial nas regies Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteo indgena e ambiental. b) os grileiros articuladores do agronegcio e os povos indgenas pouco organizados no Cerrado. c) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. d) os povos indgenas do Cerrado e os polos econmicos representados pelas elites industriais paulistas. e) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indgenas dali sejam alvo de invases urbanas.

terras baixas da Bolvia. Evitam as terras inundveis do Pantanal e marcam sua presena discretamente nos cerrados do Brasil central. De fato, ocuparam, de prefe rncia, as regies de fl oresta tropical e subtropical.
PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,

3. Os vestgios dos povos Tupi-guarani encontram-se


desde as Misses e o rio da Prata, ao sul, at o Nordeste, com algumas ocorrncias ainda mal conhecidas no sul da Amaznia. A leste, ocupavam toda a faixa litornea, desde o Rio Grande do Sul at o Maranho. A oeste, aparecem (no rio da Prata) no Paraguai e nas

Os povos indgenas citados possuam tradies culturais especfi cas que os distinguiam de outras sociedades indgenas e dos colonizadores europeus. Entre as tradies tupi-guarani, destacava-se: a) a organizao em aldeias politicamente independentes, dirigidas por um chefe, eleito pelos indivduos mais velhos da tribo. b) a ritualizao da guerra entre as tribos e o carter semissedentrio de sua organizao social. c) a conquista de terras mediante operaes militares, o que permitiu seu domnio sobre vasto territrio. d) o carter pastoril de sua economia, que prescindia da agricultura para investir na criao de animais. e) o desprezo pelos rituais antropofgicos praticados em outras sociedades indgenas.

AULA 20 A escravido no Brasil.

O texto abaixo foi extrado de uma crnica de Machado de Assis e refere-se ao trabalho de um escravo. Um dia comeou a guerra do Paraguai e durou cinco anos, Joo repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitrias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, Joo que repicou. Quando se fez a abolio completa, quem repicou foi Joo. Um dia proclamou-se a Repblica. Joo repicou por ela, repicaria pelo Imprio, se o Imprio retornasse.
(MACHADO, Assis de. Crnica sobre a morte do escravo Joo, 1897)

1.

pelo seu pai para cobrir dvidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu ofcio e transformou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.
AZEVEDO, E. O Orfeu de carapinha. In: Revista de Histria. Ano 1, no 3. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, jan. 2004 (adaptado).

A leitura do texto permite afirmar que o sineiro Joo: a) por ser escravo tocava os sinos, s escondidas, quando ocorriam fatos ligados Abolio. b) no poderia tocar os sinos pelo retorno do Imprio, visto que era escravo. c) tocou os sinos pela Repblica, proclamada pelos abolicionistas que vieram libert-lo. d) tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume faz-lo. e) tocou os sinos pelo retorno do Imprio, comemorando a volta da Princesa Isabel.

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do sc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a a) impossibilidade de ascenso social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado. b) extrema dificuldade de projeo dos intelectuais negros nesse contexto e a utilizao do Direito como canal de luta pela liberdade. c) rigidez de uma sociedade, assentada na escravido, que inviabilizava os mecanismos de ascenso social. d) possibilidade de ascenso social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestio filho de pai portugus. e) troca de favores entre um representante negro e a elite agrria escravista que outorgara o direito advocatcio ao mesmo.

2. Negro, filho de escrava e fidalgo portugus, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo

27

Que aspecto histrico da escravido no Brasil do sc. XIX pode ser identificado a partir da anlise do vesturio do casal retratado?

3.

a) O uso de trajes simples indica a rpida incorporao dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano. b) A presena de acessrios como chapu e sombrinha aponta para a manuteno de elementos culturais de origem africana. c) O uso de sapatos um importante elemento de diferenciao social entre negros libertos ou em melhores condies na ordem escravocrata. d) A utilizao do palet e do vestido demonstra a tentativa de assimilao de um estilo europeu como forma de distino em relao aos brasileiros. e) A adoo de roupas prprias para o trabalho domstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da excluso social naquele contexto.

Foto de Militio, So Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). Histria da vida privada no Brasil. Imprio: a corte e a modernidade nacional. So Paulo: Cia das Letras, 1997.

AULA 21 A questo da negritude no Brasil.

1. Voc est estudando o abolicionismo no Brasil e


ficou perplexo ao ler o seguinte documento: Texto 1 Discurso do deputado baiano Jernimo Sodr Pereira Brasil 1879: No dia 5 de maro de 1879, o deputado baiano Jernimo Sodr Pereira, discursando na Cmara, afirmou que era preciso que o poder pblico olhasse para a condio de um milho de brasileiros, que jazem ainda no cativeiro. Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: BRASILEIROS, NO . Em seguida, voc tomou conhecimento da existncia do Projeto Ax (Bahia), nos seguintes termos: Texto 2 Projeto Ax, Lio de cidadania 1998 Brasil: Na lngua africana Iorub, ax significa fora mgica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Ax conseguiu fazer, em apenas trs anos, o que sucessivos governos no foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construrem projetos de vida, transformando os de pivetes em cidados.

A receita do Ax simples: competncia pedaggica, administrao eficiente, respeito pelo menino, incentivo, formao e bons salrios para os educadores. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Ax atende hoje a mais de duas mil crianas e adolescentes. A cultura afro, forte presena na Bahia, d o tom do Projeto Er (entidade criana do candombl), a parte cultural do Ax. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Il Ay e de outros blocos, jogam capoeira e tm um grupo de teatro. Todas as atividades so remuneradas. Alm da bolsa semanal, as crianas tm alimentao, uniforme e vale-transporte. Com a leitura dos dois textos, voc descobriu que a cidadania: a) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes. b) foi obtida pelos ex-escravos to logo a abolio fora decretada. c) no era incompatvel com a escravido. d) ainda hoje continua incompleta para milhes de brasileiros. e) consiste no direito de eleger deputados.

28

Apostila histria

2. A questo tnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes: I. Instituiu-se o Dia Nacional da Conscincia Negra em 20 de novembro, ao invs da tradicional celebrao do 13 de maio. Essa nova data o aniversrio da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crtica segregao e excluso social. II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivncia harmoniosa entre as diversas etnias. Tambm sobre essa questo, estudiosos fazem diferentes reflexes: Entre ns [brasileiros], (...) a separao imposta pelo sistema de produo foi a mais fluida possvel. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e at de uma raa para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raa e de convenes de classe, do branco pela cabocla, pela cunh, pela ndia (...) agiu poderosamente na formao do Brasil, adoando-o.
(Gilberto Freire. O mundo que o portugus criou.)

[Porm] o fato que ainda hoje a miscigenao no faz parte de um processo de integrao das raas em condies de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda so pouco numerosos os segmentos da populao de cor que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.
(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, correto aproximar a) a posio de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente s duas atitudes. b) a posio de Gilberto Freire atitude I e a de Florestan Fernandes atitude II. c) a posio de Florestan Fernandes atitude I e a de Gilberto Freire atitude II. d) somente a posio de Gilberto Freire a ambas as atitudes. e) somente a posio de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

AULA 22 1750: um importante divisor de guas na historia brasileira. A crise do sistema colonial. 1. Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram
inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana.
Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes).

c) Tanto nos EUA quanto na Frana, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revoluo Francesa exerceu forte influncia no desencadeamento da independncia norteamericana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revoluo Francesa abriu o caminho para as independncias das colnias ibricas situadas na Amrica. Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana.
Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes).

2.

Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta: a) A independncia dos EUA e a Revoluo Francesa integravam o mesmo contexto histrico, mas se baseavam em princpios e ideais opostos. b) O processo revolucionrio francs identificou-se com o movimento de independncia norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.

29

Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta. a) A independncia dos EUA e a Revoluo Francesa integravam o mesmo contexto histrico, mas se baseavam em princpios e ideais opostos. b) O processo revolucionrio francs identificou-se com o movimento de independncia norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. c) Tanto nos EUA quanto na Frana, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revoluo Francesa exerceu forte influncia no desencadeamento da independncia norteamericana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revoluo Francesa abriu o caminho para as independncias das colnias ibricas situadas na Amrica.

-dado se desenvolva; porque o comrcio de escravos e o comrcio simplesmente, a economia monetria, per-mitem que um nmero bem excepcional de atenienses sejam cidados.
Pierre Vidal-Naquet - Trabalho e escravido na Grcia Antiga

3. Servido: uma obrigao imposta ao produtor (...)


independentemente de sua vontade para satisfazer certas exigncias econmicas de um senhor, quer tais exigncias tomem a forma de servios a prestar ou de taxas a pagar em dinheiro ou em espcie.
Maurice Dobb - A evoluo do capitalismo

O escravo torna possvel o jogo social, no porque garanta a totalidade do trabalho material (isso jamais ser verdade), mas porque seu estatuto de anticidado, de estrangeiro absoluto, permite que o estatuto do ci-

Comparando-se as formas de trabalho destacadas pelos textos, predominantes em determinados perodos histricos e em diferentes espaos geogrficos, est correto afirmar que: a) ambas as formas foram largamente utilizadas nas pocas moderna e contempornea, principalmente em sociedades pr-capitalistas altamente urbanizadas. b) as duas categorias de trabalhadores coexistiram na Antiguidade Clssica Greco-Romana, sendo que so-mente a escravido sobreviveu como forma de trabalho predominante at a modernidade. c) sem ser uniforme, tanto a servido como a escravido existiram simultaneamente em diferentes mo-mentos da histria da humanidade, como, por exemplo, na Antiguidade Oriental e em algumas regies da Amrica colonial. d)a servido assemelhava-se escravido, pois nas duas formas o trabalhador era propriedade de um senhor que, por isso, podia dispor livremente do trabalhador, bem como do seu trabalho. e)escravos e servos deviam obrigaes aos seus senhores, destacando-se entre elas a obrigatoriedade de entregar-lhes parte da produo e dedicar dias de trabalho s terras do senhor.

AULA 23 A Revoluo Industrial

1. A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaa lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorncia lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fbricas e os novos altos-fornos eram como as Pirmides, mostrando mais a escravizao do homem que seu poder.
DEANE, P. A Revoluo Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relao estabelecida no texto entre os avanos tecnolgicos ocorridos no contexto da Revoluo Industrial Inglesa e as caractersticas das cidades industriais no incio do sculo XIX? a) A facilidade em se estabelecer relaes lucrativas transformava as cidades em espaos privilegiados para a livre iniciativa, caracterstica da nova sociedade capitalista.

b) O desenvolvimento de mtodos de planejamento urbano aumentava a efi cincia do trabalho industrial. c) A construo de ncleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias at as fbricas. d) A grandiosidade dos prdios onde se localizavam as fbricas revelava os avanos da engenharia e da arquitetura do perodo, transformando as cidades em locais de experimentao esttica e artstica. e) O alto nvel de explorao dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por pssimas condies de moradia, sade e higiene.

30

Apostila histria

2. A evoluo do processo de transformao de matrias-primas em produtos acabados ocorreu em trs estgios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estgios foi o artesanato, em que se: A) trabalhava conforme o ritmo das mquinas e de maneira padronizada. B) trabalhava geralmente sem o uso de mquinas e de modo diferente do modelo de produo em srie. C) empregavam fontes de energia abundantes para o fun-

cionamento das mquinas. D) realizava parte da produo por cada operrio, com uso de mquinas e trabalho assalariado. E) faziam interferncia do processo produtivo por tcnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produo.

1. Em nosso pas queremos substituir o egosmo pela

AULA 24 A Revoluo Francesa.

moral, a honra pela probidade, os usos pelos princpios, as convenincias pelos deveres, a tirania da moda pelo imprio da razo, o desprezo desgraa pelo desprezo ao vcio, a insolncia pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor glria, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mrito, o espirituoso pelo gnio, o brilho pela verdade, o tdio da volpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revoluo Francesa e Vida Privada, in: PERROT, M. (Org). Histria da Vida Privada: da Revoluo Francesa Primeira Guerra. Vol. 4. So Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).

Trata-se do movimento conhecido como a) Iluminismo, ocorrido principalmente nos Estados Unidos, ao longo do sculo XIX. b) Liberalismo, ocorrido primeiramente na Alemanha, no sculo XVIII. c) Renascena, ocorrido principalmente na Itlia, no incio dos Tempos Modernos. d) Socialismo Utpico, ocorrido primeiramente na Inglaterra, no sculo XIX. e) Iluminismo, ocorrido principalmente na Frana, ao longo do sculo XVIII.

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho tra nscrito parte, relaciona-se a qual dos grupos poltico-sociais envolvidos na Revoluo Francesa? a) alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francs como fora poltica dominante. b) Ao clero francs, que desejava justia social e era ligado alta burguesia. c) A militares oriundos da pequena e mdia burguesia, que derrotaram as potncias rivais e queriam reorganizar a Frana internamente. d) nobreza esclarecida, que, em funo do seu contato com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francs. e) Aos representantes da pequena e mdia burguesia e das camadas populares, que desejavam justia social e direitos polticos.

3. A segunda metade do sculo XVIII foi palco de importantes transformaes que levaram ao fim do Antigo Regime. No bojo desse processo, ocorreram a Revoluo Industrial, a Independncia das Treze Colnias e a Revoluo Francesa. No plano ideolgico, os dois ltimos movimentos citados foram inspirados no Iluminismo, que preconizava a) o retorno velha ordem feudal com a recuperao dos poderes por parte da nobreza feudal e o reforo da ordem estamental. b) a implantao do Estado-Nao organizado em torno da autoridade soberana do poder real, legitimado por poder divino. c) a igualdade civil e o exerccio de plenas liberdades polticas e econmicas por todos os cidados. d) a criao de uma nova ordem social e econmica apoiada no princpio da igualdade econmica e social, com o fim da propriedade privada. e) a tomada do poder pelo proletariado e a formao de assemblias populares em substituio s formas estatais de poder.

2. Comeou-se a criticar o absolutismo e o poder divino


dos reis, a falta de liberdade econmica e a fora da nobreza. Os grupos burgueses ligados ao comrcio, industria e s finanas defendiam a reduo dos monoplios controlados pelo rei e pediam mais liberdade para realizar seus negcios. Intelectuais lutavam pela igualdade de todos perante lei, pelo direito de voto e por uma constituio que determinasse os direitos e os deveres dos cidados.

4. A partir da segunda metade do sculo XVIII, o chamado


antigo sistema colonial, baseado nas prticas e nos princpios mercantilistas enfrentou uma profunda crise. Desta crise resultou um conjunto de movimentos de independn-

31

cia nas reas coloniais da Amrica Latina. Considere os seguintes elementos. I- A Revoluo Industrial na Inglaterra. II- A luta pela liberdade de comrcio e pela autonomia. III- O desenvolvimento socioeconmico das colnias. IV- A influncia das idias iluministas. V- A poltica Napolenica. VI- A rivalidade entre a elite local e os representantes da elite metropolitana.

Quais dentre eles contriburam para a emancipao das colnias e rompimento do pacto colonial? a) Apenas I e II. b) Apenas I e IV. c) Apenas I, III e V. d) Apenas II, IV e VI. e) I, II, III, IV, V e VI.

1. O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela


algumas caractersticas de uma determinada corrente de pensamento.

AULA 25 A Independncia e o incio do Imprio brasileiro.

1. Aps a Independncia, integramo-nos como exportadores de produtos primrios diviso internacional do trabalho, estruturada ao redor da Gr-Bretanha. O Brasil especializou-se na produo, com brao escravo importado da frica, de plantas tropicais para a Europa e a Amrica do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. ramos um pas essencialmente agrcola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. No se poderia confiar a trabalhadores forados outros instrumentos de produo que os mais toscos e baratos. O atraso econmico forou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padro de vida civilizado, marca que distinguia as classes cultas e naturalmente dominantes do povaru primitivo e miservel. (...) E de fora vinham tambm os capitais que permitiam iniciar a construo de uma infraestrutura de servios urbanos, de energia, transportes e comunicaes.
Paul Singer. Evoluo da economia e vinculao internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.

e) teve sua industrializao estimulada pela Gr-Bretanha, que investiu capitais em vrios setores produtivos.

2. No tempo da independncia do Brasil, circulavam


nas classes populares do Recife trovas que faziam aluso revolta escrava do Haiti: Marinheiros e caiados Todos devem se acabar. Porque s pardos e pretos O pas ho de habitar.
AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos, Recife: Cultura Acadmica, 1907.

O perodo da independncia do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende: a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a populao escrava e entre os mestios pobres, alimentando seu desejo por mudanas. b) da rejeio aos portugueses, brancos, que significava a rejeio opresso da Metrpole, como ocorreu na Noite das Garrafadas. c) do apoio que escravos e negros forros deram monarquia, com a perspectiva de receber sua proteo contra as injustias do sistema escravista. d) do repdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora. e) da expulso de vrios lderes negros independentistas, que defendiam a implantao de uma repblica negra, a exemplo do Haiti.

Levando-se em considerao as afirmaes acima, relativas estrutura econmica do Brasil por ocasio da independncia poltica (1822), correto afirmar que o pas: a) se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcanado no perodo colonial. b) extinguiu a produo colonial baseada na escravido e fundamentou a produo no trabalho livre. c) se tornou dependente da economia europia por realizar tardiamente sua industrializao em relao a outros pases. d) se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no pas sem trazer ganhos para a infraestrutura de servios urbanos.

3. Art. 92. So excludos de votar nas Assembleias


Paroquiais: I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais no se compreendam os casados, e Oficiais Militares, que

32

Apostila histria

forem maiores de vinte e um anos, os Bacharis Formados e Clrigos de Ordens Sacras. IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade claustral. V. Os que no tiverem de renda lquida anual cem mil ris por bens de raiz, indstria, comrcio ou empregos.
Constituio Poltica do Imprio do Brasil (1824). Disponvel em: https://legislacao.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

A legislao espelha os conflitos polticos e sociais do contexto histrico de sua formulao. A Constituio

de 1824 regulamentou o direito de voto dos cidados brasileiros com o objetivo de garantir: a) o fim da inspirao liberal sobre a estrutura poltica brasileira. b) a ampliao do direito de voto para maioria dos brasileiros nascidos livres. c) a concentrao de poderes na regio produtora de caf, o Sudeste brasileiro. d) o controle do poder poltico nas mos dos grandes proprietrios e comerciantes. e) a diminuio da interferncia da Igreja Catlica nas decises poltico-administrativas.

AULA 26 1850 e a modernizao capitalista no Brasil.

1. Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolio da escravatura no Brasil, assinale a opo correta. A) O processo abolicionista foi rpido porque recebeu a adeso de todas as correntes polticas do pas. B) O primeiro passo para a abolio da escravatura foi a proibio do uso dos servios das crianas nascidas em cativeiro. C) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertao dos cativos mais velhos. D) Assinada pela princesa Isabel, a Lei urea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravido no Brasil. E) Ao abolir o trfico negreiro, a Lei Eusbio de Queirs bloqueou a formulao de novas leis antiescravido no Brasil.

mistos franceses e ingleses.

3. Leia o texto que segue:


Aprovado na Cmara a 3 de setembro, o projeto tornou-se a lei 601 de 18 de setembro de 1850, a chamada Lei de Terras, que pouco divergia da verso do Senado. {...] a lei estabelecia ainda a venda de terras em hasta pblica vista e a preos mnimos que variavam de meio real a dois ris por braa quadrada, de acordo com o terreno; criava comissrios especiais para extremar as terras do domnio pblico, e previa a criao de uma Repartio Geral de Terras Pblicas.
CARVALHO, Jos Murilo. Teatro de Sombras: a poltica imperial. So Paulo: Vrtice; Rio de Janeiro: IUPERJ, 1988.

2. Na segunda metade do sculo XIX, o Imprio do Brasil


passa por um processo de modernizao da infra-estrutura produtiva e urbana, com a construo de estradas de ferro para escoar a produo e a implantao de servios de iluminao e transporte pblico urbano (bondes) em cidades como Rio de Janeiro e So Paulo. Os capitais que financiaram essa modernizao da infra-estrutura produtiva e urbana eram majoritariamente provenientes a) do crescimento e integrao do mercado de consumo interno. b) da exportao de caf e de emprstimos externos feitos juntos a banqueiros ingleses. c) de emprstimos externos feitos junto a banqueiros americanos. d) de capitais obtidos pela expanso do setor industrial. e) da criao de sociedades annimas com capitais

correto afirmar que a Lei de Terras foi sancionada em contexto de a ) Grande endividamento do Imprio diante dos gastos com a imigrao, pois a receita gerada pela comercializao das terras visava cobrir esses custos. b) Preocupao com as condies de acesso fcil propriedade fundiria para a populao em geral. c) Percepo do trmino do trfico negreiro visando a atrair os recursos antes destinados aquisio de escravos para os cofres do Imprio. d) Percepo, pela elite agrria, do andamento da questo da escravido e da imigrao, terminando o interesse dessa elite no estatuto da propriedade rural. e) Entendimento , por parte dos proprietrios, de que os conflitos agrrios decorriam de falta de demarcao das terras anteriores.

33

AULA 27 As Revolues Liberais europias.

Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilizao do mesmo muito incerta e est constantemente exposto invaso de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqidade e da justia, o proveito da propriedade que possui nesse estado muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstncias obrigam-no a abandonar uma condio que, embora livre, est cheia de temores e perigos constantes; e no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que esto j unidos, ou pretendem unir-se, para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.
(Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991)

de ser descrito como uma revoluo tcnica, sabemos, no entanto, tratar-se de um movimento que deixou marcas profundas nas sociedades do mundo contemporneo. Um novo tipo humano, o operariado, passou a compor as multides das sociedades capitalistas e, desprovidos de meios e instrumentos para sua sobrevivncia e submetidos a condies degradantes de existncia, esse novo ser social passou a atuar diretamente nos processos de transformaes de algumas sociedades. O ludismo, movimento de destruio de mquinas pelos operrios ingleses, foi a expresso pioneira de uma nova era das relaes sociais no mundo capitalista. Sobre esse tema, correto afirmar que: a) o movimento dos operrios ingleses foi determinante para encaminhar mudanas que humanizaram as relaes entre capital e trabalho em todo o mundo capitalista. b) o ludismo acabou produzindo uma teoria que serviu de base para o desenvolvimento do anarquismo nas primeiras dcadas do sculo XX. c) a afirmao do Estado liberal e o aprofundamento das desigualdades sociais resultantes da Revoluo Industrial estimularam a produo de teorias revolucionrias como o socialismo, em meados do sculo XIX. d) o liberalismo poltico e as doutrinas econmicas a ele associadas encontraram terreno frtil para a sua difuso junto aos movimentos operrios. e) o sindicalismo, um dos produtos da Revoluo Industrial, acabou freando o mpeto revolucionrio da classe trabalhadora no incio do sculo XX.

Do ponto de vista poltico, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar: a) a existncia do governo como um poder oriundo da natureza. b) a origem do governo como uma propriedade do rei. c) o absolutismo monrquico como uma imposio da natureza humana. d) a origem do governo como uma proteo vida, aos bens e aos direitos. e) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.

2. Analisando o texto da questo anterior, podemos concluir que se trata de um pensamento: a) do liberalismo. b) do socialismo utpico. c) do absolutismo monrquico. d) do socialismo cientfico. e) do anarquismo.

3. Na segunda metade do sculo XVIII, teve incio, na


Inglaterra, um processo de desenvolvimento tecnolgico que ficou conhecido como Revoluo Industrial. Apesar

34

Apostila histria

AULA 28 Proletrios do mundo, uni-vos: do socialismo utpico ao cientfico.

No incio do sculo XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas, para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os operrios e para distribuir melhor a riqueza. Como esperassem medidas humanitrias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de: a) social-democratas b) socialistas utpicos c) sindicalistas radicais d) comunistas ortodoxos e) anarquistas romnticos.

1.

O cartismo ingls, movimento operrio que surgiu na dcada de 1830, reivindicava: a) o estabelecimento do socialismo na Inglaterra; b) a organizao dos trabalhadores em ligas operrias; c) a luta armada para a realizao do socialismo; d) a destruio das mquinas nas fbricas; e) benefcios trabalhistas e eleitorais.

2.

AULA 29 O Imperialismo afro-asitico.

1. O continente africano em seu conjunto apresenta 44%


de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitao dos grupos tnicos.
MARTIN, A. R. Fronteiras e Naes. Contexto, So Paulo, 1998.

Forense-Universitria, 1983. p. 13.)

Em relao aos resultados humanos desse processo na Inglaterra, entre meados do sc. XVIII e meados do XIX, podemos afirmar que: I. O cerne dos efeitos sociais da industrializao est na desagregao das formas tradicionais de vida, destrudas pela Revoluo Industrial, que atingiu fundamentalmente os mais pobres entre a populao. II. A aristocracia e os proprietrios de terra foram profundamente afetados pela industrializao, perdendo seu poder poltico no campo e tendo suas rendas diminudas pela queda de interesse nos produtos agrcolas. III. Com o desenvolvimento da lgica capitalista de produo, o trabalho na fbrica estabelece um ritmo regular de vida, que prope aos trabalhadores mecanismos de insero social e de aumento no padro de vida os quais estimularam uma rpida adaptao racionalidade burguesa vigente poca. Pode-se afirmar que a) apenas I est correta. b) apenas I e II esto corretas. c) apenas I e III esto corretas. d) apenas II e III esto corretas. e) I, II e III esto corretas.

Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais, a frica apresenta as caractersticas citadas em virtude, principalmente a) da sua recente demarcao, que contou com tcnicas cartogrficas antes desconhecidas. b) dos interesses de pases europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais. c) das extensas reas desrticas que dificultam a demarcao dos .limites naturais.. d) da natureza nmade das populaes africanas, especialmente aquelas oriundas da frica Subsaariana. e) da grande extenso longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcao.

2. Para o historiador ingls Eric Hobsbawm:


(...) a Revoluo Industrial assinala a mais radical transformao da vida humana j registrada em documentos escritos.
(In: Da Revoluo Industrial Inglesa ao Imperialismo. 3 ed. Rio de Janeiro:

3. Foram conseqncias da Revoluo Industrial: 35

a) O aumento da produo e do povoamento dos campos, a menor diviso tcnica do trabalho e o alargamento dos mercados. b) O surgimento do feudalismo como modo de produo dominante, a afirmao do anarquismo como ideologia contestadora da ordem vigente e a diminuio da necessidade de mo-de-obra no meio urbano. c) A afirmao do capitalismo como modo de produo dominante, e da burguesia e do proletariado como as classes bsicas da nova estrutura social.

d) A imposio dos trabalhadores urbanos sobre os rurais, a proletarizao dos mineradores e o estreitamento dos mercados. e) A crescente interdependncia entre cidade e campo, a desvalorizao das demandadas matrias primas e a falncia do capitalismo como modo de produo dominante.

AULA 30 A Proclamao da Repblica brasileira e os bestializados.

I Para consolidar-se como governo, a Repblica precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes no deveria ser visto como heri republicano radical, mas sim como heri cvico-religioso, como mrtir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.
CARVALHO, J. M. C. A formao das almas: O imaginrio da Repblica no Brasil.So Paulo: Companhia das Letras, 1990.

1.

2. O artigo 402 do Cdigo penal Brasileiro de 1890


dizia: Fazer nas ruas e praas pblicas exerccios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominao de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma leso corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Priso de dois a seis meses.
SOARES, C. E. L. A Negregada instituio: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).

I Ei-lo, o gigante da praa, / O Cristo da multido! Tiradentes quem passa / Deixem passar o Tito.
ALVES, C. Gonzaga ou a revoluo de Minas. In: CARVALHO, J. M. C. A formao das almas: O imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990.

A 1a Repblica brasileira, nos seus primrdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenas e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonalves. A transformao do inconfidente em heri nacional evidencia que o esforo de construo de um simbolismo por parte da Repblica estava relacionado: a) ao carter nacionalista e republicano da Inconfidncia, evidenciado nas ideias e na atuao de Tiradentes. b) identificao da Conjurao Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro. c) ao fato de a proclamao da Repblica ter sido um movimento de poucas razes populares, que precisava de legitimao. d) semelhana fsica entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo catlico como o brasileiro, uma fcil identificao. e) ao fato de Frei Caneca e Bento Gonalves, terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do pas.

O artigo do primeiro Cdigo Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava: a) a manuteno de parte da legislao do Imprio com vistas ao controle da criminalidade urbana. b) a defesa do retorno do cativeiro e escravido pelos primeiros governos do perodo republicano. c) o carter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilbrio entre progresso e civilizao. d) a criminalizao de prticas culturais e a persistncia de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravido. e) o poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada.

36

Apostila histria

AULA 31 A economia brasileira na Repblica Velha.

1. At que ponto, a partir de posturas e interesses


diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena poltica nacional na Primeira Repblica? A unio de ambas foi um trao fundamental, mas que no conta toda a histria do perodo. A unio foi feita com a preponderncia de uma ou de outra das duas fraes. Com o tempo, surgiram as discusses e um grande desacerto final.
FAUSTO, B. Histria do Brasil. So Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado).

II. Coube a Campos Sales sanear as finanas, executando as polticas a que o pas se comprometeria com o Funding Loan: deflao, equilbrio oramentrio, restaurao do imposto pago em ouro nas alfndegas. [...] cortou-se drasticamente o gasto pblico, tanto o de consumo (que em 1902 estava 44% mais baixo do que em 1897/98) como o destinado ao investimento pblico, que em 1902 reduzira-se terceira parte dos nveis j baixos de 1898.
(CARDOSO, F.H. Dos governos militares a prudente Campos Sales. In: FAUSTO, B. Histria Geral da Civilizao Brasileira. Ed. Difel. Tomo III, 1984. 1 vol., p.36)

A imagem de um bem-sucedido acordo caf com leite entre So Paulo e Minas, um acordo de alternncia de presidncia entre os dois estados, no passa de uma idealizao de um processo muito mais catico e cheio de conflitos. Profundas divergncias polticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comrcio exterior.
TOPIK, S. A presena do estado na economia poltica do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).

Para a caracterizao do processo poltico durante a Primeira Repblica, utiliza-se com frequncia a expresso Poltica do Caf com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilizao: a) A riqueza gerada pelo caf dava oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos presidncia, sem necessidade de alianas. b) As divises polticas internas de cada estado da fe derao invalidavam o uso do conceito de aliana entre estados para este perodo. c) As disputas polticas do perodo contradiziam a suposta estabilidade da aliana entre mineiros e paulistas. d) A centralizao do poder no executivo federal impedia a formao de uma aliana duradoura entre as oligarquias. e) A diversificao da produo e a preocupao com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.

III. Se Prudente de Morais deixou a Presidncia sob os aplausos do povo, o mesmo no se pode dizer da sada de seu sucessor Campos Sales. Esse presidente tambm paulista, implementou uma poltica econmico-financeira das mais dolorosas da histria da Repblica brasileira. Por isso, deixou o Palcio do Catete debaixo de manifestaes pblicas de repdio ao que fora seu governo. Milhares de pessoas, nas ruas, nas praas, nos morros, munidas de apitos, vaiavam o presidente que partia.
(LUSTOSA, I.. Histrias de Presidentes A Repblica do Catete. So Paulo: Ed. Vozes, 1989.)

A partir da leitura dos textos, possvel identificar a) a Poltica dos Governadores, a poltica econmico -financeira restritiva e o descontentamento popular. b) a Poltica feijo-com-arroz, a poltica econmico-financeira emissionista e a incompreenso popular. c) a Poltica desenvolvimentista, a poltica econmico-financeira restritiva e a ignorncia popular. d) a Poltica caf-com-leite, a poltica econmico-finan ceira emissionista e o apoio popular. e) a Poltica dos Governadores, o Encilhamento e o descontentamento popular.

2. Leia os trechos abaixo relativos ao governo de


Campos Sales. I. ... o verdadeiro pblico que forma a opinio e imprime direo ao sentimento nacional o que est nos Estados. de l que se governa a Repblica por cima das multides que tumultuam, agitadas, nas ruas da
Capital da Unio. (SALES, Campos. Da propaganda Presidncia. So Paulo, 1908. p.252.)

37

AULA 32 A permanncia das Oligarquias tradicionais na Repblica Velha.

1. Assinale a alternativa que melhor define o quadro


poltico brasileiro ao longo do perodo denominado Repblica Velha. a) A poltica abriu-se s influncias populares com a formao de sindicatos, clubes e partidos polticos, com ampla participao de operrios e camponeses. b) Os setores de classe mdia insurgiram-se contra o sistema poltico vigente, gerando um amplo espectro de revoltas como o Contestado e Canudos, ocorridas na primeira dcada do sculo. c) As oligarquias agrrias, notadamente de So Paulo e Minas Gerais, monopolizavam o poder poltico em todas as instncias, manipulando o eleitorado e fraudando as eleies. d) A atuao do exrcito foi decisiva no perodo, como intermedirio nos conflitos entre os poderes, uma vez que detinha o direito de intervir em casos de crise poltica entre o Legislativo e o Executivo. e) O crescimento de grupos comunistas levou o regime a uma ao repressiva que se prolongou por vinte anos.

mtico de transformao de hbitos cotidianos, suas convices, seus modos de percepo, e at seus reflexos instintivos. Isso no apenas no Brasil, mas no mundo tomado agora como um todo integrado. (...). As bases de inspirao das novas elites eram as correntes cientificistas, o darwinismo social do ingls Spencer, o monismo alemo e o positivismo francs de Augusto Comte.
(SEVCENKO, Nicolau. Histria da vida privada no Brasil Repblica: da belle poque era do rdio. So Paulo: Companhia das letras, 1998. p. 10-21. Adaptao.)

2. Com a implantao da Repblica no Brasil, as


novas elites dirigentes promoveriam a modernizao da vida urbana e cultural, introduzindo novos hbitos e costumes, mas margem desse processo de modernizao e progresso, alguns importantes movimentos sociais viriam abalar a nova ordem republicana. Entre eles podem-se citar a) a Guerra do Contestado, a Revolta da Vacina e Canudos. b) a Revolta da Chibata, a Revoluo Praieira e a Noite das Garrafadas. c) a Revolta da Armada, a revolta Federalista e a Guerra dos Muckers. d) a Coluna Prestes, a Revoluo Constitucional e a Revoluo Pernambucana. e) a Intentona Comunista, a Revoluo Bahiana e a Revoluo de 1930. Nicolau Sevcenko, referindo-se passagem do Imprio Repblica at meados de sculo XX, em seus aspectos polticos, econmicos, e comentado as modificaes tecnolgicas e sociais dessa conjuntura em geral, assim se expressa: De fato, nunca em nenhum perodo anterior, tantas pessoas foram envolvidas de modo to completo e to rpido num processo dra-

Em relao ao contexto citado, pode-se afirmar que I. a reforma urbana do Rio de Janeiro com a (re)configurao das avenidas, a reforma do porto, e o saneamento bsico, permeados pelo positivismo e pelo darwinismo social, significaram a violncia e a expropriao das j precrias habitaes dos pobres. II. o tratamento aos pobres (por parte das autoridades polticas e sanitrias) como degenerados, incapazes, disseminadores de doenas, fez com que esses pobres resistissem vacinao em massa contra a varola e a febre amarela no Rio de Janeiro, dando origem chamada Revolta da Vacina. III. ao lado da consolidao poltica dos cafeicultores paulistas, expandiam-se as estradas de ferro, e a luz eltrica fez sua estria no Brasil. Das afirmaes acima, a) somente I est correta. b) somente I e III esto corretas. c) somente II est correta. d) I e II esto corretas. e) I, II e III esto corretas.

3.

38

Apostila histria

AULA 33 A I Grande Guerra.

1. Entre a Unificao Alem (1871) e a Primeira Guerra


Mundial (1914-1918), o mundo extra-europeu foi dividido entre as grandes potncias. Com isto foram constitudos imprios coloniais e desenvolveu-se uma intensa rivalidade. Considere as afirmaes abaixo, em relao a essa conjuntura. I. A Alemanha era o estado europeu com a economia de maior crescimento, o qual, por ter chegado atrasado partilha colonial, ameaava o poderio ingls atravs da corrida naval. II. A rivalidade entre os imprios levou diviso da Europa em dois blocos, que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial, desencadeada pelo atentado de Sarajevo. III. A Alemanha aliou-se Inglaterra para neutralizar a Frana e os EUA, pois estes pases eram seus adversrios na constituio de imprios coloniais. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.

de poder mundial, adotada pela Alemanha guilhermina. b) a competio industrial, comercial e naval entre a Alemanha, pas ento recm chegado corrida neocolonialista, e a Inglaterra, ento a maior potncia econmica mundial. c) o desejo da monarquia dual Austro-Hngara de reunir os eslavos da Pennsula Balcnica numa monarquia tridica, visando estabilidade de uma rea ameaada pelo expansionismo russo e pelo nacionalismo srvio. d) os sistemas de alianas antagnicos e potencialmente conflitantes: de uma lado, a Trplice Entente e, de outro, os Imprios Centrais. e) a desestabilizao do status quo europeu provocada pelos Estados Unidos e Frana, visando a despetar os sentimentos nacionalistas das inmeras nacionalidades submetidas ao jugo dos velhos imprios.

3. A Primeira Guerra Mundial alterou profundamente o


mapa poltico europeu, que passa a mostrar I. a desagregao do Imprio Russo, a dissoluo da ustria-Hungria e do Imprio Turco. II. a devoluo da Alscia-Lorena Blgica e a regio do Sarre Frana. III. os novos Estados da Europa Centro-Oriental e Balcnica. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas I e III.

2. Dentre os fatores desencadeadores da Primeira


Guerra Mundial, NO se pode citar a) o colapso da diplomacia de Bismarck, baseada em acordos internacionais que visavam manuteno do equilbrio europeu, e sua substituio por uma poltica

AULA 34 A Crise de 1929.

1. Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil.


Esse texto parte de um artigo que analisa algumas situaes de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na po ca de uma iminente crise financeira no Brasil. Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma tera-feira, praticamente no havia compradores no prego de Nova Iorque, s vendedores. Seguiu-se uma

crise incomparvel: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhes de dlares em 1929, para 56 bilhes em 1933, coisa inimaginvel em nossos dias. O valor do dlar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milho para 12,5 milhes de trabalhadores cerca de 25% da populao ativa entre 1929 e 1933. A construo civil caiu 90%. Nove milhes de aplicaes, tipo caderneta de poupana, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil

39

firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome.


(Gazeta Mercantil, 05/01/1999)

Ao citar dados referentes crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalstico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte inteno:

a) questionar a interpretao da crise. b) comunicar sobre o desemprego. c) instruir o leitor sobre aplicaes em bolsa de valores. d) relacionar os fatos passados e presentes. e) analisar dados financeiros americanos.

2.

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relao entre os setores primrio, secundrio e tercirio. Nesse sentido, a disposio dos atores na cadeia agroindustrial demonstra

A) a autonomia do setor primrio. B) a importncia do setor financeiro. C) o distanciamento entre campo e cidade. D) a subordinao da indstria agricultura. E) a horizontalidade das relaes produtivas.

3. Fim de uma era de total liberdade econmica. Nos


Estados Unidos, a crise foi to violenta que motivou a ao do estado na economia, estimulando investimentos e ampliando o mercad de trabalho norte-americano: I. na ocupao de novos territrios na sia e na frica, ampliando o j conhecido imperialismo. II. na construo de obras civis, como aeroportos, portos, escolas, hospitais, barragens, estradas, dutos subterrneos de aquecimento, alm de moradias populares em todo o territrio nacional. III. na preparao da guerra contra a Alemanha, produzindo equipamentos e suprimentos militares. IV. na associao com outros pases, visando uma sada coletiva para a crise. Dentre as afirmativas

4. De uma forma mais geral, podemos afirmar que a


Grande Depresso de 1929 resultou da conjugao de vrios fatores, como, por exemplo: I. Queda dos preos agrcolas no mercado internacional. II. Super produo industrial norte-americana. III. Forte interveno do estado nas economias capitalistas. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.
* confira gabarito em www.unifonte.com.br

a) apenas I est correta. b) apenas II est correta. c) apenas III e IV esto corretas. d) apenas II e IV esto corretas. e) apenas I e IV esto corretas.

40

You might also like