You are on page 1of 2

04/03/13

RH.com.br - Impresso: A arte da comunicao interpessoal

Patrocnio: [ C om unicao ]

A arte da comunicao interpessoal


Elizabeth Hernandes de Oliveira
LEME CONSULTORIA C onsultora O rganizacional e C om unicadora Em pre sarial e proprie tria da e m pre sa www.le m e consultoria.com .br Alfa C onsulte .

Eu falo. Voc ouve. Mas no nos entendemos. Nunca se falou tanto em comunicao organizacional e interpessoal. At parece que somente nos ltimos tempos as pessoas e as organizaes descobriram que esse processo aparentemente muito simples, mas de complexo mecanismo, tem sido o causador de inmeros transtornos uma vez que ouvir ativa e empaticamente exige performance elaborada.

Quando pequenos fomos treinados a andar, a falar, a ler e a escrever. Ouvir cuidadosamente, jamais. Muito alm das palavras existe um vasto elenco de cdigos e smbolos que traduzem o que est sendo falado, o que ser quer dizer ou o que a pessoa est sentido. Conhecida como linguagem no-verbal ou no-escrita, muitas mensagens so transmitidas por um corpo que sente e que fala por meio do sorriso da alegria, do olhar que desaprova, dos dedos em V de vitria, do silncio do respeito, por exemplo. As faces rubras, a gagueira e o tremor das mos compem manifestaes fsicas sinalizando estados de irritao, de insegurana, de medo ou de cansao.

A arte da comunicao exige tcnica, percepo apurada e sensibilidade e isso ainda problema para muita gente e empresas. Geralmente, os "rudos de comunicao" surgem a partir da no identificao ou descumprimento de regras essenciais. Quem no se deparou com a sensao de desconforto aps ter emitido uma mensagem e o resultado ter sido desastroso? O emissor tem a certeza de ter atingido o seu objetivo, o que nem sempre verdadeiro.

A comunicao s se processa, de fato, quando o receptor compreende exatamente o que lhe foi transmitido e para que isso acontea muitos fatores esto envolvidos ainda que muitas pessoas no percebam. No importa com quem se fala ou que se fala. Elementos como clareza, objetividade, vocabulrio, dico, local, alm dos aspectos emocionais e psicolgicos do emissor e do receptor so fatores determinantes para o alcance da compreenso necessria. A ausncia ou o comprometimento de um destes elementos podem contribuir para o recrudescimento dos conflitos. Nos ambientes corporativos, como ferramenta estratgica e na gerao de valor da imagem, a aplicao de algumas regras auxilia na construo de relaes harmnicas assegurando confiana, credibilidade e segurana.

Por isso vale a ateno para alguns cuidados: - Discipline a audio. Aprenda a ouvir o outro. - Evite avaliaes precipitadas e preconceituosas sobre quem est falando e o que est sendo falado. - Respeite as diferenas. Saiba conviver com as diversidades. - Fale com clareza, com objetividade, o necessrio. - Fale com naturalidade, sem artifcios. - Use vocbulos de fcil compreenso. Grias nem pensar. - Tenha domnio sobre o que est falando. - Certifique-se que o receptor entendeu a informao transmitida. - Cuide da expresso corporal. Ela sinaliza muito o qu e a inteno daquilo est sendo falado.

www.rh.com.br/Portal/imprima.php?cod=8397

1/2

04/03/13

RH.com.br - Impresso: A arte da comunicao interpessoal

Cuidar do falar mais do que necessrio e cultivar uma boa audio imprescindvel na convivncia cotidiana.

Publicado em 27/02/2013 no www.RH.com.br.


Os textos publicados no representam, necessariamente, a opinio dos responsveis pelo site RH.com.br. Todos os direitos reservados. expressamente proibida qualquer reproduo. atodigital.com

www.rh.com.br/Portal/imprima.php?cod=8397

2/2

You might also like