You are on page 1of 4

Fotografia e Jornalismo: mais de um sculo de casamento feliz

Monica Martinez* PRADO, Magaly (org.); BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo. Coleo Introduo ao Jornalismo v. 6. So Paulo: Saraiva, 2011. 208p.

volume 6 da coleo Introduo ao Jornalismo , lanado no segundo semestre de 2011 pela Editora Saraiva, um achado por vrios motivos. A comear pelo ttulo oportuno: Fotografia e Jornalismo A informao pela imagem. Note que a obra no se limita ao estudo de fotojornalismo. Antes, o ttulo j denota a concepo ampla, que s algum que viu nascer a Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, como aluna da primeira turma de jornalismo da ECA-USP , poderia ter. Histria, portanto, algo caro autora, Dulclia Schroeder Buitoni. Aqui e ali na obra sem a linearidade que a faria enfadonha , h pinceladas do contexto do nascimento da fotografia, como na pgina 9: A nobreza comea a ser suplantada por uma nova classe social: a burguesia do negcio e do dinheiro. uma classe que quer ser reconhecida; no tendo passado ilustre como os nobres, quer deixar uma imagem para a posteridade. Por isso, o retrato fotogrfico encontrou um clima to favorvel para se desenvolver: todos queriam documentar a prpria famlia. Quando os preos se

* Doutora em Cincias da Comunicao, docente do Programa de Mestrado em Comunicao e Cultura da Uniso, Sorocaba-SP , Brasil.
Intercom RBCC So Paulo, v.35, n.2, p. 457-459, jul./dez. 2012

457

25monica.indd 457

14/12/2012 11:39:09

Monica Martinez

tornaram mais acessveis, as classes populares tambm aderiram rapidamente ao retrato fotogrfico. Em outros momentos, a autora humaniza a narrativa, lembrando, claro, de nosso segundo e ltimo imperador, D.Pedro II, um amante da cincia e tecnologia, ou, mais recentemente, nos anos 1980, quando tambm houve um redescobridor do nosso pai da fotografia: o professor Boris Kossoy, da ECA-USP . Assim como o ttulo faz uma ponte entre duas reas, a autora viveu isso em sua prpria vida profissional. Jornalista, ela era reprter da redao da revista Capricho, da Editora Abril na poca em que a revista era um marco na imprensa juvenil quando participou, em 1972, da seleo para professora na ECA (cinco anos mais tarde se tornaria diretora daquela publicao). Tem, portanto, o jornalismo nas veias, mas a vocao para a docncia falou mais alto. O que, alis, uma beno para os jovens professores de fotografia. Afinal, Buitoni compartilha com generosidade o conhecimento adquirido ao longo de sua trajetria de mestra. Nos captulos 2 e 3, a autora faz um mapa dos principais pensadores da fotografia: esto l Phillip Dubois, Andr Bazin, Umberto Eco, Christian Mertz, Roland Barthes, Rudolf Arnheim, Pierre Bourdieu e Vilm Flusser, entre outros, sem esquecer dos brasileiros, como Arlindo Machado, Thomas Farkas, Fernando de Tacca, Helouise Lima Costa, Ronaldo Entler, Rubens Fernandes Junior, Luiz Eduardo Achutti e Maurcio Lissovsky, alm do prprio Boris Kossoy. Diferentemente de alguns estudiosos, que se debruam somente nas obras que os precederam, Buitoni olha para frente, totalmente antenada com as novas tendncias. Hoje, alis, ela docente e pesquisadora do programa de ps-graduao em Comunicao da Faculdade Csper Lbero, de So Paulo. Esto na obra os saberes que ela acumulou ao longo dos anos, por meio do dilogo com estudiosos como o espanhol Josep M. Catal, da Universidad Autnoma de Barcelona, que se dedica ao estudo da complexidade da imagem, e o alemo WinfriedNth, professor de Lingustica e Semitica da Universidade de Kassel. A docente aponta, por exemplo, uma questo paradoxal dos estudos de visualidade contemporneos, o que outro pesquisador
458 Intercom RBCC So Paulo, v.35, n.2, p. 457-459, jul./dez. 2012

25monica.indd 458

14/12/2012 11:39:09

Fotografia e Jornalismo: mais de um sculo de casamento feliz

brasileiro, Norval Baitello Jr., chama de iconofagia: o fato de estarmos sendo devorados pelo excesso de imagens ocas, esvaziadas de contedo simblico. Est certo que os aparatos tecnolgicos tambm esto evoluindo. Hoje uma cmera digital das mais simples tem capacidade de 14 megapixels e zoom tico de 10 vezes. Limites que sero considerados obsoletos muito em breve. Contudo, algo que no envelhece a preocupao da autora para que as imagens no se tornem rasas como a dos catlogos, nem que sejam consumidas sem conscincia da inteno com a qual elas foram feitas: No existe imagem inocente. preciso ter repertrio, preciso observar e tentar imaginar todos os passos da produo de uma foto (p.7). A partir da, a obra mergulha numa anlise erudita escrita em linguagem simples e acessvel da relao entre o jornalismo e a fotografia. Contar mais seria tirar o prazer de o leitor mergulhar na obra. Mas os ttulos dos captulos seguintes j do bem uma dimenso do que o leitor encontrar pela frente: Fotografia e jornalismo: histrias; Usos jornalsticos da fotografia: informao, ilustrao, expresso; Fotojornalismo: acontecimento, cena, paisagem, retrato; Mdia impressa brasileira: jornais, revistas e fotgrafos; Pedagogia do fotojornalismo; Agncias e bancos de imagem: a questo autoral; Relao texto/imagem, imagem complexa, imagem esttica, imagem em movimento; imagem jornalstica televisiva: documentrio videogrfico e cinematogrfico; e Imagem jornalstica na Internet: novas visualidades fotogrficas aplicadas ao jornalismo.Cada um deles traz um quadro chamado Caminhos que, como o prprio nome diz, sugere trilhas para refletir e se aprofundar no assunto. A obra faz parte de uma coleo organizada pela docente Magaly Prado.

Intercom RBCC So Paulo, v.35, n.2, p. 457-459, jul./dez. 2012

459

25monica.indd 459

14/12/2012 11:39:09

25monica.indd 460

14/12/2012 11:39:09

You might also like