You are on page 1of 4

Biotica e Educao Fsica

Juarez Mller Dias


Mestre em Educao Fsica Conselheiro do CONFEF Professor do CDS/UFSC

tica

A Educao Fsica expressa-se, na prtica, em estudos e atividades de aperfeioamento do viver saudvel em seres humanos. Seus pilares de sustentao passam por intencionalidade pedaggica entranhada na promoo de mais qualidade desse ser e viver humano saudvel. Assim a Educao Fsica em todas as suas nuances de expresso, na prtica profissional, lida diretamente com seres humanos. Nesse sentido, essa prtica funcional de Educao Fsica, quer nas experincias em pesquisas, quer em prticas educativas na formao escolar, quer em capacitaes, treinamentos individuais ou coletivos de habilidades desportivas, seja para manuteno, reabilitao ou promoo de sade humana, tem como imperativo a reflexo Biotica, vinda tona nos ltimos anos do sculo XX. bem verdade que os princpios ticos primeiramente formulados com a preocupao de focalizar experimentaes com seres humanos foram firmados no Cdigo de Nurenberg em 1947. Era uma resposta reativa aos abusos praticados por nazistas durante a II Grande Guerra. Quase 20 anos depois desse Cdigo de Nurenberg, a Declarao de Helsinque feita pela Associao Mdica Mundial, em 1964, propunha recomendaes voltadas pesquisa biomdica envolvendo seres humanos, buscando evitar manipulaes dos sujeitos de experimentaes dessa natureza.

As velozes mudanas tecnolgicas e sociais, as alteraes comportamentais, os costumes, a cultura, a conscincia de busca do que humaniza o homem, foi ao longo dos tempos, convulsionando os processos de ser e de viver dos homens, aguando o sentido de construo de uma tica compatvel com a valorizao da vida humana em suas mais plenas condies de qualidade. Com certeza, teremos que pensar dentre as condies apropriadas ao viver humano com qualidade, no elenco de direitos dos seres humanos e com eles, o respeito a alguns princpios em que se firmam o tratamento com dignidade. Segundo um artigo escrito por Junges (2000) em Cadernos de tica em Pesquisa publicao do Conselho Nacional de Sade , nos anos 70 um comit de pesquisadores nos Estados Unidos estudou por quatro anos e identificou por esses estudos, princpios ticos norteadores de experimentao em seres humanos. O relatrio desses estudos, conhecido como Relatrio Belmont, expe os princpios da Biotica, termo criado pelo oncologista e bilogo americano Van Rensselder Potter II, registrado em seu livro Bioethics: bridge to the future, 1971. na Encyclopaedia of Bioethics, em 1978, modificado em 1995, que est documentado o conceito de Biotica

14

atualmente aceito, inclusive pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, o qual se resume como o estudo sistemtico das dimenses morais incluindo viso, deciso e normas morais das cincias da vida e do cuidado da sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas num contexto multidisciplinar. Embora procedente da tica mdica, a Biotica no se restringe ao direito dos indivduos sade e assistncia mdica; trata das responsabilidades sobre os desafios, dilemas, riscos e ameaas vida do planeta. Compreende a evoluo do saber e de concepes novas geradas pelas realidades do conhecimento cientficotecnolgico, biolgico, sociolgico, jurdico, ecolgico e filosfico. Dessa perspectiva leva-se em conta os princpios da Biotica, a saber: 1. O princpio da autonomia (o respeito vontade, crenas e valores morais das pessoas). 2. O princpio da beneficncia (a ateno aos riscos e benefcios assegurando o bemestar ou minorando o mal-estar das pessoas). 3. O princpio da justia (a exigncia da eqidade na distribuio de bens e benefcios). Esses trs princpios configuram o corao da Biotica. A preocupao com essa tica no Brasil, sobremodo nas pesquisas, estudos e prticas profissionais com seres humanos, est fundamentada na Resoluo n 196 (de 10/10/96), do Conselho Nacional de Sade. Neste momento, a reflexo trazida sobre Biotica nos leva a questionar se os Profissionais de Educao Fsica aplicam esses princpios, estudando sistematicamente suas prticas (de ensino, de pesquisa e do atendimento cotidiano s pessoas) o desdobramento das dimenses morais implicadas no exerccio de suas atividades.

Ora, se as prticas inerentes ao Profissional de Educao Fsica so exercidas com seres humanos, elas necessariamente implicam na dimenso cultural e dirigem-se a uma maior humanizao dos homens. Por isso mesmo, torna-se necessrio pens-las sob a orientao de fortes preocupaes morais, tanto nas suas atividades intrnsecas, quanto nas suas relaes com outros sistemas sociais. Ao trabalharmos profissionalmente em Educao Fsica, com certeza estamos envolvidos com a investigao problemtica e sutil do homem, portanto, exigente de um estatuto mais delicado, o qual no legitima modelos que no respeitem valores vinculados dignidade da condio humana. Este envolvimento nos coloca como representantes e defensores dos fundamentos bioticos diante de quaisquer pesquisas cujos sujeitos sejam seres humanos. Quando investigaes cientficas pretendem atuar sobre as caractersticas individuais do homem, quando pretendem a higidez preestabelecida do homem aqui na Terra, quando o que pareceu dar certo no animal de laboratrio pensado como transferncia em experincia ao homem, quando placebos, cobaias humanas, o desejo de fazer a Terra habitada por superhomens (fsica e intelectualmente), se tornam projetos de investigao em seres humanos, tudo isto tem a ver tambm com Profissionais da Educao Fsica, j que esta comunidade profissional est atenta ao debate que vem se instalando no mundo inteiro e abala referenciais ticos antes no tocados. So novos dilemas, controvrsias, alguns lembrando modelos poltico-sociais um tanto familiares nos cenrios do desporto competio, por exemplo, onde surgiam como atletas os mais dotados de oportunidades de ascenso social, com uma lgica de projetos criadores de modelos de preparao biolgica e treinos nem sempre reveladores da verdade, da lealdade e da solidariedade.

Biotica o estudo sistemtico das dimenses morais incluindo viso, deciso e normas morais das cincias da vida e do cuidado da sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas num contexto multidisciplinar.
15

Hoje, comum se noticiar o aumento do desempenho de atletas com o uso de medicamentos com efeitos energticos e plsticos, produtos hormonais. Vemos ainda a no profissionalizao plena das reas de atuao da Educao Fsica, ainda tolerante com a prtica de no-profissionais em diversos de seus setores no exerccio direto com as pessoas, oferecendo riscos e ameaas no mbito da vida e da sade humana. Vivemos um momento histrico propenso s transformaes, as quais se aperfeioam quando orientadas pela viso Biotica. Este momento histrico especial conta com a presena de um sistema de Conselho Profissional j instalado e com seus processos de trabalho, o desenvolvimento da regulamentao profissional fundamentada em princpios bioticos que comportam valores de investigao correspondente aos universais valores defendidos pelas Cincias da Vida, onde a Educao Fsica situa suas pesquisas. Importante que lembremos quanto os princpios bioticos, como o da autonomia, so fortes regentes da cidadania que estamos construindo, em particular no que diz respeito aos direitos das pessoas e grupos com os quais exercemos a nossa prtica profissional em Educao Fsica. Na pesquisa com seres humanos esse princpio da autonomia rege, inclusive, o requerimento tico do consentimento informado dos sujeitos e referncia para uma prtica libertria, participativa nas diversas atividades em Educao Fsica. A Educao Fsica, de modo geral, uma rea de conhecimento apropriada a uma relao social emancipatria entre as pessoas envolvidas em determinadas atividades. As suas prticas so, caracteristicamente, educativas e se do na relao social, atreladas qualidade de aprender a saber fazer. Isto faculta a uma relao mais horizontal e uma tecno-socialidade peculiar aos processos educativos que desenvolvemos como profissionais desse campo de conhecimento. Quanto ao princpio da beneficncia, entendido como o ajuizamento do bem-estar ou do mal-estar, dos riscos e benefcios que um projeto em atividade no campo da Educao Fsica pode causar ou mesmo produzir como conseqncia, estamos diante de um vasto campo de reflexo. A despeito da diferena de modo e foco de atuao quando comparadas a outras reas disciplinares como a da sade propriamente dita a Educao Fsica lida com os indivduos e grupos, com propostas que atuam diretamente em seus

A Biotica interessa a todos e responsabilidade da sociedade em que vivemos como cidados socialmente inseridos na comunidade cientfica como membros da categoria profissional da Educao Fsica.

16

desempenhos fsicos, mentais e sociais, com possveis conseqncias visveis e invisveis a seus corpos e seus comportamentos de vida e sade. Desse modo, o rigor de aplicao fundamentada nesse princpio biotico confere parte do carter profissional de um projeto a ser desenvolvido nesta rea da Educao Fsica. No espao do princpio de justia, sintetizado como eqidade quanto aos sujeitos de uma experimentao aqui expandida aos sujeitos de uma prtica cotidiana em Educao Fsica, tambm fica inserido um princpio que valoriza a diversidade, tem em conta as diferenas e que, por reconhecer esses valores, aplica o fundamento da eqidade nos processos de desenvolvimento individual ou grupal, tendo em conta o bem-estar da humanidade. Por certo, no ser to pacfico entender que a pesquisa em Educao Fsica implica em conseqncias sobre seres humanos e, por conseqncia, no bem-estar ou mal-estar da humanidade. Embora grande parte dos estudos e pesquisas na Educao Fsica seja de abordagem terica, mesmo estas no so desprovidas de trabalhar com a vida, nem mesmo de posturas ticas. Ao adotar concepes de determinados autores tambm estamos adotando a tica ali implcita. Os pressupostos de uma tese, de uma monografia, refletem uma questo tica quando se traduzem em quem o ser humano, a vida, a sade, o

ambiente e at de como se conhece a verdade ou de seus pressupostos metodolgicos. Como pano de fundo, a se insere uma posio ontolgica e ento, tica. Mesmo quando utilizamos mtodos das cincias humanas e sociais, no podemos relegar que o informante dos dados a serem analisados o homem e todos os procedimentos dessas anlises afetam os sujeitos (formulrios, questionrios, entrevistas, depoimentos e outros), tm a fora de levar os sujeitos a refletir, recordar, associar, transpor, criar expectativas que, com todo o rigor cientfico, atingem aos participantes. Levamos em considerao que a Biotica na Educao Fsica uma referncia para o rigor cientfico. Como todos sabemos, a tica no aliada a qualquer subordinao e, nesse sentido, a Biotica exige liberdade (responsabilidade) e necessidade de opo. Nessa opo os referenciais bsicos de autonomia, beneficncia e justia muitas vezes entram em conflito, j que cada um deles no absoluto, mas todos visam a um valor maior: a dignidade do ser humano. A Biotica interessa a todos e responsabilidade da sociedade em que vivemos como cidados socialmente inseridos na comunidade cientfica como membros da categoria profissional da Educao Fsica.

Participe Ativamente do Desenvolvimento da Educao Fsica


O Sistema CONFEF/CREFs, consciente de seu papel mobilizador e de sua funo de fomentador de discusses que visem a melhoria da qualidade dos servios prestados no setor, convida todos os Profissionais de Educao Fsica para debater o Cdigo de tica Profissional da categoria. Acesse o Portal CONFEF (www.confef.org.br) e participe do Frum que definir as alteraes necessrias num dos mais importantes documentos para o desenvolvimento de uma Educao Fsica comprometida com a qualidade e com a segurana da sociedade. 17

You might also like