You are on page 1of 23

SONDAS, DRENOS E CATETERES

Prof Ana Fiorano

Sondas, drenos e catteres

So materiais estruturados para a introduo ou remoo de substncias, lquidos, secrees e/ou gases.
sondas drenos Varivel Flexvel a semi-rgido cateteres Fino semi-rgido

Calibre maleabilidade

Grosso Flexvel

Calibre = interno em French 1fr = 0.33mm crescente


Gauge(G), de forma decrescente: cateteres intravenosos

Drenos

materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade,


visando extrair fluidos ou ar que esto ali presentes, evitando o acmulo e removendo secrees normais ou patolgicas.

Catteres

materiais tubulares para infuso ou remoo de lquidos


do organismo, diagnsticas.

bem como para efetuar investigaes

Sondas
Materiais tubulares introduzidos em canais do organismo,

naturais ou no, para extrair ou introduzir algum tipo de


matria.

TIPOS DE MATERIAL

Ltex: macia e malevel, devido sua superfcie irregular sujeita a colonizao bacteriana e formao de fibrina, bloqueando a sada de lquido. (ex. Foley)

Polietileno: polmero pouco irritante, rgido, radiopaco, h fenestraes que permitem a sada de lquido. (ex. Malecot)

Silicone: flexvel, biocompatvel, radiopaco, menos rgido que o polietileno e menos relacionado a contaminao bacteriana que o ltex. Muito utilizado em catter venoso de longa permanncia.
(ex. Enteral)

TIPOS DE MATERIAL

Teflon: superfcie lisa, baixa adesividade e resistente enzimas.

Utilizado em alguns tipos de cateteres venosos, reduz a incidncia


de flebites e permite maior tempo de permanncia na veia. Porm, no indicado para uso prolongado, pois sua rigidez pode levar a leso da ntima e formao de trombose.

(Ex. jelco)

PVC: rgido, tende a endurecer com o tempo de uso, pode


ocasionar traumas mecnicos, irritao e necrose. Para drenagem gstrica, descompresso e lavagem, dever ser usado por curto perodo de tempo. (Ex. Levine)

SONDAS
Nelaton: macio e flexvel, fcil manuseio

durante cirurgia, porm induz a intensa reao tecidual.

Levine: descompresso gstrica e remoo de resduos gstricos e esofgicos.(Ltex ou PVC)

Foley: utilizado para esvaziamento vesical de demora, pode ter 2 ou 3 sadas (balo e luz -1ou2-), diferente da sonda vesical de alvio.(Ltex ou silicone)

Enteral: descompresso do delgado proximal em presena de obstruo e administrao de nutrio enteral.

Retal: evacuao de lquidos ou gases

da poro distal do clon, introduo lquidos para lavagem (clister), contraste e/ou medicamentos. (polietileno)

DRENOS
TIPOS DE ESTRUTURA

FORMA DE AO

Laminar: em forma de duas lminas finas e flexveis, unidas entre si, tipo dedo de luva.
(ex.: Penrose)

Capilaridade: sada de secreo atravs da superficie adjacente ao dreno. (ex. Penrose) Gravitacional: a sada da secreo ocorre pela fora da gravidade. (ex. Dreno de trax) Suco: a sada da secreo ocorre por presso negativa.
(ex. Portovac)

Tubular: tubo com comprimento e dimetro variveis, amplamente utilizado. (ex. dreno de trax)

Aberto - necessria a entrada de ar para bom funcionamento do sistema; risco aumentado de infeco dependendo da cavidade a que se destina drenar. Fechado utiliza-se um sistema vedado, estril conectado a extremidade do dreno, pode ser um frasco ou uma bolsa.

INDICAES

Evitar acmulo de lquidos em espaos potenciais e remover colees diversas.


Cirurgias infeco ativa alto risco de deiscncia Obesidade Ressutura

Critrios para a permanncia dos drenos:


A qualidade da drenagem:
Seroso Serohemtico Hemtico Bilioso Purulento Fecalide

O dbito
Levando-se em conta a cavidade que est sendo drenada e a qualidade da drenagem

TIPOS DE DRENOS

PENROSE Laminar, funcionamento por capilaridade amplamente utilizado,encontrados nos tamanhos 1,2,3 e 4, quanto maior a numerao, maior o dimetro.

TUBULAR

tubo de diversos tamanhos e comprimentos, siliconizado ou no, tambm muito utilizado em associao com o penrose em drenagens spticas (tubolaminar) utilizado para retirar colees lquidas e gasosas que venham a interferir com o bom funcionamento dos sistemas envolvidos. drena por gravidade e pode ser de vrios materiais como polietileno, silicone e ltex. Pode estar localizado na cavidade pleural, cavidade pericrdica ou mediastino.

TIPOS DE DRENOS

KEHR tambm conhecido como tubo em T, devido ao seu formato, onde o travesso permanece no ducto biliar comum. geralmente utilizado no transplante de fgado e cirurgias de vescula. inseridos nas vias biliares para drenagem ou descompresso, geralmente so de ltex.

DRENOS DE SUCO com extremidade interna multifenestrado, conectado externamente a um bulbo ou pra, que geralmente permanece colapsado para criar constante presso de suco. Geralmente utilizados na cavidade abdominal para drenagem da ferida cirrgica.
Jackson pratt
portovac

CATTERES

Intravenosos Longos
Duplo ou single lmen
Poliuretano, flexivel Reposio volemica e mltiplas drogas

Intravenosos curtos
Escalpe: mais indicado para infuses endovenosas rpidas e coleta de amostras de sangue = risco de flebite.

Hickman:
Silastic Qt, NPT

Teflon: Menos flebite, Infuses


prolongadas.

Swan Ganz
Monitorizao hemodinmica invasiva

Shiley ou Quinton-Mahurkar
cateteres duplo lmen Silastic Hemodilise

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

CATETERES VASCULARES:

Lavar as mos antes e depois do procedimento Usar luvas Avaliar local da puno Realizar limpeza do local a ser puncionado com anti-sptico (lcool 70%, PVPI tpico ou clorexidina 2%) Anotar a data e hora da insero do cateter Realizar troca diria do curativo Avaliar presena de sinais flogsticos Realizar troca do cateter a cada 72 hs Nos cateteres centrais, utilizar curativo transparente, que facilita visualizao da insero do cateter e diminui a manipulao do mesmo

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

SONDAS NASOGASTRICAS E NASOENTERAIS

Confirmar posicionamento da sonda pela aspirao do contedo gstrico ou injeo de ar e ausculta, solicitar RX, iniciar dieta somente aps a confirmao! Fixar a sonda por meio de tira de esparadrapo Administrar gua filtrada aps cada medicamento e no intervalo as dietas Manter cabeceira elevada para diminuir e/ou prevenir refluxo gastresofgico Quando utilizado para descompresso, visualizar permeabilidade, verificando possveis obstrues.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

SONDAS VESICAIS Realizar tcnica rigirosa de anti-sepsia da glande e/ou intrito vaginal Utilizar sistema de drenagem fechada, quando SVD Realizar higiene ntima, observar presena de secrees e irritaes pelo ltex Anotar dbito drenado e caractersticas Manter fixao adequada DRENO DE PENROSE Observar e mobilizar o dreno, evitando acmulo de fibrina Realizar limpeza com tcnica estril e soluo salina Verificar fixao externa do dreno com a pele Utilizar bolsa coletora estril nos casos de drenagem de grande quantidade de lquidos.

Sistema de drenagem torcica

Se drenagem > 1500 ml ou > que 300 ml nas 2 primeiras horas consecutivas, h indicao de toracotomia.

capaz de remover toda e qualquer substncia acumulada no espao pleural, de modo a restaurar e manter a funo cardiopulmonar.

DRENAGEM TORCICA

INSTALAO DA DRENAGEM TORCICA

MATERIAL:
Dreno tubular multiperfurado Extenso ltex ou silicone (120 cm), frasco coletor, frasco de gua destilada estril 500 ml caixa de pequena cirurgia

campos estreis, avental estril, gorro, mscara, luvas


estreis, gases estreis, fio para sutura, esparadrapo, anestsico local, seringa 20ml, agulha 40x12, agulha 30x7, solues para anti-sepsia.

O paciente deve ser colocado em posio supina, em decbito elevado, com o membro superior do lado torcico a ser drenado elevado sobre a cabea ou lateralizado.

Orientar o paciente sobre a necessidade do procedimento, solicitando sua colaborao.

DRENAGEM TORCICA

Montar o frasco de drenagem para ser conectado ao dreno aps a sua introduo, j acrescentando o volume ideal de 300-500 ml de soluo estril para manuteno do slo dgua (coluna interna imersa em aproximadamente 3 cm de altura).

O frasco coletor deve ser um frasco especfico para drenagem de trax, o qual deve suportar 1000ml (para o adulto ) e demonstrar uma escala graduada para medida de volume a ser coletado. Este frasco deve ter uma tampa hermtica, na qual esto inseridas duas sadas: 1 sada de respiro e 1 sada de conexo extenso. A sada de respiro identificada por ser um pequeno tubo cilndrico transparente adaptado tampa do frasco coletor, tubo este de pequeno comprimento tanto externamente quanto internamente ao frasco coletor. A sada de conexo extenso identificada como um tubo cilndrico transparente que se estende desde a superfcie externa da tampa do frasco coletor at a base interna deste frasco, compondo uma coluna interna.

DRENAGEM TORCICA

Aderir na superfcie externa do frasco a escala graduada para controle de drenagem, marcando o ponto zero no nvel da soluo estril, data e hora .

Auxiliar o mdico na fixao do dreno pele e no curativo externo.

Observar as condies cardiorrespiratrias do paciente

durante todo o procedimento.

Certificar-se que no existe nenhum orifcio do dreno do lado externo cavidade pleural.

DRENAGEM TORCICA
O frasco coletor deve ficar sempre abaixo do nvel

do paciente para estabelecer uma drenagem eficiente e sem risco de retorno ao paciente. O sistema de drenagem nunca deve ser clampeado

salvo situaes de extrema necessidade a qual visa


proteo do paciente contra o refluxo do contedo drenado e, se for necessrio o clampeamento, este deve ser realizado durante um pequeno perodo de tempo. utilizada predominantemente a fora da gravidade e a mecnica da respirao para uma drenagem torcica eficaz.

DRENAGEM TORCICA
ASSISTNCIA AO PACIENTE PORTADOR DE DRENO TORCICO Certificar-se que a coluna interna ao frasco coletor est conectada extenso do sistema de drenagem, e no a sada do respiro.

Observar a oscilao da coluna dgua no sistema de drenagem, o que indica a


variao pressrica dentro do sistema de acordo com o padro respiratrio do paciente. Observar o borbulhamento da soluo de slo dgua, o que indica funcionamento adequado da drenagem quando presena de pneumotrax. Observar a eficincia da drenagem, contabilizando quantidade e aspecto das substncias drenadas.

DRENAGEM TORCICA
Trocar o frasco coletor 1x/dia e quando este estiver cheio.(Quando o frasco est cheio a drenagem no se faz efetivamente. Quando for efetuar a troca do frasco , sua extenso deve ser clampeada, de modo que no haja penetrao

de ar na cavidade pleural.)
Avaliar funo cardiopulmonar freqentemente. Ordenhar o dreno com pina prpria quando presena de cogulos no sistema de drenagem.(avaliar quantas vezes deve ser ordenhado!) Instituir aspirao contnua do sistema de drenagem quando presena de alto dbito sanguinolento e com tendncia a formao de cogulos. A aspirao deve ser conectada sada de respiro. Realizar curativo no local de insero do dreno de trax diariamente e quando necessrio. Manter o meso, para que no haja risco de tracionamento do dreno de trax.

Orientar exerccios respiratrios.

DRENAGEM TORCICA
ASSISTNCIA AO PACIENTE NA RETIRADA DA DRENAGEM TORCICA

Colocar o paciente em posio supina e decbito elevado.


Orientar o paciente sobre o procedimento. Retirar o curativo e o ponto de fixao. Orientar para que o paciente faa manobra de Valsalva. O mdico deve retirar o dreno de forma firme e contnua.

DRENAGEM TORCICA
Simultaneamente, uma compressa de gases aplicada sobre o local de sada do dreno, coberta e selada completamente com esparadrapo. Outra forma no momento da retirada do dreno, simultaneamente se tensiona os fios de fixao, que neste caso no so retirados e so usados para realizar a aproximao dos bordos da inciso para drenagem torcica, ocluindo ento o orifcio do trax.

Posteriormente se faz curativo compressivo.


A troca do 1 curativo dever acontecer aps 48 horas. Aps este perodo deve ser realizado diariamente at quando se julgar necessrio. Avaliar funo cardiopulmonar freqentemente. Orientar exerccios respiratrios.

You might also like