You are on page 1of 16

As Crnicas de Nrnia

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

As Crnicas de Nrnia

Esttua em memria do autor da srie, Clive Staples Lewis, olhando o interior de um guardaroupa, como no livro "O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa".

Livros O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa Prncipe Caspian A Viagem do Peregrino da Alvorada A Cadeira de Prata O Cavalo e seu Menino O Sobrinho do Mago A ltima Batalha Autor Ttulo original Tradutor Clive Staples Lewis The Chronicles of Narnia Paulo Mendes Campos Silda Steuernagel Ana Falco Bastos Ilustrador Idioma original Pauline Baynes Ingls

Publicado entre Editora

1950 - 1956 Martins Fontes Editorial Presena

Pas Gnero

Reino Unido Aventura / Fantasia Wikiprojeto Literatura Portal Literatura

As Crnicas de Nrnia (ttulo no Brasil) ou As Crnicas de Nrnia (ttulo em Portugal) (The Chronicles of Narnia, no original em ingls), uma srie de sete livros de fantasia, escrita pelo autor britnico1 C. S. Lewis. a obra mais conhecida de Lewis, sendo a srie considerada um clssico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhes de cpias mundialmente2 3 , figurando como uma das obras literrias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, traduzida em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, as Crnicas de Nrnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rdio, televiso, teatro e cinema. Alm dos tradicionais temas cristos, a srie usa caracteres da mitologia grega e nrdica, bem como os tradicionais contos de fadas. As Crnicas de Nrnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianas que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nrnia, um lugar onde a magia corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceo de "O Cavalo e seu Menino") os personagens principais so crianas de nosso mundo, que so magicamente transportadas para Nrnia a fim de serem ajudadas e instrudas pelo Grande Leo conhecido como Aslam (ou Aslan, dependendo da traduo). Ainda durante sua infncia, Lewis criava ilustraes para as histrias que escrevia. 4 Quando o livro O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupaestava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustr-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na poca tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que j tinha ilustrado o ltimo livro do autor J. R. R. Tolkien (chamado de Mestre Gil de Ham). Lewis, ento, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e os fantsticos seres em O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porm ela acabou ilustrando os sete livros da srie. No Brasil, a srie As Crnicas de Nrnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida at o filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, uma adaptao do segundo livro da srie, ser lanado em 2005, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no pas.
ndice
[esconder]

1 Volumes da Srie

o o o o o o o

1.1 The Lion, the Witch and the Wardrobe (1950) 1.2 Prince Caspian (1951) 1.3 The Voyage of the Dawn Treader (1952) 1.4 The Silver Chair (1953) 1.5 The Horse and his Boy (1954) 1.6 The Magician's Nephew (1955) 1.7 The Last Battle (1956)

2 Ordem de Leitura 3 Paralelos cristos

3.1 J. R. R. Tolkien

4 Influncias sobre Nrnia

o o o o

4.1 Vida de Lewis 4.2 Acontecimentos histricos 4.3 Influncias Mitolgicas 4.4 Nome

5 Controvrsias

o o o

5.1 Sexismo 5.2 Racismo 5.3 Paganismo

6 Adaptaes

o o o o

6.1 Televiso 6.2 Rdio 6.3 Teatro 6.4 Cinema

7 Referncias 8 Ver tambm

Volumes da Srie[editar]
Aviso: Este artigo ou se(c)o contm revelaes sobre o enredo.

Todos os sete volumes de As Crnicas de Nrnia foram escritas entre 1949 e 1954, tendo sido publicados originalmente no Reino Unido pela editora HapperCollins entre 1950 e 1956. C. S. Lewis lanou inicialmente O Leo, A Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950, sem ter a inteno de produzir uma srie de livros. Entretanto, encorajado pelas crticas positivas do pblico e de amigos (incluindo J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anis, de quem Lewis era grande amigo), o autor decidiu prosseguir, no ano seguinte, escrevendo outros livros contando outras histrias do

mundo de Nrnia, as quais Lewis j estava desenvolvendo desde antes da publicao de O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; Ao longo do processo de escrita dos demais livros, que levou cerca de quatro anos, at 1954, Lewis aproveitou para retomar partes anteriores da histria para preencher lacunas deixadas no primeiro livro e poder, ao mesmo tempo, contar o que ocorria posteriormente ao primeiro livro. Por isso a ordem de publicao no coincide com a ordem cronolgica, que estruturada atravs dos eventos que ocorrem nas histrias dos livros. A ilustradora original foi a britnica Pauline Baynes, que fazia os desenhos base de caneta de tinta, comuns nos livros publicados na poca. Ao longo das dcadas posteriores, a srie se tornou um cone da literatura fantstica, vendendo at a atualidade mais de 120 milhes em 68 pases em que foi publicada, tendo sido traduzida em 41 idiomas incluindo, francs, alemo,italiano, espanhol, portugus, sueco, irlands, russo, grego, chins, dina marqus, noruegus, polons, finlands, turco, ucraniano, coreano, croata, hindi e japons. Abaixo, sero apresentados as sinopses dos livros da srie, em ordem de publicao.

The Lion, the Witch and the Wardrobe (1950)[editar]


Ver artigo principal: The Lion, the Witch and the Wardrobe O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (em ingls: The Lion, the Witch and the Wardrobe), concludo durante o inverno de 1949 e publicado em 1950, o primeiro romance da srie em ordem de publicao; porm, o segundo em ordem cronolgica. Narra a histria de quatro crianas humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lcia Pevensie, que atravs de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nrnia, um exuberante pas que enfrenta um terrvel e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do pas (a Feiticeira Branca), e que j completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leo Aslam, os irmos Pevensie devem derrotar terrvel bruxa e trazer a paz de volta Nrnia e a todos os que nela habitam.

Prince Caspian (1951)[editar]


Ver artigo principal: Prince Caspian Prncipe Caspian (em ingls: Prince Caspian ou at mesmo Prince Caspian: The Return to Narnia), concludo durante o outono de 1949 e publicado em 1951, o segundo livro da srie a ser publicado; porm, o quarto em ordem cronolgica. Narra o retorno dos irmos Pevensie Nrnia, lugar onde passaram 1300 anos, enquanto que no nosso mundo apenas tinha passado um. Durante esse tempo, muitas coisas aconteceram: os telmarinos (humanos que vivem em Telmar) invadem Nrnia, desmatando os bosques e assassinando as criaturas narnianas. nesse momento que os Pevensie conhecem Caspian X, um bondoso prncipe telmarino. Logo aps, eles devero derrotar o telmarino e falso rei de Nrnia, Miraz (tio de Caspian), o atual comandante destes massacres no pas. Para este plano se concretizar, eles tero novamente a ajuda de Aslam.

The Voyage of the Dawn Treader (1952)[editar]

Ver artigo principal: The Voyage of the Dawn Treader A Viagem do Peregrino da Alvorada ou A Viagem do Caminheiro da Alvorada (em ingls: The Voyage of the Dawn Treader), concludo durante o inverno de 1950 e publicado em 1952, o terceiro livro da srie a ser publicado; porm, o quinto em ordem cronolgica. Neste romance, apenas Edmundo e Lcia Pevensie retornam Nrnia, alm do seu incmodo e emburrado primo Eustquio Msero. Juntos de Caspian X (que j era o rei de Nrnia) e do rato Ripchip, eles viajam bordo do navio Peregrino da Alvorada, pois devem encontrar os sete fidalgos banidos por Miraz. Eles enfrentaro diversos perigos e aventuras em inmeras ilhas, e como sempre, contaro com a ajuda de Aslam.

The Silver Chair (1953)[editar]


Ver artigo principal: The Silver Chair A Cadeira de Prata, ou O Trono de Prata (em ingls: The Silver Chair), concludo por Lewis durante a primavera de 1951 e publicado em 1953, o quarto livro da srie em ordem de publicao, o sexto em ordem cronolgica, e o primeiro em que os irmos Pevensie no aparecem. Nesta fantstica aventura, apenas Eustquio Msero e sua amiga de escola, Jill Pole, vo Nrnia; estando l, eles devem encontrar o Prncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X (agora, uma pessoa idosa beira da morte). Com os conselhos de Aslam, Eustquio e Jill devem percorrer Nrnia em busca de Rilian, e acabam por descobrir que o prncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, atravs do prprio Rilian, tomar Nrnia.

The Horse and his Boy (1954)[editar]


Ver artigo principal: The Horse and his Boy O Cavalo e seu Menino, ou O Cavalo e seu Rapaz (em ingls: The Horse and his Boy), concludo durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, o quinto romance da srie a ser publicado; porm, o terceiro em ordem cronolgica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nrnia (ou seja, durante o reinado dos irmos Pevensie). Narra a histria do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormnia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormnia pretende invadir Nrnia atravs da Arquelndia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra; para isto, passaro por incrveis aventuras, junto de Aravis e Huin.

The Magician's Nephew (1955)[editar]


Ver artigo principal: The Magician's Nephew O Sobrinho do Mago, ou O Sobrinho do Mgico (em ingls: The Magician's Nephew), concludo durante 1954 e publicado em 1955, o sexto livro da srie a ser publicado, e o primeiro em ordem cronolgica. Este romance narra os acontecimentos durante os primrdios de Nrnia, preenchendo as lacunas deixadas no livro O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Atravs de uns anis mgicos fabricados por Andr Ketterley (tambm conhecido como Tio Andr), Digory Kirke e Polly

Plummer viajam at Charn, um mundo muito antigo sem vida, onde acabam por libertar acidentalmente feiticeira branca: Jadis. Depois de muitos acontecimentos, eles chegam a um mundo que acabava de ser criado por Aslam: a Nrnia. O livro tambm relata a origem do guardaroupa e de como ele foi parar no nosso mundo.

The Last Battle (1956)[editar]


Ver artigo principal: The Last Battle A ltima Batalha (em ingls: The Last Battle), concluda durante a primavera de 1953 e publicada durante 1956, o ltimo romance a ser publicado, e tambm o ltimo em ordem cronolgica. Depois que a Calormnia, juntamente como seu lder Tash, invadem Nrnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, ento, decreta o fim de Nrnia, fazendo as estrelas descerem do cu, o sol se apagar, e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiis Aslam, vo para o paraso conhecido como Pas de Aslam; l, todos os "amigos de Nrnia" (os Pevensie, Caspian X, Eustquio, Jill, Digory, Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido-se" de Nrnia por causa das coisas materialistas.
Aviso: Terminam aqui as revelaes sobre o enredo.

Ordem de Leitura[editar]
Os fs da srie As Crnicas de Nrnia possuem fortes opinies sobre o correto modo de ler-se os livros da srie. No incio, os livros no eram numerados; a primeira editora americana que numerou os romances foi a Macmillan, que colocou nmero nos livros seguindo a ordem em que foram publicados. Quando a editora HarperCollins assumiu a srie no ano de 1994, os livros foram renumerados, seguindo a ordem cronolgica, tal como foi sugerido pelo enteado de C.S.Lewis, Douglas Gresham.

Ordem de Publicao

Ordem Cronolgica

O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa O Sobrinho do Mago

Prncipe Caspian

O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

A Viagem do Peregrino da Alvorada

O Cavalo e seu Menino

A Cadeira de Prata

Prncipe Caspian

O Cavalo e seu Menino

A Viagem do Peregrino da Alvorada

O Sobrinho do Mago

A Cadeira de Prata

A ltima Batalha

A ltima Batalha

Lewis publicou inicialmente O Leo, A Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950, sem ter a inteno de produzir uma srie de livros. Ao seguir escrevendo outros livros, aproveitou para retomar partes anteriores da histria para preencher lacunas deixadas no primeiro livro. Por isso a ordem de publicao no coincide com a ordem cronolgica dos eventos que ocorrem nas histrias dos livros. No existe uma ordem oficial para a leitura dos livros, mas duas delas so mais conhecidas. Uma coloca os livros na ordem cronolgica dos eventos que ocorrem ao longo da srie, e a outra na ordem de publicao.

Na Ordem Cronolgica, o livro O Sobrinho do Mago, que narra acontecimentos que antecedem O Leo, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, aparece em primeiro lugar, e o livro O Cavalo e seu Menino, que narra acontecimentos que ocorrem no tempo descrito num pargrafo do livro O Leo, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, aparece em seguida deste. Esta ordem foi sugerida por um leitor dos livros da srie para o prprio Lewis, que gostou da ideia, mas nunca a tomou como oficial. Vrias edies dos livros os colocam nesta ordem.

Na Ordem de Publicao, os livros seguem a ordem em que foram publicados. Aqueles que defendem esta ordem de leitura, comentam que nessa sequncia o leitor explora o universo criado por Lewis na ordem em que ele foi imaginado pelo autor. Isso tornaria a histria mais coerente, alegando, por exemplo, que a verdadeira apresentao inicial de Aslam est no livro O Leo, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (o primeiro a ser publicado), e no em O Sobrinho do Mago (o primeiro em ordem cronolgica). Muitos leitores, fs e crticos, acreditam de que este seja o modo correto de se ler a srie, pois em O Leo, A Feiticeira e o GuardaRoupa (primeiro livro em ordem de publicao; porm, o segundo em ordem cronolgica), Nrnia explorada, tomando conhecimento ao decorrer do livro. J no romance O Sobrinho do Mago (sexto livro em ordem de publicao; porm, o primeiro em ordem cronolgica), Nrnia foi exibida de um modo "familiarizado" aos leitores.

Paralelos cristos[editar]
fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap.Encontre
Clive Staples Lewis foi uma pessoa convertida ao cristianismo, e que tinha anteriormente obras relacionadas teologia e apologtica crist. Porm, ao contrrio do que muitos pensam, Lewis no possua a inteno de empregar conceitos de teologia crist nas histrias ficcionais da srie As Crnicas de Nrnia. Segundo um relato do prprio Lewis, a sua inteno inicial no era usar temas cristos; estes somente teriam sido naturalmente incorporados durante o processo de criao. O

contedo cristo da srie o centro de um caloroso debate entre os seus crticos e defensores. Muitos cristos entendem a srie como um grande meio de evangelizao, enquanto outros colocam os livros como um meio subliminar de passar valores pagos. Alguns crticos apontam que a temtica crist em vrios dos livros to sutil que dificilmente identificada por leitores que no estejam familiarizados com elas, embora tal sutileza permita a penetrao no pblico no cristo. Em todos os romances da srie so encontrados, supostamente, fatos relacionados acontecimentos bblicos. Entre eles, o mais famoso seria o fato de que muitos cristos acreditam que o personagem ficcional Aslam uma alegoria a Deus; isso deve-se ao fato de que o personagem est presente do incio ao fim da histria, e criou o mundo de Nrnia atravs do seu canto (como podemos conferir no livro "O sobrinho do mago". Lewis alega ser uma grande coincidncia o fato de que Jesus seja chamado como O Leo da tribo de Jud, pois o personagem Aslam representa a figura de um leo. Outra curiosidade uma passagem onde Aslam diz: "Tambm sou conhecido no seu mundo, mas por outro nome"

Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, diz o Senhor, que , e que era, e que h de vir, o TodoPoderoso. Apocalipse 1:8 E disse-me um dos ancios: No chores; eis aqui o Leo da tribo de Jud, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Apocalipse 5:5
Com o lanamento de The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe em 2005, as acusaes re-iniciaram.5 Algumas pessoas que seguem o cristianismo acham desagradveis estas temticas, enquanto que as pessoas no familiarizadas com o cristianismo, no chegam a perceber estas supostas "Temticas Crists". Muitos cristos, por sua vez, acreditam que a srie de Lewis seja uma excelente ferramenta para o evangelismo cristo. A questo do cristianismo nos romances se tornou o ponto focal de muitos livros.

J. R. R. Tolkien[editar]
J. R. R. Tolkien foi um grande amigo de C.S.Lewis, um autor de inmeras obras literrias, e tambm o responsvel pela converso de Lewis ao Cristianismo. Tolkien e Lewis, juntamente de outros escritores, faziam parte do grupo "The Inklings", que consistia na discusso das histrias criadas pelos autores deste mesmo grupo. No entanto, Tolkien no estava entusiasmado com as histrias de Lewis,6 pois em parte, discordava com o modo de empregar as criaturas mitolgicas de uma forma que no poderia agradar ao pblico, principalmente quele que fosse cristo ou soubesse que Lewis era convertido ao Cristianismo, j que a mitologia considerada como paganismo para certas religies. Tolkien tambm criticou alguns atos relatados nas histrias, como as viagens entre o nosso mundo e Nrnia. Embora houvesse criticado em diversos pontos as histrias de Lewis, Tolkien alegou que o enredo desta histria seria um instrumento para emitir-nos valores cristos e bblicos.

Influncias sobre Nrnia[editar]

Vida de Lewis[editar]
Lewis agregou, diversas vezes, acontecimentos de sua vida nas histrias da srie. Nascido em Belfast, Irlanda, Lewis mudou-se para um local na orla da cidade, quando ainda possua sete anos. A nova casa continha longos corredores e muitas salas vazias, onde Lewis e seu irmo imaginavam viajar entre mundos ao mesmo tempo em que exploravam a casa. Do mesmo modo como Caspian X e Rilian, Lewis perdeu precocemente sua me. Durante sua juventude na Inglaterra, Lewis tinha que embarcar em trens para chegar escola, o que possui coerncia e coeso com a trajetria dos irmos Pevensie. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas crianas eram evacuadas de Londres para outros locais por causa dos Ataques Areos. Nesse perodo, algumas crianas ficaram abrigadas na casa de Lewis, inclusive uma garota chamada Lucy (Lcia em portugus brasileiro), fazendo-nos lembrar a hospedagem de Lcia Pevensie e seus irmos na casa do Professor Kirke.

Acontecimentos histricos[editar]
Em diversas ocasies nos romances da srie, Lewis transforma alguns fatos e acontecimentos histricos mundiais em fico; geralmente o autor usa esses exemplos como crtica ao comportamento da humanidade e aos atos praticados pelo homem. No romance O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Jadis, a Feiticeira Branca (representada como uma mpia, tirana, corrupta e falsa-rainha), alega ser "a governanta serva do Imperador de Alm Mar", j que supostamente foi enviada por tal. O Imperador de Alm Mar uma divinidade no mundo de Nrnia; um deus. Muitos fs, leitores e crticos acreditam que Lewis esteja lembrando sobre fatos ocorridos durante a Idade Mdia na Europa, onde Reis e Rainhas alegavam ser enviados de Deus para possurem "poderes" sobre o reino, episdio conhecido como Absolutismo. Na Irlanda Medieval, havia uma tradio na qual os 'Grandes Reis' governavam sobre os reis, rainhas ou prncipes "menores", assim como o Reinado dos Pevensie. Em um certo captulo no livro O Sobrinho do Mago, novamente a personagem Jadis destri o seu mundo natural, conhecido como Charn, atravs de uma magia conhecida como Palavra Execrvel. Muitos leitores acreditam que ao escrever isso, Lewis teria criticado a manipulao e o uso de armas nucleares, pois o livro foi concludo durante o perodo da Guerra Fria. O personagem Aslam alega ao final do livro:

No impossvel que um homem perverso de sua raa descubra um segredo to pavoroso quanto o da Palavra Execrvel; use este segredo para destruir todas as coisas vivas. Breve, muito em breve, antes que envelheam, grandes naes em seu mundo sero governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes alegria, justia e ao perdo. Avisem seu mundo deste grande perigo.

Influncias Mitolgicas[editar]
C.S.Lewis complementou a fauna de Nrnia usando seres ficcionais da mitologia grega e mitologia nrdica, como por exemplo: centauros (mitologia grega) e anes (mitologia nrdica). Antes de escrever os livros da srie, Lewis havia lido amplamente sobre Literatura Medieval Celta, que influiu ao longo de todos os livros, principalmente em A Viagem do Peregrino da Alvorada, no qual o livro

sa baseia no conto immrama (pronunciado Mi-rah-vuh), no qual o conto narra a histria onde os personagens principais navegam pelos mares enfrentando dificuldades e perigos para chegarem em uma ilha. No romance O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Lewis escreve, em um trecho, que a personagem conhecida como Feiticeira Branca se passa por Filha de Eva, quando na verdade ela descendente de Lilith. Lilith uma personagem mitolgica, que segundo as lendas sobre ela, teria sido a primeira esposa de Ado e a responsvel pela apario da serpente no Jardim do den; enquanto outros acreditam que ela seja a prpria serpente. Ao decorrer dos livros da srie, so apresentados seres mitolgicos e lendrios como faunos, centauros,minotauros, drades, sereias, gigantes, drages, duendes, pgasos, grifos, stiros, unicr nios, animais falantes, entre outros, que so popularmente conhecidos pelo pblico por diversas outras sries que apresentam estes seres fantsticos.

Nome[editar]
A origem do nome "Nrnia" incerto. Segundo o "Pul Ford's Companion to Narnia", o nome do pas ficcional no uma aluso antiga cidade italiana de Narni, que foi conquistada em 299 a.C. e renomeada como 'Narnia'. Contudo, Lewis havia estudado clssicos em Oxford, onde possivelmente encontrou algumas referncias sobre Narnia na literatura latina. Existe tambm a possibilidade de que Lewis estivesse referindo-se ao texto alemo de 1501 Lucy von Narnia (Lcia de Nrnia), escrito por Ercole d'Este. Lewis havia lido este texto durante seus estudos sobre literatura medieval e renascentista. Outra provvel origem, talvez, possa ser uma palavra em sindarin, uma lngua desenvolvida por J. R. R. Tolkien, amigo de Lewis, onde "Narn-a" significa algo semelhante "profundeza dos contos".

Controvrsias[editar]
Sexismo[editar]
O autor da srie, C.S.Lewis, recebeu vrias crticas ao longo dos anos; muitas delas por colegas autores. A maior parte delas resume-se na forma de sexismo no qual Lewis tratou a personagemSusana Pevensie no romance A ltima Batalha, onde descreve que a personagem havia esquecido-se de Nrnia por causa de 'batons, nilons e convites'. A autora JK Rowling, responsvel pela srie Harry Potter, disse o seguinte: Chega um ponto em que Susana, que era a garota mais velha, se afasta de Nrnia porque fica interessada em batom. Ela tornou-se irreligiosa basicamente porque encontrou sua sexualidade. Tenho um grande problema com esta questo de Susana. Philip Pullman, autor da srie literria His Dark Materials, muito crtico aos livros de Lewis7 at ser apelidado de "Anti-Lewis", chama As Crnicas de Nrnia como "monumento de desprezo feminino", interpretando a passagem de Susana na seguinte forma: Susana, assim como uma "Cinderela", est prestes a sofrer uma mudana de fase de sua vida para outra. No aprovo isso de Lewis. Ele no gostava de mulheres ou sexualidade em

geral, pelo menos enquanto escrevia os livros. Lewis estava assustado e horrorizado com a ideia do crescimento. Por sua vez, o editor do Fan-magazine ("Revista-f") chamado Andrew Rilstone, ope esta opinio, afirmando que 'os batons, nilons e convites' citados no livro, so retirados de seu contexto. Estes afirmam que em A ltima Batalha, Susana est excluda da Nrnia porque ela no acredita mais nesse mundo. Ao final do livro, Susana ainda est viva e pode acabar juntando-se novamente a sua famlia. Alm disso, Susana, j adulta e com maturidade sexual, vista como algo positivo em O Cavalo e seu Menino. Portanto, 'os batons, nilons e convites' podem ser razes improvveis para a sua excluso de Nrnia. interessante ressaltar que Lewis apoia em citar o papel positivo das mulheres na srie, como Jill Pole em A Cadeira de Prata, Aravis Tarcana em O Cavalo e seu Menino, Polly Plummer em O Sobrinho do Mago, Lcia Pevensie e a prpria Susana em O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Racismo[editar]
Em um romance da srie, especificamente em O Cavalo e seu Menino, h um local chamado Calormnia, no qual j foram planejados diversos ataques Nrnia. Em outras palavras, retratada como a cidade "vil" de algumas histrias desta srie. Os calormanos so retratados como pessoas de pele escura, com longas barbas e turbantes, que muitos traam semelhanas com osrabes, apesar de que os costumes e a religio possuem mais semelhanas com o povo hindu. Pode ser ainda uma aluso aos lamanitas. Muitos crticos consideram racismo na parte de Lewis, que sempre descreve o povo calormano como algo ruim. Sobre o alegado racismo em O Cavalo e seu Menino, a editora jornalstica Kyrie O'Connor escreve: simplesmente terrvel. Embora as histrias do livros contenha suas virtudes, voc no precisa ser uma pessoa com conhecimentos vastos para encontrar essas afirmaes antirabes,Anti-Leste ou Anti-Otomanas. H, porm, uma explicao mais natural. De facto, no Nosso Mundo, enquanto mais meridionais sejam as terras (aquelas junto linha do equador, e inclusive at ao fim do Continente Africano), mais escura ser a pele das pessoas. Assim, Lewis teria seguido a mesma linha nos livros de Nrnia com a lgica existente no Nosso mundo:

A Nrnia como a Europa. A Arquelndia como os pases do norte africano (Marrocos, Arglia, Tunsia, Lbia e Egito).

O Grande Deserto que separa Arquelndia de Calormnia, como o Deserto do Saara.

E a populao de Calormnia, como os povos da frica Subsariana (de pele mais escura).

Paganismo[editar]
Ao longo do tempo, Lewis recebeu crticas enviadas por alguns cristos e organizaes crists que entendem que As Crnicas de Nrnia possam ser uma "ferramenta ligada ao paganismo e ocultismo", por possuir temas considerados hereges, tais como a representao zoomrfica de Jesus Cristo como um leo, no caso de Aslam. Em cada histria, Lewis empregou um significado bblico, conhecido como "Paralelos Cristos" ou "Temtica Crist", na qual a histria faz referncia a acontecimentos bblicos, o que tem sido considerado paganismo por usar 'passagens bblicas' em histrias ficcionais. Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, no aprenders a fazer conforme as abominaes daquelas naes. Entre ti no se achar quem faa passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte a um esprito adivinhador, nem mgico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa abominvel ao Senhor; e por estas abominaes o Senhor teu Deus os lana fora de diante de ti. Perfeito sers, como o Senhor teu Deus." [Deuteronmio 18:9-13] Esta polmica agravou-se ainda mais por causa do emprego de criaturas mitolgicas reunidas a estes paralelos cristos, pois algumas Igrejas Crists, acreditam que histrias e seres mitolgicos so heresias. Lewis alegou dizendo que atravs de contos ficcionais, com seres e criaturas mitolgicas, os leitores (no caso, o pblico infanto-juvenil) aprenderiam um pouco mais sobre o Cristianismo representado em As Crnicas de Nrnia.

Adaptaes[editar]
Ao longo dos tempos, As Crnicas de Nrnia foram adaptadas diversas vezes para a televiso, rdio, teatros, e at mesmo para o cinema. Estas adaptaes possuram um grande desempenho, o que faz gerar cada vez mais adaptaes na mdia. Com exceo das adaptaes nas rdios e teatros, a srie nunca foi adaptada inteiramente para a televiso ou cinema; ou seja, no so adaptados todos os sete livros da srie. Geralmente, os "excludos" so O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago e A ltima Batalha. Embora no sejam todos adaptados, As Crnicas de Nrnia possuem prmios e diversas indicaes.

Televiso[editar]

O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi a primeira adaptao dos livros da srie para a televiso, o que ocorreu em 1967, formado por dez episdios, contendo trinta minutos cada um. Foi dirigido por Helen Standage, e o roteiro foi escrito por Trevor Preston. Em 1979, O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi adaptado novamente para a televiso, desta vez como desenho animado, produzido por Bill Melndez e apresentado no Children's Television Workshop. O responsvel pelo roteiro foi David D. Connell. Foi o primeiro filme de longa-metragem animado feito para televiso. Para ser liberado na televiso britnica, muitos personagens tiveram suas vozes re-gravadas por atores e atrizes britnicos, tais como Leo McKern, Arthur Lowe e Sheila Hancock. Mas a voz de Aslam, fornecida pelo norte-americano Stephen Thorne, permaneceu na nova verso. De 1988 1990, quatro romances da srie As Crnicas de Nrnia foram adaptados para a televiso e transformaram-se em sucessos da BBC. Apenas O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa,Prncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada e A Cadeira de Prata foram adaptados. Mesmo assim, conseguiram um total de quatorze prmios, incluindo um Emmy na categoria de Melhor Programa Infantil. Esta srie televisiva j foi adaptada para DVD, VHS e Blu-Ray.

Rdio[editar]
A primeira adaptao de As Crnicas de Nrnia para a rdio ocorreram na dcada de 1980 produzido pela BBC Radio 4, conhecida como "Tales of Narnia" (Contos de Nrnia), onde a srie foi apresentada em um perodo de aproximadamente quinze horas. Em 1991, Sir Michael Hordern produziu verses da srie de uma forma resumida, onde foram acompanhadas por harpa de Marisa Robles, e flauta de Christopher Hyde-Smith. Foram relanados durante 1997 pela rdio Collins Audio. Durante 1999 2002, o grupo Focus on the Family produziu dramatizaes dos sete romances da srie, apresentados em seu programa conhecido como Rdio Teatro ou Teatral de Rdio. O elenco de vozes incluam mais de cem atores, uma trilha orquestrada original, e um design de som digital com qualidade de cinema. A apresentao durou aproximadamente vinte e duas horas. O enteado de C.S.Lewis, Douglas Gresham, foi o responsvel pela produo da srie. No website do programa de rdio "Focus on the Family", consta o seguinte: Entre o lampio at Cair Paravel, junto ao mar do oeste, est Nrnia, uma terra mstica onde os animais tm o poder de falar Faunos das florestas se associam aos homens Foras das trevas, numa demanda pela conquista, avanam por todas as partes do mundo

para ganhar a guerra contra o legtimo herdeiro do reino E o Grande Leo Aslam a nica esperana. A este mundo encantado chega um grupo de viajantes incomuns. Esses meros garotos e garotas, quando esto diante do perigo, aprendem extraordinrias lies de coragem, auto-sacrifcio, amizade e honra!

Teatro[editar]
Em 1984, O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi adaptado para o teatro, apresentado no 'London's Westminster Theatre', produzido por Vanessa Ford Productions. Foi adaptada para os palcos por Glyn Robbins e dirigida por Richard Williams, onde o responsvel pelo design foi Marty Flood. A turn teatral no Westminster foi encerrada apenas em 1997. Outros livros de As Crnicas de Nrnia foram adaptados para o teatro, como A Viagem do Peregrino da Alvorada em 1986, O Sobrinho do Mago em 1988, e O Cavalo e seu Menino em 1990. Em 1988, o "Royal Shakespeare Company" premiou O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. A Crnica foi adaptada para o palco por Adrian Mitchell com msica de Shaun Davey. Adrian Noble foi o diretor original do musical, Anthony Ward foi o responsvel pelo design, e Lucy Pitman-Wallace foi a diretora do revival. A produo foi to bem apreciada que apresentou-se durante os feriados natalinos de 1998 2002, agora no 'Royal Shakespeare Theatre em Stratford'. Subsequentemente, a apresentao teatral foi transferida para para os teatros 'Londres no Barbican Theatre' e 'Sadler's Wells', onde fizeram apresentaes limitadas. O jornal London Evening Standard escreveu: () A bela recriao de Lucy Pitman-Wallace, a partir da produo de Adrian Noble, evoca todo o encanto e mistrio deste conto mitolgico complexo, sem nunca ser formal demais ao ponto de deixar de abarcar toques cmicos como o extravagante veado do campo, ou um castor com afazeres domsticos () Em nossa era de domnio da cincia e tecnologia, a f tem se tornado gradativamente insignificante; mas por outro lado, nesta gloriosa e ressoante produo possvel entender o seu poder de atrao. A adaptao de Adrian Mitchell foi posteriormente estreada nos Estados Unidos com a equipe "Minneapolis Children's Theatre Company", vencedora do Tony Award em 2000. Esta foi sua primeira apresentao na costa leste, com a Seattle Children's Theatre encenando prximo s festividades natalinas durante 2000 2003, que mais tarde seria reencenada durante a temporada de 2003 2004. Esta adaptao est licenciada para atuao no Reino Unido atravs de Samuel French.

Outra produo de O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa que foi notvel, foi a produo comercial da companhia "Malcolm C. Cooke Productions" na Austrlia (dirigida por Nadia Tass e descrita por Douglas Gresham), e da "Trumpets Theatre", conhecido por ser um dos melhores teatros comerciais das Filipinas. Produes teatrais de As Crnicas de Nrnia tm se tornado popular entre profissionais, comunidades e teatros jovens durante o decorrer do tempo.

Cinema[editar]
Ver artigo principal: The Chronicles of Narnia (srie cinematogrfica) Uma verso cinematogrfica de O Leo, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, intitulado como The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, (As Crnicas de Nrnia: O Leo, a Feiticeira e o GuardaRoupa) produzido pela Walden Media e distribudo pela Walt Disney Pictures, foi lanado em dezembro de 2005. O filme conquistou muitos fs, dando notoriedade srie literria que era quase desconhecida em alguns pases, como no Brasil. O filme foi dirigido por Andrew Adamson, que anteriormente s havia dirigido filmes de animao. O roteiro foi escrito por Ann Peacock. O longa-metragem foi gravado em lugares da Polnia, Repblica Checa e Nova Zelndia. O filme ficou popular por seus grandes e belos efeitos especiais, usados principalmente para criar algumas criaturas ficcionais. O filme foi um sucesso de bilheteria no natal de 2005, arrecadando 745 milhes de dlares mundialmente. A Disney produziu uma sequncia, The Chronicles of Narnia: Prince Caspian (As Crnicas de Nrnia: Principe Caspian), lanada em maio de 2008 nos Estados Unidos. O filme custou caro cerca de 225 milhes e no obteve o retorno financeiro esperado nos Estados Unidos obtendo em bilheteria apenas 141 milhes mais em compensao no estrangeiro o filme teve uma bilheteria de 278 milhes no total de 419 milhes mundiais. Com isso, A Disney anunciou que no iria financiar o terceiro filme, devido a limitaes oramentais. A Twentieth Century Fox assumiu o projeto, e The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader (As Crnicas de Nrnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada), o terceiro filme da srie, estreou em 10 de dezembro de 2010. A bilheteria deste foi um pouco mais baixa que a do filme anterior nos Estados Unidos com 104 milhes e fora com 311 milhes em um total de 415 milhes em bilheteria.

The Chronicles of Narnia: The Magician's Nephew (As Crnicas de Nrnia: O Sobrinho do Mago) dever ser o quarto filme baseado no livro O Sobrinho do Mago. Segundo Michael Flaherty, aWalden Media esteve em negociao com a 20th Century Fox e os herdeiros de C.S. Lewis acerca da produo deste filme.8 9 . Em julho de 2011 foi confirmado que seria O Sobrinho do Mago e no A Cadeira de Prata como deveria ser por ordem de lanamento10 .

Referncias
1. C.S. Lewis. Encyclopdia Britannica. Pgina visitada em 25 de agosto de 2011. 2. http://www.manhattan-institute.org/html/_chicsuntimeshollywood.htm 3. http://www.telegraph.co.uk/culture/books/books-life/7545438/The20-greatest-childrens-books-ever.html 4. 5. 6. 7. Ilustraes de As Crnicas de Nrnia As Crnicas de Nrnia e o Evangelho Inimizade de Tolkien por Nrnia Philip Pullman acusa As Crnicas de Nrnia de racismo e preconceito sexual 8. Prximo "Nrnia" dever adaptar "O Sobrinho do Mago". Folha Online (24 de maro de 2011). Pgina visitada em 24 de maro de 2011. 9. Narniaweb.com (27 de fevereiro de 2011). Confirmed: Walden is Talking With Fox About Making The Magicians Nephew (em ingls). Pgina visitada em 22 de maro de 2011. 10. Bryan Lufkin (23 de maro de 2011). Walden, Fox, in discussions on 'The Magician's Nephew. Entertainment Weekly: Inside Movies. Pgina visitada em 4 de agosto de 2011.

Ver tambm

You might also like