You are on page 1of 16

Preparao da ao Penteadeiras E 66 / E 76

Penteadeiras E 66 / E 76
Lderes na penteao

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

RIETER SPUN YARN SYSTEMS

RESUMO

Sistemas para o seu xito

A penteadeira para as mais elevadas exigncias


As novas Penteadeiras E 66 / E 76 conseguem cumprir as mais elevadas exigncias quanto a produo, qualidade e rendibilidade. Com o CAPD500 (desenvolvimento do processo apoiado por computador) aumentamos de novo o nosso avano no campo da penteao.
A MAIS ELEVADA PRODUTIVIDADE

RIETER O SEU FORNECEDOR DE SISTEMAS

Instalaes completas da Rieter no so somente mquinas de ao que vo do fardo at ao o. Uma sincronizao perfeita das mquinas ao longo de toda a cadeia do processo asseguralhe uma produo econmica da qualidade de o exigida. Alm da competncia das mquinas em si, graas a inmeras inovaes na construo de maquinismos, a Rieter oferece aos seus clientes o seu apoio que vai de aspectos empresariais at efectivao de sucessos no mercado graas a tipos de o inovadores.
RIETER O SEU PARCEIRO PARA O FUTURO

Com a Rieter como seu parceiro pode usufruir de outros servios como: Planeamento de instalaes completas, clculos de produo e clculos de custos de fabrico Automatizao de processos de acordo com as necessidades dos clientes SPIDERweb - sistema de monitorizao para a superviso online de toda a ao Optimizao de processos e consultoria tcnica com base na ampla experincia tecnolgica em todas as fases do processo na ao at s fases subsequentes Rede mundial de assistncia tcnica e formao intensiva nas aes ou na Rieter Fornecimento de peas de reserva e um vasto leque de solues tcnicas no campo das transformaes e modernizao de mquinas de geraes anteriores Tenha conana nas solues da Rieter!

Na prtica as Penteadeiras E 66 / E 76 produzem com velocidades at 500 golpes /minuto. Graas ao bom andamento e curtos tempos de paragem as mquinas atingem produes mximas de at 72 resp. 74 kg/h. Isto signica 1.7 toneladas de ta de penteadeira por dia um novo recorde.
QUALIDADE EXCELENTE

Qualidade excelente mais alta produo isto somente pode ser atingido pelas novas Penteadeiras E 66 / E 76. Os rolos produzidos pela preparao da penteao da Rieter so a melhor alimentao. Os resultados prticos traduzem-se em vus de excelente qualidade, a melhor seleco de bras, tas com a maior regularidade e nalmente os de alta qualidade.
ELEVADA RENDIBILIDADE

Os custos de produo na penteao so determinados sobretudo pelos custos acumulados por quilo de ta e menos pelos custos de capital da instalao. As novas penteadeiras Rieter foram desenvolvidas para atingir produes mximas, assim como custos de matria-prima ou de energia muito reduzidos. O resultado prtico o custo de penteao por quilo de o muito baixo. As Penteadeiras E 66 / E 76 lderes na penteao.

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

500 golpes na prtica

EFICINCIA

Aumento da produo

A BASE PARA ELEVADAS PERFORMANCES

PRODUO AUMENTADA

As condies prvias para atingir elevadas performances na construo de mquinas de ao so a utilizao das mais avanadas tecnologias, de materiais de primeira qualidade e do melhor know-how. Nesta base, e com o desenvolvimento do processo apoiado por computador (CAPD500), foi possvel projectar a nova gerao de Penteadeiras E 66 / E 76. So as primeiras penteadeiras que atingem na prtica produes que vo at 500 golpes por minuto. A boa sincronizao dos elementos tecnolgicos e da cinemtica pe sua disposio uma elevada exibilidade.

A velocidade do pente circular de 500 golpes por minuto signica um novo mximo produtivo. A Penteadeira E 66 tem uma produo mxima de 72 kg/h, a E 76 atinge os 74 kg/h. Estas produes elevadas so possveis dado as penteadeiras Rieter trabalharem na prtica com mantas de um peso que vai at aos 80 g/m. A excelente seleco das bras e a consequente reduo do resduo retirado contribuem para o aumento da produo. Uma produo diria de at 1.7 toneladas uma realidade.

1 1 2 2 3 4 5 6 3 4 5 6 7 7

Comando da pina Pente xo Pina Alimentao Pente circular Movimento de arrancamento Movimento da pina

CAPD500 Computer Aided Process Development

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

PRODUTIVIDADE E RENDIBILIDADE

Reduo dos custos de produo

CONSUMO ENERGTICO REDUZIDO

kWh / kg de ta de penteadeira [%] 100 90 80 70 60 50 1988 E 7/6 1995 E 60 1999 E 62 2004 2007 E 65 E 66 Motor principal, Accionam. correia Estiragem CAPD
-15% -5,5% -5%

Foi possvel reduzir de novo o consumo de energia dos novos modelos E 66 / E 76. Com o CAPD500 foi optimizada a massa dos elementos de penteao e assim optimizar a cinemtica. Foi ainda possvel melhorar a ecincia do motor principal. Com estas medidas tornou-se possvel reduzir em 12% o consumo energtico por quilo de ta de penteadeira, em comparao com a gerao anterior. Deste modo a constante reduo do consumo de energia de uma gerao para a prxima continua a ser um facto.
REDUO DE CUSTOS

CAPD+

-12,5%

CAPD500

Os custos de produo na penteao so determinados sobretudo pelos custos acumulados por quilo de ta e menos pelos custos de capital da instalao.Com a penteao de qualidade da Rieter efectivamente possvel poupar matria-prima graas excelente seleco das bras. O baixo consumo energtico reduz os respectivos custos, o excelente andamento da penteadeira reduz os custos com o pessoal. Estes factos em conjunto signicam custos produtivos bastante mais baixos em comparao com outros fornecedores.
CONJUNTOS DE PENTEAO MEDIDA

Reduo do consumo energtico desde 1988

Exemplo: Conjunto penteao para algodo 1 1/8


Conjunto local ndia 18% resduo 1 + 6 : 240 kg/h Conjunto local China 18% resduo 1 + 6 : 230 kg/h Conjunto Rieter 16% resduo 1 + 6 : 419 kg/h

- 16%

As opes em termos de diversos modelos da preparao e das penteadeiras permitem oferecer solues medida das necessidades, aumentando assim a rendibilidade. A composio depende da produo em vista: at 300 kg/h 1 UNIlap E 32 + 4 E 66 / E 76 at 440 kg/h 1 OMEGAlap E 35 + 6 E 66 / E 76

0,05

0,1

0,15
CHF/kg o

0,2

0,25

0,3

Base de clculo Turquia Capital Resduo

Salrios

Energia

Custos adicionais

Os mais baixos custos de penteao por quilo de o

1 UNIlap E 32 4 Penteadeiras E 66 ou E 76

1 OMEGAlap E 35 6 Penteadeiras E 66 ou E 76

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

FLEXIBILIDADE

Flexibilidade ao mais alto nvel

COMANDO SISTEMTICO DA PRODUO, QUALIDADE E RENDIBILIDADE

As Penteadeiras E 66 / E 76 pem sua disposio uma exibilidade ao mais alto nvel. Com base numa elevada produo a qualidade pode ser adaptada s diversas necessidades. Os factores aproveitamento da matria-prima, produo e qualidade podem ser assim comandados de uma maneira sistemtica.
ELEVADO NMERO DE GOLPES POR MINUTO

As penteadeiras foram desenvolvidas para atingir um elevado nmero de golpes do pente por minuto. A prtica demonstrou que as penteadeiras Rieter atingem excelentes resultados mesmo a elevadas produes (golpes/minuto).
PESOS DA MANTA ELEVADOS

Podem ser denidos pesos da manta at um valor mximo de 80 g/m, isto em dependncia do micronaire e do comprimento das bras. Sob o ponto de vista tecnolgico aconselhvel denir um valor mximo de 550 000 bras na seco transversal. Quanto maior o nmero de bras (massa), maior a frico entre bras e melhor o efeito de auto limpeza da manta na penteadeira. Quando se trata de algodes de comprimento mdio o peso standard da manta de 76 - 80 g/m, nos algodes longos pode-se ir at 72 g/m.
MTODO DE ALIMENTAO E VALOR ALIMENTADO PTIMOS

A operao de penteao pode ser efectuada com a alimentao no avano ou alimentao no retrocesso. A alimentao no avano utilizada na maioria das aplicaes e obtm-se excelentes comportamentos e uma qualidade elevada. Neste caso, adicionalmente ao trabalho de penteao efectuado por pente circular e xo, h a considerar o efeito de auto limpeza da manta. Deste modo a alimentao no avano utilizada na grande maioria das aplicaes na prtica.

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

O valor da manta alimentado o factor de comando mais importante na penteadeira e inuencia signicativamente a qualidade. Um valor de alimentao da manta mais alto signica uma produo mais elevada, no entanto traduz-se numa reduo da qualidade produzida. Um valor alimentado menor, em conjunto com a alimentao no avano, signica um aumento da qualidade do o. Se ao mesmo tempo houver uma maximizao do peso da manta, ento obtm-se uma qualidade ainda melhor.
PERCENTAGEM DE PENTEAO MAIS BAIXA

O grau da penteao depende entre outros factores do tipo da matria-prima e da utilizao do produto nal. Comparativamente com outros fabricantes possvel poupar at 2% de resduo (mat. prima) nas E 66 / E 76, isto graas a uma optimizao da seleco das bras, tendo no entanto em conta que a qualidade do o se mantm. Condio prvia que seja especicado o possvel peso mximo da manta, a mais elevada velocidade do pente e o valor de alimentao da manta ptimo.
DEFINIR A PRODUO E A QUALIDADE EM FUNO DO PRODUTO FINAL

CUSTOS DE PRODUO

altos baixos

Controlar a qualidade signica controlar os custos. As variantes de controlo so: Qualidade superior com a mesma percentagem de penteao ou Manter a qualidade reduzindo a percentagem de penteao e aumentando assim a rendibilidade Graas ao know-how tecnolgico da Rieter, quanto s variantes de controlo, possvel efectuar na penteadeira ajustes exactos e reprodutveis para cada tipo de o.

melhor QUALIDADE pior PRODUO [Kg/H] 75 70 65 60 55 50 Vel. pente [rpm] Peso manta [g/m] Valor alimentado [mm] Resduo [%] 500 76 5,2 17% 500 80 5,2 17% 500 80 4,7 17% 500 80 4,7 15%

Flexibilidade em produo, qualidade e custos de produo Exemplo: Algodo 1 1/8

Preparao da penteao ptima Passador preliminar Rieter SB-D 40 em combinao com o OMEGAlap E 35.

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

QUALIDADE

Do rolo at ao o

PREPARAO DA PENTEAO PTIMA

EXCELENTE QUALIDADE DE PENTEAO

A preparao da penteao acertada, Passador SB-D 40 ou SB 20 e o UNIlap E 32 resp. OMEGAlap E 35 so uma ptima base para as Penteadeiras E 66 / E 76. Os rolos produzidos deste modo garantem mantas com uma regularidade excelente, mantas com pesos elevados e um bom desenrolamento na penteadeira.
PROCESSO DE PENTEAO DESCONTNUO

A qualidade uma tradio e tem uma reputao. A nvel mundial vrios milhares de penteadeiras Rieter produzem uma qualidade excelente. A nova gerao E 66 / E 76 segue as mesmas pisadas. Graas a uma excelente seleco de bras so retiradas muito menos bras longas (bras boas) para o resduo. Para produzir qualidades iguais, em comparao com outros construtores, as penteadeiras Rieter podem poupar at 2% de resduo, ou melhor dito matria-prima.
FIOS DE ALTA QUALIDADE

A penteao um processo descontnuo. Pacotes de bras penteadas so retirados controladamente e seguidamente colocados uns sobre os outros com um espaamento denido (chamin da soldagem). Devido elevada regularidade da ta, a qual obtida graas ao trem de estiragem de 3 sobre 3, pode-se ver nitidamente a chamin da soldagem no espectrograma. Esta onda de longo perodo, a qual prpria ao sistema e chamada chamin da soldagem, estirada e devidamente regulada no Passador auto regulado RSB-D 40 que se segue.

Fios de elevada qualidade tm como base tas produzidas com elevados nmeros de golpes do pente. Esta armao tem validade para a irregularidade, a resistncia/alongamento, assim como para os raros pontos fracos do o, aspectos que so positivos nas fases posteriores do processo.
PRODUTO FINAL ATRACTIVO

Produtos nais feitos com os que foram penteados nas E 66 / E 76 sobressaem pela sua elevada regularidade e boa cobertura.

Fita Penteadeira E 66
CV% 1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 .5 1cm 2 CV% 0.8 0.6 0.4 0.2 0 .5 1cm 2 5 10 20 50 1m 2

Distribuio bras no resduo [%]

Perodo soldagem

10

5 10 20 50 1m 2

5 10 20 50

Fita Passador RSB-D 40


0,1
Regulado

se

up

rov

eit

12

16 20 24 28 Comprimento bra [mm]

32

36

40

5 10 20 50

E 66 / E 76

Outras penteadeiras

A soldagem na ta da penteadeira, prpria ao sistema, totalmente regulada no passador autoregulado subsequente.

Com E 66 / E 76 qualidade igual com at menos 2% de resduo

10

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

TECNOLOGIA

Elementos de penteao

TRATAMENTO CUIDADOSO E CONTROLADO DAS FIBRAS

A supremacia tecnolgica da penteao da Rieter sobretudo evidente nas velocidades de produo mximas. A cinemtica bem estudada garante um tratamento cuidadoso das bras, mesmo trabalhando a 500 golpes por minuto. Os elementos de penteao resp. tecnolgicos, desenvolvidos por meio de CAPD, forem concebidos para a obteno de uma qualidade ptima, na base da mais alta produo possvel.
PINA PRECISA

A pina Rieter garante um processamento exemplar de mantas com pesos at 80 g/m. A xao de alta preciso da manta, em conjunto com os movimentos optimizados do pente circular e do pente xo, resulta num processo de penteao optimizado em todas as velocidades de produo.
PENTE FIXO APROVADO

A utilizao de pentes xos Ri-Q-Top garante uma elevada ecincia de penteao, paralelamente baixa tendncia para se sujar. A forma e densidade dos dentes, assim como o timing da actuao so factores importantes para atingir os resultados pretendidos.
PENTE CIRCULAR OPTIMIZADO

Os pentes circulares PRIMACOMB, com uma utilizao universal, foram desenvolvidos para processar mantas com pesos elevados. Uma adaptao suplementar por meio do CAPD500 garante uma introduo cuidadosa e controlada da barba de bras da manta no pente circular. Os pentes circulares PRIMACOMB, especicamente desenvolvidos para as penteadeiras Rieter, cobrem todos os comprimentos de bras.

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

11

TECNOLOGIA

Fita de penteadeira de alta qualidade

TREM DE ESTIRAGEM

SADA

O trem de estiragem o mesmo utilizado na gerao anterior E 65 / E 75, graas aos bons resultados obtidos em muitos milhares de mquinas. A estiragem de 3 sobre 3 permite uma boa distribuio da estiragem. O guiamento preciso das bras garante um processamento perfeito de algodes com comprimentos entre 1 e 1 1/2 e permite obter uma ta com boa regularidade. Os ajustes das distncias nos campos da estiragem prvia e principal podem ser adaptados com preciso aos comprimentos das bras processadas.

Aps a estiragem a ta conduzida ao funil por meio de um novo sistema de transporte. Antes de ser depositada na lata a ta controlada quanto existncia de pontos nos. Este sensor tem um ajuste mecnico e actua se o ttulo da ta denido no for atingido. Para aumentar a coeso a ta comprimida por meio de disco escalonados e seguidamente cuidadosamente depositada na lata. O resultado uma ta de penteadeira com uma elevada regularidade.

Trem de estiragem de 3 sobre 3

Transporte cuidadoso de ta

12

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

ELEVADA FIABILIDADE

Custos de manuteno baixos

A optimizao da cinemtica inuencia positivamente a carga exercida sobre os elementos de penteao e do mesmo modo o andamento da mquina.
FUNCIONAMENTO SILENCIOSO

A optimizao da cinemtica foi denida para uma rotao mxima dos pentes circulares numa gama das 450 - 500 rpm. Tanto as cabeas individuais como a mquina na globalidade evidenciam-se por um andamento muito silencioso. Em consequncia disto pode ser garantida uma elevada abilidade e um elevado rendimento da mquina. Nos dois ltimos decnios tem sido possvel aumentar sucessivamente o tempo que decorre entre duas paragens no planeadas (MTBA Mean Time Between Assists). Assim as penteadeiras Rieter atingem actualmente valores MTBA de 230 minutos.
CARGA REDUZIDA

Mesmo mais elevada produo a carga mecnica exercida mais baixa do que em penteadeiras convencionais. Este factor tem uma inuncia positiva sobre o desgaste, assim como a durao dos elementos de penteao.
TROCA DE LEO

Nos modelos E 66 / E 76 aconselhamos respeitar um intervalo entre trocas de leo de 4 000 horas. Este longo intervalo demonstra que existe uma carga reduzida e consequentemente um baixo desgaste dos elementos. O resultado prtico uma longa durao das penteadeiras.
MTBA tempo entre 2 paragens no ocasionadas pelo sistema 240 230 165 MTBA* [min] 130 90 50 40 30 1990 Valor esperado com E 66 / E 76

1993

1996

1999

2002

2004

2006

2008

*Mean Time Between Assists

Bom andamento para elevada rendibilidade

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

13

APLICAES ESPECIAIS

Campo de utilizao alargado

O campo de utilizao da penteadeira ultrapassa as aplicaes comuns de uma penteao. Em conjunto com diversos clientes desenvolvemos e fornecemos solues para aplicaes especiais.
UPGRADING

ASPIRAO DA FITA PARA MISTURA DE FLOCOS

Percentagens de penteao abaixo dos 12% so designadas como Upgrading. Partindo dos os cardados existem duas alternativas: 1. Upgrade da qualidade do o O produto nal um o com uma qualidade signicativamente melhor do que aquela de os cardados, utilizando algodes do mesmo tipo. O aproveitamento da matria-prima aumenta em comparao com os os cardados. O andamento nas fases subsequentes sofre uma melhoria. 2. Upgrade do algodo utilizado Processando-se um algodo de uma classe inferior obtm-se como produto nal um o com uma qualidade igual do o cardado.

Misturas efectuadas na linha de abertura so mais homogneas do que aquelas feitas nos passadores. Em vez de misturar tas cardadas e tas penteadas no passador pode-se aspirar a ta directamente para um misturador, no caso de uma mistura de ocos. Penteadeiras Rieter pode ser equipadas opcionalmente com o respectivo mdulo adicional. Com esse mdulo possvel aspirar a ta penteada logo sada do trem de estiragem e encaminh-la atravs da tubagem para um misturador. Com uma manipulao simples pode-se passar de aspirao da ta para depsito da ta na lata.
PROCESSAMENTO DE ALGODO TINGIDO

As penteadeiras podem ser equipadas de sensores especiais para o processamento de algodo tingido.

Corte transversal ta de passador (esquemtico)

Mistura de tas no passador

Mistura de bras na abertura

Mdulo para aspirar a ta (opcional)

14

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

AUTOMAO

Troca do rolo totalmente automtica

SISTEMAS DE TROCA AUTOMTICA DO ROLO E DE EMENDA DA MANTA ROBOlap

O sistema ROBOlap da Penteadeira automtica E 76 reduz o manejo da mquina a uma simples superviso da mesma. O rendimento aumenta 2% em relao Penteadeira semi automtica E 66. A melhor qualidade da emenda efectuada pelo ROBOlap efectivamente mensurvel em relao emenda manual. A diferena perceptvel na regularidade da ta. Ao utilizar mquinas com o sistema automtica de emenda da manta ROBOlap pode-se prescindir de pessoal qualicado.
2

MODO DE FUNCIONAMENTO DO ROBOlap

A mquina pra logo que num primeiro rolo acabe a manta. Seguidamente a operao tem a seguinte sequncia: 1. Arrancar as mantas por rotao inversa dos ncleos. Seguidamente avano para aspirar os restos das mantas que ainda se encontram sobre os ncleos. 2. Basculamento para trs dos ncleos para o depsito dos ncleos vazios. Basculamento dos rolos para a posio de trabalho ou seja sobre os cilindros dos rolos. 3. Preparao mecnica da ponta (franja) da manta para a emenda automtica. 4. Emenda pneumtica da manta por meio sistema Aero-Pic. Seguidamente efectua-se um arranque automtico da mquina.

Rieter . Penteadeiras E 66 / E 76

15

Troca manual dos rolos com o SERVOtrolley

AUTOMAO

Transporte dos rolos

TRANSPORTE SEMIAUTOMTICO DOS ROLOS COM O SERVOtrolley

TRANSPORTE AUTOMTICO DOS ROLOS COM O SERVOlap E 25

O SERVOtrolley um sistema semiautomtico de transporte dos rolos. Um SERVOtrolley transporta 4 rolos e 4 ncleos. Os SERVOtrolleys so colocados junto s mquinas de preparao da penteao.O carregamento dos Trolleys com os rolos efectuado automaticamente. Seguidamente os carros so deslocados manualmente para a penteadeira. Logo que haja 2 Trolleys colocados atrs da penteadeira pode ser iniciada a transferncia automtica dos rolos para a penteadeira.
SERVOtrolley E 16 PARA A E 66

O sistema de transporte dos rolos SERVOlap E 25 efectua a transferncia totalmente automtica dos rolos da mquina de preparao para as penteadeiras, assim como o retorno dos ncleos. O sistema transporte 8 rolos em cada deslocao. Ambas as Pentadeiras E 66 e E 76 podem ser servidas pelo sistema de transporte SERVOlap E 25. Estas so as vantagens: Transporte cuidadoso dos rolos Iseno de interveno do operrio Sem tempos de espera na penteadeira Aumento do rendimento da penteadeira

O SERVOtrolley E 16 o carro de transporte dos rolos que serve a Penteadeira E 66. Nesta combinao a troca de rolos e ncleos iniciada carregando um boto. A movimentao dos ncleos para o carro e dos rolos para a penteadeira automtica.
SERVOtrolley E 17 PARA A E 76

O SERVOtrolley E 17 o carro de transporte dos rolos que serve a Penteadeira automtica E 76. O E 17 diferencia-se do E 16 no que concerne a altura de colocao dos rolos e a iniciao da operao de troca. Com o E 17 a troca de rolos e ncleos efectuada automaticamente. A partir do momento em que se esgotam as mantas na penteadeira e estejam posicionados 2 Trolleys com rolos atrs da penteadeira ento iniciada automaticamente a operao de troca. A mquina de preparao da penteao reconhece automaticamente se se trata de um SERVOtrolley E 16 ou E 17. Deste modo no existe qualquer problema em servir penteadeiras semiautomticas e automticas numa mesma instalao. A quantidade mnima de SERVOtrolleys por conjunto de penteao (mquina de preparao e penteadeiras) calculada na base do nmero de penteadeiras que fazem parte do conjunto acrescido de 2 SERVOtrolleys adicionais.

Transporte totalmente automtico com o SERVOlap E 25

Rieter Machine Works Ltd. Klosterstrasse 20 CH-8406 Winterthur T +41 52 208 71 71 F +41 52 208 83 20

Rieter Ingolstadt Spinnereimaschinenbau Friedrich-Ebert-Strasse 84 DE-85055 Ingolstadt T +49 841 95 36 01 F +49 841 95 36 850

Rieter CZ a.s. s. armdy 1181 CZ-56215 st nad Orlic T +420 465 557 232 F +420 465 557 226

Os dados e ilustraes de esta brochura e do respectivo suporte de dados referem-se data da sua impresso/gravao. A Rieter reserva-se o direito de em qualquer altura e sem aviso prvio proceder s alteraes necessrias. Os sistemas e inovaes Rieter esto protegidos por patentes. 2048pt-ABAI-42-Impresso na CZ

www.rieter.com

You might also like