You are on page 1of 16

SIG (http://andersonmedeiros.com/category/geotecnologias/sig/) Dicas de Leitura (http://andersonmedeiros.com/category/dicas/dicas-de-leitura/) Sensoriamento Remoto (http://andersonmedeiros.

com/category/geotecnologias/sensoriamentoremoto/)

Webmapping (http://andersonmedeiros.com/category/webmapping/) GEOTutoriais (http://andersonmedeiros.com/category/tutoriais/geotutoriais/) Pesquisar

(http://andersonmedeiros.com)

(http://goo.gl/Wy8O4)

Home (http://andersonmedeiros.com/) AUTOR (http://andersonmedeiros.com/autor/) CURSOS (http://andersonmedeiros.com/consultoria/) TWITTER (http://twitter.com/ClickGeo) FACEBOOK (https://www.facebook.com/PortalClickGeo) (http://andersonmedeiros.com/entrevistaPALESTRAS (http://andersonmedeiros.com/palestras-geotecnologias/) (http://andersonmedeiros.com/livrojulianadengueANUNCIE (http://andersonmedeiros.com/anuncie/) cavichiolonoCONTATO (http://andersonmedeiros.com/contato/)
geografa/)

Como Fazer Mapas Temticos no Quantum GIS Parte 3

brasilabordagemgeografica/)

(http://goo.gl/Wy8O4)

Como preparar mapas temticos em ambiente SIG? Esta uma questo de grande interesse para quem trabalha com Geotecnologias. Cada vez mais os programas de Geoprocessamento, em especial no campo de Sistemas de Informaes Geogrficas, oferecem recursos muito prticos para elaborao de mapas que contribuem para melhor compreenso do espao. Este ser o terceiro tutorial da srie sobre como gerar mapas temticos no QGIS.

Recomendo fortemente que leia os dois tutoriais anteriores desta sequncia. J aprendemos como fazer mapas temticos qualitativos (categorizados) e quantitativos (graduados), respectivamente: Como Fazer Mapas Temticos no Quantum GIS Parte 1 (http://andersonmedeiros.com/mapastematicos-qgis-parte-1/)

Como Fazer Mapas Temticos no Quantum GIS Parte 2 (http://andersonmedeiros.com/mapastematicos-qgis-parte-2/)

Neste

recursos para preparao de mapas (http://andersonmedeiros.com/curso-online-de-qgis/), que a estruturao baseada em regra .

tutorial

vamos

explorar

um

outro

no

QGIS

QGIS: MAPAS TEMTICOS BASEADOS EM REGRA


No caso dos dois tutoriais citados acima os mapas eram gerados tendo por base apenas 1 (um) nico atributo por vez, quer ele fosse do tipo texto ou numrico. A dica desta vez sobre um recurso que nos permite montar um mapa temtico baseado em mais de um campo (coluna).

(http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao55368&url=cursos/autocad-2D)

Na imagem abaixo temos a representao do Estado de So Paulo (SP) com sua diviso municipal. Em sua tabela de atributos h, entre outros dados, a indicao da populao rural (coluna POPRURAL) e da populao urbana (campo POPURBAN). Para fazer o download do shapefile clique aqui (https://sites.google.com/site/clickgeo/arquivos/SP_cities.zip)(400 KB).

Acesse as propriedades da camada clicando duas vezes sobre o nome dela com o boto esquerdo ou clique sobre ela com o boto direito e escolha a opo Propriedades, no menu suspenso. V para a primeira aba, Estilo. Clique sobre onde aparece por padro escrito (sem filtro), destacado na imagem a seguir com um trao vermelho. Depois clique em Editar para que seja aberta uma nova janela. Na janela propriedades da rgua (na verdade deveria ser propriedades da regra, isso foi um erro de traduo da interface) clique no boto com as reticncias [. . .].

Na rea A, destacada na imagem abaixo, temos os campos. Neste tutorial vamos trabalhar com os marcados no retngulo vermelho. Clique primeiro em POPRURAL, depois na rea B, clique no sinal menor que (< ) e, novamente na rea A, clique no campo POPURBAN. Na rea C aparecer a consulta estrutura. Clicando em testar voc ter informao sobre quantos municpios atendem a este critrio. Neste caso, 587 de um total de 645 cidades. Clique em OK.

Na janela a seguir, o campo RTULO o valor que aparecer na legenda de seu mapa final. FILTRO se refere a consulta lgica que foi montada, tambm chamada, neste contexto, de regra . O campo DESCRIO opcional e visa ser preenchido com um comentrio sobre o filtro aplicado.

(http://www.ofitexto.com.br/index?page=banner/banner_click&bnr=11383&afl=1816917)

Caso no queira alterar algum aspecto visual, clique novamente em OK.

Chegou a hora de criar regras que definiro novos critrios para o mapa. Clique em Adicionar. Repita o processo anteriormente ilustrado, mas de modo que o filtro seja para as cidades onde a populao rural maior que a urbana (veja a imagem).

Neste nosso exemplo temos apenas duas regras, que se complementam, usando dois campos da tabela de atributos do shapefile. Realize as alteraes necessrias ou desejadas (cores a ser empregadas, por exemplo) e clique em OK.

Aps algumas alteraes visuais, o mapa abaixo representa nosso mapa temtico baseado em regras, preparado no QGIS.

O que vocs acharam deste tutorial de introduo aos mapas temticos no QGIS? Aguardo seus comentrios e indico a leitura destas outras dicas sobre o Quantum GIS: QGIS: Manipule a Tabela de Atributos com o Plugin Multiedit

(http://andersonmedeiros.com/qgis-complemento-multiedit/)

Seleo

de

Feies

por

Localizao

Geogrfica

no

Quantum

GIS

(http://andersonmedeiros.com/qgis-selecionar-por-localizacao/)

Artigos sobre Uso Prtico do Quantum GIS (http://andersonmedeiros.com/artigos-uso-praticoqgis/)

Quantum GIS Como Dividir uma Camada Vetorial (http://andersonmedeiros.com/fazer-divisaoshapefile-com-qgis/)

atualizaes por e-mail (http://andersonmedeiros.com/assine-nosso-feed-receba-nossa-newsletter-e-mail/). Curta nossa pgina no Facebook [PortalClickGeo (https://www.facebook.com/PortalClickGeo)] e siga nosso Twitter [@ClickGeo (http://twitter.com/ClickGeo)] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Assine

nosso

Feed

receba

nossas

Artigos Relacionados:

Curso Online de Seleo de Feies Introduo ao QGIS por Localizao Geogrfica no (http://andersonmedeiros.com/turma2Quantum GIS (http://andersonmedeiros.com/cursocurso-online-qgis/)
online-de-qgis/) selecionar-porlocalizacao/)

Curso Online de Quantum GIS em Agosto/2013

Exerccios de Curso Online de Criao de Mapas Introduo ao Tem ticos no QGIS Quantum GIS

(http://andersonmedeiros.com/exercicios(http://andersonmedeiros.com/curso(http://andersonmedeiros.com/qgiselaboracao-mapasonline-introducaotematicos-qgis/) quantum-gis-qgis/)

Apostila: Elaborao de Mapas Tem ticos (http://andersonmedeiros.com/qgisno QGIS apostila-ibgeportugues/) (http://andersonmedeiros.com/elaboracaode-mapas-tematicosquantum-gis/)

QGIS: Apostila de SIG do IBGE

Quantum GIS 1.7.4: Descubra o Cdigo QGIS Cloud Plugin Guia do Usurio em das Cores para Seu (http://andersonmedeiros.com/qgisPortugus Mapa com o cloud-plugin/) JCPicker (http://andersonmedeiros.com/qgis174-guia-usuarioportugues/) (http://andersonmedeiros.com/codigodas-cores-do-mapaj cpicker/)

Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/author/AndersonMedeiros/)


(https://www.facebook.com/PortalClickGeo) (http://twitter.com/ClickGeo)

Consultor em Geotecnologias, membro do conselho editorial da Revista FOSSGIS Brasil. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semirido (INSA)

13 Comments (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comments)

(http://www.ofitexto.com.br/index?

page=banner/banner_click&bnr=8678&afl=1816917) (http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao55368)

Posted in: Cartografia (http://andersonmedeiros.com/category/geotecnologias/cartografia/), Geoprocessamento (http://andersonmedeiros.com/category/geoprocessamento/), Mapas

(http://andersonmedeiros.com/category/geotecnologias/cartografia/mapas/), Quantum GIS (http://andersonmedeiros.com/category/geotecnologias/sig/quantum-gis/), SIG (http://andersonmedeiros.com/category/geotecnologias/sig/)

Tags: GIS

(http://andersonmedeiros.com/tag/gis/), QGIS (http://andersonmedeiros.com/tag/qgis/)

13 Responses to Como Fazer Mapas Temticos no Quantum GIS Parte 3


1. Fabricio disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-76036) obrigado ajudou bastante, parabns pelo excelente trabalho de ajudar as pessoas que precisam de ajuda nesse momento de iniciao do programa e pelo blog muito interessante e bem didtico. abrao Anderson Medeiros Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=76036#respond) 2. Fabricio disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-76012) obrigado Anderson Medeiros, resolvido esse problema mas agora apareceu outro, quando vou colocar o grid no mapa e dou valores pra y e x (os intervalos)todo o mapa fica preto por completo e o compositor fica sem responder, ou seja, fica travado o programa ento tenho que fazer tudo novamente. Como resolvo esse problema? desde j agradeo. abrao Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=76012#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-76015) Fabrcio, Isso ocorre por voc estar usando intervalos pequenos. Recomendo que utilize intervalos maiores que mantenham uma boa representatividade. Abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=76015#respond) 3. Fabricio disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-76002) oi, sou iniciante no qgis. Tava fazendo um mapa ou tentando fazer quando teclo em algo no compositor de impresso de repente eu mexo em algo que no prestei ateno e todas as ferramentas que ficam do lado direito desapareceram. Como fao pra habilitar essas ferramentas novamente? Por favor que poder ajudar agradeo. Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=76002#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-76005) Voc clica com o boto direito na barra de ferramentas e escolhe a opo que quer que aparea novamente. Abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=76005#respond)

4.

Camila Arantes disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75741) Parabens anderson pelas explicaes. Ainda acrescentei pop. rural = pop. urbana. mas, uma dvida. Como vc criou os shapes para exemplo? a partir de algum site? Att. Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75741#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75742) Camila, Esses shapefiles foram editados no prprio Quantum GIS. No me recordo de onde baixei a verso original deles. Obrigado pelo comentrio. Abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75742#respond)

5.

nelson teixeira andrade disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75609) gosto imenso desses tutoriais. continue a divulgar o seu trabalho porque sao excelentes trbalhos. Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75609#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75612) Nelson, Obrigado. Espero contar sempre com suas visitas. Abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75612#respond)

6.

balbina soriano disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75505) Anderson conheci sua pagina por intermdio do Prof Antnio Paranhos da UFMS Campo Grande, MS. Obrigada por todas as informaes, mas esses tutorias de mapas temticos esto excelentes. Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75505#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75506) Balbina, como vai? Fico contente em saber que o Antonio tem divulgado meu site. Que bom que os tutoriais sero teis. Forte abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75506#respond)

7.

luciana disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75481) Anderson Gostei muito do tutorial. Obrigada por compartilhar. Abs Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75481#respond) Anderson Medeiros (http://andersonmedeiros.com/) disse: s (http://andersonmedeiros.com/mapas-tematicos-qgis-parte-3/#comment-75491) Luciana, Que bom que o tutorial ser til. Abrao! Responder (/mapas-tematicos-qgis-parte-3/?replytocom=75491#respond)

Deixe uma resposta


O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados * Nome * Email * Site

Comentrio Voc pode usar estas tags e atributos de HTML: < ah r e f = " "t i t l e = " " >< a b b rt i t l e = " " >< a c r o n y m
t i t l e = " " >< b >< b l o c k q u o t ec i t e = " " >< c i t e >< c o d e >< d e ld a t e t i m e = " " >< e m >< i >< qc i t e = " " > < s t r i k e >< s t r o n g >

Publicar comentrio Me informe sobre novos comentrios neste artigo

Dica de Livro

(http://www.ofitexto.com.br/index? page=banner/banner_click&bnr=11383&afl=1816917)

Newsletter

ASSINE
Receba nossos artigos, dicas e tutoriais em seu Email

Seu Email Aqui

Treinamentos Online

(http://goo.gl/ZSYcxT)

Temas
Selecionar categoria

Arquivo

Selecionar o ms

Cursos Online

MS Project 2007

Aprenda a utilizar o Project para criar e gerenciar seus projetos.

R$ 50 ,00

detalhes

matricule-se

Carga Horria: 60 Horas - Incio Imediato


Cursos Online 24 Horas (http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?

cod=promocao55368&id=55680)

Curta no Facebook
ClickGeo
Curtir 3.816 pessoas curtiram ClickGeo.

P lug-in social do F acebook

Artigos em Destaque

(http://andersonmedeiros.com/webgis-mapserver-i3geo-1/)

WebGIS com MapServer + i3Geo: Parte 1


(http://andersonmedeiros.com/webgis-mapserver-i3geo-1/)
Neste tutorial vamos considerar um tpico que vem sendo questionado em fruns e listas de

(http://andersonmedeiros.com/livro-dengue-no-brasil-abordagem-geografica/)

E-book: Dengue no Brasil Abordagem Geogrfica na Escala Nacional


(http://andersonmedeiros.com/livro-dengue-no-brasil-abordagem-geografica/)

O conhecimento geogrfico pode ser um grande aliado na compreenso e combate da Dengue e

(http://andersonmedeiros.com/e-book-gratuito-sobre-fotogrametria-digital/)

E-book Gratuito sobre Fotogrametria Digital


(http://andersonmedeiros.com/e-book-gratuito-sobre-fotogrametria-digital/)
Explicado de forma simples, a fotogrametria uma Geotecnologia que tem por objetivo extrair de

(http://andersonmedeiros.com/apostila-introducao-ao-arcgis/)

Apostila: Iniciando no ArcGIS (http://andersonmedeiros.com/apostilaintroducao-ao-arcgis/)


Na internet h muito material de qualidade, em vrios idiomas, sobre o ArcGIS. Indicamos aqui

Dica de Leitura

(http://www.ofitexto.com.br/index? page=banner/banner_click&bnr=3833&afl=1816917)

Cursos Online

(http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp? cod=promocao55368)

Cursos On-line (http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao55368) - Cursos 24 Horas


(http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao55368)

2013 Anderson Medeiros | Consultor em Geotecnologias | Todos os direitos reservados Powered by WordPress (http://wordpress.org/) | Designed by: Web Hosting Directory
(http://www.webhostingdirectory.cc/)

You might also like