You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN Disciplina: Mquinas e equipamentos Prof.

Adalberto 10/dezembro/2012 Data de entrega: 17 de dezembro de 2012

Alunas: Caroline Amorim e Isabella Orsi


Tema: terraplanagem 1. De acordo com o DNIT, O fator de carga a relao entre a capacidade efetiva do equipamento e a capacidade nominal. Justifique os valores adotados pelos fabricantes, conforme indicado abaixo: a. - Material de 1a Categoria: 0,90 b. - Material de 2a Categoria: 0,80 c. - Material de 3a Categoria: 0,70 Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), as categorias de materiais so classificadas como: 1 Categoria: , so compostos por solos em geral e seixos de at 15cm, praticamente h a ausncia de fragmentos de rocha, corresponde ao 1 horizonte de terra. So fceis de ser desagregados, utilizam-se basicamente trator de esteiras ou escavadeiras e a produtividade alta. 2 Categoria: So compostos por materiais resistentes ao desmonte mecnico ou seja fragmentos de rocha de at 25cm dimetro, alm de escavadeiras utilizam-se tratores com lminas e com escarificadores. Devido a resistncia a produtividade menor e seu custo de execuo maior. 3 Categoria:

So compostos por rochas ss ou mataces (blocos de rocha maiores que 25cm). O desmonte feito por perfuratrizes e explosivos. Sua produtividade extremamente baixa e custo elevado.

Referncias: https://docs.google.com/viewer? a=v&q=cache:ePXe4d4tAmwJ:www.antt.gov.br/html/objects/_downloadblob.p hp%3Fcod_blob%3D3657+1%C2%AA+categoria+material+dnit&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESg3hcuwPBoI0ZoUXan7qTE4DZcamGBCkPbMocLalfMqjS4fFA6OZ5NmbnZF6RIPQuXwqzljG7lmFgkxxJrB6nEyVpYnagk_7COb2HjyMTVbDe14jDUyC0y3xXO7Dpk1 BmSvZ3&sig=AHIEtbT8WHAaYu37kZiKrdPfdXQtYSNL1Q

2. Explique a terminologia: Base, sub base, leito e sub leito. A nomenclatura descrita a seguir refere-se s camadas a aos componentes principais que aparecem numa seo tpica de pavimentos flexveis e rgidos. Base:

Camada destinada a resistir e distribuir ao sub-leito, os esforos oriundos do trfego e sobre a qual se construir o revestimento. Sub-base:

Camada complementar base. Deve ser usada quando no for aconselhvel executar a base diretamente sobre o leito regularizado ou sobre o reforo, por circunstncias tcnico-econmicas. Pode ser usado para regularizar a espessura da base. Sub-leito:

o terreno de fundao onde ser apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado at as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo trfego (de 60 a 1,50 m de profundidade). Se o CBR do sub-leito for <2% , ele deve ser substitudo por um material melhor, (2%CBR20) at pelo menos 1,00 metro. Se o CBR do material do sub-leito for 20% , pode ser usado como sub-base. Leito:

a superfcie do sub-leito (em rea) obtida pela terraplanagem ou obra de arte e conformada ao greide e seo transversal. Regularizao do sub-leito (nivelamento):

a operao destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poder ou no existir, dependendo das condies do leito. Compreende cortes ou aterros at 20 cm de espessura. Reforo do sub-leito:

a camada de espessura constante transversalmente e varivel longitudinalmente, de acordo com o dimensionamento do pavimento, fazendo parte integrante deste e que, por circunstncias tcnico econmicas, ser executada sobre o sub-leito regularizado. Serve para melhorar as qualidades do sub-leito e regularizar a espessura da sub-base. Referncias: http://www.ufjf.br/pavimentacao/files/2012/03/Notas-de-Aula-Prof.-Geraldo.pdf

3. Qual a finalidade da curva de saturao? Ver esquema abaixo.

Observaes: As respostas devem ser justificadas e com indicao do link dos sites visitados. Essa pesquisa poder ser feita por um ou dois alunos. As respostas devero ser colocadas num arquivo de texto, gravadas na plataforma Moodle devidamente identificadas. Podero ser entregues em papel, se houver problemas no sistema. A nota desse questionrio compor a nota final (10% da nota da primeira prova) Respostas dessas questes tambm podero ser encontradas na biblioteca da UTFPR.

A curva de saturao, aplicadas juntamente com as de compactao, permitem determinar a umidade ideal para a compactao de solos. A curva se saturao representada na figura 1 traduz uma situao limite correspondente total expulso do ar (Sr= 100%). Esta curva um limite superior para as curvas de compactao de um dado solo. O timo corresponde habitualmente a graus de saturao entre 85 e 95% (Figura 2). A determinao do nvel de compactao tima do solo essencial para se atingir a qualidade necessria na execuo de obras que precisam do adensamento de solos. Garantir a compactao tima nestes empreendimentos possibilita prever o comportamento do solo atravs de ensaios laboratoriais e determinar suas propriedades, principalmente resistncia, que sero exigidas ao longo da utilizao da obra finalizada.

Referncias: http://www.civil.ist.utl.pt/~jaime/Compacta_T.pdf http://www.fag.edu.br/professores/deboraf/Mec%E2nica%20dos %20Solos/2%20bimestre/COMPACTACAO.pdf 4. Justifique por que Rolos pneumticos admitem velocidades da ordem de 10 a 15 km/h, rolos ps-de-carneiro 5 a 10 km/h e vibratrios de 3 a 4 km/h. Aos primeiros so recomendadas essas velocidades maiores, porque as aes dinmicas oriundas do seu grande peso acusam os pontos fracos de compactao, principalmente quando esta feita em umidade superior tima. A biaxa velocidade recomendada para o equipamento vibratrio permite a compactao com menor nmero de passadas, pelo efeito mais intenso das vibraes. A movimentao dos p-de-carneiro em baixa

velocidade acarreta maior esforo de compactao, mas a medida que a parte inferior da camada se adensa, a velocidade aumenta naturalmente. Referncias: http://meusite.mackenzie.com.br/pavimento/PDF/Compactacao.pdf http://www.transportes.ufba.br/Arquivos/ENG305/UFBA%20-%20Aula%2013%20%20Execu%C3%A7%C3%A3o%20servi%C3%A7os%20de%20terraplenagem%20%20Compacta%C3%A7%C3%A3o.pdf 5. Explique como funciona o medidor tipo Shelby para determinao de umidade do solo. Coletas Indeformadas com amostrador Shelby so coletas utilizando amostrador com pisto semi-estacionrio, cravado por um equipamento tipo penetrmetro que deve possuir capacidade de reao (ancoragem) e capacidade de presso hidrulica de no mnimo 10 ton. Durante a penetrao da camisa, o penetrmetro dever manter a velocidade constante de 20mm/s 5mm/s. at a cota final de amostragem. Aps feita a coleta, os materiais so levados ao laboratrio e feito os devidos ensaios. Referncias: http://www.fugroinsitu.com.br/servicos.php?id=6

6. O manual do DNIT cita: Na determinao do tempo total de ciclo dos motoscrapers, foram adotados os valores preconizados no Estudo sobre Produtividade de Motoscrapers (Report no FHWA DP-PC 920), desenvolvido pelo U.S. Department of Transportation, durante o qual foram observados 43 equipamentos em diversos canteiros de obras nos Estados Unidos, totalizando 3.700 horas de trabalho, e cujos resultados foram adequados nossa realidade nacional, como a utilizao de trator de esteiras na funo de pusher e motoniveladora para conservao dos caminhos de servio em condies razoveis. pesquise sobre o report FHWA DP-PC920 e d sua opinio. Apesar do estudo ter sido publicado em 1977, aborda uma ampla rea de conhecimento, tanto que tomado como base at os dias de hoje. H uma necessidade de renovao pelas inovaes geradas desde aqueles tempos, novos maquinrios com certeza foram desenvolvidos. Porm seus conceitos sobre terraplenagem e outros itens bsicos no podem ser desvalorizados.

Referencia: http://pt.scribd.com/doc/92578022/Construction-Methods-and-Management 7. Explique como, num canteiro de obras rodovirias, se determina a hora produtiva e a hora improdutiva de um dado equipamento. Retro escavadeira por exemplo. Custo horrio produtivo: o custo horrio do equipamento durante sua operao efetiva e engloba os custos horrios de depreciao, juros, manuteno e operao (material + mo de obra). Custo horrio improdutivo:

o custo horrio do equipamento durante o tempo em que o mesmo fica parado aguardando a operao de outro equipamento. Como a mo de obra remunerada mesmo que no esteja sendo utilizada, e o equipamento continua a sofrer depreciao e juros quando parado, o custo da hora improdutiva engloba os custos horrios de depreciao, juros e mo de obra de operao. Referncia: http://www.dtt.ufpr.br/InfraEstrutura/Arquivos/APOSTILA_CUSTOS_2010.pdf 8. Explique por que em solos argilosos a compactao obtida principalmente pelo efeito compresso. O efeito de compresso se adequa bem aos solos de baixa densidade, sendo a argila um componente importante do solo para garantir esta qualidade. Estudos indicam que a presena de argila no solo diminui a sua densidade e aumenta sua umidade volumtrica, alm da capacidade de manter a umidade mesmo a maiores tenses. Como a umidade est relacionada a suscetibilidade do solo a compactao, o processo de compresso se torna ideal para este tipo de solo. Sendo as argilas classificadas como um tipo de solo fino, no so recomendadas camadas de compactao superiores a 13 ou 30 cm, sendo os cilindros estticos com p de carneiro os mais indicados para realizar a compactao desta classe de solos. Referncia: http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v32n3/a06v32n3.pdf

9. Qual a finalidade de uma pista experimental, na execuo de uma rodovia por exemplo ? Alm de verificar possveis erros e consequentemente melhoras na pavimentao, a pista experimental importante para verificar o comportamento do solo quanto a sua compactao. Referncia: http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/convenios-com-a-ufsc/tt-1022007-produto-complementar-2.pdf

10. Como deve ser feito o controle de compactao ? Para se realizar um controle adequado de compactao do solo: A espessura da camada lanada no deve exceder 30 cm. espessura da camada compactada menor do que 20 cm Solo no emprstimo deve ser mantido o mais prximo possvel da umidade tima. Referncias: ftp://ftp.unilins.edu.br/bernardo/COMPACTACAO/Controle%20de %20compactacao.pdf Observaes: As respostas devem ser justificadas e com indicao do link dos sites visitados. Essa pesquisa poder ser feita por um ou dois alunos. As respostas devero ser colocadas num arquivo de texto, gravadas na plataforma Moodle devidamente identificadas. Podero ser entregues em papel, se houver problemas no sistema. A nota desse questionrio compor a nota final (10% da nota da primeira prova) Respostas dessas questes tambm podero ser encontradas na biblioteca da UTFPR.

You might also like