You are on page 1of 12

Governo do Estado de Rondnia Secretaria de Estado da Educao SEDUC E.E.E.F.M. Cel.

Aluzio Pinheiro Ferreira Rolim de Moura RO

Prof: Daniela Fontana Almenara Disciplina: Fsica Turma: 2 Ano do Ensino mdio

Dispositivo que transforma calor em trabalho mecnico. A primeira Mquina Trmica foi inventada por Heron, no sculo I d.C. Ele construiu o dispositivo da figura abaixo, onde o vapor formado pelo aquecimento da gua, ao escapar pelos orifcios mostrados na figura colocava em rotao uma esfera de metal.

Entretanto a mquina de Heron no foi usado com objetivo prtico, para produzir grandes quantidades de energia mecnica, isso s veio a acontecer no sculo XVIII.

As primeiras mquinas trmicas inventadas no sculo XVIII, alm de bastante precrias, apresentavam rendimentos muito baixos, isto , consumiam grande quantidade de combustvel para produzir um trabalho relativamente pequeno. Em 1970 James Watt apresentou um novo modelo de mquina trmica.

A mquina de Watt foi inicialmente empregada para movimentar moinhos e acionar as bombas que retiravam gua de minas subterrneas e, posteriormente, nas locomotivas e barcos a vapor.

A mquina a vapor passou a ser amplamente usada nas fbricas para acionar os mais diversos dispositivos industriais. Considerada um dos fatores que provocaram a chamada Revoluo Industrial no sculo XVIII.

A mquina trmica de Watt deu origem a novos modelos mais aperfeioados, entre eles destaca-se a Locomotiva a Vapor

Os modelos de mquina a vapor so muito pouco usados atualmente. Porm a energia trmica do vapor continua sendo empregada em larga escala nas centrais termeltricas, para movimentar um outro modelo de mquina trmica, denominada turbina a vapor.

No decorrer do sculo XX foram inventados vrios outros tipos de mquinas trmicas, destacando-se entre elas os motores de exploso, as turbinas a vapor, os motores a jato, etc.

Denomina-se rendimento, R, de uma mquina trmica a relao entre o trabalho, T, que ela realiza em cada ciclo, e o calor, Q, absorvido, durante o ciclo, da fonte quente.

= 1
Ento, o rendimento de uma mquina trmica ser tanto maior quanto maior for o trabalho que ela realiza, para uma quantidade de calor absorvida.

1 = + 2 = 1 2

2 1 = 1 1

" impossvel construir uma mquina, operando em ciclos, tendo como nico efeito retirar calor de uma fonte e convert-lo integralmente em trabalho".

Nicolas Leonard Sadi Carnot evidenciou que para uma mquina trmica funcionar era fundamental a existncia de uma diferena de temperatura. Ele estabeleceu que:

Na converso de calor em trabalho de modo contnuo, a mquina deve operar em ciclos entre duas fontes trmicas, uma fonte quente e uma fonte fria. Em cada ciclo, a mquina retira uma quantidade de calor Q1 da fonte quente, que parcialmente convertida em trabalho , e rejeita para a fonte fria a quantidade de calor Q2 que no foi convertida.

Realizar as atividades do livro didtico, pg 103, exerc. 40, 42, 43 e 44.

You might also like