You are on page 1of 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Primal Brasil Sabedoria ancestral na vida moderna

HOME

SOBRE OS AUTORES

SOBRE O BLOG

COMECE AQUI

VDEOS

LIVRO: A DIETA DOS NOSSOS ANCESTRAIS

As 11 maiores mentiras da nutrio


Bruna Machado Tradues fevereiro 19, 2013 Artigos,

Meu Livro

A dieta dos nossos ancestrais

Este artigo uma traduo livre de Top 11 Biggest Lies of Mainstream Nutrition publicado no site Authority Nutrition, escrito por Kris Gunnars. Para saber sobre outros mitos da nutrio, CLIQUE AQUI. H muita desinformao circulando a nutrio na mdia. Eu listei os piores exemplos neste artigo, mas infelizmente esta apenas a ponta do iceberg. Aqui esto as 11 maiores mentiras, mitos e conceitos errados da nutrio.

Caio Fleury
Caio

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 1 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Fleury, sou formado em administrao com especializao em psicologia, pela Griffith University, em Queensland Austrlia. Empreendedor e autor do livro A Dieta dos Nossos Ancestrais. Tenho como objetivo divulgar o estilo de vida Primal aos brasileiros.

Bruna Machado
Bruna

1. Ovos no so saudveis
Existe uma coisa em que os profissionais de nutrio tem muito sucesso em fazer.. e isso demonizar alimentos incrivelmente saudveis. O pior exemplo disso so os ovos, que contm uma grande quantidade de colesterol e por isso foram considerados culpados por aumentar o risco de doenas cardacas. Mas recentemente tem sido provado que o colesterol na dieta realmente no aumenta o colesterol sanguneo. Na verdade, os ovos principalmente aumentam o bom colesterol e NO esto associados ao aumento do risco de doenas cardacas. (1,2)

Machado, sou administradora e seguidora do estilo de vida Primal. Apaixonada por culinria, livros e caminhadas ao ar livre. Vivo em constante aprendizado, sempre tentando trazer aos leitores, de maneira prtica, novas informaes sobre como adaptar o estilo de vida dos nossos ancestrais rotina contempornea.

Compre aqui
Livro: A dieta dos nossos ancestrais

Categorias
Artigos Alimentao Dica de Leitura Estilo de Vida Primal Sustentabilidade

O ovo um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Ele rico em vrios tipos de nutrientes bem como antioxidantes que protegem os olhos. (3) Para finalizar, apesar de serem um alimento rico em gordura , consumir ovos no caf da manh
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 2 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

comprovadamente uma causa para a perda de peso comparado ao consumo de pes no caf da manh. (4,5)
Em resumo: os ovos no causam doenas cardacas e esto entre os alimentos mais ricos em nutrientes no planeta. Ovos no caf da manh podem te ajudar a perder peso.

Tradues Comece aqui Perda de Peso Como perder peso Histria de Sucesso Movimente-se! Receitas Bebidas

2. Gordura saturada ruim para voc


H algumas dcadas foi decidido que a epidemia de doenas cardacas foram causadas pelo alto consumo de gordura, principalmente gordura saturada.
Isto foi baseado em estudos altamente duvidosos e em decises polticas que agora foram comprovadamente erradas. Um slido artigo publicado em 2010 examinou 21 estudos epidemiolgicos com um total de 347.747 sujeitos. Os resultados: absolutamente nenhuma associao entre gordura saturada e doenas cardacas. (6)

Doces Salgadas Slider posts Vdeos

Pesquise
Search this website

Me Siga!
Follow @bru_machado 116 followers

Facebook

A ideia de que a gordura saturada aumenta o risco de doenas cardacas foi uma teoria no comprovada que de alguma maneira, virou a sabedoria popular. (7)
Consumir gordura saturada aumenta a quantidade de colesterol HDL (o bom) no sangue e modifica o LDL de pequenas partculas, muito densas (muito ruim) para

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 3 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

partculas maiores , que so benignas. (8,9) Carne, leo de coco, queijo, manteiga absolutamente no h nenhuma razo para ter medo destes alimentos. Em resumo: novos estudos tem provado que a gordura saturada no causa doenas cardacas. Alimentos naturais que so ricos em gordura saturada so bons para voc.

Primal Brasil
Curtir 2.373 pessoas curtiram Primal Brasil.

3. Todo mundo deveria consumir gros


A ideia de que os humanos deveriam basear suas dietas em gros nunca fez sentido para mim. A revoluo da agricultura aconteceu muito recentemente na histria evolucionria humana e nossos genes no mudaram tanto. Os gros so muito baixos em nutrientes, se comparados a outros alimentos de verdade como os vegetais. Eles tambm so ricos em uma substncia chamada cido ftico que bloqueia os minerais essenciais no intestino e previne a sua absoro. (10)

Plug-in social do Facebook

Receba os posts por email


Coloque seu email aqui embaixo

Ok
FBF Por Google Feedburner

Posts mais comentados


As 11 maiores mentiras da nutrio 18 comments Deveramos tomar o caf da manh? 14 comments Jejum e perda de massa muscular 12 comments Sim, ela existe! A nutricionista Primal 10 comments Manteiga x Margarina 9 comments

O gro mais comum na dieta ocidental , de longe, o trigo e o trigo pode causar uma lista de problemas de sade, dos menores aos mais srios.
O trigo moderno contm uma grande quantidade de uma protena chamada glten, mas h evidencias que uma poro significativa da populao possa ser sensvel ao glten. (11,12, 13)

Primal Brasil | Primal Brasil


A gordura saturada e o paradoxo europeu

Consumir glten pode danificar a parede intestinal, causar dor, inchao, inconsistncia nas fezes e cansao.
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Linguado al limone

Pgina 4 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

(14, 15) O consumo de glten tambm tem sido associado a esquizofrenia e ataxia cerebelosa, ambos distrbios srios no crebro. (16, 17)
Em resumo: gros so relativamente pobres em nutrientes se comparados a outros alimentos reais como vegetais. Os gros com glten em particular podem levar a uma variedade de problemas de sade.

Quanta carne nossos ancestrais comiam? Parte 2 Expectativa de vida dos nossos ancestrais Bebidas Primal

ltimos comentrios
elielson em A gordura saturada e o paradoxo europeu Abadia Pavan em Bebidas Primal elielson em A gordura saturada e o paradoxo europeu Luiz Fernando Gimenez em As 11 maiores mentiras da nutrio Renata em Canelone de Berinjela

4. Consumir muita protena ruim para seus rins e ossos

Amigos Primal
Uma dieta rica em protena tem sido culpada por causar osteoporose e doenas nos rins. verdade que consumir protena aumenta a excreo de clcio dos ossos em curto prazo, mas estudos de longo prazo mostram que o efeito oposto. Em longo termo, a protena tem uma associao forte com o aumento da sade dos ossos e um menor risco de fraturas. (18, 19)
Admirvel Mundo Gordo (Fat new world) Brasil Paleo Claudia Vilaa Crianas na Cozinha Dicas da Dani Dieta Dr. Atkins Brasil Dieta Low-Carb e Paleoltica

Adicionalmente, os estudos no mostram nenhuma associao entre altas quantidades de protena e doenas nos rins em pessoas saudveis. (20, 21) Na verdade, dois dos maiores riscos para a falha nos rins so diabetes e presso alta. Consumir uma dieta rica em protena melhora os dois. (22, 23)

Ftiness do Crebro Instituto Ovos Brasil Inteligncia Nutricional Mais gordura, menos carboidratos Musculao PT

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 5 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Uma dieta rica em protena deve ser considerada protetora contra osteoporose e falha dos rins.
Em resumo: consumir uma dieta rica em protena est associado a melhor sade dos ossos e menor risco de fraturas. Uma dieta alta em protena tambm diminui a presso sangunea e melhora os sintomas da diabetes, que deveria diminuir os riscos de falha nos rins.

Nutrio do Futuro Uma Outra Viso Vida Primal

Primal Friends
Chris Kresser Free the Animal Gary Taubes Mark's Daily Apple

5. Alimentos com pouca gordura (low fat) so bons para voc


Voc sabe o gosto dos alimentos normais quando toda a gordura retirada deles? Bem, tem gosto de papelo. Ningum iria querer com-los. Os fabricantes de alimentos sabem disso e por isso, adicionam outras coisas para compensar a falta de gordura. Geralmente so adoantes acar, xarope de milho rico em frutose ou adoantes artificiais como aspartame. Ns j trataremos do acar, mas eu gostaria de comentar que mesmo os adoantes artificiais no tendo calorias, as evidncias NO sugerem que eles so melhores para voc do que o acar. Na verdade, muitos estudos observacionais demonstram uma associao, consistente, altamente significante com diversas doenas como obesidade, sndrome metablica, diabetes, doenas cardacas, parto prematuro e
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Modern Paleo Whole Health Source

Instagram

Bruna Machado
Follow @brumachado

Quer

ter

uma vida saudvel,

perder peso e no passar fome? Conhea Primal Brasil http://www.primalbrasil.com.br

443
Photo Followings

Followers

413

163

Pgina 6 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

depresso. (24, 25, 26)

Nestes produtos com pouca gordura, as gorduras naturais saudveis esto sendo substitudas por substncias que so extremamente nocivas.
Em resumo: alimentos com pouca gordura so normalmente produtos altamente processados cheios de acar, xarope de milho ou adoantes artificiais. Eles so extremamente nocivos.

6. Voc deveria consumir vrias pequenas refeies ao longo do dia


A ideia que voc deveria consumir vrias pequenas refeies ao longo do dia com o objetivo de manter o metabolismo alto um mito persistente que no faz nenhum sentido.

verdade que comer aumenta o metabolismo levemente, enquanto voc est digerindo a refeio, mas a quantidade total de comida que determina a energia usada, NO o nmero de refeies. Isto realmente j foi testado e refutado diversas vezes. Estudos controlados onde um grupo consome diversas pequenas refeies e o outro consome a mesma quantidade de comida em menos refeies mostram que literalmente no h a menor diferena entre os dois. (27,
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo Pgina 7 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

28)

De fato, um estudo com homens obesos revelou que consumir 6 refeies por dia leva a menos sensao de saciedade, comparado a 3 refeies. (29) No somente comer to frequentemente praticamente intil para a maioria das pessoas, pode ainda ser prejudicial.
No natural para o corpo humano estar constantemente alimentado. Na natureza, ns estvamos acostumados a fazer jejum de tempos em tempos e no comamos com tanta frequncia como comemos hoje. Quando ns no comemos por um tempo, um processo celular chamado de autofagia limpa os produtos nocivos das nossas clulas. (30) Fazer jejum ou no comer de tempos em tempos bom para voc.

Diversos estudos observacionais mostram um aumento drstico no risco de cncer de clon (4 maior causa de mortes por cncer), com nmeros to altos como 90% de aumento naqueles que consumiam quatro refeies por dia, comparados com os que consumiam duas. (31, 32, 33) Em resumo: no h evidncias de que consumir muitas pequenas refeies ao longo do dia melhor do que poucas refeies maiores. No comer de tempos em tempos bom para voc. Aumentar a frequncia das refeies est associado ao cncer de clon.

7. Carboidratos deveriam ser sua maior fonte de calorias

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 8 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

A viso geral que todo mundo deveria consumir uma dieta baixa em gorduras, com os carboidratos sendo de 50-60% das calorias. Este tipo de dieta contm muitos gros e acares, com quantidades bem pequenas de alimentos com gordura como carne e ovos. Este tipo de dieta pode funcionar bem para algumas pessoas, especialmente para aqueles que so naturalmente magros. Mas para aqueles que so obesos, tem sndrome metablica ou diabetes, esta quantidade de carboidratos muito perigosa. Isso tem sido estudado extensamente. Uma dieta baixa em gorduras e rica em carboidratos tem sido comparada a uma dieta baixa e carboidratos, rica em gordura em vrios estudos controlados e randomizados. Os resultados esto consistentemente em favor de uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras. (34, 35, 36)

Em resumo: uma dieta baixa em gordura, rica em carboidratos uma falha miservel e tem sido provada

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 9 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

repetidamente como muito inferior a uma dieta baixa em carboidratos, rica em gorduras.

8. leos vegetais e de sementes ricos em mega 6 so bons para voc


Gorduras poliinsaturadas so consideradas saudveis porque alguns estudos mostram que eles diminuem o seu risco de doenas cardacas. Mas h diversos tipos de gorduras

poliinsaturadas e elas no so todas iguais. Mais importante do que isso, ns temos cidos graxos omega 3 e omega 6. Omega 3 anti-inflamatrio e diminui o risco de muitas doenas relacionadas a inflamao. (37) Os seres humanos na verdade precisam obter mega 6 e mega 3 em determinadas propores. Se a proporo muito maior em favor do mega 6, pode causar problemas. (38)

De longe, a maior fonte de mega 6 na dieta moderna so leos vegetais e de sementes processados como leo de soja, milho e leo de girassol. Ao longo da evoluo, os humanos nunca tiveram acesso a tanta abundancia de gorduras mega 6. Ela no natural para o corpo humano.
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo Pgina 10 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

As pesquisas que olham especificamente para o cidos graxos mega 6 ao invs de gorduras poliinsaturadas em geral mostram que eles na verdade aumentam o risco de doenas cardacas. (39, 40)

Consuma seu mega 3 e considere suplementar com leo de peixe, mas evite os leos industriais de vegetais e sementes.
Em resumo: os humanos precisam obter mega 6 e mega 3 em uma certa proporo. Excesso de mega 6 de leos industriais aumentam o seu risco de desenvolver doenas.

9. Dietas low carb so perigosas


Eu pessoalmente acredito que as dietas low carb so uma cura em potencial para muitos dos problemas de sade mais comuns nas naes ocidentais. A dieta low fat divulgada ao redor do mundo intil contra muitas destas doenas. Ela simplesmente no funciona. No entanto, dietas low carb (demonizadas por nutricionistas e a mdia) tem repetidamente se mostrado levar a resultados muito melhores. Cada estudo randomizado e controlado sobre as dietas low carb mostram que: 1. Reduzem a gordura corporal mais do que dietas baixas em gordura com restrio calrica, mesmo
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo Pgina 11 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

quando os sujeitos na dieta baixa em carboidratos podem comer vontade. (41, 42) 2. Diminuem a presso sangunea significantemente. (43, 44) 3. Diminuem o acar no sangue e melhoram os sintomas da diabetes muito mais do que nas dietas baixas em gorduras. (45, 46, 47, 48) 4. Aumentam o colesterol (bom) HDL muito mais. (49, 50) 5. Diminuem o triglicrides muito mas do que as dietas low-fat. (51, 52, 53) 6. Mudam o padro do colesterol LDL (ruim) de partculas pequenas e densas (muito ruins) para partculas maiores, que so benignas. (54, 55) 7. As dietas low carb tambm so mais fceis de serem mantidas, provavelmente porque elas no necessitam da restrio calrica e no fazem as pessoas sentirem fome. Mais pessoas nos grupos low carb conseguem ir at o fim dos estudos. (56, 57)

Muitos dos profissionais de sade que deveriam ter em mente a nossa melhor sade tem audcia de dizer que estas dietas so perigosas, e continuam a empurrar seu dogma low fat cheio de falhas, que est machucando mais pessoas do que ajudando.
Em resumo: as dietas low carb so as mais saudveis, mais fceis e mais efetivas para a perda de peso e reverso da sndrome metablica. um fato cientfico.

10. Acar no saudvel porque contm calorias vazias

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 12 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

comumente acreditado que o acar no faz bem a voc porque contm calorias vazias. verdade, o acar tem muitas calorias sem nenhum nutriente essencial. Mas isto apenas a ponta do iceberg. O acar, primeiramente por causa do seu alto contedo de frutose, afeta o metabolismo de uma maneira que gera um rpido ganho de peso e desenvolvimento de doena metablica. A frutose metabolizada pelo fgado e transformada em gordura, que secretada no sangue como partculas de VLDL. Isso leva ao aumento do triglicrides e colesterol. (58, 59)

Isto tambm causa a resistncia aos hormnios insulina e leptina, que um degrau para a obesidade, sndrome metablica e diabetes. (60, 61) Isso s pra citar alguns dos problemas. O acar causa uma resposta bioqumica nos humanos para que comam mais e engordem. provavelmente o pior ingrediente da dieta ocidental moderna.
Em resumo: os efeitos nocivos do acar vo alm das calorias vazias. O acar da vazo ao estrago no nosso metabolismo e gera aumento de peso e diversas doenas.

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 13 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

11. Alimentos ricos em gordura fazem voc engordar


Parece meio intuitivo que consumir gordura faa voc engordar. Esta coisa que est se juntando debaixo da nossa pele e nos fazendo parecer macios e fofos a gordura. Ento comer gordura deveria dar aos nossos corpos mais dela. Mas no to simples assim. Apesar de ter mais calorias por grama do que os carboidratos ou protena, dietas ricas em gorduras no fazem as pessoas engordarem. Como qualquer outra coisa, isto depende do contexto. Uma dieta que rica em gorduras E rica em carboidratos faz voc engordar, mas NO por causa da gordura. (62, 63, 64)

Na verdade, dietas que so ricas em gorduras (e baixas em carboidratos) causam maior perda de gordura do que dietas que so baixas em gordura.

12. Mais alguma coisa?


Esta apenas a ponta do iceberg. Sinta-se vontade para adicionar mais pontos nos comentrios! Para saber sobre outros mitos da nutrio, CLIQUE AQUI.
Curtir 724 16
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo Pgina 14 de 26

Tweetar

15

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Leia tambm...

16

O mito do colesterol

Gorduras e colesterol: verdades e mitos

Entrevista com Raquel Benati

Se delicie com a gordura saturada, ela boa para voc (parte 2)


Zemanta

carboidratos mitos

colesterol trigo

glten

gordura

traduo

Did you like this article? Share it with your friends!


Tweetar 15 16

18 Responses to "As 11 maiores mentiras da nutrio"

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 15 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

PaleoBrasil disse:
fevereiro 19, 2013 s 9:36 pm muito bom artigo. eu no sabia que acar refinado tinha frutose. interessante isso. continuem o bom trabalho, vcs vo longe! Responder

Bruna Machado disse:


fevereiro 19, 2013 s 11:06 pm Em torno de 50%, o resto glicose! Muito obrigado! Abs Responder

Bruna Machado disse:


fevereiro 19, 2013 s 11:08 pm Sobre aucar leia o post: http://primalbrasil.com.br/acai-e-saudavel/ Responder

Teco Mendes disse:


fevereiro 19, 2013 s 10:21 pm Outro mito: Temos que beber pelo menos 2l de gua por dia! Responder

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 16 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Breno Jacinto disse:


fevereiro 20, 2013 s 12:22 am Ol, Muito bom este artigo. Gostaria de acrescentar algumas coisas: 1) O consumo de gros na forma integral, que a forma usada p/ fazer massas, macarro, etc realmente acaba sendo pobre por causa do cido ftico, que um anti-nutriente. No entanto, o processo de germinao (em geral, deix-lo de molho por, em mdia, 8h) retira o teor de cido ftico e libera o potencial nutritivo do gro / semente. Ento na verdade no est precisamente correto falar que o os gros so pobres em nutrientes. Eles so riqussimos, mas em potencial, preciso despert-lo antes de consumir e pouca gente sabe disso. E lembrando que o papel do cido ftico um mecanismo de proteo da semente / gro. Alm disso, o teor de glten reduzido bastante tambm no processo de germinao (com o trigo, pode-se chegar at 80%). Boas referncias do assunto so os livros: Lugar de Mdico na Cozinha e Alimentao Desintoxicante, respectivamente, do Dr. Alberto Peribanez e da Conceio Trucom. 2) Falar que a dieta rica em protenas bom isso perigoso e muito controverso. Primeiro que o corpo no usa tanta protena quanto se imagina, e se consumir em excesso, ou expelido, ou vai virar gordura, concorda? Segundo, a fonte da protena tem que ser levada em considerao. Consumir fontes como hoje pregado pelos suplementos tem suas consequencias sim, especialmente p/ os rins e fgado. s ver a quantidade de malhadores impacientes que vo parar no hospital por esses excessos. tudo muito concentrado e processado. Dificilmente esses excessos ocorreriam se fosse uma fonte como peixe ou at outras carnes. 3) Deve-se mencionar que o consumo de produtos industriais e com agrotxicos tb no l uma grande pedida para a sade. Em outros pases j padro a cultura orgnica, mas no nosso pas t muito inicial. Eu acho que a diferena nutricional enorme, assim como os benefcios p/ sade. abraos Responder

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 17 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Caio Fleury disse:


fevereiro 20, 2013 s 9:55 pm Breno, obrigado pelo comentrio muito pertinente. O processo de germinao junto com o aquecimento realmente retira o teor de exorfinas e antinutrientes, alm de mudar o perfil de vitaminas e minerais. No entanto, como voc disse, praticamente ningum consome gros desta maneira hoje em dia e no sabem que podem ser consumidos dessa maneira. Particularmente prefiro as oleaginosas soaked por 8 a 12 horas na gua o que ajuda na digesto e diminui o contedo de mega 6. Alm de serem mais prticas e saciarem mais do que os gros germinados. Como voc disse o consumo de protena em excesso prejudicial ao fgado, mas acredito ser muito difcil de ser alcanado, talvez somente se a pessoa estiver seguindo uma dieta low-carb por muito tempo com medo de consumir gorduras e se obrigando a comer carnes magras. No acredito ser natural comer muita protena, mas como voc disse a indstria de suplementos est tornando isso cada vez mais possvel. O excesso de protena alm de intoxicao no fgado pode levar a rabbit starvation. praticamente impossvel algum engordar comendo somente protenas (naturais), com pouco carboidrato e gordura, pois as carnes magras ricas em protenas so relativamente baixas em calorias (menos de 120 para cada 100g), de maneira que seria necessrio comer mais de 2 kg de carnes magras para a maioria das pessoas engordarem. Elas provavelmente passariam mal antes de chegar nessa quantidade. As dietas ricas em protena como a dieta do Dr. Dukan, demonstram essa perda de peso, por meio da supresso do apetite e do consumo de calorias. Volte sempre!! Abs Responder

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 18 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Luiz Fernando Gimenez disse:


abril 30, 2013 s 5:50 pm Caio, j que voc citou a dieta do Dr. Dukan, qual a sua opinio sobre ela? Responder

Andrea disse:
fevereiro 20, 2013 s 10:17 am Na dieta low carb, tipo a Dieta Atkins, uma alimentao basicamente comendo todos os dias ovos, linguia, carne, peixe, gelatina zero, etc tem como engordar?? Responder

Bruna Machado disse:


fevereiro 21, 2013 s 10:13 pm Andrea, Isto vai depender de inmeros fatores como por exemplo: O peso atual da pessoa, quantidade de carboidratos consumidos, a quantidade total de calorias ingeridas,o comprometimento do sistema imunolgico e do metabolismo da pessoa, gentica, quantidade de toxinas, substncias proxidantes vs antioxidantes consumidas, consumo de mega 3 vs mega 6, vitaminas e minerais, perfil das gorduras consumidas e dos carboidratos consumidos, quantidade de adoante consumido, quantidade de lingia, salsicha e carnes processadas vs peixes, ovos, carnes, frangos e manteiga orgnica. Quantidade de gorduras como leo de coco, abacate e azeite extra virgem vs gorduras do amendoim e oleaginosas e leo vegetal industrializado, o consumo alto de queijo, nveis de estresse, qualidade do sono, etc. O problema de muita gente que segue a dieta Atkins hoje em dia que elas pensam que todos os alimentos com protena e gordura so bons e todos os alimentos com carboidratos so iguais! Se vc seguir o padro Atikins moderno, que j foi muito

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 19 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

distorcido da proposta do Dr Atkins, adicionando muitos alimentos nocivos, vc pode emagrecer bastante se vc est acima do peso, mas vai chegar um determinado momento que vc no conseguir mais emagrecer e para algumas pessoas ainda vo faltar uns bons quilos para chegar no peso almejado, j para outras pode no faltar muito. Se vc est querendo emagrecer mais e otimizar sua dieta leia este artigo: Como otimizar a dieta Primal. (http://primalbrasil.com.br/como-otimizar-a-perda-de-pesocom-a-dieta-primal-parte-1/) Obrigado Andrea, pelo seu comentrio. Espero ter te ajudado e fique vontade para comentar sempre! Responder

Camila disse:
fevereiro 20, 2013 s 8:16 pm Muito cuidado com o que voc l por a, j que realmente h muita desinformao. Este artigo por exemplo foi originalmente escrito por Kris Gunnars, um estudante de medicina, personal trainner e que passou anos lendo livros, blogs e pesquisas sobre sade e nutrio, como ele mesmo se descreve em seu site. Ou seja, um leigo que leu muito. Acontece que como ele mesmo diz, h muito desinformao, inclusive em livros, blogs e at em pesquisas cientficas, j que muitas vezes so patrocinadas por empresas ou associaes que esperam um resultado que lhes favorea. A Nutrio uma cincia recente, e to ampla que no profundamente estudada num curso de graduao de Medicina, por isso a existncia do profissional nutricionista. Por isso a melhor opo sempre procurar um profissional, e no apenas a leitura. E caso queira ler alguma coisa, procure informaes mais confiveis, como da Organizao Mundial da Sade (OMS), Institute of Medicine (IOM) ou do prprio Ministrio da Sade do Brasil. Responder

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 20 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Haroldo disse:
fevereiro 21, 2013 s 7:03 pm Eu diria muito cuidado com a OMS, OM, MS, ANVISA etc. Essa ltima, na minha opinio, tem obrigado muitos produtores de alimentos a usarem produtos qumicos na sua composio, com a justificativa de conservar os produtos (suspeito que seja para conservar, isto sim, os lucro dos fabricantes desses conservantes). No se v nada disso nos pases europeus, por exemplo. A Frana, um pas que consome muita gordura animal, nos seus queijos, presuntos, foie gras etc. no tem pessoas obesas e baixssimo acidentes cardiovasculares. Isso porque, alm das razes descritas nesse post, os franceses evitam os produtos industrializados, optando pelos naturais, como fazamos h cinquenta anos, antes de surgirem os rtulos e os supermercados (estudo feito por um cientista norte americano, no lembro o nome). Tenho 61 anos, 1,82m, peso 60 kg e fui criado com banha de porco no preparo das refeies na casa dos meus pais. Sou descendente de espanhis e portugueses e isso comum na nossa dieta. O nosso vinho da Serra Gacha contaminado por conservantes venenosos ausentes nos vinhos europeus. O mesmo acontece com os nossos queijos. J tentaram acabar com o tradicional queijo de minas e, graas a Deus, no conseguiram. Acho muito suspeita essa postura da ANVISA, num Pas, que todos ns sabemos, que ainda no se preocupa muito com a sade de seus cidados. Responder

Mauricio NC disse:
fevereiro 22, 2013 s 11:09 pm Camila, voc est educadamente desqualificando o autor do texto. Seria melhor que voc apresentasse provas contrrias ao que est escrito e de preferncia oriundas de pesquisas/estudos que no pagos pela indstria do acar e pelo big pharma. S para ilustrar: tem um certo programa de tv veiculado numa grande rede que, sempre que pode, promove todo o tipo de gordura vegetal industrializada e condena as gorduras saudveis. E tudo isto com o aval de nutricionistas como voc provavelmente e tambm de um conhecido

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 21 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

endocrinologista que, apesar da vasta experincia que possui, no se furta a participar destes verdaediros ataques sade da maioria dos telespectadores. Na minha opinio, ele deveria ter o diploma cassado. Justamente por ser uma cincia recente a nutrio (e os nutricionistas) deveriam ser mais modestos e no sentir-se ameaados por sites como este e tantos outros. No seria a hora de parar para pensar e questionar se o que vocs aprendem na faculdade est realmente ajudando as pessoas a se nutrir com qualidade? Por que receitar exerccios de longa durao, pouca gordura e oito pores de carboidrato por dia se tudo isto tm pouco efeito em um emagrecimento duradouro? Ser que todos os relatos publicados aqui so mentirosos? E eu, que perdi 16 kg em um ano justamente quando deixei de seguir estas orientaes furadas, sou o que? Um louco? Pense, Camila, pense. Faz bem. Responder

Heraldo disse:
maro 24, 2013 s 12:48 am Camila, cuidado ns devemos ter justamente com o que dizem OMS, Ministrio da Sade do Brasil, etc. Aps 50 anos de alimentao seguindo os preceitos dessas organizaes, me vi com sndrome metablica e frente a um mdico me receitando estatinas contra o colesterol, drogas contra a presso alta, etc. Depois de seis meses de alimentao primal, h mais de dois anos no tenho mais nenhum desses indicadores negativos em meu hemograma, sem tomar nenhuma dessas drogas. Responder

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 22 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Priscila disse:
fevereiro 20, 2013 s 9:44 pm Por que diz isso, Camila? Aposto que estuda ou se formou em Nutricao!! Responder

elioenai disse:
fevereiro 24, 2013 s 8:48 pm Muito obrigada, pelas informaes. Bem verdade o que se disse nos comentarios sobre as manipulaes e mentiras das grandes redes de comunicao mundiais das escolas de formao academicas de nutrio, etc; sobre as distores alimentares,, tudo para manter a industria do fast food, assim como a industria da medicina. Temos ai a monsanto, a bungue, e a cargil e tantos outros , monstros antivida natural que patrocinam estas formaes. Creio ser de suma importncia tomarmos conscincia de consumo orgnicos, este pas tem tudo para produzir para consumo interno e para exportao. Grata, Elioenai Responder

Monica March disse:


maro 1, 2013 s 10:10 pm Ol, Caio/Bruna! Gostaria de saber se existe referncia pra o uso de adoante de stevia como sendo aceitvel na dieta primal/paleo. Estou mudando minha alimentao e hbitos para que se encaixem cada vez mais na dieta, mas tenho essa dvida, j que sabido que os adoantes no so aceitos. Espero logo, logo, poder enviar minha histria de sucesso a vocs.

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 23 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

Abs, Monica. Responder

Bruna Machado disse:


maro 9, 2013 s 12:01 pm Oi Monica! A Stevia um adoante natural e particularmente diferente em seus efeitos no organismo. Os estudos recentes indicam que a stevia aumenta a sensibilidade insulina, ajuda no controle da glicose aps as refeies e no aumenta o apetite. No entanto, fique atenta aos adoantes de stevia, que muitas vezes contm diversas outras substncias e no a stevia pura. Se voc conseguir encontrar a stevia em p pura, seria a melhor opo. Veja este timo post do Dr. Souto sobre adoantes e suas composies http://lowcarbpaleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html Particularmente, no consumo nenhum tipo de adoante e quando sinto necessidade de adoar algo, uso mel, com moderao. O mel um acar e evidentemente engorda se consumido em excesso, mas um alimento natural rico em vitaminas e minerais, por isso, minha primeira opo neste sentido. Abraos! Responder

Heraldo disse:
maro 24, 2013 s 12:57 am Sim, muita ateno quanto a isso. So pouqussimos os produtos no mercado que contm Stevia pura em sua composio. Muitos nos levam a crer, pela propaganda ou pela embalagem, que so feitos com Stevia mas so na
http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo Pgina 24 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

verdade uma mistura de vrios tipos de adoantes (a maioria, claro, mais baratos que a Stevia). Responder

Deixe uma resposta


O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados *

Nome

* *

Email

Site

Comentrio

Voc pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicar comentrio

Nuvem de tags
abacate a dieta dos nossos ancestrais

Arquivo Mensal
abril 2013 (14)

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 25 de 26

As 11 maiores mentiras da nutrio

17/06/13 14:36

ancestrais carne colesterol cozinha dieta entrevista gordura incio mitos omega perda de peso processados sade

acar caadores

carboidratos coco compras

maro 2013 (16) fevereiro 2013 (20) janeiro 2013 (12) dezembro 2012 (2) novembro 2012 (1) outubro 2012 (3)

comportamento crebro doenas exerccios gros livro na cozinha orgnicos primal receita sustentabilidade

dica de leitura dvidas frango

abril 2012 (4) histria de sucesso marksdailyapple obesidade paleo primalblueprint receitas traduo vero maro 2012 (9) fevereiro 2012 (17) janeiro 2012 (15) dezembro 2011 (14) novembro 2011 (17) outubro 2011 (12) setembro 2011 (12) agosto 2011 (1)

transio primal vdeo

vegetarianismo

2013 Primal Brasil

Powered by Pinboard Theme by One Designs and WordPress

http://primalbrasil.com.br/as-11-maiores-mentiras-da-nutricao/#nogo

Pgina 26 de 26

You might also like