You are on page 1of 26

Programa Eleitoral da CDU

- Coligao Democrtica Unitria -

para o Concelho da Nazar


MANDATO 2013 / 2017
Nazar, Julho de 2013

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

1 - O quadro actual do Concelho da Nazar resulta fundamentalmente de uma amarga herana, fruto dos imensos anos de polticas que consideramos irresponsveis, protagonizadas pelo PS (Partido Socialista) e PSD (Partido Social Democrata), que tm estado frente da poltica local na Nazar, e continuada pela actual Cmara Municipal: uma gesto anrquica, sem critrio ou planeamento, sem viso sustentada e de futuro que objectivasse o equilbrio ambiental, a qualidade de vida das populaes e o respeito pelo nosso patrimnio natural e edificado. Do ponto de vista urbanstico, ao tornarem-se refns de interesses imobilirios, prejudicam a populao, sobretudo a econmica e socialmente mais fragilizada, inflacionando fortemente os preos das habitaes no concelho da Nazar, conseguindo com isso atirar para fora do concelho milhares de muncipes sem condies para suportar essa especulao. A par desta gravssima situao, sublinha-se, entre outras, a incapacidade deste e dos anteriores governos locais de captar investimento com capacidade de criar emprego efectivo, o que levou no fixao de jovens no concelho.
2

2 - No que respeita rea cultural, consideramos que a oferta em termos qualitativos tem sido, em geral, de uma enorme pobreza, com desprezo pela cultura e actividade artstica, enquanto servio pblico de qualidade, anuindo sua expresso mercantilizada e enganadoramente libertadora.

3 - Colossal o buraco financeiro que os prximos eleitos vo herdar, fazendo com que a Cmara Municipal da Nazar, figure no top das autarquias mais endividadas do pas. Obrigando os futuros eleitos a fazer uma gesto oramental cuidada e responsvel, coisa que no existiu durante imensos anos por aqui. Tudo o que se possa dizer a este respeito pouco, comparado com os custos que tudo vai ter para a populao durante os prximos 20 anos, graas ao chamado Programa de Apoio Economia Local, (PAEL), entretanto aprovado pelo actual executivo municipal, que mais no vai do que servir para pagar uma parte da dvida na sua maioria ao prprio estado e banca, a quem a cmara deve muitos dos milhes de euros da sua descomunal dvida.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

A enorme dvida municipal superior aos 40 milhes de euros, pelo baixo. Sabemos e afirmamos, no entanto, que ela muito superior! Pela breve exposio feita, chega-se concluso que, ao contrrio do que se quer fazer crer, se investiu em tudo menos nas pessoas e no seu futuro, na sua autonomia, na formao de massa crtica, ferramentas indispensveis para a construo de um concelho dinmico e, a sim, com condies de futuro.
3

4 - Nos ltimos anos apenas se apontaram baterias para a monocultura do turismo. E at este no se soube apoiar e dinamizar convenientemente, apontandose apenas para um ou outro evento com maior destaque, que vai assim salpicando o ano, mas que no o suficiente para a dinamizao da nossa economia local. Com outra capacidade de produo e organizao, bem como, com o aumento da responsabilidade do municpio na divulgao e apoio a todas as actividades e empresas que a isso se prestem, o factor da dependncia do trabalho sazonal no se faria sentir na nossa terra, ter-se-ia trabalho todo o ano. 5 - Para concluso da sua passagem pela gesto autrquica da nossa terra, o Eng. Jorge Barroso e toda a sua vereao, aprovaram e tentaram concessionar a captao e explorao dos Servios de guas e Saneamento a uma empresa privada pelo perodo de 30 anos. Felizmente para todos ns no houve interessados ao concurso, o que os fez desistir, para j, da ideia. Queremos desde j afirmar, e deixar registado neste nosso programa eleitoral, que, com a CDU isso nunca ir acontecer! A CDU quer que a gua e o Saneamento se mantenham na esfera pblica municipal, geridos profissionalmente pelos Servios Municipalizados.

Deixamos a seguir a nossa perspectiva para o concelho da Nazar. Uma perspectiva responsvel, de ruptura e afastamento completo das actuais e anteriores polticas.

Eis ento as linhas gerais do nosso projecto:

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

rea da Gesto, dos Servios e das Actividades da Autarquia.

Sabemos que existe uma enorme dvida a fornecedores e banca, acumulada pela autarquia durante os ltimos mandatos. Sabemos tambm o quo difcil vai ser a sua execuo. Para que a autarquia e os seus muncipes no fiquem completamente refns dessa dvida durante muitos anos, defendemos uma poltica de alto rigor no controlo das finanas do municpio. Pretendemos restabelecer o equilbrio econmico com um controlo absoluto e eficaz da despesa bem como encontrar novas fontes de receita. Mas para tal, necessrio e urgente saber o montante real e definitivo da dvida do municpio. Pediremos uma auditoria completa s finanas municipais. Descentralizao da actividade municipal e uma maior informao da mesma aos muncipes. Queremos, ponderadamente, modernizar os equipamentos. Fornecer a formao, valorizar e respeitar os recursos humanos, principalmente no que toca ao vnculo laboral. Sem estabilidade, nem garantias, no h eficcia no trabalho nem legitimidade por parte do empregador para exigir responsabilidades ao trabalhador. Estimular novas formas de participao, responsabilizao e cidadania. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Gesto, dos Servios e das Actividades da Autarquia: - Promover uma auditoria financeira completa s contas da autarquia e promover a divulgao do seu resultado junto dos muncipes, para que todos tenham conscincia das dificuldades que juntos teremos que vencer; - Abrir e dar a conhecer a actividade municipal aos muncipes; - Descentralizar as sesses da Assembleia Municipal; - Criao de gabinetes para todos os vereadores eleitos, quer tenham, ou no, pelouros atribudos; - Criao do Pelouro do Turismo;
4

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Criao do Pelouro das Pescas, dos Assuntos do Mar e da Agricultura; - Criao do Pelouro da Juventude; - Rever e negociar atempadamente, os contratos a termo dos trabalhadores da CMN, e tambm dos que esto ao servio da empresa municipal; - Garantir por todos os meios e a todos os nveis a estabilidade no posto de trabalho dos funcionrios; - Implementar um plano de emergncia para reduo de despesas, fazendo uma gesto criteriosa e racional das verbas do municpio; - Procurar aumentar os proveitos atravs de receitas de publicidade e de estacionamento pago nas zonas nobres. Entendemos, no entanto, ser necessrio estudar uma forma de diferenciao do pagamento aos habitantes do concelho que vivam nas zonas de estacionamento pago; - No concessionaremos o Estacionamento no concelho da Nazar! - No concessionaremos a gua e o Saneamento no concelho da Nazar e lutaremos contra quem tente faz-lo contra a nossa vontade; - Promover uma correcta facturao da gua consumida mensalmente e analisar rapidamente uma nova frmula para a distribuio dos escales de consumos que favorea mais a populao. Isto tanto na gua como nos restantes servios prestados; - Promover rapidamente, junto dos servios competentes, os necessrios trabalhos para resoluo definitiva das formas de recolha do lixo e da limpeza urbana do concelho, de maneira a promover uma imagem de limpeza constante, como todas as terras devem ter, ainda mais uma terra turstica como a nossa; - Estudar todos os imensos contratos de prestao de servios em vigor e tentar saber se possvel, atendendo situao financeira actual, diminuir os seus custos. Entendemos que esta aco trar um verdadeiro benefcio para todos. - Apoiar consequentemente e visivelmente todas as Juntas de Freguesia do concelho, com os apoios financeiros anuais que lhes forem atribudos bem como com os apoios tcnicos e humanos para determinadas funes e aces.
5

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Tentaremos, aplicando uma efectiva poltica de rigor, acabar com o actual aumento das dvidas a fornecedores pelo no pagamento atempado dos servios contratados. S se podero pagar esses contratos mensalmente se a autarquia for financeiramente sustentvel. Coisa que actualmente no .
6

rea do Turismo

Acreditamos e defendemos um turismo equilibrado, mas moderno, como um dos principais eixos dinamizadores da economia do concelho. Apoiaremos a vrios nveis empreendimentos tursticos criativos e singulares, que se diferenciem pela qualidade, independentemente das bolsas do pblico-alvo, que respeitem o equilbrio ambiental, com as dimenses adequadas consoante a sua localizao e que procurem alcanar o interesse geral das populaes do concelho. Pretendemos criar rotas especficas, que cruzem os diversos vectores deste sector com as potencialidades e especificidades do nosso concelho, com o objectivo de valoriz-lo e proporcionar um turismo rico em experincias com o que temos para oferecer. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea do Turismo: - Criar o Pelouro do Turismo e promover a atribuio da responsabilidade da sua dinamizao a um dos vereadores eleitos, seja de que partido for.

Sem embargo do referido acima, consideramos importante: - Apoiar o aparecimento de empreendimentos tursticos que se destaquem pela sua originalidade; - Fomentar o aparecimento de festivais de gastronomia que valorizem os produtos do concelho, que girem em volta do excelente peixe e marisco da Nazar e tambm dos produtos provenientes das nossas freguesias de carcter mais rural;

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Aproveitar

divulgar

as

imensas potencialidades

dos produtos

hortofrutcolas e a quantidade de subprodutos da provenientes que aqui se podem encontrar e que temos para oferecer; - Criao da rota das lagoas e das praias menos conhecidas; - Dinamizar e potenciar o pinhal que envolve o concelho com vista ao turismo de aventura e lazer; - Divulgao das potencialidades das freguesias e lugares do concelho, como Valado dos Frades, Famalico, Raposos, Serra da Pescaria ou Fanhais, como destinos singulares e ainda naturais, para um turismo de tranquilidade, onde se podem encontrar lugares como a Quinta do Campo ou Quinta da Lezria em Valado dos Frades ou a imensa paz da Serra da Pescaria e da Praia do Salgado em Famalico; - Promover um concurso de ideias para criao de uma nova imagem de marca para a Nazar. Divulgar em todos os documentos e actos oficiais do municpio a marca Nazar; - Aproveitar ao mximo as nossas virtudes tursticas e, em sintonia com a Regio de Turismo da nossa rea, potenciar ao mximo a divulgao da nossa terra, dentro e fora de Portugal; - Regular e disciplinar definitivamente e a contento de todos, o aluguer de quartos e casas na nossa terra. rea da Cultura.
7

A CDU tem por objectivo a criao de uma forte dinmica cultural para que se assegure a liberdade criativa, a qual conduzir transformao e emancipao da nossa sociedade. Queremos criar e dinamizar um verdadeiro servio pblico no plano da cultura, nomeadamente nas reas do teatro, msica, dana, cinema, artes plsticas. Defendemos e incentivamos o estudo, preservao e divulgao do nosso patrimnio cultural como salvaguarda da nossa identidade. Generalizao e descentralizao das actividades culturais por todo o concelho.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

No fundo, defendemos uma cultura que forme e autonomize o indivduo, que lhe abra os horizontes, que o faa perceber qual o papel que tem e que poder ter na sociedade, ao invs de uma cultura que instrumentalize ou distraia a populao daquilo que nos parece ser essencial. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da CULTURA: - Uma forte dinamizao de todos os espaos culturais do concelho criando uma rota municipal da cultura; - Promover as sinergias necessrias junto das entidades oficiais e junto da administrao da Fundao, para a rpida abertura da Casa-Museu Mrio Botas; - Promover, junto das entidades competentes, as iniciativas necessrias ao incio das obras do novo Museu Dr. Joaquim Manso; - Promover com maior frequncia actividades culturais e artsticas de rua: espaos pblicos, praas, esplanadas, jardins, etc; - Apoiar as actividades das colectividades da rea da cultura; - Apresentar uma programao que consiga pr a funcionar todas as potencialidades do Cine-Teatro Casino Paraso na Nazar, quanto a ns completamente subaproveitado. Rever o contrato actual, e alter-lo por forma a rentabilizar aquele espao cultural em prol de toda a populao; - Investir em arte pblica, com o intuito de sensibilizar e formar o sentido esttico da populao, assim como estimular a produo artstica dos artistas do concelho; - Estimular a criao de uma companhia de teatro amador no concelho da Nazar. rea da Agricultura e das Pescas
8

Trabalharemos para dar o mximo incentivo e apoio aos profissionais dos nossos sectores primrios.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Pretendemos, atravs da nossa organizao, estabelecer uma ponte entre o nosso grupo parlamentar na Assembleia da Repblica e no Parlamento Europeu (onde so discutidas e definidas as polticas a aplicar a estes sectores estratgicos), com o intuito de dar a conhecer os problemas do nosso concelho nestas matrias. Potenciar as estruturas de apoio, e outras, dependentes destes sectores produtivos. Dinamiz-las e rentabiliz-las para melhor servirem quem delas necessite e valorizarem quem delas depende. Desejamos concretizar a possibilidade de a populao que assim o deseje poder utilizar espaos cedidos pela Cmara para a criao de Hortas Urbanas Comunitrias no nosso concelho. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da AGRICULTURA e das PESCAS. - Criao do pelouro das Pescas e dos Assuntos do Mar e da Agricultura! - Manter e dinamizar o gabinete de apoio s pescas e aos assuntos do mar e, nos mesmos moldes, criar um gabinete de apoio agricultura no concelho; - Criao de uma marca prpria, que possa identificar, demarcar e valorizar os produtos da regio, tanto na Agricultura como nas Pescas. So reconhecidas as qualidades da cenoura e outros produtos hortofrutcolas do Valado dos Frades, ou os produtos produzidos nos campos da Cela e Famalico. Assim como o to falado e conhecido peixe do canho da Nazar, de grande qualidade e frescura, por ser pescado aqui to perto e por no ter grande manipulao antes de chegar s mesas das nossas casas e dos restaurantes locais. Isto tem que ser obrigatoriamente valorizado e dado a conhecer na rea dos produtos do nosso mar; - Gesto ou co-gesto por parte da autarquia do porto da Nazar, para que e encurtem os processos e haja mais celeridade na deciso e execuo de projectos de desenvolvimento. Quando se fala da questo da gesto do porto, este poder ser gerido ou co-gerido pela autarquia desde que se enquadre numa estratgia nacional integrada e concertada com todas as
9

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

autarquias com portos martimos. Estamos muito perto de Peniche e, com certeza, podemos fazer presso, juntos, no sentido de defendermos estes processos; - Apoios municipais efectivos e facilitadores a projectos alternativos e criativos nestas reas; - Incentivar e procurar novos investidores para as reas da construo naval e transformao e conserva de pescado e produtos hortofrutcolas; - Dar a possibilidade de instalao de empresas ligadas aos produtos do mar e da agricultura, a um custo muito reduzido de aquisio, na ALE de Valado dos Frades, em troca da colocao, em primeiro lugar, de trabalhadores locais ao seu servio; - Possibilitar a cedncia populao de pequenos espaos municipais para criao de hortas urbanas comunitrias, conforme j acontece noutras localidades; rea do Patrimnio Natural e Edificado.
10

A acrrima defesa do nosso patrimnio natural um imperativo para a CDU. As caractersticas naturais so, sem sombra de dvida, uma mais-valia incalculvel para o bem-estar das populaes do nosso concelho e isso deve ser preservado e usufrudo. No menos importante o nosso patrimnio edificado. fundamental e urgente uma interveno rpida no sentido de preservar as nossas marcas identitrias neste campo, principalmente ao nvel dos centros histricos de todas as freguesias e lugares do concelho. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea do Patrimnio Natural e Edificado. - Promover, por todas as formas, junto das entidades competentes, o restauro da Igreja de S. Gio e a sua efectiva reabilitao. Este , a nvel nacional e ibrico, considerado como um importante templo dos mais

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

antigos conhecidos. Deve por esse facto tratar-se como uma jia valiosa que importa autarquia ajudar a salvar, resguardar e promover. - Estudar e promover a classificao de interesse municipal a alguns edifcios, edificaes ou reas de carcter natural que renam condies para serem oficialmente classificadas como tal. - Preservar, iluminar e identificar condignamente tudo que vier a ser classificado. - Criao de uma rota turstica aos monumentos classificados no concelho. - Criao do Museu do Agricultor. Este museu pode ser instalado no Mercado Municipal de Valado dos Frades na sua ala nascente que se encontra h muito desactivada e sem qualquer uso. rea do Comrcio e Indstria, do Empreendedorismo e da Inovao Tecnolgica.
11

A melhor defesa que se poder fazer ao comrcio local impedir o aparecimento de mais unidades mdias e grandes superfcies comerciais. Propomos uma maior e melhor formao para os profissionais do comrcio local, para que possam responder eficazmente s exigncias actuais, criando com as entidades representativas do sector as necessrias parcerias para esse efeito. Por outro lado, pretendemos dinamizar o comrcio tradicional recorrendo a iniciativas culturais e desportivas de grande qualidade que atraiam nossa terra mais visitantes em variadas alturas do ano. Assim como trabalharemos para promover o aparecimento do sector cooperativo de consumo e as lojas de comrcio justo, com produtos predominantemente da nossa regio. Pretendemos ver definitivamente criada e a funcionar rapidamente a ALE rea de Localizao Empresarial, de Valado dos Frades, para que ali se possa constituir um plo aglutinador de investimentos, criador de oportunidades de emprego no concelho e na regio. Apoiaremos e aplicaremos no terreno ideias inovadoras e facilitadoras para incentivar ao empreendedorismo. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Propostas da CDU para a rea do Comrcio e Indstria, do Empreendedorismo e da Inovao Tecnolgica. - A excelente localizao da rea de Localizao Empresarial de Valado dos Frades (ALE), como polo de distribuio ou de fomento dessa rea de negcios uma ferramenta que no pode ser esquecida e tem mesmo que ser valorizada. Para isso iremos procurar insistentemente todas as possibilidades empresariais atravs da empresa municipal Nazar Qualifica. Reduzir, se necessrio, ao mnimo possvel, o preo dos lotes na ALE, para incentivar procura e interesse dos potenciais interessados. - Promover a implementao na ALE de um mercado abastecedor que sirva toda a zona litoral centro e mesmo o interior do pas. Estudar e incentivar, junto das grandes distribuidoras, a possibilidade de criao de um entreposto comercial de distribuio grossista na ALE. - Promover tambm a possibilidade de instalao na ALE de indstrias de produo nacional. - Estabelecer acordos com as empresas que vierem a instalar-se, salvaguardando a empregabilidade dos muncipes do concelho da Nazar como contrapartida aos benefcios facultados para a sua instalao. - Promover a ALE de Valado dos Frades e o Porto da Nazar como futuros plos industriais, ou de distribuio para todo do pas e estrangeiro, pelas fantsticas condies de centralidade geogrfica e as excelentes
12

acessibilidades que tm ao seu dispor. - Consideramos que tambm o Porto da Nazar tem excelentes condies para se poder expandir a outras reas de negcio. preciso proporcionar todas as possibilidades de investimento nas reas da pesca e da aquacultura pisccola, no descurando a marina turstica. - Fomentar a criao de uma bolsa de estgios profissionais, com prioridade para os muncipes locais e para os jovens formados na Escola Profissional da Nazar. - Ouvir as propostas dos empresrios do comrcio local e dos seus legais representantes, no sentido de se publicitarem, valorizarem e apoiarem as suas iniciativas.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

rea da Sade

Continuamos a perseguir um objectivo por que temos lutado e que entendemos fundamental para a nossa populao: a construo urgente de um novo edifcio para o Centro de Sade da Nazar. A CDU apresentou no mandato que agora termina, treze moes a pedir a construo urgente de um novo Centro de Sade para a Nazar. Quase a totalidade delas foi aprovada por unanimidade da Assembleia Municipal. O actual local provisrio h mais de 30 anos, velho, est pouco funcional, potencialmente perigoso, foi adaptado dezenas de vezes. Em suma, serve mal a populao! Queremos, porque tambm merecemos, um Centro de Sade moderno e funcional, com todos os meios materiais e humanos adequados populao residente e queles que nos visitam. Uma unidade digna e coincidente com as necessidades do concelho da Nazar, atendendo s suas caractersticas, nomeadamente os picos sazonais de grande afluncia de visitantes. A defesa intransigente do nosso Servio Nacional de Sade, universal e tendencialmente gratuito para ns uma prioridade e um direito constitucional, fundamental e inalienvel, para todos os cidados. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Sade - Lutar afincadamente por um novo Centro de Sade para a Nazar, que cubra as necessidades urgentes de todos os muncipes e de quem nos visita. - Numa altura em que a nvel nacional estamos a assistir tentativa de desmoronamento do Servio Nacional de Sade, continuaremos a lutar pela sua manuteno e a estudar em profundidade as necessidades dos utentes das extenses de sade do nosso concelho. Procuraremos solucionar as falhas apontadas com mais frequncia nesses servios, bem como, arranjar soluo para a populao de Famalico voltar a ser atendida o mais prximo possvel de sua casa. Se possvel na sua freguesia!
13

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Defenderemos acerrimamente, nos locais prprios, a permanncia e o melhoramento dos servios de urgncia. Exigimos, e por isso lutaremos, que eles estejam acessveis nas vinte e quatro horas do dia no nosso concelho. Tal como exigimos a atribuio de um mdico de famlia aos utentes inscritos no nosso centro e extenses de sade; - Procuraremos apoiar e equipar melhor as organizaes que prestam servios e complementam os nossos servios pblicos de sade, se necessrio tanto ao nvel material como humano; - Estimular a criao de comisses de utentes dos centros de sade do concelho, para uma melhor defesa dos interesses das populaes ao nvel da prestao dos cuidados de sade; - Criao de um banco municipal de medicamentos doados e de material de apoio aos doentes necessitados e de baixos rendimentos. Por exemplo: alm da distribuio dos medicamentos doados. Canadianas, cadeiras de rodas, camas articuladas, material de estabilizao, etc. Isto atravs de protocolo a desenvolver com entidade local ou associao da rea da sade e ou socorro. rea do Desporto
14

Apoiaremos

disseminao

das

actividades

desportivas

disponibilizaremos os equipamentos desportivos municipais para todos os utilizadores, atendendo s suas caractersticas econmicas e sociais, permitindo o acesso aos mesmos de uma forma mais justa, possibilitando que todas as pessoas possam aceder a estes equipamentos sem atender sua condio econmica. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea do Desporto - Facilitar e promover a prtica desportiva para todas as idades; - Apoiar as colectividades nas suas iniciativas desportivas; - Recuperar e manter cuidados todos os espaos e estruturas desportivas municipais;

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Promover, em conjunto com as associaes desportivas locais, a criao das Nazaradas, (Olimpadas Nazarenas), que consistiro numa semana de competies desportivas nas diversas modalidades e que funcionaro de uma forma descentralizada e distribuda por todos os lugares do concelho da Nazar. rea da Educao
15

Somos por um ensino pblico e de qualidade para todos. Com escolas de qualidade, quer a nvel dos espaos e dos materiais, quer, sobretudo, a nvel humano e profissional, isto , com as condies para que sirvam da melhor maneira toda a comunidade escolar. Queremos ter um acompanhamento estreito, com encontros frequentes com as entidades representativas das comunidades escolares para nos manterem informados do que se passa e o que poderemos reivindicar para melhorar o funcionamento das escolas. Apostar no ensino profissional designadamente nas reas em que temos mais necessidade, tal como nos sectores e actividades ligadas ao mar, ao turismo e agricultura. Criao de novos instrumentos de apoio comunidade escolar em todos os nveis de ensino. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Educao. - Alargamento da oferta do ensino pblico at ao 12 ano, possibilitando aos jovens estudantes a concluso, no mximo de reas possvel, da escolaridade obrigatria no nosso concelho; - Acompanhamento estreito das actividades escolares e reunies peridicas com as organizaes representativas do sector; - Promover todos os esforos para a elaborao urgente dos Planos de Segurana e de Emergncia dos novos Centros Escolares, bem como as Medidas de Autoproteco, para que os alunos e trabalhadores dos Centros

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Escolares da Nazar e do Valado dos Frades se sintam em completa segurana nesses estabelecimentos de ensino; Alargamento e melhoramento do ncleo da Nazar do For-Mar, que tem formado milhares de pessoas nos ltimos 20 anos para a rea da pesca e do mar e no tem tido por parte das entidades responsveis a ateno devida; - Forte aposta numa escola profissional da Nazar vocacionada para as reas da hotelaria e do turismo; - Incentivar e apoiar a manuteno de uma bolsa de manuais escolares para reutilizao pelos alunos. Solidariedade e Aco Social.
16

O nosso conceito de aco social visa a autonomia, formao e independncia do indivduo. No somos pelo excesso de paternalismo vigente, que prolonga eternamente essa condio de dependentes da aco social. Procuraremos a gradual incluso social do indivduo para que possa o mais rapidamente possvel ser dono do seu prprio destino. Criar mais estruturas direccionadas ao apoio a idosos e a pessoas portadoras de qualquer tipo de deficincia ou incapacidade permanente ou temporria. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Solidariedade e da Aco Social. - Reforar a rede de solidariedade social, permitindo uma melhor resposta s diferentes necessidades existentes no concelho; - Incentivar as instituies particulares de solidariedade social ao aumento das suas estruturas de apoio social, para possvel extenso do seu apoio, no futuro, a famlias carenciadas; - Promover iniciativas direccionadas terceira idade, tais como concursos de arte e criatividade e promoo das profisses em risco de desaparecer;

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Incluir os utentes de aco social em aces de formao em reas onde existe carncia de profissionais no concelho; - Manter ligao permanente, com troca de informao de forma consequente, com as instituies que prestam servio nestas reas, por forma a rapidamente constatar e apoiar todas as fragilidades sociais detectadas; - Promover um efectivo e visvel apoio social, ao nvel financeiro, na conta da gua e saneamento, s famlias que se apresentem em dificuldades econmicas bem como aos reformados e pensionistas com penses de reforma de valor inferior ao ordenado mnimo nacional e sem mais rendimentos, quando se comprovarem estas condies; - Promover a criao de uma rede de recolha dos alimentos no consumidos diariamente, junto dos restaurantes do concelho que se manifestem interessados em doar esses alimentos s instituies locais de solidariedade social. Discutir e regular uma forma de abatimento dos custos, em alguns dos servios municipais, aos restaurantes aderentes. Poltica Municipal de Habitao.
17

Necessidade urgente de criar zonas reservadas em vrios pontos do concelho, destinadas construo de habitao econmica com o intuito de fixar jovens e dar possibilidade aos que j c se fixaram de aceder a habitao prpria sem estar sujeitos aos exagerados preos que so praticados actualmente.

Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Habitao. - Criao de vrias zonas no concelho destinadas construo de habitao econmica para que assim se consigam fixar as pessoas no concelho. Este tipo de construo feito em vrios municpios do pas por cooperativas de construo que conseguem construir com preocupaes sociais;

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Facilitar a iniciativa dos jovens, na construo das suas habitaes, dentro dos parmetros a aprovar; - Estudar e potenciar outras formas e possibilidades de construo, de mbito social, junto de empreiteiros locais e com mo-de-obra
18

predominantemente local. rea do Associativismo e das Colectividades.

Entendemos as colectividades como factores estruturantes, bolsas de resistncia e garantes das liberdades e da democracia, indispensveis a uma sociedade avanada, livre e democrtica. Numa cmara liderada pela CDU, as associaes tm um papel fundamental na troca de experincias, na interpretao e autonomia das iniciativas individuais ou organizadas colectivamente. Tero por isso o nosso apoio incondicional. Procuraremos encontrar solues que as viabilizem do ponto de vista econmico sem dependerem totalmente das verbas do municpio. Os critrios de atribuio de subsdios sero efectuados de uma forma justa e igualitria, condizente com a capacidade dinamizadora das colectividades. Alargar a outras reas os critrios de atribuio de subsdios aplicados, por exemplo, ao desporto. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea do Associativismo e das Colectividades. - Incentivar a criao da federao das colectividades do concelho da Nazar, para que as suas aces e revindicaes tenham mais fora e substncia; - Reforar o papel das colectividades em toda a dinmica do municpio; - Criar um concelho consultivo municipal onde estejam representadas todas as colectividades do concelho, como legtimos representantes dos mais diversos sectores da sociedade, para serem auscultadas sobre as mais diversas actividades do municpio.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

rea das Acessibilidades e da Mobilidade.

Devemos criar condies para o aparecimento de boas acessibilidades e restaurar convenientemente as existentes. Estudar e promover o aparecimento de uma boa rede de transportes pblicos urbanos que cubram todo o concelho. Estes so factores fundamentais para o progresso social, econmico, ao turismo e tambm no que toca ao respeito pelo meio ambiente. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea das Acessibilidades e da Mobilidade. - Estudar com urgncia a requalificao da Marginal da Nazar em toda a sua extenso. Procurar por todas as formas que essa requalificao possa ser feita com apoios financeiros externos; - Melhorar a gesto do trnsito, fundamentalmente na zona histrica da Nazar. Tornar essas zonas o mais pedonais possvel, com horrios restritos para o abastecimento do comrcio e at para a recolha de lixo; - Criao, nas alturas de maior afluncia de visitantes, de uma rede de transporte gratuito e constante que garanta a ligao entre os parques perifricos existentes e um local no centro da localidade, rentabilizando as estruturas existentes, aliviando o trfego e o estacionamento desordenado nas principais artrias, e, por vezes, em todas as ruas; - Atenuar, e sempre que possvel eliminar, as barreiras arquitectnicas para que todos tenham acesso igual a espaos pblicos e privados; - Lutar pela revitalizao da Linha do Oeste, em conjunto com as cmaras vizinhas, e modernizar/dinamizar a estao de Valado dos Frades, colocando a uma forte e visvel publicidade ao concelho da Nazar; - Criao de uma rede de ciclovias que liguem os espaos mais emblemticos do concelho (por exemplo, ao longo de toda a marginal, contornando o Porto de Abrigo e at foz do Rio Alcoa); - Promover junto dos interessados, as dmarches necessrias construo de um novo terminal rodovirio na Nazar.
19

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

rea da Poltica Energtica

Aproveitar ao mximo as potencialidades do concelho nesta rea, tendo em conta as condies do mar, do vento e a capacidade de produo de resduos domsticos principalmente na poca alta para que se convertam em energias limpas e amigas do ambiente. Esta tambm ser uma das prioridades para ns, tendo em vista a preparao de um concelho sustentvel e com futuro assegurado. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea da Poltica Energtica. - Criao da agncia municipal de energia. Instituir a partir desta agncia uma poltica de informao populao, de instrues e obrigaes, para poupana na utilizao da Energia, gua, Saneamento e diminuio da produo de Resduos Slidos Urbanos, com vista ao abaixamento dos custos que estes servios tm actualmente para os cidados e para a autarquia; - Ainda referente ao sector da gua, pretendemos baixar urgentemente e significativamente o valor do desperdcio dos actuais cerca de trinta por cento da gua que entra nas tubagens e se perde por vrias razes; - Eficincia energtica em instalaes desportivas, com a gua a ser aquecida, sempre que possvel, atravs de energia solar, utilizando para isso os mecanismos j existentes no municpio; - Recolha e transformao de leos alimentares usados para possvel utilizao em viaturas municipais reconvertidas; - Estudar a viabilidade, e a mais-valia, da criao de uma central de compostagem de Resduos Orgnicos no municpio e se for considerado conveniente, implement-la; - Estudar e implementar uma nova e moderna forma de iluminao pblica em todo o concelho.
20

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

rea do Ambiente e do Ordenamento do Territrio.

Esta sem dvida uma lacuna indisfarvel no concelho, acima de tudo na sede do mesmo. Jardins pblicos, parques numa zona central da Nazar, espaos de lazer e de encontro so fundamentais e de facto os interesses privados do ramo imobilirio tm falado sempre mais alto no seio da autarquia do que o bem-estar dos muncipes. Sabemos que esta tambm uma das reas base para o desenvolvimento e sustentabilidade do municpio. Os anteriores executivos, bem como os seus eleitos, todos eles, nada fizeram nesta rea! Temos conscincia que os Planos de Ordenamento do Territrio, Plano Director Municipal, Planos de Pormenor de Reabilitao Urbana, e muitos outros, esto caducos, desactualizados ou nem sequer existem. H necessidade de abordar estes assuntos com a maior urgncia e alterar o que for necessrio para aumentar a possibilidade do desenvolvimento sustentado que pretendemos implementar no nosso municpio. A Nazar tem uma imagem a defender! Essa imagem que est na memria de todos os Nazarenos e de muitos Portugueses e Estrangeiros pode e deve ser recuperada. Para tal, teremos que contar com a participao e envolvimento de todos. Ouvir o que as populaes tm a dizer sobre esta rea. Propostas da CDU para a rea do Ambiente e Ordenamento do Territrio. - Criar novos, ou actualizar com urgncia, planos: Director Municipal; de Ordenamento do Territrio; de Pormenor; de Reabilitao Urbana e todos os que se encontrem desactualizados ou que nem sequer existam ainda. preciso colocar rapidamente todos os agentes polticos, e os muncipes interessados, a trabalhar em volta deste assunto e resolv-lo a contento de todos. Entendemos que s assim se conseguir desenvolvimento
21

sustentado e de qualidade na nossa Nazar;

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

- Reabilitar com a ajuda da populao, das entidades oficiais e privadas o Parque da Pedralva. Este o jardim pblico da Nazar. Merece ser restaurado, mantido e cuidado, para uso e fruio de todos. Rever o protocolo existente entre a Cmara e o IPL de Leiria, relativo a este parque pblico. - Do mesmo modo, manter e preservar a zona envolvente ao Stio Classificado do Monte de So Bartolomeu, (S. Brs). s Lagoas do Valado dos Frades. Praia do Norte e Praia do Sul. Praia do Salgado. No esquecendo a Quinta de S. Gio e as dunas daquela zona. - Criao da Carta da Rede Ecolgica Nacional, Carta do Rudo, Carta de Risco dos Territrios Costeiros, Carta Geolgica, Inventariao da Fauna e da Flora do concelho da Nazar. Tudo isto envolvendo as instituies e os muncipes que se mostrem interessados em colaborar solidariamente. - Promover a criao de grupos de estudo e de educao ambiental, para promoo de actividades junto da populao, que levem a uma sensibilizao completa e profunda das necessidades ecolgicas de cada um e de todos na sua comunidade.
22

Resumindo e concluindo:

pois, este, o projecto eleitoral que deixamos considerao dos eleitores Nazarenos. Sem falsas promessas ou demagogias baratas. Em suma, acreditamos nas caractersticas do concelho da Nazar e nas capacidades das suas gentes. Sabemos que elas so mais que suficientes para que o concelho saia do marasmo em que se encontra mergulhado.

A excelente centralidade geogrfica no mapa do pas, as condies naturais, a sua beleza e os recursos humanos, so uma mais-valia que lhe confere um elevado potencial de crescimento e desenvolvimento capaz de atrair novos investimentos qualificados, designadamente na indstria, nas pescas e agricultura, no comrcio local e num turismo de excepo, entre outras.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Sero, por certo, argumentos suficientemente vlidos para tornar o concelho da Nazar num concelho promissor, onde haja condies dignas para se viver, trabalhar, distrair, ou passar umas agradveis frias, com grande qualidade.

Cabe a todos os muncipes tornar isso possvel e ajudar na concretizao das propostas aqui apresentadas pela CDU.

23

Somos homens e mulheres de trabalho, com provas dadas nas nossas profisses e na nossa vida comunitria e social.

Estamos prontos para governar a nossa terra, com trabalho, honestidade e competncia! No iremos distribuir lugares ou promover o favorecimento aos nossos amigos e familiares. Connosco todos tero direito a iguais oportunidades.

Queremos o melhor para a nossa terra e para todos os muncipes sem excepo.

Pelas propostas apresentadas e pelo rigor e responsabilidade que so reconhecidos nas autarquias de gesto CDU, pedimos a todos os muncipes do concelho da Nazar que tenham a coragem para mudar o estado de coisas que est implantado na nossa terra h j tempo demais.

Se esto fartos das polticas dos que sempre governaram esta terra, ganhem coragem! Este o momento para mudar mesmo! A Nazar no pode esperar mais! Ns estamos prontos!

Sabemos muito bem, que o estado em que se encontram as finanas do municpio, bem como as obrigaes legais que o municpio tem que cumprir junto dos credores e do estado, pela aprovao do PAEL, obrigam a que pouco se possa fazer durante o prximo mandato. Isso est escrito e no fomos ns que o escrevemos!

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

S a populao da Nazar pode decidir se quer que tudo continue igual, ou se, pelo contrrio, vai ter a coragem de eleger aqueles que no tm nenhuma responsabilidade pelo estado a que isto chegou, e que, alm disso, demonstram tambm coragem para apresentar um projecto to real, mas ao mesmo tempo exequvel.
24

Porque sabemos das nossas capacidades na resoluo de problemas, confiamos e temos esperana que este o momento certo para votarem na CDU e provocarem uma completa viragem nas polticas que at aqui foram destruindo a nossa terra.

Ningum, em bom rigor devia prometer fazer fosse o que fosse sem antes ter os dados de uma auditoria independente s contas do municpio. Ainda assim, porque acreditamos no nosso real valor, na nossa capacidade de trabalho e organizao. Pela necessidade de projectar o que acima apresentamos em prol de toda a populao, sentimo-nos com coragem para vos deixar as nossas propostas que pensam, sobretudo, nas pessoas deste concelho.

No prometemos grandes obras! Para ns estar sempre a defesa das pessoas, e o seu bem-estar, em primeiro lugar! Sero sempre as pessoas a nossa principal motivao!

Pela nossa capacidade de trabalho, honestidade, empenho e competncia, apresentamo-nos, uma vez mais, como uma grande e nica alternativa aos anteriores mandatados e aos actuais candidatos das foras polticas e de grupos de cidados, envolvidos neste acto eleitoral autrquico no concelho da Nazar.

Os que se dizem agora independentes, mas que todos ns bem conhecemos quais as suas razes polticas, tal como aqueles que se apresentam agora como salvadores da nossa terra, como se no fossem eles tambm elementos dos executivos anteriores. Ou os que se venderam politicamente por um ordenado e que ningum garante que no o faam outra vez se forem eleitos.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Todos eles so responsveis, de alguma maneira, pelo estado em que as coisas esto na nossa Nazar! Ser que os Nazarenos se vo deixar enganar uma vez mais?

Cabe nossa populao decidir que tipo de concelho quer. Ou quer um concelho da Nazar com dignidade, de cabea levantada, com autonomia, com produo prpria, com desenvolvimento, com Marca Municipal. Ou quer um concelho submisso, financeiramente moribundo, quase a pedinchar para poder sobreviver. Completamente dependente.

25

Temos pessoas nas nossas listas com capacidade para liderar quaisquer dos rgos a que concorremos, so pessoas com provas dadas nas suas profisses e na nossa sociedade, como j referimos. Pessoas que no se vendem por um lugar ou por um ordenado. Pessoas que podem fazer, e faro, a diferena na governao da nossa terra caso sejam eleitas.

Estamos prontos!

Escolhemos para lema da nossa campanha, estas palavras:

CORAGEM! Por Amor NAZAR


Ns amamos a Nazar! Ns estamos prontos para servir a nossa terra! Tivemos a CORAGEM para vos dizer, com verdade, o que sentimos! Temos a CORAGEM de no vos prometer nada que no seja possvel, com muito trabalho e unio, realizar.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

Concelho da Nazar

** Apartado 36 2450-901 Nazar cdu.concelho.nazare@gmail.com

Mas, na verdade, a verdadeira CORAGEM depende tambm de todos os eleitores Nazarenos.

Estamos confiantes! hora de mudar!


26

CORAGEM! Por amor Nazar.

Por tudo isto, por todos ns, importante ter Confiana e CORAGEM para votar na CDU.

Viva a CDU. Viva a Nazar.

A Concelhia da CDU da Nazar.

CORAGEM! Por AMOR NAZAR.

You might also like