You are on page 1of 12

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministrio da Educao Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Cincias Penais

Criminologia e Poltica Criminal


Carga Horria: 24 h/a

1- Ementa

Introduo aos fundamentos tericos da Criminologia. A Criminologia como cincia emprica e interdisciplinar. Conceito, mtodo, objeto, sistema e funes da Criminologia. A consolidao da Criminologia como cincia. Etapas prcientfica e cientfica. Criminologia das Escolas Clssica e Positiva no Sc. XIX. Outras Escolas. A moderna Criminologia cientfica e os modelos tericos explicativos do comportamento delitivo. Biologia Criminal. Psicologia Criminal. Sociologia Criminal As cincias da Enciclopdia Criminal ou Sntese

criminolgica. A Criminologia Norte-Americana e Europia no Sc. XX. A Escola de Chicago e as teorias sociolgicas. A Criminologia Crtica e a Criminologia Contempornea. Poltica Criminal, conceito e funes. Modelos e movimentos da Poltica Criminal. A preveno do Delito no Estado Social e Democrtico de Direito - seus modelos e programas. Controle Social da Criminalidade. Os problemas da Reao Social ou resposta ao crime. Sistema Penal: organismos, conceito, funes. Estatsticas Criminais. Cifra Negra.

2- Objetivos

O estudo da Criminologia , como bem acentuado por DIAS1, no poder ser fecundo se no se assentar em uma perspectiva histrica. S aparentemente a Criminologia cincia nova. A Criminologia tem uma longa histria....histria de um tempo enriquecido pela contnua sucesso, alternncia ou confluncia de mtodos (...), em suma, de escolas criminolgicas. A Criminologia, formando com a Poltica Criminal e o Direito Penal o trip onde sustentadas as cincias criminais, de uma importncia cada vez mais conhecida e admirada no mundo social, leigo ou cientfico, jurdico e sobretudo acadmico, pela abrangncia mesma de seu qudruplo objeto: o crime, o criminoso, a vtima e o controle social da criminalidade. Basta ver-se a temtica do crime, personagens, intrigas e investigaes na quase totalidade das manifestaes culturais, mormente cinema, TV, literatura. impossvel conviver em sociedade sem a natural e inarredvel interao com o fenmeno da criminalidade. Assim, um dos objetivos centrais do estudo, mesmo sumariado, da Criminologia nos cursos de graduao ou ps-graduao motivar o aluno para a surpreendente abertura que essa cincia milenar e novssima produz no horizonte intelectual dos que a cultivam. Surpreendente porque um estudo que impulsiona reflexo e mudana de atitudes. Criminologia o raio x do corpo, o mapa do corao e o retrato da anima do indivduo humano que andou ou anda nos desvios sociais ou desvos da vida. Radiografia, itinerrio e representao - figuras que se tomou a liberdade de empregar para expressar o grau de intimidade da Criminologia para com o Homem - ainda deveras incipientes, no obstante todo o progresso cientfico galopante que se cria e se reproduz em nosso mundo febril e tantas vezes pattico. Outros objetivos, na esteira do contedo programtico, buscaro mostrar a evoluo do pensamento criminolgico e seu atual diapaso. Sempre indissociado do humano, do social, do poltico e, por que no?, do metafsico. Dessa maneira sero apresentados, revistos e postos anlise e discusso os problemas centrais da Criminologia, da Poltica Criminal e sua interdisciplinariedade. A carga horria curta e a matria interminvel...No h como ter viso do panorama da cincia-criminologia de forma fragmentria. No haver nenhum tempo a perder. Os tpicos entrevistos em classe devero ser desenvolvidos
DIAS, Jorge de Figueiredo.ANDRADE, Manoel da Costa. Criminologia O Homem Delinqente e a Sociedade Crimingena. Coimbra Editora: 1997, p. 3
1

pelos alunos em contnua pesquisa, segundo bibliografia sugerida. A perspectiva final a de que possam, ao cabo do programa, entender porque se afirma: que o criminoso um cidado com quem nos relacionamos a todo instante (as cifras negras que o digam); que o crime um fenmeno humano e social normal e sempre presente nas comunidades dos homens; que a meta visada pelo sistema penal a de que o fenmeno da criminalidade seja mantido em nveis estveis, tolerveis. E ainda: que a sociedade se conscientize de que o controle da criminalidade um problema no individual, no apenas estatal, mas acima de tudo comunitrio.

3- Contedo

Unidade 1 A importncia da histria da Criminologia. A caminhada humana. A evoluo. Etapa pr-cientfica. O Iluminismo. A Escola Clssica, precedentes e predecessores. O positivismo, o mtodo emprico e a etapa cientfica da Criminologia. Principais obras e vultos. Criminologia cincia emprica e interdisciplinar: conceito, objeto, mtodo, funes.

Unidade 2 - A moderna Criminologia cientfica. Biologia Criminal. Os modelos biologicistas, bioantropolgicos. Psicanlise, Psiquiatria e Psicologia aplicadas Criminologia. Os modelos tericos de cunho psicologicista. A questo dos transtornos da personalidade e sua relao com a criminalidade

Unidade 3 - A Criminologia europia e norte-americana. O incio da Sociologia Criminal. A Escola de Chicago. Ecologia Criminal. Modelos de cunho sociolgico. A teoria do Labelling Approach. A Criminologia Crtica, Radical ou Nova Criminologia. As principais caractersticas da Criminologia Moderna.

Unidade 4 - Outras correntes criminolgicas. Abolicionismo penal. Minimalismo penal. Neorealismo de Esquerda. A Criminologia dos pases socialistas.

Introduo ao estudo de uma cincia penal global. Cincias da Enciclopdia

Criminal e disciplinas auxiliares. Criminologia como cincia integrada Poltica Criminal e ao Direito Penal.

Unidade 5 - A Poltica Criminal, conceito, funes. Modelos e movimentos da Poltica Criminal. Reao Social ao Crime. Anlise e avaliao dos modelos de reao ao delito. Preveno. Modelos de preveno e modelos de reao criminalidade. Relevo para a orientao prevencionista.

Unidade 6 O Sistema Penal, conceito, organismos e funes. Natureza histrica, social, contingente. Objeto de estudo: enfoque etiolgico, estudos crticos. Criminalidade : espcies. Crimes de colarinho branco. Cifra negra da criminalidade. Pensamento Sistmico: uma nova dimenso para a cincia criminolgica e sua herana positivista.

4- Avaliao

Como bem proposto pelo Prof. Luciano Lopes, os alunos sero avaliados continuamente, por sua participao nas aulas, durante as atividades propostas na aprendizagem e pelas manifestaes crticas sobre o contedo da matria. Ao final, haver um trabalho ( prova, pesquisa e relatrio, ou seminrio), para efeito de avaliao objetiva, com o objetivo de verificao sistemtica do nvel de aprendizado da disciplina, tudo em conformidade com as normas e diretrizes da FDMC.

5- Metodologia

O contedo do presente plano/programa ser ministrado atravs de aulas expositivas, participativas, com emprego de recursos udio-visuais. E ainda, Trabalhos individuais e em grupos, seminrios, simpsios, debates, estudo de casos, resoluo de exerccios, pesquisas e atividades extraclasse...

6- Bibliografia Bsica

ALBERGARIA, Jason. Das penas e da execuo penal. Belo Horizonte: ed. Del Rey, 1995.

ASA, Jimnez de. Psicoanlisis Criminal. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 1982.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 1999.

CALHAU, Llio Braga. Resumo de Criminologia. Niteri: Ed. Impetus, 2006

CASTRO, lola Aniyar de. Pensamento Criminolgico. Belo Horizonte: Ed. Mandamentos, 2004.

CERVINI, Ral. Os processos de descriminalizao. So Palo; Ed. Rev. dos Tribunais. 2002.

DELMAS-MARTY, Mirelle. Modelos e movimentos de poltica criminal. Rio de Janeiro: Revan, 1992.

DIAS, Jorge de Figueiredo. ANDRADE, Manuel da Costa. Criminologia O homem delinqente e a sociedade crimingena. 2 reimpresso. Coimbra: Coimbra Editora, 1997

ELBERT, Carlos Alberto. Criminologa Latinoamericana. Buenos Aires: Editorial Universidad, 1996.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002

GOMES, Orlando. Criminologia. Rio de Janeiro. 2003.

MAILLO, Alfonso Serrano. Introduo criminologia. 2 ed. esp. 1 ed. bras. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

MOLINA, Antonio Garcia Pablos de Molina . GOMES, Luis Flvio. Criminologia. So Paulo: Ed. Rev. dos Tribunais. 2002.

ROXIN, Claus. Problemas fundamentais de Direito Penal. 3. ed. Lisboa: Ed.Vega, 1998. ________Poltica Criminal e sistema jurdico-penal. Rio de Janeiro: Renovar. 1987.

SANTOS, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1981.

TAYLOR, Ian. WALTON, Paul. YOUNG, Jock. Criminologia crtica. Rio de Janeiro: Ed. Graal. Trad. De Juarez Cirino dos Santos e outro. 1980.

TORON, Alberto Zacharias. Crimes Hediondos; o mito da represso penal. So Paulo: Ed. Rev. dos Tribunais. 2004.

WACQUANT, Loic. As prises da misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001.

ZAFFARONI, Eugnio Ral. Em busca das penas perdidas. Buenos Aires: Editora Revan, 1989.

_________ Poltica Criminal Latinoamericana. Buenos Aires: Hammurabi,1982.

_________ Criminologia. Aproximacindesde el margen. Santa F de Bogot: Ed. Temis, 1993

6.1 - Bibliografia Complementar

ABREU, Ricardo Luis de. A personalidade do agente como circunstncia judicial na aplicao da pena. In Boletim do ICP (Instituto de Cincias Penais). Belo Horizonte, n 16 Ano II junho de 2001.

ALEXY, Robert. Problemas da Teoria do Discurso. In O novo em Direito e Poltica. Organ. Jos Alcebades de Oliveira Jnior. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora,1997.

ALFARO REYNA, Luis Miguel. Derecho penal, tica y fidelidad ao derecho: estdio a sobre las relaciones entre derecho y moral en el funcionalismo sistmico de Gnther Jakobs. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo: Revista dos Tribunais, n. 45, p.96-113, 2003. ASA, Jimnez de. Psicoanlisis Criminal. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 1982.

ALMEIDA, Carlota Pizarro de. Despublicizao do Direito Criminal. Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa, 2000.

ASSIER-ANDRIEU, Louis. O Direito nas sociedades humanas. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 2000.

BARANDIER, Antnio Carlos. As garantias fundamentais e a prova (e outros temas). Rio de Janeiro. Ed. Lmen Jris Ltda, 1997.

BATISTA, Weber Martins. Direito Penal e Direito Processual. 2 ed. Penal. Rio de Janeiro: Forense, 1992.

BERGER, Peter L.e LUCKMANN, Thomas. A construo social da realidade. Petrpolis: Ed. Vozes, 2001.

BESSA, Halley Alves. Personalidade e Crime. Belo Horizonte: Oficina de Arte, 1958.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal-Parte Geral. v. I. 7 ed. So Paulo: Ed. Saraiva, 2002.

BRASIL.Cdigo Penal. 11 ed. So Paulo: Saraiva, 2005 (Coleo Saraiva de Legislao).

BRASIL. Cdigo de Processo Penal. 42 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. (Coleo Saraiva de Legislao)

BRASIL. Constituio da Repblica do Brasil. Braslia: Senado Federal, 2005. (Edio Administrativa).

BRUNO, Anibal. Das penas. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1976.

CALMON DE PASSOS, J. J.. Viso Crtica do Direito Penal e do Direito Processual Penal. Boletim IBCCRIM, n. 58. ed. Especial. Set., 1997.

CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra: Almedina, 1998.

CARVALHO, Amilton Bueno de; CARVALHO, Salo de;. Aplicao da Pena e Garantismo. Rio de Janeiro:Lumen .Juris, 2000.

CARVALHO, Salo de. Pena e Garantias: Uma leitura do Garantismo de Luigi Ferrajoli no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Lmen Jris, 2001.

CHIES, Luis Antnio Bogo. possvel ter-se o abolicionismo como meta, admitindo-se o garantismo como estratgia?. Revista de Estudos Criminais n. 5. 2002.

CRUCHO DE ALMEIDA, Maria Rosa Lemos. A penalogia diferencial. Um ramo crescente de investigao em criminologia. In Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra. 1966. Estudos In Memoriam do Prof. Doutor Jos Beleza dos Santos.

DELMA-MARTY,

Mireille.

La

place

du

droit

pnal

dans

la

societ

contemporaine. Revue de Science criminelle et de droit pnal compare. Paris: Dalloz, n. 1, janvier-mars, 2000.

______ Trs desafios para um Direito Mundial. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2003. trad. Fauzi Hassan Choukr. Liberdade Culpa Direito Penal. 3 ed. Coimbra Editora Coimbra, 1995.

DIAS, Jorge de Figueiredo. O problema da conscincia da ilicitude em direito penal. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

DURKHEIM, mile. Sociologia e filosofia. So Paulo: cone Editora, 2004

FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantas: La ley del ms dbil. Madrid: Ed. Trotta, 1999. Trad. Perfeito Andrs Ibaes y otros.

FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. - O discurso sobre a justia. - apud OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades (Org.) - O novo em Direito e Poltica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

FERRI, Enrico. Princpios de direito criminal: o criminoso e o crime/ Enrico Ferri; prefcio do Prof. Beleza dos Santos; traduo de Paolo Capitanio. 2a ed. Campinas: Bookseller, 1998.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1999.

GALLUPO, Marcelo Campos. Igualdade e Diferena. Estado Democrtico de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

GOMES FILHO, Antonio Magalhes. O modelo garantista de Luigi Ferrajoli. Boletim do IBCCRIM n. 58 Edio Especial setembro de 1977, p 6.

GUSTIN, Miracy B.S. Das necessidades Humanas aos Direitos - Ensaio de Sociologia e Filosofia do Direito. Belo Horizonte: Del Rey.1999.

JAKOBS, Gnther. Sociedade, Norma e Pessoa: teoria de um direito penal funcional. So Paulo: Manole, 2003.

MACHADO NETO, Antnio. O direito e a vida social. So Paulo: Companhia Editora Nacional. 1966.

MAIA, Alexandre. Ontologia Jurdica: o problema de sua fixao terica com relao ao garantismo jurdico. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 2000.

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

MIRA Y LOPEZ. Emilio. Manual de psicologia jurdica. Trad. de Celso Arruda. Rio de Janeiro: Agir, 1947.

NASSIF, Aramis. Direito Penal e Processual Penal Uma abordagem crtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2002.

NETO, Silveira. O Estado e o Poder. Belo Horizonte. UFMG: Biblioteca Universitria, 1961.

OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Processo e Hermenutica na tutela penal dos direitos fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

PIERANGELI, Jos Henrique. Escritos Jurdico-Penais. So Paulo: ed. Revista dos Tribunais. 1999, p. 339 e ss., citando PIMENTEL, Manoel Pedro. O crime e a pena na atualidade. So Paulo: ed. Revista dos Tribunais. 1983.

PINHO, Rodrigo Csar Rebello. Teoria geral da constituio e direitos fundamentais, volume 17/Rodrigo Csar Rebello Pinho. 2 ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2001. (Coleo sinopses jurdicas).

RADBRUCH, Gustav. Filosofia do Direito. Coimbra: Armnio Amado, 1997. trad. L. Cabral de Moncada.

REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da Histria. So Paulo: Ed. Saraiva. 2000. ______ O direito como experincia. So Paulo: Saraiva, 1968.

Problemas fundamentais de Direito Penal. 3. ed. Lisboa: Ed.Vega, 1998.

ROXIN, Claus. La evolucin de la Poltica criminal, el Derecho penal y el Processo penal. Valncia: Tirant lo blanch, 2000.

RUAS, Cibele. A natureza humana. Notas didticas de uma psicloga. SANTOS, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1981.

SMANIO, Gianpaolo Poggio. Criminologia e juizado especial criminal: modernizao no processo penal, controle social. 2a .ed. So Paulo: Atlas, 1998.

STENGERS, Isabelle. A inveno das Cincias Modernas. Trad. Max Altman. So Paulo: ed. 34, 2002.

TAVARES, Juarez. Teoria do Injusto Penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral: arts. 1 a 120, volume I. So Paulo: Atlas, 2004.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princpios Bsicos de Direito Penal. So Paulo: Saraiva, 2002.

TORON, Alberto Zacharias. O Garantismo e a Realidade. Boletim IBCCRIM n 58 Edio Especial Setembro/1997.

6.2 - Bibliografia de referncia

SMANIO, Gianpaolo Poggio. Criminologia e juizado especial criminal: modernizao no processo penal, controle social. 2a .ed. So Paulo: Atlas, 1998.

STENGERS, Isabelle. A inveno das Cincias Modernas. Trad. Max Altman. So Paulo: ed. 34, 2002.

TAVARES, Juarez. Teoria do Injusto Penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral: arts. 1 a 120, volume I. So Paulo: Atlas, 2004.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princpios Bsicos de Direito Penal. So Paulo: Saraiva, 2002.

TORON, Alberto Zacharias. O Garantismo e a Realidade. Boletim IBCCRIM n 58 Edio Especial Setembro/1997.

You might also like