You are on page 1of 3

A violncia domstica e a Lei 11.

340-06

Maria Berenice Dias www.mbdias.com.br www.mariaberenice.com.br www.direitohomoafetivo.com.br

A Lei 11.340, a chamada Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violncia domstica e familiar e garantir a integridade fsica, psquica, sexual, moral e patrimonial, est sendo alvo das mais cidas crticas. Os avanos so significativos. Cabe autoridade policial, ao proceder o registro da ocorrncia, tomar por termo a representao da vtima contra o ofendido. Quando houver necessidade da concesso de medidas protetivas de urgncia, o expediente remetido a juzo no prazo de 48 horas. Independentemente disso, processar-se- a instaurao do inqurito policial a ser encaminhado Justia em 10 dias. O juiz deve adotar no s as medidas requeridas pela vtima ou pelo Ministrio Pblico, tambm lhe facultado agir de ofcio. Assim, pode determinar o afastamento do agressor e a reconduo da ofendida e seus dependentes ao lar; impedir que ele se aproxime da casa, fixando limite mnimo de distncia; vedar que se comunique com a famlia; suspender visitas; encaminhar a mulher e os filhos a abrigos seguros; fixar alimentos provisrios ou provisionais. Alm disso, pode adotar medidas outras, como a restituio de bens indevidamente subtrados da vtima, suspender procurao outorgada ao agressor e proibir temporariamente a venda ou locao de bens comuns. Tambm o magistrado dispe da prerrogativa de determinar a incluso da vtima em programas assistenciais. Quando ela for servidora pblica, tem acesso prioritrio remoo ou, se trabalhar na iniciativa privada, assegurada a manuteno do vnculo empregatcio, por at seis meses, se for necessrio seu afastamento do local de trabalho. Mas certamente o maior de todos os avanos foi a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM), com competncia cvel e criminal. Claro que o ideal seria que em todas as comarcas fosse instalado um JVDFM e que o juiz, o promotor, o defensor e os servidores fossem capacitados para atuar nessas varas e contassem com uma equipe de atendimento multidisciplinar. Mas, diante da realidade brasileira no h condies de promover o imediato funcionamento dos juizados com essa estrutura em todos os cantos deste pas. Uma coisa certa, a violncia domstica est fora do mbito dos Juizados Especiais, e estes no podero mais apreciar tal matria. Esta alterao de competncia justifica-se, porquanto de modo expresso e em boa hora foi

afastada a aplicao da Lei 9.099/95 quando o crime praticado com violncia domstica e familiar contra a mulher. Muito se tem discutido se a leso corporal cometida no mbito domstico, persiste condicionada representao, uma vez a Lei dos Juizados Especiais considerou de pequeno potencial ofensivo o delito de leso leve ou culposa (LJE, art. 88). A doutrina no tem posio uniforme e a jurisprudncia vem adotando solues dspares. De primeiro cabe atentar que o dispositivo que condicionada o delito de leses corporais representao, no se encontra no bojo da Lei, mas entre as disposies finais, onde se situam regras que refogem ao tema objeto da lei. Assim, excluda a incidncia da Lei dos Juizados Especiais em sede de violncia domstica, tal no implica no afastamento de disposies de natureza outra que acabou por alterar dispositivo do Cdigo Penal, ainda que no lhe tenha emprestado nova redao. O propsito da Lei Maria da Penha dar um basta violncia domstica, o que nem sempre alcanado ao perpetuar-se a situao de conflito mediante a instaurao de processo criminal, quando j solvidas todas as questes que lhe serviam de causa. Ao depois, subtrair a possibilidade da desistncia da representao vai inibir a denncia por parte da vtima que, ao registrar a ocorrncia, no deseja nem se separar do agressor e nem que ele acabe na cadeia. Ela vai em busca de ajuda para que a violncia cesse. Obtido este resultado no incidente de aplicao de medida protetiva, nada justifica o prosseguimento da ao penal que se desencadeou quando do registro da ocorrncia. Fora disso, de modo expresso, h referncia na Lei Maria da Penha representao da vtima (LMP, art. 12) e possibilidade de renncia representao em juzo (LMP, art. 16). Assim, mister reconhecer que, logrando o magistrado compor de forma consensual as causas geradoras da violncia, mister assegurar vtima a possibilidade de desistir da representao que havia formalizado na polcia. Para evitar a repetio das desastrosas situaes a que as mulheres foram submetidas nos juizados especiais, agora para desistir da representao deve comparecer perante o juiz e o Ministrio Pblico, acompanhada de advogado. A representao feita quando do registro da ocorrncia, que enseja o desencadeamento do inqurito policial. No entanto, havendo composio perante o juiz, e solvendo-se a situao de conflito entre as partes, impositivo reconhecer a possibilidade de obstar o prosseguimento da demanda penal. Composto o conflito, imperioso garantir vtima o direito de desistir, pois tal lhe confere poder de barganha. Pela vez primeira o agressor v a vtima com mais poder do que ele, pois est nas mos dela a possibilidade de ele responder ou no a processo criminal. Claro que este empoderamento da mulher importante pois, temendo o prosseguimento da ao o agressor pode fazer concesses mulher e aos filhos, quer quanto ao valor dos alimentos, quer quanto a partilha de bens.

Comunicada a desistncia autoridade policial, cabe o arquivamento do inqurito, o que no impede que o juiz, quando da composio do conflito, determine o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e reeducao. Esta a melhor maneira de fazer o agressor conscientizar-se de que indevido seu agir. Precisa reconhecer que a mulher no um objeto de sua propriedade, do qual pode dispor do modo que lhe aprouver e descarregar em seu corpo todas as suas frustraes. Esta a nica forma de minimizar os elevados ndices de violncia domstica.

You might also like