You are on page 1of 9

Teatro A Diretoria

LDER: Oi Michele tudo bem? O que voc est fazendo por aqui? MICHELE: Estava indo para uma festa, mas meus amigos me deram um bolo. Parece que eles se esqueceram de mim. LIDER: Sim, eles se esqueceram, mas existe Um que no se esquece dos Seus. E Ele te ama muito. NARRADOR: At agora vocs viram o lado de fora, mas vejam o que se passa na mente da MICHELE. (Todos entram e se assentam na mesa). PEA - A DIRETORIA APRESENTAO: MENTE: Vamos dar inicio a nossa reunio, vamos ver a lista dos que esto presentes. Sou o Sr. Mente, sou eu que recebo e entendo todas as informaes que so passadas pra Michele. MEMRIA: Eu sou a memria, tudo que a mente entende e processa eu armazeno aqui neste computador.

CONSCINCIA: Eu sou a conscincia e sinto quando algo est errado, ultimamente estou me sentindo to pesada. VONTADE: Eu sou a vontade e por incrvel que parea no estou com nenhuma vontade hoje. CORAO: Eu sou o corao e no estou nada bem. EMOO: Ora ora, eu sou a emoo, sou eu que ajo por impulso, eu tenho sede de aventura e arrisco o que for preciso pra ficar bem. Mas voc sabe quem me faz sentir assim: o corao. (Emoo e conscincia caminham at a porta e observam uma luz). MENTE: Muito bem, aqui est a pauta da nossa reunio de hoje. Antes de tratarmos sobre o novo assunto, h um mais antigo que eu gostaria de tratar nessa reunio. Ana a Evangelista, est me falando novamente no trabalho de Jesus Cristo. EMOO: Ana fantica por Jesus Cristo. MEMRIA: de novo essa mesma discusso. EMOO: Vocs no percebem ela uma fantica religiosa. CONSCINCIA: No devemos insultar Ana assim. MEMRIA: Temos que lembrar como essa discusso geralmente termina. VONTADE: No altere ainda mais. MENTE: Se vocs me permitem gostaria que essa diretoria ouvisse o que Ana tem a dizer, ela me pediu uma deciso e eu preciso de sua opinio. Ana sempre uma boa amiga e tem direito de ser ouvida. (Aparece uma luz na porta e todos olham). VONTADE: Muito bem Sr. Mente, continue. EMOO: Quero deixar bem claro que eu odeio falar sobre isso. Vocs sabem que esse assunto me d nojo. CORAO: Continue Sr. Mente. MENTE: Ana tem me contado como Jesus Cristo est transformando sua vida, mas hoje ela me perguntou se achava que eu era uma boa pessoa e claro que eu disse que sim. VONTADE: Sr. Mente porque o Sr. gosta da Ana? Sr. Memria, o Sr. sabe como so esses crentes? Eles se acham que so melhores do que ns s porque vo

a igreja. Bem o Sr. sabe que temos ido a igreja. MEMRIA: Bem! Vamos ver (pesquisa no notebook). A ltima vez que fomos a igreja tinha 16 anos, a desculpa-me mas essa no conta porque era um velrio. Ah bom, antes disso fomos quando tnhamos 12 anos idade, sim s que essa tambm no conta porque era um casamento. Ah, tenho certeza que h alguma coisa aqui, fomos batizados quando ramos crianas e ta tudo bem. (A conscincia vai at a porta e diz para o corao). CONSCINCIA: Voc est vendo isso? CORAO: O que? CONSCINCIA: A luz? CORAO: Uma questo de ordem, isso parece um novo assunto e no devemos concordar em tratar. Vamos por um fim nisso. MEMRIA: No concordo, no dia 16/3 discutimos sobre a conversa que tivemos com a Ana, referente a bblia e sobre o que ela diz de Jesus Cristo. MENTE: Bom, ela me perguntou se j havia comentado o nome de Deus em vo ou mentido. VONTADE: Quem nunca fez isso? MENTE: Ela disse que isso pecado, e ento me perguntou se Deus me julgasse nos 10 mandamentos se eu seria inocente ou culpado! CONSCINCIA: Culpados, somos todos culpados! VONTADE: Porque sempre fazem uma tempestade num copo dgua sobre tudo, ns fazemos coisas boas para compensar as ms. EMOO: Isso mesmo Sr. Memria fale as coisas boas que fazemos para as pessoas. MEMRIA: Deu um problema aqui. (fecha o Notebook). MENTE: Vou dizer o que est acontecendo, o que a Sra. Memria no quer mostrar so os nossos pecados e a Ana disse que a conseqncia do pecado a morte. CORAO: Vontade controla o Sr. Emoo. VONTADE VAI AT A EMOO E DIZ: Controle-se.

MENTE: Porque no pedimos ao Sr. Conscincia para nos dizer qual o problema? CONSCINCIA: O problema Senhores, a culpa. Se a Ana estiver certa, e o padro de Deus a perfeio, ento todos sabemos que no correspondemos a esse padro. Sra. Memria a razo pela qual quer discutir isso porque saber que os argumentos de Deus lgico, se Deus no julga usando os 10 mandamentos ento somos culpados e vamos enfrentar o julgamento. VONTADE: No nos repreenda eu estou insultado por essa opinio da Ana e pelo que ela implica, que Deus mandaria qualquer um para o inferno. MEMRIA (lendo no Notebook): Aqui mostra que a Bblia diz que Deus nos amou tanto que mandou o seu filho para morrer por ns para nos livrar do inferno. Porque Deus justo e Ele tinha que punir o pecado. Jesus Cristo veio a terra para estar em nosso lugar, Ele morreu para pagar por nossos pecados. CORAO: Isso ridculo, eu no vou permitir que essa diretoria seja enganada por mentira e mitos. Vamos encerrar por aqui. CONSCINCIA: (olha para o corao e diz) Do que voc tem medo? Temos que tomar uma deciso para a qual no estamos preparados. Corao, vontade, emoo no querem falar sobre isso porque sabem que estamos vivendo como satans deseja e temos fugido de Deus por muitos anos. CORAO: Voc que decide o que certo e o que errado nessa diretoria? Voc aquele que sempre votou por tudo que j fizemos. CONSCINCIA: Ento entendi. Voc est certo, mas eu tenho visto a luz. Eu estava certo, sinto muito por no ter dado a vocs um conselho sbio, mas eu estou comeando a entender que eu nunca soube o que bondade, porque, eu realmente nunca conheci a Deus. MEMRIA: O Senhor Conscincia est certo, ns raramente fazemos uma orao na nossa vida, e as nicas vezes que usamos o nome de Jesus Cristo, foram sempre em vo. VONTADE: Espere s um minuto! Est nos condenando por no sermos religiosos fanticos como a Ana? MENTE: Religio no tem nada haver com isso Sr. Memria. MEMRIA (vai at o notebook e l): A religio no a levar ao cu, somente um relacionamento com Jesus Cristo, nos levar ao cu. CORAO: h, h, h, (rindo), diga como pode ter um relacionamento com algum que voc no pode ver?

MENTE: Pela f. VONTADE: h, h, h (rindo) f cega. MENTE: No! F equilibrada. Devo admitir que eu ando curiosos com a Ana e sua f. Ento fiz algumas pesquisa e foi isso que encontrei: (lendo num livro): A Bblia no foi mudada desde quando foi escrita, Cristo se levantou dentre os mortos, e se Ele se levantou dentre os mortos porque Ele deve ser Deus, se Ele Deus, razovel acreditar que Ele realizou milagres, Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ningum vem ao Pai se no por mim, Ele tambm disse: Eu e o Pai somos um s, e isso faz com que Ele seja igual a Deus, assim como afirmou a ser. Jesus disse que todo aquele que nele crer tem a vida eterna e no est mais condenado. Preciso confessar que creio, mas s um membro nessa diretoria pode tomar essa deciso. Jesus disse que o maior mandamento amars a Deus de todo o corao, de toda a sua alma, mente e com todas as suas foras e isso diz respeito a todos ns. MEMRIA: Bem! obvio que ns temos quebrado o mandamento. EMOO: Memria, de que lado voc est? MEMRIA: Eu no estou do lado de ningum, ns temos que admitir que os nossos registros mostram que ns temos quebrado as leis de Deus, ns pecamos, e baseado em nossa histria e no caminho que estamos seguindo, algo precisa mudar. CORAO (diz gritando): Eu no quero mudar, Sra. Memria. VONTADE: Eu tambm no. EMOO: O que vamos fazer agora? MENTE: Vamos rever os fatos. N1 Ns somos pecadores. N2 A conseqncia do pecado a morte. N 3 Deus nos amou tanto que nos enviou Jesus seu nico filho para morrer por ns. N4 Deus oferece o presente da vida eterna e N 5 Ns s podemos receber esse presente se confessarmos e crermos no Senhor Jesus Cristo. CONSCINCIA: E essa deciso tem que ser unnime, se apenas um de ns no receber Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador, estaremos todos condenados e iremos enfrentar as conseqncias no dia do julgamento. CORAO: Muito bem Sr. Conscincia, eu acredito, t feliz? CONSCINCIA: Mas voc cr, quer dizer, voc realmente cr, porque se voc

acreditasse, haveria mudana no nosso estilo de vida. CORAO: Essa a funo da Vontade. VONTADE: Minha funo? Minha funo fazer o que a maioria dessa diretoria me d autoridade para fazer. CONSCINCIA: Examine-se a si mesmo Sr. Corao, voc realmente acredita em Jesus Cristo? Porque se acreditasse, seus desejos provariam isso. CORAO: O que quer dizer? CONSCINCIA: Que quando se trata de Deus, sempre o tratamos como recurso a ser usado, Ele o nosso Gnio e sempre temos um numero ilimitado de desejos, nosso conceito de orao bem assim, ns damos ordem a Ele e Ele deve nos atender, e ento se algo der errado ns colocamos a culpa nele. Como para ns Ele apenas um recurso, no vemos necessidade de adorar e por isso no vamos igreja, no o servimos, Ele quem nos serve. CORAO: Isso no verdade, eu no penso em Deus dessa maneira, diga Sra. Vontade!!! Sra. Memria, disse que ramos batizados! Emoo, sabe muito bem como me sinto, vai deixar o Sr. Conscincia nos fazer uma lavagem cerebral assim como a fantica da Ana? T bom, algum fale alguma coisa!!! MENTE: Ana no fantica, ela se importa com cada um de ns, sobre onde passaremos a eternidade, por isso que continua conversando conosco sobre isso. EMOO: Sr. Mente, est nos pedindo pra desistir de tudo aquilo que nos deixa feliz? CONSCINCIA: Olhe sua volta, parecemos felizes? EMOO: Porque voc quer ser que nem a Ana, uma fantica? Ela uma hipcrita, uma crtica, uma fantica, uma bitolada. CONSCINCIA: Como pode, saber isso? EMOO: Porque eu posso sentir. CONSCINCIA: Os sentimentos mentem, (A EMOO LANA UMA BOLINHA NA CONSCINCIA E ELA PEGA NA MO), No conseguimos saber o que h no corao de um homem atravs dos sentimentos, e ns certamente no podemos viver baseados somente em sentimentos. MENTE: Ele est certo, se Jesus Cristo tivesse feito somente o que tivesse vontade, ele nunca teria ido para a cruz e ns no teramos a esperana de ir para o cu.

CONSCINCIA (diz encostando emoo na parede): Emoo nos diga, o que voc acharia se fosse trado por aqueles que amam? E pode imaginar como se sentiria humilhado e surrado e sem reagir, ter uma coroa de espinhos preza a sua cabea, e ter a sua barba arrancada da face? EMOO: Paaare!!! CONSCINCIA: Isso sem falar na dor insuportvel de ser pregado na cruz. EMOO (chora): Paaare!!! CONSCINCIA: Memria, tem gravado tudo o que j fizemos, sabe que no pode apagar nossos pecados no computador. Faa o que for, eles sempre estaro l, eles esto presos nas pastas do disco rgido, e voc sabe que no pode encobrir isso. MEMRIA: No sei do que voc est falando. CONSCINCIA: Sim, voc sabe. Sabe todas as vezes que olha para o Sr. Corao. De quem era aquele funeral que fomos aos16 anos? Conte-nos o que aconteceu naquele dia que nos mudou, que nos assustou, conte-nos o que aconteceu que nos fez odiar a Deus. MEMRIA: Eu no posso. MENTE: Como assim, no pode? Aqui, deixa eu te ajudar. MEMRIA: Saia da! Eu fao isso. Vou lhe dizer. (Memria procura os registros no notebook). CORAO: Paaare!!! MEMRIA: Estava s nos divertindo, somente poucos amigos, havia msica, havia bebidas, eu me lembro que estava chovendo naquela noite, os meus pais vieram para casa mais cedo, houve uma briga. CORAO: E ento eu disse, (diz emocionado, se quebrantando e chorando) eu te odeio eu te odeio! Desculpa pai, no era a minha inteno, porque eu tentei fugir? porque voc me tirou da frente daquele carro? Era pra ter sido eu, deveria ter sido eu. Paaaii que saudade de conversar com voc. MENTE: Isso o evangelho! Deus nos empurrou da estrada e deu sua vida para nos salvar. CORAO: Perdoe-me por ter corrido de ti, todos esse anos, Deus por favor me perdoe, eu preciso de ti, eu estou muito perdida sem o Sonhor, o que eu devo fazer agora? CONSCINCIA: Renuncie-se a sua posio, deixe Jesus Cristo se tornar o

presidente dessa mesa, abra a porta e deixe-o entrar. CORAO: Porque isso depende de mim? CONSCINCIA: Sr. Mente se converteu pelo testemunho da Ana e pelo evangelho de Jesus Cristo. Eu me convenci pela luz, o Sra. Memria sabe que cometemos pecados e a Emoo sente remorsos. Sra. Vontade est desejando, mas esta deciso uma questo do Corao. (A luz atrs da porta, o CORAO olha para a luz e bem devagar entrega o cajado e se levanta, EMOO se levanta junto a todos e olhou para o CORAO que vai em direo a porta, ele olha no buraco da porta e a VONTADE se aproxima da porta e abre. Todos sentem a luz (Jesus)). FINAL: Anna a lder, Michele e Jesus ficam ocultos, apenas a voz deles. LDER: Michele, voc aceita Jesus como seu nico e suficiente Salvador? MICHELE: Sim, eu aceito Jesus como meu Salvador! Jesus: Como vocs me aceitaram como seu salvador, a partir de hoje eu me torno Presidente desta Diretoria.

You might also like