You are on page 1of 3

EVOLUTION COMRCIO E SERVIOS EM INFORMTICA LTDA.

APR (ANALISE PRELIMINAR DE RISCO) - SEGURANA DO TRABALHO


Empresa O.S. N Local / Setor Descrio da Tarefa Prazo de Execuo Eng () responsvel pela Obra Eng () de Segurana do Trabalho Tcnico de Segurana do Trabalho Fiscal Ferramentas / Equipamentos Manuteno de instalaes eltricas, eletrnicas, telefonia e dados Data do incio Trmino Registro no CREA Registro no CREA Registo no MTE Gestor do contrato Atividade N do contrato Gestor do contrato

N N 020621-0

Natalino Jose da Fonseca

Alicates, chaves de Fenda, Martelo, Voltmetro, Serra Eltrica, Lixadeira, Policorte, Furadeira, Parafusadeira, Serra Mrmore Makita, Martelete, e outros.
Descrio da Atividade Cargo

Ajudante de Manuteno Faz Instalao, reparos e manuteno, de parte eltrica, eletrnica, de telefonia, de dados Auxiliar de Manuteno Tcnico em Eletrnica
Riscos Fsico: Rudo Rudo proveniente de Serra eltrica, Makita, Furadeira, Lixadeira, Parafusadeira, Policorte, Martelete, Compressor de Ar, Pistola usada para pintura. Vibraes: Martelete, Makita, Furadeira de Impacto, Maquinas e Equipamentos. Temperaturas Extremas: Calor, Frio e Umidade. Perigo Medidas de controle existentes ndice de eficcia Probabilidade Gravidade Nvel de Risco

Perda auditiva induzida por rudo, Surdez

Uso de Protetor Auricular Tipo Plug / Abafador de Rudo, Exames Audiomtricos Periodicamente.

Distrbios steo- Descanso e exerccios de musculares. relaxamento durante a jornada de trabalho. Fadiga, Gripes e Resfriados. Exausto forada, Calados e Roupas Antitermicas. Enclausuramento de fontes de risco atravs de tcnicas construtivas, isolando fontes de calor, frio e umidade.
Exerccios de relaxamento durante a jornada de trabalho 10 minutos a cada hora, treinamento NR -17 e adequao de mobilirio. O acionamento ou desligamento dos equipamentos energizados existentes no local ser efetuado por profissional habilitado ou sob sua orientao, bem como a retirada de materiais existentes no local. Para acionamento ou desligamento de fontes de energia eltrica o profissional ter que ser devidamente habilitado e fazer uso de: Capacete, culos de Segurana, Luvas, Mangotes e Perneiras de Raspa, Calado de Segurana s/ biqueira de ao, Sinalizar o local com fitas, cones, bloqueios, placas, tapumes. Extintores de incndio tipo BC.

Distrbios steomusculares, Dores, Leses, Stress. Eletricidade: Choques eltricos: Cabines Primrias, Inclusive fatais, Secundrias, Redes de Queimaduras, Baixa e Alta Tenso, Parada Tomadas Perifricas Cardiorrespirade Energia, Mquinas, tria, Morte, Equipamentos e Invalidez Parcial Ferramentas Eltricas. ou Permanente, Fontes de Incndio.

Ergonmicos: Exigncia de posturas inadequadas

Riscos Iluminao: Ambientes mal Iluminados ou com excesso de luminosidade. Biolgicos:

Perigo Problemas de Viso, Dores de Cabea, Risco de Acidentes. Microorganismos patognicos (Bactrias,Fungos, Bacilos, Parasitas, Protozorios, Vrus, entre outros). Animais peonhentos, Presena de vetores (mosquitos, ratos...) e outras mordidas e picadas, de animais. Doenas contagiosas diversas, inclusive gripes e resfriados; Envenenamento por picada de cobra ou escorpio, Doenas contagiosas e ferimentos por mordidas de animais, picadas de insetos vetores e peonhentos.
Efeitos decorrentes de acidentes qumicos, Substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo, por exposio crnica ou acidental, pela via respiratria, nas formas de poeiras, ou que, pela natureza da atividade ou da exposio, possam ter contato ou serem absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. Tambm incluem os riscos qumicos desencadeadores de exploses e incndios. Contaminaes qumicas gerando efeitos carcinognicos, teratognicos, sistmicos (como os neurotxicos), irritantes, asfixiantes, anestsicos, alergizantes, entre outros.

Medidas de controle existentes Controle de Iluminao, Potencimetros, Persianas, Pelculas Protetoras, Abrigos. Desinfeco, Esterilizao, Dedetizao e controle de infestao e proliferao de Animais peonhentos e Vetores.

ndice de eficcia
9

Probabilidade

Gravidade

Nvel de Risco
1

Qumicos: Tintas, Vernizes, Solventes, fumos metlicos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, leos e graxas, poeira comum em obras de construo civil

Mascaras Respiratrias Descartveis e c/ Filtro Qumico, culos de Segurana, Protetor Facial, Luvas, Mangotes, Macaco Especial p/ Trabalhos em Pintura, Enclausuramento de fontes de risco atravs de tcnicas construtivas, isolando fontes de riscos qumicos Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC), como sistemas de exausto, ventilao e refrigerao para riscos qumicos e temperaturas elevadas, e extintores de incndio.

Isolamento do local de trabalho com Tapumes fitas zebrada e cones de sinalizao, placas, bloqueios ou cartazes identificando Queda, leso e que o local est em obras. acidente no trabalho Inspeo Prvia em em altura, no uso de Equipamento e Ferramentas 9 4 ferramentas e Treinamento em NR 10, NR 18 maquinas, traumas Uso de Capacete diversos, ferimentos Uso de culos de Segurana generalizados at a Uso de Luvas e Perneiras de raspa morte. Uso de Calado de Segurana Cinto de Segurana Suporte Para Ferramentas EPIs Utilizados nas Tarefas Capacete, Capacete c/ Abafador de Rudo e Protetor Facial, Protetor Auricular Tipo Plug, culos de Segurana, Mscaras Respiratrias Descartveis e com Filtro Qumico, Mscara Para Soldar, Macaco Especial p/ Pintura, Luvas de Raspa, Pigmentada e Ltex, Mangotes de Raspa, Perneiras de Raspa, Calados de Segurana com e sem Biqueira de Ao, Cinto de Segurana c/ Trava, Suporte p/ Ferramentas, Cadeira de Suspenso c/ Trava, EPCs Utilizados nas Tarefas Cones de Sinalizao, Fitas de Sinalizao Zebradas, Bloqueios, Placas, Tapumes, Extintor de Incndio Tipo B C, Cabo de Ao, Corda de Nylon ou Sisal, Guarda corpo, Proteo Contra Quedas.

Acidentes:

Medida de controle existentes e recomendadas 1- Integrao, Treinamento em Preveno de Acidentes, No Trabalho em Altura, No uso de Epis NR-6, conservao auditiva.
2- Isolamento do local de trabalho com Tapumes fitas zebrada e cones de sinalizao, Bloqueios, Placas ou cartazes identificando que o local est em obras. Inspeo Prvia em equipamento e ferramentas Treinamento em NR 10, NR 18, NR 33, trabalho em altura, Trabalho em Espaos Confinados, noes de: primeiros socorros, combate incndio, planos de emergncia, rotas de fuga 3- Todos os envolvidos devero usar uniforme, Crach, Calado de segurana com ou sem biqueira de ao, Capacete, culos de Segurana e demais EPIs e EPCs necessrios e seguir orientaes do SESMT ou profissional de segurana. 4- Limpeza constante do local de trabalho Proteger equipamentos prximos ao local de trabalho com lonas. 5- Anlise Preliminar de Risco (APR), deve ser mantida no local onde sero executados os trabalhos e devem ser de conhecimento de todos os envolvidos Setor de Manuteno e Operacional FUNOES: Ajudante Geral, Eletricista, Encanador, Pedreiro e Tcnico Eletricista Descrio das Atividades:

Faz Instalao, reparos e manuteno, de parte eltrica, hidrulica, alvenaria, pintura, montagem e desmontagem para outras equipes em canteiro de obras.
Obs: Esta analise tem por objetivo: Identificar, Qualificar, Tipificar e Quantificar os riscos inerentes s funes acima, buscando assim parmetros para neutralizar, diminuir ou ameniz-los, evitando assim risco sade e a integridade fsica e moral do conjunto de trabalhadores da: Evolution Comrcio e Servios em Informtica Ltda., bem como aos empregados e colaboradores das empresas, entidades e logradouros Pblicos onde os servios so prestados. Os empregados da: Evolution Comrcio e Servios em Informtica Ltda., recebem treinamentos de preveno de acidentes e noes de combate a incndio, uso obrigatrio de EPIs, EPCs e procedimentos em caso de emergncia, e a acatar normas do SESMT ou profissional de segurana do trabalho das empresas, entidades e logradouros Pblicos onde os servios so prestados. Elaborada por: Fonseca Assessoria em Segurana e Medicina do Trabalho Fone: 11 3955-4689 Cel. 11 8519-7998 Tcnico de Segurana Responsvel Pela Elaborao: _______________________ Natalino Jos da Fonseca Tcnico de Segurana do Trabalho MTE SP / 020621.0

So Paulo, 22 de Julho de 2011.

You might also like