You are on page 1of 3

Antes de tomar uma deciso pesquise bastante e consulte vrios profissionais da rea.

Assuntos Preliminares
No momento em que decidimos estudar violo ou guitarra percebemos que algumas decises precisam ser tomadas: que instrumento comprar, como escolher um professor e qual a melhor postura ao executar o instrumento so algumas destas dvidas. Nosso primeiro captulo dedicado a estes assuntos buscando orientar, de maneira clara, esta fase inicial do aprendizado.

Nunca nem demasiado tarde nem demasiado cedo para se iniciar o estudo da msica.

Quando Comear? Dom Para a Msica


Como Bom Poder Tocar Um Instrumento!
(Caetano Veloso)

A frase acima, extrada da msica Tigresa, reflete uma sensao de prazer experimentada por todos aqueles que se atrevem a tocar um instrumento musical. No importa qual instrumento pois em todos eles a sensao agradvel se far presente. Mas preciso dar o primeiro passo. preciso ousar realizar esse sonho acalentado por muitos, mas realizado por poucos. Ser necessrio um mnimo de dedicao e empenho. Vivemos em uma sociedade competitiva onde cada minuto importante. Sofremos muitas presses e os msicos so mal vistos por boa parte das pessoas. Por isso fcil (e cmodo) encontrarmos inmeras explicaes para no estudar msica: no tenho dom, no tenho tempo, no tenho dinheiro e no tenho o instrumento. Aprender um instrumento algo que requer iniciativa e a superao inicial desses medos que hoje se apresentam entre ns, muitas vezes em forma de mitos com idias negativas a respeito do processo de aprendizagem musical. Apresentamos abaixo alguns desses mitos e qual a melhor maneira de encar-los e super-los, permitindo que a idia contida na frase do Caetano se torne real em nossas vidas.

Quando Comear?
Nunca nem demasiado tarde nem demasiado cedo para empreender o estudo do canto(MANSION, 1947, p.21). A afirmao feita por Madelieine Mansion, a respeito do estudo do canto, pode perfeitamente ser ampliada para todas as reas do estudo da msica. No Brasil existe um dito popular que diz: burro velho no troca de marcha. Essa idia usada equivocadamente por muitas pessoas adultas para explicar seu medo de aprender algo novo. De forma geral, o adulto com mais de 30 anos de idade tem grande resistncia a tudo aquilo que signifique uma mudana de hbitos. No entanto, com um pouco de humildade e boa vontade pode-se iniciar o estudo da msica em qualquer idade e existem muitas experincias positivas neste sentido. No caso das crianas tambm no h um limite mnimo para se iniciar o contato com a msica. Existem estudos que comprovam reaes positivas de crianas antes mesmo do nascimento. Os benefcios produzidos so comprovados por pesquisas mostrando que crianas (e tambm adultos) que estudam msica possuem: 1. Maior sociabilidade (a msica permite contatos com outras pessoas); 2. Maior concentrao (necessria para desenvolver a atividade musical);

3. Boa memria (a musica desenvolve nossas "varias" memrias auditiva, do movimento, visual etc. - sem as quais impossvel o desenvolvimento da atividade musical); 4. Maior disciplina ( preciso esperar a hora certa de executar a nota, nem antes nem depois); 5. Raciocnio lgico mais desenvolvido ( preciso compreender vrios conceitos e situaes musicais: rpido/lento, forte/fraco, agudo/grave etc.); 6. Maior coordenao motora ( preciso realizar vrias aes ao mesmo tempo: mo direita/mo esquerda, bater o p, bater palmas etc.); 7. Maior capacidade de expresso (estudar msica equivale a estudar uma outra lngua, outra forma de expresso. Isto proporciona maior desenvoltura ao usar nossa prpria lngua).

Para Aprender Msica Preciso Dom?


Segundo um dos maiores violonistas de todos os tempos, Andrs Segvia(*), no estudo da msica precisamos de 10% de talento (dom) e 90 de transpirao. Como vimos acima a falta de dom apenas mais uma explicao que no justifica a falta de estudo da msica/instrumento. Contrariamente ao que se pensa, pessoas com muito talento as vezes desistem da msica pois os obstculos so superados com muita facilidade, no oferecendo desafios a serem enfrentados. A psicologia moderna explica que o ser humano precisa desses desafios para manter o interesse e o empenho nas atividades que desenvolve. Por isso comum encontrarmos msicos profissionais que tiveram grandes dificuldades e conseguiram super-las com empenho e dedicao. Aprender um instrumento algo que demanda dedicao mas no um esforo insuportvel. Essa dedicao deve ser de acordo com a disponibilidade e objetivos de cada estudante. Existem alunos que pretendem ser profissionais e para eles a carga de trabalho no instrumento ser pesada com vrias horas dirias. No entanto, muitos estudam msica de uma maneira mais ldica, buscando principalmente uma satisfao pessoal, o prazer de se tocar bem um instrumento, podendo ter uma carga mais amena que respeite sua disponibilidade de tempo. Qualquer pessoa poder estabelecer horrios convenientes para o trabalho e colher os frutos dessa dedicao mais cedo do que imagina. Mos obra!

Para Saber Mais


Livro: El Estudo del Canto - Madelieine Mansion.(1)

____________________________
* - Andr Segvia(1893-1987) foi o responsvel pela afirmao do violo como um instrumento srio e de grande prestgio nas salas de concerto durante o seculo XX.

You might also like