You are on page 1of 6

Sistemas de Proteo Tem como finalidade a proteo dos circuitos atravs de diversos dispositivos chamados rels.

O rel um dispositivo destinado proteo, sinalizao e comando de circuitos, podendo ser eletromecnico ou eletrnico. Basicamente todo rel mecnico possui: - rgo Motor: aquele que impulsiona os demais mecanismos do rel podendo este ser mecnico, presso de nvel, induo magntica, temperatuva, etc. - rgo Antagnico: o elemento que se ope ao movimento do rel e faz com que, uma vez terminada a atuao de rgo motor, volte sua posio normal. Estes rgos podem ser: molas, pesos, etc. Os rels eletrnicos, evidentemente, no possuem rgo antagnico e voltam sua posio normal por um dispositivo de reset. Os rels so representados travs de nmeros e a numerao usada padronizada pela ASA e adotada no Brasil, e que esto representados a seguir: Smbolo Denominao Rel de distncia: um rele que atua quando a admitncia, a impedncia ou a reatncia do circuito aumenta ou diminui em relao a um valor predeterminado. Rel de distncia de 1 e 2 zona. Dispositivo de controle de temperatura - termostato: atua para elevar ou abaixar a temperatura de um equipamento, quanto sua temperatura cai abaixo, ou eleva-se acima de um valor prederminado. Dispositivo sincronizao: usado para permitir ou efetuar a sincronizao de dois circuitos. Ex.: Rel de verificao de sincronismo para religamento automtico do disjuntor. Termmetro de topo de leo: um dispositivo trmico que atua quando a temperatura do leo excede a um valor predeterminado. Ex.: Indicador de temperatura do leo do transformador com contato. Rel de subtenso: atua quando sua tenso de entrada menor que um valor predeterminado. Rel direcional de potncia: atua com um valor determinado de fluxo de potncia ou com a inverso de seu sentido. Rel de subcorrente ou de subpotncia: atua quando a corrente ou a potncia cai abaixo de um valor predeterminado. Rel trmico de transformador (imagem trmica): atua quando a temperatura do transformador exceder aos limites predeterminados. Rel de sobre-corrente de fase instantneo: atua instantneamente por valor excessivo de corrente ou de taxa de aumento de corrente. Rel temporizado de sobre-corrente de CA: atua quando sua corrente de entrada excede um valor predeterminado, e no qual a corrente de entrada e o tempo de operao so inversamente relacionados.

Rel de sobre-corrente de neutro temporizado: atua como um rel de fase, porem a sua ligao feita no neutro. Rel de tempo de parada ou de abertura: usado no circuito de proteo para falha na operao de desligamento do disjuntor. Rel de tempo de parada ou de abertura de barramento. Rel direcional de sobrecorrente de CA: atua por um valor predeterminado de sobrecorrente de CA fluindo em um sentido predeterminado. Rel de bloqueio de abertura: inicia um sinal piloto para bloqueio de abertura por falta externas em uma linha de transmisso, ou em outros dispositivos sob condies predeterminadas (perda de sincronismo). Chave de nvel: atua por valores ou por taxas de variao de nvel predeterminados. Indica o nvel do leo do transformador com contatos. Rel de controle seletivo ou de transferncia automtico: opera para selecionar automaticamente uma dentre vrias fontes ou condies em um equipamento, ou realiza automaticamente uma operao de transferncia. Ex.: rel de transferncia de proteo. Rel de religamento de CA: controla o religamento e o bloqueio automtico de um interruptor de circuitos de CA. Rel de recepo por onda portadora: cuja atuao liberada ou restrita por sinal usado com proteo contra falta, associado a onda portadora ou fio piloto de CC. Rele de bloqueio de fechamento: um rel auxiliar, rearmado manualmente ou eletricamente, atuando no ocorrncia de condioes anormais para manter equipamentos inoperantes at que seja rearmado. Rel de bloqueio de fechamento de transformador. Rel de bloqueio de fechamento que atua nos disjuntores ligados ao barramento. Rel diferencial: atua por diferena percentual de ngulo de fase, ou de outra caracterstica de duas correntes ou de qualquer outra grandeza eltrica. Rel de abertura de disjuntor: atua para abrir um disjuntor, ou impedir o seu religamento automtico, mesmo se o seu circuito de fechamento for mantido fechado. Rel detector de corrente: detecta o fluxo de corrente, geralmente utilizado para o sistema de proteo da falha de disjuntor, ou para supervisionar a atuao de rels de distncias sobre o disjuntor. Para representar as ligaes dos rels dentro do esquema unifilar usa-se duas linhas, que representam a alimentao e a atuao do rele. A linha de alimentao traz ao rel a informao do circuito e a linha de atuao indica onde o rel vai atuar depois de receber a informao. Para a linha de atuao, importante definir onde o

rel vai atuar colocando setas indicativas. Linha de alimentao. Linha de atuao. A seta indica o sentido de atuao do rel. Aplicaes de rels em subestaes Veremos algumas aplicaes de rels em subestaes, mostrando em forma de esquemas unifilares a sua atuao: 1 - Aplicao dos rels de distncia (121 de 1 zona e 221 de 2 zona), direcional de sobrecorrente (67), bloqueio de fechamento de barramento (86B), rel de tempo de parada ou de abertura (62X de secundrio ou 62B de barramento), de controle seletivo ou de transferncia (83T) e abertura do disjuntor (94).

2 - Aplicao dos rels temporizado de corrente de CA (51 para fase e 51N

para neutro), detector de corrente (95).

3 - Aplicao dos rels de recepo por onda portadora (85) e de bloqueio de abertura (68).

4 - Aplicao do rel de religamento de CA.

5 Aplicao do rel diferencial de barramento.

6 Aplicao de rels de proteo de transformador e rel diferencial e rel

diferencial.

You might also like