You are on page 1of 6

Acelerar o Trabalho de Salvao

Acelerar o Trabalho de Salvao


UM ESFORO UNIFICADO PARA A CONVERSO, RETENO E REATIVAO.

Membros e Missionrios
Os membros e os missionrios conseguem ver a si mesmos no trabalho ao viverem o evangelho com alegria e ao convidarem outras pessoas para participar das atividades, dos servios da Igreja e em outras ocasies.

Adquirir a Viso
Estamos juntos nesse trabalho. Com os outros membros da ala e os missionrios, planejamos, oramos e ajudamos uns aos outros. Tenham sempre os missionrios de tempo integral em seus pensamentos e em suas oraes. Confiem a eles seus familiares e amigos. O Senhor confia neles e os chamou para ensinar e abenoar aqueles que O buscam.
lder Neil L. Andersen

Ento, h alguns anos, graas ao incentivo das Autoridades Gerais, o presidente da misso e os presidentes de estaca da Colmbia Britnica fizeram algumas mudanas. A maioria dessas mudanas envolvia ajudar os membros a convidarem pessoas para virem Igreja.

Citaes:
Seja qual for nossa idade, nosso cargo, chamado na Igreja ou local de moradia, somos todos um, tendo sido chamados ao trabalho para ajud-Lo em Sua colheita de almas at que Ele volte novamente.
Presidente Henry B. Eyring

Como a Obra Missionria Pode Mudar a Sua Vida?


Discurso:

Como Ser um Grande Membro Missionrio


R. Val Johnson A Liahona AGOSTO/2007

Agora que o trabalho missionrio se concentra nas alas e ramos, o que os membros podem fazer para ser melhores missionrios? Eis algumas idias sugeridas pelos santos dos ltimos dias da Colmbia Britnica, Canad.

Coloque aqui suas ideias de como ser um Membro Missionrio Melhor:

A irm Ma provavelmente a melhor missionria do mundo. Pelo menos essa a avaliao de Anthony Middleton, presidente da Misso Canad Vancouver. Sua opinio surpreende um pouco, levando-se em conta que Lena Ma no uma de suas missionrias de tempo integral e que ela fala mandarim, na Colmbia Britnica, onde se fala o ingls. Mas a cada ano, pelo menos duas dentre as pessoas para as quais ela apresenta o evangelho se filiam Igreja. O Presidente Middleton reconhece que a Colmbia Britnica no foi, durante muito tempo, o solo mais frtil do mundo para conversos. Mas as coisas esto mudando. Graas irm Ma e a outros membros como ela, o Presidente Middleton disse que o nmero de pesquisadores daquela misso que pedem para ser batizados e confirmados aumentou significativamente. Com o trabalho missionrio recebendo ateno de alta prioridade pelos lderes do sacerdcio, os santos dos ltimos dias da Colmbia Britnica esto realmente tornando-se membros missionrios. E as lies que aprendem podem ser usadas por membros do mundo inteiro que se importam com a obra missionria.

Mudana
A misso Vancouver lutou durante muitos anos para aumentar o nmero de pessoas que se filiavam Igreja. Collin Van Horne, presidente da Estaca Nanaimo Colmbia Britnica, explicou que na Colmbia Britnica, h um acordo no expresso de que a religio no tema a ser discutido. No Canad, o lema Gosto da minha. Por muito tempo, esse aspecto cultural fez com que o trabalho missionrio fosse deixado a cargo dos missionrios de tempo integral, que passavam a maior parte do tempo batendo de porta em porta. Infelizmente, bater em portas no um modo muito produtivo de encontrar pessoas interessadas no evangelho.

_________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________

Acelerar o Trabalho de Salvao

H um meio para todos participarem desta grande obra. Cada um de ns pode encontrar um meio de usar nossos prprios talentos e interesses especficos em favor da grande obra de encher a Terra de luz e verdade. Presidente Dieter F. Uchtdorf

Visita Capela
Uma das mudanas feitas pelos presidentes de estaca foi adotar e adaptar de modo bem-sucedido o trabalho missionrio feito na vizinha Cidade de Tacoma, Washington, EUA. Os missionrios daquela cidade imediatamente convidam os contatos interessados capela mais prxima para uma visita com guia. Ao explicarem as dependncias e programas da Igreja, os missionrios tambm ensinam a respeito da Restaurao. A visita termina no salo sacramental ou junto pintura da Primeira Viso, onde os missionrios prestam testemunho do Profeta Joseph Smith e convidam os visitantes a orar com eles. Na Colmbia Britnica, as visitas capela fazem parte agora de um grande trabalho missionrio que incentiva os membros no apenas os missionrios de tempo integral a convidarem seus conhecidos para uma visita capela. Os registros da misso Vancouver mostram que, se sete pessoas forem convidadas a uma visita capela, de preferncia acompanhadas por um membro, uma delas ser batizada e confirmada. O que estamos tentando realizar por meio da visita, disse o Presidente Middleton, fazer com que o no-membro pense: Eu me sentiria muito bem sendo membro desta igreja. Ela tem algo de bom para mim. Muitos membros novos da Colmbia Britnica lembram-se de sua visita a uma capela SUD e de terem sentido o Esprito ali. Malcolm Coffill, da Ala Port Alberni, Estaca Nanaimo Colmbia Britnica, filiou-se Igreja em agosto de 2005, depois de conhecer o evangelho por intermdio de seus vizinhos, Tom e Marla Housholder. Segundo o irmo Coffill, o que o convenceu a filiarse Igreja foi o sentimento maravilhoso que tive na primeira vez que entrei naquele belo edifcio e a recepo extremamente calorosa que me deram. A Sster Jill Berrett, missionria de tempo integral da misso Vancouver, contou o que aconteceu com uma pesquisadora que visitou a capela a convite de sua amiga de 18 anos. Durante a visita, ela ficou to entusiasmada que imediatamente quis ouvir as aulas. A amiga deu-lhe um Livro de Mrmon, e outra amiga a convidou para o acampamento das Moas. Sentiu-se to amada e envolvida que comeou a referir-se unidade como a sua ala, antes mesmo de ser batizada. Evidentemente, nem todos que visitam uma capela SUD sentem o Esprito de imediato. Mas muitos saem dali querendo conhecer mais sobre a Igreja.

para ele na igreja dela. Ento, expliquei sobre nossa organizao da Primria e a convidei para que a conhecesse por si mesma. Ela veio e depois voltou mais algumas vezes. Comeou a receber as lies missionrias ontem. Sonny e Shaina Sala, que se mudaram recentemente do Ramo de Salt Spring Island, na Colmbia Britnica, para a Ala Cardston VIII, em Alberta, adotaram a mesma abordagem da irm Ma. Sonny e Shaina conversaram com centenas, talvez milhares, de conhecidos e desconhecidos a respeito do evangelho. Quando conhecemos algum, disse Shaina, imediatamente perguntamos: Voc freqenta alguma igreja nesta regio? Ns vamos para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias. J ouviu falar dela? Tentamos divertir-nos um pouco. Outro dia, Sonny me disse para cumprimentar um homem porque ele se parecia com um membro antigo de nosso ramo. Quando fui falar com ele, descobri que Sonny estava brincando comigo. O homem era um desconhecido. Houve um

Aprender com Membros Missionrios Bem-Sucedidos


A irm Ma convida pessoas para virem casa do Senhor h dez anos. Mais de vinte dos que vieram aceitaram o evangelho. Nunca vi a irm Ma numa atividade da Igreja sem estar acompanhada de um no-membro, disse o Presidente Middleton. E ela sempre faz com que as pessoas saibam o que esperar antes de sua primeira visita. Um exemplo: Ruby. Lena Ma conheceu Ruby na biblioteca e comeou a conversar com ela. Perguntei a Ruby o que ela costumava fazer aos domingos, disse a irm Ma. Perguntei a respeito do filho dela, se havia algo Citaes:

Acelerar o Trabalho de Salvao

Nossas capelas tm lugares para diversas atividades, mas aos domingos, elas so locais de adorao. Reunimo-nos para renovar os convnios que vo curar nossa alma. Vamos at l para aprender a doutrina e fortalecer o testemunho. Os missionrios levam pesquisadores. Somente com uma atitude de reverncia, o Esprito pode confirmar as verdades do evangelho por meio da palavra de Deus, da msica, do testemunho e da orao.
Margaret S. Lifferth

Coloque aqui suas ideias de como podemos tornar a Capela um meio para compartilhar o evangelho com outras pessoas:

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _____________________________________________

1. O plano deve envolver todos os membros, no apenas o lder da misso da ala ou ramo. 2. Ele deve ter metas mensurveis. 3. Ele deve convidar as famlias a criarem seus prprios planos de misso. 4. Deve ser simples. A maioria das alas e ramos da Colmbia Britnica j desenvolveu seu prprio plano de misso. Os planos so to simples que podem ser escritos num carto e colados na geladeira. Algumas alas, como a Ala Victoria II, deram o passo seguinte. O bispo Frank Hitchmough e o lder da misso da ala, Michael Mulholland, reuniram-se com as famlias da ala e as ajudaram a desenvolver seu prprio plano de misso da famlia. Os planos consistiam em metas e abordagens que cada famlia achasse que funcionariam melhor para elas.

Coloque aqui suas ideias de como podemos seguir o exemplo da irm Lena Ma em convidar outras pessoas a conhecerem o evangelho :

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _____


momento embaraoso, ento eu disse simplesmente: Voc se parece com um amigo que eu tive. Ele era membro da minha igreja. J ouviu falar da igreja mrmon? Descobrimos que ele j tinha sido membro. Comeamos a conversar a respeito da f, e eu o convidei para a Igreja. Ento, ele disse: Sabe, acabo de sair do hospital, e a est voc, como um anjo, convidandome de volta para a Igreja. Se eu no tivesse aberto a boca, no saberia que ele estivera hospitalizado e precisava voltar para a Igreja. Quando voc se dedica ao Senhor, disse Sonny, Ele coloca pessoas em seu caminho. Sonny contou que estava dando a r em seu trailer, certo dia, e acabou caindo numa vala. Chamou um guincho, e o Esprito o inspirou a falar com o motorista a respeito do evangelho. Eu disse para ele: O Senhor me colocou naquela vala para que eu pudesse conhecer voc. Ele riu, e comeamos a conversar. Descobri que sua av j tinha sido mrmon. Ele quis um Livro de Mrmon. Sempre temos um exemplar mo, e fiquei feliz em poder dar-lhe um.

Assumir Controle

Desenvolver um Plano de Misso da Ala e da Famlia


A irm Ma e o casal Salas fizeram do trabalho missionrio uma parte natural de seu processo de conhecer pessoas a cada dia. Alguns de ns, porm, consideram intimidadora a idia de conversar com as pessoas sobre o evangelho. Precisamos de uma pequena ajuda para comear. a que o plano de misso da ala ou ramo tem o seu papel. No conselho de coordenao de presidentes de estaca, pouco depois que o Presidente Middleton se tornou presidente da misso, os presidentes de estaca da Colmbia Britnica discutiram seus planos de misso da estaca e desenvolveram algumas diretrizes para os planos das alas e ramos, conforme recomenda Pregar Meu Evangelho. A idia que aqueles que criam seu prprio plano de misso ficam motivados a fazer esse plano funcionar. Os presidentes de estaca definiram quatro princpios que cada ala e ramo de suas estacas deveria usar para criar seu plano:

O irmo Mulholland deixou bem claro que o ponto-chave do trabalho missionrio bem-sucedido no apenas um plano que funcione. No se trata do plano em si, mas sim de quem est assumindo o comando, disse ele. Uma presidncia de estaca, como a do Presidente Keyes e seus conselheiros, comprometida com o trabalho missionrio, faz os planos funcionarem. Eles do orientao aos bispos, e quando os bispos fazem do trabalho missionrio uma alta prioridade, o trabalho realizado. O Presidente Randy Keyes, da Estaca Victria Colmbia Britnica, contou

Acelerar o Trabalho de Salvao

como os lderes do sacerdcio da Colmbia Britnica receberam de seus Setentas de rea a incumbncia de avaliar a prioridade que davam ao trabalho missionrio. Muitas alas e ramos no davam grande prioridade a esse trabalho. Os lderes do sacerdcio da Colmbia Britnica colocam-no agora em segundo lugar, somente superado pelo de cuidar dos jovens. Nas alas em que o trabalho missionrio dos membros bem-sucedido, os bispos salientam esse trabalho no comit executivo do sacerdcio (CES), no conselho de ala e nas

No final das contas, o trabalho missionrio est nos ombros de cada membro, individualmente. Todo membro precisa decidir como poder compartilhar melhor o evangelho e depois faz-lo. Benjamin e Robin Orrego descobriram a melhor abordagem para a sua famlia e depois a incluram no esforo missionrio da famlia, antes mesmo de lhes ser pedido que criassem um plano. Eles convidam pessoas para a casa deles para uma reunio de grupo em que realizam debates inspiradores, no necessariamente a respeito da Igreja. Jogos e petiscos fazem parte da noite. A famlia Orrego tambm distribui filmes e publicaes da Igreja. Eles reconheceram, porm, que participar de um trabalho missionrio organizado e unificado mais eficaz do que o empenho individual, por isso incluram em seu plano missionrio da famlia a meta de convidar trs pessoas para uma visita capela a cada ano. Essa meta, ou uma variao dela, faz parte dos planos da ala e das famlias de toda a Colmbia Britnica. A idia comeou com o presidente Paul Christensen, da Estaca Abbotsford Colmbia Britnica, e espalhou-se rapidamente.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _____

O trabalho missionrio no ser apenas parte da agenda do conselho da ala, mas tambm na agenda do qurum de lderes, da Sociedade de Socorro e dos demais quruns, grupos e auxiliares. lder M. Russell Ballard

Os membros devem usar todos os meios honrosos possveis para encontrar pessoas que estejam dispostas a ouvir a mensagem da Restaurao. Eles devem enfatizar o trabalho de encontrar pais, mes e filhos que se filiem Igreja como famlias. Seguem-se algumas sugestes a serem levadas em considerao ao desenvolver um plano de misso. Ore para que o Senhor prepare o corao de pessoas especficas para que ouam o evangelho. Ore tambm para estar atento s pessoas que Ele est preparando. (Ver Alma 6:6.) O Presidente Gordon B. Hinckley ensinou: Ser um dia grandioso quando nosso povo no apenas orar pelos missionrios em todo o mundo, mas tambm pedir ao Senhor para ajud-los a auxiliar os missionrios que esto trabalhando em sua prpria ala. Esteja atento s oportunidades de estender a mo para as pessoas. Seja um bom vizinho e estenda a mo com amor para todas as pessoas.

Ser Criativo, Naturalmente


O presidente Christensen tambm pediu aos membros de sua estaca que pensassem em outras idias. A cada ms, a presidncia da estaca sugere um grupo diferente de pessoas que os membros poderiam pensar em convidar, como profissionais, colegas de trabalho ou vizinhos. Ele tambm quer

reunies do sacerdcio e da Sociedade de Socorro. Delegam tarefas e acompanham o progresso dos pesquisadores e membros menos ativos, juntamente com a liderana da ala. Um dos aspectos mais bem-sucedidos de muitos planos de misso de ala uma classe de membros missionrios com seis ou oito membros por vez, chamados pelo bispo. Um missionrio de ala ou de tempo integral d aulas. O livro texto Pregar Meu Evangelho, e os tpicos incluem a doutrina em que se baseia o trabalho missionrio, a motivao pessoal e abordagens prticas. Os membros da classe gostam de contar experincias missionrias e encenar situaes.

Acelerar o Trabalho de Salvao

que os missionrios de tempo integral participem no somente do conselho executivo do sacerdcio e do conselho de ala mas tambm das reunies das auxiliares. Ele assiste s reunies de distrito missionrio e s conferncias de zona, nas quais salienta que o papel do missionrio ensinar, e o dos membros, convidar. Os membros apiam os missionrios e testificam quando surgem oportunidades; ocasionalmente, podem at compartilhar princpios do evangelho. Mas, principalmente, eles convidam as pessoas para vir e ver (Joo 1:39, 46). Uma das idias mais criativas foi pedir a membros de outras religies que ensinassem coisas teis para os membros da Igreja. Recentemente tivemos uma conferncia de adultos solteiros com diversos seminrios. A pergunta que fizemos foi: Quem conhecemos na rea que encanador? Quem mecnico? Eu disse: No teremos apenas membros dando aulas nos seminrios. Chamemos um encanador da comunidade. Chamemos algum que saiba fazer um pouco de tudo. Vamos convidar essas pessoas. Vamos lev-los a uma visita pela capela para que compreendam quem somos. Precisamos olhar para fora. A Estaca Victoria tem esse esprito h vrios anos. Em 1978, Sandra Gill criou uma sociedade genealgica comunitria que comeou a reunir-se no poro de sua casa. Ela ainda freqenta as reunies da sociedade e d aulas, mas agora passa a maior parte de seu tempo no centro de histria da famlia da capela da estaca. Com ela trabalha uma equipe de 60 pessoas, a maioria das quais no membro. O centro fica aberto 45 horas por semana, e aproximadamente 70 por cento de seus usurios no so membros da Igreja. Tal como a irm Gill, Tom e Marla Housholder encontraram meios criativos de usar seus interesses e circunstncias para compartilhar o evangelho. O irmo e a irm Housholder gerenciam uma pousada em Port Alberni. Eles cuidam para que sempre haja revistas da Igreja mostra no saguo e que cada quarto tenha uma Bblia e um Livro de Mrmon. Nos trs anos em que eles administram a pousada, j perderam mais de 30 exemplares do Livro de Mrmon e esperam perder mais alguns. Tambm patrocinam um festival de msica e um prespio vivo no Natal. Um dos coros o da Ala Port Alberni, onde Tom Housholder serve como bispo.
Pea a amigos e vizinhos que trabalhem junto com os membros prestando servio comunitrio, oferecendo alimento para necessitados, dando aulas nas reunies de aprimoramento da Sociedade de Socorro, auxiliando nas atividades da ala, ajudando pessoas a mudarem-se, trabalhando com o escotismo e ajudando em projetos de histria da famlia e bem-estar. Convide parentes, amigos e vizinhos no-membros para batismos, confirmaes e ordenaes ao sacerdcio. Convide no-membros para eventos especiais, como uma refeio num feriado nacional. Faa com que as reunies, atividades, seres, visitaes pblicas da ala sejam de boa qualidade e muito interessantes de modo que os membros se sintam ansiosos para convidar seus conhecidos para essas atividades. Convide pessoas para a reunio de noite familiar. Visite pessoas que estejam passando por mudanas na vida, como casamento, nascimento ou falecimento. Visite e ajude pessoas que esto se mudando para a vizinhana. Compartilhe informaes sobre a comunidade, vizinhana e a Igreja. Aproveite todas as oportunidades para falar do evangelho. Aborde assuntos como o Salvador, o Livro de Mrmon, a Bblia, o propsito da vida, a famlia e a histria da famlia. Incentive os jovens a fazerem amizade com outros jovens e convidarem-nos para as reunies e atividades da Igreja. Trabalhe com famlias em que nem todos so membros da Igreja. Manual: Pregar Meu Evangelho, pg. 238-239

Estar Onde Esprito Estiver

O presidente Christensen, da Estaca Abbotsford tem uma grande crena no poder divino que acompanha os membros, conforme sua freqncia aos templos SUD. Esse um dos motivos pelos quais ele ficou to entusiasmado com o templo anunciado em junho de 2006 para Vancouver. No creio que estejamos recebendo um templo por sermos particularmente justos, disse ele. Creio que estamos recebendo um templo porque precisamos compartilhar o evangelho. Precisamos da luz que ele nos traz. Um nmero surpreendente de pessoas da Colmbia Britnica se filiou Igreja por causa dos sentimentos que tiveram no terreno do templo. Nunca me esquecerei do sentimento que tive quando atravessei os portes da Praa do Templo em Salt Lake City, disse Julie Keyes, da Estaca Victoria. Senti como se estivesse saindo das trevas para a luz. Ela ficou muito impressionada com a experincia como um todo as pessoas que conheceu, o testemunho de Joseph Smith, o enfoque em Jesus Cristo. Pensei: Tenho que descobrir mais a respeito dessas coisas. Quando voltou para casa, na Colmbia

Acelerar o Trabalho de Salvao

Britnica, ligou para a capela SUD local e pediu para conversar com os missionrios. A irm Keyes, que hoje est casada com o presidente da Estaca Victoria, visitou o terreno do templo a convite de um membro da Igreja e ficou surpresa com a acolhida calorosa que recebeu dos membros. Na verdade, o tema comum que caracteriza quase toda histria contada pelos conversos da Colmbia Britnica este: luz, alegria e cordialidade genuna que emanavam dos membros da Igreja. Estar com os membros e sentir o Esprito so coisas que os motivaram a conhecer mais. Esse parece ser o padro que os membros da Igreja da Colmbia Britnica esto descobrindo ser o mais eficaz. Esto conscientes de que no so eles que convertem as pessoas, mas, sim, o Senhor. Eles simplesmente precisam viver o evangelho, amar as pessoas e convid-las a estarem no lugar a capela, as atividades da Igreja, a casa dos membros, o terreno do templo onde o Esprito estiver. Os membros missionrios mais experientes no se preocupam quando as pessoas rejeitam seu convite. Esses membros simplesmente continuam convidando pessoas. Os missionrios continuam ensinando. E o Senhor continua a abenoar Seus filhos com um testemunho recebido de Seu Esprito.

You might also like