You are on page 1of 6

Gagliano & Pamplona Filho2 revelaram a adoo da formulao objetiva da desconsiderao, sendo a ideia majoritria no Direito ptrio:

[...] a teoria da desconsiderao visa o (sic) superamento episdico da personalidade jurdica da sociedade, em caso de fraude, abuso ou simples desvio de funo, objetivando a satisfao de terceiro lesado junto ao patrimnio dos prprios scios, que passam a ter responsabilidade pessoal pelo ilcito causado.

A objetivista, consagrada por Comparato3, que prescinde do elemento anmico para desconsiderar a personalidade, facilitando sobremaneira a produo de provas, tutelando com muito mais efetividade interesses de terceiros. Nesta, a
COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Vol. 2. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. p. 38. GAGLIANO, Pablo S. & PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de Direito Civil. Vol. I. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 228. 3 COMPARATO, Fbio Konder. apud COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit., p. 45.
1 2

Desconsiderao da pessoa jurdica: uma anlise sob trs perspectivas

55

personalidade jurdica ser desconsiderada sempre que configurado o desvio de funo ou a confuso patrimonial4. A subjetivista, que elege a fraude como pressuposto fundamental. Insta, ainda, para incio de discusso, destacar a principal vantagem da teoria da desconsiderao, apresentada por Coelho5:
[...] aplicao da teoria da desconsiderao no importa a dissoluo ou anulao da sociedade. Apenas no caso especfico em que a autonomia patrimonial foi fraudulentamente utilizada, ela no levada em conta, desconsiderada, o que significa a suspenso episdica da eficcia do ato de constituio da sociedade, e no o desfazimento ou a invalidao desse ato (grifou-se).

No Direito nacional, o precursor foi Rubens Requio, no artigo Abuso de direito e fraude atravs da personalidade jurdica, publicado na RT n. 410, em 1969 11, destacandose tambm os trabalhos de Fbio Konder Comparato e Jos Lamartine Corra de Oliveira. Na legislao, a teoria apareceria apenas dcadas mais tarde: o primeiro diploma legal a alberg-la foi o Cdigo do Consumidor (Lei n. 8.078/90), em seu art. 28:
[...] o juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. [...] 5: tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores.

Os dispositivos sequenciais a este primeiro foram: a Lei Antitruste (Lei n. 8.884/94, artigo 18), a Lei Pel (Lei n. 9.615/95, artigo 27), a Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/98, artigo 4) e por fim, o Cdigo Civil, artigo 50, todos com termos parecidos ao do dispositivo alhures transcrito.

Impende, ainda, lembrar que o pargrafo 2 do artigo 2 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT e os artigos 134 e 135 do Cdigo Tributrio Nacional CTN referem-se ao termo responsabilidade, e no desconsiderao, como observaram Gonalves12, Silva13 e Oliveira14. Tambm impossvel no lanar um repto ao silncio eloquente do ordenamento brasileiro quanto disciplina processual da matria. Seria de bom alvitre uma lei processual que regulasse a temtica, escoimando os litgios das amides dubiedades. Quanto aos tribunais, do exame jurisprudencial, destaca-se a deciso na sequncia, com o fito de ilustrar a forma pela qual vm se manifestando os magistrados:
A teoria maior da desconsiderao, regra geral no sistema jurdico brasileiro, no pode ser aplicada com a mera demonstrao de estar a pessoa jurdica insolvente
11 12

REQUIO, Rubens apud SALOMO FILHO, Calixto. Op. cit., p. 274. GONALVES, Carlos Roberto. Op. cit., p. 64. 13 SILVA , Alexandre Alberto T. da. Op. cit., p. 119-120. 14 OLIVEIRA, Jos Lamartine Corra de. A dupla crise da pessoa jurdica. So Paulo: Saraiva, 1979. p. 529.
Desconsiderao da pessoa jurdica: uma anlise sob trs perspectivas

57 para o cumprimento de suas obrigaes. Exige-se, aqui, para alm da prova da insolvncia, ou a demonstrao de desvio de finalidade (teoria subjetiva da desconsiderao) (sic), ou a demonstrao da confuso patrimonial (teoria objetiva da desconsiderao). (STJ, RE n. 279.273/2003, Rel. Min. Nancy Andrighi).

Como visto, a jurisprudncia brasileira , de certo modo, reticente na aplicao do instituto. Isto se deve, possivelmente, ao fato de que geralmente faz-se uma inteleco regra/exceo, tratando a separao patrimonial como regra e o uso desvirtuado da personalidade como exceo. Esta exceo pode dar-se tanto pela fraude formulao subjetiva como pela disfuno ou confuso de esferas formulao objetiva.

. DA DESCONSIDERAO INVERSA A desconsiderao inversa tcnica punitiva, de sorte a exigir presentes todos os seus pressupostos de aplicabilidade. Conquanto tais pressupostos muito se assemelhem aos da desconsiderao tradicional, a fraude que a desconsiderao inversa geralmente cobe o desvio de bens 17. Neste diapaso, sufragaram Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho que a desconsiderao invertida
[...] se d quando o indivduo coloca em nome da empresa seus prprios bens, visando a prejudicar terceiro. [...] Em tal caso, dever o juiz desconsiderar inversamente a personalidade da sociedade empresria para atingir o prprio patrimnio social, que pertence, em verdade, pessoa fsica fraudadora 18.

guisa de definio, transcreve-se a preleo de Fabio Ulhoa Coelho: Desconsiderao

inversa o afastamento do princpio da autonomia patrimonial da pessoa jurdica para responsabilizar a sociedade por obrigao do scio . (grifou-se)19. foroso lembrar, todavia, que a desconsiderao da personalidade jurdica prescinde de lei para a aplicao. No a utilizar, sob a alegao de ausncia de norma regulamentadora, prestigiar a fraude e o abuso de direito no sistema jurdico ptrio24. No tocante aos pretrios, impende transcrever a seguinte deciso, que bem demonstra a distino entre as duas formas da desconsiderao:
A convenincia de sua utilizao no mbito do Direito de Famlia j foi abordada por Rolf Madaleno, em seu artigo intitulado A disregard no Direito de Famlia, publicado na Revista Ajuris, 57/57-66: O usual dentro da teoria da despersonalizao (sic) equiparar o scio sociedade, e que dentro dela se esconde, para desconsiderar seu ato ou negcio fraudulento ou abusivo e, destarte, alcanar
MADALENO, Rolf apud DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro: parte geral. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. p. 302-303. 24 REQUIO, Rubens apud SILVA , Alexandre Alberto T. da. Op. cit., p. 93.
23

60 Revista USCS Direito ano X - n. 17 jul./dez. 2009 seu patrimnio pessoal, por obrigao da sociedade. J no Direito de Famlia sua utilizao dar-se- de hbito, na via inversa, desconsiderando o ato, para alcanar bem da sociedade, para pagamento do cnjuge credor familial, principalmente frente diuturna constatao nas disputas matrimoniais, de o cnjuge empresrio esconder-se sob as vestes da sociedade, para a qual faz despejar, seno todo, ao menos o rol mais significativo dos bens comuns. (Rio Grande do Sul. TJRS. 7 Cmara. Ap. Cv. n. 598082162. Rel. Des. Maria Berenice Dias.)

DA TEORIA DA APARNCIA A terceira teoria que, de algum modo, pode ser utilizada quando da anlise de relaes jurdicas envolvendo pessoas abstratas aquela que louva o aspecto externo daquelas ligaes, ou seja, a aparncia dos fatos e at que ponto isso pode gerar consequncias no mbito jurdico. A teoria da aparncia encontra ampla guarida no Direito nacional. Desde a publicstica, na teoria do funcionrio do fato, at o Direito Processual Civil, permeando igualmente a civilstica em suas mais variadas imbricaes. No obstante, seguindo a esteira das publicaes precedentes, ser aqui abordada a seara obrigacional26. Quanto a isto, admoestou Silvio Rodrigues: o problema de prova, nessa matria, relevantssimo, dado o arbtrio conferido ao juiz para decidir se o accipiens pode ou no ser considerado credor putativo 33. Entregue a prestao ao credor aparente, e seguidos os requisitos de validade da mesma, restar ao credor real simplesmente exigir o pagamento indevidamente recebido pelo accipiens putativo.

Para que o pagamento a credor aparente seja validado, mister que concorram dois requisitos: (a) a boa-f o subjetivo, e pode ser destruda mediante a demonstrao de que o solvens tinha cincia de que o accipiens no era o credor, ou podia ser declarado estranho relao jurdica, [...] 29; e (b) a escusabilidade do erro, havendo este que ser escusvel, no devendo o direito proteger os incautos. Calixto Salomo Filho diferenou as tcnicas quanto participao na organizao societria:
Apenas na ausncia de participao da organizao societria aplicar-se-iam os institutos civilsticos em detrimento da teoria da desconsiderao. Exemplo tpico a teoria da aparncia. Ali, trata-se de ato (ou sequncia de atos) atinente s relaes externas da sociedade, em que no h participao da organizao societria41.

Alm disto, impende considerar situaes semelhantes quelas acima tratadas, em que a pessoa jurdica afigura-se como credor ou devedor putativo (ou aparente), quando se aplicam, quantum satis, os mesmos princpios aduzidos e expendidos alhures. Tambm de se destacar a possibilidade de aplicao da teoria da aparncia quando a pessoa jurdica, embora tenha a aparncia de regular, de fato seja organizada informalmente ou que desobedea a algum requisito em sua composio (verdadeiras sociedades de fato). Neste caso, para haver eventual cobrana de crditos contrados pela pessoa jurdica (de fato), ao invs de aplicar-se a teoria da desconsiderao ou da desconsiderao inversa, por no ocorrer, ao menos juridicamente, a existncia desta pessoa abstrata, a teoria a ser aplicada a da aparncia, e no aqueloutras mencionadas.
28

GOME

Segundo Ricardo Negro, a inscrio do ato constitutivo da sociedade no registro competente e a consequente aquisio de personalidade, geram os seguintes efeitos: a) Titularidade negocial e processual. A sociedade, desde a inscrio de seus atos constitutivos, assume capacidade
15 Art.

985. A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio, no registro prprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150). 16 NEGRO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa, Vol. 1. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2010, p. 263. 17 SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 27 ed. Atualizadores: Nagib Slaibi Filho e Glucia Carvalho. Forense: Rio de Janeiro, 2008, p. 1038.

15 legal para adquirir direitos e contrair obrigaes. a sociedade que adquire bens, contrata e realiza negcios, embora o faa mediante interveno fsica de uma pessoa humana. b) Individualidade prpria: os scios no mais se confundem com a pessoa da sociedade, inclusive quanto qualidade empresarial. c) Responsabilidade patrimonial: a pessoa jurdica possui patrimnio prprio, distinto do de seus scios. este patrimnio que se sujeita primariamente a responder pelas dvidas assumidas pela pessoa jurdica. d) Alterao em sua estrutura possibilitando modificar sua ordenao interna, sua realidade societria (limitada, annima, em comandita simples e por aes, em nome coletivo), seu objeto social, sua estrutura societria, com o ingresso de novos scios ou a retirada de outros, seu endereo, capital etc.18 Contudo, conforme a lio de Ana Caroline Santos Ceolin, o direito personificao, como todo direito conferido pelo ordenamento jurdico, est sujeito a distanciar-se do seu regular exerccio, na medida em que desvirtuado de sua finalidade19. Com efeito, o abuso do direito personificao foi, muitas vezes, inevitvel, pois muitas pessoas viram nele uma nova oportunidade ou um novo meio de praticar fraudes e outras ilegalidades. Amador Paes de Almeida leciona que, no obstante o rigorismo legal, com certa freqncia acobertam-se os scios na autonomia patrimonial da pessoa jurdica para fins ilcitos, abusivos ou fraudulentos, buscando proveito prprio em detrimento dos direitos de terceiros.20 Foi para combater esses abusos que os estudiosos do direito criaram a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, com o fundamento de que, quando o direito de atribuir personalidade a um ente abstrato desviado de sua finalidade, qual seja a de dar autonomia ao ente para que ele possa atuar legitimamente na
18 NEGRO,

Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa, Vol. 1. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2010, p. 264 e 265. 19 CEOLIN, Ana Caroline Santos. Abusos na aplicao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002, p. 22. 20 ALMEIDA, Amador Paes de. Execuo de bens dos scios: obrigaes mercantis, tributrias, trabalhistas: da desconsiderao da personalidade jurdica (doutrina e jurisprudncia). 8 ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 194.

16 sociedade, de forma independente e dissociado de seus membros, com a unio dos esforos e patrimnios destes, nada mais justo do que ignorar sua personalidade. Dessa forma, desconsiderar-se- a personalidade jurdica autnoma do ente jurdico para alcanar as pessoas que usaram abusivamente do direito personificao, desviando-o de sua finalidade legal. Nas palavras de Rachel Sztajn, se os institutos jurdicos passam a existir para facilitar o trfico econmico, em determinadas situaes, estes mesmos institutos no devem servir de escudo para que se possa obter vantagens decorrentes de seu uso, vantagens que no seriam alcanadas de outras formas 21. Por fim, qualquer que seja o caso considerado precursor, foi a partir da jurisprudncia anglo-saxnica e no sistema da common law que primeiro se desenvolveu a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica. No Brasil, devemos destacar o trabalho de Rubens Requio, originrio de conferncia proferida pelo professor a qual, no final da dcada de 1960, foi publicada na Revista dos Tribunais sob o ttulo Abuso de direito e fraude atravs da personalidade jurdica. Fbio Konder Comparato, na obra S.A. O poder e controle na sociedade annima, tambm abordou o tema, embora o tenha feito sob o prisma do poder de controle na sociedade annima. Por ltimo, interessante destacar o posicionamento de Pontes de Miranda, contrrio superao da autonomia patrimonial das pessoas jurdicas: o desprezo das formas de direito das pessoas jurdicas, o diregard of legal entity, provm de influncias, conscientes e
25 SILVA,

Alexandre Couto. A aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica no direito brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 73.

20 inconscientes, do capitalismo cego que, chegando a negar, por vezes, a pessoa jurdica privada, prepara o caminho para negar a pessoa do Estado.26

You might also like