You are on page 1of 2

Resultados e Discusso

Ao aplicarmos uma fora sobre a tampa da proveta, verificamos que o flutuador cartesiano, que possua um orifcio em sua parte superior, se movia para cima e para baixo no fluido. Isso foi observado por conta do aumento da presso na tampa, e conseguintemente, uma compresso no interior do tubo, tornando o empuxo varivel e fazendo o corpo se ajustar ao valor da fora aplicada sobre ele.

Questionrio
1) No, pois, se levarmos em considerao o empuxo e o peso do corpo veremos que, quando o corpo est em equilbrio o Seu Peso (P) igual ao Empuxo (E), logo a fora resultante que atua sobre o corpo nula. Se a fora resultante nula logo, ser zero a acelerao sobre o corpo. 2) Sim, pois se o corpo sobe ou desce , sinal de que h uma resultante positiva atuando quando o corpo sobe, e quando o corpo desce. 3) Quando o corpo sobe (movimento ascendente) a massa especifica do fluido em que o corpo est mergulhado maior do que a massa especfica do corpo , logo o Empuxo maior do que o Peso (E>P). Assim, o corpo ser impulsionado pela resultante das duas foras, sendo esta denominada Fora Ascensional (FA). 4) Quando o corpo desce (movimento descendente) a massa especifica do corpo maior do que a massa especfica do fluido , logo o Peso maior do que o empuxo (P>E). Neste caso o corpo adquire um Peso aparente (PA) que a resultante das duas foras atuantes sobre ele. 5) Sim, pois mostra que um acrscimo de presso aplicado na superfcie se propaga por todo o liquido fazendo o corpo submergir ainda mais. 6) Sim, pois inicialmente o corpo est sob a ao de duas foras: a presso que o liquido exerce sobre ele e a presso atmosfrica. No momento em que pressionamos a tampa, estamos acrescentando uma fora na tampa de rea (S), logo exercemos uma presso que se propagar pelo lquido fazendo o corpo submergir ainda mais, alterando a altura do corpo e conseguintemente o valor do empuxo.

7) No. H dois casos em que o empuxo igual ao peso: O j citado, quando o corpo est totalmente submerso (neste caso, o volume do corpo igual ao volume submerso); e quando o corpo est flutuando na superfcie do liquido. Ao flutuar, dizemos que o empuxo igual ao peso e, nesta situao, o corpo est com uma parte do seu volume emerso e a outra parte submersa (Vs Volume Submerso). 8) Quando o Corpo flutua na superfcie do liquido, o Empuxo igual ao peso. Desta forma, a resultante sobre o corpo nula e o mesmo no adquire acelerao. Isso explica o motivo dele estar flutuando.

Referncias
Livro Calada,Caio. Fisica Hidrosttica, Termologia e ptica. Universo da Fsica.Vol 2. Ed. Atual. P.102, 2005. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hi/HIDROSTATICA_EMPUXO.htm http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php

You might also like