You are on page 1of 6

RIO GRANDE DO NORTE

DECRETO N 22.141, DE 04 DE JANEIRO DE 2011

DECRETO N 23.627, DE 02 DE AGOSTO DE 2013.

Estabelece medidas de conteno de despesas pblicas no mbito da Administrao Pblica Direta e Indireta Estadual, e d outras providncias.

Determina, emergencialmente, providncias para conteno de despesas, estabelece normas e diretrizes administrativas para toda a Administrao Pblica do Rio Grande do Norte, e d outras providncias Art. 1. So reduzidas
imediatamente em no mnimo 35% (trinta e cinco por cento) as despesas com cargos em comisso, funes gratificadas e gratificaes de representao de gabinete, em todos os rgos e Entidades da Administrao Direta e Indireta do Poder Executivo. 1. Ficam suspensas, at ulterior deliberao, as concesses de gratificaes de representao de gabinete e jetons. 2. Os Secretrios de Estado e os Dirigentes dos rgos e Entidades da Administrao Indireta apresentaro Governadora do Estado, no prazo de 7 (sete) dias, relatrio circunstanciado com as providncias j efetivadas, e propostas de otimizao e adequao das respectivas estruturas administrativas, para o efetivo cumprimento do disposto neste artigo.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuies que lhe confere o art. 64, incisos VII e XIX, da Constituio Estadual, e,

Considerando o disposto no art. 2 do Decreto Estadual n. 23.624, de 26 de julho de 2013, publicado no Dirio Oficial do Estado (DOE), em 27 de julho de 2013, que determinou a limitao de empenho das dotaes oramentrias, no montante equivalente a 10,74% (dez inteiros e setenta e quatro por cento) da despesa orada, a fim de compatibilizar a despesa com a receita estimada para o exerccio de 2013

D E C R E T A:

Art. 1 Fica suspenso, no mbito dos rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte, o empenho de novas despesas cujas dotaes oramentrias sejam vinculadas a

http://www.gabinetecivil.r n.gov.br/acess/pdf/dec22. 141.pdf

recursos de fontes 100 (Recursos Ordinrios), 121, 122, 123 e 124 (Royalties), bem como de fontes 150 e 250 (recursos diretamente arrecadados).

l O disposto no caput deste artigo no se aplica ao empenho de despesas referentes ao seguinte:

I - cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convnios ou outros instrumentos congneres, bem como de contratos de financiamento firmados com instituies financeiras, desde que o empenho da despesa esteja vinculado ao cdigo identificador de uso dessa finalidade; e

II - emendas parlamentares.

2 O Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), reunido em carter de Coordenao Administrativa, analisar os casos excepcionais passveis de empenho nas fontes referidas no caput deste artigo.

3 Para efeito do caput deste artigo, os Titulares das pessoas jurdicas de direito pblico da Administrao Indireta submetero ao CDE, no prazo de quinze dias, o plano de aplicao, para o segundo semestre do presente exerccio financeiro dos recursos diretamente arrecadados relacionados fonte 250.

4 O disposto neste artigo no se aplica s Empresas Pblicas ou Sociedades de Economia Mista do Poder Executivo Estadual, consideradas empresas estatais no dependentes, na forma do art. 2, III, da Lei Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 2 Ficam vedadas as autorizaes para viagens e a concesso de dirias com recursos das fontes previstas no art. 1, caput, deste Decreto, ressalvadas situaes excepcionalmente motivadas e submetidas autorizao prvia da Chefia do Poder Executivo, mediante solicitao encaminhada ao Gabinete-Civil do Governador do Estado (GAC).

Para fins do disposto no caput deste artigo, considerar-se-o situaes

excepcionais, dentre outras hipteses a serem objeto de justificativa individual pela autoridade administrativa, as despesas de deslocamento:

I - com recursos oriundos de contratos de repasses, convnios ou outros instrumentos congneres;

II - relativos s aes finalsticas dos rgos integrantes da Secretaria de Estado da Educao e da Cultura (SEEC), da Secretaria de Estado da Sade Pblica (SESAP), da Secretaria de Estado da Justia e da Cidadania (SEJUC) e da Secretaria de Estado da Segurana Pblica e da Defesa Social (SESED); e

III - relativos s aes finalsticas do sistema de defesa agropecurio de competncia do Instituto de Defesa e Inspeo Agropecuria do Rio Grande do Norte (IDIARN); IV - relativos s aes de fiscalizao de obras e servios pblicos.

2 A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanas (SEPLAN) promover o bloqueio das dotaes oramentrias no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Estado do Rio Grande do Norte (SIAFI RN), referente s despesas de que trata este artigo e proceder centralizao dos crditos oramentrios no GAC, que analisar previamente todos casos de concesso referidos no 1 deste artigo.

3 As despesas referentes participao em congressos, seminrios, simpsios ou eventos similares, somente podero ser autorizadas com recursos de fontes no previstas no caput, do art. 1, deste Decreto, ficando vedado o custeio de despesas do agente pblico, total ou parcial, direta ou indireta, para deslocamento, estadia ou alimentao para outro ponto do territrio estadual, nacional ou para o exterior.

Art. 3 Os rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte referidos no art. 1 deste Decreto promovero, no prazo de trinta dias, a avaliao e renegociao de contratos, a fim de reduzirem em 25% (vinte e cinco por cento) os custos com locao de mo de obra e bens mveis.

Pargrafo nico. Os rgos e Entidades da Administrao Direta e Indireta que no atingirem o quantitativo referido no caput deste artigo, devem encaminhar SEPLAN as razes pelas quais no h viabilidade para reduo no percentual do referido dispositivo.

Art. 4 A Secretaria de Estado da Administrao e dos Recursos Humanos (SEARH) adotar providncias para reduo das despesas com combustveis da frota de veculos estaduais, mediante a reviso das cotas de abastecimento, sem prejuzo das aes finalsticas dos rgos Pblicos integrantes da SESED, SEJUC, SESAP e SEEC.

Art. 5 Os rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte referidos no art. 1 deste Decreto promovero, no prazo de quinze dias, medidas de desligamento e de restrio de ramais telefnicos, no intuito de reduzir em 50% (cinquenta por cento) das despesas mensais com telefonia mvel, fixa e transmisso de dados. Pargrafo nico. Caber SEARH encaminhar ofcio s empresas detentoras dos

contratos de prestao de servios referidos no caput deste artigo, a fim de se adotarem as medidas tcnicas necessrias ao cumprimento da meta estabelecida.

Art. 6 Ficam suspensos por tempo indeterminado, no mbito dos rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta referidos no art. 1 deste Decreto:

I - a concesso de vantagem, aumento, reajuste, adequao de remunerao a qualquer ttulo e licenas, salvo quando derivados de sentena judicial, determinao legal ou contratual;

II - o provimento de cargo pblico efetivo, ressalvada a reposio decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores nas reas de educao, sade e segurana; e

III - a tramitao de processos administrativos que versem sobre:

a) b)

a criao de cargo, emprego ou funo; a alterao de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; e

c) a criao de vantagem, reajuste ou adequao de remunerao, a qualquer ttulo.

1 Excetuam-se da proibio do inciso I, do caput, a concesso de licenas previstas no art. 88, I, II, III e V, da Lei Complementar Estadual n. 122, de 30 de junho de 1994.

2 Fica determinado que todos os processos administrativos que tratem de assuntos referidos no inciso III, do caput, deste artigo, devero ser encaminhados ao Conselho de Poltica de Administrao e Remunerao de Pessoal (COARP), rgo disciplinado por meio do Decreto Estadual n. 23.513, de 19 de junho de 2013, publicado no Dirio Oficial do Estado em 20 de junho de 2013.

Art. 7

Fica suspensa pelo prazo de 60 (sessenta) dias a expedio de atos

administrativos concessivos de frias por parte dos Titulares dos rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta referidos no art. 1 deste Decreto.

Art. 8 O termo inicial dos prazos previstos neste Decreto contar-se-o a partir da data de sua publicao.

Art. 9 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 10. Fica revogado o Decreto Estadual n. 22.141, de 4 de janeiro de 2011. Palcio dos Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 02 de agosto de 2013, 192 da Independncia e 125 da Repblica.

ROSALBA CIARLINI Antnio Alber da Nbrega Francisco Obery Rodrigues Jnior

You might also like