You are on page 1of 22

INSTRUES

Para a realizao das provas, voc recebeu este Caderno de Questes, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada Redao.
1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: Prova I: BIOLOGIA CELULAR Questes de 01 a 35 Prova II: BIOQUMICA Questes de 36 a 70 Prova de REDAO Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questes deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. Nas Provas I e II, voc encontra apenas um tipo de questo: objetiva de proposio simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. ATENO: Antes de fazer a marcao, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto , voc ganha 1 (um) ponto.
A resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto), isto , voc no ganha o ponto e ainda tem descontada, em outra questo que voc acertou, essa frao do ponto. A ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero). Voc no ganha nem perde nada. 2. Folha de Respostas A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redao so pr-identificadas. Confira os dados registrados nos cabealhos e assine-os com caneta esferogrfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espao prprio. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS. Na Folha de Respostas destinada s Provas I e II, a marcao da resposta deve ser feita preenchendo-se o espao correspondente com caneta esferogrfica de TINTA PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim.

O tempo disponvel para a realizao das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CURSOS:

MEDICINA ODONTOLOGIA

UFBA 2012 Vagas Residuais 1

PROVA I BIOLOGIA CELULAR

QUESTES de 01 a 35 INSTRUO:
Para cada questo, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTES de 01 a 05
A misso fundamental de todos os vrus replicar e propagar-se e, sobretudo, persistir no ambiente do anfitrio ao qual eles se tornaram adaptados. Vrus variam com relao a mecanismos pelos quais eles alcanam seus objetivos. Essa variao reflete-se no s nos mecanismos bsicos de entrada nas clulas, sntese de protenas virais, sntese de cidos nucleicos virais, montagem do virion e sada, mas tambm com relao a estratgias bsicas pelas quais eles contornam os enormes recursos da clula hospedeira e do organismo multicelular para bloquear totalmente a replicao viral [...]. A evoluo de funes codificadas no genoma viral reflete uma acomodao fundamental entre replicao e propagao, bem como a persistncia da populao humana. Uma replicao e disseminao que mata o hospedeiro no permitir a sobrevivncia do vrus. (ARVIN; CAMPADELLI-FIUME; MOCARSKI, 2007).

Com base nas informaes do texto, pode-se afirmar:

Questo 01
As estratgias de replicao e propagao dos vrus dependem do tipo de cido nucleico que constitui o seu genoma.

Questo 02
Populaes virais, como populaes de organismos celulares, so submetidas seleo natural.

Questo 03
A ocorrncia de doenas virais letais para a espcie humana resulta de um grande perodo de co-evoluo entre os humanos e os vrus causadores dessas doenas.

Questo 04
Os recursos da clula infectada para bloquear os vrus incluem a sntese de protenas inibidoras da replicao do genoma viral e o desencadeamento da apoptose.

Questo 05
Mecanismos de reparo prprios das enzimas que replicam RNA conferem a estabilidade genmica caracterstica dos retrovrus.
UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 2

QUESTES de 06 a 10
A figura esquematiza aspectos da dinmica de elementos do citoesqueleto, destacando a resposta a um estmulo ambiental.

Com base na anlise da figura e nos conhecimentos sobre funes dos elementos do citoesqueleto, pode-se afirmar:

Questo 06
A converso de pequenas subunidades solveis em grandes polmeros filamentosos irreversvel.

Questo 07
A figura exemplifica a formao de filamentos intermedirios, caracterizados pela grande instabilidade estrutural.

Questo 08
A formao de elementos do citoesqueleto ocorre por automontagem, dispensando uma fonte exgena de energia.

Questo 09
O ciclo de polimerizao e despolimerizao de elementos do citoesqueleto tem grande significado biolgico para organismos eucariticos.

Questo 10
Sinais ambientais que podem desencadear o rearranjo de filamentos de actina incluem fontes de nutrientes e estmulos mecnicos.
UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 3

QUESTES de 11 a 15
[...] J se sabe que a ouabana produzida pelo corpo humano nas glndulas suprarrenais. [...] Ela est includa no grupo dos digitlicos, ou similares, substncias oriundas da dedaleira (Digitalis purpurea) e que so usadas como cardiotnicos para o tratamento de arritmia e insuficincia cardaca. [...] O efeito cardiotnico da ouabana ocorre porque essa droga inibe a ao da Na +, K+-ATPase. [...] Em 2007, descobriu-se que a ouabana tambm estimula o crescimento celular no sistema cardiomotor, o desenvolvimento de novas clulas no sistema nervoso e tambm capaz de ativar mecanismos de apoptose. [...] Resultados experimentais mostraram que a ouabana induz a ativao de um fator de transcrio chamado NF-kB, que parece ter duas funes nas doenas neurodegenerativas: quando ativado nos neurnios, promove sua proteo; j nas clulas da glia, o NF-kB modula a sinalizao inflamatria. (FURTADO, 2012, p. 57).

Questo 11

Considerando-se essas informaes e os conhecimentos sobre a dinmica celular associada aos efeitos da ouabana, pode-se afirmar:

A Na+,K+-ATPase uma protena em estrutura quaternria, inserida na membrana plasmtica e envolvida em transporte ativo primrio.

Questo 12 Questo 13 Questo 14 Questo 15

A inibio da Na+,K+-ATPase pela ouabana mantm inalteradas as concentraes dos ons Na+, K+, e Ca++ no citossol. Mecanismos de apoptose incluem a extruso de material citoplasmtico, resultando em um processo inflamatrio. Fatores de transcrio, como o NF-kB, atuam no ncleo das clulas, modulando a expresso gnica. As funes de nutrio e proteo dos neurnios, exercidas pelas clulas da glia, incluem sua ao direta na transmisso do impulso nervoso, secretando neurotransmissores.

QUESTES de 16 a 20
Quando sozinhas, as cianobactrias so pequeninos organismos fotossintticos flutuando no mar. Mas quando unem foras formando correntes e depois esteiras, aos milhes, elas podem se tornar uma ameaa. Em pouco tempo, as bactrias mudam a cor da superfcie do mar e at suavizam trechos afetados pelo vento. Um estudo sobre as cianobactrias previu que o aumento na temperatura martima poderia ajudar as j populosas bactrias a aumentar seu territrio em mais de 10%. [...] As cianobactrias so onipresentes. Elas lanam oxignio o bastante na atmosfera para ditarem a atual mistura de gases que respiramos. Elas tambm competem por nutrientes como nitrognio e fsforo. (LAURSEN, 2012, p. 14).

A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre as cianobactrias e seu metabolismo energtico, pode-se afirmar:
UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 4

Questo 16
A condio de organismos procariotos justifica a excluso das cianobactrias do grupo das algas.

Questo 17
As cianobactrias liberam, no processo celular que introduz a energia nos ecossistemas, o oxignio proveniente da fotlise da gua.

Questo 18
Os pigmentos fotossintetizantes presentes no centro de reao dos fotossistemas das cianobactrias diferem, radicalmente, daqueles presentes nas membranas tilacoidais dos eucariotos auttrofos.

Questo 19
Os produtos finais da fase clara da fotossntese, ATP e NADPH, sero utilizados em reaes de reduo e fosforilao no ciclo de Calvin, resultando na sntese de trioses fosfatadas.

Questo 20
As cianobactrias compartilham, com os demais procariotos, a capacidade de fixar nitrognio atmosfrico, universalizando a independncia em relao ao meio ambiente.

QUESTES de 21 a 24
A figura esquematiza dois momentos no metabolismo celular associado ao trnsito de molculas de glicose atravs da membrana plasmtica.

A anlise da figura e os conhecimentos sobre sinalizao e resposta celular permitem afirmar:


UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 5

Questo 21
Os receptores da insulina, bem como a GLUT4, so protenas sintetizadas por ribossomos ligados ao Retculo Granular.

Questo 22
RNAs mensageiros com informao para a sntese de protenas integrais de membrana possuem, prximo sua extremidade 5, um conjunto de cdons sinalizadores que indicam a destinao final do produto da sntese.

Questo 23
A proliferao de unidades de GLUT4 na superfcie da clula resulta da importao dessas protenas, que so sintetizadas em outras unidades celulares e transportadas para as clulas-alvo.

Questo 24
O trfego de vesculas contendo receptores para a insulina at a superfcie celular depende da associao entre as membranas vesiculares e certos elementos do citoesqueleto, com gasto de energia metablica.

QUESTES de 25 a 29
A figura apresenta uma comparao do tamanho do genoma na escala evolutiva.

Considerando-se as informaes apresentadas e os conhecimentos sobre a organizao e a evoluo dos genomas, pode-se afirmar:

Questo 25
O tamanho do genoma expresso em nmero de pares de bases do DNA revela, em todos os casos, o ganho em complexidade biolgica.
UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 6

Questo 26
A complexidade do genoma, em Mycoplasma e E. coli, revelada pelo grande nmero de repeties de sequncias nucleotdicas.

Questo 27
A aquisio de mecanismos de compactao do material gentico em eucariotos reduz a ocorrncia de danos ao DNA, enquanto proporciona a conteno no espao nuclear.

Questo 28
A diferena de tamanho genmico entre anfbios e aves reflete a aquisio de grande nmero de novas sequncias de nucleotdeos nesse ltimo grupo.

Questo 29
O grande tamanho de genomas em alguns protistas e vegetais, por exemplo, no expressa, necessariamente, uma grande quantidade de DNA codificante.

QUESTES de 30 a 35
Para aqueles que ainda duvidam da universalidade da seleo natural, at o cncer serve de exemplo. Um estudo recente (New England J. Medicine, maro de 2012) mostrou que, no mesmo tumor, h clulas com genomas diferentes. Mal comparando, como se, em um tumor, houvesse grande biodiversidade. [...] Grandes trechos de um cromossomo so trocados por trechos de outros, e com isso as clulas passam a exibir um comportamento atpico, se comparadas a clulas normais. Devido ao acmulo de erros, nem todas as clulas tumorais so viveis. O desajuste em relao ao microambiente em que se encontram leva grande parcela morte. No entanto, algumas sobrevivem presso seletiva que se estabelece e, ao se replicar, geram clones de clulas no apenas bem ajustadas ao meio, mas tambm refratrias aos sinais que normalmente controlam o crescimento celular. (RUMJANEK, 2012, p. 19).

Com base nas informaes do texto e nos conhecimentos sobre o ciclo celular e sua regulao, pode-se afirmar:

Questo 30
A populao de clulas de um tumor heterognea do ponto de vista gentico, decorrente de eventos, como mutaes gnicas e rearranjos cromossmicos.

Questo 31
Em clulas tumorais, o ciclo celular longo, caracterizado por uma grande durao da interfase.

Questo 32
A demanda energtica de clulas em diviso justifica o uso preferencial de fermentao, como processo de obteno de energia.
UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 7

Questo 33
As clulas cancerosas, como toda clula eucaritica, replicam o seu material gentico a partir de um nico ponto de origem na molcula de DNA, o ori C.

Questo 34
O comportamento atpico de clulas em que ocorreram trocas de grandes segmentos de cromossomos reflete a importncia da posio dos genes no processo de regulao da expresso gnica.

Questo 35
Componentes extramembranosos da superfcie celular atuam no reconhecimento de sinais cuja decodificao resulta na supresso das divises celulares.

UFBA 2012 Vagas Residuais Biologia Celular 8

PROVA II BIOQUMICA

QUESTES de 36 a 70 INSTRUO:
Para cada questo, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 36
A glicina o menor dos 20 aminocidos padro encontrados nas protenas e tem um nico ismero ptico, j que possui apenas um tomo de carbono assimtrico na molcula.

Questo 37
Os aminocidos glutmico e asprtico so chamados de aminocidos cidos, porque possuem uma carboxila no grupamento R lateral da cadeia, alm do grupo -carboxlico, e eles podem doar prtons a uma soluo aquosa dependendo do pH dela.

Questo 38
A metionina, a cistina e a cistena so aminocidos sulfurados, sendo que a metionina formada a partir da ligao covalente entre os tomos de enxofre de duas molculas de cistina.

Questo 39
O ponto isoeltrico de um aminocido corresponde ao valor de pH em que esse aminocido se encontra 50% protonado e 50% desprotonado, tendo, portanto, uma carga eltrica lquida igual a zero.

Questo 40
A frmula estrutural representa o aminocido arginina que o aminocido mais bsico, devido presena do grupamento guanidino (pK=12,5) na cadeia lateral que, em pH fisiolgico, se encontra carregado positivamente.

Questo 41
O nmero de estereoismeros de um aminocido pode ser calculado a partir da frmula I = 2n, em que n representa o nmero de tomos de carbono assimtricos ou quirais presentes na molcula.
UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 9

Questo 42
O aminocido representado, a lisina (pK1 = 2,2, pK2 = 9,2, pK3 = 10,5), quando submetido a uma eletroforese em pH = 7,0, migra para o polo positivo.

QUESTES de 43 a 46

Nveis estruturais das molculas proteicas

Com base na figura que representa os nveis estruturais das protenas e na relao entre a estrutura e as propriedades dessas molculas, pode-se afirmar:

Questo 43
A estrutura primria de uma protena caracterizada pela sequncia dos aminocidos na cadeia polipeptdica, ligados entre si por ligaes entre o grupo -carboxlico de um aminocido e o grupo -amino de outro aminocido, seguindo a mensagem codificada pelo DNA.

Questo 44
A queratina, presente na pele, uma protena fibrosa que apresenta uma estrutura secundria em folha -pregueada, mantida por ligaes de hidrognio entre grupos R laterais de aminocidos que a constituem.
UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 10

Questo 45
Todas as protenas apresentam estrutura primria, que determina os nveis secundrio e tercirio, resultantes das interaes entre grupos R laterais dos aminocidos, de acordo com a sua organizao na cadeia linear polipeptdica.

Questo 46
Os nveis estruturais primrio, secundrio e tercirio de uma protena so destrudos por aquecimento a altas temperaturas, caracterizando o fenmeno da desnaturao proteica, que resulta na perda irreversvel da atividade biolgica.

Questo 47
Uma protena que apresente um ponto isoeltrico em pH=8,0, submetida a uma cromatografia em uma coluna catinica, poder ser desligada da resina, usando-se um tampo eluente com pH= 6,0.

Questo 48
Protenas em soluo aquosa podem ser separadas por adio de um sal neutro, como o sulfato de amnio, por efeito salting out, caracterizado pela interao crescente das molculas de protenas entre si e pela diminuio de sua interao com as molculas de gua.

Questo 49
Protenas podem ser separadas por eletroforese em gel de poliacrilamida, na presena de dodecil sulfato de sdio (SDS), e migram do polo negativo para o positivo e vice-versa, com mobilidade relativa proporcional massa molecular e sua carga.

Questo 50
A especificidade das enzimas por seu substrato to elevada que pode determinar uma seleo entre compostos que diferem muito pouco, como ismeros D e L, por exemplo, para serem transformados em produtos.

Questo 51
As reaes catalisadas por enzimas apresentam uma velocidade maior do que aquelas em sua ausncia, porque essas protenas so capazes de aumentar a energia de ativao para a formao do complexo intermedirio entre reagentes e produtos.

QUESTES de 52 a 54

A figura representa a variao da velocidade de uma reao enzimtica em funo da concentrao de substrato.

Da anlise do grfico e com base nos conhecimentos sobre as enzimas, pode-se afirmar:

UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 11

Questo 52
A velocidade inicial da reao enzimtica varia linearmente com a concentrao de substrato at que o stio ativo da enzima esteja completamente saturado e, a partir desse ponto, a velocidade mxima da reao diminui.

Questo 53
No grfico, o valor de KM significa a concentrao de substrato necessria para que seja atingida a metade da velocidade inicial mxima, uma caracterstica da afinidade da enzima pelo seu substrato.

Questo 54
Uma vez atingido o ponto representado por Vmax, a reao enzimtica passa a ser uma reao de ordem zero, significando que, mesmo que se dobre a concentrao de enzima na reao, a velocidade se manter constante.

QUESTES 55 e 56
Para responder a essas questes, considere o grfico que representa a evoluo de uma reao enzimtica em dois tipos de clulas bacterianas, uma normal e outra mutante.

Observando-se a variao da velocidade da reao em funo da concentrao de substrato nos dois tipos de clulas, pode-se afirmar:

Questo 55
Na clula mutante, apesar do valor do KM , para a enzima em estudo, ter sido alterado, a reao enzimtica atingir a mesma velocidade inicial mxima observada na clula normal.

Questo 56
O grfico mostra que a mutao causada na clula bacteriana levou a um melhor desempenho da enzima, j que, para uma mesma concentrao de substrato, a velocidade inicial atingida na clula normal menor do que na clula mutante.
UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 12

Questo 57
Entre os carboidratos mais comuns presentes na dieta humana esto a glicose, que uma cetohexose e a frutose, uma aldohexose, ambas contendo seis tomos de carbono na molcula.

Questo 58
A sacarose acar obtido da cana-de-acar e da beterraba um dissacardeo constitudo de um resduo de glicose e um de frutose, ligados por ligao glicosdica (1 2), o que faz com que esse carboidrato no reaja com o reativo de Benedict.

Questo 59
Existe um nmero maior de aldohexoses do que de cetohexoses na natureza, porque as primeiras possuem mais tomos de carbono assimtricos ou quirais na molcula, o que faz com que tenham um nmero maior de estereoismeros naturais.

Questo 60

As estruturas representadas correspondem aos dois anmeros da D-glicose, sendo que a I representa o anmero , e a II, o anmero , devido posio da hidroxila ligada ao tomo de carbono envolvido na ligao hemiacetlica.

Questo 61
Polissacardeos podem ter uma funo biolgica estrutural, como o caso da celulose, ou uma funo de reserva energtica, o caso do amido, ambos homopolissacardeos constitudos por resduos de glicose, encontrados nas clulas vegetais.

Questo 62

A figura representa a estrutura da lactose, o acar do leite, que um dissacardeo formado por dois resduos de glicose e que no tem poder redutor, portanto, dar uma reao negativa com o reativo de Benedict.
UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 13

Questo 63
Os glicosaminoglicanos so heteropolissacardeos, formados por resduos de monossacardeos cidos ligados a monossacardeos aminados, alternadamente, na cadeia polissacardica, e esto presentes, como constituintes da matriz extracelular, no tecido conjuntivo.

Questo 64
Os cidos graxos, lipdios simples encontrados nas gorduras animais e nos leos vegetais, so compostos anfipticos, porque possuem um grupo acil com carter polar e uma longa cadeia hidrocarbonada aliftica, com carter apolar.

Questo 65
Indivduos obesos acumulam, no tecido adiposo, os glicolipdios, que so constitudos de um resduo de glicerol ligado a dois resduos de cidos graxos e a um grupo fosfato, e que possuem funo de reserva energtica para o corpo humano.

Questo 66
A figura representa a estrutura de um glicocerebrosdeo, presente em clulas do sistema nervoso, que constitudo de uma poro de esfingomielina, ligada a um resduo de monossacardeo.

QUESTES de 67 a 69

Com base na anlise da figura, que representa esquematicamente a membrana plasmtica, destacando seus constituintes, e nos conhecimentos sobre estrutura e funes da membrana, pode-se afirmar:
UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 14

Questo 67
Os fosfolipdios da membrana celular formam a bicamada que separa os ambientes intra e extracelulares, de forma seletiva e semipermevel, fazendo contato com o meio aquoso, atravs dos grupamentos fosfato, e isolando do contato com a gua as cadeias hidrofbicas dos cidos graxos.

Questo 68
A fluidez da membrana est relacionada composio dos fosfolipdios da bicamada, sendo que aquelas mais ricas em cidos graxos saturados nos fosfolipdios e com mais colesterol tm maior fluidez.

Questo 69
O movimento de flip-flop dos fosfolipdios da bicamada da membrana celular, fazendo com que eles mudem da superfcie externa para a interna das clulas e vice versa, pode ocorrer livremente, j que os grupamentos fosfato atravessam com facilidade a bicamada lipdica.

Questo 70
O colesterol, to temido quando se acumula no sangue, um importante lipdio esteroide, com funo estrutural nas membranas celulares e com funo como precursor na biossntese dos hormnios sexuais masculinos e femininos.

UFBA 2012 Vagas Residuais Bioqumica 15

PROVA DE REDAO

INSTRUES:
Escreva sua Redao com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questes. Na Folha de Resposta, utilize apenas o espao a ela destinado. Ser atribuda a pontuao ZERO Redao que se afastar do tema proposto; for apresentada em forma de verso; for assinada fora do local apropriado; apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; for escrita a lpis, em parte ou na sua totalidade; apresentar texto incompreensvel ou letra ilegvel.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redao. I. Quanto ainda h de Jorge Amado na Bahia de hoje? Resposta: Muito e pouco. A literatura amadiana movida por um pensar e reinventar a Bahia. Mestiagem, sincretismo, a Bahia de suas pginas. E uma Bahia real. Jorge Amado no traduz uma Bahia que no existe. Mas existem vrias Bahias. E Jorge comeou a escrever na primeira metade do sculo passado. Havia uma necessidade e at uma urgncia de mapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura esttica. O que se v tambm muda. No existe uma identidade nica, nem definitiva, pois se trata de um processo dinmico. [...]
LEITE, Gildeci. No existe uma Bahia, mas vrias Bahias. MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204, p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II. O tema da identidade cultural muito mal resolvido no campo da Antropologia e no campo da Sociologia. A gente tem, s vezes, at uma certa rejeio maneira como a questo da identidade colocada. Na Antropologia, ns falamos de identidade de uma maneira sempre relacional, opositiva, chamando ateno para contrastes, chamando ateno para um jogo constante de oposies que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia de que haja uma substncia de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. No acreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essncia, como uma coisa j dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposies que ns
UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 16

fazemos entre nossas caractersticas e caractersticas outras. Eu no gosto muito de abordar a temtica da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muita bobagem. [...]
SERRA,Ordep. Identidade e reflexo crtica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminrios de Carnaval (2.: 1998: Salvador, Ba.) Seminrios de Vero II. Folia universitria/Pr-Reitoria de Extenso da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um texto argumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que No existe uma Bahia, mas vrias Bahias. OBSERVAES:
Discuta a questo da baianidade vinculada problemtica da cultura nacional e existncia, ou no, de uma singularidade. Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexes sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 17

RASCUNHO

UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 18

REFERNCIAS
Questes de 01 a 05 ARVIN, A.; CAMPADELLI-FIUME, L.; MOCARSKI, E., et al. Hipervrus humanos: Biologia, terapia e imunoprofilaxia. Cambridge: Cambridge University Press; 2007. Disponvel em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK47362>. Acesso: 5 maio 2012. Adaptado. Questes de 11 a 15 FURTADO, F. Ouabana no crebro. Cincia Hoje, v. 49, n. 291, So Paulo: SBPC, abr. 2012. Adaptado. Questes de 16 a 20 LAURSEN, L. O florescer das bactrias azuis. Scientific American Brasil, ano 10, n. 120. So Paulo: Duetto, maio 2012. Adaptado. Questes de 30 a 35 RUMJANEK, F. Tumor evolutivo. Cincia Hoje, v. 49, n. 292, So Paulo: SBPC, maio. 2012.

Fontes da ilustraes
Questes de 06 a 10 ALBERTS, B., et al. Biologia molecular da clula. Traduo Ana Maria Beatriz Gorini da Veiga. et. al, 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 910. Questes de 21 a 24 DIABETES MELLITUS tipo 2. Disponvel em: <http://diabetesunb.blogspot.com.br/2011/05/ diabetes-tipos_06.html>. Acesso em: 5 maio 2012. Adaptada. Questes de 25 a 29 ALBERTS, B., et al. Op. cit. p. 33.

UFBA 2012 Vagas Residuais 19

You might also like