You are on page 1of 125

1

AMOR, EXISTNCIA E SUBJETIVIDADE ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA II ANTOLOGIA E QUESTES por

IDA FERREIRA ALVES MARIA LCIA W. DE OLIVEIRA

Agradecimento especial equipe de Monitoria de Literatura Portuguesa 2008, que auxiliou na seleo dos fragmentos literrios e crticos e acompanhou todo o processo de organizao desta antologia.

Monitoras

Ana Beatriz Affonso Penna Viviane Vasconcelos

3 metodolgicas do professor. Os elementos integrantes do corpus literrio so acompanhados de excertos de Textos Crticos e de Questes de Anlise com o objetivo de motivar o trabalho de anlise e interpretao literria, que pode ser aprofundado com os ttulos da bibliografia sugerida ao final do volume. Como um trabalho de equipe em carter experimental, a Antologia ser aplicada nas turmas de Literatura Portuguesa II durante o ano de 2009, ao final do qual ser feita a sua avaliao por professores e alunos, incorporando-se as alteraes necessrias em segunda edio. Em maro de 2009 As autoras Profa. Dra. Ida Ferreira Alves Profa.Dra. Maria Lcia Wiltshire de Oliveira

APRESENTAO

Esta Antologia o resultado da segunda fase, desenvolvida no ano de 2008, do Projeto de Monitoria da rea de Literaturas Portuguesa e Africana do Departamento de Letras Clssicas e Vernculas da UFF Revitalizando o curso de Letras da UFF: um corpus para Literatura Portuguesa , com o objetivo de reunir um conjunto de textos literrios a serem estudados na disciplina obrigatria de Literatura Portuguesa II. O corpus foi selecionado a partir de pesquisa dos contedos de estudos e programas utilizados nos cursos de Letras da regio, considerando a nova configurao curricular implantada em 2006 no Instituto de Letras da UFF e as recomendaes nacionais para a rea fixadas na ementa do ENADE. A inteno desta segunda recolha a de que os professores da rea e os alunos inscritos na disciplina disponham de um material didtico de apoio que contemple, em relao Literatura Portuguesa, as diferentes pocas, gneros e autores, agrupados em torno de trs eixos temticos Amor, Existncia e Subjetividade - e trs obras consideradas provocativas pela equipe: Os Lusadas, de Lus de Cames, Poemas, de Bocage e Poemas, de Fernando Pessoa. No interior de cada unidade temtica, outros fragmentos de obras de diferentes autores esto dispostos em ordem cronolgica para que sejam explorados sob a inspirao dos textos/ autores cannicos recorrentes, segundo as preferncias e opes

Antologia de literatura portuguesa II Linha temtica: Amor


LUS DE CAMES Os Lusadas (Canto III) 118 "Passada esta to prspera vitria, Tornando Afonso Lusitana terra, A se lograr da paz com tanta glria Quanta soube ganhar na dura guerra, O caso triste, e dino da memria, Que do sepulcro os homens desenterra, Aconteceu da msera e mesquinha Que depois de ser morta foi Rainha. 119 "Tu s, tu, puro amor, com fora crua, Que os coraes humanos tanto obriga, Deste causa molesta morte sua, Como se fora prfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nem com lgrimas tristes se mitiga, porque queres, spero e tirano, Tuas aras banhar em sangue humano.

120 "Estavas, linda Ins, posta em sossego, De teus anos colhendo doce fruto, Naquele engano da alma, ledo e cego, Que a fortuna no deixa durar muito, Nos saudosos campos do Mondego, De teus fermosos olhos nunca enxuto, Aos montes ensinando e s ervinhas O nome que no peito escrito tinhas. 121 "Do teu Prncipe ali te respondiam As lembranas que na alma lhe moravam, Que sempre ante seus olhos te traziam, Quando dos teus fermosos se apartavam: De noite em doces sonhos, que mentiam, De dia em pensamentos, que voavam. E quanto enfim cuidava, e quanto via, Eram tudo memrias de alegria. 122 "De outras belas senhoras e Princesas Os desejados tlamos enjeita, Que tudo enfim, tu, puro amor, despreza, Quando um gesto suave te sujeita. Vendo estas namoradas estranhezas

5 O velho pai sesudo, que respeita O murmurar do povo, e a fantasia Do filho, que casar-se no queria, 123 "Tirar Ins ao mundo determina, Por lhe tirar o filho que tem preso, Crendo co'o sangue s da morte indina Matar do firme amor o fogo aceso. Que furor consentiu que a espada fina, Que pde sustentar o grande peso Do furor Mauro, fosse alevantada Contra uma fraca dama delicada? 124 "Traziam-na os horrficos algozes Ante o Rei, j movido a piedade: Mas o povo, com falsas e ferozes Razes, morte crua o persuade. Ela com tristes e piedosas vozes, Sadas s da mgoa, e saudade Do seu Prncipe, e filhos que deixava, Que mais que a prpria morte a magoava, 125 "Para o Cu cristalino alevantando Com lgrimas os olhos piedosos, Os olhos, porque as mos lhe estava atando Um dos duros ministros rigorosos; E depois nos meninos atentando, Que to queridos tinha, e to mimosos, Cuja orfandade como me temia, Para o av cruel assim dizia: 126 - "Se j nas brutas feras, cuja mente Natura fez cruel de nascimento, E nas aves agrestes, que somente Nas rapinas areas tm o intento, Com pequenas crianas viu a gente Terem to piedoso sentimento, Como coa me de Nino j mostraram, E colos irmos que Roma edificaram; 127 - " tu, que tens de humano o gesto e o peito (Se de humano matar uma donzela Fraca e sem fora, s por ter sujeito O corao a quem soube venc-la) A estas criancinhas tem respeito, Pois o no tens morte escura dela; Mova-te a piedade sua e minha, Pois te no move a culpa que no tinha.

6 128 - "E se, vencendo a Maura resistncia, A morte sabes dar com fogo e ferro, Sabe tambm dar vicia com clemncia A quem para perd-la no fez erro. Mas se to assim merece esta inocncia, Pe-me em perptuo e msero desterro, Na Ctia f ria, ou l na Lbia ardente, Onde em lgrimas viva eternamente. 129 "Pe-me onde se use toda a feridade, Entre lees e tigres, e verei Se neles achar posso a piedade Que entre peitos humanos no achei: Ali com o amor intrnseco e vontade Naquele por quem morro, criarei Estas relquias suas que aqui viste, Que refrigrio sejam da me triste." 130 "Queria perdoar-lhe o Rei benino, Movido das palavras que o magoam; Mas o pertinaz povo, e seu destino (Que desta sorte o quis) lhe no perdoam. Arrancam das espadas de ao fino Os que por bom tal feito ali apregoam. Contra uma dama, peitos carniceiros, Feros vos amostrais, e cavaleiros? 131 "Qual contra a linda moa Policena, Consolao extrema da me velha, Porque a sombra de Aquiles a condena, Co'o ferro o duro Pirro se aparelha; Mas ela os olhos com que o ar serena (Bem como paciente e mansa ovelha) Na msera me postos, que endoudece, Ao duro sacrifcio se oferece: 132 "Tais contra Ins os brutos matadores No colo de alabastro, que sustinha As obras com que Amor matou de amores Aquele que depois a fez Rainha; As espadas banhando, e as brancas flores, Que ela dos olhos seus regadas tinha, Se encarniavam, frvidos e irosos, No futuro castigo no cuidosos. 133 "Bem puderas, Sol, da vista destes Teus raios apartar aquele dia, Como da seva mesa de Tiestes, Quando os filhos por mo de Atreu comia.

7 Vs, cncavos vales, que pudestes A voz extrema ouvir da boca fria, O nome do seu Pedro, que lhe ouvistes, Por muito grande espao repetisses! 134 "Assim como a bonina, que cortada Antes do tempo foi, cndida e bela, Sendo das mos lascivas maltratada Da menina que a trouxe na capela, O cheiro traz perdido e a cor murchada: Tal est morta a plida donzela, Secas do rosto as rosas, e perdida A branca e viva cor, coa doce vida. 135 "As filhas do Mondego a morte escura Longo tempo chorando memoraram, E, por memria eterna, em fonte pura As lgrimas choradas transformaram; O nome lhe puseram, que inda dura, Dos amores de Ins que ali passaram. Vede que fresca fonte rega as flores, Que lgrimas so a gua, e o nome amores.

51 Cortando vo as naus a larga via Do mar ingente para a ptria amada, Desejando prover-se de gua fria, Para a grande viagem prolongada, Quando juntas, com sbita alegria, Houveram vista da ilha namorada, Rompendo pelo cu a me formosa De Mennio, suave e deleitosa. 52 De longe a Ilha viram fresca e bela, Que Vnus pelas ondas lha levava (Bem como o vento leva branca vela) Para onde a forte armada se enxergava; Que, por que no passassem, sem que nela Tomassem porto, como desejava, Para onde as naus navegam a movia A Acidlia, que tudo enfim podia. 53 Mas firme a fez e imvel, como viu Que era dos Nautas vista e demandada; Qual ficou Delos, tanto que pariu Latona Febo e a Deusa caa usada. Para l logo a proa o mar abriu, Onde a costa fazia uma enseada

CAMES, Luis. Os lusadas. Edio organizada por Emanuel Paulo Ramos. Porto: Porto Editora, 1978.

(Canto IX)

8 Curva e quieta, cuja branca areia, Pintou de ruivas conchas Citereia. 54 Trs formosos outeiros se mostravam Erguidos com soberba graciosa, Que de gramneo esmalte se adornavam.. Na formosa ilha alegre e deleitosa; Claras fontes e lmpidas manavam Do cume, que a verdura tem viosa; Por entre pedras alvas se deriva A sonorosa linfa fugitiva. 55 Num vale ameno, que os outeiros fende, Vinham as claras guas ajuntar-se, Onde uma mesa fazem, que se estende To bela quanto pode imaginar-se; Arvoredo gentil sobre ela pende, Como que pronto est para afeitar-se, Vendo-se no cristal resplandecente, Que em si o est pintando propriamente. 56 Mil rvores esto ao cu subindo, Com pomos odorferos e belos: A laranjeira tem no fruto lindo A cor que tinha Dafne nos cabelos; Encosta-se no cho, que est caindo, A cidreira com os pesos amarelos; Os formosos limes ali, cheirando, Esto virgneas tetas imitando. 57 As rvores agrestes que os outeiros Tm com frondente coma enobrecidos, Alemos so de Alcides, e os loureiros Do louro Deus amados e queridos; Mirtos de Citereia, com os pinheiros De Cibele, por outro amor vencidos; Est apontando o agudo cipariso Para onde posto o etreo paraso. 58 Os dons que d Pomona, ali Natura Produz diferentes nos sabores, Sem ter necessidade de cultura, Que sem ela se do muito melhores: As cerejas purpreas na pintura, As amoras, que o nome tm de amores, O pomo que da ptria Prsia veio, Melhor tornado no terreno alheio.

9 59 Abre a rom, mostrando a rubicunda Cor, com que tu, rubi, teu preo perdes; Entre os braos do ulmeiro est a jocunda Vide, com uns cachos roxos e outros verdes; E vs, se na vossa rvore fecunda, Peras piramidais, viver quiserdes, Entregai-vos ao dano, que, com os bicos, Em vs fazem os pssaros inicos. 60 Pois a tapearia bela e fina, Com que se cobre o rstico terreno, Faz ser a de Aquemnia menos diria, Mas o sombrio vale mais ameno. Ali a cabea a flor Cifsia inclina Sbolo tanque lcido e sereno; Floresce o filho e neto de Ciniras, Por quem tu, Deusa Pfia, inda suspiras. 61 Para julgar, difcil coisa fora, No cu vendo e na terra as mesmas cores, Se dava s flores cor a bela Aurora, Ou se lha do a ela as belas flores. Pintando estava ali Zfiro e Flora As violas da cor dos amadores; O lrio roxo, a fresca rosa bela, Qual reluz nas faces da donzela; 62 A cndida cecm, das matutinas Lgrimas rociada, e a manjarona. Vem-se as letras nas flores Hiacintinas, To queridas do filho de Latona. Bem se enxerga nos pomos e boninas Que competia Cloris com Pomona. Pois se as aves no ar cantando voam, Alegres animais o cho povoam. 63 Ao longo da gua o nveo cisne canta, Responde-lhe do ramo filomela; Da sombra de seus cornos no se espanta Acteon, n'gua cristalina e bela; Aqui a fugace lebre se levanta Da espessa mata, ou tmida gazela; Ali no bico traz ao caro ninho O mantimento o leve passarinho. 64 Nesta frescura tal desembarcavam J das naus os segundos Argonautas, Onde pela floresta se deixavam Andar as belas Deusas, como incautas. Algumas doces ctaras tocavam,

10 Algumas harpas e sonoras flautas, Outras com os arcos de ouro se fingiam Seguir os animais, que no seguiam. 65 Assim lhe aconselhara a mestra experta; Que andassem pelos campos espalhadas; Que, vista dos bares a presa incerta, Se fizessem primeiro desejadas. Algumas, que na forma descoberta Do belo corpo estavam confiadas, Posta a artificiosa formosura, Nuas lavar se deixam na gua pura, 66 Mas os fortes mancebos, que na praia Punham os ps, de terra cobiosos, Que no h nenhum deles que no saia De acharem caa agreste desejosos, No cuidam que, sem lao ou redes, caia Caa naqueles montes deleitosos, To suave, domstica e benigna, Qual ferida lha tinha j Ericina. 67 Alguns, que em espingardas e nas bestas, Para ferir os cervos se fiavam, Pelos sombrios matos e florestas Determinadamente se lanavam: Outros, nas sombras, que de as altas sestas Defendem a verdura, passeavam Ao longo da gua que, suave e queda, Por alvas pedras corre praia leda. 68 Comeam de enxergar subitamente Por entre verdes ramos vrias cores, Cores de quem a vista julga e sente Que no eram das rosas ou das flores, Mas da l fina e seda diferente, Que mais incita a fora dos amores, De que se vestem as humanas rosas, Fazendo-se por arte mais formosas. 69 D Veloso espantado um grande grito: "Senhores, caa estranha, disse, esta! Se ainda dura o Gentio antigo rito, A Deusas sagrada esta floresta. Mais descobrimos do que humano esprito Desejou nunca; e bem se manifesta Que so grandes as coisas e excelentes, Que o mundo encobre aos homens imprudentes.

11 70 "Sigamos estas Deusas, e vejamos Se fantsticas so, se verdadeiras." Isto dito, velozes mais que gamos, Se lanam a correr pelas ribeiras. Fugindo as Ninfas vo por entre os ramos, Mas, mais industriosas que ligeiras, Pouco e pouco sorrindo e gritos dando, Se deixam ir dos galgos alcanando. 71 De uma os cabelos de ouro o vento leva Correndo, e de outra as fraldas delicadas; Acende-se o desejo, que se ceva Nas alvas carnes sbito mostradas; Uma de indstria cai, e j releva, Com mostras mais macias que indignadas, Que sobre ela, empecendo, tambm caia Quem a seguiu pela arenosa praia. 72 Outros, por outra parte, vo topar Com as Deusas despidas, que se lavam: Elas comeam sbito a gritar, Como que assalto tal no esperavam. Umas, fingindo menos estimar A vergonha que a fora, se lanavam Nuas por entre o mato, aos olhos dando O que s mos cobiosas vo negando. 73 Outra, como acudindo mais depressa A vergonha da Deusa caadora, Esconde o corpo n'gua; outra se apressa Por tomar os vestidos, que tem fora. Tal dos mancebos h, que se arremessa, Vestido assim e calado (que, coa mora De se despir, h medo que ainda tarde) A matar na gua o fogo que nele arde. 74 Qual co de caador, sagaz e ardido, Usado a tomar na gua a ave ferida, Vendo no rosto o frreo cano erguido Para a garcenha ou pata conhecida, Antes que soe o estouro, mal sofrido Salta n'gua, e da presa no duvida, Nadando vai e latindo: assim o mancebo Remete que no era irm de Febo. 75 Leonardo, soldado bem disposto, Manhoso, cavaleiro e namorado, A quem amor no dera um s desgosto, Mas sempre fora dele maltratado, E tinha j por firme pressuposto

12 Ser com amores mal afortunado, Porm no que perdesse a esperana De ainda poder seu fado ter mudana, 76 Quis aqui sua ventura, que corria Aps Efire, exemplo de beleza, Que mais caro que as outras dar queria O que deu para dar-se a natureza. J cansado correndo lhe dizia: " formosura indigna de aspereza, Pois desta vida te concedo a palma, Espera um corpo de quem levas a alma. 77 "Todas de correr cansam, Ninfa pura, Rendendo-se vontade do inimigo, Tu s de mi s foges na espessura? Quem te disse que eu era o que te sigo? Se to tem dito j aquela ventura, Que em toda a parte sempre anda comigo, no na creias, porque eu, quando a cria, Mil vezes cada hora me mentia. 78 "No canses, que me cansas: e se queres Fugir-me, por que no possa tocar-te, Minha ventura tal que, ainda que esperes, Ela far que no possa alcanar-te. Espora; quero ver, se tu quiseres, Que subtil modo busca de escapar-te, E notars, no fim deste sucesso, Tra la spica e la man, qual muro messo. 79 " no me fujas! Assim nunca o breve Tempo fuja de tua formosura! Que, s com refrear o passo leve, Vencers da fortuna a fora dura. Que Imperador, que exrcito se atreve A quebrantar a fria da ventura, Que, em quanto desejei, me vai seguindo, O que tu s fars no me fugindo! 80 "Pes-te da parte da desdita minha? Fraqueza dar ajuda ao mais potente. Levas-me um corao, que livre tinha? Solta-me, e corrers mais levemente. No te carrega essa alma to mesquinha, Que nesses fios de ouro reluzente Atada levas? Ou, depois de presa, Lhe mudaste a ventura, e menos pesa? 81 "Nesta esperana s te vou seguindo:

13 Que, ou tu no sofrers o peso dela, Ou na virtude de teu gesto lindo Lhe mudars a triste e dura estrela: E se se lhe mudar, no vs fugindo, Que Amor te ferir, gentil donzela, E tu me esperars, se Amor te fere: E se me esperas, no h mais que espere." 82 J no fugia a bela Ninfa, tanto Por se dar cara ao triste que a seguia, Como por ir ouvindo o doce canto, As namoradas mgoas que dizia. Volvendo o rosto j sereno e santo, Toda banhada em riso e alegria, Cair se deixa aos ps do vencedor, Que todo se desfaz em puro amor. 83 que famintos beijos na floresta, E que mimoso choro que soava! Que afagos to suaves, que ira honesta, Que em risinhos alegres se tornava! O que mais passam na manh, e na sesta, Que Vnus com prazeres inflamava, Melhor experiment-lo que julg-lo, Mas julgue-o quem no pode experiment-lo. 84

Desta arte enfim conformes j as formosas Ninfas com os seus amados navegantes, Os ornam de capelas deleitosas De louro, e de ouro, e flores abundantes. As mos alvas lhes davam como esposas; Com palavras formais e estipulantes Se prometem eterna companhia Em vida e morte, de honra e alegria. 85 Uma delas maior, a quem se humilha Todo o coro das Ninfas, e obedece, Que dizem ser de Celo e Vesta filha, O que no gesto belo se parece, Enchendo a terra e o mar de maravilha, O Capito ilustre, que o merece, Recebe ali com pompa honesta e rgia, Mostrando-se senhora grande e egrgia. 86 Que, depois de lhe ter dito quem era, Com um alto exrdio, de alta graa ornado, Dando-lhe a entender que ali viera Por alta influio do imvel fado, Para lhe descobrir da unida esfera Da terra imensa, e mar no navegado, Os segredos, por alta profecia, O que esta sua nao s merecia,

14 87 Tomando-o pela mo, o leva e guia Para o cume dum monte alto e divino, No qual uma rica fbrica se erguia De cristal toda, e de ouro puro e fino. A maior parte aqui passam do dia Em doces jogos e em prazer contino: Ela nos paos logra seus amores, As outras pelas sombras entre as flores. 88 Assim a formosa e a forte companhia O dia quase todo esto passando, Numa alma, doce, incgnita alegria, Os trabalhos to longos compensando. Porque dos feitos grandes, da ousadia Forte e famosa, o mundo est guardando O prmio l no fim, bem merecido, Com fama grande e nome alto e subido.
CAMES, Luis. Os lusadas. Edio organizada por Emanuel Paulo Ramos. Porto: Porto Editora, 1978.

celestiais: Luzbel. A queda de Luzbel prenuncia e contm a dos homens. Mas Luzbel, at onde sabemos, irredimvel: sua condenao eterna. O homem, ao contrrio, pode pagar sua falta, transformar a queda em vo. O amor o reconhecimento, na pessoa amada, desse dom do vo que distingue todas as criaturas humanas. O mistrio da condio humana reside em sua liberdade: queda e vo. E nisso tambm reside a imensa seduo que exerce sobre ns o amor. No nos oferece uma via de salvao e muito menos uma idolatria. Comea com a admirao diante de uma pessoa, vem depois o entusiasmo e tudo culmina com a paixo que nos leva felicidade ou ao desastre. O amor uma prova que a todos, felizes e desgraados, enobrece.
PAZ, Octavio. A dama e a santa. In: A dupla chama: Amor e Erotismo. So Paulo, Siciliano, 1993. p. 86.

2- Outra caracterstica tambm tipicamente renascentista de Os Lusadas, capaz de suscitar o interesse de um leitor moderno, j o vimos a outro respeito a palpitao afrodisaca que vibra em todo o poema, exaltao do amoroso ajuntamento, lei do universo [...] No se trata de uma ou outra nota ertica a apimentar a narrativa: uma tenso permanente, ressumante a cada pretexto, distendendo-se e repousando finalmente na ilha de Vnus, coroamento do poema, a Ilha Afortunada, a utopia onde Cames condensa a sua mais aguda percepo do maravilhoso real, o maravilhoso do amor.
SARAIVA, Antnio Jos; LOPES, Oscar. Histria da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora Limitada; 6ed; p. 357.

Textos crticos 1-Para os cristos e os muulmanos o grande mistrio a queda: a dos homens, mas tambm a dos anjos. Grande queda, o grande mistrio, foi o do anjo mais belo, o lugar-tenente das milcias

15

Questo de anlise A partir da idia de que o amor uma prova que a todos, felizes e desgraados, enobrece, discuta o episdio de Ins de Castro e o da Ilha dos Amores, no plano maior de Os Lusadas. LUS DE CAMES Sonetos

Tanto de meu estado me acho incerto, Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio; O Mundo todo abarco e nada aperto. tudo quanto sinto um desconcerto; Da alma um fogo me sai, da vista um rio; Agora espero, agora desconfio, Agora desvario, agora acerto. Estando em terra, chego ao cu voando; Nma hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar a hora.

Enquanto quis Fortuna que tivesse Esperana de algum contentamento, O gosto de um suave pensamento Me fez que seus efeitos escrevesse. Porm, temendo Amor que aviso desse Minha escritura a algum juzo isento, Escureceu-me o engenho co tormento, Para que seus enganos no dissesse. vs que Amor obriga a ser sujeitos A diversas vontades! Quando lerdes Num breve livro casos to diversos, Verdades puras so e no defeitos; E sabei que, segundo o amor tiverdes, Tereis o entendimento de meus versos.

Se me pergunta algum porque assi ando, Respondo que no sei; porm suspeito Que s porque vos vi, minha Senhora. Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade.

16 Cantiga a este mote: Descala vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e no segura. VOLTAS Leva na cabea o pote, O testo nas mos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamalote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e no segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entranado Fita de cor de encarnado, To linda que o mundo espanta. Chove nela graa tanta, Que d graa fermosura. Vai fermosa e no segura.
CAMES, Luis de. Redondilhas, canes, sonetos. Edio comemorativa do 4 centenrio da morte do poeta. Rio de Janeiro: Real Gabinete Portugus de Leitura, 1980.

Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

Transforma-se o amador na cousa amada. Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela est minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcanar? Em si somente pode descansar, Pois consigo tal alma est liada. Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a alma minha se conforma, Est no pensamento como ideia; [E] o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matria simples busca a forma.

Textos crticos 1- O seu [Cames] grande tema comum de fundo o da exaltao dos tormentos do amor, desde o xtase perante a bela figura que na

17 alma do poeta se pinta, desde o doce engano inicial, at s conseqncias das mudanas, externas e internas, verdadeiras metamorfoses em que se opera um seu absoluto transformar-se na vontade amada. Sem nunca deixar de ser homem formado s de carne e osso, o Poeta, impe-se todavia um verdadeiro martrio de f amorosa: sofra seus males, pra que os merea.
SARAIVA, Antnio Jos; LOPES, Oscar. Histria da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora Limitada; 6ed; p. 337.

Trovadorismo Cantigas de Amigo Pois nossas madres van a San Simon de Val de Prados candeas queimar, ns, as meninhas, punhemos d'andar con nossas madres, e elas entn queimen candeas por ns e por si, e ns, meninhas, bailaremos i. Nossos amigos todos l irn por nos veer e andaremos ns bailand'ant'eles, fremosas, en cs, e nossas madres, pois que al van, queimen candeas por ns e por si, e ns, meninhas, bailaremos i. Nossos amigos irn por cousir como bailamos, e poden veer, bailar moas de mui bon parecer, e nossas madres, pois l queren ir, queimen candeas por ns e por si, e ns, meninhas, bailaremos i. Pero Vivies Digades, filha, mia filha velida: porque tardastes na fontana fria? os amores hei.

2- Ainda mesmo quando nas suas redondilhas [...] parece aproximar-se da expresso lrica dos Cancioneiros ainda mesmo ento Cames est, realmente, muito longe do primitivismo estilstico medieval. Agora o poeta um arguto glosador que nunca esquece os preceitos da Retrica.
SIMES, Joo Gaspar. Histria da poesia portuguesa. Lisboa, 1955. vol. 1, p. 318.

Questes de anlise 1- Observando a relao poesia amor escrita, construa uma leitura que rena os sonetos camonianos anteriormente transcritos. 2- Considerando a afirmao de Joo Gaspar Simes, analise o poema Descala vai para a fonte.

18 ou mi-o detem el-rei: mias toucas da Estela, eu non vos tragerei. Pero m'eu leda semelho, non me sei dar conselho; amigas, que farei? en vs, ai meu espelho, eu non me veerei. Estas das mui belas el mi-as deu, ai donzelas, non vo-las negarei: mias cintas das fivelas, eu non vos cingerei. Pero Gonalves CV 505; CBN 918 Non chegou, madr, o meu amigo, e ojest o prazo saido! Ai, madre, moiro damor! Non chegou, madr, o meu amado e ojest o prazo passado! Ai, madre, moiro damor! E ojest o prazo saido! Por que mentiu o desmentido? Ai, madre, moiro damor! E ojest o prazo passado!

Digades, filha, mia filha louana: porque tardastes na fria fontana? os amores hei. Tardei, mia madre, na fontana fria, cervos do monte a augua volvan: os amores hei. Tardei, mia madre, na fria fontana, cervos do monte volvan a augua: os amores hei. Mentir, mia filha, mentir por amigo; Nunca vi cervo que volvess' o rio: os amores hei. Mentir, mia filha, mentir por amado; Nunca vi cervo que volvess' o alto: os amores hei. Pero Meogo Par Deus, coitada vivo, pois non ven meu amigo; pois non ven, que farei? meus cabelos, com sirgo eu non vos liarei. Pois non ven de Castela, non viv', ai mesela,

19 Porque mentiu o perjurado, Ai, madre, moiro d amor! Porque mentiu o desmentido, pesa-mi, pois per si falido. Ai, madre, moiro damor! D. Dinis Cantigas de Amor Quer'eu en maneira de prenal fazer agora un cantar d'amor, e querrei muiti loar mia senhor a que prez nen fremusura non fal, nen bondade; e mais vos direi en: tanto a fez Deus comprida de ben que mais que todas las do mundo val. Ca mia senhor quiso Deus fazer tal, quando a fez, que a fez sabedor de todo ben e de mui gran valor, e con tod[o] est mui comunal ali u deve; er deu-lhi bon sen, e des i non lhi fez pouco de ben, quando non quis que lh outra foss igual. Ca en mia senhor nunca Deus ps mal, mais ps i prez e beldad e loor e falar mui ben, e riir melhor que outra molher; des i leal muit, e por esto non sei oj eu quen possa compridamente no seu ben falar, ca non , tra-lo seu ben, al. D. Dinis Cantiga de Escrnio e Maldizer Ai, dona fea, foste-vos queixar por [que] vos nunca louv'em [o] meu cantar; mais ora quero fazer um cantar, en que vos loarei toda via; e vedes como vos quero loar: dona fea, velha e sandia! [Ai!]dona fea, se Deus me perdom, pois avedes [a] tam gram coraom que vos eu loe em esta razom, vos quero j loar toda via; e vedes qual ser a loaom: dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei en meu trobar, pero muito trobei; mais ora j un bom cantar farei, em que vos loarei toda via; e direi-vos como vos loarei: dona fea, velha e sandia! Joo Garcia de Guilhade

20 2Histria e antologia da literatura portuguesa sculos XIII-XIV . Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian / Servio de Bibliotecas e Apoio Leitura, 1997 [Coordenao cientfica de Isabel Allegro de Magalhes].

Na cantiga de D. Dinis, cujo primeiro verso Quereu en maneira de proenal, h uma comparao de modos de amar e de trovar. Explique.

Texto crtico Natlia Correa, em estudo introdutrio a uma antologia de poesia trovadoresca que organizou (Cantares dos Trovadores GalegoPortugueses, 2.ed. Lisboa: Estampa, 1978), inicia seu texto afirmando: Na constelao das novas atitudes espirituais que se encapelam na Renascena do sculo XII, sobressai uma revolucionria concepo do amor, enraizada na descoberta do esprito feminino.. Mais adiante, escreve ainda: Amar e trovar so, efectivamente, dois termos que aparecem identificados nos nossos cancioneiros. J dona por quem trovar / no tenho nem me apetece, diz Gil Prez Condes. Esta sinonmia do trovar e do amar a chave da potica dos nossos trovadores, aquilo que os restringe e simultaneamente afirma a sua originalidade.

BERNARDIM RIBEIRO Menina e Moa ou Saudades E porque nos reinos donde eles vinham se costumava, antes que mandassem os corpos mortos terra, virem todos os parentes mais chegados beij-los nas faces, os familiares nos ps, e o parente mais chegado por derradeiro do todos (parece que faziam aquilo como saudao, para que aquela transmudao fosse como em boa hora), quando tudo foi acabado, a ama veio chamar Lamentor e a senhora Ania, que foi rijo lanar-se sobre as faces de sua irm. E beijando-a levantou a voz, dizendo: Noutra terra muitas tivreis vos que fizeram isto mais que nesta. Aqui comeou rasgar o seu formoso rosto, e todos levantaram um triste pranto maravilha, cada um lembrava sua dor, e assim a iam beijar nos ps. Lamentor, a quem mais doa aonde inda nunca outra cousa lhe doera, depois de muitos suspiros arrancados d'alma, olhando pelo que devia de fazer pelo costume, desta maneira disse: Ai, senhora Belisa, como vos hei de saudar eu? Por mim deixastes vs vossa me, vossa terra, vossos amigos e parentes; quem vos pode apartar de mim em terras estranhas para me fazerdes to triste? No me quereis vs a mim tamanho bem? Como me deixastes s? Mas alguma grande desaventura me houve inveja, que o que me vs fazeis para eu ser o mais ledo cavaleiro do mundo, para eu ser o mais enojado o fazeis vs. Mal-aventurado cavaleiro, que para vs,

Questes de anlise 1- Analisando o tratamento dado figura feminina nos textos trovadorescos e confrontando os gneros lrico e satrico, comente as cantigas anteriormente transcritas.

21 senhora, estava ordenado uma sepultura em terra alheia, e para minha vida duas: mas a vossa ter o corpo; e a minha, vida e alma. No era mais rijo, senhora, o fio que nos a ns tinha a ambos? Como o cortastes vs em mim? No vos lembrou que era eu o que vos no havia de ver mais? Mas pedistes, senhora, me disseram, que vos levassem de a par de mim, por me no tirarem do repouso, e outrem tirava-mo estava mo tirando a furto de vos. No abastou a minha desaventura haver de ser o mais triste do mundo, mas ainda a maneira de como me veio o havia tambm de ser? No me chamaram seno para vos no ver, e ainda ento vos doestes de mim, que quisreis alimpiar-me as lgrimas, e a minha desaventura no queria. Falecer-vos a mo, como que vos deixava sendo j senhora da vontade a morte, e com os olhos derradeiros postos em mim me fostes mostrando que com a alma se vos ia tambm a vontade. Mais devidos eram os meus anos a este vosso caminho, mas mais o era eu s tristezas. E pois fico para elas, o melhor ficar sem vos. histrias de amor, felizes ou desastrosas; ora uma fora que impele as personagens para fora de si mesmas, numa inquietao sem objetivo definido. No primeiro caso h um paralelismo entre a personagem e o ambiente natural. No segundo a fronteira entre uma e outro dissolve-se: o apelo do longe, por exemplo, ecoa na personagem como que ampliando os limites do eu. neste segundo aspecto que Bernardim pode considerar-se um precursor do gosto da distncia e da bruma que caracterizar alguns romnticos.
SARAIVA, Antnio Jos; LOPES, Oscar. Histria da literatura portuguesa.17.ed, corr. e atual. Porto: Porto Editora. p. 232-233.

Questo de anlise Analise a experincia amorosa presente no fragmento de Menina e Moa.

Texto crtico No seu conjunto, e considerando especialmente a parte incontroversamente bernardiana, a Menina e Moa tende a exprimir uma filosofia segundo a qual o que confere vida humana o seu mais alto valor o empenhamento amoroso. O amor faz ali valer os direitos contra o dever comum, contra o sacramento conjugal, absorve os outros fins do indivduo, cria um ambiente de irresponsabilidade fatalista, que se confirma por sonhos premonitrios, aparies, vozes sobrenaturais, agouros, palpites, smbolos ou contrastes na natureza. A natureza da Menina e Moa tem um duplo aspecto: ora um espelho, em que as criaturas humanas se vem ou vem o seu contraste, um espelho que conta BOCAGE Olha, Marlia, as flautas dos pastores, Que bem que soam, como esto cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, no sentes, Os Zfiros brincar por entre as flores? V como ali beijando-se os Amores Incitam nossos sculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores!

22 Naquele arbusto o rouxinol suspira; Ora nas folhas a abelhinha pra, Ora nos ares, sussurrando gira. Que alegre campo! Que manh to clara! Mas ah! Tudo o que vs, se eu no te vira, Mais tristeza que a noite me causara. Texto crtico Vivendo entre 1765 e 1805, Bocage foi homem do sculo XVIII, que termina na Europa com a vitria das Luzes. Mas encontra Lisboa com as Luzes apagadas, ou levemente bruxuleantes em salas secretas. Lisboa, onde as luzes da Razo e da Liberdade nunca tinham sido acesas, apesar das dbeis tochas do interregno pombalino. Lisboa, centro de um Imprio em runas e de um Portugal imerso no atraso, na decadncia econmica, na libertinagem cortes feitas s custas da misria de servos e operrios.
Bocage. Seleo de textos, notas, estudos biogrfico e crtico por Marisa Lajolo. So Paulo: Nova Cultural, 1981. p.9 [coleo Literatura Comentada]

Importuna Razo, no me persigas; Cesse a rspida voz que em vo murmura, Se a lei de Amor, se a fora da ternura Nem domas, nem contrastas, nem mitigas. Se acusas os mortais, e os no obrigas, Se (conhecendo o mal) no ds a cura, Deixa-me apreciar minha loucura; Importuna Razo, no me persigas. teu fim, teu projecto encher de pejo Esta alma, frgil vtima daquela Que, injusta e vria, noutros laos vejo. Queres que fuja de Marlia bela, Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejo carpir, delirar, morrer por ela.

Questo de anlise Considerado poeta neoclssico, mas j vivendo no final do sculo XVIII, h na maior parte dos seus sonetos a tenso entre o clssico e o pr-romntico. Demonstre essa tenso a partir dos poemas acima. ALMEIDA GARRET Este inferno de Amar Este inferno de amar como eu amo! Quem mo ps aqui n'alma ... quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que a vida e que a vida destri -

BOCAGE. [Sel., notas e estudos biogrfico e crtico por Marisa Lajolo estudo histrico por Ricardo Maranho]. So Paulo: Nova Cultural, 1981.

23 Como que se veio a atear, Quando ai quando se h-de ela apagar? Eu no sei, no me lembra; o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez... foi um sonho - Em que paz to serena a dormi! Oh!, que doce era aquele sonhar ... Quem me veio, ai de mim!, despertar? S me lembra que um dia formoso Eu passei... dava o sol tanta luz! E os meus olhos, que vagos giravam, Em seus olhos ardentes os pus. Que fez ela?, eu que fiz? - No no sei; Mas nessa hora a viver comecei ... No te amo No te amo, quero-te: o amar vem d'alma. E eu n'alma tenho a calma, A calma do jazigo. Ai! no te amo, no. No te amo, quero-te: o amor vida. E a vida nem sentida A trago eu j comigo. Ai, no te amo, no! Ai! no te amo, no; e s te quero Cascais Acaba ali a terra Nos derradeiros rochedos, A deserta rida serra Por entre os negros penedos S deixa viver mesquinho Triste pinheiro maninho. E os ventos despregados Sopram rijos na rama, De um querer bruto e fero Que o sangue me devora, No chega ao corao. No te amo. s bela; e eu no te amo, bela. Quem ama a aziaga estrela Que lhe luz na m hora Da sua perdio? E quero-te, e no te amo, que forado, De mau feitio azado Este indigno furor. Mas oh! no te amo, no. E infame sou, porque te quero; e tanto Que de mim tenho espanto, De ti medo e terror... Mas amar!... no te amo, no.

24 E os cus turvos, anuveados, Tudo ali era braveza De selvagem natureza. A, na quebra do monte, Entre uns juncos mal medrados, Seco o rio, seca a fonte, Ervas e matos queimados, A nessa bruta serra, A foi um cu na terra. Ali ss no mundo, ss, Santo Deus! Como vivemos! Como ramos tudo ns E de nada mais soubemos! Como nos folgava a vida De tudo o mais esquecida! Que longos beijos sem fim, Que falar dos olhos mudo! Como ela vivia em mim. Como eu tinha nela tudo, Minha alma em sua razo, Meu sangue em seu corao! Os anjos aqueles dias Contaram na eternidade: Que essas horas fugidias, Sculos na intensidade, Por milnios marca Deus Quando as d aos que so seus. Ai! sim foi a tragos largos, Longos, fundos, que a bebi Do prazer a taa: amargos Depois... depois os senti Os travos que ela deixou... Mas como eu ningum gozou. Ningum: que preciso amar Como eu amei ser amado Como eu fui; dar, e tomar Do outro ser a quem se h dado Toda a razo, toda a vida Que em ns se anula perdida. Ai, ai! que pesados anos Tardios depois vieram! Oh, que fatais desenganos, Ramo a ramo a desfizeram A minha choa na serra, L onde se acaba a terra! Se o visse... no quero v-lo Aquele stio encantado; Claro estou no conhec-lo, To outro estar mudado, Mudado como eu, como ela, Que a vejo sem conhec-la! Inda ali acaba a terra, Mas j o cu no comea; Que aquela viso da serra Sumiu-se na treva espessa,

25 E deixou nua a bruteza Dessa agreste natureza.


GARRETT, Almeida. Folhas cadas. Mem Martins: Publicaes Europa-Amrica. s.d.

Questes de anlise 1- A escrita amorosa para Garrett uma prtica dramtica. Discuta. 2- Analise a linguagem lrica garrettiana na relao entre o sujeito e o desejo.

Texto crtico 1- Que Garrett o inventor da lrica moderna, entendendo por aqui uma poesia liberta de preconceitos formais, no me oferece qualquer dvida, - embora seja preciso separar, dentro da sua obra, esses instantes de revoluo formal dos muitos passos em que cedeu ao formalismo clssico ou conveno romntica. essa caracterstica inovadora, de resto, que faz dele um dos poucos poetas a poderem sobreviver primeira metade do nosso sculo XIX potico; [...]
JDICE, Nuno. A viagem das palavras. Lisboa: Colibri, 2005. p. 30.

CAMILO CASTELO BRANCO Corao, Cabea e Estmago

2- a este ponto que chegamos: a obra de Garrett e aqui especialmente Folhas cadas e esta correspondncia amorosa que ora editamos vem representar uma gama de hipteses correntes na literatura do sculo XIX, onde o desejo sexual no pode ser reconhecido pelo sujeito (porque repudiado). Aparece como efeito colateral, como disfarce. isto que vem alimentar o sentimento de culpa, e fortalecer o ideal de amor sob o qual o sujeito se mortifica. O que temos no poema No te amo a contraposio entre amor e desejo. [...]
GARRET, Almeida. Cartas de amor Viscondessa da Luz. Edio de Srgio Nazar David. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004. p.60

Tomsia parecia outra no acanhamento e no desfitava os olhos do pai. Tu que me queres moa, que olhas to sisuda para mim? - disse ele. rapariga, o sangue parece que te quer saltar pela cara! assim, assim que eu vi tua me h trinta e dois anos. O casamento dela foi tal qual como o teu. Soube-o na vspera do dia, como tu, e eu resolvi-me, de noite para pela manh, porque ela virtuosa, trabalhadeira e pura como as estrelas do Cu. A tens o teu noivo, Tomsia. Bebamos sade do nosso Silvestre! Saram do armrio sete canecas de loua da ndia com que as sades se fizeram. So as mesmas que serviram h trinta e dois anos em casa de meu sogro - disse o sargento-mor. Eu fiz um brinde em termos chos minha nova famlia. Durante o almoo, Tomsia nunca me esperou um olhar. Findo o almoo, perguntei por ela para despedir-me, e soube que estava na igreja.

26 Esperei-a. Entretanto, padre Joo entregou-me a certido de idade da sobrinha e pediu-me que no mais breve termo lhe arremetesse a minha para se lerem os banhos. Voltou Tomsia acelerada porque a foram chamar. Logo que pde falar-me a ss, tirou do peito um embrulho e deu-mo, pedindo-me que lanasse ao pescoo o que ia dentro do leno. Despedi-me e abracei-a. Tomsia no quis que outra pessoa me segurasse o estribo quando eu montava. J cuida dele como de coisa sua! - disse o velho a rir, e os padres riram todos. Depois tornou ela dentro casa, mandando-me que esperasse um pouquinho, e veio logo com um pequenino alforge. para o caminho - disse ela, atando-os s fivelas da sela. Dei o ltimo adeus, e Tomsia subiu ao topo de um outeiro donde se avistava grande espao de estrada, e ali estava acenando-me at que me sumi numa baixa de serra. Abri o embrulho: era um Agnus-Dei, encastoado em prata. O leno que o envolvia tinha no centro um corao com muitos aleijes, atravessado por uma flecha que a caprichosa bordadeira deixava ver em todo o seu comprimento, de modo que parecia uma seta grudada ao corao. Dali trs lguas sentei-me sombra duns azinheiros e abri o alforge: era uma galinha assada, uma cabaa de vinho e um po. A leitora de corao fino e melindroso pergunta-me se eu gostei daquilo, se me no seria mais saboroso encontrar um ramo de flores. No, minha senhora, eu gosto muito mais de encontrar a galinha, o po e a cabaa. Os prazeres das flores cedo-os bizarramente aos amadores de Vossa Excelncia e a Vossa Excelncia no levo a mal que se ria da filha do sargento-mor de Soutelo, que punha flores aos santos e cuidava seriamente do estmago das pessoas que lhe eram caras.
CASTELO BRANCO, Camilo. Corao, cabea e estmago. Mem Codex: Edies Europa-Amrica, s.d. Martins

Texto crtico Tanto o estudo de Jacinto Prado Coelho como o de Anibal de Castro reconhecem, assim, a conscincia com que Camilo Castelo Branco lida com a linguagem e a dubiedade ldica das narrativas do criador de Silvestre da Silva, fundamentais para os estudos que analisam a ironia e o humor de sua comunicao com o leitor. Efetivamente, ao demonaco criador de Amor de perdio no interessa apenas o dito; muito mais que a mensagem transparente, elabora ele o material opaco da linguagem e a sua dubiedade propcia ao jogo, registrando as contradies de uma poca de certezas abaladas, em que se tenta criar foras para uma rebelio transformadora. [...] Dirige assim ao receptor mensagens atravs de dois canais: um que diz sim e outro que coloca em dvida o dito, mostrando um objetivo crtico que conta com a capacidade de compreenso do leitor que, como diz Anibal de Castro, assim forado ao atento cuidado de sujeitar os juizos e afirmaes recebidas a uma espcie de interpretao corretora da desfocagem (CASTRO, 1991, P.59-74)
DUARTE, Llia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Puc Minas; So Paulo: Alameda, 2006.

27 Questes de anlise 1- A partir do que explica Llia Parreira Duarte, analise como o fragmento citado da narrativa Corao, cabea e estmago pode ser exemplo dessa ironia no dilogo com o leitor. 3- Como tratado o ideal de amor romntico nesse fragmento? estava um cesto acolchoado de seda cor-de-rosa, onde decerto viajara a cadelinha. Mas o olhar de Carlos prendia-se sobretudo a um sof onde ficara estendido, com as duas mangas abertas, maneira de dois braos que se oferecem, o casaco branco de veludo lavrado de Gnova com que ele a vira, a primeira vez, apear-se porta do hotel. O forro, de cetim branco, no tinha o menor acolchoado, to perfeito devia ser o corpo que vestia: e assim, deitado sobre o sof, nessa atitude viva, num desabotoado de seminudez, adiantando em vago relevo o cheio de dois seios, com os braos alargando-se, dando-se todos, aquele estofo parecia exalar um calor humano, e punha ali a forma de um corpo amoroso, desfalecendo num silncio de alcova. Carlos sentiu bater o corao. Um perfume indefinido e forte de jasmim, de marechala, de tanglewood elevava-se de todas aquelas coisas ntimas, passava-lhe pela face como um bafo suave de carcia...

EA DE QUEIRS Os Maias Melanie voltou, pedindo a monsieur le docteur para entrar um instante no gabinete de toilette. E a, depois de apanhar uma toalha cada, de dardejar a Carlos outro olharzinho petulante, disse que Miss Sara vinha imediatamente, e retirou-se na ponta dos sapatos. Fora, na sala, ergueu-se logo a voz do Dmaso, falando a Melanie de sa responsabilit, et qu'il tait trs afflig. Carlos ficou s, na intimidade daquele gabinete de toilette, que nessa manh ainda no fora arrumado. Duas malas, pertencentes decerto a madame, enormes, magnficas, com fecharias e cantos de ao polido, estavam abertas: de uma trasbordava uma cauda rica, de seda forte cor de vinho : e na outra era um delicado alvejar de roupa branca, todo um luxo secreto e raro de rendas e baptistes, de um brilho de neve, macio pelo uso e cheirando bem. Sobre uma cadeira alastravase um monte de meias de seda, de todos os tons, unidas, bordadas, abertas em renda, e to leves que uma aragem as faria voar; e no cho corria uma fila de sapatinhos de verniz, todos do mesmo estilo, longos, com o taco baixo, e grandes fitas de laar. A um canto

S, Carlos errou alguns momentos pela sala. Por fim ergueu o pedao de tapearia que cerrava o estreito gabinete onde Maria se vestia. A, na escurido, um brilho plido de espelho tremia, batido por um longo raio do candeeiro da rua. Muito de leve, empurrou a porta do quarto. Maria!... Ests a dormir? No havia luz; mas o mesmo candeeiro da rua, atravs do transparente erguido, tirava das trevas a brancura vaga do cortinado que envolvia o leito. E foi da que ela murmurou, mal acordada: Entra! Vim-me deitar, estava muito cansada... Que horas so? Carlos no se movera, ainda com a mo na porta:

28 tarde, e eu preciso sair j a procurar o Vilaa... Vinha dizer-te que tenho talvez de ir a Santa Olvia, alm de amanh, por dois ou trs dias... Um movimento, entre os cortinados, fez ranger o leito. Para Santa Olvia?... Ora essa, porqu? E assim de repente... Entra!... Vem c! Ento Carlos deu um passo no tapete, sem rumor. Ainda sentia o ranger mole do leito. E j todo aquele aroma dela que to bem conhecia, esparso na sombra tpida, o envolvia, lhe entrava na alma com uma seduo inesperada de carcia nova, que o perturbava estranhamente. Mas ia balbuciando, insistindo na sua pressa de encontrar essa noite o Vilaa. uma maada, por causa de uns feitores, de umas guas... Tocou no leito; e sentou-se muito beira, numa fadiga que de repente o enleara, lhe tirava a fora para continuar essas invenes de guas e de feitores, como se elas fossem montanhas de ferro a mover. O grande e belo corpo de Maria, embrulhado num roupo branco de seda, movia-se, espreguiava-se languidamente, sobre o leito brando. Achei-me to cansada, depois de jantar, veio-me uma preguia... Mas ento partires assim de repente!... Que seca! D c a mo! Ele tenteava, procurando na brancura da roupa: encontrou um joelho, a que percebia a forma e o calor suave, atravs da seda leve: e ali esqueceu a mo, aberta e frouxa, como morta, num entorpecimento onde toda a vontade e toda a conscincia se lhe fundiam, deixando-lhe apenas a sensao daquela pele quente e macia, onde a sua palma pousava. Um suspiro, um pequenino suspiro de criana, fugiu dos lbios de Maria, morreu na sombra. Carlos sentiu a quentura de desejo que vinha dela, que o entontecia, terrvel como o bafo ardente de um abismo, escancarado na terra a seus ps. Ainda balbuciou: No, no... Mas ela estendeu os braos, envolveu-lhe o pescoo, puxando-o para si, num murmrio que era como a continuao do suspiro, e em que o nome de querido sussurrava e tremia. Sem resistncia, como um corpo morto que um sopro impele, ele caiu-lhe sobre o seio. Os seus lbios secos acharam-se colados, num beijo aberto que os humedecia. E de repente, Carlos enlaou-a furiosamente, esmagando-a e sugando-a, numa paixo e num desespero que fez tremer todo o leito.
QUEIRS, Ea. Os Maias. In. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p.442443.

_______________________________________________________ Texto crtico A linguagem uma pele: esfrego minha linguagem no outro. como se eu tivesse palavras ao invs de dedos, ou dedos na ponta das palavras. Minha linguagem treme de desejo. A emoo de um duplo contacto: de um lado, toda uma atividade do discurso vem, discretamente, indiretamente, colocar em evidncia um significado nico que eu te desejo, e liber-lo, aliment-lo, ramific-lo, fazlo explodir (a linguagem goza de se tocar a si mesma); por outro lado, envolvo o outro nas minhas palavras, eu o acaricio, o roo, prolongo esse roar, me esforo em fazer durar o comentrio ao qual submeto a relao.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: F. Alves. 1984. 4 ed, p. 64.

29 Questo de anlise Analise a linguagem com que Ea configura desejo e transgresso. Se te convm, despacha; no converses. Eu no dou mais. E muito descansado, Atira um cobre ignbil, oxidado, Que vem bater nas faces duns alperces. Subitamente que viso de artista! Se eu transformasse os simples vegetais, luz do Sol, o intenso colorista, Num ser humano que se mova e exista Cheio de belas propores carnais?! [...] E eu recompunha, por anatomia, Um novo corpo orgnico, aos bocados. Achava os tons e as formas. Descobria Uma cabea numa melancia, E nuns repolhos seios injectados. As azeitonas, que nos do o azeite, Negras e unidas, entre verdes folhos, So tranas dum cabelo que se ajeite; E os nabos ossos nus, da cor do leite, E os cachos de uvas os rosrios de olhos. H colos, ombros, bocas, um semblante Nas posies de certos frutos. E entre As hortalias, tmido, fragrante, Como dalgum que tudo aquilo jante. Surge um melo, que me lembrou um ventre. E, como um feto, enfim, que se dilate,

CESRIO VERDE Num Bairro Moderno Dez horas da manh; os transparentes Matizam uma casa apalaada; Pelos jardins estancam-se as nascentes, E fere a vista, com brancuras quentes, A larga rua macadamizada. Rez-de-chausse repousam sossegados, Abriram-se, nalguns, as persianas, E dum ou doutro, em quartos estucados, Ou entre a rama dos papis pintados, Reluzem, num almoo, as porcelanas. [...] E rota, pequenina, azafamada, Notei de costas uma rapariga, Que no xadrez marmreo duma escada, Como um retalho de horta aglomerada, Pousara, ajoelhando, a sua giga. [...] Do patamar responde-lhe um criado:

30 Vi nos legumes carnes tentadoras, Sangue na ginja, vvida, escarlate, Bons coraes pulsando no tomate E dedos hirtos, rubros, nas cenouras. O Sol dourava o cu. E a regateira, Como vendera a sua fresca alface E dera o ramo de hortel que cheira, Voltando-se, gritou-me, prazenteira: No passa mais ningum!... Se me ajudasse?!... Eu acerquei-me dela, sem desprezo; E, pelas duas asas a quebrar, Ns levantmos todo aquele peso Que ao cho de pedra resistia preso, Com um enorme esforo muscular. Muito obrigada! Deus lhe d sade! E recebi, naquela despedida, As foras, a alegria, a plenitude, Que brotam dum excesso de virtude Ou duma digesto desconhecida. E enquanto sigo para o lado oposto, E ao longe rodam umas carruagens, A pobre afasta-se, ao calor de Agosto, Descolorida nas mas do rosto, E sem quadris na saia de ramagens. [...] E pitoresca e audaz, na sua chita, O peito erguido, os pulsos nas ilhargas, Duma desgraa alegre que me incita, Ela apregoa, magra, enfezadita, As suas couves repolhudas, largas. E, como as grossas pernas dum gigante, Sem tronco, mas atlticas, inteiras, Carregam sobre a pobre caminhante, Sobre a verdura rstica, abundante, Duas frugais abboras carneiras. De Tarde Naquele pic-nic de burguesas, Houve uma coisa simplesmente bela, E que, sem ter histria nem grandezas, Em todo o caso dava uma aguarela. Foi quando tu, descendo do burrico, Foste colher, sem imposturas tolas, A um granzonal azul de gro de bico Um ramalhete rubro de papoulas. Pouco depois, em cima duns penhascos, Ns acampmos, inda o sol se via; E houve talhadas de melo, damascos, E po de l molhado em malvasia. Mas, todo prpuro, a sair da renda Dos teus dois seios como duas rolas, Era o supremo encanto da merenda

31 O ramalhete rubro das papoulas!


VERDE, Cesrio. Poesia completa 1855-1886. Publicaes Dom Quixote. Lisboa: 2001.

FLORBELA ESPANCA Fanatismo Minhalma, de sonhar-te, anda perdida. Meus olhos andam cegos de te ver! No s sequer razo do meu viver, Pois que tu s j toda a minha vida! No vejo nada assim enlouquecida... Passo no mundo, meu Amor, a ler No misterioso livro do teu ser A mesma histria tantas vezes lida! Tudo no mundo frgil, tudo passa... Quando me dizem isto, toda a graa Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, digo de rastros: Ah! Podem voar mundos, morrer astros, Que tu s como Deus: Princpio e Fim! ... Prince Charmant...

______________________________________________________ Texto crtico O Realismo em Cesrio se faz, principalmente, atravs do Impressionismo. A relao entre Realismo e Impressionismo se apresenta de tal forma que as vinculaes com a pintura se mostram implcitas. A descritividade, na grande maioria dos seus poemas, se mostra numa atitude que registra imagens visuais do real, que tanto se assemelham com a pintura, o desenho, a fotografia, a imagem, quanto com um procedimento que traz semelhana com a montagem cinematogrfica. A narratividade se aproxima de uma montagem ou tcnica que se parece com a cinematogrfica, apesar de ser avant la lettre.
ANTONIO, Jorge Luiz. Ores, forma, luz, movimento; A poesia de Cesrio Verde. So Paulo: Musa / FAPESP, 2002. p.30

Questes de anlise 1- Como se constitui a linguagem ertica de Cesrio Verde nos poemas transcritos.

No lnguido esmaecer das amorosas Tardes que morrem voluptuosamente Procurei-O no meio de toda a gente. Procurei-O em horas silenciosas! noites da minhalma tenebrosas! Boca sangrando beijos, flor que sente...

32 Olhos postos num sonho, humildemente... Mos cheias de violetas e de rosas... E nunca O encontrei!... Prince Charmant... Como audaz cavaleiro em velhas lendas Vir, talvez, nas nvoas da manh! Em toda a nossa vida anda a quimera Tecendo em frgeis dedos frgeis rendas... Nunca se encontra Aquele que se espera!... Amar! Eu quero amar, amar perdidamente! Amar s por amar: aqui... alm... Mais Este e Aquele, ou Outro e toda a gente... Amar! Amar! E no amar ningum! Recordar? Esquecer? Indiferente! ... Prender ou desprender? mal? bem? Quem disser que se pode amar algum Durante a vida inteira porque mente! H uma Primavera em cada vida: preciso cant-la assim florida, Pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser p, cinza e nada Que seja a minha noite uma alvorada, Que me saiba perder... pra me encontrar... E vejo-te to longe! Sinto a tua alma Junto da minha, uma lagoa calma, A dizer-me, a cantar que me no amas... E o meu corao que tu no sentes, Vai boiando ao acaso das correntes, Esquife negro sobre um mar de chamas...
ESPANCA, Florbela. Poemas. Edio preparada por Maria Lucia Dal Farra. So Paulo: Martins Fontes, 1999. _________________________________________________________________________

III Frmito do meu corpo a procurar-te, Febre das minhas mos na tua pele Que cheira a mbar, a baunilha e a mel, Doido anseio dos meus braos a abraar-te, Olhos buscando os teus por toda a parte, Sede de beijos, amargor de fel, Estonteante fome, spera e cruel, Que nada existe que a mitigue e a farte!

Textos terico e crtico Toda a atividade do erotismo tem por fim atingir o ser no mais intimo, no ponto onde ficamos sem foras. A passagem do estado normal ao desejo ertico supe em ns a dissoluo relativa do ser constitudo na ordem descontnua. Esse termo de dissoluo

33 corresponde expresso familiar de vida dissoluta ligada atividade ertica. No movimento da dissoluo dos seres, o parceiro masculino tem em princpio um papel ativo; a parte feminina passiva. , essencialmente, a parte feminina que desagregada como ser constitudo. Mas, para um parceiro masculino, a dissoluo da parte passiva s tem um sentido: ela prepara uma fuso na qual se misturam dois seres que, no fim, chegam juntos ao mesmo ponto de dissoluo. Toda a realizao ertica tem por princpio uma destruio da estrutura do ser fechado que, no estado normal, um parceiro do jogo.
BATAILLE, George. O erotismo. So Paulo: Ars, 2004. p.28-29.

FERNANDO PESSOA D a surpresa de ser D a surpresa de ser. E alta, de um louro escuro. Faz bem s pensar em ver Seu corpo meio maduro. Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada. E a mo do seu brao branco Assenta em palmo espalhado Sobre a salincia do flanco Do seu relevo tapado. Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando que eu embarco? fome, quando que eu como ? LVARO DE CAMPOS Todas as cartas de amor so Ridculas. No seriam cartas de amor se no fossem Ridculas.

De facto, a complexidade deste universo reside na fora subversiva com que Florbela assume a fora de Eros; a ao colocar o desejo como o motor da pulso de vida, identificada com o nascer do dia, Florbela regressa a um estdio pago da existncia, renunciando ao drama do conflito interior que marcara a sua fase inicial.
JDICE, Nuno. A viagem das palavras. Lisboa: Colibri, 2005, p. 55.

Questes de anlise 1- Analise como se manifesta nos poemas transcritos a relao Eros e Thanatos. 2- Bataille explica a atividade do erotismo; Jdice aponta a fora subversiva de Florbela. Por que subverso?

34

Tambm escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, Ridculas. As cartas de amor, se h amor, Tm de ser Ridculas. Mas, afinal, S as creaturas que nunca escreveram Cartas de amor que so Ridculas. Quem me dera no tempo em que escrevia Sem dar por isso Cartas de amor Ridculas. A verdade que hoje As minhas memrias Dessas cartas de amor que so Ridculas. (Todas as palavras esdrxulas, Como os sentimentos esdrxulos, So naturalmente Ridculas.

ALBERTO CAEIRO Pastor Amoroso Quando eu no te tinha Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo... Agora amo a Natureza Como um monge calmo Virgem Maria, Religiosamente, a meu modo, como dantes, Mas de outra maneira mais comovida e prxima Vejo melhor os rios quando vou contigo Pelos campos at beira dos rios; Sentado a teu lado reparando nas nuvens Reparo nelas melhor Tu no me tiraste a Natureza Tu mudaste a Natureza Trouxeste-me a Natureza para o p de mim, Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma, Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais, Por tu me escolheres para te ter e te amar, Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente Sobre todas as cousas. No me arrependo do que fui outrora Porque ainda o sou. [...] O amor uma companhia. J no sei andar s pelos caminhos, Porque j no posso andar s. Um pensamento visivel faz-me andar mais depressa

35 E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausncia dela uma cousa que est comigo. E eu gosto tanto dela que no sei como a desejar. Se a no vejo, imagino-a e sou forte como as rvores altas. Mas se a vejo tremo, no sei o que feito do que sinto na ausncia dela. Todo eu sou qualquer fora que me abandona. Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio. [...]
PESSOA, Fernando. Obra potica. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1981.

Questes de anlise Compare e discuta a experincia amorosa expressa nos poemas de Pessoa e seus heternimos.

JORGE DE SENA

Tu s a terra... Tu s a terra em que pouso. Macia, suave, tenra, e dura o quanto baste a que teus braos como tuas pernas tenham de amor a fora que me abraa. s tambm pedra qual a terra vezes contra que nas arestas me lacero e firo, mas de musgo coberta refrescando as prprias chagas de existir contigo. E sombra de rvores, e flores e frutos, rendidos a meu gosto e meu sabor. E uma gua cristalina e murmurante que me segreda s de amor no mundo. s a terra em que pouso. No paisagem, no Madre. Terra nem raptada ninfa de bosques e montanhas. Terra humana em que me pouso inteiro e para sempre.

Texto crtico [...] A poesia de Pessoa, enquanto potica confessa e obsessiva da conscincia como solido ontolgica, tinha de ser, fatalmente, uma poesia do no-amor. O que ela de facto, mas em termos to inabitualmente atrozes que de si mesma se assinala como o lugar de um sofrimento sem nome, de alguma maneira, como puro vazio afectivo, anlogo na sua inverso ao que denominamos classicamente sofrimento de amor. Na verdade, esse vazio afectivo essa espcie de ferida, e toda a poesia de Fernando Pessoa o seu eco inutilmente multiplicado.
LOURENO, Eduardo. Fernando rei da nossa Baviera. Lisboa: INCM, 1993. p.62

_______________________________________________________

36

O grande segredo Conheo o sal... Conheo o sal da tua pele seca Depois que o estio se volveu inverno De carne repousada em suor nocturno. Conheo o sal do leite que bebemos Quando das bocas se estreitavam lbios E o corao no sexo palpitava. Conheo o sal dos teus cabelos negros Os louros ou cinzentos que se enrolam Neste dormir de brilhos azulados. Conheo o sal que resta em minhas mos Como nas praias o perfume fica Quando a mar desceu e se retrai. Conheo o sal da tua boca, o sal Da tua lngua, o sal de teus mamilos, E o da cintura se encurvando de ancas. A todo o sal conheo que s teu, ou de mim em ti, ou de ti em mim, um cristalino p de amantes enlaados. Alli me mostrarias aquello que mi alma pretendia (...) JUAN DE LA CRUZ - Cntico Espiritual Fechou a porta da cela atrs de si, e ficou parada, encostada porta, sentindo a madeira dura na nuca, atravs do vu. A luz da lamparina no oratrio, bruxuleava lenta, s vezes crepitante, e espalhava uma claridade a que ela reconhecia, mais que via, a mesa junto da janela com os livros pousados, e o genuflexrio, e o catre de tbuas, e as lajes carcomidas. Sabia perfeitamente o que a esperava. Sentira nitidamente, ao levantar-se da ceia, e depois, na igreja, durante as oraes, que mais uma vez ia sofrer a visita... Como o corpo se recusava a despegar-se da porta, para ficar desamparado na cela, assim tambm, mentalmente, as palavras se recusavam a nomear o horror que a esperava. Tremia: a pele, como a memria, retraa-se num palpitar ansioso, de que as mos j se levantavam num gesto de repulsa. Era superior s suas foras tudo aquilo; no suportava mais. Apetecia-lhe gritar por socorro, rebolar no cho, fugir pelos corredores e pelo campo fora. Tudo seria prefervel. Mil vezes ser assaltada por mendigos e leprosos, mil vezes ser violada brutalmente por soldados e bandidos, mil vezes ser vendida como escrava. Mil vezes a repetio de tudo isso que, na sua pregressa vida, conhecera. Mil vezes viver a desgraa que essa vida fra, antes de, como um refgio enfim conseguido custa de tanta misria, se abrirem na sua frente, e se fecharem sobre ela, as portas do mosteiro. Quando, enfim, entrara nele, tambm como agora se encostara porta, no a despedir-se do mundo, mas a sentir que tudo ficara l fora, e ela renasceria, teria finalmente a ressurreio da sua vida que o peso de uma pedra imensa, que era o seu destino, no permitia que surgisse e

37 caminhasse. Mas, ali dentro, e dentro da ressurreio, esperava-a o horror inonimvel de ser eleita, de ser visitada, de ser mais do que possvel . Abanou a um lado e outro a cabea. No. No. Por piedade, no. As dores medonhas que sofrera ao ser possuda com violncia por um monstro de dimenses incrveis, nada eram a comparar com o que nestes momentos, sucedia no seu esprito. E, no entanto, a semelhana era muita, era tanta, era de mais. Quando o claro comeou a surgir entre a janela e o oratrio, cerrou os olhos, escorregou ao longo da porta, agarrou no rosrio e percorreu as contas que lhe fugiram. No era uma tentao que repelia assim; mas era, como bem sabia, um esforo para que o cu se contentasse com as relaes espirituais de uma orao. Todavia, tudo no seu corpo aflito lhe afirmava que seria intil. O claro aumentou, como sempre, e, como sempre, mesmo de olhos fechados ela via o perfume da imensidade luminosa que suprimia as paredes da cela e a envolvia numa ternura tpida que lhe doa na medula dos ossos. Tambm a msica, suavssima, lhe doa assim; e, no entanto, essa msica, que, sem ouvir, sentia, no se misturava claridade, era antes um acompanhamento, um fundo sobre que a luz se tornava mais aberta e mais imensa. No tardariam as vozes que lhe apertariam todos os recantos do corpo, como tenazes ardentes, ou como lbios, ventosas, lnguas. Num esforo doloroso, abriu os olhos. A claridade enchia a cela toda, e o catre, o oratrio, os livros, o genuflexrio, a mesa, as portadas da janela, a prpria lamparina, tudo flutuava numa ondulao cadenciada, num torvelinho sem peso, e navegava como de velas pandas, e esteiras rebrilhantes sussurravam de todas as coisas como ao longo do casco de um navio. Agora eram o hbito e o vu, o cilcio que trazia cinta, e o rosrio, que, devagarinho, levantavam voo e entravam na sarabanda macia. A brutalidade sufocante e dilacerante penetrava-a j, enquanto o desfalecimento lhe triturava as vsceras e os ossos, Tudo nela se abria e despedaava, eram milhares de agulhas que a picavam, facas que a rasgavam, colunas que a enchiam, cataratas que a afogavam, chamas que ardiam sobre guas luminosas, cantantes, e pousavam como fogos- ftuos pelo corpo dela. Crispando-se numa ltima recusa, mas ao mesmo tempo cedendo para que aquilo acabasse, inundou-se de uma ardncia cristalina, que se esvaa no seu mago, l onde a Presena, enchendo-a, martelava os limites dissolvidos da carne. A luz atingiu um brilho insuportvel, a msica atroava tudo, sentiu-se viscosamente banhada de clamores e apelos que lhe mordiam... E, na treva e no silncio sbitos, sentiu, nas costas, na nuca e nas pernas, a dureza violenta e fria das lajes em que, do ar, cara. Abriu os olhos na escurido. O corpo dorido e descomposto, o frio e a lamparina que ardia bruxuleante, recordaram-lhe que entrara na cela, mas, com veemncia, horror, revoltada humildade, no recordou mais nada. Deixou-se ficar estendida, saboreando uma incomodidade que era exaurido repouso. E comeou a ouvir o murmrio das rezas, a voz da madre abadessa, sussurros que se destacavam e reconhecia. Leves pancadas soaram na porta, o fecho estalou, e a madre e mais duas entraram recortadas no claro difuso que vinha do corredor, onde as rezas continuavam. Viu-lhes os hbitos junto do rosto, e as pregas subiam a sumir-se no escuro. Tinham vindo, como sempre, escutar, enciumentas dos favores que acumulavam, apiedadas do sofrimento que lhe cabia em sorte, atradas e atemorizadas, rezando para a ajudarem e tambm para participarem daquele claro sonoro que extravasava pelas frinchas da porta. Quando assim se curvavam para ela, e a levantavam, e carinhosamente a deitavam no catre, e ficavam de joelhos, enchendo

38 a cela e o corredor, rezando com ela, no imaginariam a vergonha imensa que a torturava, ora diversa, ora igual que sentira quando o emir, no meio da tenda, mandara que a despissem e os soldados, uns aps outros, a possussem em pblico. Ela recusara fazer parte, como primeira esposa, do harm, e ele, que a estimava e preferia, e a comprara aos piratas e a trouxera com requintes de delicadeza, mandara que os eunucos a estendessem no div e a segurassem. Deitada no catre, de olhos fechados, apagou da memria todas as recordaes. Sentia-se descer lentamente, num poo sombrio e hmido, sem fundo. Nem a presena delas, nem as vozes delas, nada podiam contra a solido e o silncio. Era este o momento que, afinal, mais temia. Era nestes momentos que, bem sabia, ela consentia na visita prxima, cedia antecipadamente ao apelo e luz, quando viessem. No dia seguinte, pela madrugada, aps um sono ptreo, tudo teria passado. As outras irms cruzariam por ela, saudando-a com deferncia, trocando ou tentando trocar um olhar comovido, um sorriso amvel. A abadessa cham-la-ia para conversar de coisas correntes, de notcias dos exrcitos e dos parentes, dos combates em Jerusalm, e do Santo Sepulcro. E subitamente, na cela, no claustro, no jardim, na adega, quando estivesse s, amanh mesmo, daqui a um ms, de dia ou de noite, tudo se repetia e recomeava. certo que, por mais que fizesse, ocasies havia em que se afastavam dela as outras, a deixavam s, como se a propiciarem a repetio de acontecimentos que eram honra do convento. E grandes senhores ou pobres mendigos vinham para tentar v-la, atravs das grades do coro, ou pediam par que ela os tocasse. A abadessa arrast-la-ia, de olhos fechados, pegar-lhe-ia na mo, que enfiaria pelas grades, e ela sentiria que lhe choravam nela, babavam de beijos. A prpria abadessa, trazendo-a em silncio devolta ao claustro, lhe limparia a mo. Recolheu sobre o seio a mo que pendia para fora do catre, e agora lhe beijavam. Suspirou. Dentro dos olhos fechados, viu o crucifixo que havia na igreja da sua terra natal, l longe, h tanto tempo, nos confins da Europa. Foi uma surpresa esquisita que a percorreu trmula da cabea aos ps. Nunca mais o revira, nem o recordara sem o rever, nem sequer no esprito lhe passara a lembrana, no reconhecida de lembrar-se dele. A imagem sorria para ela, e ento ela, menina olhando em volta para verificar se estava s, erguera a mo para o cendal que o cingia, e tentara levant-lo para espreitar. Porque ele no o dia deixar de ser como os outros homens. Mas o cendal, que parecia e to fina e leve seda, era esculpido na madeira, e ela baixara tristemente a mo, sentindo que a curiosidade lhe fora castigada. Abriu os olhos, e viu que estava s. Uma paz, uma tranquilidade, uma saciedade que no estava nela, mas no ar que a rodeava, deslaavam-lhe as derradeiras crispaes do corpo contuso. Ainda, mas muito distantes, sentia dores dispersas, ou localizadas onde a violncia fora maior. Mas o bem-estar era enorme e contraiu-lhe os lbios num sorriso. O grande segredo, agora sabia o grande segredo. E adormeceu. O claro recomeou a encher a cela, mas no aumentou mais, nem ressoava. Antes ficou em torno dela, como um dossel, uma atenta e vigilante ternura, que, debruada sobre ela, a contemplasse, to dorida e apagada, a respirar tranquila. Araraquara, 2 de Setembro de 1961
(in Antigas e Novas Andanas do Demnio, pp. 172-177, Edies 70, Lisboa, 1978, 278 pp.)

39 Texto crtico Que se encontre no acervo potico uma Arte de Amar talvez das expectativas menos inesperadas porque grande parte da sua poesia , afinal, poesia de ou sobre o amor, de onde a experincia ertica nunca est evidentemente ausente. Se se alarga ainda o conceito de erotismo para o de fora vital, impulso de construo e de barragem da morte, ento podemos mesmo dizer que a sua poesia politicamente ertica, quer se trate da relao humana mais ntima, quer ponha o homem face ao mundo que exige dele compromisso e testemunho.
CERDEIRA, Teresa Cristina. Uma arte de amar no avesso da doxa. In: SANTOS, Gilda. Jorge de Sena: ressonncias e cinquenta poemas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 117.

do sorriso de um momento. Mulher quase incriada, mas com a gravidade de dois seios, com o peso lbrico e triste da boca. Seus ombros beijarei. Cantar? Longamente cantar, Uma mulher com quem beber e morrer. Quando fora se abrir o instinto da noite e uma ave o atravessar trespassada por um grito martimo e o po for invadido pelas ondas, seu corpo arder mansamente sob os meus olhos palpitantes ele imagem inacessvel e casta de um certo pensamento de alegria e de impudor. Seu corpo arder para mim sobre um lenol mordido por flores com gua. Ah! em cada mulher existe uma morte silenciosa; e enquanto o dorso imagina, sob nossos dedos, os bordes da melodia, a morte sobe pelos dedos, navega o sangue, desfaz-se em embriaguez dentro do corao faminto. cabra no vento e na urze, mulher nua sob as mos, mulher de ventre escarlate onde o sal pe o esprito, mulher de ps no branco, transportadora da morte e da alegria. Dai-me uma mulher to nova como a resina e o cheiro da terra. Com uma flecha em meu flanco, cantarei. E enquanto manar de minha carne uma videira de sangue, cantarei seu sorriso ardendo,

Questes de anlise 1- Qual a relao presente entre mulher e terra na potica seniana? 2- No conto O grande segredo, o erotismo fora ambgua de perdio / salvao. Discuta a idia.

HERBERTO HELDER Amor em visita Dai-me uma jovem mulher com sua harpa de sombra e seu arbusto de sangue. Com ela encantarei a noite. Dai-me uma folha viva de erva, uma mulher. Seus ombros beijarei, a pedra pequena

40 suas mamas de pura substncia, a curva quente dos cabelos. Beberei sua boca, para depois cantar a morte e a alegria da morte. [...]
HELDER, Herberto. O corpo o luxo a obra. So Paulo: Iluminuras, 2000.

aberta. O amador entra por todas as janelas abertas. Ele bate, bate, bate. O amador um martelo que esmaga. Que transforma a coisa amada. [...] O poema Um poema cresce inseguramente na confuso da carne. Sobe ainda sem palavras, s ferocidade e gosto, talvez como sangue ou sombra de sangue pelos canais do ser. Fora existe o mundo. Fora, a esplndida violncia ou os bagos de uva onde nascem as razes minsculas do sol. Fora, os corpos genunos e inalterveis do nosso amor, os rios, a grande paz exterior das coisas, as folhas dormindo o silncio - a hora teatral da posse. E o poema cresce tomando tudo em seu regao. E j nenhum poder destri o poema. Insustentvel, nico, invade as rbitas, a face amorfa das paredes, e a misria dos minutos, e a fora sustida das coisas, e a redonda e livre harmonia do mundo.

Transforma-se o amador na coisa amada, com seu feroz sorriso, os dentes, as mos que relampejam no escuro. Traz rudo e silncio. Traz o barulho das ondas frias e das ardentes pedras que tem dentro de si. E cobre esse rudo rudimentar com o assombrado silncio da sua ltima vida. O amador transforma-se de instante para instante, e sente-se o esprito imortal do amor criando a carne em extremas atmosferas, acima de todas as coisas mortas. Transforma-se o amador. Corre pelas formas dentro. E a coisa amada uma baa estanque. o espao de um castial, a coluna vertebral e o esprito das mulheres sentadas. Transforma-se em noite extintora. Porque o amador tudo, e a coisa amada uma cortina onde o vento do amador bate no alto da janela

41 - Em baixo, o instrumento perplexo ignora a espinha do mistrio. E o poema faz-se contra o tempo e a carne. eternidade. O marqus S da Bandeira que ignora tudo, verde e colonialista no alto do seu plinto de granito. As pombas voam volta, pousam-lhe na cabea e nos ombros, e cagam-lhe em cima. D. Pedro retira-se, depois de dizer multido algumas palavras sobre crime e justia. Aclama-o o povo mais uma vez, e dispersa. Os soldados tambm partem, e eu fico s para enfrentar a noite que se aproxima. Esta noite foi feita para ns, para o rei e para mim. Meditaremos. Somos ambos sbios custa dos nossos crimes e do comum amor eternidade. O rei est insone no seu quarto, sabendo que amar para sempre a minha vtima. Talvez que a sua inspirao no termine a, e ele se torne cada vez mais cruel e mais inspirado. O seu corpo ir-se- reduzindo fora de fogo interior, e a sua paixo ser sempre mais vasta e pura. E eu tambm irei crescendo na minha morte, irei crescendo dentro do rei que comeu o meu corao. D. Ins tomou conta das nossas almas. Ela abandona a carne e torna-se uma fonte, uma labareda. Entra devagar nos poemas e nas cidades. Nada to incorruptvel como a sua morte. No crisol do Inferno manter-nos-emos todos trs perenemente lmpidos. O povo s ter de receber-nos como alimento, de gerao para gerao. E que ningum tenha piedade. E Deus no chamado para aqui. ______________________________________________________ Texto terico A relao entre erotismo e poesia tal que se pode dizer, sem afetao, que o primeiro uma potica corporal e a segunda uma ertica verbal. Ambos so feitos de uma oposio complementar. A linguagem som que emite sentido, trao material que denota idias corpreas capaz de dar nome ao mais fugaz e evanescente: a sensao; por sua vez, o erotismo no mera sexualidade animal

Teorema De novo me ajoelho e vejo os ps dos carrascos de um lado para o outro. Distingo as vozes do povo, a sua ingnua excitao. Escolhem-me um stio das costas para enterrar o punhal. Estremeo de frio. Foi o punhal que entrou na carne e cortou algumas costelas. Uma pancada de alto a baixo do meu corpo, e verifico que o corao est nas mos de um dos carrascos. Um moo do rei espera com a bandeja de prata batida estendida sobre a minha cabea, e onde o corao fumegante colocado. A multido grita e aplaude, e s o rosto de D. Pedro est triste, embora, ao mesmo tempo, se possa ver nele uma luz muito interior de triunfo. Percebo como tudo isto est ligado, como necessrio que todas as coisas se completem. Ah, no tenho medo. Sei que vou para o inferno, visto que sou um assassino e o meu pas catlico. Matei por amor do amor e isso do esprito demonaco. O rei e a amante tambm so criaturas infernais. S a mulher do rei, D. Constana, do cu. Pudera, com a sua insignificncia, a estupidez, o perdo a todas as ofensas. Detesto a rainha. [...] Um filete de sangue escorre pelo queixo de D. Pedro, e vejo os seus maxilares movendo-se ligeiramente. O rei come o meu corao. O barbeiro saiu do estabelecimento e est a meio da praa com a sua bata branca, o seu bigode louro, vendo D. Pedro a comer o meu corao cheio de inteligncia do amor e do sentimento da

42 cerimnia, representao. O erotismo sexualidade transfigurada: metfora.


PAZ, Octavio. Os Reinos de P. In: A dupla chama: Amor e Erotismo. So Paulo, Siciliano, 1993. p. 12.

2- 'Transforma-se o amador na coisa amada', com seu / feroz sorriso, os dente'. Que dilogo com a tradio amorosa Herberto Helder realiza e como o poema se transforma num corpo amado? 3- O mito de Ins de Castro retomado pelo poeta nessa curta narrativa Teorema. Sob que ponto de vista e com quais consequncias? EUGNIO DE ANDRADE Corpo habitado Corpo num horizonte de gua, corpo aberto lenta embriaguez dos dedos, corpo defendido pelo fulgor das mas, rendido de colina em colina, corpo amorosamente humedecido pelo sol dcil da lngua. Corpo com gosto a erva rasa de secreto jardim, corpo onde entro em casa, corpo onde me deito para sugar o silncio, ouvir o rumor das espigas, respirar a doura escurssima das silvas.

1-Octavio Paz, em o Arco e a Lira, afirma:


Poeta

e leitor so dois momentos de uma mesma realidade. Alternando-se de uma maneira que no inexato chamar de cclica, sua rotao engendra a chispa a poesia. (p.47) O amor um estado de reunio e participao aberto aos homens: no ato amoroso a conscincia como a onda que, vencido o obstculo, antes de se desmanchar, ergue-se numa plenitude na qual tudo forma e movimento, impulso para cima e fora da gravidade alcana um equilbrio sem apoio, sustentado em si mesmo. Quietude do movimento. E do mesmo modo que atravs de um corpo amado entrevemos uma vida mais plena, mais vida que a vida, atravs do poema vislumbramos o raio fixo da poesia. Esse instante contm todos os instantes. Sem deixar de fluir, o tempo se detm, repleto de si. (p.29)

Questes de anlise 1- Considerando a afirmao O erotismo sexualidade transfigurada: metfora, demonstre na potica de Herberto Helder a fora ertica da palavra.

43 Corpo de mil bocas, e todas fulvas de alegrias, todas para sorver, todas para morder at que um grito irrompa das entranhas, e suba s torres, e suplique um punhal. Corpo para entregar s lgrimas. Corpo para morrer. Corpo para beber at ao fim meu oceano breve e branco, minha secreta embarcao, meu vento favorvel, minha vria, sempre incerta navegao. Os amantes sem dinheiro Tinham o rosto aberto a quem passava. Tinham lendas e mitos e frio no corao. Tinham jardins onde a lua passeava de mos dadas com a gua e um anjo de pedra por irmo. Tinham como toda a gente o milagre de cada dia escorrendo pelos telhados; e olhos de oiro onde ardiam os sonhos mais tresmalhados. Tinham fome e sede como os bichos, e silncio roda dos seus passos. Mas a cada gesto que faziam um pssaro nascia dos seus dedos e deslumbrado penetrava nos espaos. AGUSTINA BESSA-LUIS Ligou-se com uma mulher de modesto nascimento, chamada Olmpia, e que se parecia a um modelo de Klimt. Em Klimt h a excitao da liberdade, esta activada pelo corpo da mulher; a capacidade de prazer medida pela linha libertina das suas figuras. Olmpia era, para a imaginao de Francisco, esse nada durvel e sempre passivo em que ele construa a prpria mulher sua companheira. Ela tornou-se o seu vcio e a sua glria. Mantinha-a numa pobreza de condio que mais favorecia o desejo, pois na desigualdade a alma se abusa. E gastava com ela somas enormes, vestindo-a como uma rainha, ensinando-lhe a arte de comer bem, de escolher, de preferir, mas no o sentido da economia. A economia matava o prazer, era uma forma de castrao.
BESSA-LUS, Agustina. A Corte do Norte. Lisboa: Guimares Editores, 1987, p.86.

44 DAVID MOURO FERREIRA Ilha Deitadas s uma ilha. E raramente surgem ilhas no mar to alongadas com to prometedoras enseadas um s bosque no meio florescente promontrios a pique e de repente na luz de duas gmeas madrugadas o fulgor das colinas acordadas o pasmo da plancie adolescente Deitas s uma ilha. Que percorro descobrindo-lhe as zonas mais sombrias Mas nem sabes se grito por socorro ou se te mostro s que me inebrias Amiga amor amante amada eu morro da vida que me ds todos os dias.
MOUROFERREIRA, David. Antologia potica. Lisboa: Dom Quixote, 1983

LUZA NETO JORGE O poema I Esclarecendo que o poema um duelo agudssimo quero eu dizer um dedo agudssimo claro apontado ao corao do homem falo com uma agulha de sangue a coser-me todo o corpo garganta e a esta terra imvel onde j a minha sombra um trao de alarme

As casas II Prometeu ser virgem toda a vida Desceu persianas sobre os olhos alimentou-se de aranhas humidades raios de sol oblquos

_______________________________________________________ Questo de anlise A partir do poema de Eugnio de Andrade, que imagens de amantes se apresentam nos textos selecionados.

45 Enlouquecidos pela dor cobrimo-nos com o barro das palavras HATHERLY, Ana. A idade da escrita e outros poemas. So Paulo: Escrituras, 2005. MARIA TERESA HORTA Minha senhora de mim ANA HATHERLY Utopias privadas Utopias privadas as palavras so micro-horizontes revelao de um deserto-oceano que nos enche de um vazio sem fundo Embalados por palavras escutamos em imagens-falas o atrevimento do amor que nos move comove estrangula Comigo me desavim minha senhora de mim sem ser dor ou ser cansao nem o corpo que disfaro Comigo me desavim minha senhora de mim nunca dizendo comigo o amigo nos meus braos Comigo me desavim minha senhora de mim recusando o que desfeito

Quando lhe tocam quereria fugir se abriam uma porta escondia o sexo Ruiu num espasmo de vero molhada por um sol masculino
JORGE, Luza Neto. 19 recantos e outros poemas. [org. Jorge Fernandes da Silveira e Maurcio Matos]. Rios de Janeiro: 7Letras, 2008.

46 no interior do meu peito Texto crtico Segredo No contes do meu vestido que tiro pela cabea nem que corro os cortinados para uma sombra mais espessa Deixa que feche o anel em redor do teu pescoo com as minhas longas pernas e a sombra do meu poo No contes do meu novelo nem da roca de fiar nem o que fao com eles a fim de te ouvir gritar
HORTA, Maria Theresa. Cem poemas [antologia pessoa] + 22 inditos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

[...] o veemente repdio a quaisquer limites e comportamentos impostos. O corpo , por essa perspectiva, a imagem sntese, corpos no amor, corpos na escrita, espaos de penetrao, de prazeres, de transformaes e de trocas, onde sentir e pensar so as estratgias necessrias para viver e escrever. [...] Trabalhando com a ambigidade das imagens: corpo, poema, lngua deixam vista um exerccio de despoder / despudor que se concretiza na liberdade de dizer, na vontade de fazer e ser. Talvez a sntese impossvel de sua potica esteja a: uma vontade de liberdade que desoderna, que interfere em dices pr-estabelecidas. Recuperando o lirismo popular, assumindo um sujeito-mulher, evidenciando sua autonomia de sentir em poesia, Maria Teresa Horta constri uma obra com lugar certo na poesia portuguesa do sculo XX: o direito voz e o direito lngua para escrever de outro lugar a dimenso do mundo.
ALVES, Ida Ferreira. Prefcio a HORTA, Maria Teresa. Cem poemas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 14. _________________________________________________________________

Questo de anlise A partir dos poemas de autoria feminina, do conhecimento sobre o trovadorismo amoroso galaico-portugus, do contexto cultural portugus no sculo XX, analise a voz da mulher na vivncia do corpo ertico.

47 mas sorrindo tanto sob a pela escura que eu fechava os olhos para perdurar at tirar-lhe a camisola, as meias trocar o meu hlito de dentfricos pelo seu cansado de erva doutras formas contra os horrios as coisas do dinheiro outros a dizer-lhe o que devia ser. De mim havia de ir para uma paragem espera do transporte de que sairia num dos caixotes de arrabalde, o corpo satisfeito mas fendido do prazer combinado para outro dia que podia voltar ou no voltar a haver.

JOAQUIM MANUEL MAGALHES Seis Comprei-lhe requeijo durante vrios dias. No ltimo enganou-se nos dinheiros fez o embrulho num papel errado. Ri-lhe o primeiro convite. Riu-se em trocos. Continuei por entre os corredores do resto do supermercado e via a cada espao vazio de caixotes o seu olhar a seguir as minhas compras. Quando estava prestes a curvar-se para pesar um frango, uma morcela, coelhos bravos, queijos ou fiambre sorria-lhe de novo. Erguia logo o corpo alertado turvavam-se-lhe as mos hesitava pelo ar refrigerado do balco at estender os seus produtos primeira mulher e s que se seguiam. [...] Chegou metendo um pente nalgibeira, a sacola que fora matinal ao ombro, atravessou comigo o quadrado da praa quando o trnsito parou. ltima luz do dia via-lhe o cabelo com o p das horas de trabalho. Por agora dizia-me o seu nome entre dentes rasgados pelas cries

Encontramos um amigo numa fonte a gua foge nos seus dedos, falamos-lhe. Pomo a boca sobre a fria superfcie da sua pele onde bate o sol, um canteiro incendiado de brandura. Uma coragem cresce debruada para os seus olhos salinos contra ns. Tem um sorriso, uma camisa aberta, o peito um arco de respirao. Lentamente afasta-se. J no segura o nosso despeito nem o nosso acordo. Para esquec-lo, nenhuma noite bastar. A fonte secou, o caminho que seguimos foi devorado. Na manh os pssaros comeam a sangrar.

48

_______________________________________________________ Texto crtico Deve-se a um leitor especial da cultura portuguesa Eduardo Prado Coelho a reiterada constatao da presena do homoerotismo na poesia portuguesa mais recente. Em 1984, numa crtica cinematogrfica, afirma: ...alguma coisa se deslocou em ns, ou se preferirem, no espao a que pertencemos (e disso nos d conta a mais recente poesia portuguesa): a emergncia da homossexualidade como que promovida a utopia do desejo. [...]
PEREIRA, Edgard. Portugal poetas do fim do milnio. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999. p. 101.

JOO MIGUEL FERNANDES DE JORGE

Questes de anlise 1- A partir da afirmao de Eduardo Prado Coelho, analise os poemas de Joaquim Manuel Magalhes. 2- Encontramos um amigo numa fonte, assim comea o segundo poema. Que subverso realiza o poeta nesse espao de escrita em relao ao lirismo amoroso portugus?

amei-te rapaz e o que hei-de fazer por esse tempo presente naquele quarto de hotel. Era quase uma forma de idade mdia tanto no texto como na medida as repeties. Cresce, erva, cresce. Repete a mnima variao do teu crescer sob o corpo dos corpos ou sobre ele cresce erva do corpo as sombras e os lugares. A luz naquele quarto de hotel em todos os quartos de hotel onde amei amei-te rapaz mais a ti que todos os outros. E, se atravs das ervas podia ver o mar o verde sobre o to escuro era o teu corpo

49 amei-te rapaz pelo dia pelo distante dia a noite inteira nossa volta.
JORGE, Joo Miguel Fernandes. Poemas escolhidos 1971/1981. Lisboa: Assrio e Alvim, 1982.

a ausncia fulgura na aurora das manhs e com o rosto ainda sujo de sono ouvimos o rumor do corpo a encher-se de mgoa assim guardamos as nuvens breves os gestos os invernos o repouso a sonolncia o vento arrastando para longe as imagens difusas daqueles que amamos e no voltaram a telefonar

AL BERTO SIDA aqueles que tm nome e nos telefonam um dia emagrecem - partem deixam-nos dobrados ao abandono no interior duma dor intil muda e voraz arquivamos o amor no abismo do tempo e para l da pele negra do desgosto pressentimos vivo o passageiro ardente das areias - o viajante que irradia um cheiro a violetas nocturnas acendemos ento uma labareda nos dedos acordamos trmulos confusos - a mo queimada junto ao corao e mais nada se move na centrifugao dos segundos - tudo nos falta nem a vida nem o que dela resta nos consola

NUNO JDICE Pedro, lembrando Ins Em quem pensar, agora, seno em ti? Tu, que me esvaziaste de coisas incertas, e trouxeste a manh da minha noite. verdade que te podia dizer: "Como mais fcil deixar que as coisas no mudem, sermos o que sempre fomos, mudarmos apenas dentro de ns prprios?" Mas ensinaste-me a sermos dois; e a ser contigo aquilo que sou, at sermos um apenas no amor que nos une, contra a solido que nos divide. Mas isto o amor: ver-te mesmo quando te no vejo, ouvir a tua voz que abre as fontes de todos os rios, mesmo esse que mal corria quando por ele passmos, subindo a margem em que descobri o sentido de irmos contra o tempo, para ganhar o tempo

50 que o tempo nos rouba. Como gosto, meu amor, de chegar antes de ti para te ver chegar: com a surpresa dos teus cabelos, e o teu rosto de gua fresca que eu bebo, com esta sede que no passa. Tu: a primavera luminosa da minha expectativa, a mais certa certeza de que gosto de ti, como gostas de mim, at ao fundo do mundo que me deste. Questes de anlise 1- Faa a leitura comparativa entre os poemas de Joo Miguel Fernandes Jorge e Al Berto. 2- Mais uma vez o mito de Ins retomado. Sob que ponto de vista? No metro um rapaz e um velho discutem se eu estou grvida o rapaz quer-me dar o lugar Detesto o sofrimento
LOPES, Adlia. Antologia. Rio de Janeiro / So Paulo: 7Letras / Cosac & Naify, 2002.

sento-me sempre Emagreo 21 kg as colegas da Faculdade de Letras perguntam-me se menino ou menina

ADLIA LOPES Body Art? Com os remdios engordo 30 kg o carteiro pergunta-me para quando o menino nos transportes pblicos as pessoas levantam-se para me dar o lugar

ANA LUSA AMARAL

MINHA SENHORA DE QU dona de qu se na paisagem onde se projectam

51 pequenas asas deslumbrantes folhas nem eu me projectei se os versos apressados me nascem sempre urgentes: trabalhos de permeio refeies doendo a conscincia inusitada dona de mim nem sou se sintaxes trocadas o mais das vezes nem minha inteno se sentidos diversos ocultados nem do oculto nascem (potica do Hades quem me dera!) Dona de nada senhora nem de mim: imitaes de medo os meus infernos
ANA LUSA AMARAL, Minha Senhora de Qu, Lisboa: Quetzal 1999: 69

UM QUARTO DE PENSO Fumo um cigarro, envolvo-me na angstia suave de brancos lenis. Esperar-te-ei, na nudez desta solido, no seu surdo clamor pela vertigem dos ossos? No sei. Podemos ainda fingir o amor, como quem acredita na prpria descrena, buscar um libi que sirva para o incapaz adiamento da morte. Mas isso de nada me serve mesmo que te recuses a compreend-lo. Terei ou no o teu corpo, sem lgrimas que traduzam a frieza do corao. Vs? Espero-te, e da morte que mais prximos estamos. A nudez di, o olhar compadecido pela secreta insistncia da ferida. De que adianta, dizia eu. Eis-nos brancos e sozinhos, tendo de nosso apenas a melancolia corrosiva da lembrana. Hs-de morrer nos lenis desgatados do esquecimento. De amor se no poder tingir a noite. A solido h-de bastar, a certeza de tudo o que havia para perder. Um quarto de penso.

___________________________________________________ Questo de anlise Compare os poemas de Adlia Lopes e Ana Lusa Amaral, analisando a relao corpo, ironia e poder, na escrita do feminino.

MANUEL DE FREITAS

FREITAS, Manuel de. Todos contentes e eu tambm. Porto: Campo das Letras, 2000.

52

Texto crtico Acabo de falar em amor. Portanto, devo falar mais uma vez deste aspecto na poesia de Freitas, j que um aspecto da poesia de Freitas. Suspeita aguda nesta altura dos acontecimentos; Freitas escreve uma poesia acentuadamente amorosa, mesmo que, dentre as facetas de amor que nela aparecem, esteja a que se v, por exemplo em [Ferozmente sobre ti quase lambendo]. Um exemplo de amor nesta potica a quantidade de poemas dedicados a amigos e/ou que nomeiam amigos, mas j falei, ainda que mui brevemente disto.
MAFFEI, Luis. A ferida altivez do demiurgo. In: FREITAS, Manuel de. Poemas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2007. p. 30-31 [ Coleo Portugal, 0].

Antologia de literatura portuguesa II Linha temtica: Existncia LUS DE CAMES Os lusadas (Canto I) 105 O recado que trazem de amigos, Mas debaxo o veneno vem coberto, Que os pensamentos eram de inimigos, Segundo foi o engano descoberto. Oh! Grandes e gravssimos perigos, Oh! Caminho de vida nunca certo, Que, aonde a gente pe sua esperana, Tenha a vida to pouca segurana! 106 No mar tanta tormenta e tanto dano, Tantas vezes a morte apercebida! Na terra tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade avorrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, Onde ter segura a curta vida, Que no se arme e se indigne o Cu sereno Contra um bicho da terra to pequeno? (Canto VII)

Questo de anlise Na potica de Manuel de Freitas, o amor vivenciado como experincia de perda e finitude. Discuta.

53 Que tamanhas misrias me cercassem, Seno que aqueles que eu cantando andava Tal prmio de meus versos me tornassem: A troco dos descansos que esperava, Das capelas de louro que me honrassem, Trabalhos nunca usados me inventaram, Com que em to duro estado me deitaram! (Canto VIII) 96-99 Nas naus estar se deixa, vagaroso, At ver o que o tempo lhe descobre; Que no se fia j do cobioso Regedor, corrompido e pouco nobre. Veja agora o juzo curioso Quanto no rico, assi como no pobre, Pode o vil interesse e sede imiga Do dinheiro, que a tudo nos obriga. A Polidoro mata o Rei Trecio, S por ficar senhor do gro tesouro; Entra, pelo fortssimo edifcio, Com a filha de Acriso a chuva d'ouro; Pode tanto em Tarpeia avaro vcio Que, a troco do metal luzente e louro, Entrega aos inimigos a alta torre, Do qual qusi afogada em pago morre. Este rende munidas fortalezas; Faz trdoros e falsos os amigos;

78-81 Um ramo na mo tinha... Mas, cego! Eu, que cometo insano e temerrio, Sem vs, Ninfas do Tejo e do Mondego, Por caminho to rduo, longo e vrio! Vosso favor invoco, que navego Por alto mar, com vento to contrrio, Que, se no me ajudais, hei grande medo Que o meu fraco batel se alague cedo. Olhai que h tanto tempo que, cantando O vosso Tejo e os vossos Lusitanos, A Fortuna me traz peregrinando, Novos trabalhos vendo e novos danos: Agora o mar, agora experimentando Os perigos Mavrcios inumanos, Qual Cnace, que morte se condena, Na mo sempre a espada e noutra a pena; Agora, com pobreza avorrecida, Por hospcios alheios degradado; Agora, da esperana j adquirida, De novo mais que nunca derribado; Agora s costas escapando a vida, Que dum fio pendia to delgado Que no menos milagre foi salvar-se Que pera o Rei Judaico acrecentar-se. E ainda, Ninfas minhas, no bastava

54 Este a mais nobres faz fazer vilezas, E entrega Capites aos inimigos; Este corrompe virginais purezas, Sem temer de honra ou fama alguns perigos; Este deprava s vezes as cincias, Os juzos cegando e as conscincias. Este interpreta mais que sutilmente Os textos; este faz e desfaz leis; Este causa os perjrios entre a gente E mil vezes tiranos torna os Reis. At os que s a Deus omnipotente Se dedicam, mil vezes ouvireis Que corrompe este encantador, e ilude; Mas no sem cor, contudo, de virtude! (Canto IX) 92-95 Mas a Fama, trombeta de obras tais, Lhe deu no Mundo nomes to estranhos De Deuses, Semideuses, Imortais, Indgetes, Hericos e de Magnos. Por isso, vs que as famas estimais, Se quiserdes no mundo ser tamanhos, Despertai j do sono do cio ignavo, Que o nimo, de livre, faz escravo. E ponde na cobia um freio duro, E na ambio tambm, que indignamente Tomais mil vezes, e no torpe e escuro Vcio da tirania infame e urgente; Porque essas honras vs, esse ouro puro, Verdadeiro valor no do gente: Milhor merec-los sem os ter, Que possu-los sem os merecer. Ou dai na paz as leis iguais, constantes, Que aos grandes no dem o dos pequenos, Ou vos vesti nas armas rutilantes, Contra a lei dos imigos Sarracenos: Fareis os Reinos grandes e possantes, E todos tereis mais e nenhum menos: Possuireis riquezas merecidas, Com as honras que ilustram tanto as vidas. E fareis claro o Rei que tanto amais, Agora cos conselhos bem cuidados, Agora co as espadas, que imortais Vos faro, como os vossos j passados. Impossibilidades no faais, Que quem quis, sempre pde; e numerados Sereis entre os Heris esclarecidos E nesta Ilha de Vnus recebidos.

55 (Canto X) 145 N mais, Musa, n mais, que a Lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E no do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida. O favor com que mais se acende o engenho No no d a ptria, no, que est metida No gosto da cobia e na rudeza Da austera, apagada e vil tristeza. 146 E no sei por que influxo de Destino No tem um ledo orgulho e geral gosto, Que os nimos levanta de contino A ter pera trabalhos ledo o rosto. Por isso vs, Rei, que por divino Conselho estais no rgio slio posto, Olhai que sois (e vede as outras gentes) Senhor s de vassalos excelentes. 147 Olhai que ledos vo, por vrias vias, Quais rompentes lies e bravos touros, Dando os corpos a fomes e vigias, A ferro, a fogo, a setas e pelouros, A quentes regies, a plagas frias, A golpes de Idoltras e de Mouros, A perigos incgnitos do mundo, A naufrgios, a pexes, ao profundo. 148 Por vos servir, a tudo aparelhados; De vs to longe, sempre obedientes; A quaisquer vossos speros mandados, Sem dar reposta, prontos e contentes. S com saber que so de vs olhados, Demnios infernais, negros e ardentes, Cometero convosco, e no duvido Que vencedor vos faam, no vencido. 149 Favorecei-os logo, e alegrai-os Com a presena e leda humanidade; De rigorosas leis desalivai-os, Que assi se abre o caminho santidade. Os mais exprimentados levantai-os, Se, com a experincia, tm bondade Pera vosso conselho, pois que sabem O como, o quando, e onde as cousas cabem. 150 Todos favorecei em seus ofcios, Segundo tm das vidas o talento; Tenham Religiosos exerccios

56 De rogarem, por vosso regimento, Com jejuns, disciplina, pelos vcios Comuns; toda ambio tero por vento, Que o bom Religioso verdadeiro Glria v no pretende nem dinheiro. 151 Os Cavaleiros tende em muita estima, Pois com seu sangue intrpido e fervente Estendem no smente a Lei de cima, Mas inda vosso Imprio preminente. Pois aqueles que a to remoto clima Vos vo servir, com passo diligente, Dous inimigos vencem: uns, os vivos, E (o que mais) os trabalhos excessivos. 152 Fazei, Senhor, que nunca os admirados Alemes, Galos, talos e Ingleses, Possam dizer que so pera mandados, Mais que pera mandar, os Portugueses. Tomai conselho s d'exprimentados Que viram largos anos, largos meses, Que, posto que em cientes muito cabe. Mais em particular o experto sabe. 153 De Formio, filsofo elegante, Vereis como Anibal escarnecia, Quando das artes blicas, diante Dele, com larga voz tratava e lia. A disciplina militar prestante No se aprende, Senhor, na fantasia, Sonhando, imaginando ou estudando, Seno vendo, tratando e pelejando. 154 Mas eu que falo, humilde, baxo e rudo, De vs no conhecido nem sonhado? Da boca dos pequenos sei, contudo, Que o louvor sai s vezes acabado. Tem me falta na vida honesto estudo, Com longa experincia misturado, Nem engenho, que aqui vereis presente, Cousas que juntas se acham raramente. 155 Pera servir-vos, brao s armas feito, Pera cantar-vos, mente s Musas dada; S me falece ser a vs aceito, De quem virtude deve ser prezada. Se me isto o Cu concede, e o vosso peito Dina empresa tomar de ser cantada, Como a pres[s]aga mente vaticina Olhando a vossa inclinao divina, 156

57

Ou fazendo que, mais que a de Medusa, A vista vossa tema o monte Atlante, Ou rompendo nos campos de Ampelusa Os muros de Marrocos e Trudante, A minha j estimada e leda Musa Fico que em todo o mundo de vs cante, De sorte que Alexandro em vs se veja, Sem dita de Aquiles ter enveja.

Questo de anlise Considerando os fragmentos transcritos, que questionamentos faz o poeta e como o pico deslocado pelo lrico? TROVADORISMO Cantiga de amigo Aquestas noites tan longas que Deus fez en grave dia por mim, por que as non dormnho, e por que as non fazia no tempo que meu amigo soia falar comigo? Por que as fez Deus tan grandes, non posso eu dormir coitada, e, de como son sobejas, quisera eu outra vegada no tempo que meu amigo soia falar comigo Por que as Deus fez tan grandes, sem mesura desiguaaes, e as eu dormir non posso, por que as non fez ataaes no tempo que meu amigo soia falar comigo? Juio Bolseiro

Texto crtico A liberdade de juzo que Cames patenteia na epopia lhe vem em parte, de sua qualidade de humanista, mas tambm, e sobretudo, da de homem inserido numa poca de crise, capaz de avaliar a grandeza do esforo realizado, identificando-se com ele no que encerra de afirmativo do homem superador da prpria condio, mas capaz tambm de enxergar-lhe o outro lado, o que irrompe dos relatos da histria trgico-martima; capaz de sentir que o grande momento de Portugal j passou, mas existiu, em toda a plenitude da empresa que utilizou o homem integral o da cincia, da tcnica e da ao. Essa liberdade de juzo, porm, poderia no ter sido conservada pelo Poeta que criava uma epopia narrativa de feitos positivamente apresentados, sem questionamento, destinada exaltao de um povo. E aqui est uma das razes da grandeza do poema que, medida que se faz, questiona no somente o contexto que utiliza, mas o prprio enunciado que consagra este contexto.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos camonianos. 2.ed. ver. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Ctedra Padre Antnio Vieira, Instituto Cames, 2000. p. 54-55.

58
Histria e antologia da literatura portuguesa sculos XIII-XIV. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian / Servio de Bibliotecas e Apoio Leitura, 1997 [Coordenao cientfica de Isabel Allegro de Magalhes].

LUS DE CAMES Sonetos

S DE MIRANDA O sol grande O sol grande: caem co'a calma as aves, Do tempo em tal sazo, que si ser fria. Esta gua que de alto cai acordar-me-ia, Do sono no, mas de cuidados graves. cousas todas vs, todas mudaves, Qual tal corao que em vs confia? Passam os tempos, vai dia trs dia, Incertos muito mais que ao vento as naves. Eu vira j aqui sombras, vira flores, Vi tantas guas, vi tanta verdura, As aves todas cantavam de amores. Tudo seco e mudo; e, de mistura, Tambm mudando-me eu fiz doutras cores. E tudo o mais renova: isto sem cura!
MIRANDA, S de. Poesia e teatro. s.l : Biblioteca Ulisseia de Auctores Portugueses, s.d.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Muda-se o ser, muda-se a confiana; Todo o mundo composto de mudana, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperana; Do mal ficam as mgoas na lembrana, E do bem, se algum houve, as saudades. O tempo cobre o cho de verde manto, Que j coberto foi de neve fria, E em mim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudana faz de mor espanto, Que no se muda j como soa.

Que poderei do mundo j querer, Que naquilo em que pus tamanho amor, No vi seno desgosto e desamor, E morte, enfim, que mais no pode ser?

59 Pois vida me no farta de viver, Pois j sei que no mata grande dor, Se cousa h que mgoa d maior, Eu a verei, que tudo posso ver. A morte, a meu pesar, me assegurou De quanto mal me vinha; j perdi O que a perder o medo me ensinou. Na vida, desamor somente vi. Na morte, a grande dor que me ficou. Parece que para isto s nasci!

Questo de anlise Como a subjetividade lrica se constitui nos poemas anteriormente citados e a partir de que experincias existenciais? _____________________________________________________ Cano Junto de um seco, fero e estril monte, intil e despido, calvo, informe, da natureza em tudo aborrecido; onde nem ave voa, ou fera dorme, nem rio claro corre, ou ferve fonte, nem verde ramo faz doce rudo; cujo nome, do vulgo introduzido felix, por antfrase, infelice; o qual a Natureza situou junto parte onde um brao de mar alto reparte Abssia, da arbica aspereza, onde fundada j foi Berenice, ficando a parte donde o sol que nele ferve se lhe esconde; nele aparece o Cabo com que a costa africana, que vem do Austro correndo, limite faz, Armata chamado (Armata outro tempo, que, volvendo os cus, a ruda lngua mal composta, dos prprios outro nome lhe tem dado).

O dia em que nasci moura e perea, No o queira jamais o tempo dar; No torne mais ao Mundo, e, se tornar, Eclipse nesse passo o Sol padea. A luz lhe falte, O Sol se [lhe] escurea, Mostre o Mundo sinais de se acabar, Nasam-lhe monstros, sangue chova o ar, A me ao prprio filho no conhea. As pessoas pasmadas, de ignorantes, As lgrimas no rosto, a cor perdida, Cuidem que o mundo j se destruiu. gente temerosa, no te espantes, Que este dia deitou ao Mundo a vida Mais desgraada que jamais se viu!

60 Aqui, no mar, que quer apressurado entrar pela garganta deste brao, me trouxe um tempo e teve minha fera ventura. Aqui, nesta remota, spera e dura parte do mundo, quis que a vida breve tambm de si deixasse um breve espao, porque ficasse a vida pelo mundo em pedaos repartida. Aqui me achei gastando uns tristes dias, tristes, forados, maus e solitrios, trabalhosos, de dor e d'ira cheios, no tendo to somente por contrrios a vida, o sol ardente e guas frias, os ares grossos, frvidos e feios, mas os meus pensamentos, que so meios para enganar a prpria natureza, tambm vi contra mi trazendo-me memria alga j passada e breve glria, que eu j no mundo vi, quando vivi, por me dobrar dos males a aspereza, por me mostrar que havia no mundo muitas horas de alegria. Aqui estiv'eu co estes pensamentos gastando o tempo e a vida; os quais to alto me subiam nas asas, que cala (e vede se seria leve o salto!) de sonhados e vos contentamentos em desesperao de ver um dia. Aqui o imaginar se convertia num sbito chorar, e nuns suspiros que rompiam os ares. Aqui, a alma cativa, chagada toda, estava em carne viva, de dores rodeada e de pesares, desamparada e descoberta aos tiros da soberba Fortuna; soberba, inexorvel e importuna. No tinha parte donde se deitasse, nem esperana alga onde a cabea um pouco reclinasse, por descanso. Todo lhe he dor e causa que padea, mas que perea no, porque passasse o que quis o Destino nunca manso. Oh! que este irado mar, gritando, amanso! Estes ventos da voz importunados, parece que se enfreiam! Somente o Cu severo, as Estrelas e o Fado sempre fero, com meu perptuo dano se recreiam, mostrando-se potentes e indignados contra um corpo terreno, bicho da terra vil e to pequeno. Se de tantos trabalhos s tirasse saber inda por certo que algu'hora lembrava a uns claros olhos que j vi; e se esta triste voz, rompendo fora, as orelhas anglicas tocasse daquela em cujo riso j vivi; a qual, tornada um pouco sobre si, revolvendo na mente pressurosa

61 os tempos j passados de meus doces errores, de meus suaves males e furores, por ela padecidos e buscados, tornada (inda que tarde) piadosa, um pouco lhe pesasse e consigo por dura se julgasse; isto s que soubesse, me seria descanso para a vida que me fica; co isto afagaria o sofrimento. Ah! Senhora, Senhora, que to rica estais, que c to longe, de alegria, me sustentais cum doce fingimento! Em vos afigurando o pensamento, foge todo o trabalho e toda a pena. S com vossas lembranas me acho seguro e forte contra o rosto feroz da fera Morte, e logo se me ajuntam esperanas com que a fronte, tornada mais serena, torna os tormentos graves em saudades brandas e suaves. Aqui co elas fico, perguntando aos ventos amorosos, que respiram da parte donde estais, por vs, Senhora; s aves que ali voam, se vos viram, que fazeis, que estveis praticando, onde, como, com quem, que dia e que hora. Ali a vida cansada, que melhora, toma novos espritos , com que vena a Fortuna e Trabalho, s por tornar a vervos , s por ir a servir-vos e querer-vos. Diz-me o Tempo, que a tudo dar talho; mas o Desejo ardente, que detena nunca sofreu, sem tento m'abre as chagas de novo ao sofrimento. Assi vivo; e se algum te perguntasse, Cano, como no mouro, podes-lhe responder que porque mouro.
CAMES, Luis de. Redondilhas, canes, sonetos. Edio comemorativa do 4 centenrio da morte do poeta. Rio de Janeiro: Real Gabinete Portugus de Leitura, 1980.

_______________________________________________________ Texto crtico Vtor Manuel Pires de Aguiar e Silva, em Maneirismo e Barroco na Poesia Lrica Portuguesa, 1971: Cames no um poeta da alegria terrena de viver e de fruir a beleza e os prazeres mundanais: Cames , efectiva e profundamente, um lrico do desengano e do transcendente. ; de Antnio Srgio, em Ensaios, 1959: Cames [...] pensava o amor. Pensava e sentia simultaneamente: nele, o sentir era pensamento; e o pensamento, sentir. ______________________________________________________ Questo de anlise Retorne cano camoniana e demonstre como o pensar / sentir se

62 articulam nesse texto, marcando uma lrica do desengano e do transcendente.

ANTERO DE QUENTAL Hino razo

BOCAGE Meu ser evaporei na lida insana Do tropel de paixes, que me arrastava; Ah! cego eu cria, ah! msero eu sonhava Em mim quase imortal a essncia humana De que inmeros sis a mente ufana Existncia falaz me no doirava! Mas eis sucumbe a Natureza escrava Ao mal que a vida em sua orgia dana. Prazeres, scios meus e meus tiranos! Esta alma, que sedenta em si no coube, No abismo vos sumiu dos desenganos. Deus, Deus!... Quando a morte luz me roube, Ganhe um momento o que perderam anos, Saiba morrer o que viver no soube.
BOCAGE. [Sel., notas e estudos biogrfico e crtico por Marisa Lajolo estudo histrico por Ricardo Maranho]. So Paulo: Nova Cultural, 1981.

Razo, irm do Amor e da Justia, Mais uma vez escuta a minha prece. a voz dum corao que te apetece, Duma alma livre, s a ti submissa. Por ti que a poeira movedia De astros e sis e mundos permanece; E por ti que a virtude prevalece, E a flor do herosmo medra e via. Por ti, na arena trgica, as naes Buscam a liberdade, entre clares; E os que olham o futuro e cismam, mudos, Por ti, podem sofrer e no se abatem, Me de filhos robustos, que combatem Tendo o teu nome escrito em seus escudos!

Na capela Na capela, perdida entre a folhagem, O Cristo, l no fundo, agonizava... Oh! como intimamente se casava Com minha dor a dor daquela imagem!

63 Mas de guerra... e so vozes de rebate! Filhos ambos do amor, igual miragem Nos roou pela fronte, que escaldava... Igual traio, que o afeto mascarava, Nos deu suplcio s mos da vilanagem... E agora, ali, enquanto da floresta A sombra se infiltrava lenta e mesta, Vencidos ambos, mrtires do Fado, Fitvamo-nos mudos dor igual! Nem, dos dois, saberei dizer-vos qual Mais plido, mais triste e mais cansado... A um poeta Surge et ambula ! Tu, que dormes, esprito sereno, Posto sombra dos cedros seculares, Como um levita sombra dos altares, Longe da luta e do fragor terreno, Acorda! tempo! O sol, j alto e pleno, Afugentou as larvas tumulares... Para surgir do seio desses mares, Um mundo novo espera s um aceno... Escuta! a grande voz das multides! So teus irmos, que se erguem! so canes... Ergue-te, pois, soldado do Futuro, E dos raios de luz do sonho puro, Sonhador, faze espada de combate! S males so reais, s dor existe: Prazeres s os gera a fantasia: Em nada, um imaginar, o bem consiste, Anda o mal em cada hora e instante e dia. Se buscamos o que , o que devia Por natureza ser no nos assiste; Se fiamos num bem , que a mente cria; Que outro remdio h a seno ser triste? Oh! Quem tanto pudera que passasse A vida em sonhos s, e nada vira... Mas, no que se no v, labor perdido! Quem fora to ditoso que olvidasse... Mas nem seu mal que com ele ento dormira, Que sempre o mal pior ter nascido.
QUENTAL, Antero. Poesia e prosa. So Paulo: Cultrix, 1974.

64 Antnio Nobre Em horas que l vo, molhei a pena Na chaga aberta desse corpo amado, Mas numa chaga a supurar gangrena, Cheia de pus, de sangue j coalhado! E depois, com a mo firme e serena, Compus este Missal dum Torturado: Talvez choreis, talvez vos faa pena... Chorai! Que imenso tenho eu j chorado. Abri-o! Orai com devoo sincera! E, leitura final duma orao, Vereis cair no solo uma quimera: Moos do meu pas! Vereis ento O que esta Vida, o que que vos espera... Toda uma Sexta-Feira de Paixo! Carta a Manoel Manoel, tens razo. Venho tarde. Desculpa. Mas no foi Anto, no fui eu quem teve a culpa, Foi Coimbra. Foi esta paysagem triste, triste, A cuja influencia a minha alma no reziste, Queres noticias? Queres que os meus nervos fallem? V! dize aos choupos do Mondego que se callem... E pede ao vento que no uive e gema tanto: Que, enfim, se soffre abafe as torturas em pranto, Mas que me deixe em paz! Ah tu no imaginas Quanto isto me faz mal! Peor que as sabbatinas Dos ursos na aula, peor que beatas correrias De velhas magras, galopando Ave-Marias, Peor que um diamante a riscar na vidraa! Peor eu sei l, Manoel, peor que uma desgraa! Hysterisa-me o vento, absorve-me a alma toda, Tal a menina pelas vesperas da boda, Atarefada mail-a ama, a arrumar... O vento afoga o meu espirito n'um mar Verde, azul, branco, negro, cujos vagalhes So todos feitos de luar, recordaes. noite, quando estou, aqui, na minha toca, O grande evocador do vento evoca, evoca Nosso vero magnifico, este anno passado, (E a um canto bate, alli, cardiaco, apressado, O tic-tac do relogio do fogo)... Bons tempos, Manoel, esses que j l vo! Isto, tu sabes? faz vontade de chorar. E, pela noite em claro, eu fico-me a scismar, Triste, ao claro da lamparina que desmaia, Na existencia que tive este vero na praia, Quando, mal na amplido, vinha arraiando a aurora, Ia por esse mar de Jezus-Christo fra, No barco vela do moreno Gabriel! Vejo passar de negro, envoltas n'um burel, Quantos sonhos, meu Deus! quantas recordaes! Phantasmas do passado! encantadas vizes! Que, embora estejam l, no seu paiz distante, Oio-as fallar na minha alcova de estudante.

65 Minhas vizes! entrae, entrae, no tenhaes medo! Rio Doce! tunnel d'agoa e de arvoredo! Por onde Anto vogava em o wagon d'um bote... E, ao sol do meio dia, os banhos em pelote, Quando iamos nadar, Ponte de Tavares! Tudo se foi! Espuma em flocos pelos ares! Tudo se foi... [...]
NOBRE, Antnio. S. Braga: Ulisseia, 1989.

CAMILO PESSANHA

Foi um dia de inteis agonias. Dia de sol, inundado de sol!... Fulgiam nuas as espadas frias... Dia de sol, inundado de sol!... Foi um dia de falsas alegrias. Dlia a esfolhar-se, o seu mole sorriso... Voltavam os ranchos das romarias. Dlia a esfolhar-se, o seu mole sorriso... Dia impressvel mais que os outros dias. To lcido... To plido... To lcido!... Difuso de teoremas, de teorias... O dia ftil mais que os outros dias! Minuete de discretas ironias... To lcido... To plido... To lcido!... * Passou o Outono j, j torna o frio... Outono de seu riso magoado. lgido Inverno! Oblquo o sol, gelado... O sol, e as guas lmpidas do rio. guas claras do rio! guas do rio,

66 Fugindo sob o meu olhar cansado, Para onde me levais meu vo cuidado? Aonde vais, meu corao vazio? Ficai, cabelos dela, flutuando, E, debaixo das guas fugidias, Os seus olhos abertos e cismando... Onde ides a correr, melancolias? E, refractadas, longamente ondeando, As suas mos translcidas e frias... * Imagens que passais pela retina Dos meus olhos, por que no vos fixais? Que passais como a gua cristalina Por uma fonte para nunca mais!... Ou para o lago escuro onde termina Vosso curso, silente de juncais, E o vago medo angustioso domina, - Porque ides sem mim, no me levais? Sem vs o que so os meus olhos abertos? O espelho intil, meus olhos pagos! Aridez de sucessivos desertos... Fica sequer, sombra das minhas mos, Flexo casual de meus dedos incertos, Estranha sombra em movimentos vos.

Branco e Vermelho A dor, forte e imprevista, Ferindo-me, imprevista, De branca e de imprevista, Foi um deslumbramento, Que me endoidou a vista, Fez-me perder a vista, Fez-me fugir a vista, Num doce esvaimento. Como um deserto imenso, Branco deserto imenso, Resplandecente e imenso, Fez-se em redor de mim. Todo o meu ser, suspenso, No sinto j, no penso, Pairo na luz, suspenso... Que delcia sem fim! Na inundao da luz Banhando os cus a flux, No xtase da luz, Vejo passar, desfila (Seus pobres corpos nus Que a distncia reduz, Amesquinha e reduz No fundo da pupila) [...] A dor, deserto imenso,

67 Branco deserto imenso, Resplandecente e imenso, Foi um deslumbramento. Todo o meu ser suspenso, No sinto j, no penso, Pairo na luz, suspenso Num doce esvaimento. morte, vem depressa, Acorda, vem depressa, Acode-me depressa, Vem-me enxugar o suor, Que o estertor comea. cumprir a promessa. J o sonho comea... Tudo vermelho em flor... Questo crtica A partir de Bocage, a subjetividade lrica se afirma como mais alto valor na poesia portuguesa. A essa subjetividade se liga especialmente a experincia da dor com diversas mscaras . Tente descrever as estratgias utilizadas pelos poetas Antero de Quental, Antnio Nobre e Camilo Pessanha, para escrever a dor. MRIO DE S-CARNEIRO Como eu no possuo Olho em volta de mim. Todos possuem --Um afecto, um sorriso ou um abrao. S para mim as nsias se diluem E no possuo mesmo quando enlao. Roa por mim, em longe, a teoria Dos espasmos golfados ruivamente; So xtases da cor que eu fremiria, Mas a minh'alma pra e no os sente! Quero sentir. No sei... perco-me todo... No posso afeioar-me nem ser eu: Falta-me egosmo para ascender ao cu, Falta-me uno pra me afundar no lodo. No sou amigo de ningum. Pra o ser Foroso me era antes possuir Quem eu estimasse --- ou homem ou mulher, E eu no logro nunca possuir!... Castrado de alma e sem saber fixar-me, Tarde a tarde na minha dor me afundo... Serei um emigrado doutro mundo Que nem na minha dor posso encontrar-me?... Como eu desejo a que ali vai na rua, To gil, to agreste, to de amor...

68 Como eu quisera emaranh-la nua, Beb-la em espasmos de harmonia e cor!... Desejo errado... Se a tivera um dia, Toda sem vus, a carne estilizada Sob o meu corpo arfando transbordada, Nem mesmo assim nsia! eu a teria... Eu vibraria s agonizante Sobre o seu corpo de xtases doirados, Se fosse aqueles seios transtornados, Se fosse aquele sexo aglutinante... De embate ao meu amor todo me ruo, E vejo-me em destroo at vencendo: que eu teria s, sentindo e sendo Aquilo que estrebucho e no possuo. Quase Um pouco mais de sol eu era brasa, Um pouco mais de azul eu era alm. Para atingir, faltou-me um golpe de asa... Se ao menos eu permanecesse aqum... Assombro ou paz? Em vo... Tudo esvado Num baixo mar enganador de espuma; E o grande sonho despertado em bruma, O grande sonho dor! quase vivido...

Quase o amor, quase o triunfo e a chama, Quase o princpio e o fim quase a expanso... Mas na minha alma tudo se derrama... Entanto nada foi s iluso! De tudo houve um comeo ... e tudo errou... Ai a dor de ser-quase, dor sem fim... Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim, Asa que se enlaou mas no voou... Momentos de alma que desbaratei... Templos aonde nunca pus um altar... Rios que perdi sem os levar ao mar... nsias que foram mas que no fixei... Se me vagueio, encontro s indcios... Ogivas para o sol vejo-as cerradas; E mos de heri, sem f, acobardadas, Puseram grades sobre os precipcios... Num mpeto difuso de quebranto, Tudo encetei e nada possu... Hoje, de mim, s resta o desencanto Das coisas que beijei mas no vivi... -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

69 Um pouco mais de sol e fora brasa, Um pouco mais de azul e fora alm. Para atingir, faltou-me um golpe de asa... Se ao menos eu permanecesse aqum... O recreio Na minha Alma h um balouo Que est sempre a balouar Balouo beira dum poo, Bem difcil de montar... E um menino de bibe Sobre ele sempre a brincar... Se a corda se parte um dia, (E j vai estando esgarada), Era uma vez a folia: Morre a criana afogada... C por mim no mudo a corda, Seria grande estopada... Se o indez morre, deix-lo... Mais vale morrer de bibe Que de casaca... Deix-lo Balouar-se enquanto vive... Mudar a corda era fcil... Tal idia nunca tive... RICARDO REIS

Questo crtica Como se configura / desfigura o sujeito lrico na potica de Mrio de S-Carneiro?

Ouvi contar que outrora, quando a Prsia Tinha no sei qual guerra, Quando a invaso ardia na Cidade E as mulheres gritavam, Dois jogadores de xadrez jogavam O seu jogo contnuo. sombra de ampla rvore fitavam O tabuleiro antigo, E, ao lado de cada um, esperando os seus Momentos mais folgados, Quando havia movido a pedra, e agora Esperava o adversrio. Um pcaro com vinho refrescava Sobriamente a sua sede. Ardiam casas, saqueadas eram As arcas e as paredes, Violadas, as mulheres eram postas Contra os muros cados, Traspassadas de lanas, as crianas Eram sangue nas ruas...

70 Mas onde estavam, perto da cidade, E longe do seu rudo, Os jogadores de xadrez jogavam O jogo de xadrez. Inda que nas mensagens do ermo vento Lhes viessem os gritos, E, ao refletir, soubessem desde a alma Que por certo as mulheres E as tenras filhas violadas eram Nessa distncia prxima, Inda que, no momento que o pensavam, Uma sombra ligeira Lhes passasse na fronte alheada e vaga, Breve seus olhos calmos Volviam sua atenta confiana Ao tabuleiro velho. Quando o rei de marfim est em perigo, Que importa a carne e o osso Das irms e das mes e das crianas? Quando a torre no cobre A retirada da rainha branca, O saque pouco importa. E quando a mo confiada leva o xeque Ao rei do adversrio, Pouco pesa na alma que l longe Estejam morrendo filhos. Mesmo que, de repente, sobre o muro Surja a sanhuda face Dum guerreiro invasor, e breve deva Em sangue ali cair O jogador solene de xadrez, O momento antes desse ( ainda dado ao clculo dum lance Pra a efeito horas depois) ainda entregue ao jogo predileto Dos grandes indif'rentes. Caiam cidades, sofram povos, cesse A liberdade e a vida. Os haveres tranqilos e avitos Ardem e que se arranquem, Mas quando a guerra os jogos interrompa, Esteja o rei sem xeque, E o de marfim peo mais avanado Pronto a comprar a torre. Meus irmos em amarmos Epicuro E o entendermos mais De acordo com ns-prprios que com ele, Aprendamos na histria Dos calmos jogadores de xadrez Como passar a vida. Tudo o que srio pouco nos importe, O grave pouco pese, O natural impulso dos instintos Que ceda ao intil gozo (Sob a sombra tranqila do arvoredo) De jogar um bom jogo.

71 O que levamos desta vida intil Tanto vale se A glria, a fama, o amor, a cincia, a vida, Como se fosse apenas A memria de um jogo bem jogado E uma partida ganha A um jogador melhor. A glria pesa como um fardo rico, A fama como a febre, O amor cansa, porque a srio e busca, A cincia nunca encontra, E a vida passa e di porque o conhece... O jogo do xadrez Prende a alma toda, mas, perdido, pouco Pesa, pois no nada. Ah! sob as sombras que sem qu'rer nos amam, Com um pcaro de vinho Ao lado, e atentos s intil faina Do jogo do xadrez Mesmo que o jogo seja apenas sonho E no haja parceiro, Imitemos os persas desta histria, E, enquanto l fora, Ou perto ou longe, a guerra e a ptria e a vida Chamam por ns, deixemos Que em vo nos chamem, cada um de ns Sob as sombras amigas Sonhando, ele os parceiros, e o xadrez A sua indiferena.

Vem sentar-te comigo, Ldia, beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e no estamos de mos enlaadas. (Enlacemos as mos.) Depois pensemos, crianas adultas, que a vida Passa e no fica, nada deixa e nunca regressa, Vai para um mar muito longe, para ao p do Fado, Mais longe que os deuses. Desenlacemos as mos, porque no vale a pena cansarmo-nos. Quer gozemos, quer no gozemos, passamos como o rio. Mais vale saber passar silenciosamente E sem desassossegos grandes. Sem amores, nem dios, nem paixes que levantam a voz, Nem invejas que do movimento demais aos olhos, Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria, E sempre iria ter ao mar. Amemo-nos tranqilamente, pensando que podamos, Se quisssemos, trocar beijos e abraos e carcias, Mas que mais vale estarmos sentados ao p um do outro Ouvindo correr o rio e vendo-o. Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as No colo, e que o seu perfume suavize o momento Este momento em que sossegadamente no cremos em nada, Pagos inocentes da decadncia.

72 Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-s de mim depois sem que a minha lembrana te arda ou te fira ou te mova, Porque nunca enlaamos as mos, nem nos beijamos Nem fomos mais do que crianas. E se antes do que eu levares o bolo ao barqueiro sombrio, Eu nada terei que sofrer ao lembrar-me de ti. Ser-me-s suave memria lembrando-te assim beira-rio, Pag triste e com flores no regao. Dem-me, onde aqui jazo, s uma brisa que passe, No quero nada do acaso, seno a brisa na face; Dem-me um vago amor de quanto nunca terei, No quero gozo nem dor, no quero vida nem lei. S, no silncio cercado pelo som brusco do mar, Quero dormir sossegado, sem nada que desejar, Quero dormir na distncia de um ser que nunca foi seu, Tocado do ar sem fragrncia da brisa de qualquer cu.

FERNANDO PESSOA

ALBERTO CAEIRO V H metafsica bastante em no pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei l o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que idia tenho eu das cousas? Que opinio tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criao do Mundo? No sei. Para mim pensar nisso fechar os olhos E no pensar. correr as cortinas Da minha janela (mas ela no tem cortinas).

Aqui na orla da praia Aqui na orla da praia, mudo e contente do mar, Sem nada j que me atraia, nem nada que desejar, Farei um sonho, terei meu dia, fecharei a vida, E nunca terei agonia, pois dormirei de seguida. A vida como uma sombra que passa por sobre um rio Ou como um passo na alfombra de um quarto que jaz vazio; O amor um sono que chega para o pouco ser que se ; A glria concede e nega; no tem verdades a f. Por isso na orla morena da praia calada e s, Tenho a alma feita pequena, livre de mgoa e de d; Sonho sem quase j ser, perco sem nunca ter tido, E comecei a morrer muito antes de ter vivido.

73 O mistrio das cousas? Sei l o que mistrio! O nico mistrio haver quem pense no mistrio. Quem est ao sol e fecha os olhos, Comea a no saber o que o sol E a pensar muitas cousas cheias de calor. Mas abre os olhos e v o sol, E j no pode pensar em nada, Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos De todos os filsofos e de todos os poetas. A luz do sol no sabe o que faz E por isso no erra e comum e boa. [...] LVARO DE CAMPOS Tabacaria [...] Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade. Estou hoje lcido, como se estivesse para morrer, E no tivesse mais irmandade com as coisas Seno uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada De dentro da minha cabea, E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida. Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu. Estou hoje dividido entre a lealdade que devo Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora, E sensao de que tudo sonho, como coisa real por dentro. Falhei em tudo. Como no fiz propsito nenhum, talvez tudo fosse nada. A aprendizagem que me deram, Desci dela pela janela das traseiras da casa, Fui at ao campo com grandes propsitos. Mas l encontrei s ervas e rvores, E quando havia gente era igual outra. Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei-de pensar? [...] (Come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que no h mais metafsica no mundo seno chocolates. Olha que as religies todas no ensinam mais que a confeitaria. Come, pequena suja, come! Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes! Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que de folhas de estanho, Deito tudo para o cho, como tenho deitado a vida.) Mas ao menos fica da amargura do que nunca serei A caligrafia rpida destes versos, Prtico partido para o Impossvel. Mas ao menos consagro a mim mesmo um desprezo sem lgrimas, Nobre ao menos no gesto largo com que atiro A roupa suja que sou, sem rol, pra o decurso das coisas, E fico em casa sem camisa. [...] Vivi, estudei, amei, e at cri, E hoje no h mendigo que eu no inveje s por no ser eu. Olho a cada um os andrajos e as chagas e a mentira, E penso: talvez nunca vivesses nem estudasses nem amasses nem cresses

74 (Porque possvel fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso); Talvez tenhas existido apenas, como um lagarto a quem cortam o rabo E que rabo para aqum do lagarto remexidamente. [...] Grandes so os desertos Grandes so os desertos, e tudo deserto. No so algumas toneladas de pedras ou tijolos ao alto Que disfaram o solo, o tal solo que tudo. Grandes so os desertos e as almas desertas e grandes Desertas porque no passa por elas seno elas mesmas, Grandes porque de ali se v tudo, e tudo morreu. Grandes so os desertos, minha alma! Grandes so os desertos. No tirei bilhete para a vida, Errei a porta do sentimento, No houve vontade ou ocasio que eu no perdesse. Hoje no me resta, em vsperas de viagem, Com a mala aberta esperando a arrumao adiada, Sentado na cadeira em companhia com as camisas que no cabem, Hoje no me resta ( parte o incmodo de estar assim sentado) Seno saber isto: Grandes so os desertos, e tudo deserto. Grande a vida, e no vale a pena haver vida, [] No tempo em que festejavam o dia dos meus anos, Eu tinha a grande sade de no perceber coisa nenhuma, De ser inteligente para entre a famlia, E de no ter as esperanas que os outros tinham por mim. Quando vim a ter esperanas, j no sabia ter esperanas. Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida. Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo, O que fui de corao e parentesco. O que fui de seres de meia-provncia, O que fui de amarem-me e eu ser menino, O que fui ai, meu Deus!, o que s hoje sei que fui... A que distncia!... (Nem o acho... ) O tempo em que festejavam o dia dos meus anos! O que eu sou hoje como a umidade no corredor do fim da casa, Pondo grelado nas paredes... O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme atravs das minhas lgrimas), O que eu sou hoje terem vendido a casa, terem morrido todos, estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fsforo frio... Aniversrio No tempo em que festejavam o dia dos meus anos, Eu era feliz e ningum estava morto. Na casa antiga, at eu fazer anos era uma tradio de h sculos, E a alegria de todos, e a minha, estava certa como uma religio qualquer.

75 No tempo em que festejavam o dia dos meus anos ... Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo! Desejo fsico da alma de se encontrar ali outra vez, Por uma viagem metafsica e carnal, Com uma dualidade de eu para mim... Comer o passado como po de fome, sem tempo de manteiga nos dentes! Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que h aqui... A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loia, com mais copos, O aparador com muitas coisas doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alado, As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa, No tempo em que festejavam o dia dos meus anos. . . Pra, meu corao! No penses! Deixa o pensar na cabea! meu Deus, meu Deus, meu Deus! Hoje j no fao anos. Duro. Somam-se-me dias. Serei velho quando o for. Mais nada. Raiva de no ter trazido o passado roubado na algibeira! ... O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...
PESSOA, Fernando. Obra potica. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1981.

BERNARDO SOARES Livro do Desassossego

Passando s vezes na rua, ouo trechos de conversas ntimas, e quase todas so da outra mulher, do outro homem, do rapaz da terceira ou da amante daquele,(...) Levo comigo, s de ouvir estas sombras de discurso humano que afinal o tudo em que se ocupam a maioria das vidas conscientes, um tdio de nojo, uma angstia de exlio entre aranhas e a conscincia sbita do meu amarfanhamento entre gente real; a condenao de ser vizinho igual, perante o senhorio e o stio, dos outros inquilinos do aglomerado, espreitando com nojo, por entre as grandes traseiras do armazm da loja, o lixo alheio que se entulha chuva no sago que a minha vida. Estou num dia em que me pesa, como uma entrada no crcere, a monotonia de tudo. A monotonia de tudo no , porm, seno a monotonia de mim. Cada rosto, ainda que seja o de quem vimos ontem, outro hoje, pois que hoje no ontem. Cada dia o dia que , e nunca houve outro igual no mundo. S em nossa alma est a identidade a identidade sentida, embora falsa, consigo mesma pela qual tudo se assemelha e simplifica. O mundo coisas destacadas e arestas diferentes; mas, se somos mopes, uma nvoa insuficiente e contnua.

76 O meu desejo fugir. Fugir ao que conheo, fugir ao que meu, fugir ao que amo. Desejo partir no para as ndias impossveis, ou para as grades ilhas ao Sul de tudo, mas para o lugar qualquer aldeia ou ermo que tenha em si o no ser este lugar. Quero no ver mais estes rostos, estes hbitos e estes dias. Quero repousar, alheio, do meu fingimento orgnico. Quero sentir o sono chegar como vida, e no como repouso. Uma cabana beira mar, uma caverna, at, no socalco rugoso de uma serra, me pode dar isto. Infelizmente, s a minha vontade mo no pode dar. a caminho do mundo que vos sonho. Acreditai que nenhum mundo, que nada nem ningum vale mais que uma vida ou a alegria de t-la. isto o que mais importa - essa alegria. Acreditai que a dignidade em que ho-de falar-vos tanto no seno essa alegria que vem de estar-se vivo e sabendo que nenhuma vez algum est menos vivo ou sofre ou morre para que um s de vs resista um pouco mais morte que de todos e vir. [...] Sero ou no em vo? Mas, mesmo que o no sejam, quem ressuscita esses milhes, quem restitui no s a vida, mas tudo o que lhes foi tirado? Nenhum juzo final, meus filhos, pode dar-lhes aquele instante que no viveram, aquele objecto que no fruram, aquele gesto de amor, que fariam "amanh". E, por isso, o mesmo mundo que criemos nos cumpre t-lo com cuidado, como coisa que no s nossa, que nos cedida para a guardarmos respeitosamente em memria do sangue que nos corre nas veias, da nossa carne que foi outra, do amor que outros no amaram porque lho roubaram.

Questo crtica Nos textos pessoanos, diferentes sujeitos confrontam a existncia. Compare as formas de escrita do mal de existir. JORGE DE SENA Carta a Meus Filhos sobre os Fuzilamentos de Goya [...] Estes fuzilamentos, este herosmo, este horror, foi uma coisa, entre mil, acontecida em Espanha h mais de um sculo e que por violenta e injusta ofendeu o corao de um pintor chamado Goya, que tinha um corao muito grande, cheio de fria e de amor. Mas isto nada , meus filhos, apenas um episdio, um episdio breve, nesta cadeia de que sois um elo (ou no sereis) de ferro e de suor e sangue e algum smen

77 A Morte, o Espao, a Eternidade [...] ao Jos Blanc de Portugal, em memria de um seu ente querido, que eu muito estimava. De morte natural nunca ningum morreu. No foi para morrer que ns nascemos, no foi s para a morte que dos tempos chega at ns esse murmrio cavo, inconsolado, uivante, estertorado, desde que anfbios viemos a uma praia e quadrumanos nos erguemos. No. No foi para morrermos que falmos, que descobrimos a ternura e o fogo, e a pintura, a escrita, a doce msica. No foi para morrer que ns sonhmos ser imortais, ter alma, reviver, ou que sonhmos deuses que por ns fossem mais imortais que sonharamos. No foi. Quando aceitamos como natural, dentro da ordem das coisas ou dos anjos, o inominvel fim da nossa carne: quando ante ele nos curvamos como se ele fora inescapvel fome de infinito; quando vontade o imaginamos de outros deuses que so rostos de um s; quando que a dor um erro humano a que na dor nos damos porque de ns se perde algo nos outros, vamos traindo esta ascenso, esta vitria, isto que ser-se humano, passo a passo, mais. _______________________________________________________ Textos crticos Como um processo testemunhal sempre entendi a poesia, cuja melhor arte consistir em dar expresso ao que o mundo (o dentro e o fora) nos vai revelando, no apenas de outros mundos simultnea e idealmente possveis, mas, principalmente, de outros que a nossa vontade de dignidade humana deseja convocar a que o sejam de facto. Testemunhar do que, em ns e atravs de ns, se transforma, e por isso ser capaz de compreender tudo, de reconhecer a funo positiva ou negativa (mas funo) de tudo [...]
SENA, Jorge. Prefcio da primeira edio. In: Poesia I. Lisboa: Edies 70, 1988.

Esse perfil de escritor nos faz lembrar aqui do filsofo Paul Ricoeur, em sua obra Do texto a aco ensaios de hermenutica II, quando reflete sobre tica e poltica e afirma: O poltico prolonga, aqui, o tico, ao atribuir-lhe uma esfera de aco. Prolonga, alm disso, a segunda exigncia constitutiva da inveno tica, a exigncia de reconhecimento mtuo aquela exigncia que me leva a dizer: a tua liberdade vale a minha. Ora, o tico do poltico no consiste noutra coisa seno na criao de espaos de liberdade. (s/d, p. 397). Pensamos que essas palavras cabem bem ao escritor Jorge de Sena, que lutou por criar espaos de liberdade, no apenas na sua referncia direta ao fascismo, mas principalmente em relao a comportamentos morais, sociais e estticos. [...]

78
ALVES, Ida. Jorge de Sena e a tica da poesia: um testemunho para os poetas de 70. In: SANTOS, Gilda [Introduo e organizao]. Jorge de Sena: ressonncias e cinquenta poemas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p.33.

dura ainda.

Questo de anlise Confronte os dois textos de Jorge de Sena e desenvolva a relao testemunho, tica e poesia.

ANDRADE, Eugnio de. Os lugares do lume. 2.ed. Porto: Fundao Eugnio de Andrade, 1998.

RUY BELO EUGNIO DE ANDRADE H dias H dias em que julgamos que todo o lixo do mundo nos cai em cima depois ao chegarmos varanda avistamos as crianas correndo no molhe enquanto cantam no lhes sei o nome uma ou outra parece-me comigo quero eu dizer : com o que fui quando cheguei a ser luminosa presena da graa ou da alegria um sorriso abre-se ento num vero antigo e dura Requiem por um co Co que matinalmente farejavas a calada as ervas os calhaus os seixos os paralelippedos os restos de comida os restos de manh a chuva antes cada e convertida numa como que aurola da terra co que isso farejas co que nada disso j farejas Foi um segundo sbito e ficaste ensanduichado esborrachado comprimido e reduzido debaixo do rodado imperturbvel do pesado camio Que tinhas que no tens diz-mo ou ladra-mo ou utiliza ento qualquer moderno meio de comunicao diz-me l co que fasca fugiu do teu olhar que falta nesse corpo afinal o mesmo corpo s que embalado ou liofilizado? Eras vivo e morreste nada mais teus donos se que os tinhas sempre que de ti falavam falavam no presente falam no passado agora Mudou alguma coisa de um momento para o outro coisa sem importncia de maior para quem passa

79 indiferente at ao halo da manh de pensamento posto em coisas prticas em coisas prximas Co que morreste to caninamente co que morreste e me fazes pensar parar at que o polcia me diz que siga em frente Que se passou ento? Um simples co que era e j no AGUSTINA BESSA LUIS esta a mais grandiosa histria dos homens, a de tudo o que estremece, sonha, espera, tenta, sob a carapaa da sua conscincia, sob a pele, sob os nervos, sob os dias felizes e montonos, os desejos concretos, a banalidade que escorre das suas vidas, os seus crimes e as suas redenes, as suas vtimas e os seus algozes, a concordncia dos seus sentidos com a sua moral. Tudo o que vivemos nos faz inimigos, estranhos, incapazes de fraternidade. Mas o que fica irrealizado, o sombrio, o vencido, dentro da alma mais mesquinha e apagada, o bastante para irmanar esta semente humana cujos triunfos mais maravilhosos jamais se igualam com o que, em ns mesmos, ficar para sempre renncia, desespero e vaga vibrao. O mais veemente dos vencedores e o mendigo que se apoia num raio de sol para viver um dia mais, equivalem-se, no como valores de aptides ou de razo, no talvez como sentido metafsico ou direito abstracto, mas pelo que em si a atormentada continuidade do homem, o que, sem impulso, fica sob o corao, quase esperana sem nome. (BESSA-LUS, Agustina. A Sibila. Lisboa: Guimares Editores, 2002, 24 edio, p.251)

Mas que sei eu Mas que sei eu das folhas no outono ao vento vorazmente arremessadas quando eu passo pelas madrugadas tal como passaria qualquer dono? Eu sei que vo o vento e lento o sono e acabam coisas mal principiadas no nvio precipcio das geadas que pressinto no meu fundo abandono Nenhum sbito lamenta a dor de assim passar que me atormenta e me ergue no ar como outra folha qualquer. Mas eu sei que sei destas manhs? As coisas vm vo e so to vs como este olhar que ignoro que me olha
BELO, Ruy. Todos os Poemas. Lisboa, Caminho, 2003.

Questes crticas 1- A escrita literria moderno-contempornea tomou o cotidiano como fonte de imagens e reflexo. Desenvolva essa afirmao a partir dos poemas de Ruy Belo. 2- Escrita da interioridade do sujeito uma das marcas da narrativa moderno-contempornea. No fragmento acima de Agustina

80 Bessa-Luis, a noo de heroicidade ou protagonismo alterada de que forma? AL BERTO Notas para o dirio deus tem que ser substitudo rapidamente por poemas, slabas sibilantes, lmpadas acesas, corpos palpveis, vivos e limpos. a dor de todas as ruas vazias. sinto-me capaz de caminhar na lngua aguada deste silncio. e na sua simplicidade, na sua clareza, no seu abismo. sinto-me capaz de acabar com esse vcuo, e de acabar comigo mesmo. a dor de todas as ruas vazias. mas gosto da noite e do riso de cinzas. gosto do deserto, e do acaso da vida. gosto dos enganos, da sorte e dos encontros inesperados. pernoito quase sempre no lado sagrado do meu corao, ou onde o medo tem a precaridade doutro corpo. a dor de todas as ruas vazias. pois bem, mrio - o paraso sabe-se que chega a lisboa na fragata do alfeite. basta pr uma lua nervosa no cimo do mastro, e mandar arrear o velame. isto que preciso dizer: daqui ningum sai sem cadastro. a dor de todas as ruas vazias. sujo os olhos com sangue. chove torrencialmente. o filme acabou. no nos conheceremos nunca. a dor de todas as ruas vazias. os poemas adormeceram no desassossego da idade. fulguram na perturbao de um tempo cada dia mais curto. e, por vezes, ouo-os no transe da noite. assolam-me as imagens, rasgam-me as metforas insidiosas, porcas. ..e nada escrevo. o regresso escrita terminou. a vida toda fodida - e a alma esburacada por uma agonia tamanho deste mar. a dor de todas as ruas vazias. A Invisibilidade de Deus dizem que em sua boca se realiza a flor outros afirmam: a sua invisibilidade aparente mas nunca toquei deus nesta escama de peixe onde podemos compreender todos os oceanos nunca tive a viso de sua bondosa mo

81 quela hora em que no estava nenhum comboio nem para chegar nem para partir? Se me dissesse isto, ter-lhe-ia respondido que tambm eu no esperava ningum, nem me despedia de algum, naquele canto de uma estao alem; mas poderia lembrar-lhe que h encontros que s dependem do acaso, e que no precisam de uma combinao prvia para se realizarem. ento que os horscopos adquirem sentido; e a prpria vida, para alm deles, d um destino solido que empurra algum para uma estao deserta, hora em que j no se compram jornais nem se tomam cafs, restituindo um resto de alma ao corpo ausente o suficiente para que se estabelea um dilogo, embora ambos sejamos a sombra do outro. que, a certas horas da noite, ningum pode garantir a sua prpria realidade, nem quando outro, como eu prprio, testemunhou toda a solido do mundo arrastada num deambular de frases sem sentido numa estao morta.
JDICE, Nuno. Um canto na espessura do tempo. Lisboa: Quetzal, 1992. p.34

o certo que por vezes morremos magros at ao osso sem amparo e sem deus apenas um rosto muito belo surge etreo na vasta insnia que nos isolou do mundo e sorri dizendo que nos amou algumas vezes mas no o rosto de deus nem o teu nem aquele outro que durante anos permaneceu ausente e o tempo revelou no ser o meu NUNO JDICE O homem que falava sozinho na estao central de munique que lngua falava? Que lngua falam os que se perdem assim, nos corredores das estaes de comboio, noite, quando j nenhum quiosque vende jornais e cafs? O homem de munique no me pediu nada, nem tinha o ar de quem precisasse de alguma coisa, isto , tinha aquele ar de quem chegou ao ltimo estado que o de quem no precisa nem de si prprio. No entanto, falou-me: numa lngua sem correspondncia com linguagem alguma de entre as posssveis de exprimirem emoo ou sentimento, limitando-se a uma sequncia de sons cuja lgica a noite contrariava. Perguntar-me-ia se eu compreendia acaso a sua lngua? Ou queria dizer-me o seu nome e de onde vinha

____________________________________________________ Texto crtico Fernando Pinto do Amaral, um dos mais importantes crticos da novssima gerao, tem vindo a assinalar o deslocamento fundamental que se opera na poesia portuguesa a partir dos anos setenta, no sentido de um abandono das obsesses metapoticas e ideolgicas das dcadas anteriores, e de um encaminhamento para o real e o(s) sentido(s), a experincia e a subjetividade, numa rbita que cada vez mais se identifica com a do astro bao (assim refere

82 Pessoa, num poema sobre Gomes Leal, Saturno, o planeta do Tempo e do humor acidioso). Esta nova conscincia, mais do mundo que de si paradoxalmente vista, quer como um novo realismo (mas desideologizado), quer como um novo romantismo (mas desprovido de absolutos) , este estranho estado de alma da poesia portuguesa em tempo de mal-estar, ter aberto o caminho a essa forte presena da melancolia como disposio e dispositivo potico, a uma vocao elegaca que marca a sensibilidade dominante da atual gerao da ausncia ou seja, aquela que, tomando abrigo sob essa imensa Ausncia anunciada pela modernidade, deixou de limitar-se sua estril proclamao, procurando encontrar linhas de fuga pessoais que se vem organizando pela via do recuso precariedade de pequenas e fragmentrias presenas.
BARRENTO, Joo. O astro bao: a poesia portuguesa sob o signo de Saturno. In: Revista Colquio/Letras. Ensaio, n. 135/136, Jan. 1995, p. 159-160.

JOO MIGUEL FERNANDES JORGE Continentes e desertos 1 Na praia sob um chapu Hockney eu vi uma histria da guerra o sol que me caa no corpo tambm caa no vosso corpo sobre a praia sob o chapu de listas verdes e azuis mal se distinguindo a luz do verde e do azul sendo sempre aos que passavam s azul, apenas verde como vs, perfeitos corpos imperfeita coisa de dizer. Um, era a prpria corrida que lanava sobre a Costa a leve penugem negra como s aos trinta anos ainda tm os portugueses ah! oh! o outro no era to bonito era bonito, lembrando a cada um a guerra a guerra a guerra puta que pariu e mais s fricas, com menos uma perna era levado sob a areia que ventos levemente erguiam com um brao sobre o outro entrando o mar Ainda havia uma criana, algumas bichas e um moinho de papel que depois comprei.

_______________________________________________________ Questo de anlise Releia os poemas de Al Berto e de Nuno Jdice a partir da afirmao de Joo Barrento acima. Encontra-se nesses poemas essa vocao elegaca?

83
JORGE, Joo Miguel Fernandes. Poemas escolhidos. 1971/1981. Lisboa: Assrio e Alvim, 1982.

MANUEL ALEGRE Nambuangongo Meu Amor

FERNANDO ASSIS PACHECO Monlogo e explicao Mas no puxei atrs a culatra, no limpei o leo do cano, dizem que a guerra mata: a minha desfez-me logo chegada. No houve pois cercos, balas que demovessem este forado. Viram-no mesa com grandes livros, com grandes copos, grandes mos aterradas. Viram-no mijar noite nas tbuas ou nas poucas ervas meio rapadas. Olhar os morros, como se entendesse o seu torpor de terra plcida. Folheando uns papeis que sobraram lembra-se agora de haver muito frio. Dizem que a guerra passa: esta minha passou-me para os ossos e no sai.

Em Nambuangongo tu no viste nada no viste nada nesse dia longo longo a cabea cortada e a flor bombardeada no tu no viste nada em Nambuangongo Falavas de Hiroxima tu que nunca viste em cada homem um morto que no morre. Sim ns sabemos Hiroxima triste mas ouve em Nambuangongo existe em cada homem um rio que no corre. Em Nambuangongo o tempo cabe num minuto em Nambuangongo a gente lembra a gente esquece em Nambuangongo olhei a morte e fiquei nu. Tu no sabes mas eu digo-te: di muito. Em Nambuangongo h gente que apodrece. Em Nambuangongo a gente pensa que no volta cada carta um adeus em cada carta se morre cada carta um silncio e uma revolta. Em Lisboa na mesma isto a vida corre. E em Nambuangongo a gente pensa que no volta. justo que me fales de Hiroxima. Porm tu nada sabes deste tempo longo longo tempo exactamente em cima

84 do nosso tempo. Ai tempo onde a palavra vida rima com a palavra morte em Nambuangongo. Questes de anlise
ALEGRE, Manuel. O canto e as armas. Lisboa: Dom Quixote, 1989. 1-

Na produo potica portuguesa dos anos 60 70, h um tema importante relacionado ao colonialismo portugus. Os trs ltimos poemas transcritos partem dessa realidade. Explique.

Texto terico Talvez fora bsica uma nova experincia da personalidade humana, da precariedade da situao num mundo catico, em rpida transformao, abalado por cataclismos guerreiros, imensos movimentos coletivos, espantosos progressos tcnicos que, desencadeados pela ao do homem, passam a ameaar e dominar o homem. No se refletiria esta experincia da situao precria do indivduo em face do mundo, e da sua relao alterada para com ele, no fato de o artista j no se sentir autorizado a projet-lo a partir da prpria conscincia? Uma poca com todos os valores em transio e por isso incoerentes, uma realidade que deixou de ser um mundo explicado, exigem adaptaes estticas capazes de incorporar o estado de fluxo e insegurana dentro da prpria narrativa da obra. De qualquer modo desapareceu a certeza ingnua da posio divina do indivduo, a certeza do homem de poder constituir, a partir de uma conscincia que agora se lhe afigura epidrmica e superficial, um mundo que timbra em demonstrar-lhe, por uma verdadeira revolta das coisas, que no aceita ordens desta conscincia.
ROSENFELD, Anatol. Reflexes sobre o Romance Moderno. In: Texto/ Contexto. So Paulo, Ed. Perspectiva, 1976, 3 ed. p. 86.

2- Precariedade em face do mundo, desordem existencial. Podemos considerar que esses poemas refletem esse modo de pensar a contemporaneidade? Demonstre.

MANUEL DE FREITAS Praa das flores n. 5 Tarde chuvosa de Vero a redimir o luminoso e opressivo cansao de Lisboa. Abrigo-me numa taberna agora sombria devido ao cinzento sbito do cu. Aqui o tempo uma ferida menor, vejo-o pelas tardes sempre iguais destes homens a jogar domin, a zaragatear por vezes acerca de importantes questes, metafsicas inerentes a este jogo. Que calma, esta do vencido pagando cervejas aos vencedores,

85 o vinho tpido servido por algum que sem pressas nem angstias envelhece por detrs do balco. uma calma suave e perturbante, talvez como a chuva l fora, e encanta-me esta singeleza profunda, a seduo de exauridos olhares que a vinho sobrevivem. Dir-se-ia ter nos meus ombros toda a tristeza do mundo, ainda que o mundo pouco valha ao p desta taberna na tarde molhada da cidade. E contudo sinto-me estranho como em qualquer lugar, espio no da casa do amor mas na da morte quotidianamente vivida. A melancolia pode s vezes ser isto, um modo de sobreviver ao vazio, o comovido jeito de pr a mo sobre o mrmore da mesa e pedir outro martini, fresco se faz favor.
FREITAS, Manuel de. Todos contentes e eu tambm. Porto: Campo das Letras, 2000. p.3132.

PEDRO PAIXO Saudades de Nova Iorque 11.12.99 Foz do Douro

Vivemos por antecipao. Raramente estamos onde estamos. Projectamos futuro, uma coisa que no . O sossego torna-se difcil. Ficamos facilmente desajeitados, confusos. Vivemos vrias vidas sem que em nenhuma possamos viver. A vida que estamos a viver no coincide com aquela que estamos a viver, uma vida esquecida por outra, impossibilitada por outra, inimiga de outra. Falamos e depois ficamos calados. Ficamos calados porque as palavras se retiram, uma a uma. Um gesto a sombra de outro gesto, de um pecado maior. Queramos que tudo terminasse de seguida, era preciso que algo tivesse por fim comeado. A sucesso das noites e dos dias mostra a grande indiferena do universo pelas almas. As coisas por dentro so um mistrio to grande como por fora, dizias tu, no vale de nada descobri-las. E no h maneira de saber onde estamos. Que aquilo tudo por onde passava, que fazia todos os dias, no podia ser seno outra coisa, o inverso do possvel. Que caa como uma pedra depois de ensaiar o primeiro vo.

86 MARIA GABRIELA LLANSOL por outro lado, sei que s escrevo porque a minha experincia mortal (termina com a morte). Seno, a escrev-la teria preferido _________________________ outra felicidade menos ardente, outra complexidade menor. Herbais, 22 de Novembro de 1981
Llansol, Maria Gabriela. Um falco no punho. Lisboa: Rolim, 1985.

Um falco no punho Confronto estes dias com o perodo final da minha adolescncia em que sofria de uma doena ligeira de fadiga. Vinda do liceu, ou j em frias, s me restavam foras para, na imobilidade, ler, acrescentando-lhes o gozo ilcito do meu prprio corpo. Sob o signo da falta, eu gozava e lia e, agitando-me, sem violncia, nesta contradio fundava a escrita. Jodoigne, 27 de Maro de 1979

_____________________________________________________ [...] vivo para escrever e ouvir e, hoje, fui um dos primeiros leitores de Na Casa de Julho e Agosto; to profundamente me sensibilizou o texto que, depois de me ter esquecido do que ia dizer, ou seja, escrever a seguir, me sentei no banco verde do jardim, junto de Prunus Triloba, a refletir que me devia perder da literatura para contar de que maneira atravessei a lngua, desejando salvar-me atravs dela. Jodoigne, 30 de Maio de 1979 a cama est tpida, a noite foi de pesadelos que se teceram entre o meu quarto, e o quarto para alm do tapume. Escrevo mentalmente, sentindo um grande desejo de continuar quieta, Pr o relgio de pulso, ajuda-me a soerguer. Por um lado, o tempo urge; Texto terico A ameaa melanclica significa ainda, porventura, que a emancipao do sujeito no Ocidente, o processo histrico da sua auto-confirmao secularizada na Modernidade, tm o seu preo e as suas conseqncias no necessariamente negativas, alis, mormente no domnio esttico. Porque, se por um lado o grande salto da viso escatolgica do mundo para a progressista traz consigo os grmenes da desiluso (a hiprbole dessa idia de progresso infinito contm o perigo do desencanto e da crise, porque no realizvel numa dimenso histrica individual: cf. Blumenberg, 1983, p. 35-45), por outro lado essa ameaa tem revelado ser altamente produtiva. A melancolia das pocas de crise tem sido responsvel, atravs de um mecanismo a que chamaria de

87 desencanto reativo, por algumas das grandes produes culturais desses momentos, incluindo naturalmente a poesia de teor elegaco.
BARRENTO, Joo. O astro bao: a poesia portuguesa sob o signo de Saturno. In: Revista Colquio/Letras. Ensaio, n. 135/136, Jan. 1995, p. 162-163.

Antologia de literatura portuguesa Linha temtica: Subjetividade


S DE MIRANDA

Questo de anlise Considerando o que explica Joo Barrento, discuta a experincia da melancolia e do vazio e a resistncia pela escrita, nos textos de Manuel de Freitas, Pedro Paixo e Maria Gabriela Llansol.

Comigo me desavim, Sou posto em todo perigo; No posso viver comigo Nem posso fugir de mim. Com dor, da gente fugia, Antes que esta assi crecesse: Agora j fugiria De mim, se de mim pudesse. Que meo espero ou que fim Do vo trabalho que sigo, Pois que trago a mim comigo Tamanho imigo de mim?
MIRANDA, Francisco de S de. Obras completas. Livraria S da Costa Editora. Lisboa: 1977.

BERNARDIM RIBEIRO Antre mim mesmo e mim No sei que s'alevantou, que to meu inimigo sou. _______________________________________________________

88 Texto terico O problema consiste ento em dar uma definio da subjetividade que mostre que a intersubjetividade a sua condio necessria. (...) com Fichte, depois com Hegel, que a unidade da conscincia de si redefinida de tal modo que ela compreende, a ttulo de condio de existncia, a relao com uma outra conscincia de si.
SZYMKOWIAK, Mildred. Autrui, Paris: GF Flammarion, 1999, p. 29.

Questes de anlise 1 Considerando o texto terico, discuta a problematizao da subjetividade e a relao eu-outro nos poemas? 2 A partir do sculo XVI , a cultura ocidental assiste ao nascimento da conscincia individual moderna que doravante marcar a expresso literria lrica, dramtica e narrativa portuguesa. Como Cleonice Berardinelli assinala a aproximao e o distanciamento dos autores dos poemas em relao ao contexto da poca?

Texto crtico Como Cames (e antes dele), dois grandes poetas da medida velha tinham feito versos que pretendiam captar a insolvel dicotomia da alma humana nas malhas de uma linguagem em que os pronomes pessoais e possessivos da primeira pessoa, cindidos entre "mim mesmo e mim", continham "mim" e "imigo de mim", "cuidado e cuidado". Nestes poemas, cuja atualidade acaba de ser testada pela musicalizao de "Comigo me desavim", o que os destaca da maioria das obras da poca a reflexo sobre o problema existencial do homem em si, sem causa externa revelada, nem mesmo o amor, causa mxima de desconcerto na lrica de ento.
BERARDINELLI, Cleonice. A Dimenso Tradicional na Poesia Lrica Camoniana. Disponvel em: http://www.letras.puc-rio.br/Catedra/livropub/camoes.html

LUS DE CAMES 9 Vo os anos decendo, e j do Estio H pouco que passar at o Outono; A Fortuna me faz o engenho frio, Do qual j no me jacto nem me abono; Os desgostos me vo levando ao rio Do negro esquecimento e eterno sono. Mas tu me d que cumpra, gro rainha Das Musas, co que quero nao minha!. 58 Mas na ndia, cobia e ambio, Que claramente pe aberto o rosto Contra Deus e Justia, te faro Vituprio nenhum, mas s desgosto.

89 Quem faz injria vil e sem razo, Com foras e poder em que est posto, No vence, que a vitria verdadeira saber ter justia nua e inteira. 80 Mas no foi, da esperana grande e imensa Que nesta terra houvemos, limpa e pura A alegria; mas logo a recompensa A Ramnsia com nova desventura: Assi no Cu sereno se dispensa; Co esta condio, pesada e dura, Nacemos: o pesar ter firmeza, Mas o bem logo muda a natureza. [CAMES, Lus. Os Lusadas, Canto X, estrofes 9, 58, 80 ] Lrica Sonetos Camonianos A Pro Moniz que morreu no mar de Monte Flix, em epitfio No Mundo poucos anos, e cansados, Vivi, cheios de vil misria dura: Foi-me to cedo a luz do dia escura, Que no vi cinco lustros acabados. Corri terras e mares apartados, Buscando vida algum remdio ou cura; Contentei-me com pouco, conhecendo Que era o contentamento vergonhoso, S por ver que cousa era viver ledo. Mas minha estrela, que eu j agora entendo, A Morte cega e o Caso duvidoso, Me fizeram de gostos haver medo. Mas aquilo que, enfim, no quer Ventura, No o alcanam trabalhos arriscados. Criou-me Portugal na verde e cara Ptria minha Alanquer; mas ar corruto, Que neste meu terreno vaso tinha, Me fez manjar de peixes em ti, bruto Mar, que bates na Abssia fera e avara, To longe da ditosa Ptria minha! ********************************************* Em prises baixas fui um tempo atado, Vergonhoso castigo de meus erros; Inda agora arrojando levo os ferros Que a Morte, a meu pesar, tem j quebrado. Sacrifiquei a vida a meu cuidado, Que Amor no quer cordeiros nem bezerros; Vi mgoas, vi misrias, vi desterros: Parece-me que estava assi ordenado.

90 SESTINA Foge-me pouco a pouco a curta vida, se por caso verdade que inda vivo ; vai-se-me o breve tempo dante os olhos; choro pelo passado em quanto falo, se me passam os dias passo a passo, vai-se-me enfim a idade, e fica a pena. Que maneira to spera de pena! Que nunca uma hora viu to longa vida em que possa do mal mover-se um passo! Que mais me monta ser morto que vivo? Para que choro, enfim? Para que falo, se lograr-me no pude de meus olhos? fermosos, gentis e claros olhos, cuja ausncia me move a tanta pena, quanta se no compreende em quanto falo! Se, no fim de to longa e curta vida, de vs minda inflamasse o raio vivo, por bem teria tudo quanto passo. Mas bem sei que primeiro o extremo passo me h-de vir a cerrar os tristes olhos que Amor me mostre aqueles por que vivo. Testemunhas sero a tinta e pena, que escreveram de to molesta vida o menos que passei, e o mais que falo. Oh! Que no sei que escrevo, nem que falo! Que se de um pensamento noutro passo, vejo to triste gnero de vida que, se lhe no valerem tanto os olhos, no posso imaginar qual seja a pena que traslade esta pena com que vivo. Na alma tenho contino um fogo vivo, que, se no respirasse no que falo, estaria j feita cinza a pena; mas, sobre a maior dor que sofro e passo me temperam as lgrimas dos olhos, com que, fugindo, no se acaba a vida. Morrendo estou na vida, e em morte vivo; vejo sem olhos e sem lngua falo; e juntamente passo glria e pena.
CAMES, Lus de. Os Lusadas. Porto Editora. Lisboa, 1999. ------. Lrica Cames. Papelaria Bonanza. Lisboa, 1999.

Textos tericos 1. Sobre o Maneirismo Se, nesta atmosfera vital, neste contexto histrico to conturbado e sombrio, era inevitvel o carcter anticlssico do maneirismo, era igualmente inevitvel a sua atitude espiritualista, metafsica e religiosa (...). O sentimento de insegurana existencial, de efemeridade das coisas e dos bens do mundo, de incoerncia do universo, a viso pessimista do homem, haviam de gerar o sentimento do desengano, o arrependimento, o anseio dolorido de

91 penitncia e a busca de Deus, numa atitude onde se entrelaam o senso do triunfo e o senso da misria (...). 2. O tema do desconcerto do mundo Na literatura maneirista, o tpico do desconserto do mundo perde frequentemente o carcter de esquema retrico para se volver em dolorosa reflexo sobre a confuso e a desordem csmicas, sobre a sem-razo do mundo e da vida. (...) O tema do desconcerto do mundo adquire na lrica camoniana uma expresso pertubadoramente dolorida, pois nela se revela, atravs de uma tessitura verbal filosoficamente analtica, uma viso ensombrada do mundo e, em alguns casos, uma viso at antiprovidencialista, como se o universo fosse dominado pelo acaso, por foras inexplicveis e em tresvario, sem que Deus manifeste nas coisas e nos seres a sua vontade e a sua ordem. 3. O tema do desengano Como observa Arnold Hauser, o sentimento do desengano, a idia da insignificncia ontolgica da existncia emprica` e do carcter ilusrio da experincia sensvel, no so descoberta ou feio especfica do maneirismo (...) mas o que tipicamente maneirista, a acentuao da insubstancialidade e [da] natureza ilusria de toda a existncia humana`, olhar a vida como quem acorda de um sonho culposo e efectuar uma dolorosa reflexo sobre a verdade aps uma mentira que ameaava destruir o eu`, ressurgindo-se das profundidades de uma loucura narcotizante que falsificava o sentido da existncia. Se, para os maneiristas, tudo no mundo teia de enganos e iluses, o amor terreno, profano, o amor entre homem e mulher, representa para muitos o engano por excelncia, o engodo que impele os homens a confundirem perigosamente a verdade e o erro, buscando contentamentos falazes que afastam da salvao eterna.
AGUIAR E SILVA, Vtor Manuel Pires de. Maneirismo e barroco na poesia lrica portuguesa. Coimbra: Centro de Estudos Romnicos, 1971, p. 33, 236, 240, 293 e 296-297.

Textos crticos A liberdade de juzo que Cames patenteia na epopia lhe vem, em parte, de sua qualidade de humanista, mas tambm, e sobretudo, da de homem inserido numa poca de crise, capaz de avaliar a grandeza do esforo realizado, identificando-se com ele (...), mas capaz tambm de enxergar-lhe o outro lado, (...); capaz de sentir que o grande momento de Portugal j passou, mas existiu, (...). E aqui est uma das razes da grandeza do poema que, medida que se faz, questiona no somente o contexto que utiliza, mas o prprio enunciado que consagra este contexto. (...) A matria pica (...) permanece vlida, mas no indiscutida (...).
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos camonianos. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Ctedra Padre Antnio Vieira / Instituto Cames, 2000, p. 54-55.

O tempo passa. Mas no para os heris do Poema, cujas pinturas definitivas lhes fixaram o gesto para a eternidade. Esses no sofrem o desgaste. O tempo passa, sim, para o autor, nos intervalos em que ele deixa o estilo pico e toma o instrumento da lrica. O tempo transcendental esfera constituda pela obra pica. Pertence ao espao lrico e autobiogrfico.

92
SARAIVA, Antnio Jos. Estudos sobre a arte dOs Lusadas. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1995, p. 98.

Mais propenso ao furor do que ternura; Bebendo em nveas mos por taa escura De zelos infernais letal veneno: Devoto incensador de mil deidades (Digo, de moas mil) num s momento, E somente no altar amando os frades: Eis Bocage, em quem luz algum talento; Saram dele estas verdades Num dia em que se achou mais pachorrento. A Cames, comparando com os dele os seus prprios infortnios Cames, grande Cames, quo semelhante Acho teu fado ao meu, quando os cotejo! Igual causa nos fez perdendo o Tejo Arrostar co sacrlego gigante: Como tu, junto ao Ganges sussurrante Da penria cruel no horror me vejo; Como tu, gostos vos, que em vo desejo, Tambm carpindo estou, saudoso amante: Ludbrio, como tu, da sorte dura Meu fim demando ao cu, pela certeza De que s terei paz na sepultura: Modelo meu tu s... Mas, oh tristeza! . . . Se te imito nos transes da ventura, No te imito nos dons da natureza.

Questes de anlise 1 Identifique as imagens maneiristas nas estrofes de Os Lusadas desenvolvendo o tema do desconcerto do mundo tal como aponta o segundo texto terico. 2- Verifique a presena da dupla configurao do tema do desengano no maneirismo, segundo os tericos Vitor Aguiar e Silva e Arnold Hauser, em Foge-me pouco a pouco a curta vida. 3 Os crticos Jos Antnio Saraiva e Cleonice Berardinelli situam Lus de Cames em um tempo de crise. Sob que formas este tempo atravessa a subjetividade nos sonetos e na pica Camoniana?

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE Retrato prprio Magro, de olhos azuis, caro moreno, Bem servido de ps, meo na altura, Triste de facha, o mesmo de figura, Nariz alto no meio, e no pequeno: Incapaz de assistir num s terreno,

93

BRAVO, Nicole Fernandez. Verbete Duplo. In: BRUNEL, Pierre. Dicionrio de mitos literrios. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998, p. 273.

Ditado entre as agonias do seu trnsito final J Bocage no sou!... cova escura Meu estro vai parar desfeito em vento... Eu aos cus ultrajei! O meu tormento Leve me torne sempre a terra dura: Conheo agora j quo v figura, Em prosa e verso fez meu louco intento; Musa!... Tivera algum merecimento Se um raio da razo seguisse pura! Eu me arrependo; a lngua quase fria Brade em alto prego mocidade, Que atrs do som fantstico corria: Outro Aretino fui... A santidade Manchei!... Oh! Se me creste, gente mpia, Rasga meus versos, cr na eternidade!
BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du. Antologia Potica. Editora Ulisseia. Lisboa: 1998.

O sujeito dividido, tal como aparece na literatura sob a forma do duplo perseguidor, testemunho da profunda mudana, quanto concepo do eu, que se efetua durante o perodo assinalado pela revoluo poltica e pelas reviravoltas consecutivas ao advento da era industrial. O eu soberano que se expressava no cogito d lugar ao quem fala por mim?. O sujeito descobriu sua brecha. A psique, objeto de representao em diversas instncias pela psicanlise, d provas pelo estudo dos sonhos (...) e dos atos falhos (...) de que o heterogneo faz parte da condio humana, sendo que Laan mostra que o outro do sujeito jamais se encontra onde este o imagina, em virtude do inconsciente; o acesso ao simblico consuma-se pela diviso do eu (...). (Idem, p. 279) Textos crticos Movido por condies objetivas e talvez tambm por caractersticas pessoais, o escritor Elmano surge pois como uma figura extremamente contraditria do nosso fim de sculo. Defensor dos ideais revolucionrios da razo, da liberdade, contrape a isto o arrependimento cristo dos sonetos da ltima fase, que corresponde a uma tentativa de modificao da sua prpria imagem, e uma certa sociopoltica, que se traduz na reconciliao com os antigos adversrios.
BARAHONA, Margarida. In: Poesias de Bocage, coleo Textos literrios. Lisboa: Seara Nova, 1978, p. 17.

Textos tericos O artista, homem-duplo por excelncia, aquele que pode compreender que por detrs das aparncias se esconde a verdadeira vida. O mundo duplo.

94 A veemncia dos sentimentos o que realmente faz estalar, na poesia de Bocage, a crosta das convenes. Por essa veemncia e pelopendor noturno, funreo, quase necrfilo por vezes, Bocage tem sido justamente considerado como um pr-romntico. O que h de mais pungente, ao nvel da sua expresso potica, a incompleta fuso desses elementos pr-romnticos com os resduos arcdicos. Pior do que isso: a ganga do arcadismo pesa-lhe como chumbo nas asas.
MOURO-FERREIRA, David. Hospital das Letras (O drama de Bocage), Lisboa: Guimares Editores, 1966, p. 59.

ALMEIDA GARRETT A um amigo Fiel ao costume antigo, Trago ao meu jovem amigo Versos prprios deste dia. E que de os ver to singelos, To simples como eu, no ria: Qualquer os far mais belos, Ningum to dalma os faria. Que sobre a flor de seus anos Soprem tarde os desenganos; Que em torno os bafeje amor, Amor da esposa querida, Prolongando a doce vida Fruto que suceda flor. Recebe este voto, amigo, Que eu, fiel ao uso antigo, Quis trazer-te neste dia Em poucos versos singelos. Qualquer os far mais belos, Ningum to dalma os faria.
GARRETT, Almeida. Folhas caidas. Mem Martins Codex: Europa-Amrica, s.d. p.96.

Questes de anlise 1 Considerando o artista como homem-duplo ou sujeito dividido, conforme textos tericos, desenvolva o tema nos sonetos de Bocage em que o eu-lrico se espelha como um outro. 2- Marcado pela contradio e por uma incompleta fuso entre a razo arcdica e a emoo romntica, conforme o segundo texto crtico, analise e discuta as diversas subjetividades encarnadas pelo eu-lrico ao focalizar as caractersticas e os sentimentos do autor.

95 CAPTULO III Acha-se desapontado o leitor com a prosaica sinceridade do A. destas viagens. O que devia ser uma estalagem nas nossas eras de literatura romntica. - Suspende-se o exame desta grave questo para tratar em prosa e verso, um mui difcil ponto de economia poltica e de moral social. - Quantas almas preciso dar ao diabo e quantos corpos se tm de entregar no cemitrio para fazer um rico neste mundo. - Como se veio a descobrir que a cincia deste sculo era uma grandessssima tola. - Rei de fato e rei de direito. - Beleza e mentira no cabem num saco. - Pe-se o A. a caminho para o pinhal da Azambuja. Vou desapontar decerto o leitor benvolo: vou perder, pela minha fatal sinceridade, quanto em seu conceito tinha adquirido nos dois primeiros captulos desta interessante viagem. Pois que esperava ele de mim agora, de mim que ousei declarar-me escritor nestas eras de romantismo, sculo das fortes sensaes, das descries e traos largos e incisivos que se entalham n'alma e entram com sangue no corao?
GARRETT, Almeida. Viagens na minha terra. Editora Portuglia. Lisboa: 1980. ____. Poesias. Porto Editora. Porto, 1954. _________________________________________________________________

do dilogo no ouve; sua escuta dupla (e, portanto, virtualmente mltipla). (...) Essa imaginao de um leitor total quer dizer, totalmente mltiplo, paragramtico tem talvez uma coisa de til: permite entrever o que se poderia chamar de Paradoxo do leitor; admite-se comumente que ler decodificar: letras, palavras, sentidos, estruturas, e isso incontestvel; mas acumulando as decodificaes, j que a leitura , de direito, infinita, tirando a trava do sentido, pondo a leitura em roda livre (o que a sua vocao estrutural), o leitor tomado por uma inverso dialtica: finalmente, ele no decodifica, ele sobrecodifica; no decifra, produz, amontoa linguagens, deixa-se infinita e incansavelmente atravessar por elas: ele essa travessia.
BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 41.

Textos crticos (...) e se Carlos apenas procura justificar o erro em que permanece na carta que escreve a Joaninha e sobre a qual Frei Dinis chorou como se trouxesse a notcia da morte do filho; como concluso evidente de tudo quanto viu, ouviu, sentiu, pensou e, finalmente, aprendeu na sua viagem que Garrett, como um duplo de Carloso Carlos que aprendeu a tempopode assumir a poro de culpa que lhe cabe.
MACEDO, Helder. As Viagens na minha terra e a Menina dos Rouxinis. In: Colquio/Letras. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. N.51, 1979, p.22.

Texto terico (...) o leitor aquela personagem que est no palco (mesmo clandestinamente) e que sozinha ouve o que cada um dos parceiros

96 (...) a adopo do drama e do romance os gneros que em 1827, em artigo de O Cronista, Garrett considerava verdadeiras criaes da literatura moderna por praticarem, libertos da regularidade e decoro clssicos, a flexibilidade de estruturao e de linguagem necessria representao do sentir contemporneo e das sinuosidades do real; a inspirao buscada em matria nacional (antiga ou moderna, vinda das tradies populares ou da cultura patrimonial mais ilustrada) para exprimir, de forma acessvel ao pblico alargado do liberalismo, os problemas do seu ntimo e o seu modo de questionar a conjuntura europeia e portuguesa.
MONTEIRO, Oflia Paiva. O Essencial Sobre Almeida Garrett. Lisboa: INCM, 2001, p.50.

CESRIO VERDE A Dbil Eu, que sou feio, slido, leal, A ti, que s bela, frgil, assustada, Quero estimar-te, sempre, recatada Numa existncia honesta, de cristal. Sentado mesa dum caf devasso. Ao avistar-te, h pouco, fraca e loura. Nesta Babel to velha e corruptora, Tive tenes de oferecer-te o brao. E, quando deste esmola a um miservel Eu que bebia clices de absinto, Mandei ir a garrafa, porque sinto Que me tornas prestante, bom, saudvel. Ela a vem! disse eu para os demais; E pus-me a olhar, vexado e suspirando, O teu corpo que pulsa, alegre e brando, Na frescura dos linhos matinais. Via-te pela porta envidraada; E invejava, - talvez no o suspeites!Esse vestido simples, sem enfeites, Nessa cintura tenra, imaculada. Ia passando, a quatro, o patriarca.

Questes de anlise 1 Em Viagens na minha terra, o olhar crtico garrettiano sobre a histria de Portugal evocado pela criao da personagem Carlos, manifesta-se tambm pelo dialogismo proposto pelo narrador, que convida o leitor a fazer o mesmo percurso da narrativa. Analise o que Roland Barthes chama de sobrecodificao do leitor em contato com a narrativa de Almeida Garrett. 2 (...) ousei declarar-me escritor nestas eras de romantismo(...). A afirmativa de Almeida Garrett traduz o conflito de um poeta romntico em sair de dilemas interiores postos como insolveis. A partir do trecho de Oflia Paiva Monteiro, reflita sobre essa questo que apresenta-se tambm no poema selecionado.

97 Triste, eu deixei o botequim, pressa; Uma turba ruidosa, negra, espessa, Voltava das exquias dum monarca. Adorvel! Tu muito natural, Seguias a pensar no teu bordado; Avultava, num largo arborizado, Uma esttua de rei num pedestal. Sorriam, nos seus trens, os titulares; E ao claro sol, guardava-te, no entanto, A tua boa me, que te ama tanto, Que no te morrer sem te casares! Soberbo dia! Impunha-me respeito A limpidez do teu semelhante grego; E uma famlia, um ninho de sossego, Desejava viajar sobre o teu peito. Com elegncia e sem ostentao, Atravessavas branca, esbelta e fina, Uma chusma de padres de batina, E de altos funcionrios da nao. Mas se a atropela o povo tubulento! Se fosse, por acaso, ali pisada! De repente, paraste embaraada Ao p dum numeroso ajuntamento. E eu, que urdia estes fceis esbocetos, Julguei ver, com a vista de poeta, Uma pombinha tmida e quente Num bando ameaador de corvos pretos. E foi, ento, que eu, homem varonil, Quis dedicar-te a minha pobre vida. A ti, que s tnue, dcil, recolhida Eu, que sou hbi, prtico, viril.
VERDE, Cesrio. Poesia completa 1855-1886. Publicaes Dom Quixote. Lisboa: 2001.

Texto crtico Em contraste com a mulher depredatria identificada com a cidade, A Dbil` representa um tipo feminino que o oposto complementar das esplndidas, frgidas, fulgurantes e desdenhosas aristocratas emblemticas do sndroma ertico de humilhao. A Dbil` do ttulo do poema frgil, simples, inocente, natural, e bondosa; est na cidade, mas no lhe pertence, passa por ela como uma personificao das qualidades que lhe so diametralmente opostas.
MACEDO, Helder. Ns; uma leitura de Cesrio Verde. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1986, p. 95.

Questo de anlise 1- Pesquise a representao da mulher predatria num poema de Cesrio Verde comparando-a com A Dbil, tal como apontado por Helder Macedo.

98 CAMILO PESSANHA Inscrio Eu vi a luz em um pas perdido. A minha alma lnguida e inerme. ! Quem pudesse deslizar sem rudo! No cho sumir-se, como faz um verme... I Tenho sonhos cruis: n'alma doente Sinto um vago receio prematuro. Vou a medo na aresta do futuro, Embebido em saudades do presente... Saudades desta dor que em vo procuro Do peito afugentar bem rudemente, Devendo ao desmais sobre o poente Cobrir-m'o corao dum vu escuro!... Porque a dor, esta falta d'harmonia, Toda a luz desgrenhada que alumia As almas doidamente, o cu d'agora, Sem ela o corao quase nada: Um sol onde expirasse a madrugada, Porque s madrugada quando chora.

Quem poluiu, quem rasgou os meus lenis de linho, Onde esperei morrer, - meus to castos lenis? Do meu jardim exguo os altos girassis Quem foi que os arrancou e lanou ao caminho? Quem quebrou (que furor cruel e simiesco!) A mesa de eu cear, - tbua tosca, de pinho? E me espalhou a lenha? E me entornou o vinho? - Da minha vinha o vinho acidulado e fresco... minha pobre me!... No te ergas mais da cova. Olha a noite, olha o vento. Em runa a casa nova... Dos meus ossos o lume a extinguir-se breve. No venhas mais ao lar. No vagabundes mais, Alma da minha me... No andes mais neve, De noite a mendigar s portas dos casais.
PESSANHA, Camilo. Clepsidra. Edio crtica de Paulo Franchetti. So Paulo: Ateli Editorial, 2009.

Texto terico O escritor ento aquele que escreve para morrer e aquele que recebe o seu poder de escrever de uma relao antecipada com a morte.
BLANCHOT, M. O espao literrio. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p. 90.

99

Textos crticos Desde a partida, dois movimentos constantes apresenta o percurso deste Ser-Itinerante: alternam-se um progredir e um regredir, uma ida e uma volta, um preencher e um esvaziar, tal como no prprio objeto clepsidra, motivo maior da trajetria potica de Camilo Pessanha, (...)
SANTOS, Gilda in: SANTOS, G. e LEAL, I. Camilo Pessanha em dois tempos. Rio de Janeiro, 7Letras, 2007, p. 80.

FERNANDO PESSOA Alberto Caeiro Nem Sempre Sou Igual Nem sempre sou igual no que digo e escrevo. Mudo, mas no mudo muito. A cor das flores no a mesma ao sol De que quando uma nuvem passa Ou quando entra a noite E as flores so cor da sombra. Mas quem olha bem v que so as mesmas flores. Por isso quando pareo no concordar comigo, Reparem bem para mim: Se estava virado para a direita, Voltei-me agora para a esquerda, Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos ps O mesmo sempre, graas ao cu e terra E aos meus olhos e ouvidos atentos E minha clara simplicidade de alma ...

Toda a poesia de Camilo Pessanha poesia de exlio. Em Macau ou em Lisboa, mesmo nas terras da sua infncia, o tecido de existncia que o envolvia era exlio.
RODRIGUES, Urbano Tavares. Ensaios de escreviver. Coimbra: Centelha, 1978, p.90.

Questes de anlise 1 A partir das palavras de Blanchot, analise as diferentes expresses da morte que atravessam os textos poticos. 2- O ttulo do nico volume de poemas publicado pelo autor Clepsidra-, sugere uma concepo da subjetividade como errncia e exlio. Em que recursos os poemas revelam esta configurao literria?

100 Que contasse, no uma violncia, mas uma cobardia! No, so todos o Ideal, se os oio e me falam. Quem h neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? prncipes, meus irmos, Arre, estou farto de semideuses! Onde que h gente no mundo? Ento sou s eu que vil e errneo nesta terra? Podero as mulheres no os terem amado, Podem ter sido trados - mas ridculos nunca! E eu, que tenho sido ridculo sem ter sido trado, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que venho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Alvaro de Campos Poema em Linha Reta Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos tm sido campees em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo, Eu, que tantas vezes no tenho tido pacincia para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridculo, absurdo, Que tenho enrolado os ps publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando no tenho calado, tenho sido mais ridculo ainda; Eu, que tenho sido cmico s criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moos de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angstia das pequenas coisas ridculas, Eu verifico que no tenho par nisto tudo neste mundo. Toda a gente que eu conheo e que fala comigo Nunca teve um ato ridculo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi seno prncipe - todos eles prncipes - na vida... Quem me dera ouvir de algum a voz humana Que confessasse no um pecado, mas uma infmia;

Ricardo Reis Vivem em Ns Inmeros Vivem em ns inmeros; Se penso ou sinto, ignoro Quem que pensa ou sente. Sou somente o lugar Onde se sente ou pensa. Tenho mais almas que uma. H mais eus do que eu mesmo. Existo todavia

101 Indiferente a todos. Fao-os calar: eu falo. Os impulsos cruzados Do que sinto ou no sinto Disputam em quem sou. Ignoro-os. Nada ditam A quem me sei: eu 'screvo. Fernando Pessoa Autopsicografia O poeta um fingidor. Finge to completamente Que chega a fingir que dor A dor que deveras sente. E os que lem o que escreve, Na dor lida sentem bem, No as duas que ele teve, Mas s a que eles no tm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razo, Esse comboio de corda Que se chama o corao. Bernardo Soares Livro do Desassossego (fragmento 10) E assim sou, ftil e sensvel, capaz de impulsos violentos e absorventes, maus e bons, nobres e vis, mas nunca de um sentimento que subsista, nunca de uma emoo que continue, e entre para a substncia da alma. Tudo em mim a tendncia para ser a seguir outra coisa; uma impacincia da alma consigo mesma, como com uma criana inoportuna; um desassossego sempre crescente e sempre igual. Tudo me interessa e nada me prende. Atendo a tudo sonhando sempre; fixo os mnimos gestos faciais de com quem falo, recolho as entoaes milimtricas dos seus dizeres expressos; mas ao ouvi-lo, no o escuto, estou pensando noutra coisa, e o que menos colhi da conversa foi a noo do que nela se disse, da minha parte ou da parte de com quem falei. Assim, muitas vezes, repito a algum o que j lhe repeti, pergunto-lhe de novo aquilo a que ele j me respondeu; mas posso descrever, em quatro palavras fotogrficas, o semblante muscular com que ele disse o que me no lembra, ou a inclinao de ouvir com os olhos com que recebeu a narrativa que me no recordava ter-lhe feito. Sou dois, e ambos tm a distncia irmos siameses que no esto pegados.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Companhia das Letras. Rio de Janeiro, 1997. ------. Obra completa. Editora Nova Aguilar. Lisboa: 1990.

Textos tericos Os espritos mais rigorosos terminaram por desfazer-se deste ltimo resduo terrestre [algo que pensa] e inclusive pode chegar o

102 dia em que os lgicos prescindam desse pequeno algo que ficar como resduo ao evaporar-se o antigo e venervel eu. (...) nosso corpo no mais que a habitao de muitas almas. Todo esprito profundo necessita ua mscara.
NIETZSCHE, Alm do bem e do mal, So Paulo: Hemus Ed. 1981, p. 32-33; 35; 59.

Em suma, trata-se de retirar ao sujeito (ou ao seu substituto) o papel de fundamento originrio e de o analisar como uma funo varivel e complexa de discurso.
FOUCAULT, Michel. O que um autor? 3. ed. Lisboa: 2002, p. 46 e 70.

Em Baudelaire o poeta guardava o incgnito atrs das mscaras que usava. [...] O incgnito a lei da sua poesia.
BENJAMIN, W. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 29.

O sujeito humano contm em si mesmo a alteridade pela impossibilidade de uma lgica que satisfaa seus campos de ao indispensveis desde a tcnica de domnio at o estabelecimento de iluses somos necessariamente plurais; tal pluralidade no significa fragmentao no sentido negativo, mas o ajuste a experincias fundamentais e dessemelhantes. Nossa dificuldade no est no mltiplo interno que trazemos, seno em saber como lidar com ele. Desde que a individualidade deixou de se estabelecida por uma fronteira externa (a famlia, o cl, a comunidade, a nao), no temos uma educao que nos prepare para o paradoxal e contraditrio que somos. Carecemos dessa educao e a tememos.
LIMA, Luiz Costa. Histria, fico e literatura. So Paulo: Companhia das Letras, 1006, p. 139.

O que a verdade, portanto? Um batalho mvel de metforas, metonmias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relaes humanas, que foram enfatizadas potica e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, aps longo uso, parecem a um povo slidas, cannicas e obrigatrias: as verdades so iluses, das quais se esqueceu que o so, metforas que se tornaram gastas e sem fora sensvel, moeda que perderam sua efgie e agora s entram em considerao como metal, no mais como moedas.
Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: NIETZSCHE, Obra incompleta (Os pensadores), 3.ed. So Paulo, Abril Cultural, 1973, p. 48.

Seja qual for o ponto de vista filosfico, no qual nos coloquemos, reconhecer-se- que a falsidade do mundo em que acreditamos a coisa mais verdadeira e firme que nossa viso pode apreender.
NIETZSCHE, Alm do bem e do mal, So Paulo: Hemus Ed. 1981, p. 53.

Textos crticos Bernardo Soares, o narrador principal mas no exclusivo do Livro do Desassossego, era to prximo de Pessoa mais at do que Campos que no podia considerar-se um heternimo autnomo. um semiheternimo, escreveu Pessoa no ltimo ano da sua vida, porque, no sendo a personalidade a minha, , no diferente da minha, mas uma simples mutilao dela. No h dvida de que muitas das reflexes estticas e existenciais de Soares fariam parte

A funo autor , assim, caracterstica do modo de existncia, de circulao e de funcionamento de alguns discursos no interior de uma sociedade.

103 da autobiografia de Pessoa, se este tivesse escrito uma, mas no devemos confundir a criatura com o seu criador. Soares no foi uma rplica de Pessoa, nem sequer em miniatura, mas um Pessoa mutilado, com elementos em falta.
ZENITH, Richard. Introduo In: PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. So Paulo: Companhia das Letras, p.15.

2- Que recursos usa lvaro de Campos em Poema em linha reta ao conceber uma subjetividade que faz a ironia de si mesma para criticar as auto-imagens do outro? 3 A subjetividade de Ricardo Reis se dessobra em inmerosmas tambm em algum que escreve. Considerandos reflexes de Nietzsche Nosso corpo no mais que a habitao de muitas almas e de Foucault sobre a relao sujeito e discurso, analise o poema Vivem em ns inmeros. 4 Leia o poema autopsicografia luz do fragmento de Nietzsche sobre a verdade. 5 O desassossego de Bernardo Soares confirma os desdobramentos da subjetividade do poeta. De que modo Bernardo Soares se aproxima e de distancia de Fernando Pessoa?

(...) da as vacilaes, as contradies de Pessoa quando alude gnese e natureza dos heternimos; ora pretende que os descobriu em transe, que escreveu, por exemplo, os poemas de Caeiro como simples mdium, ora diz que os construiu dentro de si; considera-os desdobramentos, mas logo corrige o termo para invenes; afirma-os algumas vezes personagens separadas, to reais como ele prprio, reconhece outras que no passam de partes dele prprio, do que e do que poderia ou no poderia ser. Compreende-se: por muito sincero que procurasse ser, o que Pessoa em si observava era por natureza fluido e ambguo.
COELHO, Jacinto Prado. Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. 2 ed. Verbo: Lisboa,1973, p. XV.

Questes de anlise 1 Apesar de contraditria, a experincia da pluralidade em Alberto Caeiro no vivida de forma negativa ou catastrfica. Faa a leitura do poema Nem sempre sou igualsobre esse aspecto, considerando o texto terico de Costa Lima e o texto crtico de Eduardo Prado Coelho.

104 MRIO DE S-CARNEIRO 7 Eu no sou eu nem sou o outro, Sou qualquer coisa de intermdio: Pilar da ponte de tdio Que vai de mim para o Outro. Lisboa, fevereiro de 1914 O raimoso, o corrido, o desleal, O balofo arrotando Imprio astral: O mago sem condo - o Esfinge Gorda. Paris, fevereiro de 1918
S-CARNEIRO, Mrio de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

********************** "Ah! a minha dor enorme: Todos podem ter amizades, que so o amparo de uma vida, a "razo" de uma existncia inteira amizades que nos dedicam; amizades que, sinceramente, ns retribumos. Enquanto que eu, por mais que me esforce, nunca poderei retribuir nenhum afeto: os afetos no se materializam dentro de mim! como se me faltasse um sentido se fosse cego, se fosse surdo. Para mim, cerrou-se um mundo de alma. H qualquer coisa que eu vejo, e no posso abranger; qualquer coisa que eu palpo, e no posso sentir Sou um desgraado um grande desgraado, acredite!
------. A Confisso de Lcio. Lisboa: Assrio & Alvim, 2004, p.55.

AQUELE OUTRO O dbio mascarado - o mentiroso Afinal, que passou na vida incgnito. O Rei-lua postio, o falso atnito Bem no fundo, o covarde rigoroso. Em vez de Pajem, bobo presunoso. Sua Alma de neve, asco de um vmito Seu nimo, cantado como indmito, Um lacaio invertido e pressuroso. O sem nervos nem nsia - o papa-aorda, (Seu corao talvez movido a corda...) Apesar de seus berros ao Ideal

Textos tericos Para ele (Keppler) o duplo ao mesmo tempo idntico ao original e diferente at mesmo o oposto dele. sempre uma figura fascinante para aquele que ele duplica, em virtude do paradoxo que representa (ele ao meso tempo interior e exterior, est aqui e l, oposto e complementar), e provoca no original reaes emocionais extremas (atrao/repulsa). De um e outro lado do desdobramento a relao

105 existe numa tenso dinmica. O encontro ocorre num momento de vulnerabilidade do eu original.
BRAVO, Nicole Fernandez. Verbete Duplo. In: BRUNEL, Pierre. Dicionrio de mitos literrios. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998, p. 263.

que constitui o mundo de dvidas, de nsias, de angstias do poeta a essncia mesma de sua poesia.
BERARDINELLI, Cleonice. Apresentao in Mrio de S Carneiro; Poesia. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1974, p. 9.

O mito do duplo, no Ocidente, acha-se em estreita ligao com o pensamento da subjetividade, lanado pelo sculo XVIII ao formular a relao binria sujeito-objeto, quando at ento o que prevalecia era a tendncia unidade. (Idem, p. 263)

Questo de anlise 1 No poema e no romance de S-Carneiro h uma diferena entre a imagem que o eu-lrico/personagem tem dele mesmo e a imagem ideal que ele cria para si e as consequncias que esse conflito gera. A busca pela identidade extremamente importante quando se fala em Modernidade, um projeto por muitas vezes fracassado. Relacionando esses dois conceitos, Modernidade e Identidade, reflita sobre os textos literrios de Mario de S-Carneiro. 2 Faa uma leitura do poema Aqueloutro com base nos textos crticos de Fernando Paixo e Cleonice Berardinelli.

Textos crticos Ao cristalizar` a ansiedade atravs de imagens, a dimenso particular ganha autonomia e passa a configurar o que Adorno define como o `auto-conhecimento do sujeito, que se abandona na linguagem como algo objetivo. Pois bem, o que decorre em SCarneiro justamente esse auto-esquecimento, que sugere uma vivncia despreendida do real e ao mesmo tempo inspirada por uma alta conscincia da materialidade lingstica.
PAIXO, Fernando. Narciso em sacrifcio; a potica de Mrio de S Carneiro. So Paulo: Ateli Editorial, 2003.

AGUSTINA BESSA-LUS H pequenas impresses finas como um cabelo e que, uma vez desfeitas na nossa mente, no sabemos aonde elas nos podem levar. Hibernam, por assim dizer, nalgum circuito da memria e um dia saltam para fora, como se acabassem de ser recebidos. S que, por efeito desse perodo de gestao profunda, alimentada ao calor do sangue e das aquisies da experincia temperada de clcio e de ferro e de nitratos, elas aparecem j no estado adulto e prontas para criar. Porque as memrias procriam como se fossem pessoas vivas.

Sua inadaptao vida, sua irrealizao, a busca e a disperso de si mesmo, o desejo de equilbrio, de no ser quase, o narcisismo enternecido que por fim se transformar em desprezo por aqueloutro, o seu ideal de poeta e a renncia que dele exige, tudo

106
BESSA-LUS, Agustina. Antes do Degelo. Lisboa: Guimares, 2004, p.15. _________________________________________________________________________

Texto terico A escritura esse neutro, esse composto, esse oblquo pelo qual foge o nosso sujeito, o branco-e-preto em que vem se perder toda identidade, a comear pela do corpo que escreve.
BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 57.

energias criativas e se banalizam, s vezes mesmo em nome de atitudes consideradas revolucionrias, o conhecimento e o aperfeioamento humanos.
CALVO, Dalva. Agustina Bessa-Lus: descrena e utopia. In: HELENA, Lcia (org.) Literatura, utopia e crise. IV Seminrio Nao-Inveno. Niteri: UFF, 2006, CD-ROM.

Questes de anlise 1 Um das caractersticas da obra agustiniana tentar compreender como funcionam as relaes humanas. Por vezes, a narrativa arrastada e lenta convida o leitor a percorrer um texto de lacunas, repleto de pistas e de reflexes, assim como a prpria memria. Conforme o trecho terico de Roland Barthes e o fragmento do texto crtico, reflita sobre o papel do leitor diante das estratgias propostas pela autora na construo de uma escrita neutra. 2 Por meio de uma laboriosa e exigente construo, a escritora parece em sua obra denunciar no s a construo da histria, como tambm a construo do sujeito. Analise a questo da crtica construo do sujeito a partir da afirmativa de Dalva Calvo sobre o texto de Agustina Bessa-Lus, que evidencia constantemente sua insatisfao com os modelos sociais de nossa poca, nos quais se enfraquecem as energias criativas e se banalizam, s vezes mesmo em nome de atitudes consideradas revolucionrias, o conhecimento e o aperfeioamento humanos.

Texto crtico (...) Nas narrativas de Agustina, mesmo naquelas que se desenvolvem em torno de personagens e de momentos da histria e da cultura portuguesa (no so poucos os romances assim construdos), o referente histrico retomado e reinterpretado de maneira sempre irnica, apresentando-se entranado a um recorrente universo imaginrio, dentro do qual as questes sociais, quando aparecem, no carregam o peso da denncia unilateral e da crena inabalvel, aparecendo, antes, relativizadas por uma feroz atitude crtica que invalida possveis maniquesmos e que corri certezas estagnadas. Desta forma, parece claro que tais romances no levantaro bandeiras de utopias ideolgicas, polticas ou religiosas. No entanto, carregam eles, j a partir de sua laboriosa e exigente construo, uma latente crena nas construes humanas, bem como a aparente defesa de uma condio de vida em que, como na ilha paradisaca da epopia camoniana, o conhecimento, o aperfeioamento das capacidades intelectuais e do universo cultural sejam os principais elementos da meta a ser atingida, para a satisfao, ao menos provisria, das descrenas humanas. Em seus textos, Agustina evidencia constantemente sua insatisfao com os modelos sociais de nossa poca, nos quais se enfraquecem as

107 JOS SARAMAGO Quem retrata, a si mesmo se retrata. Por isso, o importante no o modelo mas o pintor, e o retrato s vale o que o pintor valer, nem um tomo mais. O Dr. Gachet que Van Gogh pintou, Van Gogh, no Gachet, e os mil trajos (veludos, plumas, colares de ouro) com que Rembrandt se retratou, so meros expedientes para parecer que pintava outra gente ao pintar uma diferente aparncia. Disse que no gosto da minha pintura: porque no gosto de mim e sou obrigado a ver-me em cada retrato que pinto, intil, cansado, obediente, perdido, porque no sou Rembrandt nem Van Gogh. Obviamente. Mas quem escreve? Tambm a si escrever? (...) A isto que escrevi, chamei (primeiro) exerccio de autobiografia, e creio no me ter enganado nem enganar (ter-me enganado e enganar, no ser, em rigor, o mesmo?). (...) Escrever na primeira pessoa uma facilidade, mas tambm uma amputao. Diz-se o que est acontecendo na presena do narrador, diz-se o que ele pensa (se ele o quiser confessar) e o que diz e o que ele faz, e o que dizem e fazem os que com ele esto, porm no o que esses pensam, salvo quando o dito coincida com o pensado, e sobre isso ningum pode ter a certeza. (...) Tudo biografia, digo eu. Tudo autobiografia, digo com mais razo ainda, eu que a procuro (a autobiografia? a razo?) Em tudo ela se introduz (qual?), como uma delgadssima lmina metida na fenda da porta e que faz saltar o trinco, devassando a casa. S a complexidade das multiplicadas linguagens em que essa autobiografia se escreve e mostra, permite, ainda assim, que em relativo recato, em segredo bastante, possamos circular no meio de nossos diferentes semelhantes.
SARAMAGO, Jos. Manual de pintura e caligrafia. Lisboa: Editorial Caminho, 1985, p.117, 143, 151, 207. (Grifos nossos)

Textos tericos 1. Um narrador no deve oferecer interpretaes de sua obra, caso contrrio no teria escrito um romance, que uma mquina para gerar interpretaes. Mas um dos principais obstculos desse virtuoso propsito justamente o fato de que um romance deve ter um ttulo. Um ttulo infelizmente uma chave interpretativa. (...) O autor deveria morrer depois de escrever. Para no perturbar o caminho do texto. (...) Na verdade, no decidi apenas contar sobre a Idade mdia. Decidi contar na Idade Mdia, e pela boca de um cronista da poca. Eu era narrador incipiente e, at ento, tinha observado os narradores do outro lado da barricada. Eu tinha vergonha de contar.
ECO, Humberto. Ps-escrito a O nome da Rosa; as origens e p processo de criao do livro mais vendido em 1984. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 8, 12, 19.

2. O auto-retrato no ser, portanto, a cpia mais ou menos fiel de um eu-objeto, mas o rastro vivo dessa ao que a busca de si. Eu sou a minha busca de mim mesmo. E, mesmo quando esqueo de mim e me perco em minha palavra, essa palavra me revela e me exprime ainda.
STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau; a transparncia e o obstculo. So Paulo: Cia das Letras, 1991, p. 205.

108 Textos crticos 1. O ttulo do livro deve ter confundido o leitor desatento, que nele julgou ver uma obra didctica, e no reparou que, sob aquela designao aparentemente inauspiciosa, se encontra um interessantssimo romance do gnero autobiogrfico.
REBELLO, Lus. Os rumos da fico de Jos Saramago. In: SARAMAGO, Jos. Manual de pintura e caligrafia. 3 ed., Lisboa: Ed. Caminho, 1983, p. 24.

3 Se por um lado um ttulo uma chave interpretativa, segundo Umberto Eco, por outro lado a narrativa em primeira pessoa parece limitar o acesso ao universo narrado. Discuta a polissemia do ttulo deste que o nico romance em 1 pessoa do autor. TEOLINDA GERSO Segunda, onze As folhas de papel espalhadas pela casa. Perdendo-se pela casa. De algum modo, no as controlava nunca, mesmo quando as fechava em gavetas, as prendia com grampos, clips, agrafadas em molhos, furadas e metidas em argolas, guardadas dentro de capas de carto, elas encontravam sempre maneira de escapar, eram imprevisveis, autnomas, sabia que teria de munir-se de uma pacincia infinita e no tentar impor-lhe uma ordem sua, no tentar impor-lhes coisa alguma, aceit-las apenas, assim, no seu movimento, na sua vida prpria, mesmo quando isso a desesperava no podia deix-las perceber, porque de contrrio quebraria o pacto, a total no interferncia fazia parte do pacto que havia entre ela e as folhas de papel.
GERSO, Teolinda. Os guarda-chuvas cintilantes. Lisboa: O Jornal, 1984, p. 46.

2. (...) nesta coincidncia entre o biografema do personagem e o do autor, podemos perceber o mais forte vnculo entre os dois, dramatizado na escrita de um romance autobiogrfico. (...) Neste ponto percebemos mais amplamente a acepo de manual que o romance traz um tanto despretensiosamente no ttulo: a escrita autobiogrfica de H. (... converte-se (...) num verdadeiro manual de acesso vida, (...).
COSTA, Horcio. Jos Saramago; o perodo formativo. Lisboa: Ed. Caminho, 1997, p. 280, 281.

Questes de anlise 1 Os crticos Horcio Costa e Lus Rebello se referem ao romance de Jos Saramago como pertencente a um gnero autobiogrfico. Desenvolva a questo levando em conta as passagens grifadas no texto de Saramago. 2 De que maneira a afirmao de Starobinski sobre a palavra e a subjetividade se relacionam com os fragmentos de Manual de Pintura e Caligrafia?

Texto terico O facto de uma grande parte destas narrativas femininas, semelhana do que acontece em muitas outras de outras culturas, no terem um `fecho, ou de alguma maneira no terminarem, tem seguramente um significado analgico em relao forma como as mulheres percorrem a vida: multidirecionalmente, sem uma

109 orientao ou um objectivo nico. Aqui, o que diz Marguerite Duras, sintomtico: Quando interrogada: Mais, vous parlez de quoi?, responde: Je parle...
MAGALHES, Isabel Allegro. O sexo dos textos e outras leituras. Lisboa: Caminho, 1995, p. 44.

Questes de anlise 1- Discuta e analise a questo do funcionamento das narrativas femininas proposta pelo texto terico, relacionando-a com o pacto da narradora com as folhas de papel, levando-a (...) aceit-las apenas, assim, no seu movimento, na sua vida prpria (...) 2- Aps a leitura do texto literrio, discorra sobre o que escrever o sujeito na obra de Teolinda Gerso, conforme explicao de Maria Lcia Wiltshire de Oliveira.

Texto crtico Ainda que desestimulada pelo mundo das imagens e pelos afazeres da vida domstica, a narradora se alimenta das possibilidades de uma lngua, convicta de que a Histria comea onde comea a escrita (a histria comea onde comea a escrita). Para ela, escrever o sujeito desinventar o dirio, abri-lo a outros eus e a outras micro-narrativas, numa nfase da auto-referencialidade que oblitera o referente e faz ressaltar o texto, tendncia do romance desde a dcada de 70 detectada por Maria Alzira Seixo. Altamente consciente das questes que a envolvem, conhece a dimenso do trgico da vida sendo capaz de livrar-se da moldura medocre e estandartizada que enquadra mes-de-famlia. So dela as reflexes sobre a luta entre caos e ordem de onde decorre, para o sujeito humano, a imperiosa necessidade de criar para exorcizar a entropia inelutvel do universo.
OLIVEIRA, Maria Lcia Wiltshire. Cartografia de desejos e arte em Teolinda Gerso. In: Da Galiza a Timor; a lusofonia em foco. V. II; Universidade Santiago de Compostela, 2008, p. 1529. _________________________________________________________________________

110 Por um lado, temos abandono da literatura, porque no nunca dela propriamente que se trata. Mas seria um equvoco supor-se que a literatura abandonada para passar para o lado da vida. Nada disso. A literatura e a vida so, na tcnica de sobreposies deste Dirio, como que arrancadas de si mesmas e orientadas para um espao terceiro, que o de uma vagarosa aproximao da margem da lngua como suporte da produo de um real atravs do prprio texto.
COELHO, Eduardo Prado. A noite do mundo. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1988, p. 101.

MARIA GABRIELA LLANSOL O livro que escrevi faz-me escrever; recolho-o como um sonho livre Vivo; vrios textos na mesa nos joelhos nos olhos na mo; no solo tambm descubro um texto que recolho sem poder l-lo ainda O Livro das Comunidades: como este livro belo; relei-o ao corrigir as ltimas provas; algum o escreveu que no sou s eu; se assim foi, tornei-me profundamente seu amigo; tem um S por nome Sol de noite; sibilo; mas s encontro o ar derramado por ele que circula na casa, scriptor.
LLANSOL, Maria Gabriela. Finita; Dirio 2. Lisboa: Rolim, 1987, p. 181-2.

Texto terico O Autor, quando se cr nele, sempre concebido como o passado de seu livro. (...) Pelo contrrio, o scriptor nasce ao mesmo tempo que seu texto; no , de forma alguma, dotado de um ser que precedesse ou excedesse a escritura, no em nada o sujeito de que o seu livro fosse o predicado; outro tempo no h seno o da enunciao, e todo texto escrito eternamente aqui e agora.
BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 61.

Por vezes, os textos que circulam entre as figuras e, mesmo o textolivro, parecem constituir um objecto` transaccional entre sujeitos; mas por outras vezes o texto parece tornar-se ele prprio uma estranha forma de sujeito, um quem; no uma voz, no uma conscincia, mas um sujeito em processo, uma construo intersubjectiva e ideo-verbal que, alis, dissemina a qualidade do legente.
GUSMO, Manuel. A Histria e o projecto humano (Que quer dizer o texto quando diz : `o que o texto tece advir ao homem como destino), p. 5.

Questes de anlise 1 A escrita como experincia parece ser uma definio adequada obra de Maria Gabriela Llansol. Em seu texto, as palavras so arrancadas do seu contexto habitual, para entrarem na composio de novas imagens. Aps a leitura do texto literrio, analise o trecho terico de Manuel Gusmo que nos aponta uma possibilidade de o

Textos crticos

111 texto de Llansol por vezes ser transformado em um sujeito em processo. 2 O crtico Eduardo Prado Coelho afirma que no dirio, a literatura e a vida so transpostas para um espao terceiro, que cria uma realidade por meio do texto. A fulgurizao que Maria Gabriela Llansol confere escrita dissolve a unidade do texto. Reflita sobre a figura presente no texto de Llansol e seu dilogo que o espao descrito por Prado Coelho. MRIO CLUDIO reproduo esmerada do concreto e particular. At mesmo os poemas mais abstratos, de tom sentencioso e filosfico, pretendem ser uma imagem, mais que um simples diagrama, da realidade. Nisto habita a fonte da fico potica - deste fingimento de mundos que distingue o texto literrio dos outros. (....) Mas para que nada entrave o deleite do jogo da imaginao (...) preciso que a conscincia sustente o poema pela deciso de contempl-los, isto , que o jogo do imaginrio seja aceito e sua regras respeitadas. A intencionalidade da literatura vem da; ela o correlato de uma fragilidade extrema.
MERQUIOR, Jos Guilherme. A astcia da mmese. Rio de Janeiro, Jos Olympio Ed., 1972, p. 7-8.

Mas no escreve o nosso Jos Maria estas linhas nas suas resmas, j que dentro de si as resolve, declinando-as nas virtualidades que apresentam, experimentando novos contornos delas como se as pusesse a rodar um caleidoscpio. Se de tempos a tempos lhe surge impraticvel projecto, noutras ocasies o julga em absoluto ao alcance da mo. E ao reler as pginas cheias de uma letra que muitas vezes no consegue decifrar, o fracasso de toda aquela arquictetura que o toma, quando no a conscincia de haver sido ocupada a sua mente tambm pelas foras armadas do nosso adversrio mortal.
CLUDIO, Mrio. As Batalhas do Caia. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1995, p.76 ________________________________________________________________________

Texto crtico Esta transformao do escritor em personagem se deve estratgia utilizada por Mrio Cludio, que - mais uma vez fazendo de sua escritura uma prtica inovadora, onde, ao mesmo tempo em que se narra uma suposta biografia, instaura-se um espao para reflexes cria, neste romance, uma biografia de Ea de Queirs, dentro da qual, a partir de determinado momento, retomado pelo escritorpersonagem o livro planejado sobre a hipottica batalha s margens do Caia. Estabelece-se, desta forma uma estrutura dupla, em que convivem duas narrativas: na primeira, relata-se a vida do escritor; na segunda, derivada e encaixada na primeira, mas, na organizao concreta do texto, alternando-se com ela, relata-se, pela voz do mesmo narrador tomado de emprstimo a Catstrofe, a invaso espanhola, com suas desastrosas conseqncias, radicalizadas nesta retomada contempornea. Assim, mais do que a releitura do conto de Ea de Queirs, As Batalhas do Caia apresenta-se como uma releitura da vida de Ea de Queirs, convidando o leitor no s a

Texto terico Ela [a astcia da mmese literria] se vale da imitao genrica constituda pelos smbolos lingsticos, e atinge, sem dvida, um plano de significao igualmente universal - atravs, porm, de uma

112 recuperar um romance virtual como a refazer o percurso da vida do escritor, numa partilhada inveno biogrfica. Tal estratgia resulta, evidentemente, numa construo provocadora, em que o leitor implicitamente conduzido a participar mais ativamente do jogo narrativo, percorrendo atentamente os caminhos bifurcados do texto, buscando estabelecer as relaes entre o texto presente e sua matriz, tentando desvendar ocultas intenes dos autores.
Calvo, Dalva. As Batalhas do Caia: de Ea de Queirs a Mrio Cludio, o desenho de uma ptria indecisa. In: Anais do VI Congresso Abralic. Santa Catarina, 1998.

PEDRO PAIXO Volto a ouvir Miles Davis. Em frente, do outro lado, vejo as janelas das traseiras de outras casas. Numa delas passeia um gato lentamente. Uma tristeza profunda toma conta de mim e depois abandona. Penso sucessivamente em gente que deixei do outro lado, suspensos na minha vida. Comigo trouxe a doena, os vcios, a inquietao que sei no passar nunca. A partir de certa altura sabemos quem somos. E mesmo que ainda valesse a pena, no podemos mudar muito. O que passa por ns uma torrente incontrolvel, chamemos-lhe histria, lngua ou, simplesmente, vida. Embora ainda haja coisas a fazer, pouco resta para mudar e as possibilidades, sabemo-lo claramente, so reduzidas. So incomparavelmente em maior nmero as coisas que no posso, os caminhos inviveis, as janelas que no mais voltarei a abrir. Entre mim e aquele rapaz asitico que me vendeu o candeeiro mais caro h um intervalo, um salto, um abismo. Sou catlico apostlico romano, apesar de tudo, mesmo no o querendo. Cresci e fui educado num pequeno pas que h muito viu o mundo e no conseguiu trazer nada para casa que ficasse e gostava de ser tudo menos aquilo que . O disco acaba. Carrego de novo no comando e o primeiro acorde, igual, repete-se. E o gato esconde-se.
PAIXO, Pedro. Saudades de Nova Iorque. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002, p. 50.

Questes de anlise 1 - Ao escrever uma biografia de Ea de Queirs, o que Mrio Claudio realiza a criao de um escritor-personagem. Analise esta estratgia sob luz do fragmento crtico. 2 No texto literrio, podemos observar que o narrador descreve o momento em que a personagem comea a escrever. A duplicidade contida na leitura do romance, nos leva a pensar na problematizao do prprio jogo narrativo. De que maneira tal estratgia ao mesmo tempo um questionamento do exerccio da escrita no s de Ea, como da escrita da histria de Portugal, a comear pelo ttulo do livro?

_______________________________________________________ Texto terico Esse processo produz o sujeito ps-moderno, conceptualizado como no tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma celebrao mvel: formada e transformada

113 continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam (Hall, 1987). definida historicamente e no biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que no so unificadas ao redor de um eu coerente. Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identificaes esto sendo continuamente deslocadas.
HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 6. ed. Porto Alegre: DP&A Editora, 2002, p. 12-13.

ADLIA LOPES Os outros so uma ameaa uma trapaa um alapo Os outros so deliciosos como maapo ____________

Texto crtico Mesmo que as referncias aos traos que separam os dois espaos permeiem diversas pginas do texto, importante destacar o quanto a sua escrita ir transferi-las a um segundo plano, para privilegiar a inexorvel solido a falta a habitar o corpo daquele que escreve, igualando, em certo sentido, as diversas cidades como espaos da ausncia no do outro, mas de si mesmo.
Jorge, Silvio Renato. Em meio ao diverso e ao plural: Saudades de Nova York e Relato de Um Certo Oriente. Via atlntica, So Paulo, v. 7, p. 163-172, 2004.

A poetisa no uma fingidora Mas a linguagem-mscara mascara

Questo de anlise 1- De que maneira o conceito de identidade problematizado no texto de Pedro Paixo? Analise a questo com base no fragmento de Stuart Hall. 2- Discuta a permanncia do trgico no sujeito conforme a interpretao de Silvio Renato Jorge. Escrevia porque estava sozinha e queria estar com pessoas Depois

114 estava com pessoas e queria estar sozinha para escrever


LOPES, Adlia. Le vitral la nuit. A rvore cortada. Lisboa: Ed: & etc, 2006, p.6, 22, 33. ________________________________________________________________________ ALVES, I.da. . Quando cantar cortar a lngua: a poesia de Gasto Cruz e Adlia Lopes. In: ngela Maria Dias; Paula Glenadel. (Org.). Estticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlntida, 2004, p. 225-238. ________________________________________________________________________

Questes de anlise 1 - Lemos no poema de Adlia Lopes que a poetisa no finge. Na leitura dos versos seguintes podemos pensar que apesar de no fingir, a poetisa est sujeita ao processo da escrita, da linguagemmscara, que, ao contrrio da poeta, finge. O poema no , portanto, uma traduo do real, ele a prpria experincia. Analise a afirmativa anterior tendo como referencial as palavras de Roland Barthes sobre o ato de escrever. 2 - Utilizando-se da ironia, o primeiro poema recolhe fragmentos do cotidiano, ecos de outras vozes, para criar seu prprio lugar, fazer seu prprio discurso. Reflita sobre esta questo com base no trecho crtico selecionado.

Texto terico Assim definida, a voz mdia corresponde inteiramente ao escrever moderno: escrever hoje fazer-se o centro do processo de palavra, efetuar a escritura afetando-se a si prprio, fazer coincidir a ao e o afeto, deixar o escritor no interior da escritura, no a ttulo de sujeito psicolgico (...), mas a ttulo de agente de ao.
BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p.22.

Texto crtico A escrita de Adlia Lopes ultrapassa, dessa forma, a questo de gnero, para preocupar-se com os discursos vrios e cannicos que direcionam o comportamento dos sujeitos contemporneos, homem ou mulher. Sua escrita inteligente porque no se reduz ao enfrentamento do masculino, mas amplia-se no confronto com a cultura ocidental patriarcal e crist. Em sua escrita, o sagrado e o profano se misturam completamente, assim como o popular com o erudito, o banal com o essencial, numa carnavalizao da vida e dos discursos, contando outra histria. NUNO JDICE Potica com citao de Baudelaire
A construo da frase passa por vrios campos (semnticos, entenda-se). Lavrados por canetas de aparo duro, rasgando os sulcos da sintaxe e semeados de palavras, como sementes, de onde iro nascer novos sentidos. Mas no gosto destas frases construdas segundo as

115
regras conhecidas. Deito-lhes fogo, com o fsforo do verso, e vejo o incndio alastrar por toda a pgina, at iluminar o horizonte da estrofe. E avano por entre cinzas, com o mapa da gramtica, at entrar na floresta de smbolos derrubados pelo vento da memria, ouvindo um murmrio de folhas segredar-me o cdigo do poema
Jdice, Nuno. Geometria varivel. Lisboa: Dom Quixote, 2005, p.76.

a prpria linguagem esto em tenso crtica. Muitos dos poemas de Nuno Jdice discutem exatamente a distncia entre as palavras e as realidades do mundo, preenchendo essa lacuna com a inveno de imagens, a estabelecer um outro espao s percorrido no poema. Nesse sentido, a experincia potica um exerccio solitrio em busca de algo no nomevel e o poeta um escultor do movimento.
ALVES, I.da . Nuno Jdice: arte potica com melancolia. In: Revista Portuguese Literary & Cultural Studies do Center for Portuguese Studies and Culture - University of Massachusetts Dartmouth, 2008, p.173-184. _________________________________________________________________________

Texto terico Faz-se, pois, necessrio e talvez urgente reivindicar abertamente em favor de certa subjetividade: a subjetividade do no sujeito oposta ao mesmo tempo subjetividade do sujeito (impressionismo) e no-subjetividade (objetivismo). (...) No h sujeito, mas uma atividade, uma inveno criadora, nem causas nem efeitos.
BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p.311.

Questes de anlise 1- O cdigo do poema de que fala o poeta decorre da escuta de um murmrio de folhas que parece representar uma outra subjetividade em curso, tal como teorizada por Barthes. Discuta a questo. 2- Nota-se em Nuno Jdice uma preocupao constante com a construo do poema e a organizao intencional cuja linguagem delineada em seus contornos transformando o poeta em um escultor do movimento. Discuta esta imagem no poema tendo em vista o que Ida Ferreira Alves diz sobre a possibilidade de aes que instalam o sujeito na sua Lngua para nomeao e criao de mundos.

Texto crtico Desde os seus primeiros livros de poesia desenvolvem-se as indagaes metapoticas e a discusso filosfica sobre o ser, a linguagem, a poesia e seu lugar no mundo. Por isso, evidencia-se em sua obra uma reflexo contnua sobre a escrita e a leitura, aes que instalam o sujeito na sua Lngua para nomeao e criao de mundos. O potico torna-se igualmente um lugar mpar da linguagem, pois nele que todos os discursos sobre o ser, o mundo e

116 Texto terico RUY BELO Nos finais do vero Quando alguns anos a por finais de agosto o sol por momentos como que se vela e eu me sinto talvez sem saber porqu subitamente triste ou no sei indeciso posso fazer vrias coisas. No entanto quase sempre o que fao correr completamente todas as persianas de todas as janelas de todas as divises da casa meter-me na cama cobrir-me todo at a cabea com a roupa e comear a ouvir por exemplo o requiem de Mozart. Talvez quase todo o vero tenha passado por mim quase sem eu dar verdadeiramente por isso terei descido meia dzia de vezes praia terei tomado ao todo um banho terei visto distraidamente uma tarde a areia cair-me do punho levemente fechado por entre os dedos para a palma aberta da outra mo (...)
Belo, Ruy. Toda a terra.. Introduo de Gasto Cruz. Lisboa: Editorial Presena, 2000. p.34

(...) Verificamos que os prprios homens no so escritores da linguagem, mas constitudos, formados pela linguagem. E isto quer dizer que a prpria linguagem produtora de cultura. Ou, por outras palavras, uma linguagem pode criar um espao simblico tal que pode produzir uma cultura ou o prprio sujeito dessa cultura. Fernando Guimares
SILVA, A.S. e JORGE, V. O. Existe uma cultura portuguesa? [Mesa-redonda, Porto, 1992, org. Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia]. Porto: Afrontamento, 1993, p.99100.

Texto crtico A leitura atenta de sua obra, seja potica, seja crtica, demonstra claramente a intensa preocupao formal que moveu sua produo, na medida em que considerava o ato potico um ato responsvel sobre a linguagem e sobre o mundo. Com essa perspectiva, aliou escrita de depuramento uma flexvel discursividade, ou seja, h em seus poemas um jogo constante de formas enunciativas, uma mistura provocativa de ritmos e de tons, associando com percia, por exemplo, o ritmo caracterstico da prosa ao ritmo versificatrio mais tradicional, o tom meditativo e sublimante ao tom mais coloquial e cotidiano. Sua compreenso de poesia relaciona-se assumidamente a uma vontade tica, com ateno permanente ao estar no mundo, um compromisso com o seu tempo, que considerava ser um tempo de runa e de opresso em todos os sentidos, ainda mais se lembrarmos que viveu sob o regime salazarista.

117
ALVES, Ida. Ruy Belo e a errncia na linguagem: figuraes e fices da morte. In: Llia Parreira Duarte. (Org.). De Orfeu e de Persfone morte e literatura . Belo Horizonte / CotiaSP: PUC Minas / Ateli, 2008, , p. 235-252.

nunca. To igual vida, portanto: pouso o copo, recupero o flego, fumo uma silepse. Sei que vou morrer. E isso que talvez nos diz uma evidncia que escurece (tivemos por amigo o desconforto). Quanto ao mais, vamos andando. Casados ou sozinhos. Mortos.
Freitas, Manuel de. Sic. Lisboa: Assrio & Alvim, 2002.

Questo de anlise 1O tempo parece ser recorrente na obra de Ruy Belo, especialmente um tempo de runas, conforme apresenta-nos Ida Alves, da poca do regime salazarista. Como o texto literrio de Ruy Belo revelador de um ato potico um ato responsvel sobre a linguagem e sobre o mundo?

MANUEL DE FREITAS Quando ss boleia do crepsculo No mais a literatura, os seus Fteis e imperiosos desgnios - julgamos dizer, insistindo Numa ourivesaria do terror e em gestos que sabem o quanto chegam tarde. Quando ss, boleia do crepsculo, dizemos coisas assim, mentimos com os dentes todos que no temos. E a mentira (a literatura) ainda a provvel derrota de que no nos salvaremos

______________________________________________________ Texto terico Assim como o animal traz consigo a verdade das coisas sensveis simplesmente devorando-as, reconhecendo-as ento como nada, a linguagem conserva o indizvel dizendo-a, ou seja, colhendo-a na sua negatividade.
Agamben, Giorgio. A linguagem e a morte. Um seminrio sobre o lugar da negatividade. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2006.

Texto crtico Mas quando a poesia se afastou do real? Quando a poesia no se aventurou pelas veredas da transfigurao do real? Faz todo o sentido a afirmao de Fernando Pinto do Amaral acerca da nova poesia portuguesa: a linguagem da experincia no poder, afinal, prescindir de uma intensa experincia da linguagem, para se transformar em poesia. Faz todo o sentido afirmar, sim, que a

118 poesia de Manuel de Freitas jamais prescinde de uma intensa experincia da linguagem. Digo outra vez: a realidade real que a morte nunca se instala na poesia de Freitas sem que outras arestas sejam rigorosamente convocadas (inventadas?) por esta mesma poesia.
Maffei, Luis. A ferida altivez do demiurgo. In: Portugal 0. Manuel de Freitas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2007.

_______________________________________________________ Questo de anlise 1- Reflita sobre o papel da morte na poesia de Manuel de Freitas, no s como tema, mas como uma realidade construda por uma experincia com a linguagem. Utilize as anlises propostas no fragmento terico e crtico. _______________________________________________________

119
BLIOGRAFIA GERAL SUGERIDA 1. 2. 3.

14. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de


Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 15. BAUMAN, Zygmunt. Identity. Oxford: Polity Press, 2004. 16. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 17. BARAHONA, Margarida. In: Poesias de Bocage, coleo Textos literrios. Lisboa: Seara Nova, 1978, p. 17. 18. ______. Apresentao in Mrio de S Carneiro; Poesia. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1974, p. 9. 19. BARTHES, Roland. O grau zero da escritura. So Paulo: Cultrix, 1974. 20. ______. O prazer do texto. So Paulo: Perspectiva, 1977 21. ______ et al. Literatura e realidade (que realismo). Lisboa: Dom Quixote, 1984. 22. ______. O rumor da lngua. So Paulo: Brasiliense, 1988. 23. ______. O gro da voz. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. 24. BENJAMIN, W. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 29. 25. _______. "Sobre alguns temas em Baudelaire". Em Charles Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. p. 135. 26. BERARDINELLI, Cleonice. Estudos de literatura portuguesa. Lisboa: : Imprensa Nacional / Casa da Moeda,1985. 27. ______. Estudos camonianos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 28. ______. Fernando Pessoa: outra vez te revejo... Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2004. 29. BERARDINELLI, Cleonice. A Dimenso Tradicional na Poesia Lrica Camoniana. Disponvel em: http://www.letras.pucrio.br/Catedra/livropub/camoes.html. 30. BERMAN, Marshal. Tudo o que slido se dissolve no ar. A aventura da Modernidade. Lisboa: Edies 70, l989. 31. BLANCHOT, M. O espao literrio. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p. 90. 32. BRAVO, Nicole Fernandez. Verbete Duplo. In: BRUNEL, Pierre. Dicionrio de mitos literrios. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998, p. 263; 273-74.

Textos tericos e crticos

4. A PHALA - UM SCULO DE POESIA (ed. especial). Lisboa: Assrio & 5. 6. 7. 8.


Alvim, dez. 1989. AGAMBEM, Giorgio. A linguagem e a morte. Um seminrio sobre o lugar da negatividade. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2006. ALVES, Ida M. S. Ferreira; JORGE, Silvio Renato. A Palavra Silenciada Estudos de Literatura Portuguesa e Africana. Niteri: Vcio de Leitura, 2001. 252 p. ALVES, Ida Ferreira. Dilogos e confrontos na poesia portuguesa ps60. Revista Gragoat, n.12. Niteri: EdUFF, 2002. p. 179-195. ______. Deambulaes de Antnio Nobre. In: SCARPELLI, Marli Fantini e OLIVEIRA, Paulo Motta (org.).OsCentenrios Ea de Queirs, Gilberto Freyre, Antnio Nobre. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2001. ______. De Casas Falemos. In: SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Escrever a casa portuguesa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. p. 477-490. ______. Jorge de Sena e as Tenses entre Poesia e Histria. In: Revista da ABRAPLIP. v.1, n.1. Belo Horizonte: Associao Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 1999. p.115-138. ALVES, Ida Ferreira. Nuno Jdice: arte potica com melancolia. In: revista Portuguese Literary & Cultural Studies do Center for Portuguese Studies and Culture - University of Massachusetts Dartmouth, 2008, p.173-184. ______. Quando cantar cortar a lngua: a poesia de Gasto Cruz e Adlia Lopes. In: ngela Maria Dias; Paula Glenadel. (Org.). Estticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlntida, 2004, p. 225-238. ______ . Ruy Belo e a errncia na linguagem: figuraes e fices da morte. In: Llia Parreira Duarte. (Org.). De Orfeu e de Persfone morte e literatura. Belo Horizonte / Cotia-SP: PUC Minas / Ateli, 2008, , p. 235-252.

9. 10. 11.

12. 13.

120 33. CALVO, Dalva. A escrita como alvo: intervenes metalingsticas 34.
em O ano da morte de Ricardo Reis, de Jos Saramago. In: Anais do XVIII Encontro da ABRAPLIP. Santa Maria: UFSM, 2003, pp. 219-224. ______. Jos Cardoso Pires: a arte da ironia nas entrelinhas do dilogo. In: CALVO, Dalva e ALVES, Ida (org.). Anais do III Seminrio de Literaturas de Lngua Portuguesa: Portugal e frica Entre o riso e a melancolia, de Gil Vicente ao sculo XXI . Rio de Janeiro: L.Christiano, 2004, CD-ROM. ______. Oron, de Mrio Cludio: runa e escrita. In: DUARTE, Llia Parreira (org.). As mscaras de Persfone: figuraes da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporneas. Rio de Janeiro: Bruxedo; Belo Horizonte: PUC-Minas, 2006, p. 99-116. ______. Margens do poder, margens do real: Ursamaior, de Mrio Cludio. In: HELENA, Lcia e PIETRANI, Anlia (org.). Literatura e poder. Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2006, p. 135-143. CALVO, Dalva. Agustina Bessa-Lus: descrena e utopia. In: HELENA, Lcia (org.) Literatura, utopia e crise. IV Seminrio NaoInveno. Niteri: UFF, 2006, CD-ROM. ______. As Batalhas do Caia: de Ea de Queirs a Mrio Cludio, o desenho de uma ptria indecisa. In: Anais do VI Congresso Abralic. Santa Catarina, 1998. CASTELO, Cludia. O modo portugus de estar no mundo: o lusotropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933 1961). Porto: Afrontamento, 1999. CASTRO, Anbal Pinto. Cames, poeta pelo mundo em pedaos repartido. Lisboa: Instituto Cames, 2003. CERDEIRA, Teresa Cristina. O avesso do bordado: ensaios de literatura. Lisboa: Caminho, 2000. CHALHUB, Samira. A metalinguagem. So Paulo: tica, 1986. CIDADE, Hernani. Lus de Cames o pico. Lisboa: Bertrand, 1953. COELHO, Jacinto do Prado. Problemtica da histria literria. Lisboa: tica, 1961. ______. A letra e o leitor. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1977. ______. Cames e Pessoa. Poetas da utopia. Mem Martins: Europa Amrica, 1983

47. COELHO, Eduardo Prado. A palavra sobre a palavra. Porto:


Portucalense, 1972.

48. ______. O reino flutuante. Lisboa: Edies 70, 1972. 49. ______. A letra litoral. Lisboa: Moraes, 1979. 50. ______. Os universos da crtica. Lisboa: Edies 70, 1982. 51. ______. A noite do mundo. Lisboa: Instituto Nacional/ Casa da Moeda,
1988.

35.

52. ______. A mecnica dos fluidos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1984 53. COELHO, Jacinto Prado. Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. 2
ed. Verbo: Lisboa,1973, p. XV.

54. CONVERGNCIA LUSADA Revista do Centro de Estudos do Real 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64.
Gabinete Portugus de Leitura. Ano IV, n. 7. Rio de Janeiro: jul./79 a dez./80. CRUZ, Gasto. Sobre poesia portuguesa contempornea. Convergncia Lusada (Rev. do Real Gabinete Portugus de Leitura). Rio de Janeiro, 14: 124-126, 1997. ECO, Humberto. Ps-escrito a O nome da Rosa; as origens e p processo de criao do livro mais vendido em 1984. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 8, 12, 19. LIMA, Luiz Costa. Histria, fico e literatura. So Paulo: Companhia das Letras, 1006, p. 139. FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lrica moderna. So Paulo: Duas Cidades, 1978. FOUCAULT, Michel. O que um autor? 3. ed. Lisboa: 2002, p. 46 e 70. GUIMARES, Fernando. Simbolismo, modernismo e vanguardas. Lisboa: INCM, 1982. GUINSBURG, J. (org.). Romantismo. 3.ed. So Paulo: Perspectiva, 1993. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 6. ed. Porto Alegre: DP&A Editora, 2002, p. 12-13. IANNONE, Carlos Alberto; GOBI, Mrcia V. Zamboni e JUNQUEIRA, Renata Soares (org). Sobre as naus da iniciao estudos portugueses de literatura e histria. So Paulo: UNESP, 1998. JENNY, Laurent et al. Intertextualidades. Potique, 27. Coimbra: Almedina, 1979.

36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46.

121 65. JORGE, Silvio Renato. Habitantes da fronteira: os portugueses e o 66. 67. 68. 69. 70.
mundo. Convergncia lusada. Rio de Janeiro: Real Gabinete Portugus de Leitura, n. 21, p. 300-309, 2005. ______. Portugal e a imagem do imprio: os (des)caminhos de uma identidade. Boletim do CESP. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da UFMG, vol.20, n.26, p.9-28, jan.-jun. 2000. JORGE, Silvio Renato. Em meio ao diverso e ao plural: Saudades de Nova York e Relato de Um Certo Oriente. Revista Via atlntica, So Paulo, v. 7, p. 163-172, 2004. JDICE, Nuno. Mscaras do poema. Lisboa: Aron, 1998. KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para ns mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LIMA, Isabel Pires de. Em busca de uma nova ptria: o romance de Portugal e de Angola aps a descolonizao. Via Atlntica. So Paulo: Departamento de Letras Clssicas e Vernculas / USP, n.1, p.128-141, 1997. LIMA, Isabel Pires de. Traos ps-modernos na fico portuguesa actual. Semear. Rio de Janeiro: Ctedra Padre Antnio Vieira, n.4, p.9-28, 2000. LIMA, Luiz Costa. Histria. Fico. Literatura. So Paulo: Cia das Letras, 2006. LOPES, scar. Modo de ler crtica e interpretao literria / 2. 2.ed. rev. e acresc. . Porto: Inova, 1972. ______. lbum de famlia Ensaios sobre autores portugueses do sculo XIX. Lisboa: Caminho, 1984. ______. Os sinais e os sentidos; literatura portuguesa do sculo XX. Lisboa: Editorial Caminho, 1986. ______. Cifras do tempo. Lisboa: Caminho, 1990. LOURENO, Antnio Apolinrio. Introduo. In: PESSOA, Fernando. Mensagem. Braga/Coimbra: ngelus Novus, 1994. LOURENO, Eduardo. Do Romantismo como mito aos mitos como Romantismo. In: Colquio / Letras, n. 30, Lisboa, maro de 1976, p. 512. ______. A nau de caro. So Paulo: Cia das Letras, 2001.

80. ______. O labirinto da saudade: psicanlise mtica do destino


portugus. Lisboa: INCM, 1984.

81. ______. Poesia e metafsica. Lisboa: S da Costa, 1983. 82. ______. Mitologia da saudade. So Paulo: Cia das Letras, 1999. 83. ______. Ns e a Europa ou as duas razes. 2.ed. Lisboa: Imprensa 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97.
Nacional Casa da Moeda, 1988. MACEDO, Helder. As Viagens na minha terra e A menina do rouxinis. In: Colquio / Letras, n. 51, Lisboa, setembro de 1979. ______. Cames e a viagem inicitica. Moraes: Lisboa, 1980. ______. Ns, uma leitura de Cesrio Verde. 3.ed. Lisboa: D.Quixote, 1986. MAFFEI, Luis. A ferida altivez do demiurgo. In: Portugal 0. Manuel de Freitas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2007. MARQUES, A H. de Oliveira. Breve Histria de Portugal. Lisboa: Presena, 1996. MAGALHES, Isabel Allegro. O sexo dos textos e outras leituras. Lisboa: Caminho, 1995, p. 44. MEDINA, Joo. Ea de Queiroz e a gerao de 70 . Lisboa: Moraes, 1980. MERQUIOR, Jos Guilherme. A astcia da mmese. Rio de Janeiro, Jos Olympio Ed., 1972, p. 7-8. MOISS, Carlos Filipe. Roteiro de leitura: Mensagem de Fernando Pessoa. So Paulo, tica, 1996. MONTEIRO, Oflia Paiva. O Essencial Sobre Almeida Garrett. Lisboa: INCM, 2001, p.50. MOURO-FERREIRA, David. Hospital das Letras (O drama de Bocage), Lisboa: Guimares Editores, 1966, p. 59. NIETZSCHE, F. Alm do bem e do mal, So Paulo: Hemus Ed. 1981, p. 32-33; 35; 53; 59. ______. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Obra incompleta (Os pensadores), 3.ed. So Paulo, Abril Cultural, 1973, p. 48. OSAKABE, Haquira. Fernando Pessoa resposta decadncia. Curitiba: Criar, 2002.

71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79.

122 98. OLIVEIRA, Maria Lcia Wiltshire de. De Cames a Saramago, leituras
da ptria portuguesa. Rio de Janeiro: Booklink, 2004. 99. ______. Enigmas de uma navegao metafrica. In: Revista Convergncia Lusada, RGPL, Rio de Janeiro, v. 11, 1994, p. 46-51 100. .______. Heris medievais: padro e desvios em Ea e Saramago. In: Atas do III Encontro Internacional de Estudos Medievais da ABREM, Rio de Janeiro, Editora Agora da Ilha, 2001, p. 473-478. 101. OLIVEIRA, Maria Lcia Wiltshire. Cartografia de desejos e arte em Teolinda Gerso. In: Da Galiza a Timor; a lusofonia em foco. V. II; Universidade Santiago de Compostela, 2008, p. 1529 102. PAIXO, Fernando. Narciso em sacrifcio; a potica de Mrio de S Carneiro. So Paulo: Ateli Editorial, 2003. 103. PERRONE-MOYSS, Leyla. Texto, crtica, escritura. So Paulo: Martins Fontes, 2005. 104. QUADROS, Antnio. Fernando Pessoa: vida, personalidade e gnio. Lisboa: D. Quixote, 1992. 105. QUESADO, Clcio. Labirintos de um livro beira-mgua (Mensagem de Fernando Pessoa). Rio de Janeiro: Elo, 1999 106. RAMOS Jr., Jos de Paula. Roteiro de leitura: A ilustre casa de Ramires de Ea de Queirs. So Paulo: tica, 1996. 107. REIS, Carlos. Estatuto e perspectiva do narrador na fico de Ea de Queirs. Coimbra: Almedina, 1975 108. REVISTA OCEANOS. n.23. Lisboa: julho/setembro de 1995. 109. REVISTA SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, 1999. 110. RIBEIRO, Antnio de Sousa. A retrica dos limites: notas sobre o conceito de fronteira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A globalizao e as Cincias Sociais. So Paulo: Cortez, 2002, p. 475-501. 111. RIBEIRO, Antnio de Sousa & RAMALHO, Maria Irene. Entre ser e estar: razes, percursos e discursos da identidade. Porto: Afrontamento, 2002. 112. RIBEIRO, Margarida Calafate & FERREIRA, Ana Paula (orgs.). Fantasmas e fantasias imperiais no imaginrio portugus contemporneo. Porto: Campo das Letras, 2003.

113.

REBELLO, Lus. Os rumos da fico de Jos Saramago. In: SARAMAGO, Jos. Manual de pintura e caligrafia. 3 ed., Lisboa: Ed. Caminho, 1983, p. 24. 114. RODRIGUES, Urbano Tavares. Ensaios de escreviver. Coimbra: Centelha, 1978, p.90. 115. SAID, Eduard W. Cultura e imperialismo. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. 116. ______. Reflexes sobre o exlio e outros ensaios. Sel. Milton Hatoum. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. 117. SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Deslocalizar a Europa: antropologia, arte, literatura e histria na ps-colonialidade. Lisboa: Cotovia, 2005. 118. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de alice: o social e o poltico na ps-modernidade. So Paulo: Cortez, 1995. 119. SANTOS, Gilda [org.]. Colquio Fernando Pessoa, outra vez te revejo. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2006. 120. SARAIVA, Antnio Jos e LOPES, scar. Histria da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1996. 121. SARAIVA, Antnio Jos. Lus de Cames. Lisboa: Gradiva, 1996. 122. ______. Estudos sobre a arte dOs Lusadas. Lisboa: Gradiva, 1995. 123. ______. Para a histria da cultura em Portugal. Lisboa: Brtrand, 1979 (2 v.) 124. ______. A cultura em Portugal. Lisboa: Bertrand, 1982. 125. SARAIVA, Hermano. Histria concisa de Portugal. MiraSintra Mem Martins, 1993. 126. SARAIVA, Antnio Jos. Estudos sobre a arte dOs Lusadas. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1995, p. 98. 127.STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau; a transparncia e o obstculo. So Paulo: Cia das Letras, 1991, p. 205. 128. SEABRA, Jos Augusto. Fernando Pessoa ou o poetodrama. So Paulo: Perspectiva, 1974.

123 129.
SENA, Jorge de. Trinta anos de Cames (1 v.). Lisboa: Edies 70, 1980 130. SILVA, Vtor Manuel de Aguiar e. Teoria da literatura. 1.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1976 [captulos: Lrica, narrativa e drama e O romance] [h diferentes edies com atualizaes desse livro] 131. ______. Cames: labirintos e fascnios. Lisboa: Cotovia, 1994. 132. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. So Paulo: Record, 1999.

124
REFERNCIAS BIOBLIOGRFICAS DOS AUTORES CITADOS NESTA ANTOLOGIA, EM ORDEM ALFABTICA (INCOMPLETO) (1915) que se tornaria marco fundamental do primeiro modernismo portugus. Poeta conhecido pela criao de heternimos, com obras e biografias prprias: lvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro so trs dos mais importantes. Outro semi-heternimo Bernardo Soares responsvel pelos fragmentos que, na dcada de 80 do sculo XX, sero publicados como O Livro do Desassossego. A principal obra de Fernando Pessoa, publicada em vida, Mensagem (1934), uma coletnea de poemas sobre grandes personagens histricos portugueses, numa leitura mtica e utpica da questo portuguesa. Sua obra em prosa tambm mltipla e extensa. Sem dvida, o grande nome da Literatura Portuguesa do sculo XX. A bibliografia a respeito de sua obra imensa, atestando o interesse que sua obra tem produzido em diversos ensastas para alm de Portugal.

ANTNIO NOBRE (1867/1900) - Poeta portugus cuja obra se insere nas correntes ultra-romntica, simbolista, decadentista e saudosista da gerao finissecular do sculo XIX portugus. Frequentou a Escola Livre de Cincias Polticas (cole Libre des Sciences Politiques, de mile Boutmy), de Paris, licenciando-se em Cincias Polticas no ano de 1895. autor do livro de poesia S (1892), recolha de poemas que se tornaria livro de grande sucesso em Portugal e no Brasil. Conhecido como o poeta do inho, seu nome ligar-se- ao excesso de sentimentalismo, com uma linguagem que explora amplamente o coloquialismo e um imaginrio de morte.

CESRIO VERDE (1855/1886) Oriundo de uma famlia burguesa dedicada ao comrcio (loja de ferragens) e a uma quinta (produo de frutas e legumes para exportao) nos arredores de Lisboa, esse poeta dividiu-se entre a vida comercial e a produo literria. Matriculou-se no Curso Superior de Letras em 1873, frequentando-o por apenas alguns meses. Em vida, seus poemas apareceram esparsamente em jornais e revistas da poca, sem nenhum reconhecimento. Aps sua morte por tuberculose, um amigo fiel, Silva Pinto, editou O Livro de Cesrio Verde (1887). Podemos afirmar a sua aproximao a vrias estticas. Cesrio empregou tcnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a cidade e o campo, seus cenrios prediletos. hoje considerado uma das vozes mais importantes da modernidade lrica portuguesa e o poema Sentimento dum Ocidental, uma obra fundamental da poesia portuguesa oitocentista.

JORGE DE SENA (1919/1978) - Foi poeta, crtico, ensasta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitrio. Vivenciou o exlio, por oposio ao regime salazarista, no Brasil e, depois, nos Estados Unidos, onde veio a falecer, com slida carreira de docente de literaturas brasileira e portuguesa. Licenciado em engenharia civil, dedicou-se sempre carreira de Letras. Foi, sem dvida, um dos maiores intelectuais portugueses do sculo XX. Tem uma vasta obra de fico, drama, ensaio e poesia, alm de vasta epistolografia com figuras tutelares da histria e da literatura portuguesas. Sua obra organiza-se fundamentalmente pela idia de testemunho, defendendo a dignidade humana e a liberdade. De sua vastssima obra, destacamos em poesia o livro Metamorfoses (1963), de sua fico, o romance Sinais de Fogo (1979) e de sua ensastica, os inmeros estudos sobre a obra Camoniana, do qual foi esmerado leitor.

FERNANDO PESSOA (1888/1935) - rfo de pai, acompanhou sua me em novo casamento com um diplomata portugus que servia na frica do Sul, de onde retornou para Lisboa, perto dos 18 anos. Sem nunca mais sair de Portugal, e pouco publicar em vida, Pessoa deixar uma obra extensa e mltipla que at hoje mobiliza a ateno de crticos de vrias nacionalidades. Foi mentor, junto com Mrio de S-Carneiro e Almada Negreiros, do grupo / Revista Orpheu

LUS DE CAMES (1524/1580) - frequentemente considerado o maior poeta de lngua portuguesa e dos maiores da sua histria. O seu gnio comparvel ao de Virglio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. Das suas obras, a epopia Os Lusadas (publicada em 1572) a mais significativa, representando uma construo fortssima do imaginrio portugus.. Na obra potica de Cames identificam-se dois estilos: o das redondilhas (a medida velha) e de alguns sonetos (a medida nova), na tradio do Cancioneiro Geral; outro, o estilo de inspirao latina ou italiana de muitos outros sonetos e das

125
composies (h)endecasslabas maiores. Sua histria de vida apresenta grandes lacunas, mas sabe-se que serviu como soldado do Rei, embarcado para a frica, afastado de Portugal cerca de 20 anos. Voltou pobre, doente e envelhecido para Lisboa, onde vem a morrer praticamente na indigncia. Sua poesia lrica foi publicada aps a morte, com inmeros problemas de edies, que a crtica especializada at hoje estuda, em busca de um corpus seguro. XX. Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, Ansiedade, de poesia. Em 1929, com 22 anos, deu incio colaborao na revista Presena, que era a bandeira literria do grupo modernista e era tambm, bandeira libertria da Revoluo Modernista. Em 1930 para de colaborar com a revista. Sua obra rene poesia, contos e dirios. Seus livros esto traduzidos para diversas lnguas, algumas vezes publicados com um prefcio seu: espanhol, francs, ingls, alemo, chins, japons, croata, romeno, noruegus, sueco, holands, blgaro.

MANUEL ALEGRE (1936) - Estudou Direito na Universidade de Coimbra. Cumpriu o servio militar na guerra colonial em Angola, quando participou de movimentos de resistncia e foi preso pela polcia poltica (PIDE). A perseguio obrigou-o clandestinidade ou emigrao durante 10 anos. Paralelamente carreira poltica, produziu larga obra literria que lhe conferiu notoriedade tanto nos meios acadmicos quanto nos meios populares. Destacase, sobretudo, a sua produo potica que foi muito premiada, em especial o Prmio Pessoa (1999) concedido pelo conjunto da obra. Tendo vivido no exlio, seus poemas tornaram-se verdadeiras canes de liberdade e de resistncia ditadura. Atualmente, exerce cargo poltico, alm da produo literria. Destacamos as obras Praa da Cano(1965), O Cantos e as Armas (1967) e Coisa Amar (Coisas do Mar) (1976).

MARIA GABRIELA LLANSOL (1931/2008) - Licenciou-se em Direito e em Cincias Pedaggicas. Considerada uma autora cuja escrita mostra-se, aparentemente, de difcil inteligibilidade para o leitor comum, , no entanto, apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da fico portuguesa. A sua carreira literria iniciou-se com Os Pregos na Erva (1962), obra que inaugurou uma nova forma de escrever, embora estruturalmente se assemelhe a um livro de contos. Os cantores da leitura (2007) o ttulo do ltimo livro publicado em vida. Escreveu trs dirios e mais de duas dezenas de narrativas de fico, nmero que deve aumentar com os resultados da pesquisa em curso do seu esplio literrio em Sintra.

RUY BELO (1933/1978) - Poeta e ensasta portugus. Licenciado em Filologia Romnica e em Direito pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de doutor em Direito Cannico pela Universidade Gregoriana de Roma. Exerceu, ainda que brevemente, um cargo de diretor-adjunto no ento ministrio da Educao Nacional. Apesar do curto perodo de actividade literria, Ruy Belo tornou-se um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do sculo XX. Suas obras foram reeditadas diversas vezes. Destacou-se ainda pela traduo de autores como Antoine de Saint-Exupry, Montesquieu, Jorge Lus Borges e Federico Garca Lorca. Comea a publicar sua poesia em 1961 e deixou importantes obras poticas que continuar a ecoar na poesia portuguesa contempornea. Destacamos: Boca Bilingue (1966), Homem de palavra(s) (1969), Despeo-me da Terra da Alegria (1978). Seus livros de poesia encontram-se reunidos em obras completas, em edies recentes.

MIGUEL TORGA (1907/1995) - Miguel Torga, pseudnimo de Adolfo Correia Rocha, foi um dos mais importantes escritores portugueses do sculo

You might also like