You are on page 1of 6

Diferenas entre Redao e Produo de Textos

No campo da educao brasileira, parece que certas mudanas s acontecem depois de validadas pelo vestibular. A instituio ainda a grande responsvel por decidir contedos e nomenclaturas que devem ser aprendidos pelos alunos: basta ver o caso das disciplinas de artes e filosofia, por exemplo. Apesar de constarem h muito tempo dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), essas reas s passaram a ser levadas a srio aps serem exigidas no Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) e em provas de grandes universidades pblicas. Apenas a partir de ento comearam a ser ministradas em cursinhos preparatrios e adquiriram o status de disciplina que cobrada em provas. A distino entre redao e produo de textos debatida faz anos entre os tericos do texto. Contudo, enquanto os vestibulares e demais exames de grande alcance no fizerem sua opo pela nomenclatura Produo de Textos, a diferena entre as duas abordagens no ser de conhecimento de muitos professores de portugus.

Li recentemente a tese de mestrado de Mnica Cruz, intitulada A produo textual no nvel mdio: uma anlise das condies de produo, que excelente em mostrar o contraste entre um professor de Redao e um professor de Produo de Textos. Ao longo de sua observao de classes, a autora confessa que s conseguiu assistir a aulas tradicionais (Redao) o conceito de Produo de Textos acabou ficando no plano do ideal. Baseada na catalogao das caractersticas que Cruz faz dos objetivos de uma aula de Redao, elaborei uma tabela constrastiva entre as duas nomenclaturas que esto em foco aqui. Como sou militante da Produo de Textos, busco seguir os itens que elenco como premissas desta rea afinal, escrever agir. Redao Estuda-se a forma em detrimento do contedo (correo do texto visa apenas aos seus aspectos gramaticais). Aulas baseadas em manuais de tcnicas de redao. Sem atividade prvia para a produo escrita. Produo de textos Estuda-se a relao entre forma e contedo (correo do texto prope um dilogo com o aluno). Aulas baseadas em livros de teoria textual. Exposio oral de conceitos e debate de ideias como atividade prvia de qualquer produo escrita. No h trabalho de reescrita dos Encara-se a reescrita como textos. fundamental no processo de autoavaliao do texto. O destinatrio do texto o professor. Ao longo do ano, as melhores produes so fotografadas e

publicadas em um blog; ou os alunos corrigem os textos dos colegas; ou so elaborados textos que tero destinatrios reais alm dos muros da escola, entre outras ideias. Os textos so fruto de uma atividade O aluno assume um compromisso com de reproduo. O aluno apenas o que diz. cumpre instrues. Os textos valem nota. H uma nota Os textos so encarados como um mxima a ser alcanada. exerccio da cidadania do aluno. Partese da premissa que sempre possvel melhorar (o foco vai alm de alcanar a nota mxima). S se estudam os modelos narrao/ So estudados diferentes gneros e descrio/ dissertao. tipologias textuais. A linguagem um instrumento de A linguagem uma forma de interao comunicao. entre sujeitos. O aluno aprende a fazer redao para O aluno aprende a produzir textos se dar bem nas provas. para: - interpretar melhor os vrios discursos com os quais tem contato em seu dia a dia; - refinar seu olhar crtico; - saber como inter-agir no mundo por meio de sua palavra.
Postado por Profa. Carina s 12:17 Nenhum comentrio: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: Correo de Redao, Dicas de Leitura, Produo de Textos
QUARTA-FEIRA, 21 DE MARO DE 2012

Esquema de Correo de Textos


Trabalho h 8 anos corrigindo textos - por sorte, como fao parte de um projeto comunitrio, sempre posso recorrer a alguns amigos (graduandos em Letras) para me ajudar nesta tarefa no to fcil. Afinal, como iria fornecer uma correo de qualidade se no fosse contando com o apoio de muitas pessoas? Sempre parti do pressuposto que apenas colocar um nmero na folha entregue pelo aluno desvaloriza o trabalho de ambos os lados do processo educativo. O professor reduz sua capacidade de escrita a rabiscar um 7, um D-, um M.S. O aluno, por sua vez, se v diante de uma nota no justificada, no explicada - ora, e no logo o professor de portugus que lhe pede que sempre argumente ao invs de simplesmente fornecer dados vazios de contedo? Se o aluno escreve um texto ao professor, o professor deve escrever um texto ao aluno - redao dilogo, debate de ideias. Redao escrita e no nmeros, que classificam nossos estudantes em um ranking sem critrios definidos. E contudo, o dilema: como escrever uma redao para cada um de meus 100, 200, 700 alunos?

Antes, pensava na hiptese de um sorteio: a cada semana, todos alunos produziriam um texto, mas apenas alguns seriam escolhidos para a correo detalhada. Logicamente haveria revezamento, para que todos pudessem ser contemplados at o final do ano letivo. Apesar de ser uma soluo, quantas redaes bem corrigidas conseguiria entregar a cada estudante? Duas ou trs correes anuais seriam suficientes para mudar a concepo de escrita dos alunos? Aps muita pesquisa, encontrei alguma luz no fim do tnel - se ainda no nada muito luminoso, ao menos no um trem vindo em direo contrria. No texto "A influncia do feedback escrito pelo professor nos processos de reviso de seus alunos de escritura em ingls como lngua estrangeira" (no, no entendo nada de ingls) h um esquema de correo pronto. Simples assim. Xerocamos 1 folha por aluno a cada comeo de ano e vamos marcando em suas redaes os deslizes de escrita com smbolos. O aluno vai, v a anotao (ex.: 47) e procura seu significado no esquema de correo pronto (47 = Este perodo est excessivamente longo, o que atrapalha a compreenso do texto. Procure escrever frases menores, porm mais claras e coerentes.). Usando o esquema de correo h algum tempo, minha maior dificuldade ainda memorizar os nmeros correspondentes a cada problema de escrita. No entanto, isto apenas uma questo de tempo; dentro de alguns meses j saberei de cor e salteado que nmero indicar quando falta coeso, quando h redundncia, quando o pronome no est bem colocado. E nada paga o preo de ver tantos nmeros - com significado, com argumento, com dilogo - nas redaes dos alunos. Link para o texto: http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/4045/2692 Meu esquema prprio para correes: Este um esquema fixo de correo de textos, que busca facilitar o trabalho de avaliao, sem prejudicar sua qualidade. Considere aplicveis ao seu texto apenas os itens que foram assinalados com caneta colorida na sua redao. 1. O ttulo do seu texto muito vago e generalizante. 2. O ttulo no corresponde ao contedo do texto, criando falsas expectativas no leitor. 3. Por que o seu texto no tem ttulo? 4. Voc no preenche o objetivo do seu texto. Ao contrrio, voc cria expectativas no seu leitor que no so atendidas ao longo da redao.

5. Voc apresenta problemas de interlocuo. Parece que voc no tem o leitor ideal da sua redao em mente (lembre-se que cada gnero textual exige um tipo especfico de interlocutor). 6. Esta ideia precisa ser desenvolvida. Voc no d informaes suficientes ao seu leitor. 7. Alguma informao importante foi esquecida. 8. A informao includa irrelevante, distraindo o seu leitor do contedo principal do texto. 9. A informao fornecida errada. 10. Isto parece ambguo. O leitor pode interpretar mal a informao dada. 11. Evite as repeties de termos. Empregue sinnimos ou reestruture as frases de forma a eliminar as redundncias. 12. Eu vejo alguma incoerncia nesta sentena. 13. Esta sentena no est clara. O leitor no capaz de compreend-la. 14. O seu texto circular; as ideias no se desenvolvem satisfatoriamente ao longo da redao. 15. Voc se refere a informaes novas como se elas j tivessem sido apresentadas. 16. Seu texto no tem um pargrafo introdutrio, no qual voc deveria apresentar o tpico e as linhas gerais do texto. 17. Seu texto no tem um pargrafo conclusivo, no qual voc deveria avaliar, sumarizar e/ou concluir suas ideias. 18. Voc no usa conectivos para integrar estas frases/sentenas. 19. Voc no usa conectivos para integrar estes pargrafos. 20. Voc usou um conectivo errado na juno destas sentenas. 21. H falta de transio entre estas diferentes ideias. 22. Voc introduz ideias diferentes em um mesmo pargrafo. 23. Uma vez que as ideias so relacionadas, no h razo para diferentes pargrafos. 24. As ideias no esto bem organizadas. No est claro no seu texto quais so os pontos principais e os secundrios.

25. Esta sentena no est bem estruturada. 26. O vocabulrio utilizado muito simplista; procure ampliar suas referncias lxicas. 27. A escolha de vocabulrio no adequada ao sentido desejado. 28. A ordem das palavras nesta sentena no est correta. 29. O tempo verbal usado est errado. 30. Voc apresenta muita variao entre os tempos verbais ao longo do seu texto, impedindo o leitor de entender a ordem dos acontecimentos na redao. 31. A forma de verbo usada est incorreta. 32. H problema(s) de concordncia verbal nesta sentena. 33. H problema(s) de concordncia nominal nesta sentena. 34. H excesso de pontuao neste trecho. 35.Voc apresenta problema(s) de pontuao nesta parte do texto. 36. H problema(s) de ortografia neste segmento. Pesquise a grafia correta dos termos assinalados. 37. O pronome utilizado no est adequado. 38. O pronome est inserido no lugar errado. 39. Nesta parte do texto, voc apresenta problemas com o uso de preposies. 40. O advrbio usado no adequado. 41. O artigo usado no est correto. 42. O sujeito desta sentena no est claro. 43. Em algum lugar desta sentena, voc esqueceu de usar um verbo. 44. Suas maisculas e minsculas no esto sendo empregadas nos contextos adequados. 45. O seu texto no tem pargrafos (ou o espao da paragrafao no visvel). 46. A letra est ilegvel. 47. Este perodo est excessivamente longo, o que atrapalha a compreenso do texto. Procure escrever frases menores, porm mais claras e coerentes.

You might also like