You are on page 1of 4

SINTESE SOBRE QUALIDADE DE VIDA (ALMEIDA, GUTIERREZ E MARQUES 2012)

QUALIDADE DE VIDA: DEFINIES E CONCEITOS: O universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma rea multidisciplinar de conhecimento que engloba alm de diversas formas de cincia e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Nessa perspectiva, lida-se com inmeros elementos do cotidiano do ser humano, considerando desde a percepo e expectativa subjetivas sobre a vida, at questes mais deterministas como o agir clnico frente a doenas e enfermidades. (Almeida, Gutierrez e Marques, 2012).

Aps esta definio os autores afirmam que no podem existir reducionismos, pois se percebe que existem inter-relaes entre os elementos que compem este universo. Compreender qualidade de vida como uma forma humana de percepo do prprio existir. Por mais que existam diferenas entre esferas de concepo deste conceito preciso associ-las para melhor compreenso.

Tambm alertado para a corriqueira presena do termo no linguajar da sociedade contempornea, tendo vrias formas de conotao, as pessoas sem saber definir o que se trata associam a algo de bom, a apropriao pelo senso comum para resumir melhorias em mbito social, econmico ou emocional, porm,a mesma encontra-se em processo de afirmao ou construo de identidade, ainda no est definido.

PERCEPES OBJETIVAS DE QUALIDADE DE VIDA.

A esfera objetiva de percepo de qualidade de vida lida com a garantia e satisfao das necessidades mais elementares da vida humana: alimentao, acesso gua potvel, habitao, trabalho, sade e lazer (MINAYO, et al., 2000). Essa forma lida com as possibilidades de consumo e utilizao de bens materiais concretos, por isso, independe da interpretao do sujeito perante sua prpria vida. (ALMEIDA, GUTIERREZ E MARQUES 2012)

Nesta percepo, colocada a necessidade de instrumentos indicadores para sua melhor compreenso, tendo em vista que se apoia em dados de acesso dos grupos sociais a materiais de consumo. Os primeiros indicadores objetivos de qualidade de vida incluam trs ordens de fato: 1. aquisio de bens materiais; 2. avanos educacionais; 3. condies de sade (GONALVES e VILARTA, 2004, p. 9). Esta anlise criticada por no levar em considerao suas particularidades histricas e culturais, os instrumentos apoiados em questes socioeconmicas relativa a aquisio de bens desconsideram vertentes subjetivas como a multiculturalidade da sociedade contempornea. exemplificado como este instrumento o IDH (ndice de desenvolvimento humano) das naes unidas.

Todavia, embora seja possvel adaptar esse instrumento para grupos especficos, essa alternativa, assim como toda espcie de anlise objetiva, mantm o carter de comparao entre populaes, desconsiderando as especificidades tnicas e culturais. (ALMEIDA, GUTIERREZ E MARQUES 2012).

PERCEPES SUBJETIVAS DE QUALIDADE DE VIDA.

Segundo Gonalves (2004), a esfera subjetiva de compreenso de qualidade de vida diz respeito ao estilo de vida do sujeito, que se caracteriza como os hbitos aprendidos e adotados durante toda a vida, relacionados com a realidade familiar, ambiental e social. So aes que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas, em que devem ser considerados elementos concorrentes ao bem-estar pessoal, controle do estresse, a nutrio equilibrada, a atividade fsica regular, os cuidados preventivos com a sade e o cultivo de relacionamentos sociais.

percebida que a esfera subjetiva engloba sentimentos e juzos de valor dos indivduos atrelados a carga cultural do sujeito. (ambiente e local onde vive e as condies de desenvolvimento possveis para sua vida). A subjetividade sobre o conceito de qualidade de vida tambm diz respeito s diferentes fases de vida do sujeito, tendo um significado diferente em cada uma delas, para as mesmas pessoas (NASHAS, 2001 P.5). Cada sociedade estabelece culturalmente seu padro de vida e isso direciona as formas de expectativa e nveis de satisfao dos indivduos que a compem (MINAYO et al., 2000)

ESTILO, MODO E CONDIO DE VIDA COMO CONSTITUINTES DA QUALIDADE DE VIDA. AS RELAES ENTRE AS ESFERAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS DE PERCEPO.

Por se tratar de um campo de conhecimento multidisciplinar, o estudo em qualidade de vida engloba diversos modos e conceitos cientficos, assim como inmeras linhas de abordagem. Isso, atrelado ao tratamento do senso comum e mercadolgico, faz com que diferentes autores ou sujeitos, fora das margens cientficas, abordem esse tema sob perspectivas diferentes, e, mesmo que involuntariamente, utilizem ou no conceitos ou esferas de entendimento diversas. Portanto, a diferenciao entre padres de entendimento e percepo se faz necessria para nortear as anlises e organizar os contedos e abordagens. Isso no pode ser confundido com um paradigma determinista e reducionista. O fato de existirem percepes mais voltadas anlise subjetiva e outras ligadas objetiva so tendncias que se complementam e, associadas, configuram o atual campo de conhecimento em qualidade de vida. (ALMEIDA, GUTIERREZ E MARQUES 2012)

QUALIDADE DE VIDA, SADE E ATIVIDADE FSICA.

Independentemente da concepo adotada, do instrumento indicador utilizado ou do conceito adotado sobre qualidade de vida, existe uma ntima relao entre este campo de conhecimento, a rea da sade e a prtica de atividade fsica. Embora haja certa prevalncia, principalmente nos instrumentos indicadores, de uma abordagem de sade mais prxima da rea mdica (GARCIA, 2002), a abrangncia desse elemento se apresenta de forma bem ampla, relacionada a aspectos fsicos, emocionais, de relacionamentos, ligada ao bem-estar. De toda forma, essa relao se apresenta como o primeiro referencial de percepo.

Os autores especificando esta relao definem sade como um estado de amplo bemestar fsico, mental e social e no somente a ausncia de enfermidades e doenas Compreendida dessa forma, um processo instvel, sujeito a mudanas rpidas e fortemente influenciado por aes do sujeito e do ambiente. No apenas um estado fsico puro e objetivo, que apresenta funes orgnicas intactas, mas uma dimenso subjetiva, individual, psquica, mental e social (WEINECK, 2003). A relao entre sade e qualidade de vida depende da cultura da sociedade em que est inserido o sujeito, alm de aes pessoais (esfera subjetiva) e programas pblicos ligados melhoria da condio de vida da populao (esfera objetiva). O estado de sade um indicador das possibilidades de ao do sujeito em seu grupo, se apresentando como um facilitador para a percepo de um bem-estar positivo ou negativo. influenciado pelo ambiente, pelo estilo de vida, pela biologia humana e pela organizao do sistema de ateno sade em que o sujeito est inserido.

You might also like