You are on page 1of 3

Aluno: Jos Sales Pessoa Junior Turma A TSP Matria: TICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE Tarefa: Texto livre

re sobre os temas: - O artigo "MINERAO ESPACIAL"; - O Vdeo "HISTRIA DAS COISAS" e - O Documentrio "LIXO EXTRAORDINRIO"

Antes de comea a falar tenho que fazer uma juno dos trs temas para poder criar o foco necessrio para o desenvolvimento de um texto que possa de forma mais clara possvel expressar a minha idia e por este motivo baseado no que li e vi cheguei seguinte concluso de que se trata os trs temas juntos: obteno de recursos naturais sem afetar o desenvolvimento sustentvel lidando com as questes ambientais. O primeiro tema (artigo, MINERAO ESPACIAL) mostra que de uma forma ou de outra, mesmo que impulsionada pelo lucro capitalista, a escassez dos recursos naturais j so bem evidentes e que uma questo de tempo que os mesmos acabem, pois as atividades corporativas que dominam a extrao destes recursos acham que os mesmos jamais se extinguiro. As necessidades das corporaes vo a quem das necessidades da humanidade e isto se reflete em nosso planeta pois a cada nova extrao, mais se torna comprometida a fora de sobrevivncia do planeta terra e da humanidade que a habita. A falta de planejamento de recuperao ambiental por onde passam a as escavadeiras, tratores e caminhes de carga carregados com os minrios para a utilizao das manufaturas industriais, arrancam pedaos do planeta criando feridas incurveis onde a prpria natureza ir cobrar um dia, cito as alteraes climticas, tsunamis, vulces, terremotos, maremotos e etc.. Portanto, no momento atual, tudo se torna um pretexto para justificar o gasto de bilhes em busca de novos recursos mas sem se preocupar em momento algum, em gastar os mesmos bilhes em formas equilibradas, organizadas e moderadas de aproveitamento dos recursos naturais ainda existentes sem agredir mais ainda o planeta.

O segundo tema (vdeo, HISTORIA DAS COISAS) mostra de forma enftica como os processos industriais afetam o desenvolvimento sustentvel de forma direta onde no meio deste processo tambm so afetados os seres de nosso planeta pois da forma como so feitas as exploraes dos recursos naturais, as mesmas afetam toda a sistmica do planeta. Os processos industriais lanam em nossa atmosfera, resduos que provocam enormes reaes qumicas, provocando assim constantes alteraes climticas onde somos expectadores de eventos naturais to freqentes (terremoto, furaces, efeito estufa, chuvas constantes, buraco na camada de oznio e etc.) que na poca de nossos antepassados eram raros. O filme tenta propor uma maneira de se alterar o modo destas transformaes atravs da conscientizao ambiental por meio das pessoas e das indstrias fazendo-se assim com que se mude todo este quadro catico que estamos vivendo no momento, mesmo sabendo que alterar estes conceitos muito complicado, pelo fato de vivermos em mundo viciado no consumismo frentico. Sei que existem tratados que estabelecem mudanas nas emisses de poluentes mas o que vejo estes tratados no so respeitados e que quando os olhos se abrirem para a importncia destes tratados poder ser tarde demais. Para finalizar, o terceiro tema (documentrio, LIXO EXTRAORDINARIO) conta a historia de Vik Muniz, artista plstico brasileiro que viu em um aterro de lixo a forma de retirar atravs dos resduos que ali so jogados, obras de arte, mas que ao interagir com os catadores de lixo ele viu que poderia ser um agente modificador daquela comunidade que para os olhos da sociedade, no passam de mendigos sujos e ou pessoas sem futuro algum. No decorrer de seu trabalho ele se envolve com as questes sociais no s daquela rea mas tambm entra em uma rea que atinge muito os conceitos de preservao ambiental, onde os catadores de lixo promovem a coleta seletiva dos materiais que podem ser reciclados, tirando assim o sustento prprio e de suas famlias. A partir deste documentrio nos mostrado o maior aterro aterro sanitrio da America latina o Jardim Gramacho em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

O seu envolvimento com os moradores do aterro to fascinante que ele passa a vivenciar o dia a dia daquela comunidade, percebendo que como o seu projeto possvel tentar dar um sentido diferenciado da vida para aqueles que ali vivem do lixo. Aprendi que a falta de conscincia ambiental provocada por uma idia errnea cultural e social que vivemos em nosso pas. As suas criaes artsticas acabam oferecendo aos moradores a at mesmo a mim que vi o filme um novo sentido a palavra perseverana.

You might also like