You are on page 1of 49

O COTIDIANO NA SEPARAO ENTRE IGREJA E CEMITRIO

Um exerccio de investigao metodolgica

Universidade de So Paulo EESC - Escola de Engenharia de So Carlos

D De ep pa ar rtta am me en ntto od de eA Ar rq qu uiitte ettu ur ra ae eU Ur rb ba an niis sm mo o

HABITAO, METRPOLES E MODOS DE VIDA SAP 5846


Prof. Dr. Marcelo Tramontano

MONOGRAFIA DE AVALIAO

O COTIDIANO NA SEPARAO ENTRE IGREJA E CEMITRIO


UM EXERCCIO DE INVESTIGAO METODOLGICA

V Va all r riia aE Eu ug g n niia aG Ga ar rc ciia a

Janeiro 2006

SUMRIO

INTRODUO O DIRIO DE UMA MONOGRAFIA

1. OS ANNALES E A HISTRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL 1.1. Nova Histria, quando e como 1.2. A possibilidade de uma Nova Histria da arquitetura brasileira 1.3.Vida cotidiana e espao urbano sob a perspectiva das atitudes diante da morte no Brasil do sculo XIX: o incio de uma pesquisa

8 8 13 16

2. O COTIDIANO E A SECULARIZAO DOS CEMITRIOS 2.1. Um exerccio de investigao metodolgica 2.2. Aris, seus caminhos e a espacializao das atitudes diante da morte 2.2.1. Sculo XIX Cemitrio na topografia 2.2.2. Igrejas para o culto e cemitrios para os mortos 2.2.3. Nave, campanrio e cemitrio trs corpos em um 2.3. Pelos caminhos de Aris, o rebatimento brasileiro 2.3.1. A romantizao do Ad Sancto ultramarino 2.3.2. Higienismo Iluminista no sculo XIX 2.3.3. Cronologia da secularizao 2.3.4. Geografia da morte uma questo de hierarquia social

18 18 19 20 25 29 33 35 40 41 42

CONCLUSES

45

REFERNCIAS

48

INTRODUO - O DIRIO DE UMA MONOGRAFIA1


O plano de pesquisa elaborado para realizao desta monografia tencionava o entendimento da histria e desdobramentos espaciais advindos de um contnuo processo de secularizao. A secularizao era entendida nesse momento como um movimento caracterstico das sociedades ocidentais ps-renascentistas, que em tese alterou a estruturao e localizao dos edifcios pblicos e religiosos, em malhas urbanas que ganharam complexidade ao longo dos sculos XVII e XVIII, mas principalmente no sculo XIX, ao fim da Primeira Revoluo Industrial. O principal questionamento proposto era: Como se deu o processo de secularizao no que tange ao traado da cidade e mais especificamente na localizao e na arregimentao hierrquica de edifcios pblicos e eclesisticos? Continuando: A exemplo dos cemitrios, a partir de ento, apartados tanto espacialmente quanto juridicamente, do alcance das instituies religiosas tambm parece plausvel perguntar: Quais as transformaes e deslocamentos urbanos que resultam desse processo? Quais outras alteraes de elementos e espaos importantes para a cidade so fruto desse processo de secularizao? Existiriam elementos arquitetnicos que demonstrem esse processo de valorizao do bem pblico em detrimento aos espaos e edifcios religiosos? O objetivo principal era adquirir conhecimentos que auxiliassem a interpretao de dados colhidos durante a futura pesquisa de campo a ser realizada para a elaborao da dissertao de mestrado. No entanto, agora, analisando as crticas do professor2 possvel identificar no plano, pargrafos confusos que no delimitavam e nem esclareciam todos os objetivos da pesquisa. Entre os objetivos carentes de um esclarecimento adicional importante ressaltar a inteno de ganhar familiaridade com trabalhos de renomados pesquisadores europeus e brasileiros3 que trilham o caminho da Nova Histria. Esse objetivo particular visava amadurecer conceitos importantes para conseguir estabelecer possveis correlaes entre os modos de vida e a histria do espao construdo e conseqentemente da prpria cidade. Logicamente preciso chamar a ateno aqui ao recorte trabalhado, o contexto que permeou a separao entre igreja (edifcio) e cemitrio assim como as suas conseqncias espaciais.
1

Somente a Introduo foi redigida na primeira pessoa, para melhor explicar os objetivos e o desenvolvimento do trabalho. Toda a abordagem subseqente foi redigida no sujeito indeterminado conforme orientao obtidas em Eco (2005, p. 115-23). 2 Prof. Dr. Marcelo Tramontano, docente da disciplina em questo. As crticas faziam referncia clareza do plano de pesquisa e seu carter muito abrangente. 3 Parte desses pesquisadores foi apresentada no conjunto de referncias da disciplina, Habitao, Metrpoles e Modos de Vida. E outra parte resultado de uma pesquisa bibliogrfica empreendida para abarcar os objetivos do tema proposto.

5 Entre as vrias observaes destacadas pelo professor referente elaborao do plano de pesquisa, a mais importante referia-se necessidade de um recorte preciso do tema, que se apresentava ento amplo e mal definido. A partir da tomei algumas decises que sero explicadas nesta introduo. 1) Decidi ler e pesquisar o material levantado com a inteno de buscar o recorte adequado para o tema. Nesse momento eu j tinha em mente a inteno de centrar as anlises apenas na separao entre igreja (enquanto edifcio e marco central do meio urbano) e o cemitrio (espacializao da morte na malha urbana). Mas como se tratava de um tema desconhecido, seriam necessrios alguns subsdios para determinar locais precisos e datas para focar e ao mesmo tempo determinar claramente os limites da investigao. 2) Mesmo assim decidi elaborar um conjunto de questionamentos e mesmo sem um recorte fechado verificar sua aplicabilidade aos textos selecionados para estruturao desta monografia. Tais questionamentos foram anotados graas s vrias orientaes de Umberto Eco em Como fazer uma tese, mesmo no sendo ainda definitivos, funcionaram como balizas para melhor direcionamento a leitura. Foram estes: Como se deu o processo de secularizao e separao dos espaos, hoje entendidos como cemitrio e igreja? Qual o reflexo espacial na cidade do sculo XIX dessa separao de funes, culto e enterro? Qual a importncia do contexto poltico e econmico nesse processo de separao? Qual a posio da hierarquia eclesistica, frente a essa transformao? Durante todo o processo de leitura uma direo parecia se estruturar em torno dos livros de Philippe Aris; Histria da Morte no Ocidente e do conjunto, formado por dois volumes, publicado pela Editora Francisco Alves sob o ttulo de O homem diante da morte e o mesmo conjunto, editado em Portugal atravs das Publicaes Europa-America, que adota o ttulo O homem perante a morte4. No entanto, surge um fato desafiador. Aris no enxerga a separao entre espao dos vivos e espao dos mortos apenas como resultado de um processo de secularizao.
Atendo-nos a Paris, o deslocamento dos cemitrios comeara, sem dvida, no final do sculo XVI [...] mas s aparece realmente no sculo XVII, para continuar no sculo XVIII. devido ampliao das igrejas, tornada necessria pelas novas prticas de devoo e da pastoral, em conseqncia do Conclio de Trento. Essa transformao do e principalmente o desprendimento, o pouco cuidado em relao aos mortos que a acompanharam, tm um sentido psicolgico. (ARIS, 1982, p. 347). Percebe-se como, antes do Conclio de Trento, as funes pastorais do clero eram limitadas, salvo a pregao reservada aos monges. A Contra-Reforma aumentou-lhes a ao, mas para as novas misses era preciso lugar, que elas tomaram do cemitrio sem qualquer escrpulo. Isso explica a criao dos cemitrios do sculo XVII. (ARIS, 1982, p. 349).

Como um pesquisador ligado ao estudo do cotidiano e dos modos de vida ele entende esse processo como uma lenta e continua transformao das atitudes do homem diante da morte.

Para mais detalhes sobre as publicaes vide referncias.

6 claro que no h como negar a secularizao que marca, da Idade Mdia ao sculo XIX, a continua transferncia de poder e autoridade sobre a sociedade, da Igreja para o Estado laico. Mas a abordagem de Aris no que concerne s atitudes do homem diante da morte tambm demonstra uma relao muito forte com as alteraes que lentamente invadem o cotidiano e acabam por operar transformaes pouco perceptveis quando analisadas em perodos histricos muito restritos. Desta forma, no decorrer da leitura proposta os questionamentos novamente se mostraram ineficazes, pois no circunscreviam o objeto pelo vis da histria do cotidiano. A investigao nem se quer propunha uma anlise que privilegiasse o ponto de vista do cidado comum, do sujeito annimo, ou melhor dizendo, do consumidor5 desses espaos. Foi nesse momento que descobri o erro mais grave das avaliaes e propostas que eu vinha fazendo. O foco de anlise que eu propunha para a elaborao desta monografia estava invertido. Eu buscava as conseqncias espaciais do processo de secularizao e no aventava a investigao das provveis razes que levaram a cabo essa efetiva separao (igreja/cemitrio). Tambm no avaliava, o que seria mais pertinente a uma pesquisa que se prope a estudar o cotidiano e os modos de vida, a participao silenciosa do sujeito comum, do usurio desses espaos, que no toma parte das decises que so impostas por uma hierarquia administrativa, seja essa; eclesistica, governamental ou defensora dos direitos de entidades organizadas e socialmente representadas. Mas esse sujeito comum protesta e re-inventa sua prpria maneira usar esses espaos, ao perceptvel apenas quando se emprega uma avaliao que englobe perodos temporais mais duradouros. Essa flexibilidade temporal respaldada pelo prprio Aris (2003, p. 20-1) que afirma, as transformaes do homem diante da morte so extremamente lentas por sua prpria natureza ou se situam entre longos perodos de imobilidade. Para ele a memria coletiva se esvai quando as anlises ultrapassam algumas geraes. O perigo de uma pesquisa recortada em uma cronologia muito curta seria a de arriscar-se atribuir caracteres originais da poca a fenmenos que so, na realidade muito mais antigos. Nesse momento eu j tinha lido todo material levantado na pesquisa bibliogrfica e decidi estabelecer apenas uma questo para nela trabalhar em uma linha mais elstica de tempo. Como se deu a transformao de uso da igreja e cemitrio, at ento um espao nico de convvio pacfico entre vivos e mortos, face s alteraes da postura do homem diante da morte? A inteno era concentrar toda a ateno nas atitudes francesas descritas por Aris. Mas isso tiraria parte do sentido do trabalho, eu tinha o elemento de coeso, no entanto, para facilitar a redao e em favor desse recorte em vias de ser estabelecido eu pensava em excluir todo um conjunto de pesquisas brasileiras sobre as atitudes diante da morte que alm de muito interessantes demonstravam uma parte da genealogia da Nova Histria refletida sobre o estudo do espao urbano brasileiro.

Associao utilizada por Michel de Certeau. Vide pginas 10 e 11.

7 Parecia um labirinto sem fim. Apesar de prever uma srie de dificuldades no abandonei a idia de utilizar as pesquisas brasileiras, que tinham entre outras qualidades uma ascendncia direta aos trabalhos de Aris. Iniciei a redao da pesquisa buscando um melhor entendimento da Nova Histria e dos Annales. O primeiro problema que eu j tinha ento vislumbrado foi que durante o levantamento bibliogrfico, acreditei que os trabalhos de Certeau, Aris e os exemplares da Histria da vida privada seriam suficientes para conseguir as pistas necessrias para entender melhor essa corrente historiogrfica. Mas o que eu queria tambm era realizar um estudo sobre suas origens e implicaes. Como no havia tempo para uma reestruturao do levantamento bibliogrfico, as lacunas foram suprimidas pela utilizao de artigos disponveis na internet. Apesar da apropriao de segunda mo, os artigos e a crtica proporcionaram as informaes bsicas sobre a Nouvelle Histoire que eu necessitava. claro que para um aprofundamento maior sobre o tema ser necessria, no futuro, uma leitura atenta dos trabalhos de alguns de seus fundadores6, assim como a pesquisa de Peter Burke e o rebatimento ao contexto brasileiro extensamente estudado por Jos Carlos Reis. Durante a redao dessa parte especfica do trabalho a situao brasileira face Nova Histria emergiu com uma certa naturalidade. Mediante o conjunto de livros analisados para a pesquisa e do vislumbrar dos mtodos dos historiadores do cotidiano. Veio a idia de transformar a monografia em um exerccio filtro do material estudado com os seguintes objetivos: 1- Filtrar pelo vis da Nova Histria somente as alteraes espaciais advindas das transformaes nas mentalidades e na cultura. O recorte exato a Paris oitocentista descrita por Aris e seu rebatimento, apropriao e possveis invenes no universo cotidiano do Brasil, exposto por pesquisadores herdeiros da Nouvelle Histoire. 2- Filtrar e organizar alguns rastros metodolgicos deixados por Aris e pelos pesquisadores brasileiros utilizados nesta monografia. Este o perfil do trabalho, menos o desejo de abarcar toda uma situao complexa e dispersa em um perodo cronolgico bastante extenso e mais uma leitura crtica que possibilite o levantamento de critrios, fontes de pesquisa, organizao de idias e estilo de narrativa, utilizados por renomados pesquisadores da histria do cotidiano. Mesmo assim no existe a objetivo de fechar todo o conjunto de mtodos por estes utilizados. Esta monografia assim exerccio de leitura crtica, reflexo, organizao de idias e investigao de mtodos.

Febvre, Bloch, Braudel e talvez outros trabalhos que parecem interessantes como os de Vouvelle e Chartier. Um dos resultados de certa forma imprevisto foi a elaborao de um extenso levantamento bibliogrfico que ir contribuir para estruturao de parte da dissertao de mestrado.

1. OS ANNALES E A HISTRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL 1. 1. Nova Histria, quando e como


A Nova Histria instaura um novo tipo de interpretao historiogrfica a partir de mudanas na estrutura das anlises tericas e metodolgicas. Sua principal difuso acontece a partir da associao entre Lucien Febvre e Marc Bloch para a organizao da Revista Les Annales dHistoire conomique et Sociale no ano de 1929. O debate acerca da Nova Histria situa-se, pois, como uma necessria interlocuo metodolgica; dilogo cujo objeto remete-se ao repertrio da escrita historiogrfica e s estratgias de sua produo (BOTO, 1994, p. 23-4).
Marc Bloch na sua Apologie pour lHistoire, obra na qual explicita o que compreende como histria e a forma pela qual o historiador deve fazer o seu trabalho, ou seja, o mtodo, dentre outras questes, clama por uma histria-problema, profunda e total. Esta histria seria alcanada pela formulao de perguntas pertinentes por parte do pesquisador, a partir das quais ele questionaria o passado, atravs da aliana com as cincias sociais. (RIBEIRO, 2000, grifo nosso).

Os objetivos eram eliminar o esprito de especialidade, promover a pluridisciplinaridade, favorecer a unio das cincias humanas, passar da fase dos debates tericos para a fase das realizaes concretas (BIRARDI; CASTELANI; BELATTO, 200?). Os pesquisadores dos Annales7 propunham um novo estilo de escrever a histria que partia do deslocamento do objeto investigado e das prprias estratgias agenciadas para reconstituio do mesmo a ponto de se chegar a uma re-inveno do objeto. Nesse sentindo preciso destacar a importncia da confluncia entre o tempo do objeto investigado e o tempo do sujeito investigador (BOTO, 1994, p. 24).
O historiador est numa posio instvel. Se d prioridade a um resultado objetivo, se visa a colocar no seu discurso a realidade de uma sociedade passada e a reviver um desaparecido, ele reconhece, entretanto, nessa reconstituio, a ordem e o efeito do prprio trabalho. O discurso destinado a dizer o outro permanece seu discurso e o espelho de sua operao. Inversamente, quando ele retorna s suas prticas e lhes examina os postulados para renov-las, o historiador descobre nelas imposies que originaram bem antes de seu presente e que remontam a organizaes anteriores, das quais seu trabalho o sintoma e no a fonte (Certeau apud BOTO, 1994, p. 24).

A Escola dos Annales, centro difusor da Nouvelle Histoire, convencionalmente divida em trs perodos. Em primeiro lugar tem se a era dos fundadores Febvre e Bloch. Em seguida marca-se a poca da histria demogrfica, perodo em que Fernand Braudel dirigiu a revista nos anos 50 e 60, auxiliado por Jacques Le Goff, Le Roy Ladurie, Robert Mandrou e Jacques Revel. E finalmente a multifacetada terceira gerao tambm conhecida como Nouvelle Nouvelle Histoire que se consolida a partir do final dos anos 60 (BIRARDI; CASTELANI; BELATTO, 200?).

Grupo dos Annales formado por historiadores ligados a revista Les Annales dHistoire conomique et Sociale, que na busca da interface entre as diversas disciplinas das cincias sociais tambm tinha em seu quadro a presena de um gegrafo (Albert Demangeon), um socilogo (Maurice Halbwachs), um economista (Charles Rist) e um cientista poltico (Andr Siegried) (BOTO, 1994, p. 25-6).
7

9 Ser essa terceira gerao a grande produtora de estudos pertencentes ao domnio da cultura (criana, famlia, morte, sexualidade, criminalidade e delinqncia) questionando o primado at ento conferido aos estudos das conjunturas econmicas e demogrficas (CORRA, 2004). Todo o conjunto de trabalhos da Nova Histria se organiza como uma reao s correntes positivistas da historiografia tradicional ou Velha Histria que organizavam fatos em linhas cronolgicas, pretensamente isentas de interpretao por parte do historiador. Assim predominavam as histrias, poltica e econmica, marcadas por aes hericas e grandes datas assim como as alteraes nos modos de produo, sempre sem levar em considerao o ponto de vista e a apropriao que o sujeito ou os grupos envolvidos faziam desses fatos impostos por uma ao dominante.
O Positivismo pregava a cientifizao do pensamento e do estudo humano, visando a obteno de resultados claros, objetivos e completamente corretos. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto , na separao entre o pesquisador/autor e sua obra: esta, em vez de mostrar as opinies e julgamentos de seu criador, retrataria de forma neutra e clara uma dada realidade a partir de seus fatos, mas sem os analisar. Os positivistas crem que o conhecimento se explica por si mesmo, necessitando apenas seu estudioso recuper-lo e coloc-lo mostra. No foram poucos os que seguiram a corrente positivista: Auguste Comte, na Filosofia; mile Durkheim, na Sociologia; Fustel de Coulanges, na Histria, entre outros, contriburam para fazer do Positivismo e da cientifizao do saber um posicionamento poderoso no sculo XIX. Pode-se inclusive dizer que o Positivismo reduz o papel do homem enquanto ser pensante, crtico, para um mero coletor de informaes e fatos presentes nos documentos, capazes de fazer-se entender por sua conta. "Os fatos histricos falam por si mesmos", dizia Coulanges, historiador francs. Assim, para os positivistas que estudaram a Histria, esta assume o carter de cincia pura: formada pelos fatos cronolgicos e o que realmente significam em si. So objetivos medida que possuem uma verdade nica em sua formao (que o seu sentido e sua nica possibilidade de compreenso) e no requerem a ao do historiador para serem entendidos: como j dito, o papel deste colet-los e ajeit-los, constatando pela anlise minuciosa e liberta de julgamentos pessoais sua validade ou no. O saber histrico, dessa forma, provm do que os fatos contm, e assume um valor tal qual uma lei da Fsica ou da Qumica, cincia exatas. (BIRARDI; CASTELANI; BELATTO, 200?, grifos do autor).

Em contraposio a essa perspectiva, Febvre afirma que toda histria escolha. As razes que organizam esse pensamento so vrias, seja o acaso que conservou ou salvou os vestgios do homem, seja a ao do prprio homem que mediante a abundncia de documentos, simplifica, resume, destaca e at apaga, ou seja, porque o historiador cria e recria os seus materiais, partir da inteno precisa que orientou sua pesquisa; o problema a resolver, a hiptese de trabalho a verificar (BOTO, 1994, p. 25). Nessa linha Lepetit (2001, p.191) constri sua metfora A histria uma boa menina, um pouco indolente mas sempre pronta a seguir, sem muita discusso, quem acaba de seduzi-la. Tendo principiado como uma revista de seita hertica, os Annales, pouco a pouco, vm a ganhar o prestgio da intelectualidade francesa, consolidando-se no establishment (o termo de Peter Burke8) a partir da segunda gerao, cujo expoente Braudel (BOTO, 1994, p. 26).

Historiador britnico que pressupe a matriz francesa dessa tendncia historiogrfica.

10 Os historiadores dos Annales fizeram a revoluo, reverteram a prioridade, nas palavras de Burke, history from below ou uma histria construda por baixo. A partir da mudana do ponto de observao o enfoque ser o circuito das atividades, as concepes, as crenas, as representaes e as prticas cotidianas de um coletivo annimo e aparentemente banal; miudezas, enfim que a historiografia tradicional no pretendia contemplar. Busca-se, nessa fuga, compartimentalizar o saber, no apenas as rupturas nas fendas do tempo, mas e talvez prioritariamente as permanncias, a resistncia mudana no plano das subjetividades, a fora de inrcia das estruturas mentais, apresentadas por Braudel como prises de longa durao (BOTO, 1994, p. 25). Lepetit esclarece citando a predominncia de novos objetos nas obras de Le Goff e nos trabalhos da segunda fase de Le Roy Ladurie:
O corpo (e no mais a mortalidade), a vida amorosa (e no mais a fecundidade legtima), as maneiras mesa (e no mais as raes alimentares), as estruturas de parentesco e os ritos de passagem (e no mais as categorias sociais, ordens ou classes), a lnguas, as imagens, os mitos (e no mais as tcnicas de produo, as condies das foras produtivas ou o produto) desenham agora o verdadeiro estado desta ou daquela sociedade antiga (LEPETIT, 2001, p. 232).

A mudana de objeto tem como resultado uma desqualificao do mtodo quantitativo em favor da atividade interpretativa. Da resulta ainda uma modificao dos esquemas temporais de referncia: a inrcia das categorias fundamentais das culturas leva a prestar menos ateno variabilidade dos tempos sociais ou s rupturas de ritmos do que eficcia duradoura de fenmenos extrados de uma histria quase imvel. (LEPETIT, 2001, p. 232). Philippe Aris, annaliste da terceira gerao, acerca desse dilogo entre o eco do passado e a voz do presente, enfatiza que foi a crise da modernidade que acentuou a grande voga da Nova Histria a partir do final dos anos 60. O declnio do sonho iluminista de aperfeioamento eterno pelo curso do tempo leva ao descrdito perante o progresso econmico e o fim da crena ilimitada na irreversibilidade dessa evoluo humana (BOTO, 1994, p. 31).
Figura 1: Philippe Aris Fonte: http://www.elortiba.org/aries.html

Ao remeter o vnculo de sua Nova Histria busca da apreenso do inconsciente coletivo do perodo pesquisado, Aris procurar sua atmosfera mental, idias correntes, cdigos de conduta, prticas e interditos... Seja como for, no parecer do historiador francs, a nouvelle histoire, em seu estado atual, tem por suposto o abandono da crena na superioridade do presente e da cultura atual sobre a poca e a cultura do objeto investigado. Descobrir o passado persiste sendo, entretanto vasculhar a diferena (BOTO, 1994, p. 31).

11
A compreenso tambm difcil entre duas culturas distanciadas pelo tempo. Ela pode nascer mediante o reconhecimento, na mentalidade estrangeira de elementos de similitude em relao nossa, essa de hoje que naturalmente conhecida: as permanncias. Ela pode tambm nascer da constatao de diferenas irredutveis. A diferena torna-se, ento, a condio da particularidade e da inteligibilidade da particularidade: ela separa essa cultura da nossa e lhe assegura uma originalidade. assim, em princpio, pela relao perante nossa mentalidade contempornea que uma cultura nos parece outra (Aris apud BOTO, 1994, p. 31-32).

Mas como essa nova histria e seu novo conjunto de mtodos e formas de interpretao do passado modificam o entendimento do espao, seja esse dividido em partes da habitao; o quarto, a cozinha, a sala etc ou a prpria casa, e aumentando a escala de observao o bairro e a cidade como um todo? Enquanto Certeau circunscreve sua pesquisa nas maneiras de fazer; morar, cozinhar at o habitar um bairro, Lepetit (2001, p. 183) se apia nas anlises de Maurice Halbwachs para entender as relaes dialticas complexas entre os grupos sociais e os territrios que eles ocupam.
O espao ratifica, desse modo, relaes sociais, e num presente perfeito a sociedade , em todas as suas dimenses, imediata a si mesma. Imobilizado nesse nico momento, o processo valida todas as anlises funcionalistas, mas basta acrescentar uma segunda seqncia para que o encadeamento casual se reverta em favor de um determinismo ecolgico. A materialidade e a durabilidade dos objetos que o grupo criou o oprimem, em contrapartida: Ele se fecha no quadro que construiu. A sociedade adere novamente, nessa segunda imagem, aos objetos que edificou e entre os quais seu funcionamento toma lugar, mas de acordo com uma nova temporalidade. Mas o processo no pra quando o fechamento se completa. O desenvolvimento moderno, diz Halbwachs, vem romper a proximidade perfeita entre as relaes sociais e a organizao material do espao, que s subsistir inalterada, a partir de ento, se apartada das grandes correntes, nas pequenas cidades esquecidas do interior ou nas periferias do mundo ocidental (LEPETIT, 2001, p. 183).

Sob essa perspectiva generalista, a Nova Histria tem como caracterstica principal uma abordagem complexa da sociedade que colocam em foco as alteraes culturais e as interaes dos indivduos entre si e com o espao circundante. Mas o objeto a apropriao popular dos produtos impostos pela cultura dominante em uma espcie de consumo usando, aqui, a definio de Michel de Certeau.
Figura 2: Michel de Certeau Fonte: http://www.ihtp.cnrs.fr/publications/certeau.html

12
Ele inverteu, alis, o postulado usual de interpretaes destas ltimas. Em vez de uma suposta passividade dos consumidores, ele est convicto (e fundamenta com argumentos esta convico) da criatividade das pessoas ordinrias. Uma criatividade que se esconde num emaranhado de astcias silenciosas e sutis, eficazes, pelas quais cada um inventa para si mesmo uma maneira prpria de caminhar pela floresta dos produtos impostos (CERTEAU; GIARD; MAYOL, 1996, p. 13)9. Muitos trabalhos, geralmente notveis, dedicam-se a estudar seja as representaes seja os comportamentos de uma sociedade. Graas ao conhecimento desses objetos sociais, parece possvel e necessrio balizar o uso que deles fazem os grupos ou os indivduos. Por exemplo, a anlise das imagens difundidas pela televiso (representaes) e dos tempos passados diante do aparelho (comportamento) deve ser completada pelo estudo daquilo que o consumidor cultural fabrica durante essas horas e com essas imagens. O mesmo se diga no que diz respeito ao uso do espao urbano, dos produtos comprados no supermercado ou dos relatos e legendas que o jornal distribui (CERTEU, 1994, p. 39).

Essa fabricao descrita pelo prprio Certeau (1994, p. 39) como uma potica que escondida, pois no existe um espao definido onde os consumidores possam marcar o que fazem com os produtos, silenciosamente se insinua e dissemina nas regies definidas e ocupadas pelos sistemas de produo (televisiva, urbanstica, comercial ou outra qualquer).
A presena e a circulao de uma representao (ensinada como um cdigo da promoo scioeconmica por pregadores, por educadores ou por vulgarizadores) no indicam de modo algum o que ela para os seus usurios. ainda necessrio analisar a sua manipulao pelos praticantes que no a fabricam. S ento que se pode apreciar a diferena ou a semelhana entre a produo da imagem e a produo secundria que se esconde nos processos de sua utilizao (CERTEAU, 1994, p. 40).

Para Certeau as maneiras de fazer so a defesa, a contrapartida dos consumidores (ou dominados?). Constituem em si as mil prticas pelas quais se reapropriam do espao organizado pelas tcnicas de produo scio-cultural (CERTEAU, 1994, p. 40-1). Este o panorama simplificado da Nova Histria que esta pesquisa conseguiu empreender. O que se questiona agora qual sua aplicao e contribuio para o estudo de da histria e do urbanismo brasileiro.

A inveno do cotidiano, introduo do volume 2. Texto de Luce Girard sobre a originalidade, profundidade e contemporaneidade do legado de Certeau.
9

13

1.2. A possibilidade de uma Nova Histria da arquitetura brasileira


No Brasil enquanto o Jos Carlos Reis10 unanimemente citado em todos os artigos que versam sobre o rebatimento da Nouvelle Histoire no Brasil, a adeso enquanto organizao de teoria e mtodo se dissemina em vrios empreendimentos historiogrficos. Entre os trabalhos, levantados pela pesquisa bibliografia desta monografia, destacam-se os de Jos Joo Reis e o de Alzira Lobo de Arruda Campos, que na descrio de mtodos de seus estudos apontam claramente a afiliao aos mtodos da nova histria.
O historiador que hoje estuda um episdio como a Cemiterada tem a vantagem de pertencer a um tempo em que a historiografia nos permite formular, e talvez responder, questes mais complexas. Hoje j no h temas tabus para o historiador, que ajudado por outras disciplinas, como a antropologia, por exemplo, arrisca-se investigao de aspectos muitas vezes obscuros do passado. O historiador passou a estudar as atitudes em relao ao gosto culinrio, o amor, a religiosidade popular, as mais diversas formas de sensibilidade fsica e espiritual. Os franceses chamaram essa nova histria de histria das mentalidades, outros estudiosos preferem falar da histria cultura. Todos, entretanto, buscam perscrutar a alma dos antepassados. Foi assim que se chegou a uma histria das atitudes dos europeus em relao morte. (REIS, 1991, p. 22).

lvaro Cardoso Gomes claro ao apresentar do trabalho de Alzira Lobo de Arruda Campos:
Estudo interdisciplinar, Casamento e famlia serve-se de pressupostos sociolgicos, antropolgicos, etnogrficos etc., cumprindo os princpios da nova histria, segundo o conceito de Le Goff, que se refere ao surgimento de cincias compsitas que unem duas cincias num substantivo e num epteto: histria sociolgica, demografia histrica, antropologia histrica. Essa viso mais abrangente do fenmeno histrico visa a tentar compreender o que foi a instituio do casamento no Brasil colnia e suas implicaes, ou seja, ver como um modelo utpico, moldado de acordo com os valores da metrpole e determinada pelo Estado e pela Igreja, adaptou-se e se modificou s condies novas do mundo colonizado. Como o meio tropical promoveu o amolecimento do colonizador e suas regras, o importante verificar contrates entre as determinaes das elites, dos dominadores e o procedimento velado, dissimulado dos dominados, entre as regras, as convenes, os estatutos e as contravenes que apontam para o eterno conflito de classes e, ao mesmo tempo, do a dimenso humana dos indivduos submissos a um poder que, via de regra, procura ignorar essa mesma dimenso, construindo modelos utpicos de indivduos, segundo padres determinados pelo poder e pela moral crist. (CAMPOS, 2003, p. 5).

Frente ao exposto resta a questo. Qual a importncia dessa re-organizao metodolgica para os estudos voltados para arquitetura e urbanismo? Nessa linha Marcelo Puppi (2005) tambm com base na emergncia da histria cultural que j constitui um deslocamento metodolgico no conhecimento da histria geral afirma que a histria da histria da arquitetura do sculo XIX um objeto revelador.

10

Currculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=P64548. Conjunto de publicaes acessado pelo sistema Lattes em 17/01/2006. No confundir com Jos Joo Reis, historiador utilizado na estruturao bibliogrfica desta monografia.

14
De um lado porque ela permite compreender melhor as fontes da nossa prpria concepo histrica da arquitetura do perodo contemporneo, concepo que foi moldada pelos primeiros historiadores do movimento moderno, os quais, como sabemos, estavam mais interessados em fabricar uma genealogia para as vanguardas do sculo XX que em compreender o passado. De outro lado porque os estudos recentes sobre a arquitetura do sculo XIX operaram uma viravolta metodolgica de grandes conseqncias para a pesquisa em histria da arquitetura e cujos resultados ultrapassam o domnio da prpria histria para participar plenamente do debate atual sobre o destino da arquitetura no sculo XXI. Invertendo o processo ocorrido nas dcadas de 70 e 80, quando a reabilitao do historicismo do sculo XIX foi em grande medida promovida simplesmente para fundamentar a chamada arquitetura ps-moderna, a ampliao do conhecimento sobre o assunto est agora, ao contrrio, contribuindo para a reflexo sobre a teoria e a prtica contemporneas da arquitetura. Longe de ser simplesmente o reconhecimento de um problema j superado, o estudo da evoluo metodolgica da historiografia do sculo XIX portanto uma maneira de compreendermos melhor nosso prprio tempo (PUPPI, 2005).

Puppi (2005) busca em Roger Chartier a base conceitual para situar a histria cultural no contexto brasileiro. Definida ento como uma histria das representaes, isto , a histria da maneira como os indivduos e a sociedade concebem (representam) a realidade e de como essa concepo orienta suas prticas sociais. O mtodo como j exposto nas acepes da nova histria francesa implica na valorizao do imaginrio social como a fonte das aes individuais e coletivas, materiais e culturais em detrimento s abordagens tradicionais estruturadas na anlise das produes materiais e culturais das civilizaes. Sendo o conceito de cultura redefinido, de maneira a extravasar os limites da chamada cultura social e artstica, para abarca as prticas populares entendidas como produto de uma determinada representao de mundo. Os anos 90 do sculo XX trazem ento ao campo da pesquisa um programa de renovao metodolgica que envereda pelo territrio da nova histria cultural:
O estudo da arquitetura do sculo XIX atingiu um estgio no qual se opera uma virada metodolgica; duas geraes de historiadores e de crticos da arquitetura reabilitaram esse sculo que havia sido reduzido a uma caricatura pelas polmicas do modernismo arquitetural. Esta reabilitao desembocou em uma representao muito mais complexa das questes tericas e em uma redefinio formal do perodo. Nestes ltimos anos, vrios pesquisadores sobretudo os historiadores mais jovens atrados pelo sculo XIX comearam a pr uma srie de questes cada vez mais interdisciplinares, procurando situar os principais temas e desafios do pensamento e da prtica arquiteturais no contexto das preocupaes culturais e epistemolgicas mais vastas do perodo. Ao invs de uma poca de revivalismo banal, o sculo XIX poderia agora ser caracterizado como um dos perodos de experimentao mais dinmicos da histria da arquitetura, um perodo que explorou continuamente o prprio estatuto epistemolgico da arquitetura enquanto disciplina, um perodo que ps em questo sua prpria autonomia procurando novas alianas ou inspiraes em outras disciplinas, sejam modos de interrogao ou sistemas de classificao (LArchitecture, les Sciences et la Culture de lHistoire au XIXe Sicle, Saint-Etienne apud PUPPI, 2005).

O conjunto desses estudos para Puppi (2005) a constituio de uma nova histria da arquitetura do sculo XIX que alm de uma re-estruturao operada no campo metodolgico tambm redefiniu o conhecimento produzido sobre essa histria. De perodo desprezado a uma das pocas mais dinmicas, complexas e esclarecedoras da histria da arquitetura, eis em suma a fortuna crtica do sculo XIX. Tratase da apropriao pelos arquitetos das teorias histricas contemporneas que por sua natureza recriam o objeto de estudo.

15
Esse novo objeto desvendou igualmente aspectos at ento praticamente ignorados da teoria e da prtica do perodo, e isso tanto mais surpreendente que a histria uma preocupao evidente dos arquitetos no sculo XIX, sejam eles eclticos ou racionalistas. Mas a histria tinha sido at ento considerada um refgio formalista dos arquitetos para defender a autonomia do seu trabalho contra as ameaas das transformaes tcnicas e sociais do presente. As novas pesquisas revelam exatamente o contrrio, isto , que o mergulho na histria visava justamente inserir a arquitetura no fluxo do tempo que conduzia ininterruptamente a humanidade para o futuro. Como participar das mudanas bruscas e aceleradas da histria sem compreender o sentido desse fluxo, sem saber de onde viemos e para onde estamos sendo levados? So essas interrogaes que as teorias histricas e filosficas contemporneas procuravam responder, e so essas respostas que os arquitetos buscam nessas teorias que eles incorporam s suas prprias reflexes. Atravs da reconstituio dessas mediaes, foi possvel demonstrar que na teoria e na prtica arquiteturais do perodo a viso histrica no era um fim, mas, uma vez mais, um meio essencial para, primeiro, compreender uma realidade dinmica e, segundo, para assegurar a possibilidade da arquitetura participar ativamente desse fluxo cada vez mais dinmico. Em suma, esse novo objeto contribuiu para revelar que o historicismo do sculo XIX foi uma concepo inteiramente nova e original da arquitetura, uma concepo que visava ultrapassar os limites tradicionais da autonomia disciplinar para inseri-la plenamente no dinamismo tcnico e cultural da sociedade moderna (PUPPI, 2005).

16

1.3. Vida cotidiana e espao urbano sob a perspectiva das atitudes diante da morte no Brasil do sculo XIX: o incio de uma pesquisa
Dentre as pesquisas brasileiras que figuram no levantamento bibliogrfico desta monografia todos de uma forma ou de outra demonstram sua filiao metodolgica nova historia cultural francesa. Marcelo Tramontano em sua tese de doutoramento defendida em agosto de 1998 organiza conceitualmente vrias mudanas na organizao da famlia para em seguida estabelecer seu objetivo principal, enxergar o processo de alterao das relaes espaciais no ambiente domstico tanto quanto nos espaos desse(s) novo(s) modelo(s) familiar(es), para em seguida aventar critrios capazes de contribuir para definir estratgias de interveno.
Diante destes atores Estado, Economia, Famlia, Transmisso de informaes, ... no difcil supor mudanas a acontecer tambm na Habitao, tanto quanto no Espao Pblico, por exemplo. Quais mudanas?, no exatamente o que importa para os objetivos deste trabalho. Porque ele se prope, apenas, reconhecer este processo, enxergando-o a partir do interior do espao domstico, e aventar critrios capazes de contribuir para definir estratgias de interveno. No apresenta, com certeza, respostas projetuais especficas e acabadas, porque considera que aos projetistas cabe procurar estas solues, caso a caso, a partir de suas prprias reflexes (TRAMONTANO, 1998, p. 56).

Renato Cymbalista entre outros objetivos consegue traar um entendimento da expanso paulista atravs do estudo do papel dos mortos na urbanizao.
Por muito tempo, no foram propriamente cidades, mas ralos arranjos humanos, cuja coeso era dada principalmente pela organizao religiosa, pelo tempo das missas, das procisses e dos funerais. Os vivos e os mortos, juntos e ntimos, sem qualquer estranhamento. Mais do que isso: os mortos pesavam decisivamente na organizao intra-urbana (CYMBALISTA, 2001, p. 26).

Jos Joo Reis estuda as atitudes diante da morte durante o sculo XIX. Assim as concepes sobre o mundo dos mortos e seus ritos criavam smbolos que movimentavam devoes e negcios (REIS, 1997, p. 96).
Aquele modelo de morte se baseava na maneira como as personagens do drama fnebre se distribuam atravs do espao e o papel que representavam a partir dos seus lugares [...]. Havia uma interao entre o teatro da vida e o teatro da morte: a casa estava perto da igreja, ambos faziam parte de uma parquia, que fazia parte de uma cidade. Vivos e mortos faziam companhia uns aos outros nos velrios em casa, em seguida atravessavam juntos ruas familiares, os vivos enterravam os mortos em templos onde estes haviam sido batizados, tinham casado, confessado, assistido a missas e cometidos aes menos devotas e onde continuariam a encontrar seus vivos cada vez que estes viessem fazer essas mesmas coisas, at o encontro final sob aquele cho e no alm-tmulo (REIS, 1997, p. 141).

Amanda Aparecida Pagoto (2004) apresenta o contexto que permeio a inaugurao do Cemitrio da Consolao e a conseqente proibio de nas igrejas da capital paulista. Evento que no se assemelha ao carter de revolta popular da Cemiterada descrita por Jos Joo Reis, mas que tambm enfrentou grandes resistncias documentadas por dois jornais de circulao na poca, Correio Paulistano e o Publicador Paulistano.

17 Vanessa Viviane de Castro Sial (2005) apresenta no ambiente do Recife do sculo XIX os caminhos e descaminhos das recm instauradas polticas pblicas sobre a morte. Analisando as referncias bibliogrficas dos trabalhos ora citados encontra-se de maneira mais ou menos similar a efetiva participao de alguns dos mais expressivos pesquisadores da nova histria francesa: Phillipe Aris presena unnime seja com Histria da morte no ocidente ou com o conjunto O homem diante da morte ou mesmo Lenfant et la vie familiale sous lAncien Rgime nesse caso particular utilizado mais especificamente por Tramontano, Campos e Homem. Seguindo esse paralelo tambm notamos a ampla leitura de Michel de Vovelle; Ideologia e mentalidades e Mourir autrefois. Attitudes collectives devant la mort aux XVIIe et XVIIIe scles. E esporadicamente algumas referncias a Fernand Braudel, Roger Chartier, Michel de Certeau e ao ingls Peter Burke. Mediante a essa rpida abordagem sobre a influncia e possibilidade aplicao das estratgias de produo da Nova Histria no estudo da arquitetura e urbanismo no Brasil prope-se agora o incio do exerccio filtro exposto na Introduo desta monografia.

18

2. O COTIDIANO E A SECULARIZAO DOS CEMITRIOS 2.1. Um exerccio de investigao metodolgica


O cotidiano aquilo que nos dado a cada dia (ou que nos cabe em partilha), nos pressiona dia aps dia, nos oprime, pois existe uma opresso do presente. Todo dia, pela manh, aquilo que assumimos ao despertar, o peso da vida, a dificuldade de viver, ou de viver nesta ou noutra condio, com esta fadiga, com este desejo. O cotidiano aquilo que nos prende intimamente, a partir do interior. uma histria a meio caminho de ns mesmos, quase em retirada, s vezes velada. No se deve esquecer este mundo memria, segundo a expresso de Pguy. um mundo que amamos profundamente, memria olfativa, memria de lugares da infncia, memrias do corpo, dos gestos da infncia, dos prazeres. Talvez no seja intil sublinhar a importncia do domnio desta histria irracional, ou desta no-histria, como diz ainda A. Dupront. O que interessa ao historiador do cotidiano o invisvel... (CERTEAU, 1996, p. 31).

Antes de iniciar o exerccio proposto preciso esclarecer que a utilizao da palavra secularizao, no tem a conotao de declnio da f ou religiosidade, mas apenas, indica a transferncia de responsabilidade e poder da autoridade religiosa para o Estado. Sem entrar em detalhes pormenorizados da etimologia de Saeculum e Mundus comumente citados por telogos na elucidao do conceito de secular como um tempo presente, e melhor dizendo, o tempo do homem. Tem-se que a secularizao em sua difuso original tinha um significado restrito, designava o processo pelo qual um padre ordenado era transferido para a administrao paroquial. Gradualmente o significado do termo foi ampliado. Com a diviso de poderes entre o papa e os imprios tambm a diviso entre espiritual e secular assumiu um carter institucional. Assim, a passagem de algumas responsabilidades da organizao eclesistica para a autoridade poltica foi designada como secularizao. Recentemente secularizao tem sido descrita como um processo cultural. Denota o desaparecimento da soberania da religio na determinao dos smbolos que integram uma cultura (COX, 1990, p. 17). Seguindo os objetivos expostos na Introduo desta monografia e mediante todo o conjunto de anlises at agora empreendido, o que se refora aqui o recorte da monografia proposto em forma de um exerccio de filtro de leitura: 1- Filtrar pelo vis da Nova Histria somente as alteraes espaciais advindas das transformaes nas mentalidades e na cultura. O recorte exato a Paris oitocentista descrita por Aris e seu rebatimento, apropriao e possveis invenes no universo cotidiano do Brasil, exposto por pesquisadores herdeiros da Nouvelle Histoire. 2- Filtrar e organizar alguns rastros metodolgicos deixados por Aris e pelos pesquisadores brasileiros utilizados nesta monografia. Para tanto se dividiu a abordagem em duas partes. Em primeiro a situao europia concentrada na Paris de Aris e em seguida algumas reflexes desse processo no Brasil.

19

2.2. Aris, seus caminhos e a espacializao das atitudes diante da morte


Aris foi um pesquisador transparente na exposio de seus critrios. Para apresent-los aqui no foi preciso muito trabalho. Ele mesmo resumiu o seu caminho, suas fontes e seus questionamentos:
Disse, na Introduo de Essais sur lhistoire de la mort, como fui levado progressivamente a escolher e a estabelecer (sem a pretenso de esgot-los) certos conjuntos documentrios: literrios, litrgicos, testamentrios, epigrficos e iconogrficos... Mas no os explorei separadamente e sucessivamente pronto a fazer, em seguida um balano geral ,e sim interroguei-os simultaneamente, segundo um questionrio que as primeiras sondagens me tinham sugerido: a hiptese, j proposta por Edgar Morin, era de que existia uma relao entre a atitude diante da morte e a conscincia de si mesmo, de seu grau de ser, mais simplesmente, de sua individualidade. Foi essa linha que me dirigiu atravs da massa compacta e ainda enigmtica dos documentos: ela traou o itinerrio que segui at o fim. Foi em funo das questes estabelecidas que os dados armazenados nos conjuntos tomaram forma e sentido, continuidade e lgica. Esse constituiu o critrio que permitiu decifrar dados de outro modo ininteligveis ou isolados, sem relao entre si (ARIS, 1982, p. 657)11.

Na introduo do volume trs da Histria da vida privada, Aris d mais pistas, agora sobre sua maneira de abordagem histrica:
Consistiria em modificar a periodizao clssica e estabelecer como princpio que, de meados da Idade Mdia ao final do sculo XVII, no houve mudana real das mentalidades profundas. No hesitei em adot-la em minhas pesquisas sobre a morte. Isso equivaleria dizer que a periodizao da histria poltica, social, econmica, e at cultural, no conviria histria das mentalidades. Todavia, h tantas mudanas na vida material e espiritual, nas relaes com o Estado, depois com a famlia, que devemos abordar o perodo moderno como uma poca parte, autnoma e original, no esquecendo o que deve a uma Idade Mdia remanejada e tendo em mente que anuncia a poca contempornea, sem no entanto ser a simples continuao de uma nem o esboo de outra (ARIS, 1991, p. 8).

E finalizando esta breve apresentao dos mtodos de Aris, importante destacar os fatores que no seu entendimento vo modificar as mentalidades, em especial a idia do indivduo e de seu papel na vida cotidiana da sociedade (ARIS, 1991, p.9-10): 1- O Estado e seu novo papel. A partir do sculo XV e com freqncia cada vez maior ao longo do XVIII ocupou o espao social antes entregue s comunidades. 2- O desenvolvimento da alfabetizao, da difuso da leitura e da impressa. 3- As formas novas de religio que se estabelecem nos sculo XVI e XVII Esse um resumo da estrutura metodolgica e formas de abordagens de Aris. O que o trabalho prope tambm, j que se trata de uma disciplina de Arquitetura e Urbanismo, buscar o rebatimento espacial dessa forma de investigao historiogrfica nos livros: Histria da morte no Ocidente e O homem diante da morte.

11

Uma descrio ainda mais detalhada dos critrios de Aris pode ser encontrada em Aris (2003, p. 13-23).

20 2.2.1. SCULO XIX CEMITRIO NA TOPOGRAFIA O sculo XIX reabilita a presena do cemitrio na topografia. Imbricados ou no nas malhas urbanas das cidades ocidentais, so reflexos de alteraes culturais centenrias que remetem diretamente s formas como cada contemporneo se enxerga, e imprime as suas maneiras de fazer no universo circundante.
Ora, a partir do incio do sculo XIX, o cemitrio volta topografia. Uma vista panormica das cidades e mesmo dos campos deixa hoje ver nas malhas dos tecidos urbanos manchas vazias, mais ou menos verdes, imensas necrpoles das grandes cidades, pequenos cemitrio das aldeias, por vezes em torno da igreja, muitas vezes fora da aglomerao. Sem dvida, o cemitrio de hoje no mais a reproduo subterrnea do mundo dos vivos que era na Antiguidade, mas sentimos bem que ele tem um sentido. A paisagem medieval e moderna organizou-se em torno dos campanrios. A paisagem urbanizada do sculo XIX e do incio do sculo XX tentou dar ao cemitrio ou aos monumentos funerrios o papel preenchido anteriormente pelo campanrio. O Cemitrio foi (e ainda?) o sinal de uma cultura (ARIS, 1982, p. 519).

Ao analisar essa situao apenas pela perspectiva oitocentista fcil atribuir essa cristalizao da necrpole espalhada em grandes ou pequenos quistos nas tramas urbanas como uma conseqncia do processo de secularizao. Mas Aris (1977, 1982, 2003) tambm credita esse fenmeno a um processo paralelo que ele chama de a morte que se tornou selvagem. a morte domada12, sua designao para a morte aceita e ritualizada da Idade Mdia, que se transforma no rastro do cmbio das mentalidades dos sculos XVII, XVIII e adentra o sculo XIX, permeada por um conjunto de novos valores que do ao espao destinado aos mortos, caractersticas at ento inditas.
Figura 3: Cemitrio Pre-Lachaise Paris Construdo em 1803 Constitui o resultado final, no incio do sculo XIX, das reflexes e dos projetos que se sucederam durante a segunda metade do sculo XVIII. Fonte: http://francois.schreuer.org/photos/20041119_paris.html?id_document=52

12

A atitude antiga em que a morte ao mesmo tempo prxima, familiar e diminuda, insensibilizada, ope-se demasiado nossa onde faz tanto medo que j no ousamos pronunciar o seu nome. por isso que, quando chamamos a esta morte familiar a morte domada, no entendemos por isso que antigamente era selvagem e que foi em seguida domesticada. Queremos dizer, pelo contrrio, que hoje se tornou selvagem quando outrora o no era. A morte mais antiga era domada (ARIS, 1977, p. 40).

21

Figura 4: Cemitrio Pre-Lachaise Paris Fonte: http://francois.schreuer.org/photos/20041119_paris.html?id_document=53

http://francois.schreuer.org/photos/20041119_paris.html?id_document=50

Figura 5: Cemitrio Pre-Lachaise Paris Fonte:

Figura 6: Cemitrio Pre-Lachaise Paris Fonte: http://francois.schreuer.org/photos/20041119_paris.html?id_document=51

Figura 7: Mount Auburn Cemetery MA USA Construdo em 1832 Fonte: http://gallery.prwdot.org/

Figura 8: Mount Auburn Cemetery MA USA Fonte: http://gallery.prwdot.org/

Figura 9: Mount Auburn Cemetery MA USA Fonte: http://gallery.prwdot.org/

22 Nesse sentido Aris (2003, p. 41) observa que para a mentalidade da Antigidade (nico paralelo possvel ao cemitrio na topografia do sculo XIX) a construo funerria - tumulus, sepulcrum, monumentum, ou simplesmente loculus - contava mais do que o espao que ocupava, que era semanticamente menos rico. A civilizao Antiga honrava o tmulo e no o cemitrio. Para a mentalidade medieval, pelo contrrio, o espao fechado que abriga as sepulturas conta mais do que o tmulo.

Figura 10: Via Apia Fonte: http://www.artifexbalear.org/img/romano1c.jpg

Figura 11: Via Apia Fonte: http://www.hotelcorallo-roma.com/roma/Appia_big.jpg

Com esse paralelo possvel vislumbrar como a cultura do sculo XIX europeu assimila a transferncia da reverncia ao tmulo do mundo Antigo, para o espao total do cemitrio. O crdito dado, pelo menos em parte, influncia do pensamento positivista que remete ao cemitrio um culto cvico. Esse movimento de cunho nacionalista ser iniciado pelos discpulos de Comte em torno do polmico projeto de Mry13. Um dos resultados ao menos inusitado, a unio de interesses catlicos essencialmente divergentes em uma mesma frente de combate (ARIS, 1982, p. 586-594).
Desde 1869, um deles, o Dr. Robinet, respondia a Haussmann num livro com ttulo significativo: Paris sans cimetire. Ento, Paris j no seria uma cidade e a Frana estaria decapitada. No h cidades sem cemitrio. Em 1874, Pierre Laffitte, diretor do positivismo, publicava suas Considrations gnrales props des cimetres de Paris, onde afirmava que o cemitrio constitui uma das instituies fundamentais de todo o tipo de sociedade. (ARIS, 1982, p. 589). preciso, portanto, incorporar o fetichismo ao positivismo. Este sanciona a grande inspirao que fez do tmulo no apenas uma instituio pessoal e de famlia, mas tambm uma instituio social pela fundao do cemitrio que lhe d um carter coletivo. Ento, o culto dos mortos adquire carter pblico, o que lhe aumenta imensamente a utilidade, porque o tmulo devolve o sentimento de continuidade na famlia, e o cemitrio o sentimento de continuidade na cidade e na humanidade (ARIS, 1982, p. 590).

13

Mry-sur-Oise, projeto de Haussmann para afastar todos os cemitrios fora da malha urbana de Paris (ARIS, 1982, p. 587).

23 Mas necessrio ressaltar tambm a interferncia do poder pblico que atravs do decreto de 23 prairal ano XII (12 de junho de 1804) confirma definitivamente a interdio de se enterrar nas igrejas e vai mais longe, determina a condio de que os corpos no mais sejam sobrepostos, mas sempre justapostos. definitivamente uma mudana de hbito. Mesmo os pobres, grande massa usuria das valas comuns foram agraciados com a legislao que determina o tamanho, profundidade, prazos e regras de utilizao para as novas sepulturas. O resultado espacial o crescimento da dimenso dos cemitrios, que partir de ento se espalham e ocupam grandes superfcies. Os cemitrios tornam-se assim um elemento da paisagem urbana do sculo XIX (ARIS, 1982, p. 561-2). O paisagismo, nesse momento aceito e recomendado, transforma o aspecto desses cemitrios que adquirem o status de parques a serem visitados pelos familiares. O cemitrio pblico no sculo XIX tornou-se uma instituio cultural14. Aris (1982, p. 561-578) dedica nada menos que 17 pginas, se alternando entre poesia, literatura e algumas estatstica para fundamentar, no ambiente francs, a ascenso do romantismo na valorizao do indivduo na morte oitocentista. O que Aris no enfatiza a possvel influncia da nuclearizao da famlia no processo de crescimento espacial do cemitrio. J que o modelo familiar burgus atribuiu um novo valor e um conjunto de novos papis a cada um de seus membros, bem provvel que cada perda fosse ento sentida com mais intensidade. Assim a visita ao cemitrio e a qualidade de fruio desse espao precisariam de caractersticas especiais15. No entanto, ao abordar o testemunho testamentrio, desde 1660 at a primeira metade dos 1800, Aris observa uma progressiva transformao nas preocupaes post-mortem. Inicialmente eminentemente religiosas comprometiam mais as fbricas16 do que os membros da famlia no compromisso de realizao dos rituais e servios religiosos para salvao de sua alma. Essa preocupao praticamente desaparece na transio do sculo XVIII para o XIX e os testamentos passam apenas a assegurar a transmisso dos bens legados famlia; cnjuge e filhos. Os testadores ento renunciam a tomar decises para os prprios funerais e os confiam de melhor grado, aos seus executores numa demonstrao de confiana afetuosa (ARS, 1982, p. 353-5).
No se deve esquecer das grandes transformaes da famlia que resultaram, no sculo XVIII, em novas relaes fundadas no sentimento de afeio. A partir de ento, o enfermo que jaz no leito testemunhava ao que lhe eram prximos, uma confiana que lhes havia recusado at o fim do sculo XVII! J no era mais necessrio uni-los por um ato jurdico. Ei-nos, portanto, em um momento muito importante da histria das atitudes diante da morte. Confiando nos que lhe eram prximos, o moribundo delegava-lhes parte dos poderes que havia ciosamente exercido at ento. Naturalmente, conservava ainda a iniciativa da cerimnia de sua morte. Nas narrativas romnticas, continuou sendo o principal personagem aparente de uma ao que presidia, e assim ser at primeira tera parte do sculo XX (ARIS, 2003, p. 70-1).

14 15

Designao do historiado americano S. French (ARS, 1982, p. 570). Note aqui que estou falando de fruio do espao e no da monumentalidade das sepulturas. As caractersticas monumentais dos tmulos advindas do culto dos mortos no sculo XIX so amplamente abordadas por Aris. 16 Fbrica: conselho constitudo de clrigos e leigos para administrar os bens de uma parquia (ARIS, 2003, p. 18).

24 o que Aris (2003, p.64) chama de a morte romntica, retrica e antes de tudo a morte do outro outro cuja saudade e lembrana inspiram, nos sculos XIX e XX o novo culto dos tmulos e dos cemitrios. Este o cenrio do sculo XIX, a morte privada cultuada no cemitrio, entendido aqui com espao pblico e em constante simbiose com um ambiente maior, a prpria cidade. Mas seus antecedentes so muito mais importantes para o entendimento da espacializao da morte no Brasil, que acontece de modo vigoroso a partir da separao do cemitrio e do edifcio igreja. No entanto, antes de apreciar essa situao preciso entender o contexto europeu e mais especificamente o higienismo parisiense do sculo XVIII.

Figura 12: Mount Auburn Cemetery MA USA Fonte: http://gallery.prwdot.org/

25 2.2.2. IGREJAS PARA O CULTO E CEMITRIOS PARA OS MORTOS


Pensa-se, e mesmo sente-se, que a sociedade composta ao mesmo tempo de mortos e vivos, e que os mortos so to significativos e necessrios quanto os vivos. A cidade dos mortos o inverso da sociedade dos vivos ou, mais que o inverso, sua imagem, e sua imagem intemporal. Pois todos os mortos passaram pelo momento da mudana, e seus monumentos so signos visveis da perenidade da cidade. Assim, o cemitrio retomou um lugar na cidade, lugar ao mesmo tempo fsico e moral, que havia perdido no incio da Idade Mdia, mas que havia ocupado durante a Antigidade (ARIS, 2003, p. 77).

Ser o sculo XVIII o grande aglutinador das foras que efetivamente iro propiciar a separao entre as diversas partes que efetivamente constituem o edifcio religioso chamado igreja. O carter insalubre dos cemitrios j era, portanto, conhecido. Os tratados de polcia por exemplo, a Grande et Ncessaire Police, de 1619 davam conselhos para evit-los. Contudo tratam-se de preocupaes extraordinrias, reservadas para pocas de epidemias e no a afirmao do desejo de mudar a ordem antiga das coisas (ARIS, 1982, p. 522).
Vimos que o regime da sepultura no mudou desde o tempo em que se enterrava na igreja ou a seu lado, desde que os corpos comearam a ser depositados em caixes de madeira ou sem caixo (na serapilheira), no lugar dos sarcfagos de pedra. Disso decorria um remanejamento constante de cadveres, de carnes e de ossadas nas igrejas de cho desigual e disjunto, e nos cemitrios. O homem de hoje compreende imediatamente quantos odores, emanaes e insalubridades essas manipulaes deveriam acarretar. Sim, o homem de hoje. foroso reconhecer que o homem de outrora acomodou-se perfeitamente situao (ARIS, 1982, p. 519).

Em 1737, o Parlamento de Paris em uma primeira providncia oficial, decreta a instalao de um inqurito sobre os cemitrios. O parecer mdico atesta a necessidade de mais cuidado nas sepulturas e mais decncia na manuteno dos cemitrios. Em 1745, o abade Pore, denuncia uma situao que comea a ser julgada desagradvel. importante frisar suas Lettres sur la spulture dans le glises por se tratar de uma manifestao interna ao corpo eclesistico. A limpeza adquire o valor que ela ter no sculo XIX. A igrejas deveriam ser salubres, limpas, bem arejadas, onde no se sinta seno o cheiro do incenso queimado [...], onde no se corra o risco de quebrar o pescoo por causa da irregularidade do cho, exaustivamente remexido por coveiros. (ARIS, 1982, p. 522-3). A dcada de 60 foi decisiva, desenvolveu-se verdadeira campanha de opinio com peties dos vizinhos dos cemitrios, memoriais, livros impressos que descriam o estado de esprito ento reinante. A crena nos miasmas criou verdadeiros mitos a cerca do ar infectado. No faltam histrias de coveiros que desfaleciam ao manipular cadveres e padres e beatas, mortos instantaneamente graa a covas abertas no momento das oraes. Por parte dos vizinhos, os testemunhos inclusive em processos civis do conta das aes perniciosas sobre metais como o ao e a prata e do apodrecimento de alimentos dentro dos guarda-comidas; carne, sopa, cerveja e vinho eram atacados pelos maus humores. No entanto, os pareceres mdicos so mais consistentes, j que descrevia o estado de esprito reinante, o que se desejava, o que se temia e o que se sugeria (ARIS, 1982, p. 523-6).

26

Figura 13: Galerias do Cemitrio dos Inocentes charnier Fonte: http://grande-boucherie.chez-alice.fr/Innocents.htm

Mediante a ampla constatao da insalubridade dos cemitrios e da fragilidade das medidas clssicas para difuso dos miasmas; fogo, ar corrente e tiros de canho, tm-se a ao secular j baseada na extensa avaliao do inqurito sobre os cemitrios de Paris. O resultado jurdico dessa minuciosa descrio da Paris fnebre em meados do sculo XVIII o radicalismo do decreto parlamentar de 12 de maro de 1763. Essencialmente esse decreto esboa um plano de fechar os cemitrios existentes e criar fora e em torno de Paris, oito grandes cemitrios. Na cidade propriamente dita, subsistiriam apenas depsitos perto das Igrejas, onde os corpos seriam colocados depois do servio religioso de onde depois seriam levados por carretas fnebres para o cemitrio comum. (ARIS, 1982, p. 527-529).
Com essa concepo, o servio na igreja, de corpo presente, constituiria a nica e ltima cerimnia religiosa pblica. Na verdade, se os parlamentares tinham permitido que o padre acompanhasse o cortejo, tratava-se mais, a seus olhos, de vigiar os transportadores e os coveiros, do que cumprir um dever religioso. (ARIS, 1982, p. 528).

Figura 14: Cemitrio dos Inocentes - Paris Fonte: http://grande-boucherie.chez-alice.fr/Innocents.htm

27 As reservas em relao ao decreto vieram justamente do clero e das fbricas das igrejas que foram atingidos em seus interesses financeiros, visto que as sepulturas representavam uma parte importante de seus recursos. (ARIS, 1982, p.
530). Os padres parisienses no tm papas na lngua. No esto de modo algum impressionados pelo aparelho cientfico dos parlamentares redatores do decreto: so futilidades; contrariamente opinio comum e ento era preciso audcia para afirmlo to decididamente -, no admitem que a vizinhana dos cemitrios seja insalubre. (ARIS, 1982, p. 531).
Figura 15: Implantao - Cemitrio dos Inocentes Fonte: http://grande-boucherie.chez-alice.fr/Innocents.htm

Figura 16: Implantao - Cemitrio dos Inocentes Fonte: http://grande-boucherie.chez-alice.fr/Innocents.htm

28 A campanha para afastamento dos cemitrios persiste, embora o decreto de Paris no tenha sido aplicado. O processo de secularizao dos cemitrios caminhava por etapas sendo a maior delas o fechamento do cemitrio dos Inocentes em 1780. Vrios projetos, acompanhados de extensos manuais sonhavam o cemitrio do final do sculo XVIII. Aris (1982, p. 547) os analisa como um mapa da sociedade global, hierarquizada em famlia real, eclesisticos seguidos de duas ou trs categorias de distino conforme o nascimento, ilustrao, e praticamente a riqueza, j que os lugares esto venda, e enfim os pobres. Essa situao abruptamente perturbada pela Revoluo, que destitui o poder do clero, mas no tem tempo de re-organizar as prticas funerrias. Ser somente em 12 de junho de 1804, mediante o decreto de 23 prairial do ano XII, que acorrer uma regulamentao efetiva dos cemitrios e funerais. importante enfatizar aqui a situao sui generis da Primeira Repblica que passa por um processo agressivo de secularizao. A Frana, abalada pelo choque institucional da Revoluo Francesa (17891799), adentra os 1800, regida por um novo regime autocrtico representado ento pela figura de Napoleo17. A Igreja catlica que possua privilgios que faziam dela um Estado dentro do Estado, perde a autoridade que a estrutura do Antigo Regime mantinha sob sua jurisdio; o registro de nascimento, casamento e morte; a tributao sobre produtos agrcolas; a censura de livros considerados perigosos religio e moral; a administrao de escolas e a distribuio de esmolas aos pobres. Napoleo em uma manobra poltica conciliadora cria atravs da Concordata de 1801, uma situao de retomada de equilbrio, onde o catolicismo reconhecido como religio da grande maioria dos franceses, e no como religio oficial do Estado. Essa medida obtm aprovao da grande massa do povo francs e tranqiliza os camponeses e burgueses que haviam comprado as terras confiscadas da Igreja. (PERRY, 1999, p. 339-340). Esse o ambiente imediatamente anterior expanso das necrpoles do sculo XIX. Mas esse panorama tambm no esclarece totalmente o conjunto maneiras de fazer, plasmadas na arquitetura das igrejas e cemitrios. Para se entender o peso da separao entre igrejas e cemitrios no Brasil preciso buscar a unio medieval desses espaos.

Figura 17: Vista - Cemitrio dos Inocentes Sculo XVII Fonte: www.la-fontaine-ch-thierry.net/
17

Dados sobre a Revoluo Francesa, Consulado e expanso napolenica foram obtidos em Perry, M. Civilizao Ocidental: uma histria concisa. Para mais detalhes vide as Referncias.

29 2.2.3. NAVE, CAMPANRIO E CEMITRIO TRS CORPOS EM UM

Na Idade Mdia, os mortos eram confiados, ou antes abandonados Igreja, e pouco importava o lugar exato de sua sepultura, que na maior parte das vezes, no era indicada nem por um monumento nem mesmo por uma simples inscrio (ARIS, 2003, p. 73). A palavra cimeterium que o latim dos clrigos emprestou do grego erudito confundia-se ento com a designao de ecclesia. Du Cange chama cimeterium a uma igreja onde os corpos dos defuntos so inumados" (ARIS, 1977, p. 67).
Figura 18: Churchyard Irlands (NORMAN, 2005, p.101)

No contexto medieval, a palavra igreja no designava apenas seu edifcio, mas todo o espao a ela adjacente.
A funo cemiterial comeava no interior da igreja, dentro dos seus muros, e continuava para alm dela, no espao que constitua os passus ecclesiastici, in circuitu ecclesiae. A palavra igreja no designava portanto apenas o edifcio, mas tambm esse espao todo. Assim, os costumes de Hainaut definem as igrejas paroquiais, a saber a nave, o campanrio e cemitrio. O cemitrio propriamente dito, em sentido restrito, era portanto simplesmente o ptio da igreja: atrium id est cimiterium (comentrios do decreto de Graciano). Galerias e carneiros so as palavras mais velhas que designam cemitrio na lngua falada. (ARIS, 1977, p. 67).

Para complementar a sustentao desta afirmao Aris (1977, p. 68) lana mo de um instrumento de pesquisa comum aos historiadores da Nova Histria o suporte literrio. Turpin pressiona Rolando para que toque a trompa a fim de que o rei e o seu exrcito os venham vingar, chorar e enterrar... em galerias18 de mosteiros. A palavra cemitrio foi definitivamente incorporada ao vocabulrio francs a partir do sculo XVII, mas permaneceu churchyard, kirchhof, kerkhof, em ingls, alemo e neerlands, respectivamente. (ARIS, 1977, p. 68).

18

Texto traduzido pela editora portuguesa no esclarece totalmente o leitor brasileiro. A traduo de uma explicao similar em Histria da morte no Ocidente mais clara. Originalmente, charnier era sinnimo de atre. No fim da Idade Mdia, charnier designou apenas uma parte do cemitrio, ou seja, as galerias que se alinhavam ao longo do ptio da igreja e que eram recobertas de ossrios (ARIS, 2003, p. 41, grifo nosso).

30 As formas de apropriao dos espaos vinculados morte aqui apresentados tm seu rebatimento direto na vida cotidiana e na assimilao que as pessoas, mesmo socialmente estratificadas em classes diferentes faziam da cultura da morte; crenas, mitos e ritos. Os Antigos apesar de sua familiaridade com a morte, temiam a sua vizinhana e por isso enterravam os seus fora dos domnios urbanos, ao longo das estradas. Honravam as sepulturas, em parte porque temiam o regresso de seus mortos, e o culto que consagravam aos tmulos e aos manes tinha por objetivo impedir os defuntos de voltarem para perturbar os vivos. A morada de uns devia estar separada do domnio dos outros. Era uma regra absoluta. A lei das Doze Tbuas prescrevia-a: Que nenhum morto seja inumado nem incinerado no interior da cidade. retomado o cdigo de Teodsio, que ordena que se levem para fora de Constantinopla todos os despojos funerrios. (ARIS, 1977, p. 41).
esta razo porque os cemitrios da Antiguidade eram sempre fora das cidades, ao longo das estradas, como a Via Appia, em Roma: tmulos de famlias construdos em domnios privados, ou cemitrios coletivos, possudos e geridos por associaes que talvez tenham fornecido aos primeiros cristos o modelo legal das duas comunidades. Os cristos seguiram no incio, os costumes de seu tempo e partilharam as opinies correntes a respeitos dos mortos. Foram enterrados primeiramente nas mesmas necrpoles que os pagos, depois ao lado dos pagos em cemitrios separados, sempre fora da cidade (ARIS, 1977, p. 42).

Mas o cristianismo em ascenso ao fim da hegemonia do Imprio Romano paulatinamente mitificado pelo culto dos mrtires. Esta associao comeou nos cemitrios extra-urbanos, onde foram colocados os primeiros mrtires. Com base na crena do santo, foi construda uma baslica, cujas funes eram exercidas por monges, e em torno da qual os cristos queriam ser enterrados. As cidades romanas da frica e da Espanha conservam o que o extenso crescimento urbano de outros locais apagou, o acmulo de sarcfagos de pedra em vrias camadas, contornando particularmente as paredes do altarmor [...]. Esta aglomerao testemunha a fora do desejo de ser enterrado perto dos santos, ad santos (ARIS, 2003, p. 38). A primeira leitura da mentalidade por trs desse novo costume o medo da profanao da sepultura. Embora os autores eclesisticos mais esclarecidos no deixassem de repetir que o poder de Deus era to capaz de reconstituir os corpos destrudos como cri-los, no conseguiram nos primeiros sculos persuadir a opinio popular que pautada por sentimento de unidade no distinguia a alma do corpo, nem o corpo glorioso do corpo carnal. No entanto, a proteo do mrtir que desejavam evocar, no apenas o corpo mortal do defunto, mas tambm a todo o seu ser, para o dia do despertar e do juzo (ARIS, 1977, 44-5).
Chegou um momento em que a distino entre o subrbio onde se enterrava desde os tempos imemoriais, e a cidade, sempre interdita s sepulturas, desapareceu. O desenvolvimento de bairros novos em reder da baslica cemiterial testemunhava j uma grande mudana: os mortos, primeiros ocupantes, no tinham impedido os vivos de se instalarem a seu lado. Observa-se portanto aqui, nos incios, o enfraquecimento da repulsa que os mortos inspiravam na Antiguidade. A penetrao dos mortos no interior dos muros, no corao das cidades, significa o abandono completo do antigo interdito e a sua substituio por uma atitude nova de indiferena ou de familiaridade. Os mortos, a partir de ento e durante muito tempo, deixaram totalmente de meter medo (ARIS, 1977, p. 49).

31 Tambm necessrio ressaltar a ampliao do destino funerrio da igreja cemiterial para a igreja catedral. Os mortos ento j misturados aos habitantes dos bairros pobres passam tambm a coabitar o corao histrico das cidades. Assim todas as igrejas passam a receber sepulturas em seus muros. A relao osmtica entre igreja e o cemitrio est definitivamente estabelecida (ARIS, 1977, p. 50). A reunio dos corpos cristos em redor das relquias dos santos e das igrejas construdas sobre estas relquias tornara-se um trao especfico da civilizao crist. O perodo cronolgico dessa mudana difcil de ser determinado, mas acredita-se que no sculo VIII j se enterrava dentro da igreja e em seu redor (ARIS, 1977, 51-4).
Um autor do sculo XVI reconhece que os cemitrios no so simples sepulturas e reservatrios de corpos mortos, mas antes so lugares santos ou sagrados, destinados s oraes pelas almas dos falecidos que ai repousam: lugares santos e sagrados, pblicos e freqentados, e no impuros e solitrios. A oposio antiga do morto e do sagrado apagara-se portanto menos do que se alterara: o corpo morto de um cristo criava s para si um espao se no perfeitamente sagrado, pelo menos [...] religioso (ARIS, 1977, p. 55).

O cemitrio na condio de grmio da igreja, ecclesia gremiuns, prepara os mortos para vida eterna e como uma espcie de batismo ao avesso, o faz nascer para o mundo. O imaginrio popular, nesse momento da histria teme a sepultura solitria. Os excomungados e os malditos so abandonados nos campos ou simplesmente tapados com blocos de pedras para no incomodar a vizinhana. A sepultura ad santo precisava ser conquistada em vida, caso isso no acontecesse, a famlia substituiria o morto, na longa operao que tinha por objetivo reparar os seus erros e reconcili-lo, somente depois dessa reparao, o caixo poderia ento
Figura 19: S. Zeno, Verona Cripta (NORMAN, 2005, p.124)

descansar em solo santo (ARIS, 1977, p. 56-9).

uma situao peculiar que denuncia uma fissura entre direito e prtica, j que os conclios repetiam monotonamente: que nenhum morto seja enterrado dentro da igreja. Mas as proibies dos conclios eram cheias de excees: salvo os bispos e os abades, os padres, os fideles laici, com permisso do bispo e do cura ou rector. O conclio de Mayance em 813, no especfica quem so esses fiis, mas os tmulos evidenciam; senhores das cidades e patronos das igrejas. O conclio de Ruo, 1581, divide os fiis com direito a sepultura eclesistica em trs categorias: os consagrados a Deus, aqueles que receberam honra e dignidade na Igreja e aqueles que pela nobreza, aes e mritos se distinguiam ao servio de Deus e da coisa pblica. O Conclio de Reims em 1683, faz um eco semelhante. Parece que os enterros dentro das igrejas foram contemporneos dos textos que os proibiam: as proibies cannicas no impediriam a sua durvel extenso a toda a cristandade ocidental (ARIS, 1977, p. 60-3).

32
At o fim do sculo XVIII, nunca se deixou de enterrar em igrejas. No sculo XVII, estavam pavimentadas com tmulos, o solo era formado por lajes tumulares [...]. Em Harlem, Saint-Bavon conservou intacto o seu lajeamento do sculo XVII, que inteiramente formado por pedras tumulares. O espetculo interessante, porque nos mostra o que desapareceu ou foi alterado algures: toda a superfcie da igreja um cemitrio compartimentado: os fiis caminham sempre sobre os tmulos (ARIS, 1977, p. 63).

Mas a temporalia, lugar seguro e honroso para a sepultura dentro da igreja, poderia ser comprada. De acordo com o direito cannico, o enterro e os sacramentos no podiam ser vendidos, mas, alguns locais especficos e pompas funerrias poderiam ser obtidos mediante doaes. No justo, no entanto, acusar somente a autoridade eclesistica por tal prtica j que no se obrigava o enterro dentro da Igreja e as sepulturas no trio eram gratuitas. Seriam tambm os ricos que queriam alcanar uma especial distino se fazendo enterrar dentro das igrejas. Assim o sagrado e o profano se misturam e convivem pacificamente num cotidiano onde os limite de um e de outro haviam j se dissolvido. A fronteira mental entre o sagrado e o profano permaneceu bastante imprecisa at s reformas dos sculos XVI e XVII: o profano era invadido de sobrenatural e o sagrado penetrado de naturalismo (ARIS, 1970, p. 65-6).
Figura 20: Abadia de Augustines (NORMAN, 2005, p.120)

Figura 21: Canterbury Cathedral Cripta Sculo XII (NORMAN, 2005, p.124)

33

2.3. Pelos caminhos de Aris, o rebatimento brasileiro


Aris a referncia comum a todas as pesquisas brasileiras19 utilizadas na elaborao desta monografia. Alm de um expressivo representante da Nouvelle Histoire, talvez seja a qualidade, amplitude e a clareza de seu trabalho a razo de tamanha difuso. claro que os diversos pesquisadores estudados tm objetivos e critrios de trabalho prprios, mas nenhum esconde a importncia da contribuio desse autor. De maneira resumida apresenta-se aqui um pouco da observao dos mtodos e fontes dos pesquisadores brasileiros que contriburam para algumas reflexes contidas nesta etapa do trabalho. Jos Joo Reis: O autor no menciona suas fontes entrelaadas com seus processos de pesquisa na introduo de seu livro20, mas fcil perceber o amplo emprego de documentos, advindos de pesquisa nos arquivos pblicos do Estado da Bahia e nos arquivos das diversas ordens e irmandades baianas que tomaram parte do evento, conhecido como a Cemiterada, revolta popular contra a proibio dos enterros nas igrejas. Utiliza fotos, mapas, atas, testamentos, jornais, recibos enfim todo um conjunto de documentos, que com certeza so fruto de uma cuidadosa investigao de campo. Estabelece na introduo de seu livro, A morte uma festa, o roteiro seguido pela pesquisa. Apresentao da Bahia, com especial ateno elucidao de sua geografia, fsica, econmica, poltica e humana dentro do contexto da Cemiterada. Em seguida discute os trabalhos sobre a histria da morte feitos na Europa, realando os aspectos que interessam compreenso do que se passou na Bahia em 1836. Aponta as estratgias do bem morrer baiano. Sinaliza para as primeiras presses por mudanas, discute a Lei do Cemitrio e os interesses envolvidos. Apresenta o quadro social dos costumes fnebres baianos. E no final as conseqncias da revolta e um balano geral dos acontecimentos. Renato Cymbalista: Arquiteto formado pela FAU-USP. Defendeu em 2001, dissertao de mestrado tambm na FAU-USP, intitulada A cidade dos vivos: arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitrios paulistas. Seu trabalho que tem como objetivo a anlise do espao urbano a partir da instaurao dos cemitrios pblicos em vrias cidades do interior de So Paulo. Recupera a histria do fim dos sepultamentos nas igrejas no sculo XIX. O ponto de partida o patamar cultural que orientou as relaes entre vivos e os mortos durante os trs primeiros sculos da colonizao portuguesa no Brasil. Uma morte que segundo Cymbalista, se aproxima da morte domada de Aris. Declina suas fontes j na introduo; cartas rgias, relatrios de polticos, regulao urbanstica, notcias de jornais, bibliografia crtica (CYMBALISTA, 2001, p. 7-15).
19

Livros e teses. Nem todos os artigos utilizados tm Aris como referncia bibliogrfica, no entanto, so textos mais ou menos sucintos que tratam de questes especficas da organizao e difuso do pensamento que estrutura a Nova Histria. 20 Explicadas na introduo e alinhavadas aos procedimentos de pesquisa. Reis e todos os outros pesquisadores estudados apresentam suas fontes pelo menos nas Referncias.

34 Amanda Aparecida Pagoto: O livro publicado pela Impressa Oficial em 2004, advm de uma dissertao defendida em 2002 no Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Analisa as transformaes fnebres em So Paulo, destacando algumas das principais caractersticas que marcaram a passagem do sepultamento do mbito sagrado da igreja para o cemitrio pblico. Segundo Pagoto (2004, p. 13) passagem heterognea e descontinua, capaz de fornecer diversas pistas sobre o cotidiano paulistano, numa poca em que So Paulo ainda no havia se desvencilhado de seus ares coloniais, nem adquirido os traos da cidade industrial florescente nas dcadas posteriores Repblica. A autora faz ao longo da introduo de seu trabalho uma ampla descrio de suas fontes. Primeiro apresenta os resultados de sua pesquisa na Biblioteca do Arquivo Municipal de So Paulo e na Biblioteca da Cria Metropolitana. Depois, descreve a situao e a qualidade do material coletado. Apresenta a importncia das polmicas publicaes de dois jornais da poca, Correio Paulistano e O Publicador Paulistano. Tambm faz uso de Ofcios do Arquivo do Estado que contm atas das Assemblias Provinciais de diversas Cmaras Paulistas. Declara a utilizao de trabalhos de memorialistas e viajantes e como Aris tambm utiliza a literatura para ilustrar sua pesquisa, no caso dela, lvares de Azevedo em Noite na Taverna, Macrio e Coleo de Cartas. Vanessa Viviane de Castro Sial: Sua dissertao, Das Igrejas ao Cemitrio: polticas pblicas sobre a morte no Recife do Sculo XIX, foi defendida no Instituto de Filosofia e Cincia Humanas da Unicamp. Seu objetivo foi analisar as transformaes fnebres a partir da implantao de um conjunto de normas sanitrias. Sial (2005, xi) argumenta que a proibio dos sepultamentos nas igrejas gerou mltiplos pontos de discusso e conflitos na sociedade recifense do sculo XIX, assim como ocorreu em vrias outras cidades brasileiras: dentro do poder pblico, na elaborao de leis e regulamentos para as novas prticas fnebres, como tambm na populao, que viu suas crenas mais ntimas ameaadas, sobretudo entre os membros de irmandades religiosas e os emergentes comerciantes dos novos servios morturios. Suas fontes so apresentadas de forma detalhada nas Referncias do trabalho. A quantidade de documentos bastante extensa e as fontes so variadas. Os mais importantes so; arquivos de irmandades, arquivos das Assemblias Legislativas do Estado de Pernambuco, iconografias, peridicos, folhetos e trabalho de cronistas e viajantes. Esse conjunto de trabalhos para esta monografia no tem o objetivo de abarcar toda a situao brasileira, mas apenas proporcionar material para algumas reflexes, a partir de seu ponto comum o suporte das pesquisas histricas de Philippe Aris.

35 2.3.1. A ROMATIZAO DO AD SANCTO ULTRAMARINO


A diferena que define todo lugar no da ordem de uma justaposio, mas tem forma de estratos imbricados. So inmeros os elementos exibidos sobre a mesma superfcie; oferecem-se anlise; formam uma superfcie tratvel. Todavia, sob a escritura fabricadora e universa da tecnologia subsistem lugares opacos e teimosos. As revolues histricas, as mutaes econmicas, os caldeamentos demogrficos a se estratificam e a permanecem, ocultos nos costumes, nos ritos e prticas sociais. Os discursos legveis que antigamente os articulavam desaparecem, ou deixaram na linguagem apenas alguns fragmentos. Esse lugar, na superfcie, parece uma colagem. De fato, uma ubiqidade na espessura. Um empilhamento de camadas heterogneas. Cada uma semelhante a uma pgina de livro, estragada, remete a um modo diferente de unidade territorial, de repartio scio-econmica, de conflitos polticos e de simbolizao identificatria (CERTEAU, p. 1994, p. 309-10).

Esta afirmao de Certeau tem como objeto a cidade, mas facilmente poderamos transferi-la para o contexto brasileiro de espacializao morte e secularizao cemitrios. A primeira pgina de livro estragada seria o enterro ad sanctos e sobre esta, muitas outras se imbricariam formando um nico conjunto, historicamente simultneo a todas as transformaes j descritas por Aris. Relembrando, sanctos, subrbios baslicas em enterro redor ad dos das povoamento

cemiteriais,

penetrao das sepulturas nas cidades e vilas, entre habitaes: outras tantas etapas de uma evoluo que aproxima os mortos e os vivos 53). outrora mantidos
Figura 22: Jean Baptiste Debret Catacumbas da Parquia do Carmo 1834 (REIS, 1997, p.125)

afastados (ARIS, 1977, p.

Essa era a nica maneira concebvel para o sepultamento at a metade do sculo XIX brasileiro. Era indispensvel ser enterrado em solo sagrado e perto de sua casa, para os luso brasileiros, esse lugar ainda era a igreja. Por falta de uma tradio em mrtires e relquias geradores do conceito ad sancto seria ento a proximidade fsica entre cadver e imagens de santos e anjos que representariam a proximidade espiritual entre a alma e os seres divinos no reino celestial. A igreja representava uma espcie de portal do Paraso. Ao mesmo tempo era o lugar perfeito e desejvel para se aguardar a ressurreio no dia do Juzo Final, uma concepo amplamente difundida no mundo catlico desde a Idade Mdia (REIS, 1997, p. 124).

36

Figura 23: Jean Baptiste Debret Rio de Janeiro 1834 (REIS, 1997, p.124)

Assim os mortos vieram a ocupar os mesmos templos que freqentavam em vida, onde haviam recebido o batismo e o matrimnio, e onde agora testemunhariam e influenciariam os negcios corriqueiros da comunidade pois naquela poca as igrejas serviam de recinto eleitoral, sala de aula, auditrio para debates polticos e sesses de tribunal. Os vivos pisavam sobre sepulturas enquanto ali participavam dessas atividades ou passeavam sobre os mortos [...] (REIS, 1997, p. 125-6).

Em concordncia com as idias explanadas por Certeau, o Brasil associa em seu cotidiano uma situao europia de pelo menos dez sculos (VIII ao XVIII). Aqui o sculo XIX agrega todo o conjunto na de postura transformaes

perante a morte condensadas em um perodo menor que cem


Figura 24: Jean Baptiste Debret Fiis se acomodam sobre as sepulturas nas igrejas (REIS, 1991, p.175)

anos. um contexto complexo e rico em contradies.

Cymbalista (2001, p. 12) atesta essa miscelnea cultural e temporal:


Alm disso, devemos considerar a historicidade especfica do cemitrio secular brasileiro, distinta do europeu, incrustada em transformaes sociais e polticas muito particulares. E, por cima dessas camadas histricas, ainda vai mais uma: a historicidade especfica de cada localidade, a misturar no nvel local as componentes brancas, negras e indgenas, brbaras, civilizadas. Uma lasanha de temporalidades parece ser a figura que melhor descreve a situao que encontrei.

37 Alargando as fronteiras culturais, para as contribuies tnicas, tem-se em Reis (1991, p. 90) que o culto dos mortos tinha uma relevncia muito maior na tradio africana, embora no estivesse absolutamente ausente da portuguesa. Os africanos acreditavam na influncia dos espritos no dia-a-dia e tinham rituais estabelecidos para a comunicao com os mortos. Enquanto isso, a doutrina da Igreja no se interessava especificamente em cultuar os mortos, concentrando-se em salv-los. A preocupao africana com o corpo agrega aos nossos costumes um cuidado maior com o cadver. Era preciso corta-lhe o cabelo, as unhas, fazer a barba e dar banho. O defunto baiano devia estar; limpo, bonito e cheiroso para o velrio, esse ltimo encontro com parentes e amigos vivos (REIS, 1991, p. 114-5). Nessa lasanha de temporalidades, um dos desacordos cronolgicos com a cultura europia, que esta monografia deseja apenas aventar como hiptese, a ampla difuso dos ritos e costumes catlicos do sculo XVII ao mesmo tempo em que esboa preocupaes com o corpo e at apego aos entes queridos e familiares falecidos. Esse comportamento estranho mentalidade medieval do ad sanctos, as pistas esto menos na fala dos pesquisadores e mais em algumas
Figura 25: Igreja do Pilar e seus carneiros Fonte: http://www.conder.ba.gov.br/webnews/news/noticia.asp?NewsID=280

transcries de textos da poca. uma leitura de entrelinhas e no decorrer do trabalho pretende-se ressalt-las.

certo que o evento mais turbulento e de maior conseqncia foi a Cemiterada de Salvador, descrita por Jos Joo Reis. Mas outros pesquisadores apontam resistncias bem menos agressivas, mas documentadas nas atas das Cmaras e no caso especfico de So Paulo publicadas nos dois jornais de circulao na poca; Correio Paulistano e O Publicador Paulistano. Reis no contexto baiano de 1836 documenta a indignao dos irmos do Pilar mediante a interdio dos enterros nas igrejas em favor do novo cemitrio de Campo Santo. Evento esse, gerador da revolta popular conhecida como Cemiterada:
Eles comearam seu requerimento, dizendo-se possudos de sentimentos religiosidade, e amor pelo bem do seu Pas, e no entanto foram construir um Cemitrio aberto s profanas visitas, por ser do lado cercado de grades de ferro aberto, que torna aquele recinto, em vez de um lugar de solido e recolhimento, teatro de divertimento, por ficarem expostos s pblicas chincalhaes e zombarias dos viandantes aqueles que, levados de um zelo religioso, e possudos de amarga dor, forem chorar sobre o Tmulo de seus mais caros (REIS, 1991, p. 310, grifo nosso).

38 interessante notar que no foram encontradas nos textos de Reis, menes especficas famlia nuclear. Se acompanharmos as exposies do autor trata-se de um evento em cuja base estavam as irmandades e as ordens terceiras. De uma certa forma isso ainda remete s associaes e a grupos domsticos caractersticos das sociedades europias da Idade Mdia ao sculo XVIII21. J em seu texto no conjunto da Histria da vida privada no Brasil, Reis esclarece sua posio, sempre tendo como base o cenrio baiano:
Essa proteo humana que cercava a hora da morte em nossa antiga cultura funerria era fruto de uma sociedade pouco individualista, em que a vida e a morte privada ainda no haviam sido reduzidas ao pequeno mundo da famlia nuclear tipicamente burguesa. Isso valia mesmo para as classes superiores, em que esse processo de privacidade iria aos poucos se instalando ao longo do sculo XIX, sempre com variaes regionais, diferenas entre o rural e o urbano, alm de outras diversidades (REIS, 1977, p. 108-9, grifo nosso).

Marcelo Tramontano (1998, p. 99) com base na historiada Leila Algranti, investiga o formato dos grupos domsticos paulistas que tendiam a extrapolar os limites da famlia nuclear:
[...] o espao do domicilio reunia em certos casos, apenas pessoas de uma mesma famlia nuclear e um ou dois escravos; em outros, somavam-se a essa composio agregados e parentes prximos, como mes, vivas ou irms solteiras. Por vezes encontramos domiclios compostos de padres com suas escravas, concubinas e afilhadas, ou ento comerciantes solteiros com seus caixeiros. Em alguns domiclios verificamos a presena de mulheres com seus filhos, porm sem maridos; tambm nos deparamos com situaes em que um casal de cnjuges e a concubina do marido viviam sob o mesmo teto. Isso sem falar nos filhos naturais e ilegtimos que muitas vezes eram criados como legtimos.

J que processo de nuclearizao da famlia amadurece, no Brasil ao longo dos 1800 no totalmente estranha a situao descrita por Amanda A. Pagoto. A polmica causada pela inaugurao do Cemitrio da Consolao, documentada nos jornais da cidade, j continha preocupaes com os que lhe eram caros. Veja a carta publicada pelo O Publicador Paulistano em 11 de maro de 1859:
O cemiterio pblico de So Paulo tem sido o theatro de scenas horrorosas que tememos descrever, mas que esto na memria de todos e na consciencia do publico. No ha hoje em So Paulo uma s pessoa que tenha algum que lhe seja caro, que alm das outras razoes para temer a sua morte no se venha juntar o temor de vel-o sepultado em um cemitrio onde to pouco os restos do christo so respeitados, onde os seus restos so lanados em uma cova cheia de lama, em que so lanados cadaveres de sexos differentes; em um cemiterio em fim onde os corpos permanecem insepultados por longo tempo, expostos a irriso dos coveiros e onde tem sido encontrados em um estado que no nos animamos declaral-o (...) (PAGOTO, 2004, p. 116, grifo nosso).

Outra carta publicada no mesmo jornal em 9 de abril de 1859, j menciona a instalao de conceitos da famlia nuclear, pelo menos os paes":
Entretanto apezar dos gritos que solta o povo, da aflio que a todos domina, vendo os restos mortaes de seus paes, parentes e amigos, expostos voracidade dos animaes, intempere do tempo e mesmo profanao dos homens vis e ordinrios, num bruto montanhoso pasto, continua apezar seu, a ver ainda tremular nas terreas muralhas do cemitrio, a bandeira oliguarchia nefanda (...) (PAGOTO, 2004, p. 117, grifo nosso).

21

Sobre a organizao familiar dos grupos domsticos na Europa. Informao obtida em sala de aula: 14 de setembro de 2005. Disciplina Habitao Metrpoles e Modos de Vida.

39 No Recife Vanessa Sial (2005, p. 94) apresenta uma situao mais tranqila, ao mesmo tempo, destaca os melindres dos deputados da Cmara para tratar dos pontos polmicos da transio higienizadora dos cemitrios para fora das igrejas e do permetro urbano. Com base na lio da Cemiterada no permitiram naquele momento o monoplio do comrcio morturio22. No entanto, tal como os conclios catlicos descritos por Aris legislam com base em excees:
Artigo 5. Logo que o cemitrio estiver em estado de poder propiciar a receber os cadveres, ficaro proibidos os enterramentos em qualquer outro lugar, dentro da compreenso da cidade e de seus subrbios; exceto os dos prncipes, bispos, procos, cnegos, religiosos professos, padroeiros e dotadores de capelas23.

Em 1850 o artigo revogado na parte em que estabelece as excees. No difcil imaginar que as demais pessoas, que foram obrigadas a sepultar seus mortos no cemitrio, no vissem com bons olhos a regalia aos religiosos e donos de capela de poderem continuar mantendo a tradio dos enterros em igrejas. Curioso tambm o levantamento de Sial (2005, p. 95) que d conta das oportunas suspenses das sesses exatamente no momento das discusses mais polmicas e tambm da falta de quorum do legislativo no momento da votao da lei de proibio dos sepultamentos nas igrejas:
No tendo at o presente comparecido dez Srs. Deputados, havendo na casa somente quatro suplentes, donde resulta permanecer diariamente um pequeno nmero, e no haver casa ontem, o que mais de uma vez poder-se repetir-se, requeiro que se chamem os seis imediatos em votos, chamandose entretanto os mais prximos, enquanto no chegam os que moram em grande distncias24.

O elemento deflagrador de todo esse processo de partio do edifcio igreja constitudo de nave, campanrio e cemitrio foi sem dvida o rebatimento tardio da ao higienizadora europia, e principalmente a francesa que durante o sculo XVII obrigou o Estado a investigar, legislar e policiar os rituais que envolviam a morte.
A igreja, ento, era lugar no Brasil amplamente concebido como ideal para o enterramento dos mortos. Mas, da mesma forma que os mdicos europeus do sculo XVIII, os nossos mdicos do sculo seguinte no concordavam com isso. Depois da Independncia, as idias higienistas europias, sobretudo francesas, capturaram as mentes de nossa elite cultivada. Os doutores se acreditavam representantes do iluminismo nos trpicos, e lutavam, como escreviam incessantemente, para elevar o nosso pas altura da civilizada Europa. As reformas funerrias que prescreviam objetivavam trazer a civilizao ao pas (REIS, 1997, p. 132-3).

22

Reis (1991, p. 13-24) coloca o monoplio dos enterros e funerais como principal razo revolta popular de 1836 em Salvador. Tambm Pagoto (2004, p. 107-115) destaca na polmica dos jornais paulistanos a extensa indignao da populao com o monoplio do comrcio de artefatos e transporte funerrio concedido em 1856 (por um perodo de 15 anos) ao empresrio fluminense Joaquim Marcellino da Silva. 23 CLPPE, 1841. Lei n 91 de 7 de maio de 1841. Apud Sial (2005, p. 94) grifos da autora. 24 DP, Ata da 7 Sesso Ordinria da Assemblia Legislativa Provincial de Pernambuco do dia 9 de maro de 1841. Apud Sial (2005, p. 95).

40 2.3.2. HIGIENISMO ILUMINISTA NO SCULO XIX O futuro professor da Faculdade de Medicina da Bahia, Manuel Maurcio Rebouas, defendeu em Paris no ano 1831 uma tese que condenava os enterros dentro das cidades e particularmente dentro das igrejas. A base de seu trabalho foi a literatura mdica francesa, estruturada na teoria dos miasmas e a necessidade de locais especficos para os cemitrios, lugares altos, arejados, arborizados e fora do permetro urbano. Os novos cemitrios deviam ser organizados e funcionar segundo normas tcnicas: o nmero de covas deveria duas vezes maior do que o nmero de habitantes da cidade, os enterros na mesma sepultura deveriam obedecer a um espao mnimo de dois anos, alm de medidas especficas de profundidade e distncia entre as covas (REIS, 1997, p. 133-4). Sial (2005, p. 82) atesta o vigor intensificado a ao higienista na cidade de Recife em seguida a inaugurao da Sociedade de Medicina de Pernambuco (1841).
A concepo sobre as teorias de contaminao do ar pelas emanaes miasmticas esteve presente em todo o discurso de Rego Barros, e a interdio das inumaes nas igrejas foi colocada como uma prioridade na higiene pblica. Ele lembrava das recomendaes expedidas na Ordem Rgia de 1801, onde eram conhecidos os danos a que est exposta a sade pblica, por se enterrarem os cadveres nas igrejas que ficam dentro das cidades populosas, visto que os vapores que se exalam dos mesmos cadveres, imprena [sic] a atmosfera, vem ser a causa de que os vivos respirem um ar corrupto e infeccionado, e que por isso estejam sujeitos e muitas vezes padeam molstias epidmicas e perigosas25.

Pagoto (2004, p. 100) resgata a situao da capital paulista:


Os mdicos reformadores, juntamente com algumas autoridades laicas, deram incio a uma dura batalha visando medicalizar a cidade e, conseqentemente, destruir todos os possveis focos de contgio responsveis pelas interminveis epidemias que assolavam a cidade. Dentre esses focos de miasmas pestilentos, os corpos foram os maiores alvos de interdio mdica. Eles se transformaram numa prioridade para os reformadores, que ambicionavam encontrar justificativas cientficas para bani-los definitivamente do seio da sociedade dos vivos e, assim, obter a modificao daquele tipo de sepultamento considerado danoso sade pblica e contrrio aos padres de modernizao esperados nas cidades que eram modelos de desenvolvimento e ilustrao como a Frana e a Inglaterra.

Essa batalha para separao de espao entre vivos e mortos ser vencida, entre 1850 e 1880, menos pela ao higienista e secularizadora das autoridades laicas, mas pelas grandes epidemias que mais facilmente convenceram a populao da necessidade do cemitrio extra-muros. Recife ter suas epidemias de febre amarela no vero de 1849-1850 e posteriormente surtos de varola, sarampo e clera (SIAL, 2005, p. 82). Salvador enfrentar uma grande epidemia de clera-morbo em 1855, ano em que o cemitrio de Campo Santo finalmente entra em completa operao (REIS, 1991, p. 338). J o Estado de So Paulo foi atingido pela febre civilizadora marcada pela cultura do caf, possvel pela expanso ferroviria entre outras tantas inovaes de transporte e tecnologia (HOMEM, 1996, p. 49-61).

25

Trecho citado da Ordem Rgia 10/1801. Apud Sial (2005, p. 81).

41 2.3.3. CRONOLOGIA DA SECULARIZAO A sucesso de eventos que culminou na secularizao do Estado brasileiro e conseqentemente na absoro pelo poder pblico da legislao e registro sobre a morte e seus espaos tem seu incio j na virada dos oitocentos. Mas devido a um conjunto de razes, sejam essas da permanncia de costumes do cotidiano, ou seja, essas econmicas e polticas, a efetiva separao somente ocorre com a Proclamao da Repblica e pela promulgao da primeira constituio republicana. Mesmo assim o poder eclesistico continuou por muito tempo a influenciar o poder laico. Enquanto na Bahia a preocupao das autoridades com a ameaa dos mortos sade dos vivos, data j do incio do sculo XVIII (REIS, 1991, p. 273) em So Paulo, a primeira imposio legal foi a Carta Rgia de 14 de janeiro de 1801. Nela o Prncipe Regente de Portugal ordenava ao Governador da Provncia que cada cidade do Estado escolhesse um local para construo de um cemitrio. Ao que parece a Carta Rgia no produziu muitos efeitos, a incipiente vida urbana paulista (CYMBALISTA, 2001, p. 40-2). Com a independncia e a ascenso de uma ideologia liberal, tem-se em outubro de 1828, a promulgao da lei imperial que regulamentava as atribuies de um novo brao governamental, a Cmara Municipal.
Em doze pargrafos se detalhava o universo a ser legislado: executar ou fazer executar a limpeza, alinhamento, iluminao, reparos, segurana dos logradouros pblicos; retirar das ruas os loucos, embriagados, animais ferozes ou danados (observe a animalizao dos marginalizados); impor limites de velocidade aos caveleiros; impedir vozerias nas ruas em horas de silncio, e obscecidades contra a moral pblica; indicar lugares adequados e limpos para abate de gado e funcionamento de feiras livres; reprimir atravessadores e especuladores; conceder licena para realizao de espetculos pblicos, uma vez que no ofendam a moral pblica; obrigar os moradores a manter o asseio, segurana e elegncia, e regularidade externa dos edifcios e ruas (REIS, 1991, p. 275-6).

A situao era difcil porque no havia designao de verbas para construo de cemitrios. Outra dificuldade era a negociao com as Dioceses que emitiam ou no autorizao para qualquer interferncia em questes religiosas (CYMBALISTA, 2001, p. 43). Em Recife, por exemplo, o incio das obras do cemitrio pblico foi continuamente adiado de 1843 a 1850, por falta de verbas nos oramentos municipais (SIAL, 2005, p. 108). Em So Paulo, Cymbalista apresenta uma situao ainda pior, o prefeito de Franca, apela para o auxilio da populao em 1836, mas no atendido (CYMBALISTA, 2001, p. 43). Mesmo com atuao restrita por falta de verbas, as Cmaras iniciam a redao de sucessivos cdigos de posturas. Eventualmente no cumpridos em sua totalidade, sua repercusso amplamente citada nos trabalhos de Cymbalista, Pagoto Reis, e Sial. Os detalhes no sero abordados nesta monografia. A partir da dcada de 1870 o movimento para retirada completa da Igreja da gesto dos cemitrios foi significativamente intensificado. Isso significava tambm uma luta pela separao entre Estado e Igreja. A efetiva separao acontecer com a proclamao da Repblica e a Constituio de 1891. (CYMBALISTA, 2001, p. 59).
A incorporao do cemitrio no programa da gesto secular e municipal traz outra demanda: as cidades agora deviam garantir um sepultamento a todos, independentemente de seu credo, cor ou posio social. Os cemitrios municipais teriam, obrigatoriamente, que apresentar um local de sepultamento de indigentes, custeado pelo Estado (CYMBALISTA, 2001, p. 59-60).

42 2.3.4. GEOGRAFIA DA MORTE UMA QUESTO DE HIERARQUIA SOCIAL Como na Europa o enterro dentro da igreja no Brasil tinha um forte trao de afirmao social. Havia entre elas e dentro delas uma geografia da morte que refletia as hierarquias scias e outras formas de segmentao coletiva (REIS, 1997, p. 127). Na teoria da Igreja o lugar da sepultura no deveria ser tomado como possibilidade de salvao em lugar das boas aes em vida, mas em contrapartida regulamentava o costume atravs das Constituies Sinodais. Segundo as leis do arcebispado da Bahia, todo catlico tinha o direito de ser enterrado na igreja de sua escolha. Mas a forte estratificao social brasileira determinava dentro da igreja locais mais abenoados do que outros. Nessa linha de privilgios estavam os jazigos perptuos e os enterros na capela-mor, local ainda mais prximo de Deus. Para tudo era preciso a licena dos procos e quase sempre a necessidade de uma contribuio financeira. Mas, se a Igreja em troca de esmolas polpudas, cedia vaidade humana, tambm impunha limites. Os tmulos de pedra ou madeira eram proibidos, deveriam se restringir a apenas uma campa de pedra contgua ao pavimento (REIS, 1991, p. 172-4).
De um modo geral, as pessoas de qualquer condio social podiam ser enterradas nas igrejas, mas havia uma hierarquia do local e do tipo de sepultura. Uma primeira diviso se fazia entre o corpo, parte interna do edifcio, e o adro, a rea em sua volta. A cova no adro era to desprestigiada que podia ser obtida gratuitamente. Ali se enterravam escravos e pessoas livres muito pobres [...]. Mas tambm sob o cho das igrejas os mortos se dividiam de maneira que refletia a organizao social dos vivos. Uma primeira diviso se dava com a delimitao de locais especficos para os enterros promovidos pelas irmandades [...]. Ser enterrado prximo aos altares era um privilgio e uma segurana mais para alma, atitude relacionada com a prtica medieval de valorizar a sepultura prximo aos tmulos de santos e mrtires da cristandade (REIS, 1991, p. 175-6).

A apropriao brasileira desse contexto aparece tambm na criao de irmandades negras que reproduzem em escala menor as estruturas, social e cultural dominantes. As confrarias e ordens terceiras j existiam na Europa e em Portugal desde o sculo XIII. Recebiam religiosos, mas eram formadas, principalmente por leigos. Sua ao era assistencialista, e uma preocupao importante de acordo com os costumes da boa morte, era a garantia de enterro digno aos seus membros. Para que uma confraria funcionasse, precisava encontrar igreja que a acolhesse, ou construir a sua, e ter aprovado seu estatuto ou compromisso pelas autoridades eclesisticas (REIS, 1991, p. 49).

43

No Brasil estratificado no apenas socialmente, mas tambm racialmente, as irmandades serviram para propiciar os ritos necessrios morte oitocentista tambm populao escrava do sculo XIX. Havia irmandades de brancos, de negros e de pardos. As irmandades de africanos por sua vez tambm se subdividiam de acordo com as etnias de origem, havendo, por exemplo, as dos angolanos, jejes e nags. Imaginadas como veculo de acomodao e domesticao do esprito africano, elas na verdade funcionaram como meios de afirmao cultural. Foram ao mesmo tempo a famlia e a primeira forma de incluso social dos negros, fossem esses escravos ou libertos. (REIS, 1991, p. 55).
Figura 26: Cortejo fnebre francs XVI e XVII (REIS, 1991, p.75)

Figura 27: Enterro de um negro na Bahia - Johann Moritz Rugendas - 1833 (REIS, 1997, p.97)

44 Por isso a revolta da Cemiterada em Salvador teve alm do apoio das irmandades tambm a adeso membros das elites que tinham como direito, a herana de jazigos perptuos. Todos se sentiam prejudicados pelas novas determinaes civis. Em So Paulo os enterros e os cortejos fnebres eram praticamente os nicos eventos sociais da cidade. Tanto em Recife, como Salvador e So Paulo as pompas fnebres indicavam o status social e financeiro do morto e sua famlia. Nos textos sobre a morte no Brasil fica clara a necessidade da classe dominante em manter sua hierarquia mesmo no momento final da vida. Essa parece ser um dos focos de resistncia, mas a soluo chegou depressa. Cymbalista aponta (2001, p. 75) o sentimento republicano, o surto progressista e a imigrao como agentes do processo que trouxe da Europa a moda burguesa dos tmulos monumentais. Pagoto confirma:
Aps os primeiros impactos causados pela ruptura abrupta nos ritos fnebres cultuados durante sculos na capital paulistana, e pela imposio de um campo santo moldado segundo as normas sanitrias vigentes nas provncias brasileiras mais desenvolvidas, o assunto foi gradativamente caindo no esquecimento e, aos poucos, a populao foi compreendendo a necessidade de se criarem espaos apropriados ao sepultamento dos mortos. Alis mortos que, dia a dia, aumentavam em quantidade, pois a cidade iniciava a sua fase de crescimento, calcado, na economia cafeeira e na imensa chegada de imigrantes, convocados para as lavouras no interior de So Paulo e para trabalhos assalariados na capital. Depois de alguns anos, alm de um equipamento urbano necessrio cidade, os cemitrios comeavam a ser entendidos como espaos de afirmao social, onde os bares do caf e outros membros abastados da sociedade construram grande mausolus, visando demarcar seu poderio econmico atravs de geraes (PAGOTO, 2004, p. 126-7).

Figura 28: Animada procisso do Vitico, segundo Debret (REIS, 1991, p.104)

Mas a Repblica, o surto progressista, o caf e o desejo de civilizao, j fazem parte de uma outra histria. O objetivo aqui era apenas circunscrever algumas das imbricaes e re-apropriaes cotidianas que permearam a separao entre igreja e cemitrio. Concomitantes re-organizao do poder laico, tomaram parte no processo de secularizao da morte e os seus espaos no Brasil do sculo XIX.

45

CONCLUSES
A ascenso da Nova histria acontece nas duas primeiras dcadas XX e sua difuso, em vrias etapas de re-avaliao e amadurecimento, ocorre dos anos 60 at o perodo contemporneo. Essa nova abordagem revolucionou a historiografia tradicional ao mesmo tempo em que props um conjunto de novos mtodos de trabalho e ampliou as fontes de investigao abrindo possibilidade para utilizao de novos critrios de pesquisa. O sujeito annimo que opera no cotidiano torna-se o foco das atenes. uma nova abordagem que relaciona o homem, o espao e o conjunto de relaes e atividades nele exercidas. Ao analisar as relaes do sujeito como o espao, a Nova Histria, tornou-se um mecanismo importante para o estudo da histria da arquitetura e do urbanismo. No Brasil os pesquisadores que adotam os mtodos e abordagem historiogrfica propagada pelos Annales tm se dedicado a re-construo da historiografia brasileira. No caso especfico da arquitetura e urbanismo, aqui, como na Europa, grande parte, das narrativas tinham sido construdas para legitimar as vanguardas do movimento moderno. Assim o sculo XIX passa, no perodo contemporneo, por um processo intenso de reavaliao historiogrfica, e um campo de estudo aberto para pesquisas que propem novas reflexes sobre o conjunto histrico brasileiro. O problema proposto para o trabalho foi um exerccio de investigao metodolgica que tem como tema a separao entre cemitrio e igreja sob a perspectiva das atitudes diante da morte de Philippe Aris e o seu rebatimento brasileiro, condensado no sculo XIX, e impregnado por caractersticas histricas, geogrficas e humanas que lhe so prprias. Alm de um trabalho de filtragem dos mtodos, fontes e possibilidades de abordagem do tema pela perspectiva das relaes do cotidiano foi possvel vislumbrar a articulao dos trs fatores relevantes que segundo Aris interagem na transformao das mentalidades: 1- O Estado e seu novo papel. A partir do sculo XV e com freqncia cada vez maior ao longo do XVIII ocupou o espao social antes entregue s comunidades. No Brasil, com a Independncia o Estado comea a estender seu brao para os ncleos urbanos rurais antes relegados administrao paroquial. 2- O desenvolvimento da alfabetizao, da difuso da leitura e da impressa. 3- As formas novas de religio que se estabelecem nos sculo XVI e XVII A secularizao que os telogos acreditam ser um movimento que tem origem dentro da prpria Igreja e que posteriormente foi associada transferncia de poder e responsabilidades da autoridade eclesisticas para os Estados laicos, e finalmente foi entendida como um processo cultural, pode ser reavaliada com base na abordagem historiogrfica da Nova Histria.

46 preciso buscar nos meandros do cotidiano as apropriaes e relaes espaciais que os sujeitos estabeleciam mediante as imposies do Estado, da Igreja e da prpria cultura arraigada e estabelecida. essa fabricao que Certeau descreve como uma potica silenciosa que juntamente como os macroprocessos polticos e econmicos interferem na utilizao dos espaos arquitetnicos e na prpria vida da cidade. Nesse sentido o caso brasileiro exemplo interessante porque consome as transformaes europias que no ambiente do sculo XIX so relaes de dominao ainda mercantilistas que agem sobre a economia, poltica e cultura. No entanto, o sujeito tem espao nas prticas do cotidiano para reinventar suas relaes inclusive espaciais e urbanas de maneira a adapt-las sua viso de mundo. Na espacializao das atitudes diante da morte. Parece que o Ad Sanctos brasileiro permeado de atitudes romnticas desconexas sua difuso europia. A geografia da morte dentro das igrejas, elemento de distino de hierarquia social adaptou-se a uma nova organizao de confrarias e irmandades e serviu tanto a brancos como negros. A hierarquia permanece, mas a apropriao do costume e sua reproduo em diversas outras escalas parece ser uma criao brasileira. Os cemitrios ganham a topografia das cidades brasileira depois da metade do sculo XIX, mas inicialmente com forte resistncia da populao que se sentiu usurpada em suas crenas e ritos. Mas outras apropriaes agora com base nos prprios modelos de cemitrios europeus no tardaro a chegar. Entre os objetivos explicitados na Introduo, um em especial dizia respeito interpretao de dados obtidos em pesquisa de campo e livros de memorialistas e cronistas. A concluso que se tem sob esse aspecto especfico, a necessidade buscar as mais diversas fontes possveis que possam fornecer material farto para uma tentativa de reconstituio e interpretao dos modos de vida. Nenhum material a princpio deve ser rejeitado. Mas a sua validade somente poder se sustentar mediante a coerncia do conjunto. Ao final do trabalho restam mais questes do que respostas: Seria essa fabricao ou essa potica ou mesmo as maneiras de fazer uma espcie de antropofagia? No caso brasileiro, se colocssemos no microscpio da avaliao das operaes do cotidiano seria a re-apropriao da cultura europia, historicamente mais extensa do que pensava o grupo de 1929? Seria essa antropofagia um trao cultural dos dominados? Como diria Certeau, a sua astcia e ao mesmo tempo a sua defesa? No caso dos oitocentos: aceitar, buscar e aplaudir as transformaes culturais europias para em seguida reinvent-las nas aes, relaes e espaos do dia a dia? Mas essas questes extrapolam a abrangncia da proposta para o trabalho, justificam-se, no entanto, porque o objetivo do trabalho tambm era um exerccio de reflexo.

47 Para encerar relembra-se aqui a palavras de Certeau:


A diferena que define todo lugar no da ordem de uma justaposio, mas tem forma de estratos imbricados. So inmeros os elementos exibidos sobre a mesma superfcie; oferecem-se anlise; formam uma superfcie tratvel. Todavia, sob a escritura fabricadora e universa da tecnologia subsistem lugares opacos e teimosos. As revolues histricas, as mutaes econmicas, os caldeamentos demogrficos a se estratificam e a permanecem, ocultos nos costumes, nos ritos e prticas sociais. Os discursos legveis que antigamente os articulavam desaparecem, ou deixaram na linguagem apenas alguns fragmentos. Esse lugar, na superfcie, parece uma colagem. De fato, uma ubiqidade na espessura. Um empilhamento de camadas heterogneas. Cada uma semelhante a uma pgina de livro, estragada, remete a um modo diferente de unidade territorial, de repartio scio-econmica, de conflitos polticos e de simbolizao identificatria (CERTEAU, p. 1994, p. 309-10).

Figura 29: Cemitrio da Consolao Inaugurado em 1858 Fonte: http://www.helgeroe.com/Album/Brazil2/245_4529.JPG

48

REFERNCIAS
ARIS, P. (1977). O homem perante a morte I. Traduo de Ana Rabaa. Mira Sintra/ Mem Martins Portugal: Publicaes Europa-Amrica. ______. (1982). O homem diante da morte II. Traduo de Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Francisco Alves. ______. (2003). Histria da morte no Ocidente: da Idade Mdia aos nossos dias. Traduo Priscila Viana de Siqueira. Rio de Janeiro: Ediouro. ARIS, P.; CHARTIER, R. (org.) (1991). Histria da vida privada III: Da renascena ao sculo das luzes. So Paulo: Cia das Letras. BIRARD, A.; CASTELANI, G. R.; BELATTO, L.F.B. (200?). O positivismo, os Annales e a Nova Histria. Klepsidra. Disponvel em http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 15 jan. 2006. BOTO, C. (1994). Nova Histria e seus velhos dilemas. Dossi Nova Histria Revista da USP 23. So Paulo, n. 23, set.-nov. Disponvel em http://www.usp.br/revistausp/n23/numero23.html. Acesso em 15 jan. 2006. CAMPOS, A. L. A. (2003). Casamento e famlia: em So Paulo colonial. So Paulo: Paz e Terra. CERTEAU, M. (1994). A inveno do cotidiano: 1. artes de fazer. 11.ed. Traduo de Ephraim Ferreira Alves. Petrpolis: Vozes. CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. (1996). A inveno do cotidiano: 2. morar, cozinhar. 5.ed. Traduo de Ephraim F. Alves e Lcia Endlich Orth. Petrpolis: Vozes. CORRA, C. H. A. (2004). Notas de estudo: A histria cultural e as possibilidades de pesquisar a leitura. Revista 03 - Faculdade de Educao UNICAMP. Campinas. Disponvel em http://www.acordeduca.com.br/revistas/rev04_tres/artig_03.htm. Acesso em 9 jan. 2006. COX, H. (1990). The secular city: secularization and urbanization in theological perspective. New York: Collier Books / Macmillan. CYMBALISTA, R. (2001). Cidade dos vivos: arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitrios paulistas. 212p. Dissertao (Mestrado) FAU USP, So Paulo. 2001. ECO, U. (2005). Como se faz uma tese. Traduo Gilson Csar Cardoso de Souza. So Paulo: Perspectiva. HOMEM, M. C. N. (1996). O palacete paulistano. So Paulo: Martins Fontes. LEPETIT, B. (2001). Por uma Nova Histria urbana. Seleo de textos, reviso crtica e apresentao Heliana Angotti Salgueiro. So Paulo: EDUSP. PAGOTO, A. A. (2004). Do mbito sagrada da igreja ao cemitrio pblico: transformaes fnebres em So Paulo (1850-1860). So Paulo: Imprensa Oficial. NORMAN, E. (2005). The house of God: church architecture, style and history. London: Thames and Hudson. PERRY, M. (1999). Civilizao ocidental: uma histria concisa. So Paulo: Martins Fontes. PUPPI, M. (2005). A nova histria do sculo XIX e a redescoberta da dimenso imaginria da arquitetura. Vitruvius Arquitextos. Disponvel em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq058/arq058_02.asp. Acesso em 10 jan. 2005. REIS, J.J. (1991). A morte uma festa: ritos fnebres e revolta popular no Brasil do sculo XIX. So Paulo: Cia. das Letras. REIS, J.J. (1997). O cotidiano da morte no Brasil oitocentista. In: ALENCASTRO, L. F. (org.) Histria da vida privada no Brasil. v.2: Imprio: a corte e a modernidade nacional. So Paulo: Cia. das Letras, 1997. RIBEIRO, S.I.G.T. (2000). Caracterizao da histria hoje: uma abordagem historiogrfica. Revista de Histria Regional, vol. 5, n.2, inverno. Disponvel em http://www.rhr.uepg.br/v5n2/sarah.htm. Acesso em 9 jan. 2006. SIAL, V. V. C. (2005). Das igrejas ao cemitrio: polticas pblicas sobre a morte no Recife do sculo XIX. 358p. Dissertao (Mestrado) IFCH-UNICAMP, Campinas. 2005. TRAMONTANO, M. (1998). Paris-So Paulo-Tokyo: novos modos de vida, novos espaos de morar - uma reflexo sobre a habitao contempornea. 399p. Tese (Doutorado) FAU USP, So Paulo. 1998

49

You might also like