You are on page 1of 10

Plano de Aula

Aluna: Paola Cordeiro Fernandes Silva RA: 1124226 Curso: Letras Plo: So Miguel Paulista

vivncia sobre a msica popular brasileira

Tema: As Dez mais da MPB Uma

Disciplina: Lngua Portuguesa Srie: 1 srie dos Anos Iniciais

Quantidade de Aulas : 16 aulas

1) CDs e DVDs de Msica Popular Brasileira. 2) Letras de msica para cantar com os alunos.

Materiais:

A idia consiste em apresentar algumas canes clssicas da MPB, sempre atento ao texto das composies. Trata-se de uma alternativa de trazer o aprendizado para o mais prximo possvel do cotidiano dos alunos, como j dizia Vygotski: "...esse complexo sistema de signos que a linguagem escrita fornece um novo instrumento de pensamento criana, permite outra forma de acesso ao patrimnio cultural da humanidade e promove novas formas de relacionamento com as outras pessoas e com o conhecimento" (In: Formao Social da Mente, cap 8 - "A pr-histria da linguagem escrita).

Justificativa:

Numa primeira etapa, sero selecionadas msicas do gnero da MPB que contagiem as crianas pelo ritmo e pela sonoridade da letra. Em momentos de atividade livre, as canes sero colocadas na sala para que eles ouam. Nesse momento, o professor pode executar uma sondagem com os alunos sobre as msicas ouvidas ao longo das aulas, perguntando quais so as suas canes preferidas para. Em seguida, realizar uma votao para estabelecer as cinco favoritas. Aps a votao, proponha s crianas que perguntem aos pais quais so as suas cinco canes preferidas da MPB.

Desenvolvimento:

Compartilhe a escrita de um recado aos pais com os alunos para envolver familiares na atividade. Depois de um levantamento das canes escolhidas pelos pais, rena as cinco mais votadas e promova uma audio das msicas. Analise cada uma, verificando se possui qualidades adequadas para serem tocadas em sala. Grave um CD, apresente classe, proponha que eles cantem, analisando a letra, procurando entender a histria de cada uma das dez canes e decorando-as.

Atividades

Promova, ento, situaes de escrita dos ttulos com os alunos - ou das letras das msicas, dependendo do nvel de alfabetizao da turma para produo de um livro ilustrado. Textos memorizados, rimas, repeties e a melodia facilitam a escrita por alunos em fase inicial de alfabetizao. Pea, ainda, uma ilustrao sobre cada cano.

Desenvolvimento:

Como resultado desse plano de aula, um livro ilustrado com ttulos e letras acompanhar um CD intitulado "As Dez Mais da MPB".

Prodituto Final:

Compare o conhecimento musical da turma antes e depois do projeto didtico. O que mudou? As crianas demonstram maior ateno s caractersticas rtmicas e ao contedo exposto nas canes? Houve memorizao das msicas favoritas? E o mais importante: verifique em que medida as hipteses de leitura e escrita tambm evoluram.

Avaliao:

VYGOTSKY, Lev S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, Segunda Parte. Revista Nova Escola. Ano XXIII n 214, Agosto de 2008. Pr-letramento: Alfabetizao e Linguagem. Projeto Nacional de Formao de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Nacional de Formao continuada de Professores de Educao Bsica. Braslia: Ministrio da Educao, 2005. BRITO, Teca de Alencar. Msica na Educao Infantil. So Paulo: Editora Petrpolis, 2006.

Referncias Bibliogrficas:

www.vagalume.com.br/letras/chico-buarque.htm www.vagalume.com.br/letras/garotadeipanema.htm www.vagalume.com.br/letras/caetano-veloso.htm

Referncias Bibliogrficas:

You might also like