You are on page 1of 2

Convivncia com a diferena: o etnocentrismo

Com um mundo cada vez mais globalizado, se torna mais reconhecvel a diversidade deste. H inmeras culturas, etnias, raas, credos, alem de outras diversidades, que a cada dia que passa cresce e se constitui cada vez mais. As diferenas ficam claras, e possveis de ser vistas no dia-a-dia, tanto na TV como em nossa rotina diria. So to claras como a necessidade e dificuldade se conviver com elas. O ser humano tem a necessidade de conviver um com o outro ser, no consegue viver isolado, a partir do momento em que se convive com outros seres humanos faz-se necessrio tambm a convivncia com as suas diferenas. De um lado, conhecemos um grupo do eu, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, como um reflexo de ns. Depois nos deparamos com um grupo diferente, que s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e ainda que diferente, tambm existe. As diferenas entre os seres humanos j causaram varias contradies, j se tornou comum ver no jornal a noticia que algum grupo social foi espancado por outro que no aceitava seu modo de vida. fato que conviver com as diferenas dos outros no uma tarefa fcil, mas h a necessidade de aceitao, pois nenhuma pessoa obrigada a ver a vida da mesma maneira que ns, assim a partir do momento em que se aceita e reconhece as diferenas do prximo, se abre um espao para que esse tambm possa fazer o mesmo com as suas diferenas.

Quando aprendermos a enxergar o outro como um ser diferente, mas especial, teremos ento um mundo mais justo, igualitrio e com menos violncia, e conseqentemente pessoas mais felizes.

Trocas culturais e culturas hbridas

At o sculo XIX, as relaes culturais eram feitas entre grupos mais prximos, como vizinhos e familiares, com pouco contato externo, esses padres culturais eram transmitidos oralmente e atravs de livros. Mas no inicio do sculo XX essa toca de cultura teve uma maior expanso, houve um aumento nas possibilidades de trocas, pois houve um grande desenvolvimento dos meios de transporte, do sistema de correios, da telefonia, do rdio e do cinema. As pessoas passaram a ter contato com outras culturas. O mundo tornou-se mais amplo, assim como as possibilidades culturais. Os valores e bens culturais de vrios povos ou pases cruzaram-se, com a consequente ampliao das influncias recprocas. Com o desenvolvimento da tecnologia, se tornou mais fcil o acesso as trocas culturais, os vrios meios de comunicao como, o cinema, a televiso, a internet, possibilitaram contatos individuais e sociais que passaram a ter vrios pontos de origem. As culturas de pases distantes ou prximos se mesclam a essas expresses, construindo culturas hbridas que atingem o cotidiano das pessoas por diversos meios, como a musica, a pintura, o cinema e a literatura.

You might also like