You are on page 1of 22

UMA ANLISE CRTICA AO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO E SEU DESDOBRAMENTO FINANCISTA

Edson Fracalossi de Carvalho Ribeiro1 Jos ngelo Ferreira2

RESUMO O presente estudo tem por finalidade uma anlise no Protocolo de Kyoto que, ao instituir mecanismos de mercado, propunha reduzir e estabilizar dos nveis de gases de efeito estufa na atmosfera e realizar, uma avaliao crtica do seu desdobramento financista, atravs da comercializao de ttulos de poluio comercializveis no mercado financeiro por especuladores globais, com alta liquidez e rentabilidade. Trabalhou-se o desenvolvimento sustentvel, os mecanismos de flexibilizao do Protocolo de Kyoto, valores econmicos e o crdito de carbono. Palavras-chave: Efeito Estufa; Protocolo de Kyoto; Crditos de Carbono.

ABSTRACT The present study takes an analysis as a finality in the Protocol of Kyoto that, while setting mechanisms of market up, was proposing to reduce and to stabilize of the levels of gases of greenhouse effect in the atmosphere and to carry out, a critical evaluation of his ramification financier, through the marketing of pollution stock share you were marketing in the financial market for global speculators, with high liquidity and profitability. The sustainable development, the flexibility mechanisms of the Protocol of Kyoto, economical values and the credit of carbon.
Key-words: Greenhouse; Kyoto Protocol; Carbon Credits.

Graduando em Administrao pela Faculdade Pitgoras Campus Londrina. abel.ha@hotmail.com


1

Doutor em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Nove de Julho; pesquisador do NIIC Ncleo Interinstitucional de Investigao da Complexidade. Mestre em Engenharia da Produo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administrao pelo Middlesex County College New Jersey - EUA. Professor e coordenador do Curso de Administrao da Faculdade Pitgoras, Campus Londrina. Jaf1979@gmail.com.
2

1 INTRODUO

Os problemas ambientais vm despertando a ateno das naes h tempos. Na dcada de 1960, segundo (LUSTOSA et al.,2003), o tema entrou definitivamente na agenda dos pesquisadores, que passaram a vislumbrar a possibilidade de recursos naturais at ento considerados eternamente renovveis virem a acabar ou escassear.

Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro a Cpula Mundial da Terra, conhecida como Eco-92, na qual foi aberta para assinaturas a Conveno - Quadro das Naes Unidas para Mudanas Climticas a UNFCCC, na sigla em ingls. Como lembra (GODOY, 2005) na introduo de seu trabalho, a preocupao mundial com o aquecimento global assume nova proporo quando se percebe que todos, responsveis ou no pelo problema, sero afetados. Durante a terceira Conferncia das Partes a COP3 da UNFCCC, em 1997, em Kyoto, no Japo, foi firmado um protocolo de intenes com metas de reduo de emisso de gases de efeito estufa a serem observadas por seus signatrios, chamado de Protocolo de Kyoto, previa s ter validade quando pases responsveis por 55% da emisso mundial de gases de efeito estufa fossem dele participantes de fato, comprometendo- se com suas metas (SOUZA E MILLER, 2006).

Para incentivar a adoo do Protocolo e de seus mecanismos de implementao, o Banco Mundial criou em 2000 o PCF Prototype Carbon Fund, que visava dar a partida para a criao do mercado de carbono mundial. Paulatinamente foram surgindo outras Bolsas de comercializao de crditos de carbono, como a Chicago Climate Exchange, a European Climate Exchange e a EU ETS essa ltima com as regras totalmente adaptadas ao Protocolo de Kyoto e com comercializao vlida para atingir as metas constantes do documento. Em julho de 2006, a Bolsa de Montreal registrou o incio das negociaes de crditos de carbono, em associao com a Bolsa de Chicago. (CONEJERO, 2007).

Em fevereiro de 2007, a China anunciou a criao de um mercado organizado de crditos de carbono naquele pas. O relatrio do IPCC divulgado em 2 de fevereiro de

2007 avalia que 61% das oportunidades de reduo de emisses de carbono at 2030 esto concentradas em pases em desenvolvimento, ante 28% nos pases- membros da OCDE Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico, os pases industrializados e 11% no Leste Europeu e ex- URSS, (CONEJERO, 2007). Cabe ressaltar as aes que tem sido propostas para mitigao desses efeitos indesejveis das atividades antrpicas, isto , as aes humanas: as discusses sobre desenvolvimento sustentvel, alteraes climticas e a principalmente a criao dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e seus desdobramentos, que o mago deste trabalho, visto que, existe o risco dos certificados de carbono gerados pelo MDL, serem transformados apenas em uma operao financeira para dar lucros aos seus investidores e acabarem no gerando nenhuma vantagem para o meio ambiente. Esta pesquisa visa analisar o mecanismo de reduo de CO2 e sua utilizao como mais um mecanismo exploratrio dos especuladores internacionais; e suas implicaes sobre a credibilidade e objetivos do Artigo 12 do Protocolo de Kyoto, bem como se realiza uma anlise sobre as conseqncias e implicaes da explorao incorreta dos Crditos de Carbono como mais um ativo comercializado no mercado financeiro, colocando em pauta uma discusso da capacidade dos projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) gerarem commodities ambientais e no simplesmente ttulos (Joint Implemetation e Emission Trading) comercializveis em mercado de balco (contratos de gaveta side letters), contribuindo assim para que a sociedade tenha mais um instrumento de informao e avaliao crtica sobre a comercializao do direito de poluir. 2 DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL ECONMICO E DESENVOLVIMENTO

Um dos marcos iniciais do debate sobre a ao do homem interferindo negativamente no meio ambiente em que vive e comprometendo as condies de vida das prximas geraes foram os resultados apresentados por Rachel Carson em Primavera Silenciosa na dcada de 1960, sobre como o DDT penetrava na cadeia alimentar e acumulava-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem (chegou a ser detectada a presena de DDT at no leite humano!), com o risco de causar cncer e dano gentico, que contribuiu para o desencadeamento das discusses internacionais (IAMAMOTO, 2005).

Na dcada de 70, na Itlia, foi criado o Clube de Roma, composto por cientistas e industriais que estavam preocupados com os impactos causados pelo crescimento econmico e com a disponibilidade dos recursos naturais do planeta. Jay Forrester e Dennis Meadows elaboraram o relatrio Os limites para o crescimento, enfatizand o que a explorao e a degradao dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Este relatrio tambm marcou o incio dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e a economia (CORAL, 2002). Esta viso global foi enfatizada na primeira Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972, que levou criao do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) (IAMAMOTO,2005).

conceito

de

Desenvolvimento

Sustentvel

originou-se

do

Ecodesenvolvimento, criado por Maurice Strong, secretrio geral da Estocolmo 72. O Ecodesenvolvimento tinha cinco princpios de sustentabilidade (social, econmico, ecolgico, espacial/geogrfico e cultural (ALMEIDA, 2006)

O conceito foi fundamentado e amplamente divulgado atravs do relatrio Nosso Futuro Comum, elaborado pela Comisso Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente das Naes Unidas, em 1987. Mais conhecido como relatrio Brundtland, define desenvolvimento sustentvel como o desenvolvimento que atende s necessidades do presente, sem comprometer s necessidades das geraes futuras (WCED, 1987). Um dos grandes fatores estimuladores das discusses atuais sobre desenvolvimento sustentvel diz respeito ao aquecimento global e suas conseqncias para mudanas climticas do planeta.

2. 1 Desenvolvimento sustentvel

A preocupao da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta data da dcada de 60, quando comearam as discusses sobre os riscos da degradao do meio ambiente. Tais discusses ganharam tanta intensidade que levaram a ONU a promover uma Conferncia sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972).

A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, mostrou um crescimento do interesse mundial pelo futuro do planeta; muitos pases deixaram de ignorar as relaes entre desenvolvimento scio-econmico e modificaes no meio ambiente. O

desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades. Ele contm dois conceitos-chave: 1- o conceito de necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a mxima prioridade.

Em seu sentido mais amplo, a estratgia de desenvolvimento sustentvel visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza.

2.2 Efeito estufa e o aquecimento global

Uma srie de gases que existem naturalmente na atmosfera, em pequenas quantidades, so conhecidos como "gases de efeito estufa" que prendem a energia na Terra da mesma forma que os vidros de um carro fechado ou uma estufa (GOLDEMBERG, 1998).

Os gases responsveis pelo efeito estufa (GEE) so compostos de molculas que se encontram naturalmente na atmosfera e os mais relevantes so: dixido de carbono (CO2); vapor de gua (H2O); metano (CH4); oznio (O3) e xido nitroso (N2O). Estes gases tm a propriedade de reter o calor (IPCC 1990; BNDES, 1999).

Segundo CONEJERO (2006), destaca que dentre as ocorrncias previstas pelos cientistas do IPCC em decorrncia do aquecimento global, destacam-se: a elevao do nvel dos oceanos; o derretimento das geleiras e das calotas polares; perda da biodiversidade; aumento da incidncia de doenas transmissveis por mosquitos e outros vetores (malria, febre amarela e dengue, por exemplo); mudanas no regime de chuvas; intensificao de fenmenos extremos (tais como secas, inundaes, ciclones e tempestades tropicais); desertificao e perda de reas agricultveis; acirramento dos problemas relacionados ao abastecimento de gua doce;aumento de fluxos migratrios.

Ainda, segundo o autor, as conseqncias sociais e econmicas so, ao menos potencialmente, catastrficas. Sempre que a degradao ambiental representar tambm uma perda significativa de capacidade produtiva, podero ocorrer os seguintes resultados negativos: escassez; alta de preos; queda na renda real; desemprego; aumento da pobreza; aumento das desigualdades na distribuio de renda e riqueza; aumento do nmero de conflitos e da violncia em geral; perda dos direitos das geraes humanas futuras de usufrurem um meio ambiente saudvel, semelhante ao de seus antepassados.

Devido mudana climtica, a produo agrcola do Brasil, ndia, Bangladesh, e pases da frica Sub-Saariana poder reduzir-se em 25%. Por outro lado, zonas temperadas no hemisfrio Norte, como o norte dos EUA e o Canad tendem a ter ganhos de reas agricultveis. Apesar disso, muito do carbono atualmente imobilizado na forma de turfa e solos orgnicos estariam sendo disponibilizada para o meio, com o derretimento do permafrost, camada de gelo que at ento recobria grandes pores territoriais do hemisfrio norte (IPCC, 2001).

2.3 Situao mundial de emisso de CO2

A concentrao de CO2 aumentou de cerca de 280 ppmv no perodo prindustrial para 358 ppmv em 1994 (Figura 1). Um ppmv significa uma parte por milho em volume. No h dvida de que esse aumento deve-se amplamente s atividades humanas, em particular queima de combustveis fsseis, mas tambm mudana no uso da terra (desmatamento) e, em menor grau, produo de cimento. Esse aumento provocou uma fora radioativa de cerca de +1,6 Wm-2. Antes desse aumento recente, a concentrao de CO2 nos ltimos 1000 anos, um perodo em que o clima global foi relativamente estvel, flutuou em torno de 10 ppmv, estando por volta de 280 ppmv.

Em face deste cenrio que apresenta impactos negativos nos mbitos social, econmico, ecolgico, espacial/geogrfico e cultural, propostas tm sido elaboradas com objetivo a evitar maiores danos e/ou reverter parte dessas conseqncias. Uma

dessas propostas, elaborada pela ONU em conjunto com seus pases membros, diz respeito criao dos Mecanismos de Flexibilizao estabelecidos em Kyoto no Japo.

3 PROTOCOLO DE KYOTO E OS MECANISMOS DE FEXIBILIZAO

Buscando o desenvolvimento sustentvel, o Protocolo de Kyoto surge em 1997, como um tratado entre as partes envolvidas visando, principalmente, estimular a transferncia de recursos dos pases desenvolvidos para os em desenvolvimento, de maneira que estes se desenvolvam com bases ambientalmente corretos, (MONTEIRO, 1998).

No Protocolo de Kyoto foi estabelecido que os pases desenvolvidos iro formalmente reduzir suas emisses de gases para atenuar o efeito estufa em 5% abaixo dos nveis de1990 com o objetivo para o perodo 2008 - 2012. Tal ao significa a reduo de centenas de milhes de toneladas por ano, com um custo enorme para estas economias. Estes pases devem repassar os comprometimentos aos seus respectivos setores industriais, atravs da criao de impostos sobre emisses de gases causadores do efeito estufa. Estes setores devero encontrar alternativas de se adaptar aos novos custos de produo ou aos limites de emisses, (GARLIPP, 2003).

O segundo ponto importante o conceito de comercializao de crditos de seqestro ou reduo de gases causadores do efeito estufa. Sendo assim, os pases ou empresas que reduzirem as emisses abaixo de suas metas podero vender este crdito para outro pas ou empresas que no atingiram o grau de reduo

esperado, (MONTEIRO, 1998).

Um terceiro ponto do acordo diz respeito aos mtodos aceitos para realizar as redues das emisses. Geralmente, os mtodos preferidos por vrios pases so baseados em processos para melhoria da eficincia na utilizao e na transmisso de energia, processos industriais e sistema de transporte. Outra alternativa a substituio de combustveis muito poluentes (carvo mineral ou diesel) por outros combustveis menos ricos em carbono.

As metas de reduo de emisses de

CO2 devero ser alcanadas

principalmente atravs de polticas pblicas e regulamentaes que limitem emisses diretamente, ou que criem incentivos para melhor eficincia dos setores energtico, industrial e de transporte, e que promovam maior uso de fontes renovveis de energia. Dentre as metas, os pases do Anexo I (Alemanha, Austrlia, ustria, Belarus, Blgica, Bulgria, Canad, Comunidade Europia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estnia, Federao Russa, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Islndia, Itlia, Japo, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte, Repblica TchecoEslovaca, Romnia, Sucia, Sua, Turquia e Ucrnia), podero abater uma poro de suas metas por meio dos seus sumidouros, especificamente as florestas.

3.1 Mecanismos de flexibilizao

3.1.1 Comrcio de emisses

Permite que um pas listado no Anexo B, que tenha diminudo suas emisses abaixo de sua meta transfira o excesso de suas redues para outro pas que no tenha alcanado tal condio. Segundo os critrios do Protocolo de Kyoto, os projetos so registrados na ONU e podem ter seus crditos vendidos a empresas da Unio Europia e do Japo, cujos governos j estabeleceram metas de reduo de poluio para alguns setores da indstria.

Cada crdito significa que a companhia retirou da atmosfera uma tonelada de CO2 e repassa ao comprador o direito de emitir o equivalente em gases-estufa. A segunda alternativa colocar os crditos venda em bolsas independentes, como a Bolsa do Clima, de Chicago, fundada em dezembro de 2003. Sua proposta foi criar um mercado de carbono alternativo ao Protocolo de Kyoto.

3.1.2 Implementao conjunta

Implica que um pas industrializado pague para que sejam implementadas medidas de reduo num outro pas industrializado. Isto dar ao pas financiador a possibilidade de emitir mais domesticamente, enquanto que o pas beneficiado ter de reduzir as suas emisses no mesmo montante.

3.1.3 Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Objeto do Artigo 12 do Protocolo de Kyoto sobre Mudana do Clima, o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) foi institudo com o principio de que a reduo de uma unidade de GEEs (Gases de efeito estufa), emitida em decorrncia de algum processo industrial ou seqestrada da atmosfera voluntariamente por uma empresa situada em um pas em desenvolvimento, poder ser negociada no mercado mundial com pases industrializados (ou empresas neles situadas) que precisam desses crditos para cumprir suas metas de reduo de emisso de gases junto ao Protocol o de Kyoto, este crdito pode ser negociado no mercado internacional. Para os pases da UE, foi estabelecida a reduo de 8%, para os Estados Unidos de 8% e para o Japo de 6%. Os pases em desenvolvimento, foram isentados de reduzir suas emisses nesse protocolo at 2012, pelo critrio de que pouco emitiram GEE no passado e, portanto, teriam o direito de no onerar e limitar seus processos de desenvolvimento

O Brasil poder se beneficiar do MDL tanto com projetos nos setores energtico, de transporte e florestal. Exemplos de projetos no setor energtico so: implementao de sistema de energia solar, elica, co-geraao atravs de processos qumicos e de aproveitamento de biomassa. No setor florestal, pode-se falar em projetos de "florestamento" e reflorestamento, os quais permitem que o carbono, pelo crescimento das rvores, seja removido da atmosfera. Assim, a floresta plantada atuaria como um sumidouro de carbono ou promoveria, como tem sido usado, o "seqestro de carbono".

Esse seqestro possvel porque a vegetao realiza a fotossntese, processo pelo qual as plantas retiram carbono da atmosfera, em forma de CO2, e o incorporam a

sua biomassa (troncos, galhos e razes). Exemplos de tais projetos so o reflorestamento, a silvicultura e o enriquecimento de florestas degradadas. 3.1.4. Projetos MDL

O Protocolo de Kyoto de 1997, com o objetivo incentivar o desenvolvimento econmico sustentvel, veio firmar compromisso entre as partes envolvidas para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas, reduzindo as emisses de gases poluentes. O mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) uma das formas de reduo propostas pelo acordo.

Alguns requisitos, definidos pelo Protocolo de Quioto, so exigidos para que os projetos sejam considerados como MDL: participao voluntria das Partes envolvidas; benefcios relacionados com a mudana do clima que sejam reais, mensurveis e de longo prazo; reduo de emisses adicionais s que, na ausncia do projeto, ocorreriam naturalmente.

Conforme ressalta MONTEIRO (1998), o objetivo principal do MDL gerar recursos para que os pases em desenvolvimento implantem tecnologias de recuperao e preservao ambientais, e colaborar com os pases desenvolvidos para que estes alcancem as metas de redues de emisses.

Os projetos de MDL geram diversos benefcios, pois, alm de colaborarem na reduo de emisses dos gases efeito estufa (GEE), promovem o desenvolvimento sustentvel no pas hospedeiro do projeto e geram crditos do direito de poluir, que podem ser comercializados. As organizaes tm visto este tipo de projeto como um investimento muito promissor, pois o mercado dos crditos de carbono tem crescido bastante, alm de ser um fator de competitividade, isto porque a preservao ambiental tem sido bastante valorada pela sociedade moderna. Para serem reconhecidos, os projetos MDLs devem demonstrar sua eficincia em reduzir as emisses antrpicas. Segundo Araujo (2006, p. 24), baseada em uma verificao bem-sucedida, a entidade operacional determinar a quantidade de Redues Certificadas de Emisso a ser encaminhada ao Conselho Executivo para a documentao dos crditos

certificados. As Redues Certificadas de Emisses (RCEs), que so vistas como permisses para emisso de GEEs, podem ser comercializadas com pases que no alcanaram as metas de redues. Portanto, pases como o Brasil que no tem a obrigao, perante o Protocolo de Kyoto, de diminuir a emisso de poluentes, pode desenvolver tecnologias para a produo mais limpa e comercializar os crditos gerados por esta.

3.1.5 Projetos MDL no Brasil e no mundo

Segundo informado pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia, status dezembro de 2006, um total de 1412 projetos de diversos pases encontrava-se em alguma fase do ciclo de projetos do MDL, sendo 421 j registrados pelo Conselho Executivo do MDL (na ONU) e 991 em outras fases do ciclo. O Brasil ocupa o 3 lugar em nmero de atividades de projeto, com 196 projetos (14%), sendo que em primeiro lugar encontra-se a ndia com 509 e, em segundo, a China com 214 projetos. . 3.2 Valores econmicos associados ao seqestro de carbono 3.2.1 Crditos de carbono

Para definir Crditos de Carbono necessria a consulta ao Protocolo de Kyoto, o qual em seu artigo 6 apresenta:
1. A fim de cumprir os compromissos assumidos sob o Artigo 3, qualquer Parte includa no Anexo I pode transferir para ou adquirir de qualquer outra dessas Partes unidades de reduo de emisses resultantes de projetos visando a reduo das emisses antrpicas por fontes ou o aumento das remoes antrpicas por sumidouros de gases de efeito estufa em qualquer setor da economia, desde que: (a) O projeto tenha a aprovao das Partes envolvidas; (b) O projeto promova uma reduo das emisses por fontes ou um aumento das remoes por sumidouros que sejam adicionais aos que ocorreriam na sua ausncia; (c) A Parte no adquira nenhuma unidade de reduo de emisses se no estiver em conformidade com suas obrigaes assumidas sob os Artigos 5 e 7;e (d) A aquisio de unidades de reduo de emisses seja suplementar s aes domsticas realizadas com o fim de cumprir os compromissos previstos no Artigo 3.

Segundo (DUTSCHKE e MICHAELOWA, 1998, p.57), as pesquisas cientficas realizadas so fundamentais para o conhecimento da quantidade existente de biomassa

na rea objeto, pois esta referencial para a quantidade de carbono proporcional que se espera obter. Neste sentido: A conservao de estoques de carbono nos solos, florestas e outros tipos de vegetao, a preservao de florestas nativas, a implantao de florestas e sistemas agroflorestais e a recuperao de reas degradadas so algumas aes que contribuem para a reduo da concentrao do CO2 na atmosfera. O princpio simples. As agncias de proteo ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emisses de toneladas de dixido de enxofre, monxido de carbono e outros gases poluentes. As empresas recebem bnus negociveis na proporo de suas responsabilidades, o bnus, quotado em dlar americano (US$), equivale a uma tonelada de poluentes. Quem no cumpre as metas de reduo progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas.

De acordo com o pas de origem ou do esquema em que so negociados os crditos, eles podem ter vrias formas (todos equivalentes a uma tonelada de dixido de carbono reduzida): a. RCEs (Redues Certificadas de Emisses): Certificados

resultados de projetos de MDL. b. ERUs (Emission Reduction Units - Unidades de Reduo de Emisses): Certificados resultantes da Implementao Conjunta. c. AAUs (Assigned Amount Units - Unidades de Quantidades Atribudas): Quantidade de gases do efeito estufa que cada pas do Anexo B do Protocolo de Kyoto pode emitir durante o primeiro perodo de compromisso. Podem ser negociadas. d. EUAs (European Union Allowances - Permisses da Unio Europia): Unidade negocivel sob o esquema de comrcio de emisses da Unio Europia. e. VERs (Verified Emissions Reduction - Redues Verificadas de Emisses): Certificados resultantes de projetos negociados no mercado voluntrio de carbono. f. VCS (Voluntary Carbon Standard): Um dos padres para desenvolvimento de projetos voluntrios (ver VCS).

As quantidades de toneladas de CO2 ou outros gases economizados ou seqestrados da atmosfera so calculados por empresas especializadas de acordo com determinaes de rgos tcnicos da ONU (no caso do Protocolo de Kyoto). Por exemplo, uma tonelada de leo diesel trocado por biodiesel gera o direito a 3,5 toneladas de crditos. Um hectare de floresta de eucalipto absorve por hectare, por ano, 12 toneladas de gs carbnico. Um grande aterro sanitrio que capte o metano e o transforme em eletricidade, pode ter o direito a milhes de toneladas de crditos por ano. 3.3 Mercado de carbono

ROCHA (2002, p. 72) traz a colocao sobre o mercado de carbono como sendo emission trade, e diz: Os instrumentos de crdito e/ou permisso j so utilizados em outros pases com relativo sucesso h vrios anos. A idia bsica de que a reduo, estabilizao e/ou eliminao de um determinado poluente pode ser alcanada atravs da comercializao de crditos de reduo e/ou permisses de emisso entre as empresas poluidoras. Este comrcio faz com que as empresas tenham maior flexibilidade no cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela legislao vigente. Outra vantagem que com a sua utilizao o poder pblico fica apenas encarregado de definir os objetivos ambientais a serem alcanados, monitorar e penalizar infratores; enquanto que a escolha dos melhores meios para se atingir os objetivos fica a cargo das prprias empresas, que iro sempre buscar a melhor relao custo/benefcio.

Para uma real implantao de mercado de carbono so necessrios primeiramente, o cumprimento dos itens estabelecidos nos Acordos entre as Partes, principalmente o Protocolo de Kyoto. Com a entrada em vigor deste documento em 16/02/2005 possvel dizer que grande parte das etapas foi realizada. Mesmo assim, ROCHA (2002, p.102) em As Florestas e o Carbono, enumera o que pode ocorrer para que aquele mercado evolua para mercado de balco e em seguida mercado futuro: regras domsticas e internacionais claras e diretas; relocao eficiente de permisses ou crditos; padronizao da commodity a ser negociada, neste caso CRE; fungibilidade total da commodity entre os diferentes mecanismos de flexibilizao; mercados abertos, transparentes e com o maior nmero possvel de participantes; monitoramento e

verificao das emisses; estabelecimento de locais para a negociao (Ex: bolsas); registro das negociaes; e, regime forte e rgido de penalidades.

3.4 Comodities ambientais

As Commodities Ambientais so mercadorias originrias de recursos naturais produzidas e extradas em condies sustentveis. Dividem-se em sete matrizes: gua, energia, biodiversidade, madeira, minrio, reciclagem e controle de emisso de poluentes (gua, solo e ar). Estas matrizes so insumos vitais para garantir a sobrevivncia da indstria e da agricultura, e porque no dizer, da soberania nacional.

O conceito de Commodities Ambientais busca a conscientizao dos diversos segmentos da sociedade civil organizada e do setor pblico sobre a importncia de se criar condies para uma economia justa, socialmente digna e politicamente participativa e integrada, atravs de um mercado transparente e dinmico, cujas relaes de fora entre a iniciativa privada e a sociedade civil organizada sejam equilibradas, tendo o governo como agente fomentador do crescimento econmico. O territrio brasileiro o nico a possuir, em mercadorias abundncia, todas as originadas de recursos sete matrizes naturais em

das commodities ambientais,

"condies sustentveis", ou seja, gua, energia, minrio, biodiversidade, madeira, reciclagem e controle de emisso de poluentes.

3.4.1 Corretores de Carbono

A venda de diversos projetos que reduzem emisso de carbono uma realidade, j mesmo via internet. O grupo Natsource LLC, instalado em Nova York, oferecia em junho/2005, a compra de certificados de reduo de carbono referentes a um projeto de desenvolvimento sustentvel no Panam de sequestro de carbono, atravs de plantao de floresta em antigas reas degradadas na costa do pacfico deste pas. Cada tonelada de carbono abatido oferecido a 3 dlares.

4 DESDOBRAMENTO FINANCISTA DO CRDITO DE CARBONO

Existem quatro grandes grupos de compradores de crditos de carbono no mundo, todos pertencentes ao Anexo I do Protocolo de Quioto, o grupo dos pases desenvolvidos (DUTSCHKE e MICHAELOWA, 1998, p.71):
a) Os Governos: interessados em crditos de MDL para alcanar as redues impostas pelo Protocolo de Quioto; b) Os grandes investidores privados: adquirem crditos de carbono, pois no cumpriro as metas de redues impostas por seus Governos. Podem at mesmo financiar projetos de MDL; c) Os pequenos investidores privados: no tm capacidade financeira de desenvolver projetos bilaterais de MDL, e compram crditos no mercado mundial; d) ONGs: fazem lobby para o investimento de grandes quantidades de capital destinado a projetos de MDL em determinados pases hospedeiros (signatrios do Anexo II do Protocolo de Quioto). So ferramentas dos grandes investidores, que, com isso, buscam controlar o valor dos crditos de carbono no mercado mundial, especulando sobre as variaes das bolsas de valores.

A diferena de preo verificada nos segmentos do mercado de carbono elevada e tem se acentuado. Pode-se interpretar essa diferena como o prmio (no caso negativo) pela no-certificao das redues de emisses, refletindo os custos de transao elevados no segmento projetos redutores de emisses. Como conseqncia, os ativos a serem negociados em cada segmento tm caractersticas muito diferentes.

Soma-se a esse quadro a interpretao ainda incerta de vrios aspectos tcnicos, de contedo pouco claro, tais como o nvel de referncia sobre o qual as redues de emisses sero medidas. Finalmente, uma das maiores fontes de incerteza ainda o cenrio aps 2012, em relao continuidade ou no do MDL.

Segundo (DUTSCHKE e MICHAELOWA, 1998) no h no momento nenhuma padronizao nos contratos de carbono, havendo enormes diferenas quanto diviso do risco entre vendedor e comprador do projeto, risco pas, risco de certificao etc. Alguns fundos, em que se incluem o Fundo de Carbono do Banco Mundial, esto comprando redues de emisses verificadas por uma entidade independente, e provavelmente realizaro elevados lucros no futuro, contanto que o preo do carbono venha a subir.

A demanda potencial por crditos gerados por projetos ascendente, o que se traduz na crescente e elevada capitalizao dos fundos de carbono que passou de US$ 275 milhes , em janeiro de 2004, para US$ 950 milhes, em abril de 2005, gerando assim mais expectativa financista dos especuladores, cujo nico objetivo o lucro.

Existem grandes diferenas entre os MDLs e as commodities ambientais. Os MDLs (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo) em sntese so alternativas que implicam em assumir uma responsabilidade para reduzir as emisses de poluentes e promover o desenvolvimento sustentvel. Trata-se de um mecanismo de investimentos, pelo qual pases desenvolvidos podem estabelecer metas de reduo de emisses e de aplicao de recursos financeiros em projetos como reflorestamentos, produo de energia limpa. Existe uma gama de projetos ambientais e operaes de engenharia financeira que podem ser desenvolvidos no Brasil, proprietrio das sete matrizes ambientais. (gua, energia, biodiversidade, madeira, minrio, reciclagem e controle de emisso de poluentes - gua, solo e ar). Nem todo projeto de CDM gera necessariamente uma commodity tradicional e muito menos uma commodity ambiental. Explico: a troca de crditos de cotas entre pases desenvolvidos, que estabelecem limites de direitos de poluir (Joint Implemetation e Emission Trading), pode ser transformada em ttulos comercializveis em mercados de balco (contratos de gaveta - side letters), ou em mercados organizados (Bolsas, Interbancrios, Intergovernamentais, etc).

Em primeiro lugar, a poluio no pode ser considerada mercadoria, ainda mais quando se deseja elimin-la. Em segundo, no sero os pequenos produtores os contemplados nesta troca, porque ela realizada entre grandes corporaes nacionais e

transnacionais. S possvel realizar tais trocas em um mercado fortemente globalizado, j que esses ttulos migraro de um pas para o outro com a mesma velocidade que migram os investimentos globalizados, num crculo restrito de pases mais ou menos desenvolvidos, o que vai contra todas as reivindicaes do Frum Social Mundial realizado no Rio Grande do Sul.

Se de um lado as commodities ambientais tm como seu principal diferencial o modelo da pirmide, no qual os contemplados pelos recursos financeiros devem diretamente ser os excludos, o trading emission (compra e venda de crditos de carbono) atendem ao tradicional modelo das operaes financeiras que todos ns j estamos cansados de conhecer. Ele apenas repete um mecanismo j explorado, com a agravante de ser falacioso, trazendo o argumento ambiental e causando confuso de conceituao. No importa para as commodities ambientais o que capta mais carbono. Importa, porm, o que gera mais emprego e mantm mais reas de preservao. O modelo de commodities ambientais mais adequado aquele que pode produzir uma trava que impea que um ecossistema seja prejudicado para favorecer a explorao comercial do outro, sendo utilizado com o intuito meramente especulativo, evitando o risco dos certificados de carbono serem transformadas apenas numa operao financeira para dar lucros aos seus investidores e acabar no gerando nenhuma vantagem para o meio ambiente se os instrumentos econmicos transformarem-se apenas em uma promessa.

Qualquer negcio de longo prazo no Brasil, em decorrncia das altas taxas de juros, torna-se incompatvel com os lucros que os ttulos financeiros garantem, sem que seja necessrio se preocupar com chuvas, investimentos na produo, a plantao, a colheita, o pagamento de funcionrios. Isso explica porque, ao invs de ser aplicado diretamente na produo, o dinheiro subsidiado migra para a especulao financeira. Os Crditos de Carbono, se mal desenhados e lanados no mercado no af da euforia, servem apenas para atender as expectativas dos especuladores financeiros.

Uma dificuldade que todas as tentativas atuais para transformar o carbono em negcio acabam ajudando os piores poluidores a continuar poluindo. Hoje, os setores

industriais mais responsveis pela crise climtica esto ganhando enormes pacotes grtis de recm-criados direitos de poluir que eles podem transformar em enormes lucros.

Os grandes poluidores se beneficiam tambm comprando direitos de poluir mais, a partir de projetos em que eles investem no exterior e que, supostamente, economizariam carbono. E, alm de ser injusto, tudo isso simplesmente encoraja os piores poluidores a protelar o afastamento estrutural dos combustveis fsseis que a questo climtica exige em longo prazo.

Do ponto de vista cientfico, um dos aspectos que mais afetam as esperanas no comrcio de carbono que, simplesmente, no possvel verificar se os crditos de carbono que fluem no mercado vindo de tais projetos sero eficazes do ponto de vista climtico. Isso significa que os consultores e os contabilizadores de carbono contratados pela indstria podem, teoricamente, fazer qualquer afirmao sobre quanto carbono estariam economizando.

CONCLUSAO

Segundo SOUZA (2003), so grandes as chances de os humanos elevarem as temperaturas da Terra a nveis dramticos j neste sculo. Embora a combusto de combustveis fsseis tenha gerado a maior parte do acmulo de dixido de carbono (CO2) atmosfrico, solues efetivas exigiro mais que apenas desenvolver fontes energticas limpas e esperar que elas sejam amplamente adotadas. Igualmente importante ser o estabelecimento de instituies e estratgias, regulamentaes de negcios e polticas governamentais que daro incentivos para empresas adotarem novas tecnologias alm de prticas que reduzam as emisses de CO2 e outros gasesestufa que alteram o clima. O desafio imenso. A energia fssil tradicional to abundante e barata que os substitutos climaticamente corretos tm pouca esperana de aceitao sem o apoio de polticas estimulantes. Infelizmente, por quase duas dcadas, as negociaes dos tratados vinculantes que limitam as emisses globais produziram pequenos progressos.

A negociao da Conveno Quadro da ONU sobre Mudanas Climticas, de 1992, convidou todos os pases a trabalhar com boa-f ao abordarem o problema climtico e criar uma organizao para supervisionar a implementao dos termos do tratado. O documento semeou novas tentativas de promover acordos de mudana climtica, levando ao Protocolo de Kyoto em 1997. Por este acordo, o mundo industrializado incluindo os Estados Unidos, Unio Europia (EU) Japo e Rssia, concordou em princpio, em desenvolver individualmente obrigaes que, se implementadas, reduziriam as emisses industriais em mdia 5% em relao aos nveis de 1990. Mas os pases em desenvolvimento, que colocaram prioridade maior no crescimento econmico alimentado por um uso energtico desatrelado, recusaram limites em suas emisses.

Sem maneira prtica de forar as naes em desenvolvimento a controlar suas emisses,os signatrios de Kyoto chegaram posteriormente a um acordo conhecido como o MDL Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Desde ento, o mercado para esses crditos do mecanismo de desenvolvimento limpo, explodiu em tamanho, e as trocas correspondem a cerca de um tero de 1% das emisses mundiais de gases de efeito estufa, cerca de US$ 4,4 bilhes de valor anual.

As permisses compradas a preos baixos, por aqueles com acesso a mais informaes, subitamente encareceram quando a demanda por poluidores que acabaram de reconhecer sua posio comeou a crescer. Como resultado disso, os especuladores esto obtendo ganhos estratosfricos. O MDL tambm sofreu uma manipulao artificial quando os investidores descobriram que tinham dificuldade em determinar as quantidades (basais) de emisses que as instalaes existentes estavam liberando, de modo que pudessem compar-las quelas produzidas pelos projetos de reduo. Ento,os investidores concentraram seus esforos na instalao de tecnologias marginais de fim de linha, em vez de implementarem mudanas mais bsicas nos sistemas industriais.

Conclui-se que o atual sistema de comrcio de emisses no passa de um jogo de blefe que permite que os poluidores do mundo rico passem a responsabilidade da reduo das emisses para as fbricas do mundo pobre, onde as industriais usam os lucros provenientes dos crditos de carbono para expandirem as suas fbricas poluidoras

em vez de investirem em tecnologias de energias renovveis. Quem mais tem lucrado com este sistema de comrcio de emisses so, em primeiro lugar, os industriais, que vendem redues insignificantes por enormes lucros e, em segundo lugar, como os especuladores que realizam lucros exorbitantes sempre que uma empresa compra ou vende o direito de poluir

Ao transformar a poluio num bem de consumo que pode ser negociado como uma commodity, os governos s precisam estabelecer limites na quantidade de poluio que vo permitir ser negociada e deixar a mo invisvel do capitalismo agir. Como conseqncia o desabrochante mercado regulado para crditos de carbono dever mais que dobrar de tamanho at 2010, para US$ 68,2 bilhes, enquanto o setor voluntrio no regulado dever aumentar para US$ 4 bilhes no mesmo perodo, (CONEJERO, 2006).

O crescente peso das polticas ambientais provocou uma "corrida ao ouro verde", que assiste a uma expanso dramtica no nmero de empresas que oferecem tanto para companhias quanto indivduos a chance de se tornarem "neutros em carbono", compensando seu prprio uso de energia com a compra de crditos de carbono especulativos que cancelam sua contribuio ao aquecimento global.

REFERNCIAS ALMEIDA, J. A. - A problemtica do desenvolvimento sustentvel. In: Becker, D. F. (Org)- Desenvolvimento Sustentvel: Necessidade E/Ou Possibilidade? Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2006, 238p. ARAUJO, Antonio Carlos Porto. Como comercializar crditos de carbono, So Paulo, Trevisan Editora Universitria, 2006. CONEJERO, M. A. Marketing de crditos de carbono: um estudo exploratrio. 2006. Dissertao (Mestrado em Administrao de Organizaes). Universidade de So Paulo. Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade de Ribeiro Preto, SP. CORAL, E. Modelo de planejamento estratgico para a sustentabilidade empresarial. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produo). Universidade Federal de Santa Catarina.Florianpolis, SC. Dutschke, Michael; Michaelowa, Axel 1998a, Interest groups and efficient design of the clean development mechanism under the kyoto protocol, HWWADiskussionspapier 58.

GARLIPP, Rubens C. Projetos florestais de seqestro de carbono: qualificaes (plantaes comerciais), Quarta Semana de Meio Ambiente FIESP/CIESP 18/Abril/2002. GODOY, Sara Gurfinkel Marques. O protocolo de kyoto e o mecanismo de desenvolvimento limpo: uma avaliao de suas possibilidades e limites , So Paulo, dissertao de mestrado da PUC-SP, 2005. GOLDEMBERG, J. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo Edusp, 1998. GOLDEMBERG, Jos. Johannesburg, vitria ou derrota ?, Jornal O Estado de So Paulo, pgina A-12, 05/09/02. IAMAMOTO, A. T. V. Agroecologia e desenvolvimento rural. 2005. Dissertao (Mestrado em Recursos Florestais). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP, Piracicaba, SP. IPCC INTERGOVERNMENTAL. Panel on climate change. Climate change 2001: the scientific basis. Summary for Policy Makers and Technical Summary of the Working Group I Report. WMO/UNEP. 2001. LUSTOSA, M.C.J., CNEPA, E.M., YOUNG, C.E.F., 2003. Poltica Ambiental. In: MAY, P.H.,LUSTOSA, M.C.J., VINHA, V. Da (org.). Economia do Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Elsevier. MINISTRIO DE CINCIA E TECNOLOGIA, vrios documentos. Disponvel em <http:/ /www.mct.gov.br/clima>. Acesso em 3.mar.2010. MONTEIRO, C.A.F. A questo ambiental no Brasil. So Paulo, IGBOG-USP, 1998. ROCHA, M.T. Aquecimento global e mercado de carbono. Tese Doutorado em Agronomia. Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz, USP, Piracicaba, S0 2003. SOUZA, Clvis S, MILER, Daniel S. O protocolo de quioto e o mecanismo de desenvolvimento limpo (mdl) s redues certificadas de emisses (rces), sua natureza jurdica e a regulao do mercado de valores mobilirios, no contexto estatal ps-moderno. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS - CVM-. So Paulo, 2003 WCED Brasil. Entendendo a mudana do clima: um guia para iniciantes da conveno-quadro das naes unidas e seu protocolo de quioto. Disponvel no site www.mct.gov.br/clima. Acesso em 22 de abril de 2010.

You might also like