You are on page 1of 16

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Histria e Literatura: Algumas Consideraes


Dr. Valdeci Rezende Borges Universidade Federal de Gois/Campus Catalo E-mail: valdeciborges@terra.combr

RESUMO
Busca-se, neste texto, tecer algumas reflexes acerca da relao entre a histria, como processo social e como disciplina, e a literatura, como uma forma de expresso artstica da sociedade possuidora de historicidade e como fonte documental para a produo do conhecimento histrico. Apontam-se ainda algumas questes voltadas para a construo de uma metodologia de abordagem desse tipo especfico de documento na pesquisa histrica. Palavras-Chave: histria, literatura, fonte documental, metodologia.

ABSTRACT
Seeks in this text to make some reflections on the relationship between history, as a social process and as a discipline, and literature as a form of artistic expression in society possessing historical and documentary source for the production of historical knowledge. It is pointed out a few issues facing for the construction of a methodological approach of this particular document in historical research. Keywords: history, literature, documentary sources, methodology. Partindo do pressuposto de que a histria como conhecimento sempre uma representao do passado e que toda fonte documental para produzir esse conhecimento tambm o , procuraremos apresentar aqui algumas reflexes acerca das relaes estabelecidas entre a histria e a literatura e certas ponderaes tericas e metodolgicas sobre as possibilidades de emprego das fontes literrias na pesquisa histrica. Uma das vertentes da histria cultural que tem recebido grande ateno no momento atual aquela que se debrua sobre os diversos tipos de textos para pensar sua escrita, linguagem e leitura. Para Duby, a histria cultural estuda, dentro de um contexto social, os mecanismos de produo dos objetos culturais, entendidos em sentido amplo e no apenas obras, literrias ou no, reconhecidas ou obscuras, e autores cannicos. Ela enfoca os mecanismos de produo dos objetos culturais, como suas intencionalidades, a dimenso esttica, a questo da
94

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

intertextualidade ou do dilogo que um texto estabelece com outro, dentre aspectos diversos, como seus mecanismos de recepo, a qual pode ser pensada como uma forma de produo de sentidos. Isto, porque, de acordo com Chartier (1990, p. 27), o termo apropriao visto como a maneira de usar os produtos culturais e de re-escritura, que ocorre na diferena e nas transformaes sofridas pelos textos quando adaptados s necessidades e expectativas do leitor. Pensando que as narrativas, sejam histricas ou literrias, ou outras, constroem uma representao acerca da realidade, procura-se compreender a produo e a recepo dos textos, entendendo que a escrita, a linguagem e a leitura so indivisveis e esto contidas no texto, que uma instncia intermediria entre o produtor e o receptor, articuladora da comunicao e da veiculao das representaes. Desta forma, h uma trade a considerar na elaborao do conhecimento histrico, composta pela escrita, o texto e a leitura. No que se refere instncia da escrita ou da produo do texto, o historiador volta-se para saber sobre quem fala, de onde fala e que linguagem usa. J ao enfocar o texto em si, o que se fala e como se fala so questes indispensveis. No trato da recepo, visa abordar a leitura de um determinado receptor/leitor ou de um grupo de receptores/leitores, tratando das expectativas de quem recebe o texto, de sua contemplao, ou seu enfrentamento ou resistncia a ele (PESAVENTO, 2004, p. 69-70). No entanto, independente do plano no qual se foca e do tipo de textos, as consideraes de Le Goff (1990, p. 545), sobre o documento como monumento, produto da sociedade que o fabricou segundo as relaes de fora que a detinham, expressam a necessidade de realizao de uma reflexo, por parte do historiador, sobre as condies histricas dessa produo, abarcando a figura do produtor, o lugar social de onde se produz, como se produz, as intenes do produtor, as relaes de poder que cercam e atravessam a produo e o produto. Se todo documento monumento, cabe ao historiador desvelar como foi construdo, a linguagem utilizada, a finalidade da edificao e as suas intencionalidades.

95

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Para Chartier (1990, p. 62-3), todo documento, seja ele literrio ou de qualquer outro tipo, representao do real que se apreende e no se pode desligar de sua realidade de texto construdo pautado em regras prprias de produo inerentes a cada gnero de escrita, de testemunho que cria um real na prpria historicidade de sua produo e na intencionalidade da sua escrita. Desta forma, todo tipo de texto possui uma linguagem especfica, na qual foi produzido, prpria de um segmento particular de produo, e esta ocorre considerando dadas regras peculiares ao meio intelectual de onde emerge, ao veculo em que ser veiculada e ao pblico a que se destina. Assim, contextualizar o texto com o qual se trabalha indispensvel para elucidar o lugar em que foi produzido, seu estilo, sua linguagem, a histria do autor, a sociedade que envolve e penetra o escritor e seu texto. A poca, a sociedade, o ambiente social e cultural, as instituies, os campos sociais, as redes que estabelece com outros textos, as regras de uma determinada prtica discursiva ou literria, as caractersticas do gnero de escrita que se inscreve no texto, so questes que permeiam o texto escrito e constrangem o autor de um texto, deixando nele suas marcas (BARROS, 2004, p. 137-8) De tal maneira, as noes de leitura, linguagem, representao, prtica, apropriao, intertextualidade, dialogismo, dentre outras, so importantes para esse campo do conhecimento histrico, que, segundo Chartier, tem por principal objeto identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade cultural construda, pensada, dada a ler. As representaes do mundo social, como prticas intelectuais, dentre elas, as ficcionais, como as literrias, so sempre marcadas por mltiplos, complexos e diferenciados interesses sociais, sobretudo, aqueles dos grupos sociais que as forjam. Da, ser necessrio relacionar os discursos proferidos com a posio social de quem os produz e de quem os utiliza, visto que as percepes do social no so neutras; produzem e revelam estratgias e prticas que tendem a impor uma autoridade, uma hierarquia, um projeto, uma escolha (CHARTIER, 1990, p. 16-7, 28).

96

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Para Bourdieu (1992, p. 183-202), autor que abriu o caminho para pensar as prticas na histria e o consumo dos bens simblicos, a noo de campo intelectual nos ajuda a elucidar a configurao e a historicidade da produo e da recepo da obra de um autor, suas ideias e formas estticas postas em circulao e inseridas no interior de um sistema de relaes socioculturais edificadas publicamente. Essa noo remete ao lugar de onde fala e em que se insere o autor, literato ou no, assim como outros escritores que o cercam; lugar circunscrito e estruturado ao redor das posies que esses produtores culturais ocupam na sociedade e no meio intelectual, no qual estabelecem relaes entre si e com outros campos que constituem a vida social; lugar marcado pelos jogos de poder e vinculado com o campo poltico. Portanto, o campo intelectual e cultural se apresenta como diversamente segmentado, delimitado por posies, hierarquias e disputas por lugares, prestgio e reconhecimento no interior de um grupo de agentes, bem como em relao a outros grupos, mediante a considerao de regras e instncias legitimadoras especficas, socialmente construdas. Deste modo, esse conceito pressupe a procura de conhecer as convenes estabelecidas pelos agentes e produtores intelectuais, as linguagens empregadas, as localizaes e as diferentes posies por eles ocupadas e defendidas, hegemnicas ou no, tal como ainda as estratgias e jogos de cada segmento, as polmicas e os rituais que criaram e implementaram num processo dinmico de interdependncias (BOURDIEU, 1992, p. 183-202). Tais questes dizem respeito a aspectos elementares de nosso aparato bsico de instrumentais de trabalho de investigao histrica. Assim, devemos ficar atentos aos mecanismos de funcionamento da comunicao, do pensamento, das variadas prticas socioculturais, das vises de mundo e das memrias. Os tipos de textos, a lngua que falamos e na qual escrevemos, a linguagem praticada socialmente, que organizam a compreenso das experincias sociais, e a linguagem particular de uma produo, seja literria ou de outros objetos simblicos, os quais representam tais experincias e formas de compreenso e interpretao dos seus significados e sentidos, requerem ser problematizados.

97

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Essas dimenses so mediadoras das experincias e prticas sociais e possuem historicidade, no sendo fixas e estveis, nem isoladas de outros campos sociais, afinal, nenhuma ilha uma ilha, conforme Ginzburg (2004), ao abordar as trocas literrias entre as ilhas britnicas e o continente europeu, que foram marcantes na formao da literatura inglesa e na identidade de seu povo, visto que esta mantm relaes, contatos e vnculos com outras lnguas, linguagens, literaturas e culturas inseridos num regime de emprstimos diversos. A esta questo, dos dilogos e dos cruzamentos que os textos e autores estabelecem implicitamente com outros, que possibilitam ler em um os outros, a qual Ginzburg mostra-se atento e to caracterstico da literatura, Kristeva (1988) denomina de intertextualidade. No universo amplo dos bens culturais, a expresso literria pode ser tomada como uma forma de representao social e histrica, sendo testemunha excepcional de uma poca, pois um produto sociocultural, um fato esttico e histrico, que representa as experincias humanas, os hbitos, as atitudes, os sentimentos, as criaes, os pensamentos, as prticas, as inquietaes, as expectativas, as esperanas, os sonhos e as questes diversas que movimentam e circulam em cada sociedade e tempo histrico. A literatura registra e expressa aspectos mltiplos do complexo, diversificado e conflituoso campo social no qual se insere e sobre o qual se refere. Ela constituda a partir do mundo social e cultural e, tambm, constituinte deste; testemunha efetuada pelo filtro de um olhar, de uma percepo e leitura da realidade, sendo inscrio, instrumento e proposio de caminhos, de projetos, de valores, de regras, de atitudes, de formas de sentir... Enquanto tal registro e leitura, interpretao, do que existe e proposio do que pode existir, e aponta a historicidade das experincias de inveno e construo de uma sociedade com todo seu aparato mental e simblico. Sendo a literatura uma forma de ler, interpretar, dizer e representar o mundo e o tempo, possuindo regras prprias de produo e guardando modos peculiares de aproximao com o real, de criar um mundo possvel por meio da narrativa, ela dialoga com a realidade a que refere de modos mltipos, como a
98

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

confirmar o que existe ou propor algo novo, a negar o real ou reafirm-lo, a ultrapassar o que h ou mant-lo. Ela uma reflexo sobre o que existe e projeo do que poder vir a existir; registra e interpreta o presente, reconstri o passado e inventa o futuro por meio de uma narrativa pautada no critrio de ser verossmil, da esttica clssica, ou nas notaes da realidade para produzir uma iluso de real. Como tal uma prova, um registro, uma leitura das dimenses da experincia social e da inveno desse social, sendo fonte histrica das prticas sociais, de modo geral, e das prticas e fazeres literrios em si mesmos, de forma particular. Chartier considera que a distino entre histria e fico, hoje em dia, tem se mostrado vacilante. Diferenciao que parece clara e resolvida, se aceitarmos que a primeira pretende realizar uma representao adequada do real que foi e no mais, e a segunda, em todas as suas formas, um discurso que informa do real, mas no pretende abonar-se nele. No entanto essa distino tem sido ofuscada pela evidenciao da fora das representaes do passado propostas pela literatura, como do teatro dos sculos XVI e XVII, e do romance do sculo XIX, que se apoderaram do passado, deslocando para a fico literria o registro de fatos e personagens histricos e colocando situaes que foram reais ou apresentadas como tais. Alm disso, a literatura se apropria no s do passado, como tambm de documentos e das tcnicas da disciplina histrica, como o dispositivo de criar o efeito de realidade, abordado por Barthes, como uma modalidade da iluso referencial, com a multiplicao de notaes concretas destinadas a carregar a fico de um peso de realidade (CHARTIER, 2009, p. 24-5, 27-8). Portanto, indispensvel refletir sobre as caractersticas especficas das diversas formas de fico, das relaes particulares que o texto literrio, o autor e a escola, a que se filiam, estabelecem com a realidade e definem a representao que dela edificam. As formas como autor, escola e gnero de texto literrio concebem a produo artstica devem ser buscada em seus caracteres prprios. O discurso literrio manifesto em texto, expresso em prosa ou verso, envolve modalidades de narrativa com caractersticas prprias, inclusive, na sua forma de lidar, captar e tratar as questes propostas por uma sociedade e por um tempo, como o conto, a
99

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

crnica, a novela, o romance, a tragdia, a comdia ou o poema. Essas narrativas, por sua vez, apresentam-se sob forma de vrios gneros, como o lrico, o pico e o drama, que so ainda marcados por correntes estticas, que determinam tanto as relaes da literatura com a realidade, quanto ao seu estatuto e funo, como as escolas literrias. Nesse campo, no podemos perder de vista ainda os modos por meio dos quais o discurso literrio se manifesta, como os tropos: a metfora, a metonmia, a sindoque e a ironia. At mesmo no campo especfico da narrativa historiogrfica, podemos nos deparar com tais figuras da retrica e da poesia clssica como formas estruturais constituintes dos discursos em geral, como nos mostra a abordagem de White (1995). Conforme Chartier (2002), ao tratar de um projeto de histria literria, o qual oferece possibilidades para pensarmos como um historiador pode abordar a anlise de textos literrios na perspectiva da histria sociocultural maneira dos Annales, o objeto da histria literria e da crtica textual o processo pelo qual leitores, espectadores ou ouvintes do sentido aos textos dos quais se apropriam.
Uma histria da literatura , pois, uma histria das diferentes modalidades da apropriao dos textos. Ela deve considerar que o mundo do texto, usando os termos de Ricoeur, um mundo de objetos e de perfomances cujos dispositivos e regras permitem e restringem a produo do sentido. Deve considerar paralelamente que o mundo do leitor sempre aquele da comunidade de interpretao (segundo a expresso de Stanley Fish) qual ele pertence e que definida por um mesmo conjunto de competncias, de normas, de usos e de interesses. O porqu da necessidade de uma dupla ateno: materialidade dos textos, corporalidade dos leitores (CHARTIER, 2002, p. 255, 257).

Essa definio de um projeto de histria literria absorve um campo intelectual mais vasto, aquele dos estudos culturais, levando em conta que, em cada configurao social, certos discursos so designados pela distncia dos discursos e prticas comuns e so produzidos e difundidos em espaos sociais especficos, que tm lugares e objetivos prprios e suas hierarquias. Assim, cabe investigao histrica realizar uma historicizao da especificidade da literatura, reconhecer as fronteiras diversas, conforme as pocas e lugares, entre o que literatura e o que no ; atentar variao dos critrios definidores da literalidade em diferentes perodos; desvelar os dispositivos que constituem os repertrios das obras cannicas; os traos deixados nas prprias obras pela
100

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

economia da escritura na qual foram produzidas (as diversas restries exercidas sobre elas), ou as categorias que construram a instituio literria, como as noes de autor, de obra, de livro, de escritura, de copyright etc. (CHARTIER, 2002, p. 258). Para Pesavento (2004, p. 83), o historiador deve tomar a literatura a partir do tempo de sua escrita, do autor e da poca em que foi produzida, tanto se o texto falar de sua poca, de uma passada ou futura. Bosi (1992, p. 176) tambm chama nossa ateno para nos atermos busca da compreenso mais do tempo em que a obra foi forjada do que aquele que por vez se refere. Candido (1985) aponta que a abordagem do texto literrio deve articular tanto o intrnseco da obra, logo, seu contedo, que engloba suas temticas, tramas e dimenses formais, estticas, quanto o extrnseco, referindo-se ao contexto social e temporal em que foi escrita. No contexto do tempo e do lugar, no emaranhado das relaes histricas, sociais e culturais, no qual o texto literrio foi elaborado, ele revela sua esttica, seu estilo, sua linguagem, sua escola ou movimento, seus significados, os quais so criaes coletivas e possuem sentidos, aceitao ou rejeio, nesse ambiente e tempo. Logo, utilizar a literatura como documento a para produo do conhecimento histrico requer tambm pensar sua esttica, o cnone literrio pertinente a esse tipo de escrita e que foi considerado para sua avaliao, pois o valor e a importncia de um texto literrio no so absolutos, podendo o historiador recorrer tanto aos escritores apreciados e reconhecidos como grandes pelo grupo de agentes intelectuais, quanto queles considerados como menores e medocres. Reconhecer as regras e as convenes estabelecidas pelos agentes e produtores intelectuais, as quais so elementares no processo de reconhecimento do produtor e do produto, dando-lhes prestgio ou no dentro campo intelectual e da cultura, explicita o estatuto do texto e ilumina sobre as aproximaes e os distanciamentos que estes possuem em relao realidade a que se referem e representam (PESAVENTO, 2004, p. 84; BOURDIEU, 1992, p. 183-202). Chartier (2002) pondera que a historicizao da especificidade da literatura tem por corolrio a interrogao sobre as relaes que as obras mantm com o mundo social, afastando-se da tentao, que foi grande entre os historiadores, de
101

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

reduzir os textos a um mero estatuto documental. Portanto, deve-se trabalhar sobre as variaes entre as representaes literrias e as realidades sociais que elas representam, deslocando-as sobre o registro da fico e da fbula.
Variaes entre a significao e a interpretao corretas, tais como a fixam a escritura, o comentrio ou a censura, e as apropriaes plurais que, sempre inventam, deslocam, subvertem. Variaes, enfim, entre as diversas formas de inscrio, de transmisso e de recepo das obras (CHARTIER, 2002, p. 258-9).

Defendendo a construo de um novo espao intelectual que obrigue a inscrever as obras nos sistemas de restries que limitam, mas que tambm tornam possveis sua produo e sua compreenso, Chartier argumenta:
Produzidas em uma ordem especfica, as obras escapam dela e ganham existncia sendo investidas pelas significaes que lhe atribuem, por vezes na longa durao, seus diferentes pblicos. Articular a diferena que funda (diversamente) a especificidade da literatura e as dependncias (mltiplas) que a inscrevem no mundo social: esta , a meu ver, a melhor formulao do necessrio encontro entre a histria da literatura e a histria cultural (CHARTIER, 2002, p. 259).

A abordagem, contudo, deve buscar compreender como a recepo particular e inventiva de um leitor singular, de um ouvinte ou espectador, encerrase numa srie de determinaes complexas e relacionadas os efeitos de sentido visados pelos prprios dispositivos da escritura; os usos e apropriaes impostos pelas formas de representao do texto; as competncias, as categorias e as convenes que comandam a relao de cada comunidade com os diferentes discursos. Analisar em conjunto essas diferentes determinaes e reintroduzir no questionamento a historicidade voltar-se para a dimenso necessariamente literria de sua escritura (CHARTIER, 2002, p. 259). O historiador, ao lidar com esse tipo de documento especfico, precisa estar atento a essas dimenses da representao construda, observando como o literato alia as regras de escritas, as restries, os critrios e as convenes, o esttico e o criativo elaborao de suas reflexes sobre a realidade que o cerca e aquela que representa. O contedo, como temas e questes abordadas e ainda como forma, requer ser problematizado e relacionado dimenso temporal, buscando perceber o texto como campo de tenses e contradies (SANTOS, 2007, p. 96, 105). Portanto, recorrer literatura para a produo do conhecimento histrico
102

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

pressupe uma reflexo sobre ela, problematiz-la e historiciz-la. Para Chalhoub e Pereira (1998, p.7),
a proposta historicizar a obra literria seja ela conto, crnica, poesia ou romance -, inseri-la no movimento da sociedade, investigar as suas redes de interlocuo social, destrinchar no a sua suposta autonomia em relao sociedade, mas sim a forma como constri ou representa a sua relao com a realidade social algo que faz mesmo ao negar faz-lo.

Se todo documento, seja ele literrio ou de fonte oficial, uma construo que se pauta num sistema de regras prprias de escrita, peculiares a cada gnero de texto e especficas ao lugar socioprofissional de onde seu autor o produz, e a partir da que se cria um real em conformidade com a historicidade dessa produo e intencionalidade dessa escrita, tanto o literato quanto a literatura, a linguagem e a sociedade, esto aprisionados nas teias da cultura e do tempo, ocorrendo entre tais instncias influncias recprocas diversas. As representaes do mundo social, de uma realidade, tanto objetiva quanto subjetiva, de um tempo e lugar, resultam do entrecruzamento de aspectos individuais e coletivos. O literato no cria nada a partir do nada. No se faz literatura sem contato com a sociedade, a cultura e a histria. De acordo com Candido (1985, p. 24), a criatividade, a imaginao e a originalidade, partem das condies reais do tempo e do lugar, as quais, ressaltamos, podem ser concretas ou no, da existncia social e de suas experincias. Para Davi (2007, p. 12), o literato insere-se na realidade sociocultural do tempo em que vive, do qual faz parte, com ela dialogando ao produzir sua representao, por meio de sua vivncia, de seus interesses e projetos, mas no simples refletor dos acontecimentos sociais; ele os transforma e combina, cria e devolve o produzido sociedade. A literatura, como testemunho histrico, fruto de um processo social e apresenta propriedades especficas que precisam ser interrogadas e analisadas, como qualquer outro documento. Resta ao historiador descobrir, ponderar e detalhar sobre as condies de sua produo, as intenes do autor, a forma como ele realiza sua representao e a relao que esta estabelece com o real, as interpretaes ou leituras que suscita sua interveno como autor, as caractersticas especficas da obra e do escritor, da escola em que este concebe seu texto e em que estilo, inserindo-os num processo histrico determinado, em um
103

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

tempo e lugar, pois so acontecimentos datados, historicamente condicionados, valem pelo que expressam aos contemporneos (CHALHOUB; PEREIRA, 1998, p. 9). Ginzburg, ao tratar da forma como a pesquisa histrica moderna se formou, seus procedimentos em relao aos modelos clssicos e as sugestes recolhidas de outros gneros de produo e textos, dentre eles, os de fico, na busca de se afirmar como modo de conhecer a realidade, mostra como a narrao histrica estabelece relaes com a literatura imaginativa, a grande prosa de fico, inserido-as num regime de emprstimos e desafios entre si. Para ele, entre os testemunhos, narrativos ou no, e a realidade testemunhada, existe uma relao que deve ser repetidamente analisada pelo historiador e, entre as narrativas ficcionais e as histricas, h uma contenda pela representao da realidade, um conflito feito de desafios, emprstimos recprocos, hibridismos, o qual deve ser examinado (GINZBURG, 2007, p. 8, 9). Partindo das reflexes metodolgicas de Bloch sobre os testemunhos voluntrios e daquilo que neles interessava aos historiadores atuais, no os dados concretos, mas a mentalidade de quem os escreveu, a inteligncia, na busca de fazer valer os testemunhos involuntrios e o ncleo involuntrio e, mais profundo, dos voluntrios, Ginzburg contrape-se ao ataque realizado ao carter referencial dos textos. Defende que escavando os meandros dos textos, contra as intenes de quem os produziu, podemos fazer emergir vozes incontroladas. Assim, nos romances medievais, podemos detectar usos e costumes, isolando, na fico, fragmentos de verdade (GINZBURG, 2007, p. 10-2). Com essa estratgia de leitura, no muito diferente da esboada por Bloch, Auerbach analisou trechos de Voltaire e Stendhal, no como documentos histricos e na perspectiva de seus autores e suas intenes, mas como textos entranhados de histria, dos quais utilizou os rastros deixados mais ou menos involuntariamente. A fico, alimentada pela histria, torna-se matria de reflexo histrica, ou ficcional, e assim por diante. Ler os testemunhos histricos contra as intenes de quem os produziu, assim como os textos literrios que pretendem se constituir numa realidade autnoma, significa supor que todo texto possui elementos
104

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

incontrolados, algo de opaco comparvel s percepes que o olhar registra sem entender (GINZBURG, 2007, p. 12). Dessa forma, devemos centrar ateno no funcionamento da linguagem literria, na pluralidade e na instabilidade do texto, na busca de recuperar os diferentes significados e as multiplicidades de sentidos, pois no h um sentido fixo, congelado, estabelecido da obra. Mas fundamental evitar o caminho da crtica e da histria literria tradicional, que buscava o sentido do texto em si e se distanciava da prtica scio-histrica. A ideia de um texto no fechado, da instabilidade de sentido, da pluralidade interna da linguagem, aponta que h textos abertos a reapropriaes mltiplas, que permitem construes diversas de sentido. Esta questo no pode ser remetida unicamente aos aspectos fundamentais como as instituies, centros de ensino, livrarias, editoras, nem aos seus mecanismos de escolha e seleo, determinantes do ato de ignorar ou rejeitar um texto, prprios da construo do cnon em sua dimenso scio-histrica. Deve-se analisar por que se estudam uns autores e outros no; por que h autores que so frequentemente encenados e outros abandonados; por que, nas estratgias dos editores de publicao, alguns textos so conservados e outros descartados. No entanto h uma dimenso que resiste a semelhante estudo que algo prprio do funcionamento lingustico das obras, que permite ou que cancela as reapropriaes em longa durao. O entrecruzamento dos enfoques sciohistricos e das proposies estticas ou formalistas uma maneira tambm de evitar
um sociologismo redutor do processo de construo do cnon, pois essa viso remete estrutura interna das obras e ao funcionamento da linguagem, e no unicamente ao dispositivos externos como a escola, a crtica literria, o mercado do livro, etc., que operaram para estabelecer esta seleo cannica (CHARTIER, 2001, p. 105-6).

Uma leitura entrecruzada pelos aspectos scio-histricos e estticos e a contrapelo, como Benjamim sugeriu, contra as intenes de quem produziu os textos (GINZBURG, 2007, p. 11), requer uma reflexo detida sobre as intencionalidades neles depositadas por seus autores. S sabendo das intenes do autor podemos ler sua obra em sentido inverso ao que ele desejou. A literatura, como um registro social, uma reflexo e leitura sobre a cultura e suas questes,
105

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

uma agente que institui um imaginrio e uma memria, um produto de criao que envolve memrias e a elas recorre como matria ficcional, permeada de intencionalidades. Ela detm um valor temporal, histrico, o qual se pode desvelar por meio um processo de historicizao, ou seja, de sua insero no tempo e na sociedade em que foi produzida, clareando a relao de trocas recprocas, de contatos e interaes entre essas dimenses, suas aproximaes e seus distanciamentos internos e externos. A literatura, como ndice e instrumento das relaes de fora (GINZBURG, 2002) presentes numa sociedade, da maneira como seu autor se relaciona com elas e nelas se insere, como prtica intelectual, constri certa histria da cultura e do social, institui uma memria em prejuzo de outras, podendo ser considerada como um dos lugares de memria de uma coletividade, pois, conforme Nora (1993, p. 9), a memria se enraza no concreto, no gesto, na imagem, no objeto. Recorrer a esse tipo de documento possibilita-nos acessar um imaginrio social, pensado tanto como qualquer coisa imaginada quanto como um conjunto de imagens variadas acerca da existncia em sociedade, colhendo informaes, muitas vezes, no encontradas em outras fontes ou perdidas por tantas, como aquelas referentes s formas de agir e comportar, de pensar e sonhar, de sentir e relacionar etc. prprias de um tempo, de um lugar e de um grupo social. Meio a esse complexo caleidoscpio de imagens e representaes, cabe-nos reunir e aproximar informaes, s vezes, dispersas, fragmentadas e afastadas, interpondo-as e transpondo-as ao buscar inteirar-se de um mundo que foi e no mais e as suas circunstancialidades, na procura de assimilar, digerir e interpretar os sinais que se do a ler, com o objetivo de reconstruir uma paisagem cultural e atingir os significados tecidos e inscritos na cultura, tal como Geertz (1989) a define, como cdigo pblico socialmente estabelecido. No entanto lidar com as manifestaes literrias, que sempre apresentam traos heterogneos, caracteres mltiplos e contraditrios, exige um exame minucioso de cada autor e dos pormenores que particularizam cada obra. Assim, as proposies gerais devem dar lugar a estudos especficos, pois as reflexes tericas, os estudos generalizantes no podem escapar do status de hipteses a
106

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

serem testadas e da necessidade de examinar os casos particulares. Investigao para perceber as especificidades e rever leituras consagradas e consolidadas, que formam camadas sedimentares de cultura sobre um tema, autor e obra, no raro, marcadas por lacunas, distores, subverses e reducionismos. O historiador da cultura, conforme Paris (1988, p. 85), ao trabalhar com a documentao literria, depara-se com a questo de que quase nunca o primeiro leitor do documento, tendo de abord-lo em dilogo com uma escala, um sistema de referncias, uma histria literria, que j classificou, hierarquizou as escritas, as obras e os autores. Histria que, geralmente, realizou tais operaes deixando lacunas, dilacerando os significados, deslocando e subvertendo as significaes, cabendo a um novo olhar sobre estes criar novas imagens e inverter outras (GINZBURG, 2002, p. 115). O distanciamento e o estranhamento, como formas de desvelar feies estranhas e opacas na leitura e tratamento de uma documentao j familiar, possibilitam retificar ideias, imagens e significados atribudos, vistos como equvocos, afastando interpretaes, por vezes, consideradas imprprias. Atentar s lacunas a serem decifradas e recorrer postura de estranhamento como um procedimento cognitivo requer tentar apresentar as coisas como se vistas pela primeira vez e como meio e expediente para revelar feies distorcidas ou ocultas na leitura de uma documentao conhecida, abrindo caminhos para retificar interpretaes e sentidos avaliados como imprprios, mesmo supondo os elementos incontrolados da obra e sua instabilidade, por distarem daquilo que a fonte apresenta e oferece (GINZBURG, 2001, p. 22, 32, 34, 41). Se a literatura, como outros monumentos e arquivos humanos, guarda as questes de um tempo e as marcas de um povo e de um lugar, lidar com tais fontes requer a construo de instrumentos afinados capazes de lanar luz quilo que traz em seu bojo. Se muitos de seus leitores realizaram leituras apressadas, estreitas e indevidas, s vezes, por no se deterem devidamente s fontes e aos seus delineamentos, deturpando traos, realando uns e apagando outros com toques imperfeitos e produzindo corruptelas, torna-se necessrio restaurar suas feies. Nessa busca de refazer o percurso interpretativo, cabe espoar as diversas
107

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

camadas de sedimentos e raspar as crostas de anlises que lhe embotam a cor original ou desfiguram o desenho primitivo, fazendo aparecer os traos encobertos e as possveis descontinuidades advindas das linhas que foram apagadas em muitas leituras anteriores, mas que podem ser recompostas, suprimindo lacunas e restabelecendo, em grande parte, os traos propostos pelo autor, ainda que para l-los contra suas intenes. Portanto, a literatura, seja ela expressa nos gneros crnica, conto ou romance, apresenta-se como uma configurao potica do real, que tambm agrega o imaginado, impondo-se como uma categoria de fonte especial para a histria cultural de uma sociedade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARROS, Jos DAssuno. O campo da histria: especificidades e abordagens. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. BOSI, Alfredo. Dialtica da colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1992. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. So Paulo: Nacional, 1985. CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de M. Apresentao. In: CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de M. (org.) A histria contada: captulos de Histria social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 7-13. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990. CHARTIER, Roger. Artmed, 2001. Cultura escrita, literatura e histria. Porto Alegre:

CHARTIER, Roger. beira da falsia : a histria entre certezas e inquietude. Porto


108

Revista de Teoria da Histria Ano 1, Nmero 3, junho/ 2010

Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Alegre, RS: Ed.Universidade/UFRGS, 2002. CHARTIER, Roger. A histria ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autntica, 2009. DAVI, Tnia Nunes. Subterrneos do autoritarismo em Memrias do Crcere (de Graciliano Ramos e de Nelson Pereira dos Santos). Uberlndia: EDUFU, 2007. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexes sobre a distncia. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. GINZBURG, Carlo. Relaes de fora: Histria, retrica, prova. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. GINZBURG, Carlo. Nenhuma ilha uma ilha: quatro vises da literatura inglesa. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictcio. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. KRISTEVA, Julia. Introduo Semanlise. So Paulo: Martins, 1988. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas, SP: EdUNICAMP, 1990. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria, So Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. PARIS, Robert. A imagem do operrio no sculo XIX pelo espelho de um vaudeville. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 8, n. 15, set.1987/ fev. 1988. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria & histria cultural. Belo Horizonte: Autntica, 2004. SANTOS, Regma Maria dos. Crnica e histria: realidade e fico no discurso jornalstico. In: SERPA, Elio Cantalicio; MENEZES, Marcos Antonio (org.). Escritas da histria: narrativa, arte e nao. Uberlndia: EDUFU,2007. p.95-110. WHITE, Hayden. Meta-histria: a imaginao histrica do sculo XIX. So Paulo: EDUSP, 1995.

109

You might also like