You are on page 1of 22

Governo do Estado de Rondnia Secretaria de Estado da Educao SEDUC E.E.E.F.M. Cel.

Aluzio Pinheiro Ferreira Rolim de Moura RO

tica Reflexo da Luz

Prof.: Daniela Fontana Almenara Disciplina: Fsica Turma: 2 Ano do EM

tica Geomtrica
A tica geomtrica tem por objetivo o estudo das propriedades da luz, isto , como ela produzida, propagada, detectada e medida.

Filsofos gregos, como Plato e Aristteles, j se preocupavam em responder a perguntas tais como: por que vemos um objeto? O que a luz? Plato, por exemplo, supunha que nossos olhos emitiam pequenas partculas que, ao atingirem os objetos, tornavam-nos visveis. Aristteles considerava a luz um fluido imaterial que se propagava entre o olho e o objeto visto.

A tica dividida em duas partes:


Geomtrica Estuda os fenmenos luminosos sem considerar a natureza da luz. Essa parte estuda os fenmenos ticos baseados na concepo de raios luminosos, com suas aplicaes em lentes, espelhos, lunetas, telescpios, projetores, prismas, etc. Fsica Estuda os fenmenos luminosos cuja explicao depende das teorias relativas natureza da luz. A tica Fsica estuda precisamente os fenmenos ticos em que a natureza da luz exerce papel predominante, como a polarizao, a difrao, a interferncia, os espectros,etc.

Luz
Denomina-se luz ao agente fsico responsvel pelas sensaes visuais. a energia que se propaga no espao atravs de ondas eletromagnticas que impressionam nosso rgo visual.

Para representar graficamente a luz em propagao, como por exemplo, a emitida pela chama de uma vela, utilizamos a noo de raio de luz.

Raios e Feixes de luz


Consideremos uma fonte que emite luz em todas as direes. As direes em que a luz se propaga podem ser indicadas por meio de linhas retas, como mostra a figura ao lado. Estas linhas so denominadas raios de luz.

Feixes de luz convergente, divergente e paralelos


Nessa figura apresentamos uma parte dos raios de luz que so emitidos por uma fonte. Esse conjunto de raios constitui um feixe luminoso divergente. Este feixe depois de passar por alguns processos, pode-se transformar em um feixe convergente, ou em um feixe de raios paralelos.

O feixe de luz que emitido por um ponto luminoso sempre divergente, mas, em um farol, por exemplo, o feixe que sai da lmpada sofre modificaes, transformando-se em um feixe de raios praticamente paralelos

O feixe que nos atinge, proveniente de uma fonte de luz muito afastada, , tambm, constitudo de raios praticamente paralelos

Uma importante propriedade da luz a independncia que se observa na propagao dos raios ou feixes luminosos. Aps dois feixes se cruzarem, eles seguem as mesmas trajetrias, ou seja, um feixe no perturba a propagao do outro

Velocidade da Luz
A luz no necessita de meio material para se propagar. Sua velocidade num meio material depende do tipo de luz que se propaga, isto , para cada tipo de luz a velocidade de propagao num meio material diferente. Velocidade da luz no ar: 299700 km/s Velocidade da luz no vcuo: 300000 km/s Costuma-se representar a velocidade da luz por c e, para efeitos prticos, se utiliza o valor: c = 3.108 m/s.

Luz

Princpios da tica Geomtrica


Princpio da Propagao retilnea da luz Nos meios transparentes, homogneos e istropos a luz se propaga em linha reta.
Princpio da independncia dos raios luminosos Quando dois raios de luz se cruzam, cada um segue o seu caminho como se no tivesse havido o cruzamento. Princpio de reversibilidade dos raios luminosos O trajeto de um raio luminoso no se modifica quando permutamos as posies da fonte e do observador.

Cmara Escura
Colocando um corpo luminoso AB diante de um orifcio O de uma das faces de uma caixa de paredes opacas, verifica-se que sobre a face oposta do orifcio se forma uma imagem AB invertida do corpo luminoso. Este dispositivo chamado de cmara escura e demonstra a propagao retilnea da Luz. Para se observar a imagem com facilidade, substitui-se a face oposta do orifcio por uma folha de papel vegetal sobre a qual se forma a imagem. Este fenmeno a base do princpio de funcionamento das cmaras fotogrficas.

Cmara Escura

Eclipses
a formao de sombra (regio do espao que no recebe luz) e penumbra (regio do espao parcialmente iluminada) envolvendo o Sol, a Lua e a Terra. Pode ser dividido em dois casos: Eclipse Solar Eclipse Lunar

Eclipse
Eclipse Solar Se a sombra e penumbra da Lua interceptarem a superfcie da Terra, ele ocorrer de forma total ou parcial, dependendo do observador.

Eclipse Solar

Eclipse
Eclipse Lunar

A luz solar, tangenciando a Terra, determina uma regio de sombra: a sombra da Terra. Quando a Lua penetra nessa regio, ela deixa de ser vista por um observador na Terra, ocorrendo o eclipse lunar.

Eclipse Lunar

Eclipse 200802-21

Eclipse Lunar

Eclipse 200802-21

Atividades
Responder as atividades do livro didtico. Pg 165, exerccios 1 ao 6

You might also like